• Nenhum resultado encontrado

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Frederico Medeiros (OASA) TEXTOS E SELEÇÃO CONTEÚDO: Sofia Janeiro (OASA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Frederico Medeiros (OASA) TEXTOS E SELEÇÃO CONTEÚDO: Sofia Janeiro (OASA)"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Frederico Medeiros (OASA) TEXTOS E

SELEÇÃO CONTEÚDO: Sofia Janeiro (OASA)

(3)
(4)

E

xistem noites em que não há nuvens no céu, deixan-do-o assim todo estrelado. É aí que nos dá uma enorme vontade de viajar e descobrir coisas novas.

Vamos viajar pelo nosso siste-ma solar?

Vamos aproveitar o bom tem-po e passear, chegando bem perto dos planetas?

(5)

N

o início da nossa via-gem vemos logo o sol. É a nossa estrela, e produz calor, luz e energia... Mas nem pensar chegar muito perto dela! É muito quente e podíamos sair desta via-gem esturricados.

Mas foi com a luz do Sol que vimos de imediato que os planetas não são todos iguais. Existem planetas de dois tipos: os planetas rochosos, que ficam pertinho do sol (Mer-cúrio, Vénus, Terra e Marte); e planetas gasosos (Júpiter,

Saturno, Úrano e Neptuno) que estão mais distantes e são os maiores! Ficamos com esta imagem para os ver a todos, mas as distâncias entre eles são, na realidade, tão grandes que nunca caberiam neste livro.

(6)

Falemos já em Plutão, que não é um planeta, mas uma planeta anão. Este distan-te objeto não deixou de ser planeta pelo tamanho, mas porque tem um Lua quase do seu tamanho e que o obriga a dançar na sua órbita à volta do Sol.

Pertinho do sol encontramos Mercúrio, o primeiro planeta do sistema solar. Este lembra--nos a nossa lua, com a su-perfície cheia de crateras. Neste planeta o calor e o frio são insuportáveis, variando entre 430 graus celsius quan-do iluminaquan-do pelo sol e 170 graus negativos no lado em que o Sol já se pôs.

Plutão

Mercúrio

Logo a seguir a Mercúrio encontramos Vénus. Ele tem aproximadamente o tamanho da Terra, mas possui uma at-mosfera irrespirável para nós humanos! Esta atmosfera é tão densa que torna a super-fície de Vénus a mais quente do sistema solar: é o chama-do efeito de estufa. Vénus é o planeta que mais demora a dar uma volta em torno de si. Vejam só: enquanto a Terra demora apenas um dia a roda r sobre si, Vénus demora 243 dias! Um dia em Vénus é qua-se um ano no nosso planeta. Sondas espaciais já o visita-ram e encontravisita-ram alguns grandes montanhas e muitos vulcões.

É a nossa casa. Vivemos cá mas é sempre bom lembrar o quão bonito é o nosso pla-neta. E é bonito mesmo visto do Lua: uma brilhante esfera azul. Mas se fores a Saturno, o nosso planeta já vai estar longe que vai parecer apenas um pequeno e “pálido ponto azul!”

Vénus

(7)

Lua

Não é um planeta, mas não podíamos falhar uma visita à Lua. A Lua não tem luz pró-pria e só a vemos porque ele reflete a luz do Sol. Assim, e como está sempre a girar à volta da Terra, a Lua aparece iluminada de diferentes ân-gulos e mostra aquilo a que chamamos de fases: Quarto minguante, Lua nova, quarto crescente e Lua cheia.

Marte

Saindo da Terra chegamos ao planeta vermelho. Sabem qual o seu nome? Marte, nem mais. Tal como a Terra, Marte não se encontra sozinho, tem dois satélites naturais com nomes assustadores: Fobos e Deimos. Este planeta é muito parecido com a Terra, tem ro-chas, montanhas e gelo. Nele já descobrimos a presença de água, o que pode signifi-car que poderá haver, ou ter havido no passado, vida em Marte.

Saturno

Júpiter

Seguimos a nossa viagem e encontramos o maior planeta do sistema solar: Júpiter. Ele é o primeiro dos planetas gaso-sos e dentro dele cabem mil e quinhentas Terras…Que grande! Se usares uns binóculos conse-gues não só ver Júpiter, como também vais conseguir ver as suas 4 maiores luas: IO, Europa, Calisto e Ganimedes.

Depois do gigante Júpiter en-contra-mos Saturno. Este plane-ta é conhecido pelos seus belos anéis, formados de rocha e gelo. É também o planeta com o maior número de satélites.

(8)

Acabaram os planetas, mas o nosso Sistema Solar ainda é muito vasto, com dezenas, talvez centenas, de planetas anões, cometas e asteróides por descobrir!

Gostaram da nossa viagem? E que tal uma pausa?

Úrano, o sétimo planeta, é constituído por uma mistu-ra densa de diferentes tipos de gelo e gás ao redor de um núcleo solido. Ele possui atmosfera com traços de gás metano, responsável pela sua cor azul-esverdeada. Úrano tem uma característica engra-çada, e quase parece pre-guiçoso por isso: ele gira em volta de si próprio deitado. Mas não é: os cientistas dizem que ele está assim provavel-mente por causa do impacto de um asteróide.

Última paragem: Neptuno, o mais longínquo dos planetas do sistema solar. É quatro ve-zes maior que a Terra e nele existem as maiores tempesta-des do sistema solar.

Úrano

(9)

Pinta o teu Astronauta!

Lá no céu, olha que moda, Fica o sol grande e radiante.

Em volta, brincam em roda Nove amigos - Que brilhante!

Cada amigo é um planeta, Que é também corpo celeste.

Já o sol é uma estrela, Que de rei sempre se veste.

Um rei que não tem coroa, Mas tem muita energia.

Se ele usasse coroa… Num segundo derreteria.

(10)

O Nosso Sistema Solar

(11)

O Nosso Planeta Terra

A Terra é o Planeta em que vivemos. É conhecido como o Pla-neta Azul porque uma grande parte dele é coberta por água. Para já é o único Planeta que tem vida tal qual como a conhe-cemos. Que melhor desculpa haverá para tratarmos bem do nosso planeta?

(12)

As Constelações

Já olhaste com atenção para o céu numa noite estrelada? O que vês? Vais ver muitas estrelas, mas algu-mas mais brilhantes que a maioria. Para as reconhecermos mais facilmente, unimos estas estrelas

mais brilhantes com linhas imaginá-rias, formando aquilo a que chama-mos de constelações! São 88 no to-tal, mas aqui temos as que passam onde o Sol atravessa o céu: são as famosas constelações do zodíaco.

UNE OS PONTOS E DESCOBRE A CONSTELAÇÃO

QUE ESTÁ AQUI ESCONDIDA

Já viste esta constelação no céu? Costuma estar sempre a norte do teu céu. A esta constelação dá-se o nome da Constelação da URSA MAIOR.

(13)

Já viste? Estas estrelas todas juntas por linhas imaginárias parecem formar um ESCORPIÃO. Adivinha, então, qual o nome desta Constelação?

UNE OS PONTOS E DESCOBRE A CONSTELAÇÃO

(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)

CONJUNTO

NÃO TE ESQUEÇAS DE

CUI-DAR DO NOSSO PLANETA!!!

(20)

Referências

Documentos relacionados

(Adaptado de: OLIVEIRA, A. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/o-caos-ea- ordem>. Sistemas químicos que exploram reações químicas de

Assinale a opção incorreta acerca do Conselho da Magistratura. A) Quando funcionar junto ao Conselho da Magistratura, o procurador- geral da justiça terá direito a voto. C)

O objetivo foi acompanhar a influência da maturação de duas variedades de cana-de- açúcar sobre os principais parâmetros de qualidade de matéria prima: ATR (Açúcares Totais

Na Figura 3 mostramos o comportamento do número de infectados em função do tempo para um determinado valor de densidade de mosquitos, onde comparamos um sistema sem

A par\cipação no “Dia do Pi” é condicionada alunos, professores, funcionários, pais e familiares, bem como população em geral do Agrupamento de Escolas do concelho de

A análise das finanças públicas do município de Ajuricaba é fundamentada exatamente nesse contexto de transformações institucionais no Brasil iniciando-se

Nº TÍTULO DO PROJETO DO ORIENTADOR PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA ORIENTADOR (A) TITULAÇÃO 01 Vida e obra de Joaquim Gomes de Souza. (Souzinha): o matemático pioneiro

• Chamadas do nome da empresa durante o jantar pelo Mestre de Cerimônias • Exposição da logomarca no local do evento - Destaque Patrocínio Embaixador • Anúncio coletivo na