• Nenhum resultado encontrado

FAINTVISA - 43 anos de Excelência no Ensino SUPERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FAINTVISA - 43 anos de Excelência no Ensino SUPERIOR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

2014.1B

FAINTVISA  -­‐  43  anos  de  Excelência  no  

Ensino  SUPERIOR  

(2)

MANUAL DO PROCESSO SELETIVO DO VESTIBULAR FAINTVISA 2014.1B

Serão oferecidas pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – FAINTVISA -, para o semestre letivo 2014.1B, o total de 305

vagas

para preenchimento via Processo Seletivo de Vestibular.

Distribuição das vagas oferecidas por cursos para o semestre 2014.1B:

SIGLA CURSO MODALIDADE VAGAS TURNO PORTARIA MEC

BIOM Biomedicina Bacharelado 15 Noite 538, de 23/10/2013 SES Serviço Social Bacharelado 30 Noite 540, de 23/10/2013

BIO3 Biologia Licenciatura 40 Noite 846,

04/12/1986

ENF Enfermagem Bacharelado 20 Noite 1.848 de

10/11/2010

GEO2 Geografia Licenciatura 40 Noite 295,

04/05/1987

HIST História Licenciatura 40 Noite 295,

04/05/1987

LET Letras Licenciatura 50 Noite 102, de

11/01/2005

MAT2 Matemática Licenciatura 40 Noite 846,

04/12/1986 PSI Psicologia Bacharelado -

Formação do Psicólogo

30 Noite 3.070, de

09/09/2005

O preenchimento das vagas será realizado obedecendo à ordem de classificação do candidato no curso de sua opção expressa no ato da inscrição.

2. CALENDÁRIO DOS EVENTOS – INSCRIÇÕES E REALIZAÇÃO DA PROVA

O Processo Seletivo Vestibular Agendado da FAINTVISA 2014.1B Realização das Provas: todas às terças-feiras e quintas-terças-feiras, das 14h às 18h; e das 19h às 22h, local de Realização das Provas: campus da FAINTVISA, Jardim São Vicente Férrer, 71, Bairro do Cajá, Vitória de Santo Antão - PE, com a realização de

uma Prova pelos candidatos, cujo conteúdo versará sobre o Programa estabelecido neste Manual, conforme Calendário abaixo:

DATAS DA PROVAS HORÁRIO DA PROVA PROVAS

21/01/2014 23/01/2014 28/01/2014 30/01/2014 04/02/2014 06/02/2014 11/02/2014 13/02/2014 18/02/2014 20/02/2014 25/02/2014 Das 14h às 17h e das 19h às 22h.

Língua Portuguesa (Gramática e Redação); Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);

Ciências Exatas e Naturais (Biologia e Matemática); Estudos Históricos e

Geográficos

Locais de Inscrição: campus da FAINTVISA, Jardim São Vicente Férrer, 71, Bairro do Cajá, Vitória de Santo Antão-PE ou por meio do endereço eletrônico www.faintvisa.com.br .

(3)

Local de Realização da Prova: campus da FAINTVISA, Jardim São Vicente Férrer, 71, Bairro do Cajá, Vitória de Santo Antão-PE.

Calendário de Eventos:

EVENTO DATA

Candidatos aprovados deverão comparecer no prazo de 24 horas após a divulgação do resultado, no horário das 13h às 17h e das 19h às 22h, para efetuar a matrícula, no campus das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – PE, situado no Jardim São Vicente Férrer, 71, Bairro Cajá – Vitória de Santo Antão - PE.

A DIVULGAÇÃO SERÁ FEITA 02 dias após a realização das provas.

3. COMPOSIÇÃO E AVALIAÇÃO DAS PROVAS A Prova será composta por:

a) uma Redação em Língua Portuguesa com tema a ser definido pela Comissão Permanente do Vestibular, contendo, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas; a nota da redação vai de 1,00 (um) a 10,0 (dez) e tem peso 03 (três).

b) um caderno contendo 22 (vinte e duas) questões de múltipla escolha, cada uma contendo 05 (cinco) alternativas A B C D E, com a seguinte distribuição:

CONTEÚDOS QUANTIDADE PESO / PONTUAÇÃO Língua Portuguesa (Gramática) 05 (Cinco) questões 02 (dois) / de 1,00 (um) a 10,0

(dez) Língua Estrangeira (Inglês ou

Espanhol) 04 (Quatro) questões 01 (um) / De 1,00 (um) a 10,0 (dez) Estudos Biológicos 04 (Quatro) questões 01 (um) / De 1,00 (um) a 10,0

(dez)

Matemática 04 (Quatro) questões 01 (um) / De 1,00 (um) a 10,0 (dez)

Estudos Históricos e

Geográficos 05 (Cinco) questões 02 (dois) / de 1,00 (um) a 10,0 (dez) 4. PROGRAMAS A SEREM AVALIADOS

A Prova de Múltipla Escolha versará sobre o Conteúdo Programático do Ensino Médio e se constitui das seguintes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa (Gramática e Redação); Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol - conforme escolha do candidato no ato de inscrição); Ciências Exatas e Naturais (Estudos Biológicos e Matemática); Estudos Históricos e Geográficos.

Confira Lista de Conteúdos abaixo:

LÍNGUA PORTUGUESA

Norma Culta Padrão do Português. Modalidades da Língua: fala e escrita. Análise de Gêneros Textuais do Cotidiano. Morfossintaxe. Sintaxe Oracional. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Pontuação. Normas ortográficas vigentes. Linguagem figurada. Semântica e Estilística.

REDAÇÃO

Na redação, será avaliada a capacidade de o candidato construir um texto dissertativo / argumentativo que revele coerência e reflexão crítica, além do domínio da norma padrão da Língua Portuguesa, obedecendo aos critérios de textualidade adequados.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

O exame da Língua Estrangeira destina-se a avaliar a competência comunicativa do candidato no Processo Seletivo considerando:

(4)

• a identificação das diferentes funções sintático-semânticas de vocábulos, locuções e expressões idiomáticas de uso corrente;

• a utilização da língua em contextos comunicativos. CIÊNCIAS NATURAIS – BIOLOGIA

CÉLULA: características gerais das células procarióticas e eucarióticas; Célula animal e célula vegetal: organização, composição, funções e interações entre estruturas e organelas celulares; componentes químicos: importância funcional das substâncias químicas para a manutenção da homeostase celular; fundamentos de metabolismo celular e seu controle; noções de bioenergética; enzimas e coenzimas; via sanabólicas e catabólicas; fermentação; respiração e fotossíntese; Biossíntese de proteínas; código genético; reprodução celular: Mitose e Meiose. TECIDOS: Conceito estrutural e funcional; Principais tipos, características e funções dos tecidos animais e vegetais; Origem dos tecidos. Desenvolvimento Embrionário. FISIOLOGIA ANIMAL E VEGETAL: Respiração e trocas gasosas; circulação; transportes de gases e nutrientes; Nutrição: nutrientes, digestão e absorção, excreção; Sistemas de sustentação e Locomoção; mecanismos de integração: nervoso e endócrino; resposta aos estímulos ambientais; Reprodução: Sexuada e assexuada. Gametogênese e fecundação; Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade; GENÉTICA: Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade; mendelismo e neomendelismo; Fundamento de citogenética: genes e cromossomos; anomalias cromossômicas; Noções de engenharia genética: o DNA recombinante; clonagem; seres transgênicos; terapia genética; fontes de variabilidade genética: mutação e recombinação genética; Genética de populações. EVOLUÇÃO: Principais teorias: Origem da vida e o processo evolutivo; mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural; Evidências de evolução; evolução dos seres vivos. ECOLOGIA: Fluxo de energia e matéria na biosfera; Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades; Ciclos Biogeoquímicos; Sucessão ecológica e grandes biomas; Poluição e desequilíbrio ecológico: Conservação e preservação da natureza. SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO: Principais doenças do homem: doenças e carências; doenças infectocontagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil; Medidas preventivas em saúde pública: higiene, saneamento básico, vacinação.

CIÊNCIAS EXATAS - MATEMÁTICA

Equação e Sistema de Equações de 1º grau; Números proporcionais; Razão, Proporção, Média, Grandeza proporcional, Regra de três, Porcentagem e juros simples; Conjunto dos numerais (R); Operações e expressões algébricas, operações com frases algébricas, operação com fração algébrica, sistema de equações fracionárias; Equações de 2º grau; Sistema de equações do 2º grau; Ometria (Ponto, reta, semi-reta, seguimento da reta, plano). ÁLGEBRA I: Fundamentos da teoria dos conjuntos; conjuntos numéricos; relações e funções; função constante e função do 1º grau; função do 2º grau; função modular; função exponencial; logaritmo e função logarítima; Progressões aritméticas; progressões geométricas; matrizes; determinantes; Sistemas lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; probabilidade; matemática financeira.

ESTUDOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS

A antigüidade oriental; A antigüidade clássica; A idade média oriental; A idade média ocidental; Transição do feudalismo para o capitalismo; Renascimento cultural; Reformas Religiosas; Mercantilismo; A renovação cultural e intelectual da idade moderna; Formação do estado moderno e o absolutismo; Independência dos Estados Unidos; As revoluções liberais no estado moderno: a revolução industrial, a revolução francesa, a era napoleônica, unificações européias: Itália e Alemanha; Imperialismo europeu; A crise de 1929 nos Estados Unidos da América; O fascismo e o nazismo.

Situação geográfica do Brasil na América do Sul e o contexto mundial; Estrutura geológica e o relevo brasileiro; Principais rios e bacias hidrográficas; Principais solos do Brasil e sua distribuição; Principais tipos de clima; diversificação climática; Formações vegetais no país; População nacional: análise; povoamento, evolução, imigração estrangeira no país; as cidades, características do processo de urbanização, hierarquia e rede urbana, as regiões metropolitanas; espaço agrário brasileiro; Atividades industriais e fontes de energia no Brasil; O comércio e os serviços; transportes e comunicações; As macro-regiões e as diferenças inter-regionais; A crise do “modelo brasileiro”; O Brasil e a América do Sul (Mercosul e ALCA).

(5)

5. MATRÍCULA DOS APROVADOS

O candidato classificado é obrigado a efetuar a matrícula, sob pena de perda da vaga, de acordo com as datas previstas no Calendário de Eventos deste Manual, no horário das 13h às 18h e das 19h às 22h, na Secretaria do Curso para o qual foi aprovado. Para tanto, deverá apresentar os seguintes documentos:

• cópia do documento de identidade oficial (RG); • cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);

• cópia do título de leitor, para maiores de 18 anos, acompanhada do comprovante de votação na última eleição;

• cópia do documento de quitação com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino; • duas fotos 3x4;

• cópia de um comprovante de residência em nome próprio ou dos pais, atualizado;

• original do certificado de conclusão do ensino médio e o original do histórico escolar do ensino médio, ambos com assinatura, carimbo e registro do Diretor e do Secretário do Colégio e/ou Escola;

• documento comprobatório do estágio obrigatório para os que concluíram o curso técnico; • cópia da certidão de nascimento ou de casamento (legível e sem rasuras).

De acordo com a Portaria Ministerial n. 391, publicada no DOU de 07/02/2002 (com retificação em 13/04/2002), fica o candidato obrigado a comprovar, até a data da matrícula, a conclusão do Ensino Médio (ou equivalente), perdendo o direito à matrícula caso não realize tal procedimento.

Às Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão reservam-se o direito de, a seu critério, e concluídas as matrículas, não iniciar aulas de turmas com menos de 30 (Trinta) alunos.

Início das Aulas: 27 de janeiro de 2014.

6. Os casos não evidenciados neste Manual serão esclarecidos pela Comissão Permanente do Vestibular FAINTVISA.

COMISSÃO DO VESTIBULAR

Maria das Graças Malheiros de Souza Carneiro da Cunha - Presidente –

Manoel Aldo da Silva

Maria Aparecida Malheiros de Sousa Gilberlande Pereira dos Santos

Rosymere Gomes da Silva Antonio Arnaldo da Silva

Referências

Documentos relacionados

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

No Power BI as tabelas são independentes uma da outra, o que significa que uma conexão deve ser criada para que a interface seja interativa entre todas as tabelas de dados.. Para

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

Exige-se, portanto, que tenha transitado em julgado a anterior sentença condenatória antes do cometimento do segundo crime. Não se caracteriza a reincidência, assim, se, na

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Os atletas de género feminino apresentaram níveis médios mais elevados de regulação externa, regulação identificada e regulação integrada; tendo os atletas do género masculino

10| Ano 2019 Simone Mura Universidade Católica de Moçambique smura@ucm.ac.mz Juleca Faquira Universidade Católica de Moçambique jrefaquira@ucm.ac.mz UMA PERSPECTIVA SOBRE

NUDFAC Sousa, CEM - Desenvolvimento e validação de métodos bioanalíticos para quantificação de hidroclorotiazida e cimetidina em plasma humano e aplicação em estudos