• Nenhum resultado encontrado

Anexo 1. Encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra, sem a existência de uma vogal intermediária.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anexo 1. Encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra, sem a existência de uma vogal intermediária."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Anexo 1

O que é Dígrafo: Dígrafo é o encontro de duas letras que ao serem pronunciadas emitem um único fonema. São exemplos de dígrafos: nascer, morrer, chorar, isso, aquilo.

A palavra "dígrafo" tem origem grega, sendo formada pela junção dos termos di (dois) + grafo (escrever). Em outras línguas, podem existir trígrafos (três letras) ou quadrígrafos (quatro letras). Por exemplo, na Língua Alemã, "tsch" (Deutschland) representa apenas um som. Na Língua Portuguesa, os dígrafos são classificados em Vocálicos (encontro de duas letras que formam um som de vogal) e Consonantais(encontro de duas letras que formam um som de consoante).

Exemplos de Dígrafos Vocálicos • am: ambíguo, campeão

• an: antítese, manto • em: lembrança, tempo • en: vento, senta • im: impureza, símbolo • in: interior, síntese • om: sombra, pompa • on: ontem, conto

• um: tumba, cumprimento • un: fundo, tonto, mundo

Exemplos de Dígrafos Consonantais • lh: soalho, migalha

• nh: tenho, vinho • ch: chegar, achatado • rr: jarro, corrimão • ss: massa, passeio

• qu e gu (seguidos de e ou i): quente, quiromancia • sc: ascender, crescer

• sç: cresço, desço

• xc: excelente, excessivo • xs: exsudar, exsica

ENCONTRO CONSONANTAL

Encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra, sem a existência de uma vogal intermediária.

Palavras com encontro consonantal

cacto;

flor;

frio;

magnético;

(2)

planície;

ritmo;

vidraça.

TIPOS E EXEMPLOS DE ENCONTROS CONSONANTAIS

Existem dois tipos principais de encontros consonantais:

encontro consonantal perfeito (também chamado de próprio ou puro);

encontro consonantal imperfeito (também chamado de impróprio ou disjunto).

Alguns autores defendem ainda a existência de um terceiro tipo de encontro consonantal: o encontro consonantal misto.

Encontro consonantal perfeito

Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm

inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba.

É o caso das consoantes l e r juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras:

Brasil (Bra-sil); claro (cla-ro); flores (flo-res); fritadeira (fri-ta-dei-ra); palavra (pa-la-vra); prateleira (pra-te-lei-ra); psicólogo (psi-có-lo-go); gnomo (gno-mo); pneumático (pneu-má-ti-co); Encontro consonantal imperfeito

Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes:

advogado (ad-vo-ga-do); aftas (af-tas); almoço (al-mo-ço); costas (cos-tas); forte (for-te); magnético (mag-né-ti-co); objetivo (ob-je-ti-vo); Encontro consonantal misto

Há encontro consonantal misto quando, na divisão silábica, os encontros consonantais apresentam características dos encontros consonantais perfeitos e imperfeitos:

destreza (des-tre-za);

destruição (des-tru-i-ção);

displicência (dis-pli-cên-cia);

(3)

Atividade 1

ANEXO 2

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Para entendermos o que é desenvolvimento sustentável, primeiro temos que saber que o planeta em que vivemos é formado por milhões de espécies de seres vivos, sendo que todas essas espécies são dependentes dos recursos naturais nele encontrados. Esses recursos naturais podem ser de dois tipos, renováveis e não renováveis.

Chamamos de recursos naturais renováveis aqueles que de alguma forma retornam à natureza, como por exemplo, a água, no ciclo da água; e os vegetais, através do reflorestamento. Já os recursos naturais não renováveis são os que, uma vez utilizados, não retornam à natureza, pois eles são transformados em outros produtos, como, por exemplo, o petróleo. A natureza, depois de algum tempo, consegue repor alguns desses recursos, enquanto que outros, uma vez esgotados, nunca mais serão encontrados.

A partir de atitudes sustentáveis podemos cuidar melhor do nosso planeta. A partir de atitudes sustentáveis podemos cuidar melhor do nosso planeta.

Agora que já sabemos o que são os recursos naturais, podemos trabalhar o conceito de desenvolvimento sustentável.

Chamamos de desenvolvimento sustentável aquele desenvolvimento que é capaz de atender às necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Explicando em outras palavras: nós, que pertencemos à geração atual, devemos ter mais cuidado com os recursos naturais para que eles não se esgotem, de forma que as gerações futuras, nossos filhos, netos etc., tenham a oportunidade de sobreviver com todos os recursos naturais que temos nos dias de hoje, pois como vimos no primeiro parágrafo, todas as espécies de seres vivos que habitam o planeta Terra dependem dos recursos naturais aqui encontrados.

É por esse motivo que devemos cuidar do nosso planeta e manter atitudes mais sustentáveis nas nossas ações diárias, como:

(4)

→ Apagar as luzes quando não estiver ninguém nos cômodos; Deligar os aparelhos eletrônicos quando não utilizados;

→ Deixar o chuveiro sempre na posição verão;

→ Fechar a torneira ao escovar os dentes e ao se ensaboar; → Reutilizar materiais;

→ Diminuir ou evitar o uso de sacolas plásticas;

→ Separar os materiais recicláveis dos não recicláveis, dando aos recicláveis o destino adequado; → Não jogar lixo nas ruas;

→ Antes de comprar algo, veja se realmente está precisando daquilo (consumo sustentável); → Se precisar ir a algum lugar perto de sua casa, prefira ir a pé ou de bicicleta.

São várias as atitudes sustentáveis que podemos ter para preservarmos o nosso planeta, e não é tarefa difícil se tornar um cidadão sustentável, basta ter coerência e consciência de suas atitudes, que, embora sejam pequenas, são muito importantes para a conservação dos recursos naturais.

Responda:

01- O que é Desenvolvimento Sustentável?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 02- O que é e quais são os recursos renováveis?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 03-Cite atitudes sustentáveis nas nossas ações diárias.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(5)
(6)

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

A prática de distanciar lésbicas negras da esfera política é mais uma das formas de exclusão que uma sociedade patriarcal, racista e desigual impõe às mulheres

[r]

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e