• Nenhum resultado encontrado

Infrastructure and PPP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Infrastructure and PPP"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Infrastructure

and PPP

Canada

Moving your projects

forward, in Canada and

everywhere else you

do business.

Infraestrutura

Informe COVID-19

1º a 30/06/20

ADMINISTRATIVO

REGULATÓRIO

INFRAESTRUTURA

(2)

Apresentação

Em meio a um cenário desolador, uma notícia positiva.

Se o cenário retratado no mês de maio já havia permitido registros minimamente otimistas em relação à retomada do funcionamento regular de órgãos e entidades da Administração Pública, em um movimento que nos pareceu simbolizar uma auspiciosa substituição das ações de reação pelas de planejamento, o mês de junho autoriza que se dobrem as apostas num panorama mais favorável para o setor de infraestrutura no Brasil.

No dia 24/06/20, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 4.162/19, que estabelece o tão aguardado Novo Marco do Saneamento Básico. Nesse momento, o PL se encontra no aguardo da sanção presidencial, mas já há um feito histórico a se comemorar.

A necessidade de se tratar o saneamento básico como uma prioridade nacional nunca foi questionada. Para se ter a dimensão do problema, basta dizer que metade da população brasileira não possui coleta de esgoto, e apenas 25% do esgoto produzido no País recebe algum tipo de tratamento. Nesse ensejo, a aprovação de um novo marco para o setor era vista como um primeiro passo fundamental.

Apesar dessa aparente convergência de interesses, fato é que foi preciso a instalação de uma crise de saúde pública de proporções superlativas para tornar possível a superação de resistências ideológicas e corporativistas históricas, e alcançar a aprovação desse tema no Congresso Nacional. A gravidade da situação fez surgir uma ampla mobilização da sociedade civil, de integrantes do Governo Federal e de parlamentares dos mais diversos partidos e bancadas, em prol desse projeto. E agora o País se encontra em vias de assistir à promulgação de um diploma que, se não é perfeito, exibe aspectos altamente positivos em favor da segurança jurídica e do estímulo à participação privada no setor.

O resultado alcançado não foi animador apenas para o setor de saneamento. No dia seguinte à votação no Senado, outros tantos projetos de lei relevantes para o desenvolvimento da infraestrutura nacional, como o de nº 6.407/13, de atualização da “Lei do Gás”, passaram a ser mencionados como próximos objetivos do Governo e do Congresso, em um esforço para destravar investimentos privados.

A máxima de que as crises geram oportunidades acaba por se confirmar. A pandemia da COVID-19 obrigou a todos a repensar os conceitos de urgência e prioridade. Se a solução definitiva para a crise de saúde pública passa por ações restritas a poucos, como é o caso do desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas, o combate dos seus efeitos econômicos reclama a adoção de providências mais pulverizadas e de menor efeito imediato, mas que não podem tardar. Que a mobilização em torno do saneamento se repita, de forma a nos permitir a superação de tantos outros entraves históricos à competitividade brasileira.

O presente Informe mensal retrata o comportamento regulatório dos mais diferentes segmentos de infraestrutura, por meio de um esforço de monitoramento estratégico que, esperamos, possa servir de suporte para as decisões sensíveis dos nossos clientes e parceiros.

(3)

Aeroportos

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) do Governo Federal decidiu, em 10/06/20, pela qualificação dos projetos de

relicitação dos aeroportos federais de Viracopos (SP) e de São Gonçalo do Amarante (RN). Em 17/06/20 a União Federal e o Estado de Minas Gerais assinaram o Termo de Convênio nº 07/20, que define a delegação do Aeroporto da Pampulha - Carlos Drummond de Andrade (SBBH) para o Estado. Na mesma data, o MINFRA editou a Portaria nº 64, que revoga a atribuição do aeroporto à Infraero.

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou em 15/06/20 sua Resolução nº 565, que promove a interrupção do prazo para pagamento de multa nos casos de deferimento de arbitramento sumário (requerimento de pagamento com 50% de abatimento), no âmbito de seus procedimentos de fiscalização da aviação civil e da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária. Nos termos da nova Resolução, a ANAC somente realizará a notificação dos autuados para a apresentação de defesa ou ratificação do requerimento de arbitramento sumário das multas quando se encerrar o atual estado de calamidade pública.

ANEEL

Nos termos da Portaria nº 6.417, de 17/06/20, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prorrogou, enquanto durar a pandemia da COVID-19, o recebimento de documentos exclusivamente por meio eletrônico e a realização das

reuniões públicas de diretoria em formato exclusivamente virtual.

ANM

A Agência Nacional de Mineração (ANM) editou em 30/06/20 sua Resolução nº 39 que suspende pela terceira vez, agora até 31/07/20, os prazos dos processos minerários.

ANTAQ

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários manteve ao longo de todo o mês de junho a suspensão de seus prazos processuais, com a manutenção do fechamento de seu protocolo físico, até 05/07/20. É o teor da Portaria nº 151/2020-DG/ANTAQ. A ANTAQ ainda adotou, por meio da Resolução nº 7.784, de 05/06/20, uma abrangente decisão de suspensão e prorrogação de prazos relativos a exigências regulatórias aplicáveis aos seus setores regulados, em decorrência da

COVID-19. Nesse sentido,

foram suspensos os prazos previstos na Resolução Normativa nº 28-ANTAQ/2019, na Resolução Normativa nº 29-ANTAQ/2019, na Resolução Normativa nº 32-ANTAQ/2019, na Resolução nº 3.274-ANTAQ/2014, bem como aqueles relacionados à Contabilidade Regulatória das Administrações Portuárias. Além disso, foram prorrogados por 90 dias os prazos dispostos no art. 33 da Resolução Normativa ANTAQ nº 32/19 e do Manual de Contas das Administrações Portuárias, no âmbito do Sistema Contábil, referentes às seguintes apresentações:  Demonstrações contábeis regulatórias (DCRs) mensais do exercício de 2020, a contar de mês de referência de fevereiro de 2020;  Demonstrações contábeis societárias (DCSs) anuais do exercício de 2019;  DCRs anuais do exercício de 2019; e  Atualizações anuais do Método de Custeio. A ANTAQ realizou em 18/06/20 audiência pública virtual sobre proposta de resolução normativa que dispõe acerca da realização de

Análise de Impacto Regulatório

(AIR) e de Avaliação de Resultado Regulatório (ARR).

ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou em 01/06/20 sua

primeira Reunião Deliberativa Eletrônica. Esta modalidade de reunião é uma inovação de seu novo Regimento Interno, aprovado por meio da Resolução nº 5.888, de 12/05/20, e não poderá ser utilizada para deliberar processos relativos à edição de Resoluções; audiência pública e consulta pública; apuração de infrações e aplicação de sanções; e considerados relevantes pela Diretoria Colegiada, por proposta do Diretor-Relator nos autos do processo.

A ANTT também retomou os processos de participação e controle social, por meio da realização de sua primeira Audiência Pública Virtual, promovida em 25/06/20. Trata-se da Audiência Pública nº 02/20, destinada à discussão de alterações nos procedimentos para pagamento da Taxa de Fiscalização no âmbito do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.

(4)

Aviação Civil

A ANAC editou em 09/06/20 sua Resolução nº 563, estendendo para o início da pandemia de

COVID-19 parte das medidas de

flexibilização excepcional da aplicação das Condições Gerais de Transporte Aéreo contidas na Resolução nº 400/16. Assim, de 04/02 a 31/12/20 passam a vigorar as seguintes regras:

 A assistência material fica assegurada ao passageiro em território nacional, exceto nos casos de fechamento de fronteiras e de aeroportos por determinação de autoridades;  As manifestações dos passageiros devem ser respondidas no mesmo prazo estabelecido para a plataforma

Consumidor.gov.br (atualmente, 15 dias);  Nos casos de alteração

programada, atraso, cancelamento ou interrupção do voo, fica

assegurada a

reacomodação do passageiro em voo de terceiro quando não houver disponibilidade de voo da própria empresa. Além disso, de 14/05 a 13/12/20, o transportador deverá comunicar o passageiro com antecedência mínima de 24 horas sobre eventual alteração programada do voo.

Em decorrência das restrições de voos causados pela COVID-19, a ANAC divulgou em 12/06/20 a flexibilização dos requisitos de experiência recente de pilotos, passando a

aceitar, em caráter extraordinário, que pilotos que não tenham realizado aterrissagens ou decolagens nos últimos 90 dias ou, quando em comando, aproximação por instrumentos nos últimos 180 dias, possam compor tripulação ao lado de pilotos completamente recentes, ou seja, aqueles que cumprem integralmente com os requisitos exigidos, ou com instrutores ou examinadores parcialmente recentes.

Conforme o relatório da ANAC “Demanda e Oferta do Transporte Aéreo”, referente ao mês de maio, divulgado em 16/06/20, a demanda doméstica, medida em passageiros quilômetros pagos (RPK), por voos no mercado doméstico, teve redução de 91% naquele mês, na comparação com maio de 2019. Já em relação ao mercado internacional, a demanda por voos encolheu 97,6% dentro do mesmo critério comparativo.

Biocombustíveis

O Ministério de Minas e Energia publicou em 05/06/20 a Portaria nº 235/20, com a finalidade de divulgar consulta pública para o recebimento de contribuições a respeito das propostas referentes ao terceiro ciclo das metas anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis referente ao decênio 2021-2030, e à revisão das metas estabelecidas para o ano de 2020 em função dos impactos da pandemia de

COVID-19. A referida matéria se insere no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis

(RenovaBio).

BNDES

Em 05/06/20 o BNDES anunciou o programa BNDES Crédito Cadeias Produtivas, que objetiva atender à necessidade de capital de giro de pequenas e médias empresas que integram cadeias produtivas (“PMEs”) de todos os setores da economia. O programa tem orçamento de R$ 2 bilhões e funcionará por meio de “empresas-âncora”, que repassarão recursos para sua cadeia de fornecedores, distribuidores e franqueados. Os valores financiados serão entre R$ 10 milhões e R$ 200 milhões.

Em meio às medidas emergenciais para o enfrentamento da pandemia da

COVID-19, o BNDES anunciou em

08/06/20 a suspensão, até dezembro, dos pagamentos relativos a financiamentos tomados por estados, Distrito Federal e municípios (standstill), e a liberação emergencial de recursos de até R$ 456 milhões para os Estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para investimentos em ações de enfrentamento à pandemia e na mitigação de suas consequências econômicas.

(5)

Distribuição de Energia

Elétrica

A ANEEL autorizou em 01/06/20 o repasse da terceira e última parcela de R$ 250 milhões à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para cobertura de descontos tarifários de consumidores beneficiados pela tarifa social.

Em 15/06/20 a ANEEL editou a Resolução Normativa nº 886/20, com o objetivo de prorrogar até 31/07/20 os efeitos da Resolução Normativa nº 878/20, que fixou um conjunto de medidas para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica e a proteção de consumidores e funcionários das concessionárias em meio à pandemia da COVID-19. Assim, permanecem em vigor as seguintes regras:

 Proibição do corte de fornecimento de energia elétrica por inadimplência de unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais;  Suspensão do atendimento presencial ao público pelas distribuidoras;

 Suspensão dos prazos para solicitação de ressarcimento por danos a equipamentos;  Suspensão da entrega da fatura mensal impressa;  Permissão de realização de leitura de consumo em intervalos diferenciados ou não realização da leitura; e  Redução dos desligamentos programados.

Em conformidade com o Boletim de Monitoramento COVID-19 do MME, de 15/06/20, a

inadimplência acumulada no setor elétrico desde 18/03/20 alcançou 8,15%. O impacto estimado da pandemia acumulado desde 18/03/20 foi de R$ 6.344 milhões, sendo R$ 3.273 milhões devido ao aumento da inadimplência. A ANEEL editou em 23/06/20 a Resolução Normativa nº 885/20, que regulamenta a

Conta-COVID, que tem a finalidade de preservar a situação financeira das empresas do setor mediante empréstimos assegurados por um conjunto de bancos para a diluição ao longo de 5 anos dos aumentos das tarifas de energia elétrica. Por meio da Resolução, foram estabelecidos critérios do empréstimo às empresas do setor, no valor teto de R$ 16,1 bilhões. O limite de captação se baseará na perda de arrecadação e mercado de cada

empresa.

E&P

Por meio da Resolução nº 03, de 04/06/20, o Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE) autorizou a ANP a definir e licitar blocos em quaisquer bacias terrestres ou marítimas, bem como licitar campos devolvidos ou em processo de devolução, no sistema de Oferta Permanente, salvo as exceções que especifica. A medida tem a finalidade de conferir maior dinamismo ao processo de disponibilização de novas áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

Na mesma Reunião Extraordinária, o CNPE editou a Resolução nº 04/20, determinando à ANP que avalie a adoção de medidas visando à redução de royalties para até 5% para campos concedidos a empresas de pequeno ou médio porte, classificadas de acordo com os critérios estabelecidos daquela Agência.

O Ministério de Minas e Energia publicou em 15/06/20 sua Portaria nº 239/20, que autoriza a ANP a realizar a prorrogação, por nove meses, dos prazos relativos à Fase de Exploração previstos nos contratos sob o regime de Partilha de Produção, em decorrência da pandemia da COVID-19.

A ANP publicou em 17/06/20 sua Resolução nº 820/20, que atualiza as medidas de flexibilização em E&P previstas na RANP nº 816/20. Dentre as alterações, destacam-se as seguintes:

 Aceitação de documentos assinados eletronicamente para envio por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

(6)

documentação disposta na RANP nº 816/20 para o início ou reinício de operações decorrente de interrupções, salvo as exceções previstas;  Extensão do prazo para a

entrega dos relatórios de Conteúdo Local; e

 Suspensão do prazo para entrega da análise composicional do gás natural definido na Resolução ANP nº 40/09.

Etanol

O BNDES aprovou em 04/06/20 o Programa BNDES de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro, para oferta de crédito para capital de giro vinculado à estocagem de Etanol. O programa tem dotação de R$ 1,5 bilhão e disponibilizará crédito entre R$ 10 milhões e 200 milhões, limitados a 50% do valor do financiamento, para empresas, cooperativas e empresários individuais com receita operacional bruta igual ou superior a R$ 300 milhões. Ainda em 04/06/20, o CNPE aprovou a Resolução nº 02/2020, estabelecendo

diretrizes para a

regulamentação, pela ANP, da comercialização de etanol hidratado combustível por produtor, diretamente com Revendedor Varejista de Combustíveis Automotivos e Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR). Em 05/06/20 a ANP editou a Resolução nº 819/20, para adequar as obrigações contratuais de aquisição de etanol anidro combustível (adicionado à gasolina), mediante a aplicação de um

redutor de 16% sobre o volume comercializado em 2019. Essa alteração terá validade para os contratos de fornecimento de etanol anidro com validade de julho de 2020 a maio de 2021.

Ferrovias

O MINFRA anunciou em 10/06/20 que a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) compõem o primeiro programa da América Latina de certificação de títulos verdes (Green Bonds) para investimentos em ativos de infraestrutura de transportes. São previstos R$ 14,3 bilhões em investimentos nas três ferrovias. Segundo o planejamento do MINFRA, a certificação destes projetos para a captação de recursos nessa modalidade já deverá estar concluída no momento da realização dos leilões.

Financiamento de Projetos

de Infraestrutura

Foi editado em 05/06/20 o Decreto Federal nº 10.387, que prevê incentivos ao financiamento de projetos de infraestrutura mediante a inclusão de projetos com

benefícios ambientais e sociais

no rol daqueles que poderão ser enquadrados como prioritários com vista à emissão das debêntures incentivadas previstas na Lei Federal nº 12.431/11. Nesse sentido, foram incluídos os seguintes projetos:

 Monotrilhos;  Metrôs;

 Trens urbanos;

 Veículos Rápidos sobre

Trilhos (VLT);

 Aquisição de ônibus elétricos e híbridos a biocombustível ou biogás, para sistema de transporte;

 Implantação de

infraestrutura de Bus Rapid Transit (BRT);

 Tecnologias renováveis de geração de energia solar, eólica, de resíduos;

 Pequenas centrais hidrelétricas com densidade de potência mínima de 4W/m² de área alagada;  Sistemas de abastecimento de água;  Sistemas de esgotamento sanitário;

 Sistemas de manejo de águas pluviais e drenagem urbana;  Sistemas de manejo de

resíduos sólidos urbanos; e  Projetos realizados em

aglomerados subnormais ou áreas urbanas isoladas, de acordo com a definição estabelecida pelo IBGE.

(7)

Gás Natural

O Comitê de Acompanhamento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN) apresentou ao CNPE, em 04/06/20, o 3º Relatório Trimestral, relativo ao 1º trimestre de 2020. O Relatório não ressalta a implementação de qualquer nova ação do programa, mas apresenta avaliação sobre os impactos da pandemia da

COVID-19 sobre o setor, com os seguintes destaques:  De janeiro a março, observou-se redução de 26% nos volumes de gás natural processados pelas Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) brasileiras e injetados na malha integrada; e  Os preços de gás natural

no Henry Hub caíram 23% desde 01/01/20. Finalmente, o Relatório registra as ações adotadas pelo Governo para mitigação dos impactos da pandemia no setor, com ênfase aos seguintes pontos:

 Suspensão da Chamada Pública do GASBOL por alegação de motivo de força maior pelos carregadores;

 Adiamento dos prazos para alienação da participação da Petrobras na Gaspetro;  Definição da produção, transporte e distribuição de gás natural como atividades essenciais; e  Instituição de Comitê no âmbito da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, para articular as demandas do setor afetas ao abastecimento nacional de combustíveis e biocombustíveis

relacionadas aos efeitos da COVID-19, além de subcomitê para tratar da indústria do gás natural.

Em Teaser divulgado ao mercado em17/06/20, a

Petrobras comunicou a oferta de oportunidade concernente à totalidade de suas participações em um conjunto de concessões de campos de terra e águas rasas de E&P, localizadas no Estado de Alagoas, que inclui a

UPGN de Alagoas, responsável pelo processamento todo o gás do Polo e pela geração dos Líquidos de Gás Natural, cuja capacidade de processamento é de 2 milhões m3/dia.

Além disso, em Teaser de 26/06/20, a Petrobras anunciou a oferta da totalidade de suas participações em um conjunto de concessões de campos de terra de E&P, denominado Polo Urucu, localizadas na Bacia de Solimões no Estado de Amazonas. O referido polo contempla as facilidades de

processamento e

armazenamento da produção de petróleo e gás natural do Polo Arara, envolvendo 4 UPGNs e estações de tratamento e compressão, tanques de petróleo e esferas de GLP.

Geração de Energia

A Petrobras divulgou em 04/06/20 Teaser relativo à venda de suas participações nas geradoras Brasympe Energia S.A. (“Brasympe”), Energética Suape II S.A. (“Suape II”), Termoelétrica Potiguar S.A. (“TEP”), Companhia Energética Manauara S.A. (CEM) e Brentech Energia S.A. (“Brentech”), sendo as duas primeiras localizadas em Pernambuco e as demais no Tocantins, Amazonas e Goiás, respectivamente.

O BNDES informou em 30/06/20 a aprovação de financiamento de longo prazo para a implantação do

parque eólico Ventos de Santa Martina 14, no Rio Grande do Norte, no valor de R$ 208 milhões.

Mineração

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou em 19/06/20, duas audiências públicas virtuais sobre os editais de licitação voltada à cessão de direitos minerários de prospectos de cobre e fosfato incluídos no PPI, em áreas do Estado de Goiás, Paraíba e em Pernambuco, relativas aos projetos “Leilão Cobre de Bom Jardim (GO)” e “Fosfato de Miriri (PE-PB)”.

Petrobras

A Petrobras divulgou em 29/06/20 o alcance de novos recordes de produção no campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, correspondente a 664 mil barris de óleo por dia (bpd) e 822 mil barris de óleo equivalente por dia (boed).

Portos

A ANTAQ deu início, no mês de junho, a um conjunto de procedimentos de participação popular relativos a projetos de arrendamentos de instalações portuárias. São esses:

(8)

 Consulta pública para o arrendamento do Terminal MUC01, no Porto de Fortaleza, divulgada em 03/06/20;  Consulta pública para o

arrendamento de terminal graneleiro (MAC13) no Porto de Maceió, divulgada em 03/06/20;

 Audiência pública virtual para a licitação das áreas STS08 e STS08A, localizadas no Porto de Santos, realizada em 09/06/20; e

 Consulta pública para o arrendamento do terminal MAC13 no Porto de Maceió, divulgada em 09/06/20.

Dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ, divulgados em 18/06/20, indicaram o

comportamento na

movimentação dos portos e terminais portuários nacionais no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Destacam-se os seguintes indicadores:  Crescimento de 3,71% na movimentação geral;  Crescimento de 3,7 % na movimentação portuária;  Redução de 6,6% no número de atracações (aumento da consignação média);  Aumento de 11,7% no

total exportado para a China - Soja (41,5%) e Petróleo (44,5%);  Incremento de 11,5% na movimentação de cabotagem com plataformas e incremento de 0,5% na movimentação de cabotagem sem plataformas.

Além disso, verificou-se que a cabotagem (geral) em abril teve uma redução de 1,3%, e que, sem o transporte das plataformas, aquele mês teve uma redução de 19,21% em relação a abril/2019 (-39,1% granel líquido; -6,2% contêiner; -41% carga geral; +12,5% granel sólido).

Em 29/06/20, foi assinado pelo MINFRA a redefinição da poligonal do Porto de Santos

(SP).

PPI

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) realizou em 10/06/20 sua 13ª Reunião, oportunidade em que anunciou a qualificação dos seguintes projetos, que passam a ter tramitação prioritária no âmbito do Governo Federal:  7 Arrendamentos Portuários (Portos de Maceió/AL; Mucuripe/CE; Areia Branca/RN e Santos/SP) e estudos para desestatização do Porto de Itajaí – SC;  2 Rodovias (BR-135/316/MA, 230/PA) e inclusão rodovias paranaenses no PND e apoio ao licenciamento da BR-174/MT-RO;  Relicitações de Aeroportos (ASGA/RN e VCP/SP);  Linha 2 do metrô de Belo

Horizonte/MG;

 Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste;  Áreas em Oferta Permanente para exploração e produção de petróleo e gás natural;  Terminais Pesqueiros de Natal/RN, Aracaju/SE, Vitória/ES, Santos/SP e Cananéia/SP;  Empreendimentos turísticos (Forte N. Sra. dos Remédios/PE, Forte Orange/PE, Fortaleza de Santa Catarina/PB, Fazenda Pau D’Alho/SP) e Parques Nacionais (São Joaquim/SC e Brasília/DF);

 PPP do Novo Hospital Municipal da Criança e do

Adolescente de

Guarulhos/SP;

 Loteria - “apostas de quota fixa”;  Dissolução Societária da CEITEC;  Contratação de estudos especializados para a Telebrás;  Política de apoio ao licenciamento ambiental de projetos de investimentos para a produção de minerais estratégicos – “Pró-Minerais Estratégicos”; e

(9)

audiências públicas de projetos integrantes da carteira do PPI, inclusive de forma virtual.

Refino

Segundo o Boletim de Monitoramento COVID-19 de 29/06/20, do MME, o parque de refino nacional alcançou patamar de utilização equivalente ao incorridos no período que antecedeu o início da pandemia, de 77%.

Rodovias

O MINFRA, o DNIT e o Governo do Distrito Federal assinaram em 08/06/20 protocolo de intenções para viabilizar a duplicação da BR-080/DF, no segmento que liga o entroncamento com a DF-001 (Parque Nacional de Brasília e Floresta Nacional) e a divisa do Distrito Federal com o estado de Goiás, totalizando 40,3 quilômetros de extensão.

Saneamento Básico

Ao longo do mês de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) deu seguimento ao projeto-piloto “Monitoramento COVID Esgotos”, que acompanha semanalmente a

presença do vírus da COVID-19 nos sistemas sanitários de Belo Horizonte e Contagem (MG). Em termos gerais, identificou-se importante crescimento da presença do vírus, alcançando, por exemplo, na semana de 8 a 12/06/20, a impressionante marca de 100% das amostras nas duas bacias pesquisadas (Onça e Arrudas).

O Estado de Minas Gerais publicou em 20/06/20 a Deliberação Normativa nº 65/2020, que regulamenta o

reúso direto de água não potável proveniente de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) de sistemas públicos e privados.

Em 24/06/20, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 4.162/2019, que estabelece o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Dentre as diversas inovações desse PL, destaca-se a atribuição à ANA de competência para a edição de normas de referência para a prestação dos serviços de saneamento básico, a limitação de celebração de contratos de programa e a fixação de metas de universalização para os serviços de água potável e coleta e tratamento de esgoto. Em 24/06/20, a ANA lançou seu Manual Orientativo para Sistemas de Medição de Vazão de Água em Condutos Forçados.

Serviços e Atividades

essenciais

O Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da COVID-19,

instituído pelo Decreto Federal

nº 10.227/20, editou em 02/06/20 a Resolução nº 6, para instituir grupo de trabalho para a consolidação das estratégias de governança e gestão de riscos do Governo Federal em resposta aos impactos da pandemia.

Em 22/06/20 foi editado o Decreto Federal nº 10.404/20 que alterou as atribuições do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da COVID-19, originalmente previstas no Decreto Federal nº 10.277/20, para adicionar competência deliberativa sobre as prioridades, as diretrizes e os aspectos estratégicos relativos aos impactos da pandemia.

Telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) publicou em 17/06/20 a Consulta Pública nº 50 que coloca em discussão proposta de Ato que aprova os requisitos técnicos e operacionais de uso da faixa de frequências de 3.300 a 3.700 MHz (3,5 GHz-TDD), que fazem parte do edital de licitação para a implementação do 5G no Brasil. As contribuições poderão ser realizadas até 31/07/20.

Transmissão de Energia

Elétrica

A ANEEL autorizou em 02/06/20 a prorrogação, por 4 meses, dos prazos de entrada em operação comercial dos empreendimentos de transmissão de energia elétrica não prioritários. A decisão, adotada em atenção aos impactos da pandemia

da COVID-19, não se aplica a

empreendimentos cujos prazos de entrada em operação comercial são anteriores a 11/3, e a obras com objetivo de evitar cortes de carga em regime normal de operação, de permitir o escoamento de geração ou de evitar geração térmica por razões elétricas.

(10)

Transporte Aquaviário

A ANTAQ publicou em 01/06/20 a Resolução nº 7.781/20, com a orientação para que portos organizados, as instalações portuárias e as empresas que atuem no transporte aquaviário mantenham a circulação de trabalhadores que possa afetar o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais, e a movimentação de cargas necessárias à população. A Resolução também flexibiliza o cumprimento da frequência de viagens do esquema operacional, exceto no horário de pico, quando for o caso, das empresas autorizadas para o transporte aquaviário de passageiros, em razão da pandemia.

Transporte Rodoviário e

Ferroviário de Passageiros

A ANTT publicou em 03/06/20 a Resolução nº 5.893/20, que trata das medidas a serem adotadas no âmbito dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros e dos serviços de transporte ferroviário de

passageiros, para

enfrentamento da pandemia da

COVID-19. Nos termos da

Resolução, as referidas empresas deverão adotar as medidas e ações para limpeza e desinfecção dos veículos, inclusive sobre o controle de qualidade dos ambientes climatizados e controle de vetores, previstos no Guia Sanitário de Veículos Terrestres

nº 18/2019 da Anvisa.

Em relação ao transporte rodoviário, a Resolução dispõe que a frequência de viagens

definida para cada linha poderá ser reduzida, inclusive abaixo da mínima, durante esse período de

pandemia. A prestação do serviço de transporte internacional permanece suspensa temporariamente, podendo a ANTT, em casos excepcionais, autorizar o transporte com a finalidade de garantir o retorno de brasileiros ou estrangeiros aos seus respectivos países de origem, o transporte de profissionais que atuem em serviços públicos e atividades

essenciais, e o deslocamento de pessoas com enfermidades para tratamento de saúde.

Relativamente ao transporte ferroviário, permanecem suspensas as autorizações vigentes para a prestação não regular e eventual de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com finalidade turística, histórico-cultural e comemorativa.

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

A pouca atenção dada aos princípios de uma boa incisão leva, como no caso clínico descrito anteriormente (onde a incisão foi feita sobre a fístula presente durante a

No entanto, ao mesmo tempo que se distanciavam da concepção moderna de identidade cultural nacional, pela aceitação dos elementos díspares e heterogêneos como formadores

Nesta nota técnica, pesquisadores do Climate Policy Initiative/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/ PUC-Rio) analisam a tramitação legislativa do projeto da

This is an especially good opportunity to define at what point a Preliminary Environmental License must be obtained, who must obtain it – the government or the concessionaire, and

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Neste trabalho, uma FSS inteligente composta apenas de elementos de grafeno e por um substrato de vidro é projetada. A reconfigurabilidade é obtida otimizando uma célula

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.