• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

- - - GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA

EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N° 003/2018

FUNÇÃO: MÉDICO PSIQUIATRA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

 Este caderno de prova é composto de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

 05 (cinco) questões de Português

 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais

 10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos;  Você recebeu:

 Caderno de Prova.

 Cartão-resposta.

 Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, reclame ao fiscal da sala para que o substitua.

 Não serão aceitas reclamações posteriores.  Confira os dados que estão no cartão-resposta.

 Os números do cartão-resposta, de 01 (um) a 20 (vinte), correspondem rigorosamente à numeração sequencial atribuída às questões objetivas do Caderno de Prova.

 Na linha do cartão-resposta, que contém o número da questão, estão as letras: A, B, C, D e E que correspondem às alternativas da questão.

 Cada questão possui SOMENTE uma alternativa correta.

 Preencha o quadrículo, com caneta esferográfica AZUL ou PRETA, no espaço da letra que corresponde à alternativa correta no cartão-resposta.

 Não marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois, se isso acontecer, ela será anulada.

 Procure responder todas as questões.

 Assinale as respostas, primeiramente, ao lado das questões, no Caderno de Provas, para evitar possíveis erros no resposta. Revise suas respostas e, logo após, preencha o cartão-resposta.

 Ao concluir a prova, devolva ao fiscal o caderno de prova e o cartão-resposta.

BOA SORTE!

Universidade do Contestado - UnC Novembro/2018

(2)

Português

01. “O pobre canarinho não abriu o olho. Jazia em um canto, caído, moribundo. É, esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz, que sempre viveu para cantar”. Assinale a alternativa que apresenta o elemento de coesão que recupera o sentido do nome “canarinho”.

a) Um artigo, em “dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz”. b) Um verbo, em “que viveu para cantar”.

c) Um pronome, em “que viveu para cantar”.

d) Uma elipse, em “Jazia em um canto, caído, moribundo”. e) Um substantivo, em “É, esse está na última lona”.

02. Os brasileiros, que acreditam na possibilidade de um governo sério, exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

Qual alternativa determina exatamente a mesma informação contida na frase acima?

a) Aqueles brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

b) Medidas imediatas contra os políticos corruptos são exigidas pelos brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério.

c) A possibilidade de um governo sério é uma exigência daqueles brasileiros que querem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

d) Os brasileiros acreditam na possibilidade de um governo sério e exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

e) A possibilidade de um governo sério é uma crença daqueles brasileiros que exigem medidas contra políticos corruptos.

03. Complete as lacunas e indique a sequência correta. 1- ___________muitos fatos lamentáveis durante o comício. 2- Algum de nós nunca ____________chegou atrasado. 3- Mais de um candidato __________ de entregar a redação. 4- ____________ existir mais profissionais para atender os doentes. a) Ocorreu, chegou, deixou, Deveria.

b) Ocorreram, chegamos, deixou, Deveria. c) Ocorreu, chegamos, deixaram, Deveriam. d) Ocorreram, chegamos, deixaram, Deveriam. e) Ocorreram, chegou, deixou, Deveriam.

04. Leia o texto:

Ninguém sabia se haviam muitas mulheres assistindo o desfile no clube que ocorreu o assalto: Assinale a alternativa que obedece a norma culta da língua:

a) Ninguém tinha conhecimento se havia muitas mulheres assistindo ao desfile no clube, no momento onde ocorreu o assalto;

b) Ninguém sabia se havia bastantes mulheres assistindo ao desfile no clube em que ocorreu o assalto;

c) Ninguém sabia se o desfile era assistido por bastante mulheres, no clube no qual o assalto ocorreu;

d) Ninguém sabia se existia muitas mulheres vendo o desfile no clube onde ocorreu o assalto;

e) Ninguém estava ciente se existia bastante mulheres assistindo o filme em cujo o clube no qual o assalto aconteceu.

05. Leia a estrofe do soneto de Vinícius de Moraes “Soneto da fidelidade” De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.

A palavra mesmo pode assumir vários significados. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao apresentado no 3º verso do poema apresentado:

a) Para onde você for, irei trilhando os mesmos caminhos. b) Há aqui o mesmo contraste da vida interior com a vida anterior

(3)

c) O remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. d) Há mesmo necessidade de mandá-la embora?

e) Faremos a festa de qualquer maneira, mas vamos mesmo.

Conhecimentos Gerais

06. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao conceito de História:

a) A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem será, portanto, o que será o homem no futuro.

b) O conceito de História, por natureza, consiste em estudar os vestígios fossilizados.

c) A história está para o meio natural assim como o estudo paleontológico está para o entendimento do desenvolvimento geomorfológico do Planeta Terra.

d) A história é a memória do gênero humano, o que lhe dá consciência de si mesmo, isto é, da sua identidade no tempo, desde a sua origem; é por consequência o relato do que, no passado, deixou marca na recordação dos homens.

e) Todas as alternativas estão corretas.

07. Com relação a possibilidades do trabalho com a História Local como estratégia de aprendizagem, podemos AFIRMAR:

a) O trabalho com a história local pode não inserir o aluno na comunidade da qual faz parte, afastando-o da historicidade e identidade.

b) O estudo com a história local ajuda a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social.

c) Como estratégia pedagógica, as atividades com a história local dificultam o aluno na análise dos diferentes níveis da realidade: econômico, político, social e cultural.

d) O trabalho com a história local pode ser instrumento idôneo para a construção de um história mais plural, menos heterogênea, que silencie a multiplicidade de vozes dos diferentes sujeitos da história. e) As experiências dos fatos históricos vivenciados no dia a dia das crianças também são recursos possíveis, todavia, pouco interessantes para se aproveitar em sala de aula.

08. “Originalmente as terras de Rio Negrinho,[...] pertenciam a família do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco de Curitiba, e ainda, em 1902, eram devolutas. Os primeiros moradores do município, oriundo do Paraná, eram preposto do Brigadeiro Franco, a fim de garantir a guarda de extensas áreas de terras na região”. Assim é CORRETO afirmar que dentre as primeiras famílias fixadas na região por volta do ano de 1875 foram:

a) Ferreira de Lima – Simões de Oliveira - Antônio Tavares e Carvalho. b) Ferreira de Lima – Carlos Lampe - Jorge Zipperer – Cardoso e Álvares. c) Jorge Zipperer – Simões de Oliveira - Willy Jung – Cardoso e Tavares. d) Simões de Oliveira – Carvalho – Cardoso e Tavares e Ferreira de Lima. e) Frederico Lampe – Henrique Liebl – Simões de Oliveira e Carvalho.

09. Com a fundação de São Bento e a expansão de suas estradas, teve continuidade a construção da estrada Dona Francisca. A sua passagem por Rio Negrinho, deu-se por volta de 1880, rumo a Rio Negro (hoje Mafra) [...]. Instalando-se as margens do traçado da estrada, em construção, diversas famílias com a Scholz, Carlos Hantschel, José Brey e outros. A Estrada D. Francisca foi concluída no ano de 1892. Assim, com relação a comemoração do aniversário dos 138 anos do município de Rio Negrinho é CORRETO afirmar que a data escolhida foi:

a) Da emancipação política acontecida com a desanexação do então Distrito de Rio Negrinho, do município de São Bento do Sul, através da Lei Nº 25 de 13/12/1953 e a criação do Município de Rio Negrinho, através da Lei Estadual Nº 133 de 30 de dezembro de 1953.

b) Com a instalação do Município, ocorrido em 27 de fevereiro de 1954, com a posse do prefeito nomeado, Henrique Liebl.

c) Com a posse dos primeiro governante municipal eleito em 15 de novembro de 1954, com 1941 eleitores inscritos, sendo o primeiro prefeito o Sr. Frederico Lampe.

d) A data do aniversário de Frederico Lampe e o ano da abertura da Estrada D. Francisca. e) A data do aniversário de Jorge Zipperer e o ano da abertura da Estrada D. Francisca.

(4)

10. Neste ano de 2018 o povo brasileiro foi as Urnas para escolher seu novo Presidente da República, saindo vitorioso das urnas, em segundo turno, o candidato JAIR MESSIAS BOLSONARO. Assim, é CORRETO afirmar que o percentual de votos recebidos foi de:

a) 50,10% b) 55,13% c) 59,23% d) 65.31% e) 69,83% Conhecimentos Específicos

11. As diretrizes diagnósticas, citadas no CID-10, para a síndrome de dependência mencionam que para um diagnóstico definitivo de dependência deve usualmente ser feito somente se três ou mais requisitos tenham sido experienciados ou exibidos em algum momento do ano anterior. Dessa forma qual das alternativas abaixo não faz parte destes requisitos?

a) Um forte desejo ou senso de compulsão para consumir a substância.

b) Dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substância em termos de seu início, término e níveis de consumo.

c) Um estado de abstinência fisiológico quando o uso da substância cessou ou foi reduzido, como evidenciado por: a síndrome de abstinência para a substância ou o uso da mesma substância (ou de uma intimamente relacionada) com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência.

d) Evidência de tolerância, de tal forma que doses crescentes da substância psicotrópica são requeridas para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais.

e) Danos ao fígado, estados de humor depressivos ou comprometimento do funcionamento da próstata.

12. Segundo BRASIL, caderno da Atenção Básica 28 (2013) os principais sinais e sintomas de intoxicação por álcool são:

a) Rubor facial, euforia, alterações da fala.

b) Alterações na coordenação motora, podendo evoluir apresentando tontura, ataxia e incoordenação motora mais acentuada, passando para confusão.

c) Desorientação e atingindo graus variáveis de anestesia, entre eles estupor e coma. d) Todas alternativas anteriores estão corretas.

e) Nenhuma alternativa está correta.

13. BRASIL, caderno da Atenção Básica 28 (2013) para todo caso de Síndrome de abstinência alcoólica SAA, deve ser feito o esclarecimento do quadro e dos sintomas para o paciente, familiares e acompanhantes, orientações gerais quanto a riscos relacionados a dificuldades motoras, como dirigir ou operar máquinas de maior precisão, repouso, dieta leve, hidratação, supervisão de cuidados. As principais medicações utilizadas nos casos de e SAA leve são:

I - Diazepan: 20 a 40mg/dia, é importante orientar que a dose de benzodiazepinico deve ser progressivamente diminuída, com acompanhamento da equipe, pois é comum que o paciente não retorne logo e continue fazendo uso de benzodiazepínicos associado à ingesta de álcool;

II - Em caso de hepatopatia: lorazepan 4 a 8mg/dia; III - Tiamina: 300mg IM, dose única.

IV - Hospitalizar, manter em repouso absoluto, ter a glicemia e os eletrólitos monitorados e manter a hidratação.

a) As assertivas I, II e III estão corretas. b) As assertivas I e III estão corretas. c) As assertivas III e IV estão corretas. d) As assertivas II e IV estão corretas. e) Todas assertivas estão corretas.

14. BRASIL, caderno da Atenção Básica 28 (2013) A redução de danos não tem como finalidade a abstinência, e sim evitar consequências prejudiciais ao indivíduo, como danos físicos, mortes e sequelas por causas externas como violência e acidentes. No caso do álcool, pode-se pensar em algumas ações que podem ser sugeridas dentro de um planejamento de cuidados, que pode ser iniciado já no acolhimento à demanda espontânea. Assinale a alternativa incorreta:

(5)

a) Alimentação e hidratação: comer e beber outros líquidos enquanto ingere a bebida, além de prevenir a intoxicação alcoólica aguda, reduz a quantidade álcool consumida e consequentemente os danos advindos do consumo.

b) Momento do consumo: planejar com o usuário o melhor momento para beber. Esta escolha leva em consideração, entre outras coisas, que o indivíduo não beba sozinho, que não dirija após beber, que “programe” a quantidade e o tipo de bebida a ser ingerido.

c) Local do consumo: é importante que o local de consumo seja seguro. Sendo o consumo de álcool uma atividade social, é interessante que esteja associado com outras atividades como, por exemplo, dançar ou jogar de sinuca. Isto pode ajudar a reduzir a quantidade de bebida ingerida.

d) Tipo de bebida: conversar com o usuário sobre a possibilidade de substituir as bebidas destiladas por bebidas fermentadas, que contêm menor concentração alcoólica.

e) Internação compulsória

15. Segundo BRASIL, caderno da AB 28 (2013), os pacientes com transtorno psicótico agudo podem apresentar uma gama de sintomas diferentes, a considerar exceto:

a) Presença de alterações de senso percepção, tais como ilusões e alucinações (visuais, auditivas, gustativas), crenças, medos e apreensões.

b) Aparência cuidada, ótima higiene.

c) Desconfiança acentuada, hipervigilância, hostilidade marcada, isolamento. d) Comportamento desorganizado, catatonia.

e) Agitação psicomotora, humor marcadamente eufórico, excitação, planos grandiosos, taquilalia, loquacidade acentuada.

16. BRASIL, caderno da Atenção Básica 28 (2013) quanto ao uso de antipsicóticos nos casos de transtornos psicóticos agudos no que se refere ao tratamento farmacológico, fala-se que desde que usados em doses equipotentes, todos os fármacos antipsicóticos são igualmente eficazes. Contudo o antipsicótico mais utilizado, por ser um medicamento que confere relativa segurança posológica, é o haloperidol injetável, na dose de 5mg/1 ml IM (intramuscular), numa dose máxima de 30mg/dia. Uma questão importante a ser levada em consideração sobre o uso de antipsicóticos é:

a) O corolário de efeitos colaterais que podem causar e no atendimento às emergências psiquiátricas, o principal efeito é a distonia aguda. Para evitá-la, podem-se administrar antiparkinsonianos, como o biperideno, na dose inicial de 1mg (via oral) ao dia, até atingir a dose máxima de 12mg, se necessário e de acordo com o tempo de tratamento com antipsicóticos de alta potência (por exemplo, haloperidol).

b) O corolário de efeitos colaterais que podem causar e no atendimento às emergências psiquiátricas, o principal efeito é a distonia aguda. Para evitá-la, podem-se administrar antiespamódicos, como o butilbrometo de escopolamida, na dose inicial de 50 mg (via oral) ao dia, até atingir a dose máxima de 500mg.

c) O corolário de efeitos colaterais que podem causar e no atendimento às emergências psiquiátricas, o principal efeito é a alergia pruriginosa disseminada. Para evitá-la, podem-se administrar anti histamínicos, como a prometazina, na dose inicial de 50mg (via intramuscular) ao dia, até atingir a dose máxima de 100 mg.

d) O corolário de efeitos colaterais que podem causar e no atendimento às emergências psiquiátricas, o principal efeito é a distonia aguda. Para evitá-la, podem-se administrar anticonvulsivantes, como o fenobarbital, na dose inicial de 200mg (via oral) ao dia, até atingir a dose máxima de 400mg.

e) O corolário de efeitos colaterais que podem causar e no atendimento às emergências psiquiátricas, o principal efeito é a parada cardíaca. Para evitá-la, podem-se administrar adrenalina.

17. BRASIL, caderno Atenção Básica 28 (2013) em relação ao suicídio e risco de suicídio é incorreto afirmar:

a) O suicídio é apontado, no Brasil, como a causa de 5,6 mortes por 100.000 habitantes e está em tendência decrescente ao longo das últimas três décadas.

b) Os profissionais devem estar sensíveis aos sinais que levantam suspeita de ideação suicida, pois apesar de poder não configurar risco biológico emergencial (exceto nos casos de tentativa executada), um paciente com presunção elevada pode representar um grande risco psicossocial para a pessoa e sua família, caso esta construa e execute um plano de suicídio.

c) Na avaliação, o profissional deve atender o usuário em espaço com privacidade e colocar-se à disposição para ouvi-lo, pelo tempo necessário, até obter uma compreensão mínima sobre a situação e estabelecer vínculo.

(6)

e) Deve-se tomar cuidado tanto para não rotular e julgar determinadas situações, quanto para não deixar que outras situações passem despercebidas (por exemplo, mulheres que estejam no climatério).

18. BRASIL, caderno Atenção Básica 28 (2013) são fatores de risco de suicídio, menores, exceto: a) Sociodemográficos: sexo masculino, faixas etárias entre 15 e 35 anos e acima de 75 anos, extratos econômicos extremos, residentes em áreas urbanas, desempregados (principalmente perda recente do emprego), aposentados, ateus, solteiros ou separados, imigrantes.

b) Perdas recentes, perdas de figuras parentais na infância, dinâmica familiar conturbada, datas importantes, reações de aniversário.

c) Transtornos mentais e passado de tentativa de suicídio.

d) Condições Clínicas Incapacitantes: doenças orgânicas incapacitantes, dor crônica, lesões desfigurantes perenes, epilepsia, trauma medular, neoplasias malignas, aids.

e) Estado mental e critérios de suspeita de transtorno mental, sobretudo a depressão (mais prevalente), mas também transtorno afetivo bipolar, abuso de substâncias psicoativas, esquizofrenia e transtornos de personalidade.

19. BRASIL, caderno Atenção Básica 28 (2013), no diagnóstico diferencial da crise de ansiedade é importante atentar para a exclusão de causas orgânicas. São doenças clínicas que podem mimetizar ataques de ansiedade, exceto:

a) Hipertireoidismo e hiperparatireoidismo. b) Crise de pânico.

c) Doenças do sistema cardiovascular.

d) Doenças do sistema digestivo e nervoso central. e) Dor crônica, tensão pré-menstrual, hipoglicemia.

20. BRASIL, caderno Atenção Básica 28 (2013) os antidepressivos são a primeira linha de tratamento no tratamento dos transtornos de ansiedade. É importante esclarecer o usuário que os antidepressivos têm resposta cumulativa ao longo das primeiras duas a quatro semanas.

a) Fluoxetina na dose de 20-80mg/dia, em casos de Pânico, Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, tendo como efeitos colaterais comuns a Insônia, inibição de enzimas hepáticas, anorexia, perda de peso, disfunção sexual.

b) Imipramina na dose de 100-250mg, em casos de Pânico, Ansiedade Generalizada, tendo como efeitos colaterais comuns a Sedação, hipotensão ortostática, efeitos anticolinérgicos, ganho de peso e visão borrada.

c) O clonazepam pode ser utilizado na UBS como “SOS” em doses 0,25 – 0,5mg sublingual para alívio de crises que não respondem a abordagem não farmacológica.

d) A indicação de uso contínuo de benzodiazepínicos deve ser cautelosa. Seu uso indiscriminado está contraindicado, uma vez que esta classe de medicamentos está relacionada a um alto índice de dependência e tolerância. Regimes para autoadministração pelo usuário podem ser prescritos pelo médico com posologia 0,5mg até 2,0mg VO/dia, preferencialmente, para uso quando as crises estiverem presentes. Maiores dosagens requerem sempre o aval de um especialista.

Referências

Documentos relacionados

Como a atmosfera é caracterizada como um fundamental meio de propagação de compostos de origem orgânica e inorgânica, este trabalho tem por objetivo investigar a emissão de

A mudança de combustível provocou variação no consumo específico do motor, sendo que o biodiesel de pinhão manso apresentou o maior consumo específico enquanto que o

No sistema de semeadura a lanço, o número de cápsulas por planta não se ajustou a nenhum modelo testado, não evidenciando efeito do adensamento das plantas, corroborando em parte

V S S S S S P P G Chs VALE Rego Pena Pase Cruz Mota Lama Laje Laje Lago Inha Goim GIsO Vinhl Torre Tojal Pomar Gaeta Corga Metal LOBeO Leira Lagoa Casal Beira Arosa Areal Serrlo

Soluções de Assistência as PME’s Serviços de acesso ao mercado as PME’s Programas de Apoio as MPME’s Serviço de acesso a financiamento as PME’s

Devemos, portanto, tratar da inclusão de pessoas com deficiência no sistema bancário de maneira responsável e consciente, enxergando esta questão não como uma obrigação legal, mas

infra-estrutura para coroas e prótese parciais fixas. Este material, durante a primeira sinterização, produz uma estrutura porosa e frágil. Posteriormente, esta recebe a cobertura

Efeito da aplicação de vinhaça na emissão de gases do efeito estufa e na comunidade desnitrificante e metanogênica do