• Nenhum resultado encontrado

PROJETO EXECUTIVO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL VISCONDE DA GRAÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO EXECUTIVO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL VISCONDE DA GRAÇA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROJETO EXECUTIVO DO LOTEAMENTO

RESIDENCIAL VISCONDE DA GRAÇA

MEMORIAL DESCRITIVO

Proprietários:

(2)

01.

I

DENTIFICAÇÃO

01.01. Título:

PROJETO EXECUTIVO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL VISCONDE DA GRAÇA 01.02. Proprietário:

CARLOS AUGUSTO DIAS DA COSTA SIMÕES LOPES E OUTROS

01.03. Endereço do Loteamento:

RUA FREDERICO BASTOS,706

BAIRRO FRAGATA

PELOTAS-RS

01.04. Zoneamento:

FR. 5.1 - VAZIO URBANO VII

02.

Á

REA DA

G

LEBA

A gleba a ser ocupada pelo LOTEAMENTO RESIDENCIAL

VISCONDE DA GRAÇA em tela, tem área total de 85.255,95 metros

quadrados que será ocupada integralmente pelo parcelamento.

Constitui-se ainda objeto do presente Memorial Descritivo apresentar considerações com vistas a obter a aprovação de Projeto Executivo de parcelamento do solo urbano tipo loteamento residencial, em uma gleba localizada em zona urbana de Pelotas, Bairro Fragata, hoje representada por uma área vacante em zona dotada de toda supra e infra-estruturas urbanas em seu entorno.

03.

S

ÍTIO

O sítio tem conformação planimétrica de um quadrilátero trapezoidal, localizado no FR. 5.1 - VAZIO URBANO VII

,

limitada ao norte pela Via Férrea Pelotas – Ba-gé/RFFSA e ao sul com a BR 392.

A altimetria apresenta suave declive no sentido norte-sul, com cotas variando entre 9,50 e 3,30 m em relação ao nível do mar.

(3)

Em seu interior existem resquícios de uma mata nativa e um dreno de pluvial e cloacal oriundo do Bairro Fragata.

A área é cercada, em parte, por cerca de arames de quatro fios e mourões de madeira.

Além da mata, não se verifica outra presença de atri-butos biofísicos significativos, tais como rochas em afloramento, fauna residente, banhados ou outros.

A conformação geomorfológica pertence à unidade de depósitos quaternários de origem continental, apresentando condições favoráveis de suporte e drenagem para a urbanização. A área apresenta uma boa drenagem natural, não es-tando sujeita a alagamentos ou outros fenômenos geotécnicos que poderiam constituir-se em problemas para a urbanização. O solo é característico da região costeira do Estado do rio Grande do Sul, formado predominantemente por areia de gra-nulação média não litificada e capeia sedimentos areno-argilosos da Formação Graxaim.

A gleba apresenta um relevo relativamente plano, a partir de uma pequena encosta a norte, com irregularidades alti-métricas fragmentárias e declividade suave no sentido norte-sul. O terreno encontra-se desprovido de edificações.

03.

P

ARTIDO

U

RBANÍSTICO

O partido urbanístico adotado segue o modo raciona-lista, com traçado ortogonal a partir de uma via coletora central com gabarito de 20,00 m (8,00 m de faixa de rolamento e duas calçadas de 6,00 m cada).

Perpendicularmente à via coletora, estabelecem-se vias vicinais com gabarito de 16,00 m (8,00 m de faixa de rolamen-to e duas calçadas de 4,00 m cada).

As áreas verdes serão distribuídas racionalmente em todo o parcelamento, de forma tal que nenhum lote diste mais do que 200,00 m de uma delas.

Junto aos resquícios de mata nativa, localizar-se-á a maior área verde, de forma a proteger a pouca vegetação arbó-rea existente, bem como a pequena várzea onde está inserida.

(4)

Resultam do traçado do parcelamento: 200 lotes resi-denciais padrão 9,00 x 22,00/24,00 m, 4 áreas verdes e institucional,

13 quarteirões e 8 ruas.

A população total aproximada residente na implanta-ção plena do loteamento, será de 1.000 pessoas.

04.

I

NFRA

-E

STRUTURAS

O LOTEAMENTO RESIDENCIAL VISCONDE DA GRAÇA receberá as

seguintes infra-estruturas urbanas:

- Rede de Água

- Rede de Eletricidade - Iluminação Pública - Sistema de Drenagem - Meio-Fio

- Pavimentação de Vias com blocos de cimento. - Tratamento das Áreas Verdes

- Arborização de Ruas

05.

Q

UADRO DE

Á

REAS

- Área Total 85.255,95 m2 100,00 %

- Área dos Lotes 40.912,37 m2 47,99 %

- Área das Vias 29.576,76 m2 34,69 %

- Área de Lazer Ativo 4.292,18 m2 5,03 %

- Área Verde Arborizada 4.779,10 m2 5,61 %

- Área de Uso Institucional 2.595,50 m² 3,04 % - Área de Cortina Vegetal 3.100,04 m² 3,64 % - Arborização Interna de Ruas (3.562,00 m²)

06.

R

EGIME

U

RBANÍSTICO

O regime urbanístico vigente para a gleba é de ZPPN, com índices de ZRM I, conforme Certidão 94/03 PMP/SEURB, em 25 de Abril de 2003.

07.

Á

REAS

L

IVRES

As Áreas Livres serão dos tipos Maciço Arbóreo, de La-zer Ativo, área de Uso Institucional e Cortina Verde, equipadas com mobiliário urbano e cobertura de vegetação conforme indicado em planta específica.

08. P

AISAGISMO

O paisagismo do LOTEAMENTO RESIDENCIAL VISCONDE DA

(5)

Arbori-zação de Ruas, tudo em conformidade com a boa técnica agrícola e estéti-ca urbana.

08.01. Arborização

Os Maciços Arbóreos e a Cortina Vegetal, com localiza-ções indicadas em planta, receberão plantio de espécimes vegetais adap-tadas à região ou nativas, sendo que nestes locais serão plantados maci-çamente os seguintes vegetais.

- Jacarandá (Jacaranda Mimosaefolia) - 03 unidades

- Palmeira Whashingtonia (Whashingtonia Robusta) - 18 unidades - Ipê Amarelo (Handroanthus ochraceus) - 05 unidades

- Ipê Rosa (Handroanthus avellanedae) - 08 unidades - Bauínia Pata de Vaca (Bauhinia Variegata) - 07 unidades - Plátano ( Pkitanusxhispanica Mill) - 01 unidade

- Guapuruvu (Schizolobium Parahyba) - 09 unidades - Extremosa ( Largerstroemia Indica) - 81 unidades - Hibisco (Hibiscus Rosa-sinense) - 75 unidades

- Sibipiruna ( Caesalpinia Peltophoroides) - 05 unidades - Bambú-imperial (Bambusa Vulgaris) - 166 unidades - Angico Branco (Albizia Polycephala) - 03 unidades - Falso-Barbatimão ( Cassia Leptophylla)- 01 unidade - Tarumã (Vitex Montevidensis) - 03 unidades

- Canafístula (Senna Multijuga) - 02 unidades - Timbó (Ateleia Glazioveana) - 05 unidades

No Maciço Arbóreo os espécimes vegetais serão plantados a distâncias variando de 4,00m e 12,00 metros entre si.

Nas Áreas de Lazer Ativo e Áreas de Uso Institucional serão plantados os seguintes espécimes, conforme localização indicada em planta. - Jacarandás - - Pata de Vaca - - Hibiscus - - Canafístula - - Guapuruvu - - Extremosas - - Ipê Amarelo - - Ipê Rosa - - Timbó - - Angico Branco - - Falso- Barbatimão - - Guapuruvú - - Plátano -

(6)

Na Arborização de Ruas serão utilizados Hibiscus e Extremosas (Lagerstroemia indica), utilizando sistema detalhado em planta para aberturas de covas e colocação de tutores.

Os passeios receberão os espécimes vegetais, plantados a cada 16,00 m.

Na Arborização dos Passeios, os locais de plantio estarão afastados das esquinas cerca de 5 m da confluência dos meios-fios.

As mudas terão idade máxima de um ano e serão plantadas no início do inverno.

As mudas, depois de plantadas, receberão dois tutores de madeira, amarrados ao vegetal em três pontos e regadas regularmente nos primeiros quatro meses de plantio.

As covas terão dimensões de 0,60 x 0,60 x 0,60 metros, pre-enchida com terra vegetal livre de microrganismos que possam prejudicar o bom desenvolvimento das plantas, sendo que a superfície do canteiro terá dimensões de 1,00 x 1,00 metro.

As mudas que porventura não apresentarem pega nos pri-meiros sessenta dias, deverão ser substituídas.

08.02. Grama

A cobertura de grama a ser utilizada, onde indica o projeto, será do tipo “catarina”, plantada em mudas com 15 cm de afastamento, nos meses de inverno, seguindo a boa técnica agrícola.

Em caso de estiagem, a grama depois de plantada, deverá ser regada abundantemente pela manhã e ao entardecer, até a pega total fortificação das mudas.

Durante o processo de pega e crescimento da grama, deve-rão ser feitas capinas quinzenais para retirada de ervas daninhas que por-ventura entre ela cresça.

O solo para plantio da grama deverá ser do tipo vegetal, rico em matéria orgânica e com espessura mínima de 10 cm.

08.03. Ensaibramento das Áreas Livres

As áreas de passeio das Áreas Livres, tanto internas quanto externas, serão revestidas com saibro apiloado, com composição argilo-arenosa, compactado em duas camadas de 8 cm cada uma.

Ao executar o ensaibramento, será deixado caimento na or-dem de 3 % em direção às vias adjacentes.

(7)

O material utilizado deverá ser de boa qualidade, inerte, livre de impurezas e matérias orgânicas, resultando em superfície com boas condições de pedestrianização, resistência e uso geral.

08.04. Cancha Poliesportiva e Cancha de Bocha

A Cancha Poliesportiva com dimensões de 25,00 x 15,00 me-tros, será situada na Área de Lazer Ativo conforme indicado em planta, tendo sua superfície de saibro-cimento.

As duas cabeceiras disporão de traves de 4,50 x 2,25 me-tros, executada em cano galvanizado diâmetro de 70 mm, bem como ta-belas de basquete de madeira e estrutura de aço galvanizado, com aros de cestas.

A Cancha de Bocha com dimensões de 16,00 x 2,50 metros, será situada na Área de Lazer Ativo conforme indicado em planta, tendo sua superfície de saibro apiloado em camada de 0,15 metros. O perímetro da Cancha de Bocha será guarnecido por táboas de madeira cedrinho, altura 0,30 metros, espessura 2,5 cm, com caibramento de paus 8 x 8 cm.

08.05. Brinquedos e Bancos

Os Bancos, num total de 45 (quarenta e cinco) unidades e com localização indicada em planta, serão de pré-moldado nas dimensões de 1,25 x 0,40 metros, altura final de 0,45 metros.

Os Brinquedos, com localização e detalhamento constante em planta serão os seguintes:

- Gangorra – quatro conjuntos com duas unidades cada - Trepa -Trepa – dois conjuntos.

- Balanço – dois conjuntos com três balanços cada - Escorregador – duas unidades

- Caixa de Areia – duas unidades - Bancos – quarenta e cinco unidades

09. COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES

Tendo em vista a adequação do parcelamento ao esforço municipal de implantar um sistema eficiente de coleta seletiva de resíduos sólidos, o LOTEAMENTO RESIDENCIAL VISCONDE DA GRAÇA disporá de

con-têineres metálicos CORGAS e COLIPOS, capacidade para 1200 litros, . Os contêiners para recolhimento de lixo inorgânico e lixo orgânico, colocados em par geminado.

Os pares geminados de contêiners serão estacionados estra-tegicamente de forma a que os moradores não tenham que caminhar mais de 200m até eles.

(8)

10. GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA OBRA

Os resíduos sólidos a serem gerados nas obras de execução do LOTEAMENTO RESIDENCIAL VISCONDE DA GRAÇA serão de pequena

mon-ta.

O material proveniente das escavações para pavimentação da via e das cavas para tubulações, denominado de “bota-fora” e caracte-rizados como terra vegetal e argilosa, terá um volume aproximado de 2.000 metros cúbicos e será depositado e espalhado sobre os quarteirões resultantes do parcelamento, objetivando a correção de cotas dos lotes e das Áreas Livres.

Este é o único resíduo sólido significativo gerado pelo parce-lamento, sendo que seu reaproveitamento é integral.

Os resíduos sólidos provenientes de capinas e limpeza geral, serão colocados em caçambas estacionárias de 3 metros cúbicos, locadas de empresas regulares existentes no mercado.

O destino final destes resíduos sólidos será o Aterro Contro-lado da Municipalidade.

A utilização de pavimentos, meios-fios, postes e tubulações de concreto pré-moldado, acabam por não gerar resíduos sólidos ou rejei-tos significativos na obra.

11.PROJETOS COMPLEMENTARES

Os Projetos Complementares têm seus Memoriais específicos, apresentados em anexo.

12.EXECUÇÃO DA OBRA

A EXECUÇÃO DA OBRA SE DARÁ EM 3 ETAPAS ASSIM DEFINIDAS:

1ª ETAPA – ABERTURA DAS RUAS UM, TRÊS, OITO E PARTE DA RUA QUATRO, ACOMPANHADO DA IMPLANTAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS PREVISTOS NO PROJETO, CALÇAMENTO, REDE ELÉTRICA , REDE DE ESGOTO PLUVIAL E CLOACAL, LIGADA A NOVA ESTAÇÃO CG1 A SER IMPLANTADA, REDE DE ÁGUA, CORTINA VEGETAL E EQUIPAMENTO URBANO

2ª ETAPA –ABERTURA DAS RUAS SETE, PARTE DA RUA DOIS, PARTE DA RUA SEIS E O COMPLEMENTO DA RUA QUATRO, ACOMPANHADO DA IMPLANTAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS PREVISTOS NO PROJETO, CALÇAMENTO, REDE ELÉTRICA , REDE DE ESGOTO PLUVIAL E CLOACAL, REDE DE ÁGUA E EQUIPAMENTO URBANO.

3ª ETAPA – ABERTURA DAS RUAS CINCO, E O COMPLEMENTO DAS RUAS SEIS E DOIS, ACOMPANHADO DA IMPLANTAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS PREVISTOS NO PROJETO,

(9)

CALÇAMENTO, REDE DE ESGOTO PLUVIAL E CLOACAL, REDE DE ÁGUA, BEM COMO O TRATAMENTO DAS ÁREAS VERDES E DE LAZER ATIVO COM IMPLANTAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA E DEMAIS EQUIPAMENTOS URBANOS.( VIDE CRONOGRAMA FÍSICO -FINANCEIRO)

13.CONSIDERAÇÕES FINAIS

O parcelamento do solo ora proposto trata-se de uma intervenção de médio porte e de baixo impacto negativo e grande impacto positivo. Como impactos positivos pode-se relacionar a ocupação de vazio urbano, geração de lotes, geração de postos de trabalho, aproveitamento de infra-estrutura pública existente no entorno, geração de tributos, entre outros benefícios.

Pelotas, 30 de junho de 2010

CARLOS AUGUSTO DIAS DA COSTA SIMÕES LOPES

RESP.TÉCNICO ARQUITETO E URBANISTA CREARS40381

Carlos Augusto Dias da CostaSIMÕES LOPES E OUTROS

PROPRIETÁRIOS

Referências

Documentos relacionados

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to