• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO DO PROJETO: Imagem, Literatura e contemporaneidade: perceber, compreender e criar. Área do Conhecimento (Tabela do CNPq):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO DO PROJETO: Imagem, Literatura e contemporaneidade: perceber, compreender e criar. Área do Conhecimento (Tabela do CNPq):"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INSTITUCIONAL/IFSP  

PROJETO  DE  PESQUISA  

 

TÍTULO  DO  PROJETO:  

Imagem, Literatura e contemporaneidade: perceber, compreender e criar.

 

Área  do  Conhecimento  (Tabela  do  CNPq):   8   .   0   3   .   1   0   .   0   0   -­   1  

 

1.  RESUMO  

A pesquisa pretende viabilizar a investigação e criação com base no diálogo entre Arte e Literatura, mais precisamente, entre as imagens/ilustrações (linguagem visual) e os textos literários (linguagem verbal). Para tanto, faz-se necessário o aprofundamento acerca da linguagem visual, sua leitura e criação, com o estudo de obras visuais e publicações em diferentes meios e suportes; e a experimentação de variadas possibilidades de criação de imagens com o uso de recursos convencionais e tecnológicos, tais como: desenho, pintura, fotografia, colagem, meios digitais. O presente projeto se relaciona com outro de Iniciação Científica: Letra e imagem: a arte de ler nas entrelinhas do texto literário, na era da cibercultura, proposto pela professora de Literatura, que tem por objetivo final uma publicação digital. Nesse sentido, colabora com a criação de um material que visa aproximar o leitor contemporâneo da Arte e da Literatura e se configura como uma proposta de inovação, de ampliação de repertório cultural e de democratização da cultura, junto ao público interno e externo ao IFSP.

 

2.  FUNDAMENTAÇÃO  TEÓRICA

O mundo contemporâneo é permeado por textos expressos em diferentes meios e linguagens, onde notadamente a linguagem visual se mostra em destaque em nossa cultura nas últimas décadas. Nesse sentido, pensar na conjugação entre as diferentes linguagens, sobretudo entre a visual e verbal, valorizar as imagens, torna-se mais do que uma estratégia para atrair o público aos textos literários, revela-se sobretudo como uma necessidade para a compreensão e significação de elementos culturais.

O diálogo entre a imagem e a palavra não é algo recente. Ao contrário, tem raiz na Antiguidade, perpassa pelo Renascimento e é também ricamente explorado pelos artistas modernistas, como coloca Oliveira (2014). Ainda segundo do autor, tem-se forte influência da pintura na ilustração contemporânea, com a revitalização da pintura junto do grande público. Observa-se que em nossa época, dos meios digitais e redes, o diálogo entre diferentes linguagens, bem como a disseminação e o acesso a essas criações alcançam possibilidades nunca vistas antes.

(2)

Entre os objetivos propostos no projeto está a criação de imagens/textos visuais, em diálogo com textos verbais - linguagem essencial da Literatura. Pretende-se que o jovem pesquisador possa enriquecer a sua formação e expandir as suas possibilidades de leitura, interpretação e criação, bem como contribuir para a construção de uma publicação digital com potencial de aproximação entre o grande público, a Literatura e a Arte, uma relação que por vezes, ainda se mostra superficial, fragmentada, distante. Pretende-se por meio do projeto possibilitar uma experiência significativa (Dewey, 2010) tanto para o jovem pesquisador, quanto para o público que venha a ter acesso à sua produção.

De acordo com nossa observação e no diálogo com colegas docentes, nota-se que é recorrente e comum o texto literário ser tratado de forma distanciada e descontextualizada na escola e fora dela, acarretando a dificuldade de interpretação e valorização dessa importante vertente de manifestação da cultura. E ainda que a imagem seja encarada como sedutora e atraente, nem sempre tem o destaque e o estudo que merece. Aparentemente mostra-se como mais próxima tanto do amplo público, quanto do público jovem, entretanto, a leitura crítica de imagens e a sua produção, também essenciais ao longo da história e da contemporaneidade, nem sempre são trabalhadas de forma consistente. A velocidade, a fragmentação e a superficialidade características dos tempos atuais se afinam com o perfil de leitor que Santaella (2004, p.24) denomina como “leitor movente, fragmentado”.

A leitura de imagens variadas (em diversos suportes e meios, inclusive os tecnológicos), em diálogo com a compreensão dos contextos envolvidos e com o fazer artístico possui um caráter emancipador, ao se colocar como uma possibilidade de aprofundamento da crítica, interpretação e ressignificação. Esses pressupostos, desenvolvidos por Barbosa (2014) também têm se mostrado como base para outros autores relevantes do ensino de arte, entre eles Martins, Picosque e Guerra (2010). Compreende-se a partir desse ponto, que o papel da arte na escola seja o de tratá-la como uma rica área de conhecimento com as suas especificidades e facilitar aos alunos o acesso e a decorrente ampliação do repertório cultural.

As linguagens artísticas possuem seus códigos e materialidades específicos e o presente projeto foca sobretudo o fazer da linguagem visual, que em diálogo com os textos verbais promove a exploração de ilustrações como interpretações criativas. Para tanto, incentiva-se o estudo e experimentação de pinturas, desenhos, quadrinhos, colagens, fotografias, vídeos, e também a experimentação de diferentes suportes. Criações/ilustrações propícias tanto às publicações pelos meios convencionais, como também aos novos meios, atrelados à tecnologia, às redes e à hipermídia como uma linguagem contemporânea (Santaella, 2005).

(3)

Se de um lado as manifestações das linguagens artísticas são produtos de ricas e inventivas elaborações, por outro lado, como qualquer texto, também possuem um “caráter aberto”, pois a sua fruição depende do leitor, sua percepção e seu repertório construído socialmente, intelectual e sensivelmente. Para pensar sobre esse aspecto e também sobre a subjetividade inerente à criação artística, contribuem as ideias de obra aberta de Eco (2005) de formatividade de Pareyson (2005) e da fenomenologia de Merleau-Ponty (1971) e da poética desvelada por Bachelard (1996).

O presente projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa PELTI - Educação, Linguagens, Tecnologia e Educação, cuja linha de pesquisa Literatura, Arte, Cultura e Sociedade. Com foco na criação da linguagem visual, integra-se com outro projeto de Iniciação Científica: Letra e imagem: a arte de ler nas entrelinhas do texto literário, na era da cibercultura, proposto pela professora de Literatura.

Consideramos que trabalhar com imagens em diálogo com os textos verbais e o uso dos novos meios se configura como uma proposta de inovação e oportunidade de enriquecimento tanto aos jovens pesquisadores e docentes envolvidos no projeto, quanto ao público interno e externo do IFSP. Nesse sentido, contempla-se além do caráter de inovação com o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTIC’s, a valorização da cultura e a sua democratização em sentido amplo.

 

3.  OBJETIVOS  

 

OBJETIVO  GERAL  

Promover o estudo e a criação de imagens/ilustrações em diálogo com textos literários, como uma forma de ampliar as possibilidades de compreensão, interpretação e disseminação da Literatura e da Arte.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS  

Valorizar a Arte e a Literatura na escola, com o incentivo ao gosto pela leitura de diferentes textos verbais e visuais.

 

Incentivar ao jovem pesquisador a busca da poética pessoal e da experimentação em variadas técnicas e meios para a criação de imagens concebidas em diálogo com o texto literário.

Pesquisar aspectos da criação artística, das artes visuais e da ilustração, a partir da análise da obra de alguns artistas e ilustradores.

(4)

Compreender o ato da leitura de textos verbais e visuais na sala de aula e fora da sala de aula como uma prática contínua e necessária para a compreensão do mundo contemporâneo.

Estudar algumas das possibilidades das novas tecnologias de comunicação (computadores, tablets, celulares, etc) como meios para criação de imagens voltadas para uma publicação digital.

Colaborar com a criação de uma publicação digital voltada para o amplo público, sobretudo o jovem, proposta por outro projeto de Iniciação Científica: Letra e imagem: a arte de ler nas entrelinhas do texto literário, na era da cibercultura.

 

4.  MATERIAIS  E  MÉTODOS  

 

   

O projeto será desenvolvido na sala de arte e no laboratório de pesquisa do Campus de Cubatão que dispõe de infraestrutura necessária, como laboratório de informática com acesso à internet; biblioteca, e espaço para orientação dos professores envolvidos no projeto.

Serão realizados encontros semanais entre professora-orientadora e aluno-pesquisador. Será elaborado um cronograma com as tarefas a serem cumpridas pelo orientando.

Para o desenvolvimento da pesquisa será realizado o estudo de alguns pontos específicos fundamentais da base teórica.

Também será realizado o estudo de publicações variadas que contemplem o diálogo entre o verbal e visual - publicações em papel quanto nos meios digitais, com especial foco na análise de suas ilustrações. O estudo acerca das obras de alguns artistas também enriquecerá a compreensão acerca da construção e leitura de imagens, uma vez que a ilustração bebe também da fonte da pintura. Portanto, serão estimuladas pesquisas em bibliotecas e livrarias; e visitas a museus e exposições de arte, na Baixada Santista e em São Paulo. A internet se inclui nas fontes de pesquisa, em especial os sites que trazem a criação de artistas e ilustradores.

Para a criação das imagens em variadas técnicas e meios (aquarela, desenho, colagem, imagem digital, fotografia, etc.) serão feitas análise/interpretação dos textos literários selecionados e a valorização da experimentação, tanto nos meios convencionais quanto digitais, com o uso de computador, tablete e celular.

(5)

Após esse processo, haverá colaboração com o projeto proposto pela professora de Literatura, na produção e publicação em meio digital. Para tanto, faz-se necessário pensar também na adequação, formato e especificidades do design da publicação, bem como em sua disseminação.

 

5.  PLANO  DE  TRABALHO  

 

Tabela  5.1  Metas  estabelecidas  para  a  pesquisa.  

METAS  

DESCRIÇÃO  

1  

Pesquisa  bibliográfica  e  seleção  dos  textos  literários  

2  

Pesquisa  bibliográfica  e  seleção  dos  textos  literários  

3  

Criação  das  séries  de  ilustrações,  meios  convencionais  e  tecnológicos  

4  

Visita  a  livrarias  e  exposições  de  arte  

5  

Relatório  Parcial  entregue-­‐  até  15/07/15  

6  

Criação  das  séries  de  ilustrações,  meios  convencionais  e  tecnológicos  

7  

Preparação  para  participação  em  evento  acadêmico  do  IFSP  

8  

Design  e  colaboração  no  design  na  publicação  digital  

9  

Relatório  Final  entregue–  até  30/11/2015  

 

 

Tabela  5.2  Cronograma  proposta  para  cumprimento  das  metas.  

 

MESES  

METAS   MAR  

ABR  

MAI  

JUN  

JUL  

AGO  

SET  

OUT  

NOV  

1  

X  

X  

 

 

 

 

 

 

 

2  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3  

 

 

X  

X  

X  

 

 

 

 

4  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5  

 

 

 

 

X  

 

 

 

 

6  

 

 

 

 

 

X  

 

 

 

7  

 

 

 

 

 

 

X  

 

 

8  

 

 

 

 

 

 

 

X  

 

9  

 

 

 

 

 

 

 

 

X  

 

6.  VIABILIDADE  DE  EXECUÇÃO  

 

O projeto mostra-se viável, uma vez que fará uso essencialmente de estrutura existente no campus: sala de arte, laboratório de informática. O aluno bolsista também poderá utilizar equipamentos próprios. Poderá ser requerido transporte para as visitas em museus e exposições e o campus dispõe de carro oficial.

 

7.  RESULTADOS  ESPERADOS  E  DISSEMINAÇÃO  

 

Espera-se obter como produto uma série de ilustrações que terá valor como linguagem artística por si e, que será utilizada em uma publicação digital em conjunto com o

(6)

projeto de iniciação científica proposto pela professora de Literatura. Pretende-se participar de Mostra de Arte ou outro evento acadêmico promovido pelo IFSP.

Espera-se que a publicação na internet dissemine o produto de maneira ampla, junto à comunidade interna e externa do IFSP, professores, alunos e público geral.

 

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS  

 

ALMEIDA, M. A. D. A cada leitor seu texto: dos livros às redes. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. n. esp., 1., p.

154-173, 2009. ISSN 1518-2924. Disponível em

http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14712771011, acesso em 02/04/2015. BACHELARD, Gaston. Poética do devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 1996. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1997. DEWEY. Arte como experiência. São Paulo, Martins Fontes, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo, Perspectiva, 2014 (9a edição).

ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo, Perspectiva, 2005.

JÚNIOR, Klaus (org.). Inclusão Digital: Tecendo redes afetivas/ cognitivas. Rio de Janeiro, DP&A, 2005.

JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. LÉVY, Pierre. O que é Virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo, Ed.34, 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Ed. 34, 2009.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha. Didática no ensino de arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo, FTD, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo, Martins Fontes, 2010.

OLIVEIRA. Larissa. A imagem e a letra: ensaio sobre literatura e artes plásticas. ENTRELETRAS, v. 5, n. 1, p. 18-19. 31, jan./jul. 2014.

Disponível em http://revista.uft.edu.br/index.php/entreletras/article/viewFile/1037/565, acesso em 08/11/2015.

OLIVEIRA, Rui. A imagem narrativa. Anais do III Congresso da FNLIJ. Disponível em http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IICILLIJ/3/AngelaRolla.pdf, acesso em 08 de novembro de 2015.

(7)

ROCHA ROLLA, Angela. Imagem na literatura: intertextualidade e narratividade. In: ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IICILLIJ/3/AngelaRolla.pdf. Acesso em 02/04/2015. SANTAELLA, Lúcia. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo, Paulus, 2004.

____________. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal:

aplicações na hipermídia. 3ª ed. São Paulo, Iluminuras: FAPESP, 2005

 

 

 

 

Referências

Documentos relacionados

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

APIs inseguras permitem que usuários mal intencionados utilizem-se de seus serviços para invadirem contas. Segundo Reed, APIs inseguras são o "Oeste Selvagem" para

FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA - UNESP - DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE, ENGENHARIA RURAL E SOLOS ÁREA DE ENGENHARIA RURAL - HIDRÁULICA e IRRIGAÇÃO FONE: 0xx18 3743 -1180

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

8.3 Todos os documentos e propostas serão rubricados pelos licitantes presentes e pela Comissão. 8.4 É facultada à Comissão, em qualquer fase da licitação, a promoção

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo