• Nenhum resultado encontrado

Microsoft WORD (Processador de Textos) 1 - Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Microsoft WORD (Processador de Textos) 1 - Introdução"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Microsoft WORD (Processador de Textos)

1 - Introdução

O Microsoft Word é o processador de textos do pacote Office da Microsoft Corporation. O Microsoft Word é um dos processadores de texto mais conhecido e utilizado em todo o mundo.

Para abrir o Word, clique no botão [Iniciar] da barra de tarefas do Windows, clique no item [Todos os programas], localize e clique no item [Microsoft Office] e clique no item [Microsoft Office Word]. Veja a figura:

No Windows 10 clicar no botão Iniciar

na Barra de Tarefas na parte de baixo e à esquerda da Área de Trabalho e

procurar Word e clicar nele.

(2)

2 - A Janela Principal do Word

Quando abrimos o Word a sua janela tem a seguinte aparência:

Word 2007

(3)

2.1 - Botão Office

O Botão Office no Word 2007 substitui o antigo menu “Arquivo” das versões anteriores do Microsoft Word. Através deste botão temos acesso aos comandos básicos do Word para abrir, salvar e imprimir arquivos.

No Word 2016 o Menu Arquivo substituiu o Botão Office.

2.2 - Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

A Barra de Ferramenta de Acesso Rápido possui um conjunto de comandos independente da guia exibida no momento na Faixa de Opções. Você pode personalizar essa barra colocando os comandos que você usa com maior frequência.

2.3 - Barra de Título

A Barra de Título, como em qualquer aplicação Windows, serve para identificar o aplicativo (Microsoft Word) e, no caso do Word, ela também mostra o nome do documento aberto naquela janela (Documento1). Ao iniciar o Word ele criará um documento em branco e o chamará de "Documento1".

A Barra de Título exibe também os botões de controle da janela:

- minimizar a janela;

- restaurar tamanho (ou janela)

/

maximizar, respectivamente (esses botões se alternam dependendo do estado da janela);

- fechar a janela.

A Barra de Título pode conter ainda o texto “[Modo de Compatibilidade]” indicando que você está trabalhando no modo de compatibilidade com as versões anteriores do Word. Nesse modo, os novos recursos do Word 2016 não estarão disponíveis e o Word salvará o seu documento no formato de arquivo do Word 97-2003

(4)

2.4 - Faixa de Opções

Em alguns aplicativos do Microsoft Office 2007, a Barra de Menus e as Barras de Ferramentas foram substituídas pela Faixa de Opções.

Na Faixa de Opções estão localizados os comandos para executar as diversas tarefas disponíveis no Word. Os comandos estão organizados em guias (Início, Inserir, Layout de Páginas etc.), onde cada guia está relacionada a um tipo de tarefa e está dividida em grupos lógicos (Área de Transferência, Fonte, Parágrafo etc.).

No WORD 2016 é um layout muito parecido.

2.4.1 - Guias

A Faixa de Opções do Word 2016, por sua vez, está dividida em Guias [ou Abas]: Arquivo, Página Inicial, Inserir, Design, Layout, Referências, Correspondências, Revisão e Exibir são as Guias padrão do Word 2016. Preste atenção: há algumas pequenas diferenças entre as guias das versões Word 2007, 2010, 2013 e 2016.

(5)

2.4.2 - Grupos

As guias da Faixa de Opções são divididas em Grupos de ferramentas, ou, simplesmente, Grupos. Cada grupo é uma reunião de ferramentas específicas para uma determinada finalidade. Na figura a seguir, é possível ver os Grupos Área de Transferência, Fonte e Parágrafo, presentes na guia Página Inicial.

Alguns grupos da guia Página Inicial

2.4.3 - Iniciador de Caixa de Diálogo

Note que na parte inferior de cada grupo está seu nome. Repare, também, que à direita do nome, em alguns dos grupos, há um pequeno ícone. Este ícone [ou botão] dá acesso a uma janela com mais opções acerca daquele grupo.

São pequenos ícones que aparecem em alguns grupos e, ao serem clicados, abrem caixas de diálogo ou painel de tarefas relacionados ao grupo onde estão presentes, oferecendo mais opções para o mesmo.

2.4.4 - Ferramentas

Finalmente, a cada botão, ou comando, disponível nos diversos grupos nas guias da Faixa de Opções, damos o nome de Ferramentas.

As ferramentas não precisam ser, necessariamente, botões [do tipo que se clica], como os comandos Negrito e Itálico. Podem ser de outros formatos, também, como DropDown [caixas de listagem ou caixas de combinação], como os comandos de Tipo da Fonte e Tamanho da Fonte, onde há vários itens, apresentados em listas, para escolher.

(6)

2.5 - Réguas

São usadas para o controle de tabulações, margens e recuos de parágrafos.

A régua horizontal também mostra alguns componentes bem interessantes, mostrados em detalhes na figura seguinte:

2.5.1. Controle do Recuo Especial – Primeira Linha

A setinha localizada na parte superior da régua [ou seja, o “triângulo de cabeça para baixo”] controla o recuo da primeira linha do parágrafo. Ou seja, ao arrastar tal setinha, apenas a primeira linha do parágrafo selecionado apresentará o recuo [afastamento em relação à margem da página].

2.5.2. Controle do Recuo Especial – Deslocamento

A setinha que fica logo abaixo [“triângulo de ponta para cima”] serve para determinar o recuo deslocado [ou deslocamento]. Consiste, tão-somente, no afastamento das outras linhas do parágrafo [com exceção da primeira linha]. Ou seja, se o usuário arrastar essa setinha [em vez do quadradinho], ele irá causar afastamento em todas as linhas do parágrafo, exceto na primeira. Quando esse triângulo é arrastado [ou seja, quando você

clica nele e arrasta], ele leva consigo o quadradinho abaixo dele, mas não carrega a setinha de cima. 2.5.3. Controle do Recuo do Parágrafo – à Esquerda

Por fim, abaixo de todos há um quadradinho que, quando arrastado, vai ajustar o recuo do parágrafo [o recuo de todas as linhas do parágrafo, sem exceção]. Quando esse quadrado é arrastado, ele move as duas setinhas!

2.5.4. Selecionador de Marca de Tabulação

Na lateral esquerda da régua, há um campo quadrado que está mostrando o que parece ser um “L” [uma letra “L” maiúscula, aparentemente] ao contrário. Esse campo controla a escolha de marcas de.

2.5.5. Controle de Recuo do Parágrafo – à Direita

Na extremidade direita da régua horizontal, existe um solitário triângulo que aponta para cima. Ao arrastá-lo, você deslocará o recuo à direita: isso significa, alterando o afastamento do parágrafo em relação à margem direita da página.

(7)

2.6 - Área de Trabalho

É o local onde o Word mostra a tela de edição para que um texto possa ser digitado. A tela de edição tem a forma de uma folha de papel, para facilitar a formatação do documento.

2.7 - Barras de Rolagem

Usadas para deslocar o texto com o auxílio do mouse, “rolando” a tela de edição.

Note que a Barra de rolagem horizontal só será mostrada se a largura da tela de edição não couber na largura da área de trabalho.

2.8 - Barra de Status

Mostra informações do documento, como página corrente, total de páginas, quantidade de palavras, seção, posição do cursor, idioma entre outras.

Para mostrar/ocultar as informações presentes na Barra de Status, clique com o botão direito do mouse na Barra de Status e clique na opção desejada no menu de contexto que será mostrado:

(8)

A Barra de Status mostra também atalhos para os modos de exibição do documento e

controles de zoom

:

2.9 - Cursor ou Ponto de Inserção

É a barra vertical “|” intermitente que aparece na Área de Trabalho. Ela indica o local onde serão inseridos os caracteres digitados ou o ponto a partir do qual os novos comandos terão validade.

(9)

JANELA PRINCIPAL DO MICROSOFT WORD 2016

1. Barra de Título;

2. Faixa de Opções – dividida em Grupos (de Ferramentas);

3. Régua Horizontal;

4. Régua Vertical;

5. Barra de Rolagem Vertical;

6. Barra de Rolagem Horizontal;

7. Barra de Status;

8. Ferramenta ZOOM – aumenta ou diminui a página do documento;

9. Área de Trabalho.

(10)

3 - Utilização do teclado na digitação de textos

O teclado do computador se assemelha ao de uma máquina de escrever (para aqueles que chegaram a conhecer uma). Se você for trabalhar com a digitação de uma grande quantidade de texto, com uma frequência razoável e ainda não possui uma boa digitação, aconselho a fazer um curso de digitação. Na internet você encontra bons programas para treinamento/curso de digitação.

Neste capítulo descreveremos a função de algumas teclas especiais presentes no teclado e que são essenciais para um bom trabalho com um editor de texto.

3.1 - [CAPS LOCK]

A tecla [CAPS LOCK] (também grafada como [FIXA] em alguns teclados) serve para travar/destravar as letras maiúsculas para a digitação (caixa alta/baixa do teclado).

A maioria dos teclados possui uma luz (led) indicadora do status da tecla [CAPS LOCK]. Se este led estiver acesso, as teclas maiúsculas estão travadas e se estiver apagado as teclas maiúsculas estão destravadas. Veja alguns exemplos:

3.2 - [SHIFT]

A tecla [SHIFT], que na maioria dos teclados atuais é grafada com uma seta larga apontando para cima (como mostra a imagem), alterna entre letras maiúsculas e minúsculas e aciona os caracteres superiores de algumas teclas

(11)

do teclado (como por exemplo, o caractere arroba: "@" que é grafado acima do número 2 na maioria dos teclados usados no Brasil).

Quando as teclas maiúsculas estão destravadas ([CAPS LOCK] desligado) e você pressionar e mantiver pressionada a tecla [SHIFT] enquanto digita uma letra, a letra digitada será grafada em maiúscula (caixa alta). Se as teclas maiúsculas estão travadas ([CAPS LOCK] ligado) e você pressionar e mantiver pressionada a tecla [SHIFT] enquanto digita uma letra, a letra digitada será grafada em minúscula (caixa baixa).

3.3 - [DELETE] e [BACK SPACE]

A tecla [DELETE] (em alguns teclados, grafada como [DEL]) e a tecla [BACK SPACE] (na maioria dos

teclados atuais, grafada com uma seta apontando para a esquerda, como mostrado na figura), servem para apagar o caractere próximo ao cursor.

A tecla [DELETE] apaga o caractere depois do cursor. A tecla [BACK SPACE] apaga o caractere antes do cursor.

Veja um exemplo para clarear esse conceito. Considere que o seguinte texto foi digitado no Word:

Repare que o cursor está posicionado entre o "1" e o "2"

Se você pressionar a tecla [DELETE] o número 2 será apagado.

Mas, se você pressionar a tecla [BACK SPACE] o número 1 será apagado.

3.4 - [INSERT]

A tecla [INSERT] (também grafada como [INS] em alguns teclados) alterna entre os modos Inserir/Sobrescrever na digitação de textos.

Estando no modo Inserir, o texto digitado será inserido na posição do cursor e todo texto já existente após a posição do cursor será "empurrado" para frente.

(12)

Já no modo Sobrescrever o texto digitado irá substituir, caractere a caractere, o texto já existente após a posição do cursor.

Veja um exemplo para clarear esse conceito. Considere que o seguinte texto foi digitado no Word:

Repare que o cursor está posicionado entre o "1" e o "2"

Se você digitar "00" (dois zeros) no modo Inserir, o resultado será:

Agora se você digitar os mesmos dois zeros: "00", só que no modo Sobrescrever, o resultado será:

No Word 2007, diferente da versão anterior (Word 2003), a função da tecla [INSERT] para alternar entre os modos Inserir/Sobrescrever está, por padrão, desativada.

Para ativar a tecla [INSERT] clique no Botão Office e no botão [Opções do Word] no canto inferior direito do menu:

O Word mostrará a caixa de diálogo Opções do Word. Selecione o item: Avançado, na coluna da esquerda e, no grupo Opções de edição marque a caixa de checagem do item: Usar a tecla Insert para controlar o modo Sobrescrever:

(13)

No Word, outra forma de alternar entre os modos Inserir/Sobrescrever é mostrar os botões de nomes correspondentes na Barra de Status.

Para incluir esses botões na Barra de Status, clique com o botão direito do mouse na Barra de Status e marque a opção Sobrescrever no menu de contexto que será mostrado pelo Word:

Repare que só um botão será inserido na Barra de Status: o que corresponder ao modo atual.

Ao clicar nesse botão, o Word alternará entre os modos Inserir/Sobrescrever e mostrará o botão correspondente na Barra de Status:

(14)

3.5 - [ENTER]

A tecla [ENTER], grafada na maioria dos teclados atuais, por uma seta apontando para a esquerda, seguida de uma barra vertical (conforme mostrado na figura) serve para incluir uma quebra de parágrafo no texto.

Preste atenção: você NÃO deverá pressionar a tecla [ENTER] para mudar de linha no mesmo parágrafo. O Word fará a quebra de linhas automaticamente de acordo com as margens estabelecidas.

3.6 - [TAB]

A tecla [TAB] inclui o caractere de tabulação na posição do cursor. O que for digitado após esse caractere, ficará posicionado na próxima marca de tabulação.

3.7 - [CTRL]

Na maioria dos aplicativos, incluindo o Word, a tecla [CTRL] é usada, em conjunto com outras teclas, como atalho para uma determinada função do aplicativo.

Para usar esses atalhos, você deverá pressionar e manter pressionada a tecla [CTRL] enquanto pressiona a outra tecla do atalho. Por exemplo, o atalho [CTRL] + C serve para copiar o texto selecionado para a área de

transferência. Para usar esse atalho você deverá pressionar e manter pressionada a tecla [CTRL] enquanto pressiona a tecla [C].

(15)

3.8 - [ALT]

A tecla [ALT] ativa/desativa o acesso aos comandos da Faixa de Opções através do teclado.

Ao ativar o acesso pelo teclado, o Word mostrará um, ou mais, caracteres para cada uma das guias da Faixa de Opções; um, ou mais, caracteres para cada opção da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e o caractere "A" para o Botão Office:

Após ativar o acesso pelo teclado, basta pressionar a tecla correspondente ao item desejado. Se for pressionada uma tecla referente a uma das guias da Faixa de Opções, o Word mostrará novos caracteres para os itens da guia selecionada. A próxima imagem mostra os caracteres da guia Início:

Pressione a(s) tecla(s) correspondente(s) ao item desejado, ou pressione a tecla [ALT] novamente para desativar o acesso pelo teclado.

(16)

3.9 - [ALT GR]

A tecla [Alt Gr], posicionada do lado direito da barra de espaço, equivale à combinação das teclas [Ctrl] + [Alt] e serve para acionar o terceiro caractere existente em algumas teclas do teclado.

(17)
(18)

4 - Movimentação do Cursor

O cursor, ou ponto de inserção, somente poderá ser movimentado em linhas editadas, isto é, em linhas que tiverem algum conteúdo, mesmo que sejam espaços em branco. Isto quer dizer que, ao chegar ao final do documento, o cursor não se movimentará, a menos que novas linhas sejam inseridas, pressionando-se a tecla [ENTER]. Em linhas vazias, o cursor poderá ser movimentado após a inserção de espaços em branco, pressionando-se a barra de espaço.

4.1 - Movendo o cursor com o mouse

Ao mover o ponteiro do mouse sobre um texto digitado no Word, ele se transforma em uma barra vertical em forma de I. É através desta barra que o usuário moverá o cursor dentro do documento, posicionando-a no local desejado e clicando no botão esquerdo do mouse.

4.2 - Movendo o cursor com o teclado [→] - move um caractere à direita. [←] - move um caractere à esquerda. [↑] - move uma linha para cima. [↓] - move uma linha para baixo.

[CTRL] + [→] - move uma palavra à direita. [CTRL] + [←] - move uma palavra à esquerda. [CTRL] + [↑] - move o cursor um parágrafo acima. [CTRL] + [↓] - move o cursor um parágrafo abaixo. [HOME] - leva o cursor para o início da linha corrente. [END] - leva o cursor para o final da linha corrente.

[PAGE UP] - leva o cursor para o correspondente a uma tela acima da posição atual. [PAGE DOWN] - leva o cursor para o correspondente a uma tela abaixo da posição atual. [CTRL] + [HOME] - leva o cursor para o início do documento.

[CTRL] + [END] - leva o cursor para o final do documento.

[CTRL] + [PAGE UP] - leva o cursor para o início da página anterior. [CTRL] + [PAGE DOWN] - leva o cursor para o início da próxima página.

(19)

5 - Rolar a área de trabalho

5.1 - Rolando a Área de Trabalho com o mouse

Para rolar a área de trabalho com o mouse utilize a barra de rolagem conforme descrito a seguir:

clique nas setas das extremidades da barra de rolagem para uma rolagem curta (na rolagem vertical, equivale mais ou menos a uma linha).

clique no espaço entre o botão de rolagem (item 3) e as setas das extremidades da barra de rolagem (item 1), para uma rolagem longa (na rolagem vertical, equivale mais ou menos a uma tela).

clique e arraste o botão de rolagem para movimentar até o ponto desejado.

5.2 - Rolando a Área de Trabalho com o teclado [PAGE UP] - rola a tela para cima.

(20)

6 - Digitar um texto

Como visto anteriormente, a tela do Word nos disponibiliza uma área de trabalho onde serão inseridos os caracteres digitados, como se fosse uma folha de papel em uma máquina de escrever. Os caracteres serão inseridos no local onde estiver o cursor ou ponto de inserção.

Considerando os tópicos discutidos nos capítulos anteriores, digite o texto a seguir sem se preocupar com a formatação (faremos isso mais pra frente):

Obs.: Dificilmente, as quebras de linhas da sua digitação ficarão nos mesmos pontos do texto abaixo, não se preocupe, preocupe apenas com as mudanças de parágrafo.

A Volta

Da janela do trem avista a velha cidadezinha que o viu nascer. Seus olhos se enchem de lágrimas. Trinta anos. Desce na estação – a mesma do seu tempo, não mudou nada – e respira fundo. Até o cheiro é o mesmo! Cheiro de mato e poeira. Só não tem mais cheiro de carvão porque o trem agora é elétrico. E o chefe da estação, será possível? Ainda é o mesmo. Fora a careca, os bigodes brancos, as rugas e o corpo encurvado pela idade, não mudou nada.

O homem não precisa perguntar como se chega ao centro da cidade. Vai a pé, guiando-se por suas lembranças. O centro continua como era. A praça. A igreja. A prefeitura. Até o vendedor de bilhetes na frente do Clube Comercial parece o mesmo.

- Você não tinha um cachorro?

- O Cusca? Morreu, ih, faz vinte anos.

O homem sabe que subindo a Rua Quinze vai dar num cinema. O Elite. Sobe a Rua Quinze. O Cinema ainda existe, mas mudou de nome. Agora é Rex. Do lado tem uma confeitaria. Ah, os doces da infância... Ele entra na confeitaria. Tudo igual. Fora o balcão de fórmica, tudo igual. Ou se engana ou o dono ainda é o mesmo.

- Seu Adolfo, certo? - Lupércio.

- Errei por pouco. Estou procurando a casa onde nasci. Sei que ficava do lado de uma farmácia. “A Mulher do Silva” – Luiz Fernando Veríssimo

(21)

7 - Salvar um documento

Quando se inicia um novo documento no Word, ele é armazenado temporariamente na memória do computador, recebendo o nome provisório de “Documento n” (onde n representa um número sequencial qualquer). Porém caso haja interrupção de energia, o usuário ficará sem seu trabalho, a menos que ele tenha sido gravado em disco. A ação de gravar um arquivo em disco é definida no Word como “salvar o arquivo”. A partir do momento que o documento foi salvo, a falta de energia no computador não acarretará a perda do trabalho, exceto o que foi executado depois da última vez em que este foi salvo.

Para salvar (gravar) o texto digitado no tópico anterior, você poderá abrir o menu “Arquivo” e selecionar a opção

“Salvar como” ou clicar no botão na “Barra de ferramentas de acesso rápido”.

Sempre que um arquivo é salvo pela primeira vez, o Word solicitará as informações necessárias para completar a operação, através da caixa de diálogo "Salvar como". Neste momento, o usuário deverá informar o nome do arquivo, seu tipo, e o local onde o arquivo será salvo. Veja a figura:

(22)

No Word 2016 aparecerá:

8 - Fechar um documento

Se você não for mais trabalhar com o Word no momento, basta clicar no botão na “Barra de Títulos” ou clicar no botão na base, do lado direito, da janela de opções do Botão Office.

Mas, se for continuar a trabalhar com outros documentos no Word, deverá clicar no botão [Fechar] da janela de opções do Botão Office:

Em qualquer uma das situações descritas acima, se o documento a ser fechado contiver alguma alteração que ainda não foi salva, o Word mostrará a seguinte caixa de diálogo:

Se clicar no botão [Sim] o Word salva as alterações feitas no documento, fechando-o em seguida. Se clicar no botão [Não] o Word fecha o documento sem salvar as alterações feitas no mesmo.

(23)

9 - Abrir um documento existente

Quando desejamos trabalhar com um documento feito anteriormente, devemos abri-lo no Word para que se torne disponível na Área de Trabalho.

Para abrir um documento, clique no botão [Abrir], na janela de opções do Botão Office:

Na caixa de diálogos “Abrir”, localize a pasta onde se encontra o arquivo, selecione o arquivo a ser aberto e clique no botão [Abrir]:

(24)

Quando a janela do Botão Office é aberta, no seu painel da direita, é exibida uma lista dos últimos documentos trabalhados. Caso o documento desejado esteja nessa lista, basta clicar nele para abri-lo:

Essa lista mantém os documentos organizados pela ordem em que eles foram abertos pelo Word.

Repare que os nove primeiros documentos listados possuem um número sublinhado na frente do seu nome. Pressione a tecla do número correspondente ao documento desejado para abri-lo. Por exemplo, considerando a imagem anterior, para abrir o documento “Exercícios.docx” pressione a tecla [3].

Repare também, que cada documento mostrado nessa lista possui uma tachinha: , na sua extremidade direita. Essa tachinha serve para manter (fixar) o documento na lista. Quando um documento está fixo na lista a

tachinha muda para: .

Na lista da imagem anterior, os documentos "Word 2007 Básico.docx" e "Excel 2007 - Intermediário.docx estão fixos. Isso quer dizer que, mesmo que você abra vários outros documentos, estes dois documentos não sairão da lista.

(25)

Outra forma de abrir um documento no Word é clicar no botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

Se esse botão não estiver presente na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, basta clicar no botão , à direita da barra, e marcar a opção Abrir para incluí-lo:

Outra maneira de abrir um documento é dar um duplo clique no seu ícone, na pasta onde ele foi salvo, na janela do Windows Explorer. O Windows abrirá o documento usando a aplicação cadastrada para o seu tipo, não garantindo assim, que o mesmo será aberto pelo Word. Isto é, a aplicação padrão da máquina para esse tipo de documento pode ser, por exemplo, o Writer do Libre Office, que será usada para abrir o documento.

(26)

10 - Seleção de texto

10.1 - Selecionar texto usando o mouse

Para selecionar Faça o seguinte

Qualquer

quantidade de texto Arraste o mouse sobre o texto. Uma palavra Clique duas vezes na palavra.

Uma linha de texto Mova o ponteiro para a esquerda da linha até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique.

Várias linhas de texto

Mova o ponteiro para a esquerda das linhas até que ele assuma a forma de uma seta para a direita, clique e arraste para cima ou para baixo.

Uma frase Mantenha pressionada a tecla [CTRL] e clique em qualquer lugar da frase.

Um parágrafo Mova o ponteiro para a esquerda do parágrafo até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique duas vezes. Você também pode clicar três vezes em qualquer lugar do parágrafo.

Vários parágrafos Mova o ponteiro para a esquerda dos parágrafos até que ele assuma a forma de uma seta para a direita, clique duas vezes e arraste para cima ou para baixo.

Um grande bloco de texto

Clique no início da área a ser selecionada, role até o fim da área desejada, mantenha pressionada a tecla [SHIFT] e clique no final da área a ser selecionada.

Um documento inteiro

Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto do documento até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique três vezes. Você também pode usar a tecla de atalho [CTRL] + T.

10.2 - Selecionar texto usando o teclado

Pressione Para estender uma seleção [SHIFT] + [→] Um caractere para a direita

[SHIFT] + [←] Um caractere para a esquerda

[CTRL] + [SHIFT] + [→] Até o fim de uma palavra

[CTRL] + [SHIFT] + [←] Até o início de uma palavra

[SHIFT] + [END] Até o fim de uma linha

[SHIFT] + [HOME] Até o início de uma linha

[SHIFT] + [↓] Uma linha para baixo

[SHIFT] + [↑] Uma linha para cima

[CTRL] + [SHIFT] + [↓] Até o fim de um parágrafo

[CTRL] + [SHIFT] + [↑] Até o início de um parágrafo

(27)

[CTRL] + [SHIFT] + [HOME] Até o início de um documento

[CTRL] + [SHIFT] + [END] Até o final de um documento

[ALT] + [CTRL] + [SHIFT] + [PAGE DOWN] Até o fim de uma janela

[ALT] + [CTRL] + [SHIFT] + [PAGE UP] Até o início de uma janela

[CTRL] + [ T ] Para selecionar o documento

inteiro

[CTRL] + [SHIFT] + [F8] e, em seguida, utilize as setas de direção; pressione [ESC] para

cancelar o modo de seleção Até um bloco vertical de texto

[F8] + setas de direção; pressione [ESC] para cancelar o modo de seleção Até um local específico em um

documento

Dica: Se você souber a combinação de teclas para mover o ponto de inserção, geralmente poderá selecionar o tex-to utilizando a mesma combinação de teclas enquantex-to mantém pressionada a tecla [SHIFT]. Por exemplo,

[CTRL] + [→] move o ponto de inserção para a palavra seguinte; enquanto [CTRL] + [SHIFT] + [→] seleciona o texto, do ponto de inserção até o início da palavra seguinte.

10.3 - Desfazendo a seleção

Para desfazer a seleção de um texto, basta clicar com o botão esquerdo do mouse em qualquer área do texto ou pressionar uma das teclas de movimentação vistas no tópico: 4.2 - Movendo o cursor com o teclado,

(28)

11 - Formatação de texto

As principais alterações de formatação de texto podem ser feitas utilizando os botões de comandos da guia Início da Faixa de Opções do Word:

Posicione o ponteiro do mouse sobre um dos botões, e aguarde alguns segundos para que o Word mostre um balão com o nome do comando, a sua tecla de atalho (caso exista) e uma breve descrição sobre a função do comando:

(29)

11.1 Grupo Área de Transferência

Quando você está digitando, pode ser muito útil cortar ou copiar informações e colar em outro lugar. Isso pode ajudar a reduzir a quantidade de digitação que você tem a fazer, bem como limitar o número de erros de digitação.

Estes comandos são acessíveis a partir da aba “Início“.

 Para cortar, selecione o texto e em seguida, clique no botão Cortar na aba Início. Os conteúdos estão agora na área de transferência, pronto para que você possa colá-los em outro lugar.

 Para colar o que foi recortado em outro lugar, clique onde deseja colocar o conteúdo. Em seguida, clique no botão Colar na aba Início. O conteúdo irá aparecer no novo local e desaparecer do local de origem.

 Para copiar o conteúdo, basta seguir as instruções acima, mas clique no botão Copiar ao invés de Cortar. Isso vai deixar o texto original no lugar e fazer uma cópia exata deles em outro lugar.

 Pincel de Formatação – copia as formatações do texto selecionado para outro lugar do documento.

Para aplicar rapidamente a mesma formatação, como cor, estilo e tamanho da fonte e estilo de borda, a várias partes de texto ou elementos gráficos. Permite copiar toda a formatação de um objeto e aplicá-la a outro – pense nisso como copiar e colar para formatação.

(30)

11.2 Grupo Fonte

1 esta é a guia página inicial.

2 este é o grupo fonte na guia página inicial.

(31)

11.3 Grupo Parágrafo

11.3.1. Marcadores

Esse botão, que apresenta um ícone com três bolinhas e três linhas horizontais, serve para ligar ou desligar os marcadores [“símbolos” simples que indicam o início de um parágrafo no texto – servem para enfeitar a margem esquerda do parágrafo, como podemos ver nos parágrafos aqui abaixo].

Testando Marcadores [primeiro parágrafo];

Continuando a testar marcadores [segundo parágrafo]; Finalizando o uso de Marcadores [terceiro parágrafo];

Um clique no botão, em si, aciona, ou desliga, o marcador atual [aquele último formato que o usuário escolheu]. Um clique na setinha ao lado deste botão permitirá escolher entre vários tipos de marcadores existentes [bolas, quadrados, setas etc.].

11.3.2. Numeração

O comando Numeração, cujo ícone traz a imagem de 1, 2, 3, e três linhas horizontais, serve para ligar ou desligar a numeração [um número que vai se incrementando a cada novo parágrafo]; novamente, a setinha à direita permite escolher opções de numeração [tipo, tamanho etc.]. Um exemplo da Numeração é mostrado nos três parágrafos a seguir:

Testando a Numeração [primeiro parágrafo]; Segundo parágrafo de texto com numeração;

(32)

11.3.3. Lista de Vários Níveis

Este botão, apresentado na forma de 1, a, i e três linhas que vão diminuindo de tamanho, permite ligar ou desligar a numeração de vários níveis [numeração de tópicos/subtópicos]; mais uma vez, a setinha à direita permite que se configurem mais opções deste recurso, como os formatos dos numeradores de primeiro, segundo e terceiro níveis. Um exemplo deste recurso pode ser visto a seguir:

1) Testando a Numeração de vários níveis [este é o primeiro tópico]; a) Este parágrafo é o primeiro subtópico do parágrafo 1;

b) Este aqui é o segundo subtópico do tópico 1;

2) Segundo parágrafo [tópico 2] de texto com numeração; a) Este é o subtópico do tópico 2;

3) Terceiro e último parágrafo de texto com numeração;

a) Este é o primeiro subtópico do nosso terceiro tópico principal; b) Este é o segundo subtópico deste tópico.

11.3.4. Diminuir Recuo e Aumentar Recuo

Estas ferramentas [na forma de botões com setas azuis à esquerda do texto] alteram o recuo do parágrafo selecionado [recuo é o afastamento do texto em relação à margem da página]; No caso, estes botões afetam apenas o recuo à esquerda [ou seja, o afastamento do início do texto em relação à margem esquerda da página].

Podemos utilizar também teclas de atalho para acionar os comandos: CTRL+M para aumentar o recuo; e CTRL+SHIFT+M para diminuir o recuo.

11.3.5. Classificar

O comando Classificar [um botão contendo “A” e “Z” e uma seta para baixo] abre uma janela que permite ordenar os parágrafos do texto [ou linhas de uma tabela] de acordo com os critérios de ordem alfabética [para texto] ou numérica [tanto na ordem crescente como decrescente]. Por exemplo, o texto:

Paula João Ana Pedro Demétrius Mateus

(33)

Pode ser facilmente organizado para: Ana Demétrius João Libório Mateus Paula Pedro 11.3.6. Mostrar Tudo

Este botão [cujo ícone é a Marca de Parágrafo – o ¶ já visto anteriormente] permite que o usuário veja [ou oculte novamente] os caracteres não-imprimíveis [como ENTER, TAB, ESPAÇOS e QUEBRAS DE PÁGINA, entre outros]. Este recurso pode ser ligado ou desligado por esse botão.

A tecla de atalho usada para este fim é CTRL+* [o asterisco está normalmente em cima da tecla 8, no teclado alfabético, portanto, pode-se dizer, também, CTRL+SHIFT+8].

11.3.7. Alinhamento de Parágrafo

São os quatro primeiros botões da segunda linha do Grupo. São justamente aqueles que têm várias linhas horizontais arrumadas de formas diferentes. São eles, em ordem:

- Alinhar Texto à Esquerda [CTRL+Q]: alinha o texto na margem esquerda da página, apenas, sem garantir o alinhamento na margem direita;

- Centralizar [CTRL+E]: alinha o texto no centro da página. As margens esquerda e direita ficam sem alinhamento;

- Alinhar Texto à Direita [CTRL+G]: alinha o texto na margem direita da página, não garantindo que ele ficará alinhado à margem esquerda.

- Justificar [CTRL+J]: alinha o parágrafo tanto na margem esquerda quanto na direita, deixando uma sensação de “retângulo” perfeito no texto. Para fazer isso, esse recurso aumenta os espaços entre as palavras, causando, algumas vezes, efeitos bem desagradáveis de “lacunas” no meio do texto. Portanto, se uma questão de prova falar [ou mostrar] um texto em que há espaços muito grandes entre palavras em algumas linhas do texto, isso pode, sim, ser causado pelo simples fato de o parágrafo em questão estar justificado.

11.3.8. Espaçamento de Linha e Parágrafo

Este botão, que tem o formato de duas setinhas [uma para cima e outra para baixo], ao lado de algumas linhas horizontais, abre, necessariamente, um pequeno menu que apresentará opções de espaçamento entre linhas [espaço vertical, medido em pontos, entre uma linha e outra do parágrafo] e o espaçamento antes e depois de cada parágrafo [espaço especial entre um parágrafo e outro].

Note que, apesar de aparentar, este botão não tem “setinha” à direita! Ou seja, a setinha, em si, faz parte do próprio botão, já que ele sempre abrirá o menu de opções... [diferentemente de outros casos, como “Marcadores”, “Numeração” e “Cor da fonte”, por exemplo, em que clicar no botão é diferente de clicar na setinha].

(34)

Podemos usar algumas teclas de atalho para o recurso de Espaçamento de Linhas:

CTRL+1 [ajustar para espaçamento simples]; CTRL+2 [ajustar para espaçamento duplo]; CTRL+5 [ajusta para espaçamento 1,5].

11.3.9. Sombreamento

O botão do “Balde de Tinta” serve para colorir o plano de fundo de um trecho de texto [dar cor à área que fica atrás de um trecho de texto]. É praticamente o "mesmo efeito" do Realce [o "marcador de texto" visto mais acima]. A diferença é a de que no Sombreamento se você colocar a cor preta e o texto selecionado for também na cor preta será pintado de preto o plano de fundo, mas a letra ficará branca.

Este botão tem duas partes e você já deve ter deduzido: se clicarmos diretamente no botão [balde de tinta], será aplicada a cor de fundo já selecionada ao trecho que receber o efeito. Se clicarmos na setinha ao lado dele, poderemos escolher entre várias opções de cores.

11.3.10. Bordas

Este botão [que parece uma “janela” com linhas tracejadas] serve para inserir [ou retirar] bordas [linhas] ao redor do trecho selecionado. A setinha à direita permite a escolha do tipo e espessura, bem como a localização das bordas a serem inseridas/retiradas. [o parágrafo abaixo apresenta o efeito de borda!]

Só um aviso: quer ver essas ferramentas em ação? Mexa nelas! Abra o Word 2016 [ou 2013, ou 2010, pois eles são idênticos nessas ferramentas] e vá em frente! Usar cada uma delas vai fazer com que você tenha muito mais familiaridade com essas ferramentas, permitindo que você identifique mais facilmente o que se pede delas nas provas.

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

A governança, por meio de controle interno, auditoria interna, gerenciamento de riscos e compliance surge como um dos principais instrumentos de planejamento