• Nenhum resultado encontrado

Camara de Vereadores de Blumenau Estado de Santa Catarina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Camara de Vereadores de Blumenau Estado de Santa Catarina"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TRIGÉSIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA

Na noite de segunda-feira (05/10/2015), em reunião ordinária, a Câmara Municipal de Oliveira tornou públicos projetos de leis, indicações, pedidos de informações, requerimentos e votos de aplauso, dando procedimentos.

Orador inscrito, Carlos Rivetti:

Apontou o que julga deficiente e pediu alterações no Projeto de Lei Complementar nº 17, de 14 de setembro de 2015 - “Dispõe sobre o parcelamento do solo para Condomínio de Chácaras de Recreio no município de Oliveira e dá outras providências”, em Segunda Discussão na Casa Legislativa. Pediu aos vereadores que não aprovem a proposta como está.

PEQUENO EXPEDIENTE

Vereador Geraldo Nicácio Júnior:

Confirmou que o Projeto de Lei Complementar nº 17/2015 precisa ser revisto. Convidou o Procurador do Município, Dr. Erick para comparecer à Casa e prestar esclarecimentos sobre a proposta, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento, Luís Vieira. Sugeriu uma audiência pública para tratar a questão.

Sobre o aumento no ICMS, aprovado pela Assembleia Legislativa mineira, listou e parabenizou os deputados que votaram contra o projeto.

Afirmou que as questões do trânsito foram esquecidas pelo prefeito e sugeriu algumas modificações.

(2)

Vereador Antônio Ananias de Sousa:

Discorreu sobre o seu projeto que propunha assistência social nas escolas, lamentando a ocorrência em que um estudante baleou o outro após as aulas. Disse que falta esporte e opções de lazer para a juventude oliveirense.

Vereador Leonardo Ananias Leão:

Explanou sobre a crise econômica brasileira. Apontou erros e acertos dos governos Lula e Dilma. Pediu menos críticas e mais ação no efetivo enfrentamento da crise.

Vereador Lucas Abdo Reis:

Pediu providências quanto ao uso indevido do nome da Câmara Municipal na divulgação do evento a ser realizado no dia 17 de outubro, pelo empresário João Wellington.

Pediu a limpeza dos postes do município, por causa dos cartazes afixados de forma irregular.

Parabenizou os deputados que votaram contra o projeto de aumento do ICMS. Sobre o Projeto de Lei nº 17/2015, alegou ser inviável que a votação aconteça.

Vereador João Batista Ribeiro:

Sobre o Projeto de Lei nº 17/2015, afirmou que o município e os empresários precisam chegar a um consenso.

Pediu ao Secretário de Obras que se empenhe em realizar a obra na Escola Djalma Pinheiro Chagas.

Solicitou providências para três mata-burros na estrada do povoado do Calafate.

Parabenizou os organizadores do Festival da Primavera e do Encontro de Motociclistas pelos respectivos eventos.

Vereador Sirley Clécio da Silveira:

Lamentou que a lei de sua autoria que proíbe a afixação de cartazes pela cidade não seja cumprida.

Afirmou que a parte técnica do SAAE tem deixado a desejar tanto pelas deficiências no equipamento de captação de água do Rio Jacaré, quanto pelos poços artesianos cavados inutilmente.

Criticou a Kelluz e a omissão do Executivo, que não resolve o problema com a empresa. Sobre a reunião realizada no dia 30, para debater as demandas do município na Câmara Municipal, o Fórum Regional em Divinópolis e a eleição do conselho tutelar, elogiou a participação popular.

Lamentou a falta de um calendário oficial de eventos no município, citando os dois grandes eventos que acontecerão simultaneamente no próximo dia 17.

(3)

Vereador Venício dos Santos:

Mostrou-se preocupado com a Segurança Pública do município. Afirmou que o Governo do Estado é omisso e lamentou que a cidade tenha atualmente o mesmo efetivo policial de 1966. Segundo ele, a impunidade gera violência, por isso pediu mais empenho na elucidação dos crimes. Disse que os vereadores se unirão para apresentar um projeto em prol da Segurança Pública na cidade.

Novamente indagou o porquê de a delegacia ainda não ter retornado para sua sede reformada.

Pediu ao empresário João Wellington que corrija a falha na divulgação do seu evento e reafirmou que a Câmara Municipal de Oliveira não tem nenhuma espécie de parceria com o mesmo.

Afirmou que o SAAE necessita de um diagnóstico e deve ser “passado a limpo”. Parabenizou a organização pelo Festival da Primavera de Oliveira.

Sobre o Fórum Regional em Divinópolis, disse ter se esforçado para que um representante da nossa região fosse eleito para atuar na microrregião de Campo Belo e felizmente foram eleitos: o vereador Marcelo, de Carmópolis de Minas e o prefeito de Candeias.

Vereador Reinaldo Correa dos Santos:

Diante do defeito no equipamento do SAAE, sugeriu ao diretor Robson que adquira uma bomba sobressalente para evitar tamanho transtorno.

Pediu providências quanto à infestação de escorpiões no Bairro Pedra Negra. Solicitou a retirada do mato que foi arrancado naquele bairro.

Sobre o aumento do ICMS aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enumerou alguns produtos que terão alteração no imposto.

Pediu satisfações ao governo mineiro sobre a Saúde Pública e as cirurgias eletivas barradas. Repudiou o governo Pimentel.

Vereador Gilmar Sebastião Cândido:

Sobre o aumento do ICMS aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, parabenizou os irmão Prado, que mesmo sendo do PT votaram contra o projeto. Disse que o PT só aumenta os impostos e não oferece a contrapartida.

Sobre o Projeto de Lei nº 17/2015, concordou com algumas reivindicações do orador Carlos Rivetti.

Lembrou dos R$ 5.000.000,00 perdidos pelo OliveiraPrev e pediu um posicionamento do instituto e do Executivo. Chamou o episódio de Petrolão de Oliveira

Vereador Rosymar Eustáquio Rodrigues:

Pediu a criação de um calendário oficial de eventos no município, citando os dois grandes eventos que acontecerão simultaneamente no próximo dia 17.

Solicitou adequações no Projeto de Lei nº17/2015.

(4)

EXPEDIENTE

MATÉRIA DO EXECUTIVO DISTRIBUIÇÃO

- Projeto de Lei Complementar nº 12, de 11 de agosto de 2015 - “Altera artigos da Lei Complementar nº. 0226/2015, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Vencimentos dos Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Oliveira/MG e dá outras providências”.

- Projeto de Lei Complementar n º 18 de 25 de setembro de 2015 - Altera a redação do §3º do art. 55, do §1º do art. 56, do Parágrafo Único do art. 57, e do art. 58, todos eles da Lei Complementar nº 12/1994 e dá outras providências.

- Projeto de Lei nº 60, de 08 de setembro de 2015 - “Estima a Receita e fixa a despesa do município de Oliveira/MG para o exercício de 2016”.

- Projeto de Lei nº 64, de 28 de setembro de 2015 - “Autoriza o Poder Executivo a repassar à Fundação Casa de Cultura Carlos Chagas recurso financeiro e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade dos presentes.

PRIMEIRA DISCUSSÃO

- Projeto de Lei Complementar nº 014, de 25 de agosto de 2015 - “Dispõe sobre a criação de cargos no quadro geral de servidores do Município, altera a nomenclatura de cargos que especifica, altera o quantitativo de alguns cargos e dá outras providências”. Concedida Vista ao vereador Geraldo Nicácio Júnior.

- Projeto de Lei nº 061, de 08 de setembro de 2015 - “Altera disposições da Lei 2.137/96 “ Cria o Conselho Municipal de Assistência Social e dá outras providências”. Concedida

Vista ao vereador Antônio Ananias de Sousa. SEGUNDA DISCUSSÃO

- Projeto de Lei Complementar nº 17, de 14 de setembro de 2015 - “Dispõe sobre o parcelamento do solo para Condomínio de Chácaras de Recreio no município de Oliveira e dá outras providências”. Aguarda votação de emendas.

(5)

MATÉRIA DO LEGISLATIVO DISTRIBUIÇÃO

- Subemenda Modificativa nº 01 à Emenda nº 01 do Projeto de Lei Complementar 17/2015 - “Modifica a redação do § 1º do art. 4º, do Proj. De Lei Compl. 17, de 14 de setembro de 2015.

- Emenda Supressiva nº 01, de 28 de setembro de 2015 – “Suprime o § 1º do art. 4º do Proj. De Lei Complementar 17, de 14/09/2015”.

- Emenda Aditiva nº 02, de 02 de outubro de 2015 – “Acresce parágrafo único ao art. 45 do Proj. De Lei Complementar 17, de 14/09/2015”.

- Projeto de Lei nº 46, de 30 de setembro de 2015 - “ Institui a data “ A Virada Gospel” no Calendário Oficial do Município de Oliveira”.

PRIMEIRA DISCUSSÃO

- Projeto de Lei nº 045, de 24 de setembro de 2015 - “Dispõe sobre o atendimento de instituições financeiras e qualidade dos serviços prestados no município de Oliveira e dá outras providências”. Encaminhado para Segunda Discussão.

EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

- Requerimento nº 338, de 01 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Reinaldo Correa dos Santos ao Exmo Sr. Salatiel Alvim Lobato- Prefeito em exercício: Para que seja instalado um poste de iluminação pública na escadaria localizada à Rua: 1º de janeiro com Rua: 21 de abril, bairro do Rosário. Aprovado.

- Requerimento nº 339, de 01 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador João Batista Ribeiro ao Secretário Municipal de Obras - Sr. Américo Pinto Costa: Para que possa providenciar a operação "tapa buraco" na Rua Sefisa Laranjo Restier, paralela à Av. Maracanã (cruzamento com Rua Coronel João Alves). Aprovado.

- Requerimento nº 340, de 02 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador João Batista Ribeiro à Secretária da Assistência Social e Defesa Civil - Sra. Ludmila Vieria Lobato: Para que a Assistência Social possa disponibilizar uma funcionária para atender no CRAS Leste. Aprovado.

- Requerimento nº 341, de 02 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Guilherme Jofre de Resende Terra ao Prefeito Municipal em exercício - Exmo. Sr. Salatiel Alvim Lobato: Para que o Executivo, através da Secretaria Municipal de Obras, possa retirar o

(6)

acúmulo de terra e areia existente na Rua Rio São Francisco, próximo ao nº 774 - Bairro São Bernardo e, providenciar a capina no local. Aprovado.

- Requerimento nº 342, de 05 de outubro de 2015- Proposto pelo vereador Sirley Clécio da Silveira à empresa responsável pela iluminação pública - Keluz: Para que seja providenciada, a troca de lâmpadas, do poste, na Rua Geraldo Bispo dos Santos, esquina com Rua Amadeu Ferreira. Aprovado.

- Requerimento nº 343, de 05 de outubro de 2015- Proposto pelo vereador Venício dos Santos

ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Sr. Américo Pinto Costa: Para que possa restaurar um aparelho de academia na Praça localizada no Conjunto Habitacional João Paulo II. Aprovado.

- Requerimento nº 344, de 05 de outubro de 2015- Proposto pelo vereador Venício dos Santos ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Américo Pinto Costa: Para que possa ser realizada a poda das árvores na extensão da Rua Othon Carvalhais Siqueira, (próximo a Fábrica de Tecidos). Aprovado.

-Requerimento Nº 345, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Antônio Ananias de Sousa ao Secretário de Obras - Sr. Américo Pinto Costa: Para que seja providenciada, a reposição de lâmpadas na extensão da Alameda das Palmeiras, Bairro Segredo (próximo à antiga Fazenda Segredo) e na Rua Madalena Salgado no Bairro São Sebastião (próximo ao nº 585). Aprovado.

-Requerimento Nº 346, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador João Batista Ribeiro ao Sr. Luiz Roberto Viera Secretário de Habitação e ao Dr. Erick Assis Castro -Procurador do Município, a CONVOCAÇÃO, para comparecerem à reunião ordinária do dia 13/10/2015, para explanar assuntos referente ao Projeto de Lei Complementar nº 14/2015, que dispõe sobre cargos de servidores do Município e ainda, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 17/2015, sobre o parcelamento do solo para Condomínio de Chácaras de Recreio. Aprovado.

-Requerimento Nº 347, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Geraldo Nicácio Júnior ao Dr. Kildare Gusmão Chagas - Consultor Jurídico da Prefeitura Municipal de Oliveira, o CONVITE, para comparecer à reunião ordinária do dia 13/10/2015, para explanar assuntos referente ao Projeto de Lei Complementar nº 14/2015, que dispõe sobre cargos de servidores do Município. Aprovado.

-Requerimento Nº 348, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Geraldo Nicácio Júnior ao Presidente da Câmara: Solicito uma Audiência Pública, no dia 15/10/2015, às 16:00 horas, para debater sobre o Projeto de Lei Complementar nº

(7)

17/2015, que dispõe sobre o parcelamento do solo para Condomínio de Chácaras de Recreio no Município. Requeiro ainda, que sejam convidados representantes dos Poderes Executivo, representados pelo Secretário de Desenvolvimento, Sr. Luis Roberto Vieira e o Procurador do Município, Dr. Erick Assis Castro e os Empreendedores de Chacreamentos. Aprovado.

-Requerimento Nº 349, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Geraldo Nicácio Júnior ao Diretor do SAAE, o Sr. Robson Lima de Sousa: Para que possa informar se já houve a substituição dos aparelhos que tratam a água que vai para o Povoado Félix dos Santos e Povoado dos Fradiques e para o Distrito Industrial e em qual data houve a substituição. Aprovado.

-Requerimento Nº 350, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Lucas Abdo Reis ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Sr. Américo Pinto Costa: Para que possa realizar a limpeza no canteiro central na Avenida Monsenhor Leão, no Bairro Aparecida. Aprovado.

--Requerimento Nº 351, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelos vereadores Lucas Abdo ReisAntônio, Ananias de Sousa e Reinaldo Correa dos Santos à Secretaria Municipal de Infraestrutura Rural: Para que faça os reparos necessários na estrada rural que segue para o povoado do Félix dos Santos e é acesso a diversas outras estradas de povoados. Aprovado.

-Requerimento Nº 352, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelos vereadores João Batista Ribeiro e Geraldo Atos de Barros à Secretaria Distrital, a seguinte proposição: Para que possa ser recolocados os 3 (três) mata-burros na estrada rural do Calafate, Distrito de Morro do Ferro. Aprovado.

-Requerimento Nº 353, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Rosymar Eustáquio Rodrigues ao Exmo. Sr. Salatiel Alvim Lobato - prefeito em exercício: Para que o Executivo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Rural, possa instalar mata-burro na estrada principal que liga à Fazenda Martins, próximo ao Aeroporto. Aprovado.

- Pedido de Informação nº 70, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelos vereadores Antônio Ananias de Sousa e Sirley Clécio da Silveira ao Diretor do SAAE, Sr. Robson Lima de Souza, a seguinte proposição:

Para que o SAAE, informe qual o Estado que ganhou a licitação referente a Bomba D' água colocada na Barragem no Rio Jacaré?

Por que razão em pouco tempo de uso ela está apresentando defeito e não encontram-se peças de substituição de imediato no nosso Estado?

(8)

Qual o valor da peça adquirida e se há previsão do valor do concerto da mesma?

Aprovado.

-Pedido de Informação nº 71, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pelo vereador Antônio Ananias de Sousa ao Exmo Sr. Salatiel Alvim Lobato - Prefeito em exercício, o seguinte pedido de informação:

- Em que laudo técnico (responsáveis técnicos em mecânica e elétrica) e em qual legislação (fundamentada), estão colocando em leilão a Patrol adquirida em 2012, ou seja, menos de 5 (cinco) anos de uso? Aprovado.

-Os vereadores que este subscrevem, solicitam a V. Exa, ouvida a Casa, seja consignado em Ata para a posteridade Voto de Aplauso nw, de 05 de outubro de 2015 – Proposto pela Câmara Municipal aos ORGANIZADORESDO VI FESTIVAL DA PRIMAVERA. Esta proposição vem congratular pelo realização do VI Festival de Primavera ocorrido entre os dias 1º e 4 de outubro. Um vento magnífico, regado por diversas apresentações artísticas e educacionais de excelso valor. Conseguiram despertar o interesse de um grande público que se deleitaram em inesquecíveis dias do evento aberto ao público. Ampliaram a missão cultural, educacional e social e se encarregam de nos entregar uma herança de emoções. Portanto, merecem esta láurea e nossos agradecimentos por cultivarem a Cultura em nosso Município. Aprovado.

Fica marcada para a terça-feira dia 13/10/2015 a 37ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Oliveira, às 19:30 horas.

Oliveira, 05 de Outubro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

Joana coloca-se em oposiglo aos outros, ao seu grupo social, primeiramente, pela extrema consciCncia que tem de si mesma, de sua realidade interior assim como da

– Consoante o artigo 1.003, parágrafo único, do Código Civil, o ex-sócio só pode ser chamado a responder por débitos da sociedade até dois anos após a sua retirada. É

Desde os primeiros anos do século XXI têm-se observado, que cada vez mais as empresas vêm enfrentando graves problemas, a níveis nacionais e mundiais, que afetam o meio ambiente e

Formação em Curso Superior de Graduação Plena correspondente à área de conhecimento específico (Licenciatura em Letras – habilitação em Inglês) ou disciplina respectiva

Disponíveis no Mundo ESPM (a intranet para funcionários), além da política há também uma cartilha, como esta, com dicas rápidas sobre os hábitos seguros na vida digital.

especialmente o tráfico transatlântico de escravos, estando entre as maiores manifestações e fontes de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância

Dessa forma, a sequência didática pensada e planejada a partir do trabalho com a tradição oral africana na luta pela igualdade racial tem como objetivo desenvolver

-A dinâmica atuante nos acidentes de banho, indica a predominância de acidentes em dias com dinâmica relati- vamente baixa (dias convidativos para o uso da praia) sob as