• Nenhum resultado encontrado

ATA DO CONSEIL D ECOLE DO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DO CONSEIL D ECOLE DO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2011"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATA DO “CONSEIL D’ECOLE” DO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2011

Este primeiro “Conseil d’école” começou com uma rápida apresentação dos participantes para que todos pudessem se conhecer.

O Diretor, em seguida, iniciou a reunião anunciando a pauta, que já havia sido enviada por correio eletrônico a cada um dos presentes.

1.

O MATERNAL

• Organização

Uma nova organização foi feita a partir deste dia.

Até a presente data, petite e moyenne sections eram um único segmento onde as crianças estavam separadas por grupo de língua: francófonos ou lusófonos. Os professores trabalhavam por grupos lingüísticos e não por faixa etária.

Desta forma, as duas salas estavam distribuídas por língua e as crianças se deslocavam da sala francófona para a sala lusófona e vice versa.

Esta organização causava dificuldades para as crianças que não conseguiam se identificar nos espaços.

Durante a sua visita a Brasília, o Inspetor Dominique Ferragne já havia manifestado sua preocupação quanto à clareza das atividades propostas aos alunos.

Doravante, cada faixa etária tem sua sala e quem se desloca para dar as aulas é o professor.

Outra mudança importante é com relação à acolhida, que era feita para os dois segmentos (40 alunos) em uma única sala. Agora, com o objetivo de fazer uma verdadeira acolhida de manhã, cada segmento é recepcionado na sua própria sala.

Naraina de Melo é agora a professora da petite section e Frank Doris professor da moyenne section. Sendo então, cada um, a referência de identificação dos pais e responsáveis.

As vantagens desta nova organização são:

a. Espaços claramente identificados para os alunos que acabam de iniciar sua escolarização.

b. Uma progressão clara das duas aprendizagens entre os dois níveis. c. Espaços, mobiliário e cartazes adaptados à faixa etária da criança. • Recepção

Novas crianças serão recebidas em janeiro na petite section, respeitando alguns critérios:

(2)

- deverão ter deixado de usar fraldas; - deverão ter mais de 2 anos e 8 meses

- as candidaturas serão analisadas caso a caso, afim de não excluir nenhum aluno mais jovem que possa estar apto a se beneficiar dos estudos em petite section.

Uma pessoa será contratada para melhorar as condições da acolhida das crianças entre 7h30 e 11h30 (para ajudar na acolhida, ajudar na preparação dos lanches, na limpeza das salas e eventualmente nos ateliers de atividades).

O mobiliário da petite section será renovado (mesas, cadeiras e parte dos armários). Um mezanino será montado no dormitório do maternal para dobrar a superfície e aumentar assim a capacidade de recepção dos futuros alunos.

• Utilização da televisão

Chamou-se a atenção para os horários da escola: o término das aulas é às 12h30, depois deste horário a escola oferece um serviço de plantão. Enquanto as crianças aguardam a chegada dos pais/responsáveis, um filme francês é exibido às crianças.

Devido a algumas reclamações de alguns pais, a direção decidiu que os filmes só serão exibidos duas ou três vezes por semana.

Alguns pais propõem organizar jogos ou um momento de leitura para este plantão. A direção agradece a proposta destes pais, mas ressalta o risco perante a responsabilidade jurídica de um eventual acidente.

2.

REFORMAS

Dando seguimento às primeiras constatações feitas pela nova equipe de direção, às recomendações do Inspetor e do Senhor Embaixador, algumas reformas já foram efetuadas no intuito de melhorar as condições gerais oferecidas aos nossos alunos:

- a reforma dos banheiros do maternal, - a pintura dos quadros de avisos, - a renovação da sala do CPB,

- montagem das portas nas salas de CPB,CE1,CE2 e CM1,

- os cabos e redes elétricas aparentes foram guardados dentro das paredes, - construção de um jardim para o primário.

A respeito deste último item, o Diretor ressalta que este espaço recuperado permite melhorar consideravelmente as condições de trabalho dos alunos e dos professores, pois antes, este espaço era utilizado pelos alunos do segundo grau no final da manhã e o barulho incomodava muito as salas do primário e dificultava a comunicação neste horário dentro das salas de aula.

(3)

Ainda faltam algumas reformas que devem ser realizadas com bastante discernimento para que não sejam em vão. As próximas reformas serão realizadas nas férias de natal. - instalação de um ar-condicionado na sala do CE2,

- montagem de uma sala de reforço (de manhã) e escritório do futuro diretor de estudos da língua portuguesa (a tarde) no atual escritório do diretor.

- instalação do novo escritório do diretor na atual sala de mecanografia, - instalação de uma porta na sala do CM2,

- construção do mezanino no dormitório do maternal.

No momento de expor a realização das reformas, a direção aproveitou para nos informar da criação do novo cargo de diretor dos estudos de língua portuguesa. Este cargo, que existe na maioria das escolas francesas no estrangeiro, possui uma tripla função:

- modificar o status jurídico da escola, fazendo com que o Liceu Francês seja reconhecido como Instituição de Ensino pelo Distrito Federal e não mais como escola de línguas, podendo integrar completamente o contexto escolar e universitário brasileiro,

- ter um especialista para o liceu em termos de conhecimentos jurídicos e técnicos do universo educacional brasileiro,

- melhorar a divulgação relativa ao LFM, objetivando o aumento do número de alunos da Instituição.

3.

OS PROJETOS

- A alimentação

Este projeto, comum a toda a escola primária, apresenta inúmeros interesses, principalmente em termos de educação à saúde, abertura para a cultura e a história, sensibilização à ecologia e ao desenvolvimento sustentável.

Professores do secundário trazem suas colaborações a este projeto.

Dois passeios referentes a este tema já foram organizados nas salas do primário.

No momento da elaboração deste projeto, foi mencionado o esforço exigido às pessoas responsáveis pela cantina no sentido de ajudar a oferecer uma alimentação saudável aos nossos alunos. Não é permitida a venda de doces, balas, chicletes, etc. nem bebidas com alto teor de açúcar na cantina.

- a criação de um jardim,

- o projeto “cores” entre as salas dos CPA e B e dos maternais, que se encerrou com uma bela exposição em outubro.

- o projeto de literatura entre o CM1 e a GS, que consiste em leituras de livros adaptados à idade da GS, feitas pelos alunos do CM1.

(4)

4.

AÇÃO CULTURAL

O diretor afirma que no próximo projeto da escola, a ação cultural será uma das prioridades.

Ações culturais que já foram realizadas:

- Depois da sua exposição na Alliance Française, oficinas de criação com o pintor Tão Cascão aconteceram para as turmas de CM2, CM1, CE2 e CE1. Os trabalhos realizados serão expostos no final do mês de novembro na Alliance Française,

- houve um encontro com o ilustrador Philippe Davaine, no âmbito da Feira do Livro, para as salas do ciclo 3.

Estes dois acontecimentos foram possíveis graças ao empenho do serviço cultural da Embaixada da França.

Intervenção dos alunos de terminale L uma vez por mês nas salas do ciclo 3 para incentivar os alunos aos estudos de filosofia.

Está previsto um encontro com uma contadora de história.

A busca por parcerias com a Alliance Française e com a UNB serão fortemente reforçadas.

5.

O REFORÇO

Na França, o ritmo semanal do aluno é de 24 horas e este tempo pode ser prolongado por mais (duas) 2 horas em caso de reforço escolar.

O dispositivo do reforço escolar é difícil de colocar em prática no LFM, pois o horário semanal estabelecido pela antiga direção já possui 25h50.

Entretanto, após analise dos horários dos professores, 23 horas semanais foram encontradas e colocadas a disposição dos alunos.

O dispositivo pôde assim ser colocado em prática e funciona desde a semana passada. É um dispositivo de reforço que atende principalmente as aulas em francês.

Para a língua portuguesa: disponibilizamos 4 aulas de 45 minutos para os recém-chegados e para os alunos com dificuldades.

É importante ressaltar que os grupos de reforço não são fixos e que eles serão reavaliados após o natal.

Os pais do CP manifestaram a necessidade de uma atenção particular à alfabetização de seus filhos e de um estudo aprofundado do sistema do bilingüismo. O Senhor Guéniot, diretor da escola, afirma que o projeto da Instituição está em fase de redefinição e que os pais de alunos serão chamados para devidas consultas.

(5)

6.

Enfoque do PAPEL DOS PAIS no acompanhamento

da escolaridade dos filhos

O diretor ressalta que os pais são atores muito importantes na escolarização de seus filhos. No âmbito das aprendizagens e da adaptação ao college, existem conteúdos que devem ser memorizados e cabe aos pais ajudar na aquisição deste aprendizado.

7.

AVALIAÇÕES

Elas continuarão no formato digital, sem suporte de papel. A Instituição cuidará da segurança.

No final do mês de novembro serão distribuídas as avaliações do primeiro trimestre no encontro entre pais e mestres.

8.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

O diretor anuncia que a escola vai propor, na segunda quinzena de janeiro, diferentes atividades aos alunos:

- teatro para os CE1 e CE2 - vídeo para os CM1 e CM2 - coral do CE1 ao CM2

- inglês para GS, CP e CE1, mas ainda falta contratar o professor - relaxamento na GS e MS

Estas atividades não têm um objetivo único de recreação, mas visam principalmente desenvolver nas crianças o sentido estético, a preocupação de melhorar a linguagem e a concentração.

Uma pesquisa para avaliar o número de crianças interessadas nestas atividades será realizada no mês de novembro com as famílias. A direção do primário solicita a ajuda dos pais voluntários para a realização desta pesquisa e para a organização das atividades extracurriculares.

9.

QUESTÕES DIVERSAS

• Um combate às muriçocas nas salas de aula está sendo regularmente efetuado, • O número de computadores na sala de informática deverá aumentar para 20

(6)

• O LFM já começou a procurar a substituta da professora da GS que sairá em licença maternidade em fevereiro de 2012,

• A professora de inglês do primário pediu demissão, saindo no final de

novembro. O LFM procura ativamente um substituto para longo prazo, mas, está também pronto a contratar alguém temporário para assegurar as aulas do mês de dezembro.

Secretário da Ata: Christine Charmeil

Redação do processo verbal: Philippe Frasseto Traducão Adriana Huelva

Referências

Documentos relacionados

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada

candidaturas: as candidaturas devem ser efetuadas nos 10 dias úteis a contar a partir da data da presente publicação, em suporte de papel através do preenchimento de formulário

Apesar da Constituição Federal de 1988 e as leis educacionais afirmarem que a educação é para todos, observa-se que as escolas regulares não estão preparadas

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

O SCORE é constituído por duas tabelas (cada qual relativa ao sexo masculino ou feminino), subsequentemente divididas em duas outras: fumadores e não fumadores. As

Analisando a relação entre o risco isquémico e a abordagem terapêutica verificou-se uma relação inversa entre o grau de risco isquémico e o recurso a estratégias de

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem