• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS ÓLEOS USADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS ÓLEOS USADOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

newsletter de informação à Entidade Gestora . Ano 4 . Trimestral . nº11 Jan*09

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

2

O presente número constitui a segunda edição da newsletter da SOGILUB em 2010.

Neste trimestre, informa-se sobre o modelo de gestão utilizado pela SOGILUB em Portugal, enquanto entidade gestora de óleos usados. Paralelamente, é feita uma abordagem aos outros tipos de modelos existentes na Europa, que surgiram após a Directiva dos Óleos Usados, transposta para a legislação dos diferentes estados-membros. São ainda analisados os modelos de alguns países não europeus, com sistemas relevantes e comparáveis aos modelos europeus.

Na actualidade internacional é destacada a nova lista actualizada de substâncias perigosas do REACH e o estudo relativo à pegada ecológica de carbono dos veículos eléctricos.

Neste número, o país escolhido para a rubrica Gestão de óleos usados em outros países foi a Bélgica, onde a entidade gestora ValorLub é responsável pelo sistema de gestão. São também apresentados o funcionamento do sistema e os principais resultados.

O primeiro artigo destacado na newsletter aborda a reciclagem potencial de pneus usados através da utilização de óleos usados, enquanto o segundo artigo refere uma técnica de remediação de solos contaminados recorrendo a óleos usados.

No mercado dos óleos base, observou-se, no primeiro trimestre, uma tendência genérica de aumento ligeiro do preço de todos os grupos.

Por último citam-se ainda eventos nacionais e internacionais relevantes.

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE

ÓLEOS USADOS

Newsletter da Entidade Gestora . Ano 5 . Trimestral . nº16 Abr*10

CONTEÚDOS

síntese

1

PAG 2:

ECOLUB

PAG 4:

Actualidade Internacional

PAG 5:

Gestão de Óleos Usados em outros países

PAG 6:

Mercado dos Óleos Base

PAG 8:

Eventos e Conferências

PAG 7:

Comunicações Científicas Elaborado por:

(2)

newsletter da Entidade Gestora . Ano 5 . Trimestral . nº16 Abr*10

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

2

O MODELO DE GESTÃO DA SOGILUB E OS MODELOS

EUROPEUS

de pré-tratado é vendido aos valorizadores que estabeleceram contratos com a SOGILUB.

As opções de destino final em Portugal são a reciclagem e a valorização energética, sendo o óleo regenerado em Espanha.

A diversidade dos modelos europeus

O modelo europeu que mais se assemelha ao português é o modelo italiano. Neste país a entidade gestora COOU, criada em 1982, coloca em prática o princípio da responsabilidade alargada do produtor. O óleo usado é recolhido de forma gratuita e também detido pelo consórcio que o vende após uma passagem por um controlo de qualidade, em unidades de armazenamento intermédio. Nesta etapa, o óleo é classificado de acordo com os resultados das análises e enviado para o destino final que melhor se adequa. Outros países europeus como a Bélgica ou a Espanha também apresentam modelos de gestão de óleos usados geridos por entidades gestoras. No entanto, nestes países, a entidade gestora não é responsável pelo financiamento integral do sistema, porque se estabelece um mercado livre entre os recolhedores/transportadores e os valorizadores. Não sendo detentora do óleo, a entidade gestora apenas incentiva financeiramente os operadores, recompensando-os pela sua actividade. Na Bélgica, estes incentivos são atribuídos pela VALORLUB aos recolhedores/transportadores pelas quantidades recolhidas reportadas. Estes operadores podem adicionalmente realizar o pré-tratamento do óleo para lhe acrescentar valor comercial.

Em Espanha, a entidade gestora SIGAUS incentiva

financeiramente não só os

recolhedores/transportadores como também atribui um incentivo referente ao pré-tratamento, sendo este opcional. Para além disto, a SIGAUS incentiva também

O modelo de gestão em Portugal

Em Portugal, a entidade gestora responsável pela gestão de óleos usados lubrificantes é a SOGILUB. Esta associação sem fins lucrativos foi criada após o Despacho conjunto 662/2005 de 6 de Setembro. A implementação desta entidade gestora teve origem na Directiva dos óleos Usados, que foi transposta para a legislação dos diferentes estados-membros incorporando o Princípio da Responsabilidade Alargada do Produtor.

De acordo com este princípio, a responsabilidade de gestão dos óleos no seu fim de vida é dos produtores de óleos novos e estes devem, por isso, financiar a recolha e tratamento dos mesmos quando no fim de vida constituem um resíduo.

A responsabilidade é traduzida na prática, através de uma taxa cobrada aos produtores de óleos novos, denominada Ecovalor que incide sobre todos os óleos novos que geram óleo usado e é utilizada pela SOGILUB para financiar todo o sistema, desde a rede de recolha e análise, ao pré-tratamento e transporte. No sistema integrado, criado em Portugal a SOGILUB estabelece contratos com vários recolhedores por regiões, de forma a financiar a sua actividade de recolha e a garantir que esta é totalmente gratuita para os detentores de óleos usados. A SOGILUB financia ainda o pré-tratamento dos óleos, sendo estes obrigatoriamente sujeitos a tratamentos físicos onde se retiram a água e sedimentos.

A SOGILUB é a detentora do óleo recolhidos, através da marca ECOLUB, sendo que o óleo usado depois

(3)

newsletter da Entidade Gestora . Ano 5 . Trimestral . nº16 Abr*10

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

3

Certificados de produtores de óleos

Durante o 1.º trimestre de 2010 a SOGILUB

prosseguiu no envio de certificados aos

Produtores de óleos seus aderentes. Através

desta iniciativa, a SOGILUB procura

desenvolver nos produtores de óleos a

atenção para a importância da gestão dos

óleos usados e do cumprimento dos

requisitos legais nesta matéria.

Paralelamente, pretende-se desenvolver um

sentimento de posse e orgulho na

participação do Sistema Integrado de Gestão

de Óleos Usados.

BREVES DA SOGILUB

Projecto Limpar Portugal

O projecto Limpar Portugal decorreu no

passado dia 20 de Março, constituindo uma

iniciativa da sociedade civil dirigida à

limpeza de espaços florestais em meio rural

e urbano, apoiada por diversas entidades

públicas e privadas.

A SOGILUB estabeleceu um protocolo com

o projecto para

contribuir para

a limpeza de

matas

e

florestas.

financeiramente os regeneradores, ainda que tal como na Bélgica o mercado permaneça livre entre os transportadores e os valorizadores.

Na Dinamarca, existe também uma entidade gestora que atribui incentivos aos transportadores, muito semelhante ao sistema belga. No entanto, esta entidade gestora actua somente sobre os óleos regeneráveis, não cobrindo a totalidade de óleos usados gerados no país.

Existem ainda outros países onde não foram criadas entidades gestoras apesar do sistema de recolha existir, como é o caso da França, onde é a agência governamental ADEME que gere o sistema. A recolha é gratuita para os detentores e a ADEME garante um subsídio aos recolhedores que apresentem prejuízos com a actividade de recolha e atribui ainda um incentivo aos regeneradores.

Por último, em países como a Alemanha ou o Reino Unido, não existe nenhum tipo específico de incentivo paro os sistemas de gestão de óleos usados.

Na Alemanha, o departamento ambiental do governo é o responsável por reportar os dados sobre o sistema, como as quantidades de óleos novos colocados no

mercado, mas não interfere no mesmo. No passado, o governo alemão atribuiu um esquema de incentivos à regeneração para incentivar esta actividade e torná-la economicamente competitiva.

Os modelos não-europeus

Para além da Europa, existem outros casos relevantes de países desenvolvidos que adoptam sistemas de gestão díspares de Portugal.

Na Califórnia (EUA), o sistema de gestão de óleos usados é similar ao francês, na medida em que é o departamento de ambiente do Estado a gerir a taxa cobrada aos produtores de óleos novos. No entanto, esta taxa é utilizada para atribuir incentivos aos recolhedores/transportadores como forma de estímulo, tal como acontece na Bélgica.

Por último, o Canadá funciona, em algumas regiões com um modelo de incentivo económico aos recolhedores/transportadores, mas à semelhança de alguns países da Europa, as várias regiões têm entidades gestoras responsáveis pelos sistemas de gestão dos óleos respectivos.

Fonte: Sogilub e 3Drivers

(4)

newsletter da Entidade Gestora . Ano 5 . Trimestral . nº16 Abr*10

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

4

BREVES na Actualidade Internacional

LISTA DE SUBSTÂNCIA QUÍMICAS PERIGOSAS

AUMENTADA

A Agência Europeia de Produtos Químicos adicionou 14 substâncias à lista de “químicos com elevado grau de preocupação” relativamente ao perigo para a saúde pública. Após as novas inclusões, a lista actual de substâncias está fixada em 29.

A identificação de uma substância com “elevado grau de preocupação” e a inclusão da mesma nesta lista é o primeiro passo no novo procedimento ditado pela União Europeia. A Agência Europeia de Produtos Químicos sublinha que as empresas devem actualizar imediatamente as obrigações legais, após a inclusão destas substâncias na lista. Estas obrigações estão principalmente focadas nos deveres dos fornecedores, produtores e importadores que devem manter os consumidores perfeitamente informados, sobre a perigosidade das substâncias comercializadas. No entanto, o tamanho desta lista é ainda reduzido, em comparação com as 270 substâncias identificadas como prioritárias na “Lista de Pecado REACH” (Sin List), uma versão não oficial publicada por grupos de interesse e ONG’s.

Um representante da indústria afirma que a actual lista deve crescer até 150 substâncias em 2010, atingindo-se um número de substâncias intermédio entre a primeira versão publicada e as propostas dos grupos não-governamentais. Desde Março de 2009 um grupo informal composto por 6 Estados-membros: Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Suécia e Holanda, encontra-se também a trabalhar num método para agrupar as substâncias, de forma a ajudar cada Estado-membro a identificar as mais relevantes para a inclusão na lista, contribuindo desta forma para acelerar todo o processo

.

Fonte: EurActiv

CARROS ELÉCTRICOS NÃO DIMINUEM

PEGADA ECOLÓGICA DE CARBONO NO CURTO

PRAZO

A mudança de carros a gasóleo para carros eléctricos não diminuirá a emissão de dióxido de carbono nos próximos 15 anos, enquanto a electricidade fornecida na Europa permanecer dependente de combustíveis fósseis.

Esta conclusão foi retirada dum estudo dinamarquês elaborado pela Associação de Indústrias de Petróleo e onde se compararam as emissões de CO2 de carros (a gasolina, a gasóleo e híbridos) com as emissões indirectas dos carros eléctricos. De acordo com a análise, as emissões de CO2 dos veículos híbridos e dos carros eléctricos são semelhantes, enquanto os carros a gasóleo emitem mais 8% de dióxido de carbono, e os de gasolina mais 35%, devido à menor eficiência no uso de energia. O estudo demonstrou ainda que, apesar dos carros eléctricos emitirem menos CO2, não conseguem percorrer as mesmas distâncias e atingir as velocidades dos carros convencionais. Refere-se ainda que esta tendência poderá ser contrariada apenas no médio/longo prazo, uma vez que a UE pretende que a energia consumida tenha um maior contributo a partir de fontes renováveis. Em 2015 estima-se que em média, cerca de 5% da electricidade fornecida

a veículos eléctricos tenha origem em fontes renováveis, valor que poderá ser aumentado para 15% em 2025.

Fonte: EurActiv

(5)

newsletter da Entidade Gestora . Ano 5 . Trimestral . nº16 Abr*10

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

5

Apesar da entidade gestora ter um papel

fundamental na organização do sistema e

incentivar a recolha dos óleos usados,

garantindo que estes são gratuitos para os

detentores, o mercado em vigor é livre. Isto

significa que os recolhedores/transportadores

ficam na posse do óleo e vendem-no ao destino

final que pretendem.

Como se pode observar pelo gráfico seguinte, a

Bélgica tem uma taxa de regeneração muito

elevada, com mais de 90% do óleo recolhido a

ser entregue a regeneradores (2008).

Para além destas características, a VALORLUB

é também uma das poucas entidades gestoras

que atribui incentivos financeiros aos

produtores de óleos usados para incentivar o

armazenamento correcto dos mesmos e

impedir que contaminem a água e o solo

enquanto não são devidamente recolhidos.

Fonte: VALORLUB

Na Bélgica, a entidade responsável pela gestão

dos óleos usados é a VALORLUB.

Esta associação sem fins lucrativos gere o

sistema de recolha de óleos usados em todas

as regiões Belgas.

O sistema é financiado pelo Ecovalor cobrado

aos produtores de óleos novos geradores de

óleos usados que representam cerca de 50% do

mercado.

Neste país, são praticados dois tipos de

Ecovalor que cobrem os dois tipos diferentes de

óleos usados gerados: os domésticos e os

profissionais. Assim, aos óleos consumidos

pelos particulares (domésticos) é cobrado um

Ecovalor superior (0,3€/L em 2008) porque estes

acarretam um custo de recolha muito superior

aos restantes óleos e representam uma fracção

diminuta do universo dos óleos gerados. O

Ecovalor aplicado aos restantes óleos,

denominados profissionais teve o valor 0,02€/L

em 2008.

O sistema Belga funciona através da atribuição

de incentivos a recolhedores/transportadores.

Desta forma, a entidade gestora recebe e

administra o Ecovalor atribuindo incentivos aos

operadores aderentes à entidade gestora pela

quantidade recolhida que reportam.

Os operadores que estão assim ligados à

VALORLUB

podem

ser

recolhedores/transportadores ou centros de

pré-tratamento onde se realizam tratamentos

físicos ao óleo para lhe acrescentar qualidade e

valor de mercado. No entanto, esta operação é

apenas opcional e dependente do operador que

detém o óleo e do destino final que pretende.

GESTÃO DE ÓLEOS USADOS EM OUTROS PAÍSES –

Bélgica

edtjektjrkr

91% 3% 6% Regeneração Valorização Energética Reciclagem

(6)

newsletter da Entidade Gestora . Ano 5 . Trimestral . nº16 Abr*10

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

6

MERCADO DOS ÓLEOS BASE

Ligeira tendência de aumento do preço de mercado

dos óleos base no 1º trimestre de 2010.

No presente trimestre de 2010 verifica-se a

continuação da tendência crescente do preço

dos óleos no mercado internacional.

Esta tendência de aumento ligeiro teve início no

final do ano passado em que o mercado

começou a recuperar positivamente face ao

decréscimo atípico verificado em 2009.

Com efeito, no ano de 2008 observou-se um

aumento significativo no preço dos óleos,

atingindo-se valores em todos os grupos

bastante

superiores

à

média.

Como

consequência, o período contíguo trouxe um

abaixamento abrupto dos preços, com valores

também mais baixos do que os médios.

Durante o ano de 2009 os preços

mantiveram-se relativamente estáveis, apremantiveram-sentando em

alguns momentos tendências de aumento que

parecem agora manter-se sólidas.

Os preços actuais dos óleos do grupo I e grupo

II são semelhantes aos preços verificados em

períodos homólogos de anos anteriores.

Para os restantes grupos, os valores actuais

encontram-se ligeiramente abaixo dos valores

observados no período homólogo de 2009.

Fonte: Lubes’n’Greases

0 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 1.800 Se t-05 No v-05 Ja n-06 Mar -06 Mai -06 Ju l-06 Se t-06 No v-06 Ja n-07 Mar -07 Mai -07 Ju l-07 Se t-07 No v-07 Ja n-08 Mar -08 Mai -08 Ju l-08 Se t-08 No v-08 Ja n-09 Mar -09 Mai -09 Ju l-09 Se t-09 No v-09 Ja n-10 Mar -10

MERCADO DOS ÓLEOS BASE - €/ton

Período em análise Período Homólogo em 2008 Período Homólogo em 2007 Período Homólogo em 2006 Período Homólogo em 2009 Grupo I Grupo II Grupo II+ Grupo III Grupo III+

(7)

newsletter da Entidade Gestora . Ano 5. Trimestral . nº16 Abr*10

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

7

COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

2010 | Raouf, M.,E., Maysour, N.E., Abdul-Azim, A.,A., Amin, M.S. | Thermochemical recycling of mixture of scrap tyres and waste lubricating oil into high caloric value product

Energy Conversion and Management 51 (2010) 1304–1310

Os pneus usados e os óleos lubrificantes usados representam em conjunto, um desafio ambiental crescente porque não são biodegradáveis e os seus componentes não podem ser valorizados directamente.

O presente artigo investiga a viabilidade da reciclagem termoquímica de uma mistura de pneus usados com óleo usado lubrificante, através de um processo de pirólise onde é posteriormente analisado o valor dos produtos obtidos.

Primeiro, foram testadas as influências de parâmetros como a temperatura, tipo de catalisador e concentração de catalisador na reacção de pirólise.

De seguida, este efeito foi analisado no rendimento dos produtos obtidos a partir desta reacção: os óleos, os gases e os resíduos sólidos resultantes.

O estudo conclui que os produtos resultantes são utilizáveis e determinou as condições mais favoráveis para que o processo se torne mais rentável.

2009 |

Woo Park, S., Lee, J., Yang, J., Kim, K.,

Baek, K.

| Production of Low Metal Content

Re-refined Lubricating Oil

Journal of Hazardous Materials Volume 169, (2009), 1168-1172

A fiabilidade da tecnologia electrocinética foi investigada no presente trabalho, de forma a incidir na remediação de solos de linhas de comboio contaminados com zinco e óleo lubrificante.

Para tentar aumentar a eficiência de remoção dos contaminantes, foi utilizada uma purga catalítica com 0.1 mol/L de HNO3 e uma

adição de composto não iónico para remover o zinco e ao mesmo tempo solubilizar o óleo. A purga catalítica mantém o pH do solo ácido e aumenta a desadsorção de zinco ao solo. De seguida, a direcção electro-osmótica do fluxo altera-se do cátodo para o ânodo e a taxa de fluxo reduz-se. Com a perda de magnitude no fluxo electro-osmótico invertido inibe-se a migração de zinco e o óleo usado é removido. A remoção de zinco e óleo lubrificante é aumentada com o aumento na voltagem do gradiente; contudo, um gradiente demasiado elevado significa um gasto axagerado de energia.

Os resultados mostraram que após a operação electrocinética aplicada ao solo durante 17 dias, a eficiência de remoção do zinco foi de 22,1-24,3% e a eficiência de remoção do óleo usado foi de 45,1%-55,0%.

(8)

newsletter da Entidade Gestora . Ano 5 . Trimestral . nº16 Abr*10

GESTÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEOS USADOS

ÓLEOS USADOS

8

5

EVENTOS E CONFERÊNCIAS

Ambienergia Data: 27 a 30 de Maio de 2010 Local:

Leça da Palmeira, Portugal

Info: http://www.ambinergia.exponor.pt/ II Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas

Data: 27 a 29 de Maio de 2010 Local: Matosinhos, Portugal

Info:http://clima.apea.pt/scid/subAPEA/

3rd Annual Crude Oil Markets - Oil In A Post-Recession World

Data: 27 a 28 de Março de 2010 Local: Londres, Reino Unido

Info: http://www.platts.com/Conference.aspx Waste to Energy

Data: 5 e 6 de Maio de 2010 Local: Bremen, Alemanha.

Info

:

http://www.wte-expo.de/

International Conference on Thermal Treatment Technologies and Hazardous Waste Combustors

Data: 17 a 20 de Maio de 2010 Local: San Francisco, EUA

Referências

Documentos relacionados

·Para candidatos que estejam a cumprir ou executar a atribuição, competência ou atividade caracterizadoras dos postos de trabalho em causa, bem como para os

A autorização da abertura do presente concurso, para recrutamento de um Professor Auxiliar, na área disciplinar de Ambiente e Energia do Departamento de Engenharia

(E) há redução significativa da perda de calor em recém-nascidos entre 23-27 semanas quando colocados em envoltório de polietileno, do pescoço para baixo, após o

B 0 5 discreta descamação Superficial 20 superficiais, descamação de mãos e pés 15 apergaminhada com sulcos profundos 20 Forma da orelha C Chata, disforme pavilhão não

A produção de calor pela oxidação (queima) da gordura marrom, é distribuída através do corpo pelo sangue, que absorve o calor ao passar pelo tecido gorduroso... • Prevenção

 É um dos coeficientes específicos mais utilizados para se avaliar as condições ou os níveis de saúde de uma população, pois teoricamente, nenhuma criança deveria morrer,

A regularização fundiária em área de preservação permanente visa, portanto, compatibilizar os direitos à moradia e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,

Para se ter uma ideia concreta da efetividade da contribuição do Estado no que diz respeito ao acesso à moradia, aplicou-se questionário na Assistência Judiciária Gratuita da