• Nenhum resultado encontrado

Desde 2006 Investigadora Júnior do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Centro de Estudos Sociais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desde 2006 Investigadora Júnior do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Centro de Estudos Sociais."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Curriculum Vitae

Dados Pessoais Nome: Ângela Sofia

Sobrenome: Marques Castela Filipe Telemóvel: (+351) 96 40 75 127

E-mail: amf@ces.uc.pt ou angelamarquesfilipe@gmail.com Data de Nascimento: 26/12/1983

Qualificação Académica

Desde Janeiro de 2007 – Mestranda em Sociologia no Programa As sociedades nacionais perante os processos de globalização pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

2005 - Licenciatura em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com distinção de bom (média final de 15 valores).

Actividades profissionais

Desde 2006 – Investigadora Júnior do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Centro de Estudos Sociais.

2003/2004 – Colaboração como voluntária no Núcleo de Estudos para a Paz. Centro de Estudos Sociais.

Projectos de investigação no âmbito do CES

Desde 2006 – Investigadora da rede temática europeia Governance, Health and Medicine. Opening Dialogue between Social Scientists and Users – MEDUSE, (Comissão Europeia, Ref.ª 028350/CIT6; Coord. da equipa portuguesa: Prof. Doutor João Arriscado Nunes).

Actividades Anteriores e Formação Complementar

2007 (26 a 27 de Setembro) – Curso de Formação Racismos, Direitos e Escolas. Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

(2)

International/Transnational Organizations. Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Masaryk, Brno, República Checa.

2005 (11 a 14 de Julho) – Curso de Verão A Ordem Mundial e a Resolução de Conflitos. Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

2005 (03 de Março a 09 de Junho) - Curso Asilo e Refugiados no Sistema Internacional. Conselho Português para os Refugiados – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

2004/2005 - Intercâmbio com a Graduação em Relações Internacionais nos temas de Jornalismo Ambiental, Cultura Brasileira, Análise de Política Externa e Política Norte-Americana. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil.

2002 (23 a 27 de Setembro): Curso de Verão Direitos Humanos e Migrações Internacionais. Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Publicações

2007 – com MATIAS, Marisa; NUNES, João Arriscado, As organizações de pacientes como actores emergentes no espaço da saúde: O caso de Portugal, Fiocruz. RECIIS: Rio de Janeiro (no prelo).

2005 - O Processo de Reconciliação na África do Sul. Centro de Investigação Aplicada em Relações Internacionais, CIARI: Lisboa.

Relatórios de investigação/Working papers

2006 –com MATIAS, Marisa; NUNES, João Arriscado, Emerging Modes of Enacting Health. Discussion Paper, MEDUSE. CES: Coimbra.

Comunicações

2007 - com Marisa Matias e João Arriscado Nunes, Patient organizations as emerging actors in the space of health: The case of Portugal. 8th European Sociological Association Conference, 3rd – 6th September, Glasgow.

2007 - com Marisa Matias e João Arriscado Nunes, Os familiares de doentes e a emergência de novos actores colectivos no campo da saúde. Colóquio Internacional "Saúde e sociedade. Os contributos (in)visíveis da família", 17 e 18 de Maio de 2007, Universidade do Minho, Braga. Apresentada a comunicação oral.

(3)

Organização de encontros científicos

2007 – Membro da equipa organizadora da Conferência Internacional The dynamics of patients organizations in the European area, 10 e 11 de Julho de 2007, École de Mines, Paris. Organização: Centro de Estudos Sociais (Portugal) e Centre de Sociologie de l’Innovation (França).

2007 – Apoio à equipa de coordenação e organização do Ciclo de Workshops Life-Sciences and Society: Challenges of the Post-Genome Era, Fundação Calouste Gulbenkian 2007 – 2008. Organização: Centro de Estudos Sociais e Centro de Neurociências e Biologia Celular. Coordenadores e facilitadores: João Arriscado Nunes e João Ramalho Santos.

Interesses de Pesquisa

Movimentos sociais e participação em saúde Saúde, Ambiente e Direitos Humanos Sociologia da ciência e do conhecimento Línguas

Inglês: fluente

Espanhol: muito bom* Francês: intermédio Alemão: inicial

* Diploma de Español como Lengua Extranjera. Instituto Cervantes. Nivel Superior de Aptitud - C2 – Maestría (2006).

Conhecimentos Informáticos*

Windows, Word, Excel, Power Point, Outlook, Front Page e Publisher: muito bom

Internet e ferramentas de pesquisa: muito bom Access e MAC OSX: satisfatório

* Certificado de Competências em Tecnologias de Informação da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação

Aptidões e Competências Pessoais

Competências administrativas e de gestão de informação Boas capacidades de organização e comunicação

(4)

Grande capacidade de adaptação e trabalho de equipa em ambientes multiculturais

Seminários e Conferências

2007 (23 de Fevereiro) “Exploring Biomedicine”. IBMC e CES, Auditório do Hospital de Sto. António, Porto.

2006 (4 a 6 de Maio) “V Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico, África: compreender trajectos, olhar o futuro”. Rede Ibérica de Estudos Africanos e Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior.

2005 (27 de Abril) Seminário “A ONU e o Mundo no século XXI: a Declaração do Milénio e um Mundo mais Seguro”. Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (RUNIC) e CEUNEUROP II. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

2005 (13 de Abril) Seminário “Science, Expertise and Environmental Policy and Activism”. Centro de Estudos Sociais e NES/Universidade do Minho. Biblioteca do Centro de Estudos Sociais.

2005 (15 de Março) Tertúlia “Direito de Ingerência: Supremacia Jurídica ou Política?”. CIARI. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

2005 (18 de Março) Debate “Água e Ambiente – bens públicos a preservar”. SMAS, Covilhã.

2005 (14 a 18 de Fevereiro) NATO Advanced Research Workshop “Kondratieff Waves, Warfare and World Security”. Universidade da Beira Interior. Covilhã.

2004 (10 de Julho) Conferência “As Funções Sociais do Estado e os anos 30 de Abril”. Universidade da Beira Interior, Covilhã.

2004 (23 de Março) Mesa-redonda “Causas e Consequências Internacionais nas Eleições em Espanha”. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

2004 (11 de Março) Conferência “O papel da ASFADES no Conflito Colombiano”. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

2004 (10 de Março) Conferência “A NATO e a Guerra do Iraque: Implicações”. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

(5)

2004 (20 de Janeiro) Debate “Conversas de Fim de tarde: Família e Trabalho”. Projecto ConVidas da Iniciativa Comunitária EQUAL. Biblioteca Municipal da Covilhã.

2003 (14 a 19 de Dezembro) Participação no Comité de Desenvolvimento Sustentável do Portugal-MUN. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa.

2003 (20 a 21 de Novembro) Conferência Internacional de Lisboa, “Diversidade e Mudança na Ordem Internacional: Diálogo e Conflitos no Mediterrâneo”. Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, Lisboa.

2003 (29 a 31 de Maio) Colóquio Internacional, “Direito e Justiça no Século XXI”. Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

2002 (19 a 23 Setembro) Participação na Comissão de Direitos Humanos do Portugal-MUN. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Ângela Sofia Marques Castela Filipe __________________________________

Referências

Documentos relacionados

As oficinas realizadas nas duas escolas citadas anteriormente foram dividas em quatro momentos: o primeiro quando se tratou sobre o entendimento teórico e prático dos

En este caso, el ventilador debe estar instalado lo más posible en la plomada del insertable para que el calor que sube influya en el termostato; En cada estancia, deberá haber

A partir desta imagem aplicaremos as técnicas de morfologia matemática para tratamento desta imagem e aplicação do reconhecimento das letras e número da placa através do

Desse modo, a narrativa ―fortaleceu extraordinariamente o sentimento de que existe uma história, de que essa história é um processo ininterrupto de mudanças e, por fim,

8º A Diretoria Executiva será composta pelo Presidente, pelo Vice-Presidente de Orientação e Fiscalização Profissional, pelo Vice-Presidente Administrativo e Financeiro,

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

c) As maiores vazões ocorrem no inicio das linhas de emissores e no final da linha de fornecimento de água; d) Sistemas de irrigação localizada que apresentam Coeficiente

Com o objetivo de estudar produtos alternativos no manejo integrado de nematoides em cana-de-açúcar, foi instalado o experimento em blocos ao acaso, com cinco repetições, com