• Nenhum resultado encontrado

SUPERIOR ASSISTENTE SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUPERIOR ASSISTENTE SOCIAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SPDM_11

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

PROCESSO SELETIVO - EDITAL Nº 01/2014

SUPERIOR

ASSISTENTE SOCIAL

NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO RG DO CANDIDATO

DESTAQUE AQUI

GABARITO DO CANDIDATO - RASCUNHO

Nome: Assinatura do Candidato: Inscrição:

INSTRUÇÕES GERAIS

I. Nesta prova, você encontrará 04 (quatro) páginas numeradas sequencialmente, contendo 30 (trinta) questões correspondentes às seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (10 questões) e Conhecimentos Especificos (20 questões). II. Verifique se seu nome e número de inscrição estão corretos no cartão de respostas. Se houver erro, notifique o fiscal. III. Assine e preencha o cartão de respostas nos locais indicados, com caneta azul ou preta.

IV. Verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal.

V. Você dispõe de 3 (três) horas para fazer esta prova. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar o cartão de respostas.

VI. O candidato só poderá retirar-se do setor de prova 1 (uma) hora após seu início.

VII. O candidato não poderá levar o caderno de questões. O caderno de questões será publicado no site da spdm, no prazo recursal contra gabarito.

VIII. Marque o cartão de respostas cobrindo fortemente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo no próprio cartão de respostas.

IX. A leitora óptica não registrará as respostas em que houver falta de nitidez e/ou marcação de mais de uma alternativa. X. O cartão de respostas não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Exceto sua assinatura, nada deve ser

escrito ou registrado fora dos locais destinados às respostas.

XI. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o cartão de respostas e este caderno. As observações ou marcações registradas no caderno não serão levadas em consideração.

XII. É terminantemente proibido o uso de telefone celular, pager ou similares.

Boa Prova!

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(2)
(3)

1

SPDM_11

PORTUGUÊS Texto para as questões de 1 a 4.

Observar e Pensar

O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, não é ensinado. Hoje nossos alunos são proibidos de observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula, estrategicamente colocada bem longe do dia-a-dia e da realidade. Nossas escolas nos obrigam a estudar mais os livros de antigamente do que a realidade que nos cerca. Observar, para muitos professores, significa ler o que os grandes intelectuais do passado observaram – gente como Rousseau, Platão ou Keynes. Só que esses grandes pensadores seriam os primeiros a dizer “esqueçam tudo o que escrevi”, se estivessem vivos. Na época não existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente. Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos são impedidos de observar o mundo que os cerca e obrigados a ler teoria escrita 200 ou 2.000 anos atrás – o que leva os jovens de hoje a se sentir alienados, confusos e sem respostas coerentes para explicar a realidade. Não que eu seja contra livros, muito pelo contrário. Sou a favor de observar primeiro, ler depois. Os livros, se forem bons, confirmarão o que você já suspeitava. Ou porão tudo em ordem, de forma esclarecedora. Existem livros antigos maravilhosos, com fatos que não podem ser esquecidos, mas precisam ser dosados com o aprendizado da observação. […]

(KANITZ, S. Revista Veja, Editora Abril, edição 1865, ano 37, nº 31, 4 de agosto de 2004, página 18)

1) Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta, de acordo com o texto.

a) O único passo para aprender a pensar é aprender a escrever.

b) Os grandes intelectuais do passado desenvolviam seus pensamentos em horas de estudo sobre os livros. c) Explicar a realidade que nos cerca está ligado a

observar tal realidade presentemente.

d) Os livros deveriam ser esquecidos, pois o universo real dá mais subsídios para desenvolver o pensamento.

2) Considere as afirmações sobre o texto:

I. O objetivo central do texto é discutir como aprender. II. Para o autor, aprender a pensar está intimamente

ligado a aprender a observar.

III. Um dos principais assuntos do texto é aquilo que os grandes intelectuais do passado observaram.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II. b) I, II, III. c) I e III. d) II, III.

3) A partir da leitura do texto, é possível tiramos uma conclusão. Assinale a alternativa que apresente essa conclusão.

a) O aprendizado está intimamente ligado à passividade do aluno.

b) A leitura é parte integrante e principal dentro do processo de aprendizagem, assim ela deve ser utilizada como primeira estratégia.

c) Os alunos são levados a ler somente literaturas mais atualizadas, o que traz para eles um nível de reconhecimento melhor da realidade.

d) A Educação brasileira cria um cenário interno e retira os alunos do convívio com a realidade.

4) Leia o trecho retirado do texto e responda:

[…] Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos são impedidos de observar o mundo que os cerca e obrigados a ler teoria escrita 200 ou 2.000 anos atrás […]

Supondo que o leitor não entenda o significado da palavra CHOCADOS, dentro do contexto, o processo mais eficiente para elucidar a dúvida e buscar no próprio texto, esta indicação para resolver a questão, está expressa corretamente na alternativa:

a) Considerar que a palavra tem um significado de perplexidade dentro deste contexto, mas está voltada à discussão que os grandes pensadores faziam dentro dos seus gabinetes de estudo distanciados da realidade.

b) Relacionar seu significado ao sentimento de perplexidade ao saberem que os alunos modernos são impedidos de observar a realidade que os cerca, algo que já faziam há milhares de anos.

c) Relacionar o significado da palavra a pensar e observar. d) Relacionar a palavra a outras palavras que tenham a

mesma terminação: ADO. 5) Nos versos: O verso voa. A voz voa. Você voa. Vem , Victor! Na consoante (V) que se repete, você vê: a) Rima. b) Metáfora. c) Antítese. d) Aliteração.

6) Assinale a alternativa correta onde se veja que todas as palavras são dígrafos.

a) Chuva, alho, sonho, assunto. b) Coxa, luxo, enxergar, chuva. c) Chuva, sonho, coxa, luxo. d) Estanho, aquela, coxa, luxo.

7) Observe os termos destacados e assinale a alternativa correta que classifica, primeiramente, de forma sintática, em seguida de forma morfológica os termos grifados, respectivamente.

(1) Explicarei (2) a proposta que consideramos inovadora para nossa empresa.

a) (1) Verbo transitivo direto; Verbo; (2) objeto indireto; artigo; substantivo.

b) (1) Verbo transitivo indireto; Verbo; (2) objeto direto; artigo; substantivo.

c) (1) Verbo transitivo direto; Verbo; (2) objeto direto; artigo; substantivo.

d) (1) Verbo transitivo direto; Verbo; (2) objeto direto; preposição; substantivo.

8) Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas observando as corretas colocação pronominal e conjugação verbal.

Estou_________sentindo feliz.___de______um trabalho que me_____muito tempo.

a) Me; acabamos; realizer; requerer. b) Se; acabei; realizei; requereu. c) Se; acabou; realizer; requis. d) Me; acabei; realizar; requereu.

(4)

9) Assinale a alternativa correta que apresenta a conjunção mais adequada para substituir os dois pontos (:) na oração dada.

Podem falar o que quiserem: estou com a consciência tranquila.

a) pois. b) portanto. c) e d) embora.

10) Assinale a alternativa ERRADA quanto à regência.

a) Eu o agradei, Darci? b) Eu lhe amo muito.

c) Você não o convidou, por quê?

d) Sua explicação de contra cuja pontualidade me revolta.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11) Desvendar a prática profissional cotidiana do Assistente Social supõe:

a) inserir a prática profissional no quadro das relações sociais fundamentais da sociedade.

b) inserir a prática profissional no cotidiano.

c) inserir a prática profissional no quadro das relações humanas da sociedade.

d) inserir a prática profissional no cotidiano do ambiente profissional.

12) Considerando que a prática profissional do Assistente Social é o conjunto de atividades desempenhado pelo profissional e que deve ser considerada isoladamente e em si mesma, refletimos que:

a) a prática profissional deve ser considerada a partir de fatores internos, fatores que dependem do desempenho profissional e fatores externos, determinados pelas circunstâncias sociais nas quais se realiza a prática do Assistente Social.

b) a prática profissional deve ser considerada a partir da instituição a qual o profissional é contratado.

c) a prática profissional deve ser considerada apenas pelos fatores internos, fatores que dependem o desempenho profissional.

d) a prática profissional deve ser considerada apenas pelos fatores externo, determinados pelas circunstâncias sociais nas quais se realiza a prática do Assistente Social.

13) Sendo a linguagem, o instrumento básico de trabalho do Assistente Social como trabalhador especializado, sua formação deve ser:

a) teórico- metodológica e ético-política

b) teórico-metodológica, técnico –profissional e ético-politica.

c) teórico-metodológica e técnico-profissional d) técnico-profissional e ético-política.

14) As atividades profissionais do Assistente Social dependem:

a) da competência na leitura dos processos sociais, assim como no estabelecimento de relações e vínculos sociais com os sujeitos sociais junto aos quais atua.

b) da competência no acompanhamento dos processos sociais, assim como no estabelecimento de relações e vínculos sociais com os sujeitos sociais junto aos quais atua.

c) da competência na leitura e acompanhamento dos processos sociais, não podendo promover o estabelecimento de relações e vínculos sociais com os sujeitos sociais junto aos quais atua.

d) da competência na leitura e acompanhamento dos processos sociais, assim como no estabelecimento de relações e vínculos sociais com os sujeitos sociais junto aos quais atua.

15) Dispondo de autonomia ética e técnica no exercício das funções do Assistente Social, resguardadas pelo Código de Ética Profissional e pela regulamentação legal da profissão, o Assistente Social pode desempenhar sua profissão em um processo de trabalho coletivo com profissionais de outras áreas, o produto deste trabalho deve ser:

a) fruto de trabalho combinado ou cooperativo, imperativo nas diversas especializações do trabalho.

b) fruto de trabalho combinado ou cooperativo, compartilhado nas diversas especializações do trabalho. c) fruto de trabalho combinado ou cooperativo, contributivo

nas diversas especializações do trabalho.

d) fruto de trabalho combinado ou cooperativo, socializado nas diversas especializações do trabalho.

16) Na década de 80, fruto de intenso trabalho do movimento social dos trabalhadores de saúde mental, em resposta a precária situação dos hospitais psiquiátricos, os serviços de saúde mental surgem em vários municípios do país e vão se consolidando como:

a) dispositivos eficazes na diminuição de internações e na mudança do modelo assistencial.

b) dispositivos ineficazes na diminuição de internações e na mudança do modelo assistencial.

c) dispositivos eficazes na diminuição de internações e na perpetuação do modelo assistencial.

d) dispositivos ineficazes na diminuição de internações e na perpetuação do modelo assistencial.

17) Regulamentado pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial passam a integrar a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Essa portaria reconheceu e ampliou o funcionamento e a complexidade dos CAPS, que têm a missão: (fonte: http://www.ccs.saude.gov.br/ saude_mental/pdf/sm_sus.pdf)

a) dar atendimento diurno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

b) dar atendimento diuturno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

c) dar atendimento noturno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

d) dar atendimento vespertino às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

(5)

3

SPDM_11

18) As práticas realizadas nos CAPS - Centros de Atenção Psicossocial são caracterizadas por ocorrerem em ambiente aberto, acolhedor e inserido na cidade, no bairro. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social que é:

a) potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e sua singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

b) potencializadora de seus resultados, preocupando-se com o sujeito e sua singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

c) potencializadora de sua missão, preocupando-se com o sujeito e sua singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

d) potencializadora de seus limites, preocupando-se com o sujeito e sua singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

19) O compromisso da responsabilidade social significa: Obs.: Stakeholders significa todos os integrantes

da cadeia de relacionamento da empresa, tais como acionistas, proprietários, funcionários, fornecedores, clientes, comunidade e governo.

a) a integração sem a opção voluntária das organizações empresariais, com questões socioambientais, que se materializam por meio das atividades administrativas, produtivas e comerciais, das relações estabelecidas com todos os envolvidos, integrantes diretos e indiretos da cadeia produtiva, os stakeholders.

b) a integração e a opção voluntária das organizações empresariais com questões socioambientais que se materializam por meio das atividades administrativas, produtivas e comerciais, das relações estabelecidas com todos os envolvidos, integrantes diretos e indiretos da cadeia produtiva, os stakeholders.

c) a integração e a opção voluntária das organizações empresariais com questões sociais que se materializam por meio das atividades administrativas, produtivas e comerciais, das relações estabelecidas com todos os envolvidos, integrantes diretos e indiretos da cadeia produtiva, os stakeholders.

d) a integração e a opção voluntária das organizações empresariais com questões ambientais que se materializam por meio das atividades administrativas, produtivas e comerciais, das relações estabelecidas com todos os envolvidos, integrantes diretos e indiretos da cadeia produtiva, os stakeholders.

20) A responsabilidade social abrange:

a) as boas práticas corporativas, ultrapassando as normas jurídicas e incluindo aspectos diversos como os que vão da gestão de recursos humanos e da cultura empresarial à seleção dos parceiros comerciais e da aplicação de tecnologias.

b) a ética empresarial, ultrapassando as normas jurídicas e incluindo aspectos diversos como os que vão da gestão de recursos humanos e da cultura empresarial à seleção dos parceiros comerciais e da aplicação de tecnologias.

c) as boas práticas corporativas e a ética empresarial, ultrapassando as normas jurídicas e incluindo aspectos diversos como os que vão da gestão de recursos humanos e da cultura empresarial à seleção dos parceiros comerciais e da aplicação de tecnologias. d) as boas práticas corporativas e a ética empresarial,

ultrapassando as normas jurídicas e incluindo aspectos diversos como os que vão da gestão de recursos humanos à seleção dos parceiros comerciais e da aplicação de tecnologias.

21) Os elementos constitutivos do trabalho e processos de trabalho do Assistente Social está fundamentalmente relacionada à:

a) interlocução teórica com o referencial dialético crítico, orientador das diretrizes curriculares e de formação profissional.

b) interlocução teórica com o referencial dialético crítico, orientador das diretrizes curriculares e projeto ético-político.

c) interlocução teórica com o referencial dialético crítico, orientador das diretrizes curriculares, projeto ético e de formação profissional.

d) interlocução teórica com o referencial dialético crítico, orientador das diretrizes curriculares, projeto ético-político e de formação profissional.

22) Na área da saúde do trabalhador, a proteção social é balizadora dos direitos a ele relacionados, passando a ser definidora das reais e efetivas condições de garantia e preservação das condições de vida da classe trabalhadora. Constitui- se ainda como:

a) um indicador das insuficientes condições de reprodução social advindas do ofensivo movimento do capitalismo sobre o trabalho humano, ao longo de seu processo de acumulação.

b) um indicador das suficientes condições de reprodução social advindas do ofensivo movimento do capitalismo sobre o trabalho humano, ao longo de seu processo de acumulação.

c) um indicador das reais condições de reprodução social advindas do ofensivo movimento do capitalismo sobre o trabalho humano, ao longo de seu processo de acumulação.

d) um indicador das condições de reprodução social advindas do ofensivo movimento do capitalismo sobre o trabalho humano, ao longo de seu processo de acumulação.

23) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

_____________ do Movimento de Reconceituação, os Assistentes Sociais tinham uma ________ atuação junto às _____________ e aos movimentos sociais, e a família foi trabalhada de maneira muito _____________.

a) Antes, maior, comunidades, superficial. b) Depois, maior, comunidades, ampla. c) Antes, menor, comunidades, superficial. d) Depois, menor, comunidades, ampla.

24) Depois do Movimento de Reconceituação, o Serviço Social começa a se abrir para várias tendências:

a) funcionalista e dialética, sobretudo da análise crítica das correntes marxistas e socialistas.

b) fenomenológica e dialética, sobretudo da análise crítica das correntes marxistas e socialistas.

c) funcionalista e fenomenológica, sobretudo da análise crítica das correntes marxistas e socialistas.

d) funcionalista, fenomenológica e dialética, sobretudo da análise crítica das correntes marxistas e socialistas.

25) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:O reconhecimento da importância da família no contexto social do Brasil está explícito no art. 226 da Constituição Federal, e se reafirma nas legislações específicas:

a) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e na própria Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

b) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Estatuto do Idoso.

c) Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

d) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

(6)

26) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

O Serviço Social foi uma das ____________ profissões da área social a ter aprovada sua lei de regulamentação profissional, a Lei 3252 de 27 de agosto de _____, posteriormente regulamentada pelo Decreto 994 de 15 de maio de ______.

a) primeiras, 1962, 1975 b) primeiras, 1957, 1962 c) ultimas, 1962, 1975 d) ultimas, 1975, 1979

27) O Decreto 994 de 15 de maio de 1962, determinou, em seu artigo 6º, que a disciplina e fiscalização do exercício profissional caberiam ao:

a) Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS). b) Conselho Nacional de Assistentes Sociais (CNAS) e aos

Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS). c) Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos

Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). d) Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e aos

Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS).

28) Fazem parte dos instrumentos normativos do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS):

a) O Código de Ética e a Política Nacional de Fiscalização. b) O Código de Ética e a Lei de Regulamentação

Profissional.

c) A Lei de Regulamentação Profissional e a Política Nacional de Fiscalização.

d) O Código de Ética, a Lei de Regulamentação Profissional e a Política Nacional de Fiscalização.

29) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

O III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais), realizado em ____________ em ________, conhecido no meio profissional como o Congresso da _________, “pelo seu caráter __________ e de expressão do desejo de transformação da práxis político-profissional do Serviço Social na sociedade brasileira” (fonte: CFESS, 1996). a) Rio de Janeiro, 1979, Virada, contestador

b) Rio de Janeiro, 1997, Virada, contestador c) São Paulo, 1979, Virada, contestador d) São Paulo, 1997, Virada, contestador

30) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em_______. A partir da criação do CFAS, em ________, um novo Código é aprovado em _______, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.

a) 1942, 1962, 1965 b) 1948, 1962, 1965 c) 1948, 1962, 1965 d) 1950, 1962, 1965

Referências

Documentos relacionados

Analisar a estrutura e função das redes de apoio social de idosos com alterações cognitivas, e que residem em contexto de alta e muito alta vulnerabilidade social, além

In this area, Recipor indicated the plastic reel as the most representative product in sales volume, also enumerating a series of storing and transportation problems, weight

Treme, quase a cair como um bambu com o vento; E erra-lhe à flor da boca a luz do firmamento Presa a um sorriso de anjo.. E ajoelha junto

results suggest that e-selectin may be a good marker of endothelial inflammation and dysfunction increasing in parallel with serum glucose levels in prediabetes and newly

A única opção que vemos capaz de fazer barreira a este narcisismo sob a sobra do simulacro, um narcisismo negativo, regido pelas pulsões de morte, é o reconhecimento da alteridade,

Neste contexto, o presente trabalho objetivou projetar e construir um equipamento baseado no modelo do Permeâmetro de Guelph com a utilização de sensores para

As autoras confirmaram que, no que se refere à língua escrita, o ponto é o principal índice do fenômeno e, conforme vimos em Cunha e Cintra (1989, p. 632), com o isolamento

Para a criação das listas de símbolos e abreviaturas, foi utilizado o pacote glossaries, responsável por indexar termos de diferentes categorias e gerar listas destes termos. Ao