• Nenhum resultado encontrado

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Eliane de Fátima dos Santos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Eliane de Fátima dos Santos."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora

Curso de Pedagogia – UAB/UFJF

Eliane de Fátima dos Santos

Memorial do Curso

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Memorial do Curso ministrada pela Profª. Drª. Léa Stahlschmidt Pinto Silva para o 8º período de Pedagogia da UAB/UFJF.

Tutora a distância: Michelle de Souza Pereira Filgueiras.

Coromandel 2011

(2)

2 Falar em memórias para mim não é fácil, pois são mínimas as minhas recordações, e mesmo após estar quase finalizando o curso a memória ainda me prega peças.

Iniciei o curso de Pedagogia no mês de Outubro de 2007, mas o mesmo caiu na minha vida como um paraquedas, pois não tinha intenção de cursá-lo, o que queria na verdade era fazer um curso destinado somente à Educação Infantil, mas sendo uma exigência na área em que atuava e continuo atuando (creche) fiz o vestibular no dia quinze de Setembro de 2007 e fiquei bastante surpresa por ter passado, mas muito feliz por ser uma das contempladas em fazer parte do quadro de estudantes de tão renomada Universidade.

Então veio a viagem para a cidade sede da Universidade da qual passaria a fazer parte, exatamente no dia 19 de Outubro de 2007. Foi uma viagem emocionante, inesquecível e cheia de encantos. No dia 20 de Outubro de 2007 tive o privilégio de conhecer de perto as instalações da Universidade que faria parte de minha vida durante quatro anos. Ainda recordo-me com carinho e saudade do dia em entrei no ônibus juntamente com minhas colegas para uma viagem que seria longa, mais ou menos 12 horas direto, mas foi uma viagem maravilhosa, entre paradas em restaurantes e lanchonetes, passagem por belas cidades até então por mim desconhecidas e a volta então, exatamente no dia 21 de Outubro de 2007, foi um misto de saudades da cidade visitada e vontade de retornar a minha querida cidade para os braços da família.

Assim comecei o curso sem muitas expectativas, já com receio de não conseguir chegar ao final devido à dificuldade de memorização, interpretar textos, interagir com as colegas, professores e tutores na plataforma, cumprir as etapas do estágio e construir a famosa monografia, tão falada por algumas colegas que não era fácil e dependia de muito esforço, dedicação e leitura. Devido a minha timidez em falar para o público, já iniciei o curso com um frio na barriga e sempre pessimista acreditando que tudo que escrevia não estava bom.

No início não foi nada fácil, pois fiquei vinte anos sem estudar e me vi diante de textos para ler e interpretar; construir textos a partir da compreensão dos materiais disponibilizados e pesquisas na internet. Sem falar nas resenhas que me deixaram meio que atordoada, pois na minha trajetória estudantil não havia aprendido a fazer resumos e nem resenhas.

(3)

3 E o problema maior era que não sabia ao menos ligar o computador e digitar textos no Word. Então foi uma novela, tendo várias vezes que fazer tudo de novo, pois perdia todo o trabalho devido a não ter salvado de forma correta, mas fui aprendendo com as tutoras presenciais e algumas colegas. Aprender a lidar com a plataforma foi muito difícil, mas com muita persistência e auxílio consegui me adaptar ao novo meio de estudar e aprender, ou seja, a minha sala de aula virtual que me acompanharia durante quatro anos. Mas fazer um curso a distância e podendo eu mesma gerenciar o horário que melhor adequasse a minha vida foi a melhor opção para minha formação continuada.

No decorrer do curso, e olha que não foi somente uma vez, fiquei bastante desanimada e tive vontade de parar devido a problemas variados, mas me vi amparada por pessoas muito queridas como minha família, as tutoras presenciais e algumas colegas que através de conselhos elevaram minha auto-estima e me impulsionaram a prosseguir com esforço, dedicação e muita garra.

Não posso deixar de escrever sobre as aulas presenciais e as oficinas, todas bem elaboradas, criativas, dinâmicas e ministradas por professores que vieram de tão longe e tinham sempre uma vontade enorme de construir e partilhar conhecimentos junto às alunas. Eles preparavam as aulas e oficinas com tanto carinho e de acordo com a necessidade de aprendizagem da turma tornando-as parte fundamental para o aprimoramento dos estudos das disciplinas e das etapas de estágios. Disciplinas e estágios que foram relevantes e cheios de parcelas de entendimento possibilitando-me um aprendizado mais aprofundado tanto na teoria quanto na prática.

E os filmes e vídeos então, maravilhosos, alguns me faziam chorar e outros me faziam sorrir, mas todos com um significado muito importante e de acordo com os temas estudados, e tinham como objetivo fazer com que os transformasse em textos ou comentários e levá-los para minha sala de aula virtual, a plataforma, para interagir com as colegas e professores.

No tocante às tarefas realizadas individualmente sempre fiz através de pesquisas e leitura dos textos disponibilizados pelos tutores e professores para poder desenvolvê-las de forma correta e dentro do esperado pelos professores. Fazê-las foi muito gratificante, pois a cada dia que passava me tornava mais sábia, ficando claro no decorrer do curso o quanto minha escrita evoluiu.

(4)

4 Já as tarefas em grupos sempre foram ótimas de fazer, pois sempre teve muita parceria e envolvimento de todos para que o objetivo fosse alcançado e pudéssemos demonstrar o quanto a interação e trocas de opiniões faz do aluno um ser em constante progressão, construindo conhecimentos também a partir do que lhe é oportunizado.

Os fóruns, falar sobre eles não é fácil devido a minha dificuldade em interagir com os colegas na plataforma, mesmo estando ciente que é através dela que temos um espaço para dialogar esclarecer dúvidas, questionar e apreender os conteúdos. Assim posso dizer que todos os itens citados acima tiveram grande valia para minha jornada acadêmica e profissional, pois pude aliar a teoria estudada com a prática diária e assim ficar mais apta a dialogar com minhas colegas de trabalho no tocante a assuntos que diziam respeito ao cotidiano das crianças na instituição em que trabalho.

E a monografia? Esta foi um dos grandes desafios que já enfrentei até o momento, mas embora não sido fácil foi muito gratificante e prazeroso construir junto com a professora e a tutora um trabalho direcionado à minha vivência profissional e que tem me ajudado bastante a entender fatos que antes me eram alheios. As pesquisas foram fundamentais para que meu trabalho tivesse êxito no final e me tornasse uma pessoa mais culta e familiarizada com os atuais acontecimentos. Sendo assim posso dizer que este trabalho me ajudou muito na minha vida pessoal e na carreira profissional.

Os estágios mesmo com certa timidez foram ótimos e serviram para que eu presenciasse de perto o trabalho desenvolvido pelos professores e gestores junto aos alunos, pais e comunidade e familiarizar-me com o cotidiano das escolas. Aprendi muito durante todos os períodos, pois tinha conteúdos que havia esquecido e reaprendi com a professora da sala na qual estava estagiando. Todos os períodos de estágios tiveram grande valia para meu crescimento teórico e prático tanto acadêmico quanto profissional, mas um dos estágios que mais me deu prazer em realizar foi da EJA (Educação de Jovens e Adultos), pois observar e me certificar que os adultos depois de um dia de trabalho, principalmente os mais velhos estavam ali para aprender e não para brincar, foi muito gratificante. Pude presenciar momentos de aprendizagem deles através de meu auxílio e a euforia dos mesmos quando sabiam que estavam no caminho

(5)

5 certo me deixou muito satisfeita e com vontade de sempre buscar mais conhecimentos para poder ajudá-los.

De modo geral todas as disciplinas estudadas tiveram grande peso para meu crescimento intelectual e profissional fazendo com que me tornasse mais apta e capaz de buscar e construir novos conhecimentos a partir de pesquisas e dos textos disponibilizados, acrescentando assim em minha vida uma bagagem enorme de conhecimentos e saberes. Mas algumas disciplinas em particular acrescentaram mais saberes na minha vida tais como as disciplinas Fundamentos Teóricos Metodológicos em Educação Infantil e O Lúdico e a Educação.

Através da disciplina Fundamentos Teóricos-Metodológicos em Educação Infantil conheci mais de perto a realidade e como devem ser de fato as instalações das instituições de ensino destinadas a educação infantil. Durante todo o período tive o prazer de aliar as teorias estudadas com a minha prática enquanto educadora e posso dizer que tive êxito em minhas abordagens junto às crianças através de projetos, problematizações, indagações e aulas diferenciadas que envolviam as crianças de forma mais gradativa e espontânea.

Outra disciplina que me auxiliou bastante na minha vida profissional foi O Lúdico e a Educação, pois através desta disciplina pude ampliar meus conhecimentos acerca do lúdico e observar com mais exatidão a representação lúdica na vida das crianças e pude assim inserir mais brincadeiras, histórias contadas e dramatizadas e assim contribuir de forma rica e diversificada para o desenvolvimento dos mesmos.

Dessa forma, pensar em um futuro mais promissor e cheio de conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Pedagogia não é mais um sonho, e sim uma realidade da qual cada dia mais e mais está perto de se concretizar. E estando para finalizar o curso a cada dia que passa estou mais ansiosa sem saber ao certo como vai ser minha reação com o encerramento do mesmo, mas na realidade já de antemão sei que vou chorar bastante, pois como dizem minhas colegas e minha família sou uma manteiga derretida, e entre as muitas dificuldades que enfrentei e ainda estou enfrentando chegar ao final para mim é uma vitória e superação de muitos obstáculos. Mas sei que vai ficar saudades de tudo que vivenciei durante os quatro anos de curso, da plataforma, dos e-mails, das colegas, das tutoras presenciais e a distância e dos professores que sempre me possibilitaram apreender os conteúdos de forma mais abrangente.

(6)

6 Depois de quase quatro anos ainda posso dizer que nunca foi fácil conciliar estudos, família e trabalho, pois essa tríade me fez mudar todos os hábitos que tinha e enfrentar de cabeça erguida os desafios que chegavam, e olha que foram muitos, mas consegui chegar até aqui e espero com a graça de Deus em julho pegar meu diploma e seguir em frente cheia de saberes.

E todo o aprendizado do curso me garante como futura professora adentrar com êxito e uma bagagem enorme de saberes no âmbito escolar e fazer bonito dentro da sala de aula, mas não pretendo ministrar aulas para as séries iniciais (1º ao 5º ano), pois gosto mesmo é de trabalhar com a educação infantil e vou permanecer no local em que trabalho (creche) e continuar proporcionando a eles uma aprendizagem de qualidade, agora com muito mais possibilidades de conceber conhecimentos e fazer com que os mesmos se sintam parte integrante e co-autores do ensino-aprendizagem.

No tocante a gestão escolar as disciplinas estudadas em todos os períodos me fez entender como se dá a relação entre os envolvidos no processo educativo nas escolas sendo que os mesmos são a comunidade escolar, professores, alunos, direção e demais segmentos da escola. Através dos estágios fui percebendo como é árdua a tarefa do diretor, pois o mesmo sempre procura se posicionar de forma dialógica e direcionar sua visão em uma perspectiva democrática e dessa forma inserir a comunidade no seu interior para que essa junção faça do espaço escolar um meio participativo e interativo no tocante ao ensino-aprendizagem. Mas não pretendo pleitear um cargo de gestão, não pelo motivo de não estar preparada, mas porque o mesmo envolve muitas responsabilidades, principalmente por vivermos momentos de democracia nas escolas e consequentemente as cobranças são muitas por parte da sociedade para que se viabilizem nas escolas a tão conclamada gestão democrática.

Portanto, sistematizo minhas aprendizagens na área em que estou atuando e espero contribuir de forma significativa com a formação dos alunos que fazem parte da minha rotina diária.

E para finalizar, o que posso dizer mais do curso de Pedagogia é que por ser à distância tive o prazer de encontrar pessoas de outras universidades que como eu também aderiram ao modo de estudar através da UAB (Universidade Aberta do Brasil). Dessa forma todas as pessoas da turma da qual faço parte (Pedagogia) vão ficar para sempre na minha memória, umas como apenas colegas de curso e outras como amigas.

Referências

Documentos relacionados

O Programa REUNI foi instituído pelo governo federal em 2007 e possuía, como principal objetivo, reestruturar a educação superior no Brasil, dotando as

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

[r]

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..