• Nenhum resultado encontrado

Circular nº 12/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 12/17 de 06/09/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Circular nº 12/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 12/17 de 06/09/2017"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

1 Circular nº 12/2017 – Diretoria de Ensino Região de Piraju

Er

NOSSAS ESCOLAS... 02

GABINETE... 03

NPE (Núcleo Pedagógico) ... 04

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)... 21

CRH (Centro de Recursos Humanos)... 22

CAF (Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura)... 26

SUMÁRIO

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

CIRCULAR

Nº 12 /17

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 12/17 de 06/09/2017

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

(2)

“VIAGEM AO MUNDO DO CONHECIMENTO

EDIÇÃO 2017”

EE Professora Orizena de Souza Elena realiza “Viagem ao Mundo do Conhecimento -

Edição 2017”

A equipe gestora da EE Professora Orizena de Souza Elena de Tejupá convida a todas as escolas da Diretoria de Ensino de Piraju a prestigiarem a Viagem ao Mundo do Conhecimento, edição 2017.

O evento será realizado junto com a Escola da Família no dia 23 de setembro, sábado, a partir das 14h00 e, tem por objetivo incutir em nossos alunos o gosto pelo conhecimento, pesquisa, trabalho em grupo e criatividade. Contamos com a participação de todos.

(3)

1) CONVOCAÇÃO

Prezados (as) Diretores(as)

Ficam CONVOCADOS os Diretores de todas as escolas estaduais, Supervisores de Ensino e PCNP para reunião de trabalho "Etapa Regional do Projeto Gestão

Democrática" na seguinte conformidade:

Data: 12 de setembro de 2017 - 3ª feira Horário: 8h30min às 14h30min

Local: Diretoria de Ensino - Região Piraju

Att,

Sandra de Fátima T. R. Tonon

Dirigente Regional de Ensino DER Piraju

(4)

1) CONCURSO DE MÚSICA II – VOZES PELA IGUALDADE

DE GÊNERO: “#RESPEITAASDIFERENÇAS”

Para estimular o debate sobre questões de gênero e diversidade sexual de forma lúdica, o Ministério Público de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação lançaram a segunda edição do concurso musical Vozes Pela Igualdade de Gênero, este ano com o tema #RespeitaAsDiferenças. O concurso envolverá estudantes do Ensino Médio de todo o Estado para criar uma composição que valorize a tolerância, o respeito e combata qualquer tipo de discriminação de gênero e de orientação sexual. Como na primeira edição, a música vencedora será gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio.

O concurso começou na segunda-feira (21/08), com o lançamento por meio de videoconferência. A videoconferência de lançamento está disponível na videoteca da Rede do Saber e também acessível por meio do link:

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/R48612_21_08_17_Concurso_Vozes_01.wmv

Nesta edição do Concurso a música vencedora será escolhida por voto popular. As finalistas serão apresentadas no dia 21 de novembro, quando será divulgado o link para os votos do público. O Concurso terá três fases: a primeira será a escolha pela escola, que será responsável por formar uma comissão multidisciplinar composta por profissionais que farão a avaliação e a seleção das músicas inscritas, e envio de uma composição musical à Diretoria de Ensino até o dia 27 de outubro; a segunda fase será

(5)

a escolha pela Diretoria de Ensino, que fará a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas até o dia 7 de novembro; a última fase será a escolha pela comissão julgadora formada por representantes do MPSP, da Secretaria da Educação e da área musical, de 10 finalistas que por fim, passarão por votação popular online, de 21 a 30 de novembro, de onde sairá a grande vencedora.

Poderão participar alunas e alunos das escolas estaduais, regularmente matriculados e frequentes no Ensino Médio de curso regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de adesão da escola.

Pelo respeito às mulheres – O Vozes pela Igualdade de Gênero foi lançado em 2016, como forma de chamar atenção para a necessidade do enfrentamento à violência contra mulher, no ano em que a Lei Maria da Penha completou uma década de existência.

Para obter mais informações sobre o concurso como o regulamento e outros materiais de apoio, acesse o site do Centro de Referência em Educação Mario Covas:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=0104

Alexandre Mazetto Vieira PCNP História/Filosofia/Sociologia Tel. (14) 3352-6033

2) ATENÇÃO: PESQUISA “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA

REDE PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO”

No contexto da reforma do Ensino Médio, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está realizando uma pesquisa junto às escolas de Ensino Médio da rede pública no Brasil. A pesquisa está sendo promovida em parceria com a UNESCO e tem o objetivo de coletar dados e informações, a partir do mapeamento de experiências exitosas, que possam contribuir para a formulação de orientações voltadas ao processo de inserção da temática ambiental nas propostas curriculares do Ensino Médio de forma transversal, com vistas à ampliação das ações que compõem a política educacional desta etapa de ensino.

Nesse sentido, a Diretoria de Ensino divulga o formulário online (clique aqui para acessar) para que todas as escolas da rede estadual respondam.

(6)

A presente pesquisa é realizada com o objetivo de subsidiar o processo de inserção de temas de Educação Ambiental nas propostas curriculares do Ensino Médio, para ampliar o desenvolvimento de ações que compõem a política educacional para esta etapa de ensino, a partir do mapeamento de experiências exitosas.

Orientamos que as questões sejam respondidas pelo Coordenador Pedagógico da escola.

As respostas serão coletadas até o dia 15 de setembro.

Informações PCNP Maria Cecília 3352.6032 PCNP Regina 3352.6031

3) IV MOSTRA MEDIAÇÃO E LINGUAGEM

A IV Mostra de Curtas e Podcasts “Mediação e Linguagem” acontecerá nos dias 17 e 18/10/2017, das 9h às 12h30min, por videoconferência. Serão momentos especiais para compartilhar os filmes/animações e os podcasts produzidos pelos alunos, a partir da leitura de uma obra literária, trabalhada durante este ano letivo.

Para acessar as orientações e cronograma, clique aqui

Contamos com a participação de todos PCNP Ana Bonafé 3352.6024

(7)

4) CONCURSO DESAFIOS SUSTENTÁVEIS

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o apoio do Programa Nascentes, da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, promove o Concurso de Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, que integra o Projeto Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo. Considerando a necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa, o concurso tem o intuito de convidar alunos(as), professores(as), gestores(as) e demais profissionais envolvidos na Educação Básica e comunidade escolar a participar da iniciativa que visa contribuir com a conservação e preservação dos biomas do Estado de São Paulo.

A proposta do concurso consiste em um processo de sensibilização e mobilização dos (as) alunos (as), professores (as), gestores (as) e comunidade escolar acerca da realidade socioambiental. A partir dos temas geradores: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos, as equipes de alunos(as) e os respectivos professores(as) orientadores(as) são convidados a elaborarem aplicativos que dialoguem com o tema proposto, e que tenham relevância em suas comunidades escolares. Espera-se com

(8)

essa iniciativa que os participantes se envolvam com os conteúdos abordados no currículo escolar, de forma interativa, dinâmica, atrativa e lúdica.

No sentido de contribuir com o processo de elaboração do aplicativo, compartilhamos os links para sua criação:

Apoio aos estudantes

Desenvolvimento Android para Iniciantes feito por Google – gratuito

Udacity https://br.udacity.com/course/android-development-for-beginners--ud837/ --- Android Studio https://developer.android.com/studio/index.html Exemplos de códigos https://developer.android.com/samples/index.html ---

Curso inicial - Xamarin

https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/xamarin-para-iniciantes-absolutos-16182?l=fPHWqptJC_5705846048

Curso intermediário

https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/introduo-ao-xamarin-14440?l=55Zy0qPkB_400115888

(9)

Curso avançado – Xamarin Forms

https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/iniciando-com-xamarinforms-carga-horria-2h30min-16334?l=cgNijSvQC_6205192797

--- Desenvolvimento Android para Iniciantes feito por Google – Gratuito

https://developer.android.com/develop/index.html

---

Regulamento e materiais disponíveis no link abaixo:

CLIQUE AQUI

Equipe responsável na Diretoria

PCNP Regina – 3352-6031 PCNP Maria Cecília – 3352-6032 PCNP Rose – 3352-6011 PCNP Cibele – 3352-6044 Diretor NIT João Renato - 3352-6028

5) REGISTRO DAS AÇÕES REALIZADAS NO AGITA

GALERA 2017

Senhores Diretores de Escola: Na Videoconferência realizada no dia 08/08/2017, foram fornecidos os esclarecimentos e subsídios para o desenvolvimento do Agita Galera no mês de agosto e, em especial, no evento de sua comemoração no dia 25/08/2017. Com a intenção de reforçar essas orientações, reitera-se a importância do registro das atividades realizadas na própria DER e nas Escolas. Assim, solicita-se o encaminhamento do link abaixo para que os responsáveis na DER e nas Escolas possam efetuar o respectivo registro das ações ocorridas, CLICANDO AQUI

Mylene Bergamo Villas Boas Diretor Técnico I – NPE Tel. (14) 3352-6026

(10)

6) 5ª FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS

DE SÃO PAULO

Professores, o link para a inscrição de novos projetos à 5ª edição da FeCEESP ainda está disponível para a Diretoria de Ensino. Aqueles que pretendem participar, mas ainda não escreveram o projeto segue abaixo o Regulamento e o Site da Secretaria da Educação (http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias), para as informações. Caso precise de orientação e auxílio para o projeto e banner, comunicar a PCNP de Ciências e Biologia.

Receberemos na Diretoria de Ensino, novos projetos até 15 de setembro de 2017.

ACESSE O LINK

Mais informações, PCNP Maria Cecília 3352 6032

(11)

7) PESQUISA PARA SUBSIDIAR AS PROPOSTAS DE

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE INGLÊS

Com o objetivo de subsidiar as propostas de formação para professores de inglês da rede, a equipe do Currículo de LEM da SEE-SP disponibiliza formulário online para ser respondido pelos professores de Língua Inglesa de cada unidade escolar, anos finais e ensino médio.

O formulário tem a finalidade de coletar informações com o intuito de desenvolver vídeos para a formação continuada do docente de língua inglesa.

A elaboração de vídeos por parte da equipe do Currículo de LEM tem por objetivo colaborar com o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa na rede pública estadual. Os vídeos serão produzidos por especialistas no ensino de inglês e contarão com a experiência dos profissionais da nossa rede de ensino.

Assim, segue abaixo o link para ser acessado e respondido individualmente por todos os professores de língua inglesa até 11/09/2017.

https://goo.gl/forms/s3CzzRcHFzv6hqCZ2

PCNP-LEM Camilla (14) 3352-6027

8) INFORMAÇÕES SOBRE VESTIBULAR

UNESP/VUNESP 2018

Com o intuito de viabilizarmos a efetiva participação dos alunos no Vestibular da UNESP/VUNESP 2018, seguem as informações gerais sobre o Programa - “Inclusão dos alunos da rede na Universidade Pública.

O convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação, a VUNESP e a UNESP contribui para aproximar, incentivar e apoiar a participação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola pública na universidade. Assim, todos os alunos da rede pública estadual que estão concluindo o ensino médio em 2017, inclusive os alunos da EJA/ CEEJA, poderão prestar o Vestibular UNESP 2018 (inscrições de 11 de setembro a 09 de outubro) com desconto de 75% na taxa de inscrição.

(12)

Ao ingressar na UNESP, os alunos de camadas socioeconômicas menos favorecidas podem contar com vários programas de apoio de permanência na universidade: auxílio-alimentação, moradia estudantil, bolsa-manutenção etc.

A VUNESP enviará os códigos de acesso a cada escola, por meio da Diretoria de Ensino, em envelopes lacrados e identificados por etiquetas, contendo o nome da unidade escolar, código, a cidade-sede e a Diretoria de Ensino a que pertence. As senhas permitirão aos alunos acessarem o site da VUNESP (http://www.vunesp.com.br/), a ficha de inscrição e o boleto bancário com desconto, conforme cronograma a seguir: Entrega do material na Secretaria de Educação: 30/08/2017.

A Diretoria de Ensino, ao receber este material, entregará os respectivos envelopes às suas escolas.

Recebimento das listas e distribuição dos códigos aos alunos (Voucher de desconto) pelas escolas: até 08/09/2017.Período de Impressão e pagamento do boleto bancário com taxa reduzida: de 11/09 a 09/10/2017 (até 23h59).

Mylene Bergamo Villas Boas

Diretor Técnico I - NPE Tel. (14) 3352-6026

(13)

9) CHAMADA DE ARTIGOS SOBRE PRÁTICAS DE

INCLUSÃO EDUCACIONAL

O Núcleo de Inclusão Educacional do Centro de Atendimento Especializado da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – NINC/CAESP/CGEB/SEE, convida todas e todos da Rede Estadual de Ensino a participar de chamada para publicação virtual (Volume II) de práticas de inclusão educacional desenvolvidas pelas Unidades Escolares, em relação às temáticas e modalidades de ensino trabalhadas pelo NINC: Educação Escolar Indígena (EEI), Educação Escolar Quilombola (EEQ), Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), EJA nas prisões, Educação escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero.

Trata-se do segundo volume desta ação, a qual teve início em novembro de 2016, quando foi publicado o Volume I – disponibilizado no Boletim CGEB e na Intranet da SEE. Assim como no ano anterior, os artigos poderão trazer reflexões teóricas ou práticas (relatos de experiência) e comporão publicação virtual organizada pela equipe NINC, a ser disponibilizada a toda a Rede nos canais de comunicação da SEE, no final do segundo semestre de 2017, com foco na visibilidade das temáticas, das práticas desenvolvidas e fomento à inclusão em perspectiva ampliada.

Orientações para elaboração dos artigos:

1) os artigos poderão ser escritos por até 3 autores (poderão ser escritos em parceria com funcionários de instituições que apoiam a implementação da Educação escolar pela SEE/DE/UE, como é o caso da SAP ou da Fundação CASA).

(14)

2) arquivo em formato word: letra tamanho 11, Fonte Arial, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas.

3) cada artigo deve conter obrigatoriamente: Título centralizado em maiúsculo e negrito, nome dos autores centralizado logo abaixo do título, Resumo de até 10 linhas, Introdução, Descrição da prática (local – escola, Diretoria de Ensino, equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – alunos, professores, gestores e outros), Metodologia utilizada na prática, Resultados, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Gráficos, imagens e tabelas podem ser incorporados ao texto, com indicação da fonte. Os interessados devem enviar os artigos, por e-mail, até o dia 05/10/2017: cgeb.degeb.caesp.ninc@educacao.sp.gov.br. Favor indicar no assunto do e-mail: “ARTIGO – PRÁTICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL”.

No caso dos autores que enviaram artigos no ano de 2016 para serem publicados no Volume I, e que não foram contemplados, e que ainda tenham interesse em publicar, favor entrar em contato com a equipe NINC.

Em casos de dúvidas, estamos à disposição.

Alexandre Mazetto Vieira PCNP História/Filosofia/Sociologia Tel. (14) 3352-6033

(15)

10) CONCURSO WIZO DE PINTURA E DESENHO 2017

INCENTIVA O INTERCÂMBIO CULTURAL BRASIL-ISRAEL

Temos o prazer de comunicar o lançamento do 29º Concurso WIZO de Pintura e Desenho, promovido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.

O tema deste ano, Brasil-Israel: Terras de Imigrantes, convida alunos e professores para uma enriquecedora pesquisa sobre estes territórios formados por um conjunto de povos, que ao longo da história deixaram fortes marcas na demografia, cultura e economia dos dois países.

Os alunos interessados em participar deverão encaminhar os trabalhos à Diretoria da sua escola com autorização dos pais (para alunos menores de 18 anos) e etiqueta de identificação – ver Regulamento nas páginas 25 e 26 da apostila anexa.

A escola, por sua vez, remeterá os 10 melhores trabalhos, pelo correio, à Organização Feminina WIZO, Rua Minas Gerais, 36 – CEP 01244-010 - São Paulo, até o dia 10 de

Outubro.

A Solenidade de Premiação acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 13 de novembro. Os alunos classificados receberão medalhas, kits de pintura e um produto eletrônico. Além desses prêmios, o aluno vencedor ganhará uma

(16)

viagem a Brasília, acompanhado do seu professor, com estada de 3 (três) dias. Todas as escolas que encaminharem trabalhos receberão Certificado de Participação.

SERVIÇO

O QUE: Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2017 Brasil-Israel: Terras de Imigrantes PARA QUEM: Alunos do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública

estadual

PRAZO DE ENTREGA: As escolas deverão entregar os 10 melhores trabalhos de seus

alunos até o dia 10 de Outubro (por correio)

LOCAL DE ENTREGA: Organização Feminina WIZO de São Paulo - Rua Minas Gerais

36 CEP 01244-010 São Paulo - SP

COMO PARTICIPAR: Apostila informativa e Regulamento estão no site da

instituição www.wizosp.org.br

PRÊMIOS: viagem para Brasília, eletrônicos, kits de pintura, livros e medalhas.

APOIO CULTURAL: Cis, Isapa/ Oggi, Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria,

Consulado de Israel, Embaixada de Israel , Conscre, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Secretaria da Educação - Governo do Estado de São Paulo.

Elaine Cogo Marquezini PCNP Arte - DE- Piraju

(17)

11) CONVITE - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA a 2ª EDIÇÃO

DA CAMPANHA #APRENDERPARAPREVENIR

A coordenação do projeto Cemaden Educação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CEMADEN/MCTIC) e a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Equipe

Curricular de Geografia/Educação Ambiental convidam as escolas e defesas civis (que

atuam em escolas) para participarem da Campanha #AprenderParaPrevenir - 2017. O tema da 2ª edição da Campanha é “Educação em prevenção de risco de desastres”, uma temática emergente e emergencial, voltada para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades. A Campanha é uma oportunidade para as escolas se engajarem na Redução de Riscos de Desastres (RRD) e conhecerem ações educativas em/com comunidades escolares que acontecem no país. O prazo para o envio dos projetos e propostas é até 22 de setembro de 2017.

Mais informações sobre a campanha e formulário para as inscrições, acesse o link:

http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017

Pedimos, por gentileza, que compartilhem as informações da 2ª edição da campanha #AprenderParaPrevenir com a equipe escolar.

Maiores informações PCNP Regina ou PCNP Maria Cecília

(18)

12) PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL

Divulgação 12ª Edição DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania.

Seguem informações sobre a 12ª edição do DIADESOL - Dia

Interamericano de Limpeza e Cidadania, iniciativa

internacional promovida pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. Foi idealizado com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. No mês de setembro sua escola pode dar continuidade às ações

de Educação Ambiental tratando de um assunto tão importante para preservação meio ambiente onde vivemos.

Participação no concurso DIADESOL

As escolas também podem participar do concurso de Desenho Infantil e Vídeo

Amador, que visam contribuir para a ampliação e fortalecimento das discussões acerca

dos temas: resíduos sólidos, qualidade de vida, limpeza pública e sua relação com a

saúde, inclusive no espaço escolar.

- A participação será efetivada por meio do envio do Vídeo, dentro dos prazos estabelecidos 14 de setembro de 2017.

- Caberão aos participantes todos os custos envolvidos na confecção do vídeo, inclusive a remessa do mesmo.

- Serão premiados três vídeos. 1º Lugar – R$ 2.500,00 2º Lugar – R$ 1.000,00 3º Lugar

– R$ R$ 600,00.

Os regulamentos do 8º Concurso de Desenho Infantil “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, e do 12º

Concurso de Vídeo Amador “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do

Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, estão disponíveis

respectivamente nos links a seguir:

http://www.abes-sp.org.br/images/diadesol/regulamento_12concursovideo2017.pdf http://www.abes-sp.org.br/images/diadesol/regulamento_8concursodesenho.pdf

(19)

Os resultados serão divulgados no dia 09 de novembro de 2017 no evento de encerramento do DIADESOL 2017, no município de São Paulo. O local será divulgado oportunamente no site da ABES-SP (www.abes-sp.org.br).

Temas propostos pelo concurso DIADESOL trabalhados pelo currículo Estado de São Paulo nas disciplinas de Geografia e Ciências.

Ressaltamos que os temas propostos pelo DIADESOL são trabalhados no Currículo do Estado de São Paulo pelas disciplinas de Geografia, a partir dos conteúdos “A sociedade de consumo” (6º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais), “A crise ambiental” (8º ano - Ensino Fundamental – Anos Finais) e “Redes e hierarquias urbanas” (2ª série – Ensino Médio). Em Ciências, a partir do eixo “Ser humano e saúde” e mais especificamente com o tema “A produção de resíduos e o destino dos materiais no ambiente” (6º ano - Ensino Fundamental – Anos Finais). E, em Biologia, a partir dos conteúdos “A interdependência da vida” e “Qualidade de vida das populações humanas” (ambos da 1ª série – Ensino Médio).

Observação: A Secretaria de Estado da Educação não se responsabiliza pelo processo

de inscrição, custos de transporte, alimentação, hospedagem dos participantes e pela premiação oferecida nos concursos promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo - Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

Site: http://www.abes-sp.org.br/diadesol

Facebook: http://www.facebook.com/diadesol.br

Interlocutoras Ambientais DE – Piraju

Regina Célia Batista Maria Cecília Sodera

(20)

13) 9º CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO –

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO (CGU)

Informamos que estão abertas as inscrições para o 9º Concurso de Desenho e Redação da CGU, cujo tema este ano é "TODO DIA É DIA DE CIDADANIA!".

As escolas interessadas em participar deverão acessar o site Criança Cidadã – Portalzinho da CGU no endereço eletrônico www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos

onde encontrarão o regulamento, o edital do concurso, o Guia do Professor, os formulários de realização dos trabalhos, os arquivos de peças de divulgação como banner, cartaz, card whatsApp, spot rádio, logo e apresentação em PPT, e o endereço eletrônico para inscrição da escola e dos trabalhos.

Além disso, sugerimos acessar os links com notícias do 9º Concurso de Desenho e Redação, elaboradas pela Assessoria de Comunicação da Controladoria Geral da União, clicando aqui e aqui.

Informamos que a premiação inclui tablets, computadores e certificados e que as inscrições se encerram em 30/09/2017.

(21)

MATRÍCULA ANTECIPADA 2018

CRONOGRAMA

Resoluções SE 33 e SE 34 de 26/07/2017

De 28-08 a 22-9-2017 – FASE DEFINIÇÃO: dos candidatos ao 1º e 6º anos do Ensino

Fundamental e dos candidatos a 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais e municipais na Plataforma SED – Secretaria Escolar Digital.

CADASTRAMENTO / INFORMAÇÃO

Todas as escolas estaduais e municipais constituem-se postos de cadastramento e informação ao cidadão que procurar uma escola pública para participar do processo de matrícula.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o CIE – DE Piraju. Magaly/Thiago Telefones: (14) 3352-6016/6047

(22)

1) INSCRIÇÃO – ATRIBUIÇÃO 2018

PRAZO PRORROGADO ATÉ 27/09

Prezados Diretores de Escola e Gerentes de Organização Escolar

Considerando que a Inscrições para Atribuição de Classes e Aulas para o Ano Letivo de 2018, no período de 15/08/2017 a 27/09/2017, solicitamos que orientem os docentes quanto a Resolução SE 72/2016 e salientamos alguns pontos de atenção abaixo:

1. Docentes que deverão confirmar a inscrição; no site portalnet.educacao.sp.gov.br -sistema “Inscrição para Atribuição de Classes e Aulas”:

 Docentes efetivos (A) e não-efetivos (P,N e F) para confirmarem suas inscrições no vínculo que possuem, e ainda, caso tenham realizado o pré-cadastro para acumularem na situação de contratados, devem também confirmar a inscrição como candidato;

 Docentes, Categoria “S”;

 Docentes, Categoria “O”, com contrato vigente, celebrado em 2015, 2016 ou 2017;

 Docentes, Categoria “V”, com contrato vigente, celebrado em 2015, 2016 e 2017.

2. Docentes que realizaram o pré-cadastro e que tiveram o mesmo deferido pela Diretoria de Ensino. Neste caso, os candidatos serão exibidos com os pontos zerados, devendo os mesmos, quando fizerem jus, solicitar acerto. Os pontos serão inseridos na funcionalidade “Lançamento de Tempo Eventual / Candidato”, se procederem. Após a inserção da pontuação a Diretoria de Ensino deferir o acerto.

3. Lembrando-se que a concretização do pré-cadastro será inócuo caso o docente

não confirme a inscrição no site portalnet.educacao.sp.gov.br, acessando o sistema “Inscrição para Atribuição de Classes e Aulas”.

(23)

4. DOCENTE QUE SE INSCREVE PARA CONCORRER NOS TERMOS DO ART.º 22: a atribuição inicial é compulsória, não amplia e não tem CS atribuída. Caso não tenha atribuição nos termos do artº 22 somente poderá ter atribuída a CS durante o ano.

5. AMPLIAÇÃO DE JORNADA - é vedada a retratação. Havendo aulas da disciplina específica é obrigado a ampliar. Cuidado com os docentes que acumulam. (Acúmulo não é justificativa)

6. CARGA SUPLEMENTAR - existindo aulas das disciplinas (específicas, não específicas e correlatas) na u.e. Não pode declinar para vir na der. Exemplo: PEB.II – efetivo de educação física e na correlata tem biologia, se declinar de biologia na u.e., não pode vir na DER pegar educação física.

7. CATEGORIA F - É obrigado ter aulas atribuídas até a quantidade de sua opção na U.E, na insuficiência na DER, mesmo durante o ano até atingir sua opção.

8. FORMAÇÃO CURRICULAR – a atribuição correta nos termos da legislação vigente depende da formação curricular correta.

De acordo com os itens 1 e 2, § 10º, art.º 3º da Resolução SE 72/2016:

Em caráter obrigatório antes do período de inscrição

Informamos que ao realizar a conferência da formação curricular do pré-cadastro notamos algumas divergências.

Estamos à disposição para o que couber

(24)

2) ATRIBUIÇÃO DE VAGAS - PROGRAMA ENSINO

INTEGRAL

EDITAL

A Dirigente Regional de Ensino, no uso de suas atribuições legais, expede o presente, para comunicar que, nos termos das Resoluções SE 67/2014 e SE 57/2017, aos inscritos e classificados para atuação nas escolas participantes do Programa Ensino Integral para a sessão de atribuição de vagas e adesão ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI, como segue.

I – Vagas: EE Cel. Nhonhô Braga: 01 (uma) vaga para docentes da Área de Ciências da Natureza e Matemática.

II – Data: 13 de Setembro de 2017 - Horário: 9 horas - Local: Diretoria de Ensino – Região de Piraju - Praça Prof. Paulo Henrique – 155 - Vila São José – Piraju - SP

Piraju(SP), 06 de Setembro de 2017

(assinado no original)

SANDRA DE FÁTIMA TAVARES RODRIGUES TONON

RG. 17.019.437-1 Dirigente Regional de Ensino

(25)

3) CONCURSO PÚBLICO DE DIRETOR DE ESCOLA

GABARITO DA PROVA PARA O CARGO

DIRETOR DE ESCOLA

A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Comissão Especial de Concurso Público e nos termos do Edital SE 01/2017, publicado no DOE de 23/06/2017, que rege o Concurso Público de Diretor de Escola, TORNA PÚBLICO o GABARITO OFICIAL DA PROVA, realizada no dia 03/09/2017. Clique aqui para acessar

4) ATENÇÃO CANDIDATOS COM STATUS

“PRÉ-CADASTRO ACEITO” CONFIRMAR INSCRIÇÃO NO

PORTAL NET

Atenção candidatos com status “Pré-Cadastro aceito”, confirmar inscrição no Portal Net (clique aqui para acessar), conforme Portaria CGRH 7/2017, retificada pela Portaria

CGRH 11/2017

Maiores informações Gizelle – 3352.6036

(26)

1) REDE DE SUPRIMENTOS

Srs. Diretores,

Informamos que a reabertura da Rede de Suprimentos foi alterada devido à modificação sofrida no sistema no mês de SETEMBRO, conforme abaixo:

Valores liberados: 50% do limite mensal, que deverá ser utilizado para compra dos itens das famílias de Papelaria e Alimentícios.

Solicitamos observar que o valor total liberado aparecerá nas duas atas. Porém, à medida que os itens são colocados no carrinho de uma família, o valor liberado será reduzido para ambas as famílias.

Tão logo tenhamos as quatro famílias, os diretores poderão comprar sem necessitar respeitar os percentuais para cada família.

Informamos que o período para compras para os Lotes 1 A, 2 A, Polos 1, 5 A, 5 B, 6, 7, 8 e 9 permanecem inalterados conforme cronograma abaixo:

Segue cronograma completo:

LOTE/POLO PERÍODO DE PEDIDOS PERÍODO DE ENTREGAS

SETEMBRO

Lotes 1 e 2 - Polos 2, 3 e 4 de: 02/09 a 12/09 de: 15 a 21/09 Lotes 1A e 2A - Polos 1 e 5A de: 12/09 a 19/09 de: 25 a 29/09 Polos 5B, 6, 7, 8 e 9 de: 20/09 a 27/09 de: 03 a 09/10

(27)

2) COMUNICADO – MERENDA ESCOLAR

Favor, todo mês, informar os dias nos quais não haverá necessidade do Município fazer o envio da Merenda Escolar.

A Informação deve ser encaminhada ao DE PIRAJU NUTRIÇÃO, no e-mail depjunut@educacao.sp.gov.br ou no Ramal: 3352-6015.

Obrigada,

Ariane Siqueira Alberini - 3352.6015 Nutricionista – NCS/CAF

3) SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Reforçamos que os relatórios dos serviços terceirizados (Limpeza, Cuidador e Manutenção de Elevador) devem ser enviados impreterivelmente no primeiro dia útil do mês subsequente ao da avaliação, assinado pelo Fiscal Responsável da Unidade.

Contamos com a colaboração de todos Maiores Informações Felipe - 3352.6010

4) NOM - CADASTRO DOS BENS MÓVEIS

Prezado Gestor,

Informe aos responsáveis em suas Unidade Escolares, que procedam com a colocação dos bens móveis em suas dependências na unidade escolar, CLICANDO AQUI

Maiores Informações Luciana – 3352.6007

(28)

Circular produzida pela Diretoria de Ensino Região de Piraju

Edição nº 12

06 de setembro de 2017

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Porém, apesar dessas dificuldades, tem-se observado que o estado do Espírito Santo tem se tornado referência na implementação da lei, pois, além de ter sido o

Para uma melhor compreensão dos fatores causais dos acidentes de trânsito é importante o conhecimento do perfil das vítimas, como também o meio de transporte

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

O ODS-L10 tem capacidade para até duas unidades de arquivo de disco óptico, como a ODS-D55U, no máximo dez cartuchos e um mecanismo robótico integrado em uma estrutura de montagem

O bibliotecário receberá a tarefa de preencher a documentação dada solicitada pelo MEC sem prévio conhecimento sobre a tramitação dos processos, tendo como

§ 6°A renovação do empréstimo domiciliar pode ser feita no banco de dados SEI pelo próprio usuário, desde que não haja reserva anterior para o item e obedecendo ao limite máximo

Este artigo fez, a partir da reanálise crítica da AIR da Emenda 05 ao RBAC nº 139, com vistas a melhoria no processo regulatório da Anac, a proposta de uma versão aprimorada

As Reuniões de Trabalho são destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e