• Nenhum resultado encontrado

1. MERCADO ATUAL E O INSS SANTANDER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. MERCADO ATUAL E O INSS SANTANDER"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)
(2)

1

SUMÁRIO

1. Introdução e Mercado Atual 2. Fluxo geral

3. Conferencia e validações 4. Cálculo da margem 5. Cadastro de operação 6. Acompanhamento no Portal

(3)

2

1. MERCADO ATUAL E O INSS SANTANDER

O INSS hoje é o principal convênio de atuação dos bancos no Brasil inteiro do produto de crédito consignado. No Santander não é diferente! O INSS possui 10% de toda a carteira de empresas conveniadas e sua produção mensal gira em torno de 30 milhões por mês (Base do 1° Sem 2010).

Sabendo da importância deste convênio e todo o seu potencial, além da segurança na operação, já que temos uma inadimplência de apenas 1,6%, passaremos por uma reciclagem visando à otimização do seu processo operacional e comercial, com o intuito de alcançar a excelência no atendimento dos aposentados e pensionistas, e disponibilizar a melhor oferta de Crédito Consignado INSS.

Você sabia que...

• Não necessitamos de grandes mudanças para aumentar a produtividade! Aproximadamente 72% das negativas do INSS estão concentradas em apenas 3 motivos:

o Margem Excedida – A parcela do contratada excedeu a margem consignável do cliente.

o Agência ou conta corrente inválida – O destino da liberação do crédito não é o mesmo onde o cliente recebe o seu beneficio.

o CPF inválido – Número do CPF cadastrado na proposta incorreto.

• No 1° semestre de 2010, aprovamos apenas 58% das p ropostas cadastradas e enviadas ao INSS. Isto significa que se mandarmos 100 mil em operações, o INSS aprova apenas 58 mil, um número inferior ao que realmente podemos conquistar.

Vamos aprender nesta cartilha como aumentar este índice com mudanças nos processos de contratações e seguir com alguns exemplos de sucesso!

Aproveite ao máximo este manual, leia, consulte e repasse para seus colegas, nele será possível encontrar todas as informações necessárias para o aumento de sua produção no INSS.

(4)

3

2. FLUXO GERAL

Vamos conhecer neste item todas as etapas pelas quais as propostas de INSS passam até a sua aprovação, bem como a importância e responsabilidade do seu cadastramento, além das melhorias adotadas para que operacionalmente os índices de aprovação e a sua produtividade aumentem.

Você conhecerá também os impactos após a formalização da proposta.

2.1 Régua de envio para averbação DataPrev.

A premissa para que as propostas sigam por todas as etapas é que ela seja devidamente formalizada até as 16:30hs - após este horário acrescentar D+1 em todas as etapas do fluxo. As propostas também devem estar de acordo com as regras obrigatórias que constam nesta cartilha.

Para conferir a regra completa de elegibilidade, ver item 3: Conferencia e Validação.

Operações Novas

D+0 – Formalização da proposta e 1° envio para DataPrev.

D+3 – Prazo médio de retorno.

Este prazo pode se estender até D+5 conforme contrato estabelecido entre os bancos e Dataprev.

Se aprovado, a agência ou núcleo realiza o pagamento da operação clicando no status Inc

Checklist INSS.

Se negado, a proposta é finalizada, sendo necessário analise do motivo e cadastramento de uma nova proposta se possível.

Operações Refinanciamento

D+0 – Formalização da proposta e 1° envio para DataPrev.

D+3 – Prazo médio de retorno.

Este prazo pode se estender até D+5 conforme contrato estabelecido entre os bancos e DataPrev.

Neste primeiro retorno a DataPrev apenas validará os dados cadastrais. O sistema identificará esta confirmação e enviará para a DataPrev a solicitação de exclusão da margem anterior e inclusão da nova margem. Este processo de envio e retorno para o INSS pode ser visualizado no CSG Santander através do status Captura INSS.

(5)

4

D+6 – Prazo médio de retorno.

Neste segundo retorno, a operação de refinanciamento deverá ser aprovada.

Se aprovado, a agência ou núcleo realiza o pagamento da operação clicando no status Inc

Checklist INSS.

Se negado, a proposta será enviada mais uma vez para aprovação da DataPrev em função de alguma inconsistência em seu processamento.

D+9 – Prazo médio de retorno.

Neste terceiro retorno, caso proposta permaneça como HW – Margem excedida, significa que existe um erro no cálculo da margem e mesmo com a exclusão da margem do contrato refinanciado na DataPrev, ainda não foi possível incluir a nova margem. Neste caso, após a proposta ser reprovada, será necessário incluir uma nova proposta de refinanciamento com a revisão do cálculo da margem.

(6)

5

3. CONFERÊNCIA E VALIDAÇÕES

Neste item, falaremos sobre as validações necessárias na documentação, dados do cliente, cálculo de margem, forma de liberação, entre outros para facilitar e garantir a aprovação da sua proposta na DataPrev.

Existem diversas analises que DataPrev realiza para averbar sua proposta. Conferir e validar estes dados é garantia de aumento em sua produtividade, pois não serão necessárias inúmeras propostas para efetivação de um contrato.

3.1 Formas de liberação do crédito

O INSS consulta o destino do crédito para evitar fraudes, portanto, quando a forma de liberação não é preenchida corretamente, as propostas são negadas.

A forma de liberação do crédito é o 2° maior índice de negativas do INSS!

3.1.1 Recebimento do beneficio através de Cartão Magnético

Para verificar se o recebimento do beneficio é através de Cartão Magnético, basta consultar o extrato do cliente, no campo “Pagamento através de” deverá constar “Cartão Magnético”. Nestas situações a liberação do Crédito Consignado poderá ocorrer das seguintes formas:

Liberação em Cheque OP (LIB OP) – O limite para operações de cheque OP (LIB

OP) é de R$ 4.950,00. O cliente poderá escolher a agência de sua preferência para retirada do seu crédito.

Liberação em Conta Corrente – O cliente deve possuir uma conta corrente aberta em

seu nome e CPF. A DataPrev analisa se o CPF do beneficiário é o mesmo da conta corrente que será realizado o crédito para que não seja liberado em contas de terceiros e desta forma, evitar fraudes. Se os CPF’s forem diferentes, a proposta será negada.

Informações úteis

Em algumas situações, o cliente realiza um crédito consignado junto com a abertura de uma conta corrente para crédito do seu beneficio. Se isto ocorrer, aguarde a aprovação da DataPrev para o crédito consignado antes de efetivar a abertura da conta, isto é necessário porque o consignado será reprovado já que houveram alterações dos dados de pagamento do beneficio do cliente.

(7)

6

Dica: Ofereça a conta corrente para o beneficiário, porém deixe para ativa-la apenas após o

pagamento do crédito consignado.

3.1.2 Recebimento do beneficio em Conta Corrente

Para consultar se o pagamento do benefício é realizado em conta corrente, no extrato, verificar o campo “Pagamento através de”, que deverá constar como “Conta Corrente”. O banco, agência e conta de crédito deverão ser fornecidos pelo próprio beneficiário.

Independente do valor da operação, a liberação do crédito consignado somente será possível na mesma conta de pagamento do beneficio, caso contrário à proposta será negada.

3.2 Dados cadastrais

Apesar de ser um item aparentemente isento de erros, os dados cadastrais correspondem ao 3° maior volume de operações recusa das pela DataPrev, isto porque se algum digito estiver incorreto, a operação será negada.

Somente no 1° semestre de 2010, tivemos aproximadam ente 10% das operações negadas, totalizando um volume de R$ 4 milhões rejeitados por erro de dados cadastrais.

Todos os campos digitados são validados pela DataPrev, desta forma, é importante dedicar atenção na conferência das informações, evitando assim, altos índices de rejeição.

Os dados que são validados na analise da propôs são: Nome, CPF, número do benefício, agência e conta corrente.

3.3 Benefícios não elegíveis

Conheça os benefícios que não são elegíveis para contratações, portanto, é necessário confirmar no extrato de beneficio antes da digitação da proposta.

(8)

7

 Tipos de benefícios que não são elegíveis a contratação de crédito consignado.

009 COMPL. ACIDENTE TRABALHO P/TRAB. (RURAL) 067 PECULIO OBRIGATORIO EX-IPASE 010 AUXILIO DOENCA ACIDENTARIO - TRAB. RURAL 068 PECULIO ESPECIAL DE APOSENTADOS 011 AMPARO PREVIDENC. INVALIDEZ- TRAB. RURAL 069 PECULIO DE ESTUDANTE

012 AMPARO PREVIDENC. IDADE - TRAB. RURAL 070 RESTITUICAO CONTRIB. P/SEG. S/CARENCIA 013 AUXILIO DOENCA - TRABALHADOR RURAL 071 SALARIO-FAMILIA PREVIDENCIARIO

015 AUXILIO RECLUSAO - TRABALHADOR RURAL 073 SALARIO FAMILIA ESTATUTARIO

025 AUXILIO RECLUSAO 074 COMPLEMENTO DE PENSAO A CONTA DA UNIAO 030 RENDA MENSAL VITALICIA POR INCAPACIDADE 075 COMPLEMENTO DE APOSENT. A CONTA DA UNIAO 031 AUXILIO DOENCA PREVIDENCIARIO 076 SALARIO FAMILIA ESTATUTARIO

035 AUXILIO-DOENCA DO EX-COMBATENTE 077 SALARIO FAM. ESTATUTARIO SERVIDOR SINPAS 036 AUXILIO ACIDENTE PREVIDENCIARIO 079 VANTAGENS DE SERVIDOR APOSENTADO 039 AUXILIO INVALIDEZ ESTUDANTE 080 SALARIO MATERNIDADE

040 RENDA MENSAL VITALICIA POR IDADE 085 PENSAO VITALICIA SERINGUEIROS

047 ABONO PERMANENCIA EM SERVICO - 35 ANOS 086 PENSAO VITALICIA DEPENDENTES SERINGUEIRO 048 ABONO PERMANENCIA EM SERVICO - 30 ANOS 087 AMP. SOCIAL PESSOA PORTADORA DEFICIENCIA 050 AUXILIO DOENCA EXTINTO PLANO BASICO 088 AMPARO SOCIAL AO IDOSO

053 AUXILIO RECLUSAO EXTINTO PLANO BASICO 090 SIMPLES ASSIST. MEDICA P/ ACIDENTE TRAB. 061 AUXILIO NATALIDADE 091 AUXILIO DOENCA POR ACIDENTE DO TRABALHO 062 AUXILIO FUNERAL 094 AUXILIO ACIDENTE

063 AUXILIO-FUNERAL TRABALHADOR RURAL 095 AUXILIO SUPLEMENTAR ACIDENTE TRABALHO 064 AUXILIO-FUNERAL EMPREGADOR RURAL 097 PECULIO POR MORTE ACIDENTE DO TRABALHO 065 PECULIO ESPECIAL SERVIDOR AUTARQUICO 098 ABONO ANUAL DE ACIDENTE DE TRABALHO 066 PEC. ESP. SERVIDOR AUTARQUICO

Fonte: DataPrev

Também não é permitido realizar contratações para:

 Pensão Alimentícia, identificado no extrato como RECEBE PA¹

 Recebe através dos Correios (ECT) ou por empresas conveniadas, identificado no extrato como INSS/CONVENIOS¹

 Recebimento por Representante Legal.²

 Dados cadastrais com números em que o digito é uma letra, tais como: conta corrente, agência, benefício, RG (Ex.: 0000-X).Nosso sistema não permite esta realização.

¹ Podem ser verificados através do extrato de benefícios. Exemplo abaixo ² São considerado representantes legais, Curador e Procurador.

(9)

8

 Conheça o extrato de benefícios

Pensão alimentícia Tipo de benefício Empresas convêniadas

(10)

9

4. CÁLCULO DE MARGEM

Este é o item mais importante deste manual. No primeiro semestre de 2010, o calculo da margem correspondeu a 50% de propostas negadas (25 milhões) , ou seja, o maior índice de rejeições.

4.1 Regra

Atualmente a margem consignável para os beneficiários do INSS é de 30%, sendo 20% para crédito consignado e 10% para cartão RMC. Na ausência do cartão RMC, o crédito consignado utilizar o total de 30%. Já o contrário não é permitido, ou seja, clientes que não possuem crédito consignado, não poderão utilizar mais que 10% no cartão RMC.

4.2 Cartão RMC

O Cartão RMC é um produto financeiro disponível na maioria dos bancos. Assim como o crédito consignado, o Cartão RMC também desconta em folha de pagamento todas as compras efetuadas pelo beneficiário até o limite de 10% de sua remuneração.

O que muitas pessoas não sabem é que, mesmo se o beneficiário não utilizar o cartão RMC, a partir da aceitação do mesmo, automaticamente o banco reserva 10% do beneficio do cliente. Desta forma, somente será possível visualizar no extrato do beneficio este desconto quando houver a utilização do cartão.

4.3 Rubricas

O INSS possui inúmeras rubricas de crédito e débito que compõem o beneficio, entretanto, apenas algumas devem ser consideradas no calculo de margem.

4.3.1 Rubricas de crédito

As rubricas de crédito relacionadas abaixo devem ser somadas para formar o valor bruto do beneficiário:

• Mens. Reajustada; • Compl. Da M.R; • Salário família; • Grat. Ex-comb; • RFFSA não trib; • Compl. Acompan.

(11)

10

• Outras Vantagens; • Plansfer RFFSA; • Dupla Atividade; • Grat. Produt. ECT; • Adic. Talidomida.

OBS: As demais rubricas de crédito NÃO devem ser somadas no cálculo do valor bruto, se isto ocorrer o INSS negará a proposta por excesso de margem.

4.3.2 Rubricas de débito

As rubricas de débito relacionadas abaixo devem ser descontadas antes do calculo da margem do cliente, ou seja, elas deverão ser subtraídas do valor bruto:

• I.R. ret. Fonte; • Deb. Pens. Alim. • Consignação; • I.R. no exterior; • Debito dif. I.R. • Desconto INSS; • Contrib. COBAP; • Contrib. CONTAG; • Contrib. STERJ; • Contrib. ASTRE; • Contrib. FORCA SIND; • Contrib. CUT; • Contrib. UNIDAS; • Contrib. CGT; • Contrib. SINDAPB; • Contrib. ASBAPI; • Contrib. FNTF.

OBS: As demais rubricas de débito NÃO são descontadas no cálculo da margem consignável, devendo ser ignoradas.

(12)

O valor bruto é à base do cálculo da margem do beneficiário, para identificá somar as Rubricas de crédito e subtrair as Rubricas de déb

e 4.3.2.

4.5 Margem consignável

Margem consignável é o valor total que o cliente poderá com do empréstimo. Sua identificação é muito

Cartão RMC.

4.5.1 Calculo dos 30% ou 20%

Com os itens que apresentamos acima, você tem todas as informações necessárias para calcular a margem.

Lembre-se: O cliente

Cartão RMC. Em alguns casos, o cliente não utilizou entretanto, uma vez que o cartão foi ativado, sua margem 20%.

Dica: Não havendo o desconto no extrato, pergunte ao cliente se ele possui o cartão de crédito

vinculado ao pagamento do seu beneficio.

Vamos conhecer o cálculo:

Exemplo

Beneficiário possui as seguintes rubricas: 1. Mens. Reajustada – R$1.000,00 2. Salário família – R$150,00 3. Contrib. COBAP – R$35,00 4. Desconto INSS – R$40,00

Os itens 1 e 2 deverão ser somados e os itens 3 e 4 O valor bruto deste cliente será R$1075,00.

Por último, questionar se em algum momento cálculo correto de 20% ou 30%.

base do cálculo da margem do beneficiário, para identificá somar as Rubricas de crédito e subtrair as Rubricas de débitos, conforme os itens acima, 4

Margem consignável é o valor total que o cliente poderá comprometer Sua identificação é muito simples, apenas é necessário ter

ou 20%

tens que apresentamos acima, você tem todas as informações necessárias

cliente poderá utilizar 30% de margem consignável se

Cartão RMC. Em alguns casos, o cliente não utilizou o cartão no mês ou nunca utilizou, artão foi ativado, sua margem de empréstimo será reduzida

Não havendo o desconto no extrato, pergunte ao cliente se ele possui o cartão de crédito vinculado ao pagamento do seu beneficio.

Vamos conhecer o cálculo:

Beneficiário possui as seguintes rubricas: R$1.000,00; R$150,00;

R$35,00; R$40,00;

Os itens 1 e 2 deverão ser somados e os itens 3 e 4 subtraídos, conforme já apresentadas. O valor bruto deste cliente será R$1075,00.

m algum momento ele ativou o seu cartão RMC para realizar o cálculo correto de 20% ou 30%.

11

base do cálculo da margem do beneficiário, para identificá-lo basta itos, conforme os itens acima, 4.3.1

prometer-se com a parcela ter atenção com o

tens que apresentamos acima, você tem todas as informações necessárias

izar 30% de margem consignável se NÃO possuir o no mês ou nunca utilizou, será reduzida para

Não havendo o desconto no extrato, pergunte ao cliente se ele possui o cartão de crédito

subtraídos, conforme já apresentadas.

(13)

Com RMC - Valor Bruto R$1075,00 x 20% = Margem consignável de R$215,00 Sem RMC - Valor Bruto R$1075,00 x 30% = Margem consignável de R$322,50

5. CADASTRO DE OPERAÇÃ

Depois de todos os conceitos apresentados acima, Santander destacando o preenchimento dos campos alto.

Sistema CSG – Santander

1- Clicar em Cadastro de Operação

Valor Bruto R$1075,00 x 20% = Margem consignável de R$215,00 Valor Bruto R$1075,00 x 30% = Margem consignável de R$322,50

CADASTRO DE OPERAÇÃO

eitos apresentados acima, cadastraremos uma proposta no Santander destacando o preenchimento dos campos onde nosso índice de rejeição do INSS é

Clicar em Cadastro de Operação

12

Valor Bruto R$1075,00 x 20% = Margem consignável de R$215,00 Valor Bruto R$1075,00 x 30% = Margem consignável de R$322,50

uma proposta no CSG onde nosso índice de rejeição do INSS é

(14)

2- Selecionar Cadastro > Cadastro de

3- Clique em Empregador para pesquisar o convênio Selecionar Cadastro > Cadastro de Proposta

Clique em Empregador para pesquisar o convênio. O código do INSS é 20991

13

(15)

4- Selecione o Tipo de Funcionário. 5- Selecione o Tipo de Cliente. Lembre

para correntista (conta corrente

(recebe beneficio através de cartão magnético, do Santander e outros banc estas regras nos itens 3.1.1 e 3

6- Clicar em Regra.

Selecione o Tipo de Funcionário.

Selecione o Tipo de Cliente. Lembre-se, existem regras específicas de liberação do crédito para correntista (conta corrente ativa onde é creditado o beneficio) e para

(recebe beneficio através de cartão magnético, do Santander e outros banc 1.1 e 3.1.2.

14

se, existem regras específicas de liberação do crédito e para não correntista (recebe beneficio através de cartão magnético, do Santander e outros bancos). Reveja

(16)

7- Escolher a regra.

(17)

8- Digitar o código do Promotor

9- Digitar o CPF do cliente e o número do benefício no campo Matrícula. do Promotor

cliente e o número do benefício no campo Matrícula.

(18)

10- Conferir os dados digitados e clicar em Confirmar

11- Digitar no campo Renda o Valor Bruto, conforme instruções do cálculo de margem (item 6.3). 12- Deixar sempre como 0,00 os campos Descontos Compulsórios e Descontos Va

13- Em Vlr. Parc. Outros Bancos, preencher somente os consignados identificados no extrato.

14- Selecionar os contratos que serão refinanciados e clicar em Calcular margem.

15- Caso você não tenha selecionado nenhum dos contratos do cliente para refinanciamento, campo Margem Calculada / Disp

livre.

Se esta proposta for um refinanciamento e os contratos forem selecionados, o campo Margem Calculada / Disp apresentará a margem livre soma

refinanciados.

Conferir os dados digitados e clicar em Confirmar

Digitar no campo Renda o Valor Bruto, conforme instruções do cálculo de margem (item 6.3). 0,00 os campos Descontos Compulsórios e Descontos Va

Em Vlr. Parc. Outros Bancos, preencher somente os consignados de outros bancos

Selecionar os contratos que serão refinanciados e clicar em Calcular margem.

Caso você não tenha selecionado nenhum dos contratos do cliente para refinanciamento, campo Margem Calculada / Disp. apresentará somente o valor de margem

Se esta proposta for um refinanciamento e os contratos forem selecionados, o campo Margem Calculada / Disp apresentará a margem livre somado ao valor das parcelas dos contratos

17

Digitar no campo Renda o Valor Bruto, conforme instruções do cálculo de margem (item 6.3). 0,00 os campos Descontos Compulsórios e Descontos Variáveis.

de outros bancos

Selecionar os contratos que serão refinanciados e clicar em Calcular margem.

Caso você não tenha selecionado nenhum dos contratos do cliente para refinanciamento, o gem que o cliente tem

Se esta proposta for um refinanciamento e os contratos forem selecionados, o campo Margem valor das parcelas dos contratos

(19)

16- Digitar o número agência da efe

17- Selecionar a Forma de liberação atentando para as regras do INSS conforme o item 5.2. 18- Selecionar a data de liberação

Digitar o número agência da efetivação do contrato.

Selecionar a Forma de liberação atentando para as regras do INSS conforme o item 5.2. Selecionar a data de liberação, que deverá ser sempre D+0.

18

(20)

19- No campo “Vlr. Solic/Troco” d

troco) e clicar em Calcular. Neste momento

existentes compatíveis para liquidação dos contratos selecionados, liberação do troco e parcela máxima disponível

20- Preencher os dados do cliente.

No campo “Vlr. Solic/Troco” digitar o valor que o cliente deseja receber (operação nova ou clicar em Calcular. Neste momento serão demonstradas todas as possibilidade para liquidação dos contratos selecionados, liberação do troco e parcela máxima disponível do cliente.

os do cliente.

19

receber (operação nova ou demonstradas todas as possibilidade para liquidação dos contratos selecionados, liberação do troco e

(21)

21- Confirmar os dados bancários para liberação. Em operações de Cheque OP, aqui deverá ser preenchido a agência de pagamento da operação, quando selecionado crédito em conta corrente, apenas confirme os dados da conta com o cliente.

22- Imprimir o contrato para assinatura do cliente e clicar em Aprova.

Confirmar os dados bancários para liberação. Em operações de Cheque OP, aqui deverá ser preenchido a agência de pagamento da operação, quando selecionado crédito em conta corrente, apenas confirme os dados da conta com o cliente.

Imprimir o contrato para assinatura do cliente e clicar em Aprova.

20

Confirmar os dados bancários para liberação. Em operações de Cheque OP, aqui deverá ser preenchido a agência de pagamento da operação, quando selecionado crédito em

(22)

1- Anotar o número da proposta.

2- Acessar e digitar o número de proposta em de proposta > Localizar.

23- Clicar em Validação do Produto e depois Anotar o número da proposta.

e digitar o número de proposta em Cadastro de operação > Esteira > Aprovação

Clicar em Validação do Produto e depois em confirmar.

21

(23)

22

Pronto! Proposta inclusa com sucesso. Agora basta acompanhar a proposta, a tela acima vai manter você informado de todo o processo.

No próximo item aprenderemos qual o significado de cada status apresentado na Esteira da operação.

(24)

6. ACOMPANHAMENTO NO

Agora que você já aprendeu todas as regras e validações do INSS e também como cadastrar uma proposta corretamente no portal CSG, vamos aprender como acompanhar a esteira e os encaminhamentos que devem ser realiza

6.1 Acessando a Esteira no CSG

1- Clicar em Cadastro de Operação

6. ACOMPANHAMENTO NO CSG SANTANDER

Agora que você já aprendeu todas as regras e validações do INSS e também como cadastrar uma proposta corretamente no portal CSG, vamos aprender como acompanhar a

encaminhamentos que devem ser realizados para cada retorno do INSS.

Acessando a Esteira no CSG Santander

Clicar em Cadastro de Operação

23

Agora que você já aprendeu todas as regras e validações do INSS e também como cadastrar uma proposta corretamente no portal CSG, vamos aprender como acompanhar a

(25)

2- Selecionar Esteira > Aprovação de proposta

3- Clicar em Localizar

Selecionar Esteira > Aprovação de proposta

(26)

4- Você poderá localizar pelo n° da Proposta, nome do cliente ou C PF 5- Clicar em Pesquisar

6- Dados de acompanhamento da proposta

localizar pelo n° da Proposta, nome do cliente ou C PF

Dados de acompanhamento da proposta

(27)

26

6.2 Situações

As situações das propostas demonstram em que fase de processamento as mesmas se encontram, são elas:

Andamento - Esta situação vai desde o inicio do cadastramento da proposta até o retorno final

do INSS (Aprovado ou Negado).

Liberado - A situação é alterada para liberada quando a DataPrev aprova uma proposta.

Integrada - Proposta foi paga, creditando a conta do cliente ou da agência para liberação de

Cheque OP.

Cancelada - Proposta foi cancela por estimulo sistêmico, operacional, agência ou

correspondente.

Reprovada - Proposta retornou com a negativa da Dataprev / INSS.

Pendente - Proposta em repetição automática.

6.3 Próxima atividade

A próxima atividade demonstra qual processamento que será executado, algumas delas exigem estimulo manual e outras são automáticas pelo sistema.

Cadastro de Proposta (Rascunho) – A proposta ainda está em digitação, este status

permanece até que a mesma seja completamente digitada e confirmada.

Validação do Produto – A proposta foi cadastrada e está pendente de validação para envio ao

INSS. Após o cadastramento da proposta, o promotor ou gerente de negócios da agência precisará entrar na esteira e clicar em Validação do Produto para que a proposta seja enviada ao Gerente de Atendimento para formalização.

Inc Checklist Descentra – A proposta foi finalizada com sucesso. O Gerente de Atendimento

deve realizar a conferência dos dados da proposta através do checklist e clicar em Aprovar para envio ao INSS.

Aguardando envio para INSS – A proposta será enviada no próximo arquivo remessa à

(28)

27

O sistema está aguardando o horário de corte para enviar todas as propostas com este status para DataPrev. Este processamento é automático e não é necessário nenhum estimulo no sistema.

Aguardando reenvio para INSS – A proposta de teimosinha será reenviada no próximo

arquivo remessa à DataPrev.

O sistema está aguardando o horário de corte para reenviar todas as propostas com este status para DataPrev. Este processamento é automático e não é necessário nenhum estimulo no sistema.

Aguardando INSS – A proposta foi enviada à DataPrev e o CSG está aguardando o retorno

com a aprovação ou negativa do INSS. Este processamento é automático e não é necessário nenhum estimulo no sistema.

Aguardando INSS – Teimosinha - A proposta foi reenviada à DataPrev e o CSG está

aguardando o retorno com a aprovação ou negativa do INSS. Este processamento é automático e não é necessário nenhum estimulo no sistema.

Inc Checklist INSS – A proposta retornou da DataPrev aprovada. Para realizar o pagamento

da operação, o Gerente de Atendimento deverá clicar em Inc Checklist INSS e aprovar a proposta.

Reprovado – A proposta retornou da Dataprev reprovada. O motivo da recusa pode ser

consultado clicando no campo “Situação”.

6.4 Tratamento de propostas reprovadas pela DataPrev

Nesta cartilha você conheceu todas as validações que a DataPrev realiza nas propostas de crédito consignado.

Destacaremos neste momento as principais negativas que poderão ser identificadas no CSG Santander. Conheceremos também o significado de cada uma delas e quais correções serão necessárias para cadastramento de uma nova proposta.

1 - HW - Margem consignável excedida para o mutuário dentro do prazo do contrato

Parcela da proposta excede a margem consignável disponível do cliente.

Tratamento: Recalcular a margem consignável do cliente verificando se houveram rubricas

não consideradas no cálculo. Confira a melhor forma de calcular a margem no item 4. Cálculo de Margem.

(29)

28

Obs: Esta correção só deverá ser aplicada a uma operação de refinanciamento quando o prazo de repetição automática estiver esgotado (Status Reprovado).

2 - AM - Agência Mantenedora da Conta Corrente do Favorecido Inválida

A agência de liberação do crédito é divergente da agência de pagamento do benefício do cliente. Por definição do INSS, todo beneficio cadastrado como forma de pagamento em conta corrente deve ter o crédito consignado liberado na mesma conta.

Tratamento: Identificar a forma de pagamento do beneficio e cadastrar uma nova proposta

com a liberação do consignado compatível. Verifique as regras no item 3. Conferência e Validações.

3 - AE - Tipo/Número de Inscrição Inválido

Número do CPF divergente do cadastrado no INSS.

Tratamento: Após a digitação dos dados cadastrais, confirme se o número do CPF digitado na

proposta confere com o CPF cadastrado para este beneficio no INSS. Confira todos os dados validados pela DataPrev INSS no item 3. Conferência e Validações.

4 – HM - Mutuário não identificado

Número do beneficio do cliente inválido.

Tratamento: Após a digitação dos dados cadastrais, confira o número do benefício digitado,

este item é validado pela DataPrev. Confira todos os dados validados pela DataPrev INSS no item 3. Conferência e Validações.

5 – HN - Tipo do beneficio não permite empréstimo

O tipo de benefício do cliente não é elegível a contratação de Crédito Consignado.

Tratamento: Além dos dados cadastrais, é importante verificar se o tipo do beneficio do cliente

é elegível a contratação. Confira a lista de benefícios não elegíveis no item 3. Conferência e Validações.

(30)

29

6 – AN - Conta Corrente/DV do Favorecido Inválido

A conta corrente de liberação do crédito é divergente da conta de pagamento do benefício do cliente. Por definição do INSS, todo beneficio cadastrado como forma de pagamento em conta corrente deve ter o crédito consignado liberado na mesma conta.

Tratamento: Confira os dados da conta corrente digitados na proposta e verifique se é a

mesma conta em que o cliente recebe o benefício.

7 – AY - Sigla do Estado do Favorecido Inválida

Contratação foi realizada em uma agência ou correspondente fora do estado em que está cadastrado o recebimento do benefício.

Tratamento: Informe ao cliente para que ele solicite novamente o crédito em uma agência ou

correspondente bancário no estado onde ele recebe o benefício.

8 – HP - Beneficio possui representante legal

O tipo de benefício do cliente não é elegível a contratação de Crédito Consignado.

Tratamento: Além dos dados cadastrais, é importante verificar se o tipo do beneficio do cliente

é elegível a contratação. Confira a lista de benefícios não elegíveis no item 3. Conferência e Validações.

9 – IA - Primeiro nome do mutuário diferente do primeiro nome do movimento do censo ou diferente da base de Tit.

O Primeiro nome do cliente cadastrado na proposta está incorreto.

Tratamento: Confirme o primeiro nome do cliente e digite uma nova proposta com a correção.

10 – HR - Quantidade de contratos permitida excedida

O cliente excedeu o número de contratos permitidos pela DataPrev INSS.

Tratamento: Cada beneficiário poderá ter um total de 6 contratos ativos. Esta nova proposta

precisará refinanciar um ou mais contratos ativos do cliente.

Referências

Documentos relacionados

No segmento granel (grandes consumidores) a companhia tem aproveitado oportunidades de crescimento em nichos de mercado. Destacamos o baixo custo de distribuição e a

É nomeado um Comité de Seleção para cada processo de seleção. Este Comité começará por avaliar a elegibilidade e adequação dos candidatos de acordo com o cumprimento

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

As suas valências princi- pais (Tarot de Anura, Florais de Lis (para humanos e ani- mais), Linha ”Higiene e Beleza”, Portal da Visão) orientam qualquer pessoa para a investigação,

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,

Unidade remota no CEJA Gelmires Reis. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Sociologia ou Filosofia ou Geografia ou Pedagogia ou Psicologia ou Assistência Social ou