• Nenhum resultado encontrado

Separando o joio do trigo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Separando o joio do trigo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Os capixabas presenciaram o pior acidente da histó-ria do Espírito Santo no setor de petróleo e gás e o

mais grave do país nos últimos 14 anos. Na manhã do dia 11, uma explosão na casa de bombas do na-vio-plataforma Cidade de São Mateus, da norueguesa

BW Offshore, matou nove trabalhadores e deixou 26 feridos. A direção do Sindpetro e a Fup se mobilizaram em a apoio as famílias e tiveram participação ativa na comissão de investigação do acidente.

A diretoria do Sindipetro-ES participou de uma entrevista para o jornal A Gazeta em que expôs com propriedade suas perspectivas diante do processo da Operação Lava Jato. Os diretores analisaram que os desvios e crimes ocorridos são frutos das indicações políticas aos cargos de gerência e defenderam a Petrobrás como patrimônio dos brasileiros.

JANEIRO

Separando o joio do trigo

FEVEREIRO

Maior tragédia no setor de petróleo e gás

A cada ano que recomeça, temos a vontade de olhar para trás e rever tudo que fizemos e construímos. Junto com essa vontade de renovação, vem o sentimento que estamos tornando nossa luta cada vez mais forte. O ano de 2015

não foi um ano fácil para a categoria petroleira, muitas batalhas foram travadas e o Sindipetro-ES esteve a frente de todas elas, com o apoio da categoria, resistimos e combatemos as ameaças e ataques aos nossos direitos. Vivemos uma

greve histórica, com uma paralisação de 23 dias. O sindicato também marcou presença em diversas atividades com os trabalhadores de norte a sul do Estado. Manifestações. Paralisações. Atos. Espaços de formação. Seminários. Congressos.

Negociações. Foi um ano de intensas realizações e de bastante aprendizado.

(3)

O Sindipetro-Es juntamente com outras entidades sindicais ocuparam as ruas de Vitória para protes-tar contra o Projeto de Lei 4330/2004 que estende a terceirização para as atividades - fins das empre-sas e precariza ainda mais as relações e condições de trabalho.

Desde a tragédia do navio-plataforma, o sindicato esteve firme cobrando medidas urgentes de mais se-gurança para os trabalhadores. A entidade protocolou

documento, exigindo a fiscalização da ANP na P-58 e destacou 48 pendências. Após a fiscalização, a P-58 teve suas atividades interrompidas comprovando

a falta de segurança da plataforma.

MARCO

P-58 tem atividades suspensas

ABRIL

A grande batalha contra terceirização

O 24° Congresso Estadual dos Petroleiros aconteceu no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. O evento con-tou com importantes debates sobre a conjuntura políti-ca e econômipolíti-ca do país e a importância da Petrobrás.

Durante o encontro, foram eleitos os delegados que representaram os petroleiros capixabas na V PlenaFUP.

MAIO

24 Congresso Estadual

Os petroleiros intensificaram as mobilizações contra o PLS 131 de autoria do então senador José Serra, que retirou a obrigatoriedade da Petrobrás na exploração do pré-sal dando brechas para o desmonte da estatal e sua entrega para as multinacionais. Com a catego-ria organizada, o PLS saiu da pauta do Senado e foi encaminhado para uma Comissão Especial.

JUNHO

Petroleiros unidos

(4)

Trabalhadores e trabalhadoras da área de petróleo e gás de todo o Brasil participaram da V PlenaFUP, em Guararema, São Paulo. Com o tema “Defender a Pe-trobrás é defender o Brasil”, a atividade resultou em um indicativo de greve geral. O evento ainda contou com a presença do ex-presidente Lula e a negociação histórica do ACT.

No dia 26, dois trabalhadores terceirizados morreram carbonizados após explosão em uma caldeira da BR Distribuidora, no Porto de Tubarão, em Vitória. O Sindi-petro-ES acompanhou o caso e mobilizou a categoria e a sociedade para as demandas urgentes de maior

seguran-ça para os trabalhadores da área de petróleo e gás.

Diante da intransigência da direção da Petrobrás em negociar a pauta do Acordo Coletivo, os petroleiros de todo país deflagraram greve geral em defesa da Petrobrás pública e de seus empregos. Foram várias reuniões com a estatal e não foi possível avançar no atendimento às reivindicações.

JULHO

V PlenaFUP em São Paulo

AGOSTO

Terceiro acidente fatal do ano envolvendo

trabalhadores terceirizados

Na mesa de negociação, a empresa desconsiderou as propostas construídas na V PlenaFUP e os petroleiros decidiram em assembleias manter a pauta de reivin-dicações e o estado de greve.

SETEMBRO

Acordo Coletivo

OUTUBRO

(5)

Foi uma greve históriaca em defesa do País e das conquistas da categoria petroleira, obtidas após anos de muita luta. A adesão foi massiva e a greve durou 23 dias no Espírito Santo. A Petrobrás cedeu e abriu diálogo para discutir a nossa Pauta pelo Brasil. Também garantimos nosso Acordo Coletivo e o reajuste de 9,53% nos salários.

Depois de um ano difícil e de tantas lutas, os petroleiros e petroleiras capixabas se reuni-ram para confraternizar. A festa de fim de ano selou a união e o fortalecimento da categoria.

DEZEMBRO

Festa de fim de ano

NOVEMBRO

Greve histórica: a maior paralisação

dos últimos anos

(6)

Mais de mil trabalhadores do TIMS começaram o ano com seus empregos ameaçados. O sindicato mobilizou a categoria para uma paralisação de 24h em protesto ao desrespeito da empresa. Em reunião para discutir a situação, Paulo Hartung teve a ousadia de dizer que a privatização dos campos terrestres é uma boa solução.

Um ano após a maior tragédia no setor de petróleo e gás no estado e o mais grave no país nos últimos 14 anos, o Sindipetro-ES mobilizou um ato no aeroporto para relembrar as 9 vítimas fatais da explosão da plataforma FPSO Cidade de São Mateus e também

para cobrar punição dos responsáveis.

JANEIRO

Novo ano, velhas lutas

FEVEREIRO

Um ano da maior tragédia no setor

de petróleo e gás

O ano de 2016 foi de muitos dissabores, não só para os petroleiros, mas para todos os trabalhadores brasileiros. O país sofreu um grande golpe político. A democracia foi posta em cheque. Diante de um cenário caótico, uma luz de esperança. Os trabalhadores de diversas categorias se uniram. A luta virou luta de

trabalhador e de estudante. E os petroleiros estiveram juntos, acompanhando e somando o movimento de luta. Estivemos nas ruas, nos atos em defesa do pré-sal, nas manifestações da greve geral, acompanhamos e nos solidarizamos com as

ocupações secundaristas. O ano de 2016, apesar das adversidades, foi um ano em que o Sindicato se aproximou dos movimentos sociais.

Porque a nossa luta não é só pela categoria petroleira, a nossa luta é pelos trabalhadores brasileiros.

(7)

Os petroleiros e petroleiras capixabas somaram-se ao movimento de luta do Dia Nacional de Mobilização que reuniu em Brasília centenas de trabalhadores de diversas categorias para o grande ato em defesa das estatais brasileiras e do pré-sal como patrimônio do povo.

A diretoria do Sindipetro-ES começou o ano com o I Seminário sobre Assédio Moral e Saúde do Trabalha-dor. A atividade aconteceu no auditório do Hotel Ilha do Boi, em Vitória, contou tanto com a participação dos petroleiros e petroleiras, como também com os trabalhadores de outras categorias.

Diretores do Sindipetro-ES estiveram reunidos com o então Secretário da Casa Civil do governo do Espírito Santo, Paulo Roberto Ferreira, para agendar audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB) para discutir a venda dos campos terrestres no Estado.

ABRIL

I Seminário sobre Assédio Moral

e Saúde do Trabalhador

Preparamos uma edição especial do jornal Boca de

Ferro para o Dia Internacional da Mulher em 8 de Março, com textos de resgate sobre a luta por direitos nas últimas décadas, os desafios e obstáculos que elas enfrentam no mercado de trabalho.

Mulheres de Luta

MAIO

Diretoria do Sindipetro-ES se reúne com

representante do governo do estado

MARÇO

Petroleiros vão a Brasília para o

Dia Nacional de Mobilização

(8)

Os petroleiros capixabas participaram da sexta edição da PlenaFUP que aconteceu no Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Com o tema “Manter acesa a chama da resistência”, a categoria deba-teu sobre o golpe midiático e político que o Brasil sofreu,

JULHO

Sexta edição da PlenaFUP

Junho foi um mês agitado para a categoria que além

de ter se organizado para mais um Congresso Esta-dual, ainda se articulou para a paralisação nacional do dia 10. O protesto da categoria foi contra a política de desmonte da empresa, entregue pelo governo ilegítimo de Michel Temer a Pedro Parente.

JUNHO

Um mês de luta

A comunicação do Sindipetro lançou nas redes sociais e na rua a campanha “Defender a Petrobrás é Defender o Brasil”. No facebook foi publicada uma série com 10 quadrinhos contando a história da luta dos petroleiros. Além de estar nas redes sociais, a campanha também ganhou as ruas de Vitória, de São Mateus e Linhares em busdoor e outdoors.

Defesa dos campos terrestres

O sindicato participou de uma audiência na

Assembleia Legislativa do Espírito Santo para cobrar do governador uma agenda sobre a venda dos campos terrestres. A sessão contou ainda com a presença do ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli. Um abaixo-assinado foi entregue solicitando ao Estado a permanência dos campos de petróleo de São Mateus nas mãos da estatal.

(9)

Reunidos no Seminário da Transpetro que ocorreu na Bahia, a categoria discutiu sobre a relevância da subsidiária para a sobrevivência da Petrobrás. As principais pautas foram a resistência dos

trabalhado-res contra a venda da emptrabalhado-resa e a importância da unidade entre os trabalhadores de terra e mar.

Esquenta da Greve Geral

Setembro foi marcado ainda por mais movimentações populares nas ruas, e os petroleiros estiveram presentes. No mês, aconteceu o esquenta rumo ao movimento de greve geral. Diversas categorias estiveram unidas nas

ruas lutando pelos direitos dos trabalhadores e as ameaças de retrocessos do governo golpista.

AGOSTO

Defender a Transpetro é

defender o Brasil

SETEMBRO

Petrobrás oferece reajuste zero

para os trabalhadores

A Petrobrás se reuniu com os representantes sindicais e teve a ousadia de oferecer um reajuste zero para os trabalhadores. Não bastasse isso, a empresa propôs 4,97% de reajuste na RMNR, redução de hora extra, retirada do auxílio-almoço substituindo por tíquete-refeição.Os petroleiros capixabas mantiveram-se resistentes e disseram não à proposta desonesta da Petrobrás.

Operação Para Pedro

O mês foi marcado também por mais uma operação Para Pedro. A ação tem o objetivo de alertar e

cons-cientizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre os procedimentos e itens de segurança previstos pelas Normas Regulamentadoras e ANP e que muitas vezes são negligenciados pelos gestores.

(10)

Ocupações secundaristas

Em outubro, os capixabas viram nascer a primavera se-cundarista. A primeira escola a ser ocupada foi o Ifes de

São Mateus, seguida pelo Ifes de Cachoeiro de Itape-mirim. Com os dois institutos ocupados, logo as escolas estaduais na Grande Vitória também foram ocupadas. O Sindipetro-ES esteve acompanhando de perto o movi-mento e, além apoiar a ocupação legítima dos estudan-tes, também fez doações de alimentos e equipamentos.

A diretoria do Sindipetro esteve reunida com o novo gerente geral da UO-ES, Ricardo Pereira Morais. Os diretores fizeram um relato sobre como são as rela-ções das gerências capixabas com os trabalhadores e expôs a falta de diálogo dos gestores com a categoria e a insegurança nas plataformas. O novo gerente se comprometeu com a pauta.

OUTUBRO

PL

4567

é aprovado, mais um golpe

contra o trabalhador

Os capixabas estiveram mobilizados contra o PL 4567, projeto que entrega a exploração do pré-sal para o capital estrangeiro determinando o fim da participação mínima de 30% da Petrobrás. Mesmo diante das manifestações contrárias, o projeto de lei foi aprovado com 292 votos a favor e 101 contrários.

Novembro

Diretores se reúnem com novo gerente

geral da UO-ES

O Sindipetro-ES mobilizou a categoria petroleira para somar na luta. Dois grandes atos foram realizados no estado: um na capital e um em São Mateus. A classe trabalhadora e a juventude foram para as ruas

contra os retrocessos e a retirada de direitos como a PEC 55 (241), contra o PL 4567, contra a reforma

FUP promove mais um ato contra a venda

dos campos terrestres

Petroleiros realizaram um ato em frente ao Edise, no Rio de Janeiro, contra o PL 4.567 e a conduta privativista do atual presidente da Petrobrás, Pedro Parente.

(11)

Festa de fim de ano

Encerrando o movimentado ano de 2016, a categoria petroleira mereceu um descanso. E para isso, o Sindipetro-ES preparou uma festa bem alegre para os trabalhadores e seus familiares. A festa de confraternização aconteceu na Serra, em Linhares e em São Mateus.

DEZEMBRO

Negociações do ACT

As negociações entre os petroleiros e a Petrobrás con-tinuaram. No ano anterior, um documento foi assinado pelo então presidente da estatal, Aldemir Bendine, em que ele se comprometeu em implementar o que havia sido negociado. Porém, sob o governo golpista, a nova diretoria simplesmente resolveu modificar o documento desrespeitando os trabalhadores e mostrando mais uma vez a falta de honestidade nas negociações.

Ato contra assédio moral

E os petroleiros fecharam o ano com mais um ato de protesto contra o assédio moral e a insegurança nos ambientes de trabalho. A direção do Sindipetro-ES e os companheiros da P-57 e P-58 atrasaram o embarque no Aeroporto de Vitória para chamar a atenção dos gestores e da sociedade para os graves problemas da categoria.

(12)

Expediente

Retrospectiva 2015/2016 - Informativo do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo - filiado à CUTwww.sindipetro-es.org.br - Responsabilidade Secretaria de Comunicação e Imprensa.

Sede São Mateus - Rua João Evangelista Monteiro Lobato, 400, Sernamby, CEP 29930-840, (27) 3763 2640, saomateus@sindipetro-es.org.br

Sede Vitória - Rua Carlos Alves, 101, Bento Ferreira, CEP 29050-040, (27) 3315 4014, vitoria@sindipetro-es.org.br

Sede Linhares - Avenida Rufino de Carvalho, 1124, Ed. Pauster, sl 303, Centro, CEP 29.900-190, (27) 3371 0195, linhares@sindipetro-es.org.br

ag

em- 1.500

medium.com/@sindipetroes

Fique por dentro de tudo que acontece no seu Sindicato

facebook.com/SindipetroES

sindipetro-es.org.br

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

[r]

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for