• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO PROFESSOR PNLD LITERÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO PROFESSOR PNLD LITERÁRIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO PROFESSOR

PNLD LITERÁRIO

Hoje é amanhã?

Ana Cláudia Ramos (texto) e Ionit Zilberman (ilustração) Karina Baldo Favaro (manual)

(2)

CARO EDUCADOR,

É com prazer que a Duetto apresenta aqui este Manual do Professor Digital para a obra Hoje é amanhã?. Trata-se de uma proposta que visa contribuir para a formação de leitores autônomos, críticos e apaixonados pela leitura, contando com a sua me-diação e a da escola.

Acreditamos que ler é uma prática que se aprende e se ensina, dado que não é um ato natural como a fala, por exemplo. Um leitor não nasce pronto, precisa ser formado. A aprendizagem da leitura envolve a aquisição de uma série de competências e habilidades que devem ser trabalhadas na escola por meio de estratégias e projetos que possibilitem a compreensão da leitura pelas crianças e pelos jovens como uma prática social, uma ferramenta que lhes possibilitará não só a comunicação com aqueles com quem se relacionam, mas a compreensão de si próprios e do mundo em que vivem.

Este Manual é um convite à EDUCAÇÃO LITERÁRIA, aquela que, como define o educador espanhol Carlos Lomas, “se orienta não só para o conhecimento das obras e dos autores e autoras mais significativos do cânone literário, mas, também e sobre-tudo, para a aquisição de hábitos de leitura e de capacidades de análise dos textos, para o fomento da experiência literária em torno de diferentes tipos de texto e, inclusivamente, para o estímulo da escrita criativa de intenção literária”.

Entendemos que a educação literária é algo que começa na mais tenra idade, em casa e em família, e se estende por toda a vida do indivíduo, inclusive a vida escolar, pois acreditamos que aprender a ler é muito mais que aprender a decifrar palavras. Nessa perspectiva, este Manual será sempre uma dentre as inúmeras possibilidades de trabalho para a construção de um leitor autônomo.

Sendo assim, convidamos você, caro educador, a tomar o livro Hoje é amanhã? como um ponto de partida para sua progra-mação do ensino da leitura em sua escola. Disponibilizamos sugestões de atividades para poder oferecer aos seus alunos razões e opções para ler, multiplicando e diversificando situações de leitura que, sabemos, são infinitas. Quanto mais ricas e variadas elas forem, mais chances as crianças e os jovens terão de aprender por meio dos textos que leem.

Apostamos no papel fundamental do professor e da escola como mediadores de leitura e entendemos que também é nossa função, como editores, fortalecer e estimular as relações estabelecidas entre o livro e o leitor, porque acreditamos na condição formativa da literatura, não só no contexto didático-pedagógico, mas como possibilidade de desenvolvimento da imaginação e da criatividade do ser humano.

Esperamos que este Manual se constitua numa ferramenta de acesso à língua escrita e compreensão leitora, elementos essen-ciais tanto para a apropriação de todas as matérias do currículo escolar, como para a construção de cidadãos atuantes na sociedade em que vivemos.

(3)

Hoje é amanhã? foi escrito pela autora, professora e coordenadora de bibliotecas Anna Claudia Ramos. A autora participa de

diversos projetos literários e de incentivo à leitura, além de ser a idealizadora e responsável pela produção de conteúdo do Manual da Flipinha (seção infantil da Festa Literária Internacional de Paraty/RJ).

Se o conto de Anna Claudia Ramos já tinha qualidade literária o suficiente, a presença do trabalho da ilustradora Ionit Zil-berman proporciona graça, leveza e poesia à narrativa.

Hoje é amanhã? traz a história de uma garotinha que ainda não entende o tempo e vive trocando o ontem, o hoje e o

ama-nhã. Mas como explicar algo tão abstrato a ela? O leitor dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 3º anos) reconhecerá nas dúvidas da menina uma experiência que ele vive ou já viveu. Anna Claudia Ramos optou por um conto, ou uma narrativa curta, baseada em muitos diálogos, cuja comunicação direta e coloquial facilita o entendimento das crianças, que logo se identificarão com a personagem.

Com muitas perguntas, a garotinha vai descobrindo como transcorre o tempo e, também como se organiza o ambiente familiar em que vive. Através de sua rotina, ora na casa de sua mãe, ora na casa de seu pai, um dia na praia, outro passeando de bicicleta, todos os dias fazendo um monte de coisinhas até chegar a hora de dormir, a personagem começa a entender o mundo, ainda na esfera do dia a dia mais imediato, entre o ontem, o hoje e o amanhã.

Hoje é amanhã? é o resultado do trabalho de autora e ilustradora, as quais conseguem trazer à materialidade do livro (imagem

e palavra) o frescor da meninice e os encantos da infância.

Este manual pretende desenvolver as seguintes habilidades, a partir dos respectivos eixos:

EIXO HABILIDADES

Leitura/escuta no campo artístico-literário

• Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

• Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições ante-cipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios.

• Ler e compreender, com certa autonomia, um conto, desenvolvendo o gosto pela leitura.

• Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo persona-gens, enredo, tempo e espaço.

• Perceber diálogos em textos narrativos, observando o seu efeito de sentido. • Diferenciar voz do narrador e voz do personagem nos textos lidos.

(4)

Análise Linguística • Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

• Reconhecer o travessão como marca do discurso direto. • Empregar em transcrições as aspas.

Produção de texto • Produzir reconto da história, a partir das imagens da obra.

• Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

PREPARAÇÃO PARA A LEITURA DO LIVRO

• Distribuir as crianças no espaço da sala de modo que estejam confortáveis, possam ouvir bem, observar as ilustra-ções e acompanhar as atividades propostas.

• Escolher o momento que lhe parecer mais favorável para a leitura a fim de evitar a dispersão.

ETAPAS DA LEITURA EM SALA DE AULA I. PRÉ-LEITURA

APRESENTAÇÃO DO LIVRO (oralmente) 1. Sobre a capa

Professor, apresente o livro de forma sugestiva, chamando a atenção para as imagens, despertando a curiosidade pelo enredo. Lance as seguintes questões:

• O que aparece na capa?

• O título do livro é uma pergunta?

(5)

Professor, ouça as respostas das crianças. É importante que elas percebam que o título é uma pergunta, marcada pelo sinal de interrogação. Importa também que percebam que a pergunta só faz sentido na fala de uma criança, no caso a garotinha, que ainda não domina a questão do tempo.

2. Sobre o tema

Para introduzir o tema e despertar o interesse das crianças, pergunte para elas o que fazem durante um dia inteirinho. Veja se en-tendem o que é dia e inferem sobre o próprio cotidiano, contando o que fazem de manhã, de tarde e de noite. Elas podem falar da rotina na escola também, e você, professor, pode contribuir contando como chega à escola, prepara a sala etc. Nesse momento, com a turma já interessada no assunto, você pode adiantar que se vai conhecer a história de uma menina que tem muitas dúvidas sobre o que é ontem, hoje, amanhã...

II. DURANTE A LEITURA

Professor, a leitura deve ser performática e na íntegra. Terminada a leitura, lance as seguintes questões, que podem ser feitas oral-mente ou por escrito, de acordo com o seu planejamento.

• No início da narrativa, Carol faz uma pergunta à sua mãe. Observe:

— Mãe, ontem eu vou brincar na casa da Marina?

• Nessa pergunta, há algo estranho. O quê?

Professor, espera-se que as crianças percebam que a menina faz uma confusão em relação ao tempo.

• Como é possível identificar a fala da menina dentro da narrativa?

Professor, caso o aluno tenha dúvidas na observação do discurso direto, mostre a eles que o travessão marca uma fala.

• Qual a resposta dada pela mãe?

“– Ontem, não, filha, amanhã. Depois de dormir, acordar e almoçar.”

• Ao acordar, Carol faz uma pergunta à mãe. Que pergunta é essa? Transcreva-a do texto.

Professor, pontue com seus alunos a necessidade de empregar as aspas (“ ”) nas transcrições.

• Nessa pergunta, Carol demonstra ao leitor um entendimento sobre o que é hoje e o que é amanhã. O que ela entende sobre isso?

(6)

Na resposta à pergunta de Carol, a mãe aparece com outra informação, que confunde a filha. Que informação é essa?

A mãe apareceu com aquele tal de amanhã.

• Na casa do pai, Carol tem a possibilidade de perguntar sobre o que é ontem e o que é um dia. O que Carol descobre sobre isso?

Carol descobre que o ontem é um dia que já passou; e um dia é o tempo em que ela fica acordada, brincando, indo à escola e fazendo um monte de coisinhas.

• A partir do que Carol aprendeu sobre o ontem e o hoje, ela consegue entender o que é amanhã. O que ela descobre sobre o amanhã?

Carol descobre que o amanhã é o hoje que vai acordar.

III. PÓS-LEITURA

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

A seguir você encontrará dez imagens da obra Hoje é amanhã?. Escreva uma história, a partir da sequência de imagens escolhida por você.

(7)

PROPOSTA DE ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: ELABORAÇÃO DE UM CALENDÁRIO

Professor, esta oficina tem como objetivo trabalhar o calendário do mês em que estão com seus alunos. Além disso, a noção sequencial de dias e meses do ano será trabalhada.

Sugerimos que esta oficina seja realizada com o professor de artes, para que cada aluno tenha o seu calendário personalizado. Depois de pronto, peça que as crianças realizem as atividades a seguir:

1. Agora, com seu calendário pronto, pinte: a) Todos os sábados de verde.

b) Todos os domingos de amarelo. c) O dia de hoje de vermelho. d) O dia de ontem de laranja. e) O dia de amanhã de azul.

2. Observe o seu calendário e responda às seguintes questões:

a) Se hoje é dia ___________, ontem foi dia___________ e amanhã será dia_________. b) O mês passado foi___________.

c) O calendário que você criou é do mês de ___________. d) O próximo mês é ____________.

e) Quantos domingos há neste mês do seu calendário?

(8)

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CAMARGO, L. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.

DOLZ, Joaquim; et al. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009. PALO, Maria José e OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil – voz de criança. São Paulo: Ática, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Falta área de lazer (MUDAR PARA: AUSÊNCIA DE PRAÇAS, PARQUINHOS E CAMPO NA PARTE ALTA DA COMUNIDADE) PONTO DE ÔNIBUS “MELHORIAS” Saúde não é atendida dentro do bairro, tem

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

1.3.1 Definição: Frequentadores ou congregados são as pessoas que ainda não fazem parte do rol de membros da igreja, ainda não batizados ou recebidos pela assembleia da igreja.. a)

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

No trecho do médio São Francisco, a montante da represa de Sobradinho, foram realizados estudos em três lagoas marginais (Pompeu, 1997; Pompeu e Godinho 2003), tendo

da sua receita é da titularidade do município da residência do sujeito passivo ou equiparado (artigo 3.º, n.º 1 da Lei n.º 22-A/2007) – coloca-se a questão de saber se sobre

Para atingir tal objetivo, o trabalho en- contra-se organizado em quatro seções: a primeira faz uma apresentação sucinta dos sistemas proporcionais, do uso da lista aberta e

Embalagem: caixa com 100 unidades, contendo externamente os dados de identificacao, procedencia, data de fabricacao prazo de validade, registro no Ministerio da