• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DA LIDERANÇA DO ENFERMEIRO-CHEFE SEGUNDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE LIKERT E BLAKE & MOUTON

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DA LIDERANÇA DO ENFERMEIRO-CHEFE SEGUNDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE LIKERT E BLAKE & MOUTON"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FÁVERO,N.; TREVIZAN, M.A.; MACEDO, J.L.; REIS, J.N.; ANTUNES, A.V. Estudo da liderança do enfermeiro-chefe segundo os referenciais teóricos de Likert e Blake & Mouton. O Mundo da Saúde, v.21, n.3, p.160-165, 1997.

ESTUDO DA LIDERANÇA DO ENFERMEIRO-CHEFE SEGUNDO OS

REFERENCIAIS TEÓRICOS DE LIKERT E BLAKE & MOUTON

Neide Fávero1, Maria Auxiliadora Trevizan2, João Luiz de Macedo3, Jader Naves dos Reis4,

Arthur Velloso Antunes5

RESUMO

A liderança hoje é considerada nas organizações modernas como um processo fundamental no alcance de resultados satisfatórios, pois é através dela que uma pessoa exerce influência sobre as ações de outras para o estabelecimento e alcance dos objetivos. Considerando como referencial teórico os Sistemas Organizacionais de Likert e o Grid Gerencial de Blake e Mouton, o presente estudo tem como propósito investigar sobre a liderança exercida pelo enfermeiro-chefe na visão do enfermeiro subordinado e compará-la com as propostas destes autores. Os resultados mostraram que a liderança exercida pelos enfermeiros-chefes equivale aos Sistemas Participativo (61%) e Autoritário (39%) de Likert enquanto (54%) equivale ao estilo 9.9 de Blake e Mouton. Em relação à satisfação dos enfermeiros subordinados, 48% sentem-se satisfeitos, enquanto 33% desejam um trabalho mais desafiante.

PALAVRAS-CHAVE: enfermeiro, liderança. ABSTRACT

Today, leadership in modern organizations is considered a fundamental process in reaching satisfactory results because by leadership a person exerts influence over the actions of others to establish and reach his objectives. Considering the theories of Organizational Systems of Likert and the Management Grid of Blake & Mouton, the objective of this study was to investigate the leadership performed by the head nurse in the of the staff nurse and compare this with the ideas of these authors. The results showed that leadership by head nurses is equivalent to the Participating (61%)

1 Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

2 Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

3 Enfermeiro do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP/ Bolsista de

Aperfeiçoamento/Pesquisa do CNPq.

4 Enfermeiro do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP, mestrando do Programa

Mestrado em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Bolsista CNPq.

5 Enfermeiro do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, mestrando do Programa de Mestrado em

Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP, Bolsista do CNPq.

(2)

and the Authoritarian (39%) Systems of Likert, while 54% are equivalent to the 9.9 Style of Blake & Mouton. A total of 48% of the staff nurses felt satisfied while 33% desired more challenging work. KEY WORDS: nurse, leadership.

(3)

INTRODUÇÃO

A liderança é considerada hoje nas organizações modernas como um processo fundamental no alcance de resultados satisfatórios, pois é através dela que uma pessoa exerce influência sobre as ações de outras para o estabelecimento e alcance de objetivos.

Trevizan (1989) afirma que a Liderança desempenha um papel mais abrangente, tendo em vista além das demandas organizacionais as necessidades individuais dos trabalhadores e a integração de ambos. Nesta concepção, a Liderança busca o equilíbrio entre a eficiência e a eficácia.

O presente estudo tem como propósito investigar a respeito da Liderança exercida pelo enfermeiro-chefe a partir das opiniões dos enfermeiros subordinados, em unidades com características diferentes num hospital-escola e compará-las com os Sistemas Organizacionais de Likert e o Grid Gerencial de Blake e Mouton, além de verificar a satisfação do enfermeiro diante da Liderança exercida pelo seu chefe.

Os Sistemas Organizacionais de Likert evidenciam que a organização pode funcionar em qualquer ponto de um contínuo de quatro sistemas. O Sistema I no extremo deste contínuo é o autoritário-forte, onde o executivo administra com mão-de-ferro, as decisões são tomadas na cúpula e não se faz uso de qualquer tipo de feed-back. O Sistema II ou autoritário-benevolente é muito semelhante ao Sistema I, entretanto, o gerente é mais sensível às necessidades do trabalhador. No Sistema III, ou consultivo, as figuras de autoridade ainda mantém o controle mas a consulta aos níveis inferiores é desejada e praticada. Finalmente no outro extremo do contínuo, temos o Sistema IV, ou de grupo participativo, que permite ao trabalhador participar plenamente nas touradas de decisões da organização. O Sistema IV leva a um crescente sentido de responsabilidade e motivação e é amplamente considerado pelos gerentes com o sistema ideal, o mais adequado e produtivo. Para a adoção deste Sistema há a necessidade de que todos na organização sejam altamente qualificados. Assim, alguns autores recomendam cautela na sua utilização e por decorrência, poucas organizações o adotam.

Likert (1979) considera como autoritários os Sistemas forte e autoritário-benevolente e como participativo os Sistemas consultivos e de grupo participativo.

O Grid Gerencial de Blake e Mouton, ao estabelecer os vários estilos de Liderança, utiliza as dimensões: orientação para produção e orientação para pessoas. Estas são representadas em dois eixos ortogonais, cada eixo com uma escala de 1 a 9, possibilitando formar uma grade com 81 malhas, mas a teoria Grid identifica apenas cinco posições ou estilos fundamentais, conforme a orientação para cada eixo, seja baixa, alta ou média. São eles: 1.1,1.9, 5.5, 9.1 e 9.9 (ver quadro 1).

O gerente de estilo de Liderança 1.1 não se interessa pela produção nem pelas pessoas. Luta pela sua sobrevivência e seu maior medo é da demissão. Em sua gerência, limita-se a transmitir mensagens de cima para baixo. Não exerce o controle pois abdica de suas responsabilidades gerenciais.

O gerente 9.1 tem alta orientação para produção e baixa para as pessoas, tem como motivação a necessidade de poder, de controlar e de dominar. Sua palavra de ordem é produzir custe

(4)

o que custar; seu princípio é o da autoridade-obediência: "chefe é chefe, manda quem pode e obedece quem tem juízo".

O gerente estilo 1.9 tem alta orientação para as pessoas e baixa para a produção. Dá máxima importância ao calor humano, ao relacionamento amigável, ao apoio e à estima dos outros. Para ele há incompatibilidade entre a produção e as pessoas, e diante disso ele opta decididamente pelas pessoas.

O gerente estilo 5.5 ante o dilema existente entre pessoas e produção tenta colocar no meio termo. Sua motivação é participar, pertencer, ser aceito pelo grupo, fazer boa figura, "estar por dentro". Seu grande receio é "dar um fora", ser marginalizado pelo grupo. Ao planejar preocupa-se muito com a aceitação ou rejeição dos subordinados.

O gerente estilo 9.9 tem alta orientação tanto para produção quanto para as pessoas, tem desejo de realização, de contribuir para o sucesso da organização e para a integração das pessoas na consecução de metas e alcance dos objetivos, com abertura, espontaneidade e responsabilidade. Ele planeja junto com as pessoas que dispõe de dados ou têm responsabilidade nos resultados.

É pois uma gerência baseada no trabalho em equipe.

Dentre os estilos descritos por Blake & Mouton o que melhores resultados têm conseguido, é o estilo 9.9 seguido dos estilos 9.1, 5.5,1.9 e por fim, os de estilo 1.1. O estilo 9.9 é o mais correlacionado positivamente com o sucesso, produtividade e lucratividade empresariais.

QUADRO 1 9 1.9 9.9 8 7 6 5 5.5 4 3 2 1 1.1 9.1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ORIENT A Ç Ã O P A R A P E SSO A S

ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO

METODOLOGIA

O presente estudo foi realizado num hospital-escola da cidade de Ribeirão Preto, no qual foram escolhidas três unidades com diferentes características sendo uma unidade de Ambulatório, uma unidade de Internação Cirúrgica e uma unidade fechada Centro de Terapia Intensiva (CTI).

A população em estudo foi constituída por 32 enfermeiros, das referidas unidades que não possuíam cargo de chefia.

(5)

A amostra constou de 27 desses enfermeiros, distribuídos coincidentemente em 9 por unidade. Dos 5 enfermeiros que não participaram do estudo temos: um de férias, um de licença gestante, um de licença saúde, um liberado para curso e um por ter participado anteriormente do processo de validação do instrumento utilizado na pesquisa.

A coleta de dados foi feita pelos próprios autores.

O instrumento utilizado consta de três questões abertas de identificação e treze questões de múltipla escolha, sendo que destas, nove são relacionadas com os Sistemas Organizacionais de Likert e seus vários aspectos, três relacionadas com Grid Gerencial de Blake & Mouton e uma relacionada com a satisfação do enfermeiro diante da Liderança exercida por seu chefe. Para a elaboração das alternativas das questões de múltipla escolha fundamentamo-nos na caracterização dos Sistemas de I a IV de Likert e nos cinco estilos gerenciais Grid, montadas a partir das análises de Barros (1981).

Os instrumentos antes de serem aplicados nos sujeitos foram submetidos à apreciação de cinco juizes que sugeriram algumas modificações, as quais foram consideradas (anexo 1).

TABELA 1 – Distribuição das respostas dos enfermeiros do CTI segundo os Sistemas I e IV de Likert e os seus aspectos.

AUTORITÁRIO PARTICIPATIVO TOTAL

SISTEMAS ASPECTOS I II III IV Liderança 01 12 11 03 27 Decisão 01 04 - 04 09 Motivação 02 05 - 02 09 Metas 05 01 08 04 18 Comunicação - 12 04 02 18 TOTAL (%) 09 (11%) 34 (42%) 23 (28%) 15 (19%) 81 (100%)

Antes de iniciar a coleta de dados, foi solicitada e obtida autorização e fornecidas as devidas explicações à Diretora de Serviços de cada unidade. Os formulários foram entregues aos enfermeiros que eram informados dos objetivos, do sigilo das respostas e que deveriam considerar como seu chefe, o chefe imediato.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A partir dos dados obtidos através das respostas dos enfermeiros dos setores estudados, apresentaremos a análise dos resultados de cada setor e posteriormente uma comparação da Liderança exercida pelo enfermeiro-chefe.

Podemos observar através da Tabela l que as respostas dos enfermeiros do CTI em relação à Liderança exercida pelo seu chefe imediato segundo os cinco aspectos do Sistema Organizacional de Likert foi predominantemente voltada para o tipo Autoritário Benevolente (Sistema II) 42%; e em

(6)

menor freqüência, foi assinalado o Explorador Autoritário (Sistema I) 11,1%. Ao considerarmos como Autoritário os Sistemas I e II e como Participativo os Sistemas III e IV, notamos que a característica autoritária continua predominante (53%).

Quanto às características do Sistema Autoritário Benevolente temos uma comunicação predominantemente iniciada pela cúpula, direcionada de cima para baixo e incompleta. Na tomada de decisão há motivação relativamente reduzida/ as metas são estabelecidas pela cúpula e encontram resistência parcial por parte dos subordinados.

Em relação à freqüência de respostas obtidas no Sistema I/ podemos observar que, mesmo em reduzida porcentagem, ainda existem enfermeiros-chefes que utilizam uma Liderança extremamente autoritária. Observamos ainda na tabela l, que apesar da predominância de respostas vinculadas ao Sistema Autoritário (I e II) no que diz respeito ao estabelecimento de metas, os enfermeiros apontaram um maior número de respostas para o Sistema Participativo (III e IV).

A Tabela 2 nos mostra que a Liderança exercida pelo enfermeiro-chefe na Unidade de Ambulatório é predominantemente Consultiva (Sistema III) e corresponde a 43%. Ao considerarmos como Autoritário os Sistemas I e II e como Participativo os Sistemas III e IV, notamos que a característica participativa é predominante (68%).

Quanto às características do Sistema Consultivo, Likert (1979) descreve que a comunicação tem origem na cúpula, mas existe alguma iniciativa nos escalões mais baixos; quanto ao fluxo, a comunicação ocorre tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima. Na tomada de decisão este líder utiliza conhecimentos disponíveis nos níveis superior, médio e inferior, sendo que as metas são estabelecidas após discussão com os subordinados.

TABELA 2 – Distribuição das respostas dos enfermeiros do Ambulatório segundo os sistemas I a IV de Likert e os seus aspectos.

AUTORITÁRIO PARTICIPATIVO TOTAL

SISTEMAS ASPECTOS I II III IV Liderança - 08 12 07 27 Decisão - 04 04 01 09 Motivação - 04 04 01 09 Metas 01 05 07 05 18 Comunicação - 04 08 06 18 TOTAL (%) 01 (1%) 25 (31%) 35 (43%) 20 (25%) 81 (100%)

(7)

TABELA 3 - Distribuição das respostas dos enfermeiros chefes da Unidade de Internação Cirúrgica segundo os Sistemas I a IV de Likert e os seus aspectos.

AUTORITÁRIO PARTICIPATIVO TOTAL

SISTEMAS ASPECTOS I II III IV Liderança - 06 11 10 27 Decisão - 04 - 05 09 Motivação - 04 05 - 09 Metas - 04 07 07 18 Comunicação - 07 07 04 18 TOTAL (%) - 25 (31%) 30 (37%) 26 (32%) 81 (100%)

Observamos, ainda, na Tabela 2 que apesar do predomínio do Sistema Participativo (68%), uma parcela considerável (32%) aponta para um Sistema Autoritário. Isto nos leva a crer que ambos os Sistemas são utilizados na Unidade de Ambulatório, apesar de suas diferenças marcantes.

Em relação à Liderança exercida pelo enfermeiro-chefe na Unidade de Internação Cirúrgica (Tabela 3), notamos que há uma predominância do Consultivo (Sistema III) correspondente a 37%, com uma proximidade considerável com o Sistema de Grupo Participativo (Sistema IV) 32% e Autoritário Benevolente (Sistema II) 31 %. Isto nos mostra que o enfermeiro-chefe da Unidade Cirúrgica utiliza características dos três estilos. Notamos ainda que não houve respostas assinaladas para o Autoritário Forte (Sistema I). Ao considerarmos como Autoritário os Sistemas I e II e como Participativo os Sistemas III e IV, notamos que a característica participativa é predominante (69%).

No intuito de compararmos a liderança exercida pelo enfermeiro-chefe nos três setores estudados, elaboramos a Tabela 4 onde podemos observar que a Liderança Consultiva (Sistema III) corresponde a 36%. Ao considerarmos como Autoritário os Sistemas I e II e como Participativo os Sistemas III e IV, notamos que a característica participativa é predominante (61%). O Sistema Participativo encontrado nas Unidades Cirúrgica e de Ambulatório mostra que nestes setores há uma maior consulta e participação por parte dos enfermeiros-chefes, enquanto que na unidade fechada, CTI, a Liderança utilizada pelo enfermeiro-chefe é predominantemente autoritária.

TABELA 4 – Distribuição das respostas dos enfermeiros sobre Liderança do enfermeiro-chefe segundo os Sistemas de Likert nas três unidades estudadas.

AUTORITÁRIO PARTICIPATIVO TOTAL

SISTEMAS UNIDADES I II III IV CTI 09 34 23 19 81 Ambulatório 01 25 35 20 81 Unidade Cirúrgica - 25 30 26 81 TOTAL (%) 10 (4%) 84 (35%) 88 (36%) 61 (25%) 243 (100%)

(8)

TABELA 5 - Distribuição das respostas dos enfermeiros sobre Liderança do enfermeiro-chefe segundo os estilos de Grid de Blake e Mouton nas três unidades estudadas.

ESTILOS UNIDADES 1.1 9.1 1.9 5.5 9.9 TOTAL CTI 03 02 02 09 11 27 Ambulatório - - 02 09 13 24 Unidade Cirúrgica - 03 02 04 18 27 TOTAL (%) 03 (4%) 05 (6%) 06 (8%) 22 (28%) 42 (54%) 78 (100%)

Como já comentado na introdução deste estudo, o segundo referencial que fundamentou a comparação dos dados é o Grid Gerencial de Blake e Mouton. No instrumento utilizado, as questões referentes são as de n° 13,14 e 15.

A Tabela 5, nos mostra as respostas dos enfermeiros das três unidades estudadas sobre o estilo de Liderança exercido pelo seu chefe imediato. Podemos observar a predominância do estilo 9.9 nas três diferentes unidades, o que vem ao encontro com os estudos de Trevizan (1989) e Galvão (1990). Através de estudo da Liderança do enfermeiro no contexto hospitalar, segundo a visão dos subordinados (pessoal auxiliar), Trevizan (1989) mostrou que, tanto em nível ideal quanto real, o comportamento predominante indicado pêlos sujeitos foi o fundamentado no estilo 9.9. Utilizando o mesmo referencial teórico, Galvão (1990) realizou um estudo sobre a Liderança do enfermeiro de Centro Cirúrgico, a partir das opiniões destes próprios profissionais. Neste estudo também foi apontado o estilo 9.9 como o mais indicativo dos comportamentos ideal e real.

TABELA 6 - Distribuição das respostas dos enfermeiros a respeito do estilo de Liderança exercido pelo seu chefe nas três unidades estudadas.

ATITUDES UNIDADES Aceita porque precisa Deseja um trabalho mais desafiante Sente-se satisfeito Pensa mudar de setor CTI 01 05 02 01 Ambulatório 0- 02 05 02 Unidade Cirúrgica 01 02 06 - TOTAL (%) 02 (8%) 09 (33%) 13 (48%) 03 (11%)

Ao compararmos os resultados obtidos nas Tabelas 4 e 5, observamos que os enfermeiros-chefes que fazem uso do Sistema Participativo de Likert também exercem uma Liderança fundamentada no estilo 9.9, de Blake e Mouton, nas Unidades de Cirurgia e Ambulatório. Já no que diz respeito ao CTI, observamos que a Liderança autoritária aí encontrada, fundamentada em Likert não é compatível com o estilo 9.9 de Blake e Mouton, encontrado nesta mesma unidade.

(9)

Uma vez identificados os estilos de Liderança exercidos pelos enfermeiros-chefes das unidades estudadas, podemos observar na Tabela 6 que 48% dos enfermeiros pesquisados sentem-se satisfeitos com o estilo de Liderança adotado por sentem-seu chefe imediato e, 33% desentem-seja um trabalho mais desafiante.

A maioria dos enfermeiros que desejam um trabalho mais desafiante trabalham no Centro de Terapia onde o Sistema Autoritário de Likert foi predominante e, o estilo 9.9 de Blake e Mouton foi menos observado.

CONCLUSÃO

Concluímos que as respostas dos enfermeiros sobre Liderança exercida por seu chefe leva em consideração a consulta e a participação no processo de trabalho, apesar de encontrarmos diversas características de Liderança autoritária, principalmente, no Centro de Terapia Intensiva.

Além disso, ao apontarem o estilo 9.9 como predominante, mostram que o estilo Grid utilizado nessas unidades é aquele que melhores resultados tem conseguido e, que mais se relaciona, positivamente, com o sucesso das organizações.

ANEXO 1- FORMULÁRIO 1 - Tempo de formado:_____________________

2 - Tempo na Instituição:____________________ 3 - Cargo que ocupa:_______________________ ________________________________________

4 - Na sua opinião, a confiança que seu chefe deposita no seu trabalho é:

a) quase nenhuma b) alguma c) bastante d) muita

5 - A confiança que você tem no seu chefe é: a) quase nenhuma

b) alguma c) bastante d) muita

6 - A busca e o aproveitamento de suas sugestões pelo seu chefe é:

a) quase nenhuma b) alguma c) bastante d) muita

7 - As decisões são tomadas: a) somente pelo chefe b) com pouca participação sua c) com bastante participação sua d) sempre pelo grupo

8 - A motivação que o tipo de liderança do seu chefe desperta em você é:

11 - A comunicação em seu setor ocorre: a) somente de cima para baixo

b) mais de cima para baixo

c) de cima para baixo e de baixo para cima

d) de cima para baixo, de baixo para e cima e lateralmente 12 - 0 conhecimento do seu chefe sobre seus problemas é: a) quase nenhuma

b) alguma c) bastante d) muita

13 - As características que você mais percebe em seu chefe são:

a) interessa-se demais pelo serviço e importando-se pouquíssimo com as pessoas

b) interessa-se demais pelas pessoas e importando-se pouquíssimo com o serviço

c) não se interessa pelo serviço nem pelas pessoas

d) interessa-se razoavelmente tanto pelo serviço quanto pelas pessoas

e) interessa-se muito pelo serviço e muito pelas pessoas 14 - Que características abaixo descreve melhor o seu chefe: a) não se deixa envolver pelas pessoas ou pela produção, por medo de comprometer-se

b) os resultados é que contam; como as pessoas não gostam de trabalhar é necessário pressioná-las

c) as pessoas são a maior riqueza da empresa, por isto devem ser bem tratadas e criado um clima de amizade e afeto d) preocupa-se muito com a opinião dos outros e em ser aceito

(10)

a) quase nenhuma b) alguma c) bastante d) muita

9 - As metas do trabalho do setor são estabelecidas: a) mediante ordens da chefia

b) mediante ordens após ouvir sugestões dos subordinados c) mediante ordens após discussão com subordinados d) em equipe, exceto nas crises

10 – O seu empenho para alcançar as metas estabelecidas é: a) mínimo

b) pequeno c) considerável d) grande

e) a função do chefe é alcançar a integração entre as pessoas e o trabalho para que possam produzir e serem felizes 15 - Sobre o controle e o andamento do serviço, seu chefe: a) conhece o andamento, acompanha e ajuda quando necessário, procurando trabalhar com o grupo

b) procura atender todas as suas solicitações evitando críticas em relação ao trabalho

c) preocupa-se em garantir uma produção aceitável sem incomodar demais as pessoas

d) não se importa, limitando-se a transmitir ordens superiores e) cobra muito mais não ajuda em nada

16 - Diante do tipo de liderança exercido pelo seu chefe, você: a) aceita porque precisa

b) deseja um trabalho mais desafiante c) sente-se satisfeito

d) pensa em mudar de setor

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, L. Auto desenvolvimento do executivo. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia/1981.

BLAKE, R.R., MOUTON, J.S. O novo Grid gerencial. 4. ed.Tradução de Lélio de Barros. São Paulo: Pioneira, 1987.

GALVÃO, M.C. Liderança do enfermeiro de centro cirúrgico. Ribeirão Preto, 1990.69 p. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

LIKERT, R. Novos padrões de administração. 2. ed. Tradução de Albertino Pinheiro e Ernesto D’Orsi. São Paulo: Pioneira, 1979.

TREVIZAN, M.A. Liderança do enfermeiro: o ideal e o real no contexto hospitalar. Ribeirão Preto, 1989. 166 p. Tese (Livre-Docência). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS

GOMES, L.T.E. A comunicação no serviço de enfermagem de um hospital geral - a visão dos enfermeiros In: II SIBRACEn, 1990, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: SIBRACEn, 1990. p.287-298.

Referências

Documentos relacionados

9º da Res.04/2008, torna público o presente Edital, para abertura de inscrições visando à seleção de candidatos para o Programa de Pós Graduação stricto sensu em

A remoção de umidade traz alguns benefícios ao produto, como na produção de farinha permitindo o reaproveitamento de vegetais não conformes, além da agregação

The great majority of the two groups participants drew inven- tory paths that were inconsistent with the according production paths (criterion 7), what means that

O investimento financeiro total em energia eólica no ano passado foi de 67 milhões de dólares, em comparação com 119.000 milhões dólares para todas as tecnologias de

A discussão sobre as potencialidades da análise crítica do discurso como metodologia para uma compreensão mais abrangente dos textos didáticos na área do

A emergência do novo expansionismo europeu / capitalismo Industrial/ abolicionismo e reconversão da inserção da África no sistema mundo: “ As ironias da história este africana

A alta tecnologia, eficiência e robustez dos compressores Schulz estão agora presentes na nova linha de compressores portáteis, impulsionada pelos 49 anos de tradição do

De forma geral, as variações na acumulação de nutrientes pela parte aérea das mudas de limoeiro ‘Cravo’ acompanharam as variações na produção de massa seca destas. Os