• Nenhum resultado encontrado

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

QUESTÃO Nº 37 – Quando falamos de excelência do atendimento, estamos nos referindo, primeiramente, à plena satisfação do cliente. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre tem por finalidade realizar atendimento ao público interno e externo, via telefone, por meios eletrônicos e presencialmente. No que diz respeito à postura adequada no atendimento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com Ferraz e Moraes (2004).

( ) O atendente deve eliminar o hábito de procrastinação.

( ) O atendente deve ter iniciativa, ser cordial, ter espírito aberto às mudanças e falar com ansiedade.

( ) O atendente deve estar atento às expectativas do cliente e procurar soluções. ( ) O atendimento virtual deve ser rápido na resposta por e-mail, no máximo 24 horas.

( ) Quando o atendente realizar um atendimento para um cliente que esteja nervoso e gritando, ele deverá falar baixo e manter a calma.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) V – F – F – V – F. B) V – F – V – V – V. C) F – V – F – V – V. D) V – V – V – F – F. E) F – V – V – F – V. - GABARITO = B

- SEM POSSIBILIDADE DE RECURSO.

Respostas com base na obra indicada “Postura no atendimento”:

- ASSERTIVA I = VERDADEIRA, segundo as orientações sobre o atendimento inicial (PÁG. 09).

- ASSERTIVA II = FALSA, pois falar com ansiedade é conduta a ser evitada, segundo as orientações sobre pecados no atendimento (PÁG. 04).

- ASSERTIVA 3 = VERDADEIRA, segundo as orientações sobre o atendimento inicial (PÁG. 08).

- ASSERTIVA 4 = VERDADEIRA, segundo orientações sobre o atendimento via internet (PÁG. 22).

- ASSERTIVA 5 = VERDADEIRA, segundo orientações sobre as atitudes em relação ao cliente nervoso (PÁG. 14).

(2)

- QUESTÃO Nº 43 – O(A) assistente administrativo(a) deve possuir postura ética profissional no seu dia a dia de trabalho, para isso, ele p0de ou não afetar os outros com aquilo que decide e faz, quer infringindo, quer seguindo os padrões socialmente prescritos. De acordo com Herbert de Souza (1994), “a ética não é uma etiqueta que a gente põe e tira, é uma luz que a gente projeta para segui-la com os nossos pés, de modo que pudermos, com acertos e erros, sempre e sem hipocrisia”. Identifique com a letra A, para “AMORAL”, e com a letra I, para “IMORAL”, nas assertivas relativas aos padrões da moral da integridade brasileira contemporânea, segundo Srour (2003).

( ) Tirar fotocópias de um livro alheio sem o respectivo pagamento de direitos autorais.

( ) Tirar fotocópias de documentos próprios.

( ) Escutar outra pessoa falando ao telefone em linha cruzada.

( ) Piratear bens ou adulterar sua composição, peso ou medidas, para vende-los. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) A – I – A – I. B) I – A – I – I. C) I – A – A – I. D) A – I – I – A. E) I – I – A – A. - GABARITO = B

- SEM POSSIBILIDADE DE RECURSO.

No primeiro capítulo da obra indicada, intitulado “A Ética como ciência social”, o autor exemplifica algumas situações com as quais funcionários devem lidar no dia a dia do ambiente de trabalho, de acordo com os conceitos de MORAL, IMORAL e AMORAL. Podemos assim resumir:

1) Moralmente neutro ou AMORAL: quando não afeta as pessoas para o bem ou para o mal (não sendo, então, objeto de estudo da ética). Exemplo: tirar fotocópias de escritos próprios para uso pessoal é amoral.

2) Moralmente positivo ou MORAL: quando exige conduta proativa do agente, em conformidade com as prescrições da moral dominante. Exemplo: tirar fotocópias de documentos para dar aula a alunos desprovidos de recursos materiais.

3) Moralmente negativo ou IMORAL: quando implica transgressão consciente e refletida das normas estabelecidas. Exemplos: tirar fotocópias de um livro alheio sem o respectivo pagamento dos direitos autorais é imoral, porque gera um bem restrito particularista ao prejudicar interesses alheios; adulterar a composição o peso ou as medidas dos produtos fabricados.

(3)

PORTANTO, somente a assertiva II configura uma conduta AMORAL.

- QUESTÃO Nº 44 – Enquanto os assistentes administrativos que obedecem à ética da convicção guiam-se por imperativos de consciência, os que se orientam pela ética da responsabilidade guiam-se por uma análise de riscos. Com base em Srour (2003), analise as seguintes assertivas:

I. Na ética da convicção, faz-se necessário respeitar as regras haja o que houver (vertente do princípio).

II. Na ética da responsabilidade, faz-se necessário alcançar os objetivos custe o que custar (vertente da finalidade).

III. Na ética da convicção, as decisões decorrem da vertente utilitarista: “faço o maior bem para mais gente”.

IV. Na ética da responsabilidade, as decisões decorrem da aplicação de uma tábua de valores preestabelecidos.

Quais estão corretas? A) Apenas I e II.

B) Apenas II e IV. C) Apenas III e IV. D) Apenas I, II e III. E) Apenas I, III e IV. - GABARITO = A

- SEM POSSIBILIDADE DE RECURSO.

No oitavo capítulo da obra indicada, intitulado “As teorias éticas”, o autor discorre sobre a ética da convicção e sobre a ética da responsabilidade. Podemos assim resumir: - Ética da convicção: tem como uma de suas matrizes a vertente do princípio, cuja máxima determina “respeite as regras, haja o que houver”. Esta teoria se atém fielmente aos princípios preestabelecidos, de maneira que todos os agentes ganham pelo respeito rigoroso aos princípios ou às normas universalistas.

- Ética da responsabilidade: tem como matriz a vertente da finalidade, que determina que a bondade dos fins justificam as ações empreendidas. Sua máxima ordena que um mal maior deve ser evitado, custe o que for necessário. Outra vertente é a utilitarista, cuja máxima recomenda fazer o máximo de bem para mais gente.

PORTANTO:

- ASSERTIVA III = INCORRETA, pois corresponde à ética da responsabilidade. - ASSERTIVA IV = INCORRETA, pois corresponde à ética da convicção.

(4)

- QUESTÃO Nº 45 – As características abaixo falam sobre moral _______________ que é o sistema de normas morais que corresponde ao imaginário oficioso brasileiro e que configura o comportamento esperto, porque é eminentemente egoísta:

 Floresce na sombra da malícia.

 Pratica-se de modo dissimulado, informal, graças à complacência dos mais íntimos, tais como colegas, amigos e parentes.

 Consiste em que o agente individual se saia bem, ainda que em detrimento dos interesses dos outros.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. A) do egoísmo B) da parceria C) da integridade D) da parcialidade E) do oportunismo - GABARITO = E

- SEM POSSIBILIDADE DE RECURSO.

No sexto capítulo da obra indicada, intitulado “As morais gerais brasileiras”, o autor discorre sobre a Moral do Oportunismo. Podemos assim resumir:

- É um sistema de normas morais que corresponde ao imaginário oficioso brasileiro, traduzindo uma postura eminentemente egoísta.

- Celebra a astúcia e faz apologia à esperteza. - É um ideário que floresce à sombra a esperteza.

- As práticas oportunistas são dissimuladas e informais e desfrutam da complacência ou da cumplicidade dos mais íntimos – sócios, parentes, compadres, amigos, colegas.

- Os agentes que praticam o oportunismo fazem o que lhe traz o máximo de bem, independentemente dos efeitos produzidos sobre os outros.

PORTANTO, todas as características enunciadas na questão são próprias da Moral do oportunismo.

(5)

- QUESTÃO Nº 58 – Segundo Ferraz e Moraes (2004), são características básicas para um bom atendimento:

A) Ter iniciativa, ser comunicativo e lento.

B) Ter espírito aberto às mudanças, ser cordial e saber trabalhar em equipe. C) Estar ciente que presta serviços para os outros, ser comunicativo e impaciente. D) Ter um tom de voz adequado, ser eficaz e antipático.

E) Ter disponibilidade, iniciativa e atitudes de robotismo. - GABARITO = B

- SEM POSSIBILIDADE DE RECURSO.

Respostas com base na obra indicada “Postura no atendimento” (PÁG. 04 e 15): A) INCORRETA, pois o atendente deve ser ágil e não lento.

B) CORRETA.

C) INCORRETA, pois o atendente deve ser paciente.

D) INCORRETA, pois o atendente deve ter bom humor, ser gentil e cordial, que denota a capacidade de ser amável.

E) INCORRETA, pois as atitudes de robotismo configuram “pecados no atendimento” (PÁG. 15).

- QUESTÃO Nº 59 – Assinale o que NÃO deve existir nas relações interpessoais, principalmente no âmbito das relações profissionais, de acordo com Ferraz e Moraes (2004). A) Tranquilidade. B) Gentileza. C) Preconceito. D) Amabilidade. E) Atenção. - GABARITO = C

- SEM POSSIBILIDADE DE RECURSO.

(6)

- QUESTÃO Nº 60 – Analise as seguintes assertivas a respeito do atendimento por telefone, segundo Ferraz e Moraes (2004).

I. A boa utilização do telefone aumenta a procutividade, encurta tempo e ajuda a melhorar as relações com os clientes intrnos e externos.

II. Tempo de espera: nunca deixar alguém por mais de 60 segundos sem retornar ou explicar a causa da demora.

III. Encerrar a ligação de forma adequada com tratamento íntimo. IV. Confirmar a mensagem: obter mais informações, se necessário.

V. Tom de voa: não deve ser usado tom frio e distante. Deve ser adequado demonstrado interesse em ajudar o cliente.

Quais estão corretas? A) Apenas II e IV. B) Apenas I, IV e V. C) Apenas III, IV e V. D) Apenas I, II, III, e IV. E) Apenas I, II, III e V. - GABARITO = B

- SEM POSSIBILIDADE DE RECURSO.

Respostas com base na obra indicada “Postura no atendimento”: - ASSERTIVA I = CORRETA, segundo a PÁG. 23.

- ASSERTIVA II = INCORRETA, pois o tempo de espera não pode exceder a 30 segundos (PÁG. 26).

- ASSERTIVA III = INCORRETA, pois o tratamento íntimo é inadequado (PÁG. 26). - ASSERTIVA IV = CORRETA, segundo a PÁG. 24.

Referências

Documentos relacionados

De forma que a ética passa a ser algo indispensável na vida profissional do homem, tendo em vista a sua contribuição no processo de humanização e norteamento de conduta e de

Afinal, diferentemente do que propõe Freud, Lacan afirma que a angústia não surge diante da falta, da eminência da perda ou da castração, mas surge quando o sujeito é

Trata- se de problemas que suscitam claramente questões de natureza ética, por criarem situações que são favoráveis a alguns dos parceiros das relações comerciais

APERTE AQUI PARA GARANTIR O MATERIAL COMPLETO ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO. DICA 27 ÉTICA

Não desemboca nem no número nem no conceito (LÉVINAS, 2008, p. Convém ressaltar que o protesto de Lévinas contra a síntese do universal atentando para o apelo

PSICÓLOGO: Ética e Responsabilidade Social no Serviço Público; O Exercício da Profissão à Luz do Código de Ética Profissional do Psicólogo e da Legislação

E dentro de uma visão tradicional pode-se dizer que a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica, podendo ser até teológica, em que os costumes

Mas não nos esqueçamos de que, mesmo nas sociedades democráticas abertas, permanece o problema epistemológico da compreensão: para que possa haver compreensão