• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PROJETO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PALMAS – TO 2016

(2)

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO _________________________ 3 2 JUSTIFICATIVA ___________________________________________ 5 3 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO ________________________________ 5 4 OBJETIVOS ______________________________________________ 6 5 PÚBLICO ALVO ___________________________________________ 6 6 CONCEPÇÃO DO PROGRAMA _______________________________ 7 7 COORDENAÇÃO __________________________________________ 7 8 CARGA HORÁRIA _________________________________________ 8 9 PERÍODO E PERIODICIDADE ________________________________ 8 10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO _______________________________ 8 11 CORPO DOCENTE ________________________________________ 11 12 METODOLOGIA __________________________________________ 11 13 INTERDISCIPLINARIDADE _________________________________ 12 14 ATIVIDADES COMPLEMENTARES ___________________________ 12 15 TECNOLOGIA ____________________________________________ 13 16 INFRA-ESTRUTURA FÍSICA ________________________________ 13 17 CRITÉRIO DE SELEÇÃO ___________________________________ 14 18 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO ________________________________ 14 19 CONTROLE DE FREQUÊNCIA ______________________________ 14 20 CERTIFICAÇÃO __________________________________________ 14 21 INDICADORES DE DESEMPENHO ___________________________ 14

(3)

1 IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” ESPECIALIZAÇÃO: MBA EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Área do Conhecimento: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.

DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO:

 ADMINISTRAÇÃO, MINISTRAÇÃO e CERTIFICAÇÃO: FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS www.catolica-to.edu.br

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

NÍVEL DO CURSO: [ ] Aperfeiçoamento;[ X ] Especialização TIPO: [ X ] Presencial; [ ] A distância EXIGÊNCIA DE MONOGRAFIA: [ ] Sim; [ x ] Não

O avanço do processo de globalização e o acirramento da competição no mercado nacional têm contribuído para a elevação contínua da carga tributária brasileira nas últimas décadas e esse processo tem exigido um posicionamento proativo no desenvolvimento do papel estratégico da gestão tributária nas organizações.

A gestão de tributos é um mecanismo consolidado que permite desenvolver um diferencial competitivo e a melhoria dos resultados por meio da otimização dos custos tributários que recaem sobre as atividades empresariais. Todavia, nem sempre a redução do custo tributário implica em melhores resultados. Se uma empresa deseja crescer, é razoável se esperar que ela pague mais tributos. Por isso, é preciso pensar em otimização em vez de redução do ônus tributário.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o país que possui a maior carga tributária da América Latina e Caribe, chegando a arrecadar um percentual próximo dos 34% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2011. Esses fatores são suficientes para explicar e justificar a preocupação da classe empresarial brasileira em aperfeiçoar a gestão tributária de seu empreendimento.

(4)

A gestão tributária não pode se limitar à empresa como se ela fosse uma entidade isolada do seu ambiente. Pelo contrário, ela deve avançar pelos vários elos que compõem a sua cadeia produtiva, procurando as melhores alternativas tributárias tanto para a empresa quanto para os seus investidores, clientes, fornecedores, empregados, enfim para todos os seus stakeholders, que têm interesse nos projetos da organização, inclusive o governo.

Os altos índices de informalidade e sonegação, especialmente em alguns setores econômicos, podem ter como causa o peso da carga tributária, além dos altos custos de conformidade exigidos das empresas que atuam no Brasil. Se for preciso viver na informalidade ou sonegar para viabilizar o negócio, então na verdade o negócio não é viável.

Para o governo, é importante conhecer o efeito da tributação sobre as empresas, como base para empreender projetos visando desonerar o setor produtivo e estimular a inclusão, a regularização e o desenvolvimento de novos empreendimentos, contribuindo não apenas para o aumento da arrecadação, mas principalmente para a promoção do bem-estar social.

Além de permitir analisar essas situações, a gestão tributária pode demonstrar que, muitas vezes, é possível se obter boas economias tributárias permanecendo dentro da lei. A gestão tributária deve ser praticada de forma global e integrada entre as diversas áreas, atividades e negócios da empresa.

Os tributos fazem parte de quase todas as decisões empresariais. Se não houver uma visão global e integrada na gestão dos tributos, uma economia tributária obtida num determinado negócio pode custar caro numa outra área ou no longo prazo, levando a empresa como um todo a perder dinheiro em vez de ganhar. Uma gestão tributária eficaz e eficiente requer conhecimentos jurídicos, econômicos, contábeis, administrativos e legais.

No entanto, o grande desafio é a integração desses conhecimentos, com vistas a assegurar a escolha das melhores alternativas tributárias para a empresa como um todo. Para isso, o gestor de tributos deve possuir a habilidade de pesquisar, interpretar e aplicar a legislação tributária de forma a identificar e selecionar as oportunidades economicamente mais viáveis para as partes relacionadas.

(5)

2 JUSTIFICATIVA

A economia brasileira atravessa um período de estabilização e em consequência desse equilíbrio a carga tributária brasileira se mantém em torno dos 33,5% tendo uma leve alta no último triênio. Contudo, em face do crescimento ainda maior das despesas, persiste o déficit fiscal e, considerada a enorme demanda reprimida por serviços e investimentos públicos, o desequilíbrio ainda é bem maior do que efetivamente é registrado.

Ainda que muitos esforços e implementações de políticas públicas sejam bem sucedidas acredita-se que dificilmente a carga tributária poderá ser reduzida a curto ou médio prazo nos próximos anos.

Entre os principais itens que compõe a carga tributária os tributos incidentes sobre bens e serviços são essencialmente responsáveis pelo aumento da carga dos impostos cumulativos, prejudicando o desempenho do setor produtivo.

Desta forma o curso MBA em Gestão Tributária visa habilitar os profissionais envolvidos com as atividades empresariais a lidar com a complexidade da carga tributária de forma a identificar ferramentas e oportunidades tributárias menos onerosas de acordo com a legislação vigente.

3 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Faculdade Católica do Tocantins – FACTO, mantida pela UBEC, com sede em Palmas – Estado do Tocantins, é um estabelecimento isolado, particular, confessional de ensino superior, credenciado pelo MEC pela Portaria n. 1650 de 30 de Junho de 2003, situada na Quadra 1402 SUL, Av. Teotônio Segurado, Conjunto 1, Palmas – TO – (63) 3221-2100 - Endereço Eletrônico: www. Catolica-to.edu.br.

O Campus I da FACTO, conta com uma área de 220.000 m2, e de 6.089 m2 de área construída oferecendo perfeitas condições para o desenvolvimento dos projetos educacionais, nas áreas de Educação e Formação de Professores, Ciências Sociais e Aplicadas.

Em de 2005 tive inicio a construção do Campus II, localizado em uma área de 500.000 m², que abrigará o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, com inauguração e inicio das atividades prevista para Fevereiro de 2007. Esse segundo

(6)

Campus marcará a consolidação da Faculdade Católica do Tocantins no Estado e em toda a Região Norte do País.

A Faculdade Católica do Tocantins enquanto Instituição de Ensino Superior esta se estruturando como uma comunidade acadêmica, formada por docentes, discentes e pessoal de corpo técnico-administrativo, que promove de modo rigoroso e crítico, o desenvolvimento da pessoa humana e do patrimônio cultural da sociedade, mediante o ensino, a pesquisa e a extensão.

4 OBJETIVOS

Capacitar os profissionais envolvidos com as atividades empresariais a compreender o funcionamento e operacionalização das diversas espécies tributárias existentes Brasil, bem como verificar as principais possibilidades de redução da carga tributária de acordo com a legislação pertinente.

5 PÚBLICO ALVO

A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, com número superior a 60 tipos de tributos em vigor. Dessa forma o curso foi planejado para oferecer conhecimento e domínios amplos sobre sua complexidade para o aperfeiçoamento da gestão tributária e consequentemente reduzir uma das principais preocupações da classe empresarial brasileira.

Nesse contexto, o curso foi estruturado de forma a atender as necessidades de executivos, gerentes, fiscais tributários, contadores, empresários, advogados, administradores de empresas, gestões públicos, economistas, analistas e outros especialistas que atuam em controladorias, finanças, jurídicas, auditorias e outros profissionais que desejam aperfeiçoar os seus conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão tributária de empresas. Um quesito necessário é que o interessado tenha curso de nível superior completo.

6 CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O Estado do Tocantins possui um contingente de cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências

(7)

Jurídicas, entre outros, que lança no mercado de trabalho um elevado número de profissionais que estão envolvidos, de forma direta e indireta, na gestão tributária das organizações.

Nesse contexto esse curso visa capacitar os participantes quanto ao entendimento e operacionalização dos aspectos fundamentais, práticos e avançados da gestão tributária, tendo como referência as mais recentes tendências dos estudos e pesquisas tributárias nacionais.

7 COORDENAÇÃO

A Coordenação do curso está sob a responsabilidade do profissional abaixo qualificado:

IDENTIFICAÇÃO

Nome CARLOS VICENTE BERNER

Data de Nascimento 27/03/1969

C.P.F. 747-339-749-49

Identidade 4.523.506-8 SSP/PR

Identidade Profissional CFC n.º 048178/O-5

Endereço 806 SUL AL 02 LOTE 03

Telefone 8129-4527

e-mail carlos.berner@catolica-to.edu.br

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Mestrado Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)

Graduação Ciências Contábeis

EXPERIÊCIA ACADÊMICA

Docência na Graduação 13 anos

Docência na Pós-Graduação 6 anos

Coordenação de Curso 9 anos

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Coordenador de Curso

Professor nos cursos de graduação e pós-graduação Diretor Administrativo Financeiro de Instituições Públicas Contador de Instituições Públicas e Privadas

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros publicados 02

Artigos publicados 21

Orientação de Trabalhos de Iniciação Científica 18

Participação de eventos científicos 25 8 PERÍODO E PERIODICIDADE

O curso terá a duração de dezoito meses com inicio previsto para o mês de maio de 2016 e término previsto para o mês de novembro de 2017, sendo realizado

(8)

aos sábados no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 20:00h e aos domingos das 8:00h as 13:00h.

9 CARGA HORÁRIA

A carga horária total do curso será de 405 horas aula, assim distribuídas: DISCIPLINAS Carga Horária Créditos

Contabilidade Financeira 30h 02

Controladoria e Gestão Tributária 30h 02

Direito Tributário 30h 02

Contabilidade Gerencial e Financeira 30h 02

Matemática Financeira 30h 02

Gestão dos Tributos Diretos e Indiretos 30h 02

Gestão das Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas 30h 02

Gestão dos Tributos Internacionais 15h 01

Ética Geral e Profissional 15h 01

Análise dos Tributos na Formação de Preços e Custos 30h 02

Teoria Avançada da Contabilidade 30h 02

Planejamento Tributário Operacional – Casos Práticos 30h 02

Metodologia Cientifica e do Ensino Superior 30h 02

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 60h 04

TOTAL GERAL DO CURSO 420 28

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Contabilidade Financeira 30h

EMENTA

Principais alterações contábeis promovidas pelas leis 11.638/2007 e 11.941/2009 e pelo

Comitê de Pronunciamentos Contábeis;Estruturação das Demonstrações Contábeis:

Balanço Patrimonial - BP; Demonstração do Resultado do Exercício - DRE; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL; Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC; Demonstração do Valor Adicionado - DVA.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Controladoria e Gestão Tributária 30h EMENTA

Controladoria para a gestão tributária da organização; Controladoria e medida econômica do risco; Processo de gestão integrado; Planejamento estratégico de tributos: diretrizes, objetivos e variáveis; Comparação entre as principais formas de tributação: Lucro presumido x Lucro real X Simples Nacional; Incentivos fiscais do imposto de renda das pessoas jurídicas; Bônus de adimplência fiscal; Juros remuneratórios sobre capital próprio: efeitos tributários; Ativos e passivos fiscais diferidos; Reorganização tributárias societária e seus efeitos tributários.

(9)

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Direito Tributário 30h

EMENTA

Sistema Tributário Nacional (STN); Princípios constitucionais tributários e hierarquia legal do STN; Tributos: conceito, espécie e elementos fundamentais; Crédito tributário: lançamento, suspensão e extinção.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Contabilidade Gerencial e Financeira 30h EMENTA

Estruturação das demonstrações contábeis;Consolidação das Demonstrações Contábeis;Demonstração do Fluxo de Caixa;Demonstração do Valor Adicionado;Aspectos Contábeis e Societários de Fusão, Cisão e Incorporação.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Matemática Financeira 30h

EMENTA

Princípios de matemática financeira (visão geral); capitalização simples e composta; Desconto simples e composto; Taxas; Séries de pagamento e recebimentos; Capital de giro; Análise de investimentos (VPL e TIR).

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Gestão dos Tributos Diretos e Indiretos 30h EMENTA

Tributos sobre a renda das pessoas jurídicas - IRPJ e CSLL: legislação, apuração e cálculo: Regime tributário de transição – RTT: impacto societário e fiscal; Regime de tributação simplificada – Simples Nacional: legislação, apuração e cálculo: Tributos sobre patrimônio – IPTU, IPVA, ITBI, ITR: legislação, apuração e cálculo; Tributos sobre a renda de pessoas físicas – IRPF: legislação, apuração e cálculo; Obrigações acessórias em tributos diretos: escrituração contábil digital – ECD, controle fiscal contábil de transição - FCONT, declaração de débitos e créditos de tributos federais – DCTF e declaração de informações econômico-fiscais da pessoa jurídica DIPJ e demais obrigações correlacionadas. Tributos sobre a produção e a circulação de mercadorias e serviços - IPI, ICMS, ISS: legislação, apuração e cálculo;Tributos sobre o faturamento – PIS e COFINS: legislação, apuração e cálculo; Retenções obrigatórias na fonte - ISS, IRRF, PIS, COFINS e CSLL;Obrigações acessórias em tributos indiretos: emissão de notas fiscais, nota fiscal eletrônica, escrituração fiscal digital (EFD) e escrituração fiscal digital para o PIS/Pasep e da Cofins e demais obrigações correlacionadas - DACON, DMED, DES, DIRF, etc

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Gestão dos Tributos Internacionais 30h EMENTA

Fundamentos da importação (tributos incidentes) e da exportação – imunidades e

isenções: custo da importação e da exportação;Operações Back do Back e

Drawback;Exportação direta e indireta;Tratados, acordos e convenções internacionais;

Remessas para o exterior: aspectos fiscais e contábeis;Subcapitalização e suas

regras;Preço de transferência para ou do exterior.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

(10)

EMENTA

Formação do vínculo empregatício; Remuneração; Rescisão do Contrato de trabalho; INSS (empresas, empregados, autônomos e empresários): legislação, apuração e calculo; FGTS: legislação, apuração e calculo; Contribuições sindicais, assistencial e federativa: legislação, apuração e calculo; Retenções previdenciárias sobre serviços tomados: legislação, apuração e calculo; Obrigações acessórias das contribuições previdenciárias e trabalhistas.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Análise dos Tributos na Formação de Preços e Custos 30h EMENTA

Custos para formação de preços; Método de custeamento; Método de formação de preço; Tributos diretos e indiretos: impacto na formação de preço e custo; Tributos previdenciários e trabalhistas: impacto na formação de preço e custo.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Teoria Avançada da Contabilidade 30h EMENTA

Normas internacionais de contabilidade. Casos especiais de reconhecimento de receita. Goodwill e ativos intangíveis. Contabilidade do leasing na arrendatária e Arrendadora. Avaliação e mensuração de risco em operações com derivativos.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Planejamento Tributário Operacional 30h EMENTA

Planejamento tributário operacional nos negócios empresariais; planejamento tributário aplicável aos tributos com função regulatória; Contecioso fiscal, sonegação e consequência tributária; Plano de ação para recursos administrativos e técnicas de defesa em tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, pela Secretaria da Fazenda Estadual e pela Secretaria da Fazenda Municipal; Plano de ação para recursos administrativos e técnicas de defesa em multas por infração da legislação trabalhista.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Metodologia Cientifica e do Ensino Superior 30h EMENTA

Técnicas de Ensino e Aprendizagem; Métodos; Planejamento; Plano de Aula e de Ensino; Didática de Sala de Aula; Pesquisa; Artigo Científico; Seminário; Projeto de Pesquisa; Metodologia e Técnicas de pesquisa em contabilidade.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Ética 15h

EMENTA

Ética como lugar de afirmação de valores e fins. Ética e Ambição: os limites que se impõe na busca da ambição. Ética e Cidadania: direitos e deveres do profissional e da empresa. Ética Empresarial e suas dimensões: ética da responsabilidade, da humanidade e a geradora de moral convencional. Ética na Contabilidade. Ética e Responsabilidade Social: o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e com a geração de benefícios à sociedade. A Ética Profissional, a evolução do mundo do trabalho, a crise dos valores na modernidade, a dimensão ética na empresa, Código de Ética do Contabilista e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

(11)

Trabalho de Conclusão de Curso 60h EMENTA

Elaboração de Projeto de Pesquisa desenvolvida individualmente pelo aluno, com orientação e acompanhamento de professor da área de contabilidade contendo: tema, problema, justificativa, objetivos, hipótese, fundamentação teórica, metodologia, cronograma, orçamento, referência, para a elaboração do trabalho de conclusão do curso – Artigo

11 CORPO DOCENTE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

(H/A)

DOCENTE TITULAÇÃO IES

Contabilidade Financeira 30h Professor (falta) Controladoria e Gestão Tributária 30h Samuel Antonio Basso

Chiesa

Especialista FACTO

Direito Tributário 30h Professor de direito

Contabilidade Gerencial e Financeira

30h Thalyson Renan Bitencourt Machado

Mestre FACTO

Matemática Financeira 30h Antonio Rafael de

Souza Alves Bosso

Doutor FACTO

Gestão dos Tributos Diretos e Indiretos

30h Samuel Antonio Basso Chiesa

Especialista FACTO Gestão das Contribuições Sociais

e Encargos Trabalhistas

30h Valtuir Soares Filho Mestre FACTO

Gestão dos Tributos

Internacionais

15h Professor (falta) Análise dos Tributos na Formação

de Preços e Custos

30h Carlos Vicente Berner Mestre FACTO

Ética 15h Valtuir Soares Filho Mestre FACTO

Teoria Avançada da Contabilidade 30h Thalyson Renan Bitencourt Machado

Mestre Planejamento Tributário

Operacional – Casos Práticos

30h José Daniel da Silva Mestre FACTO Metodologia Cientifica e do Ensino

Superior

30h Omar Raimundo de Paula Teixeira

Mestre FACTO

12 METODOLOGIA

O processo de ensino-aprendizagem do curso MBA em Planejamento Tributário compreende os seguintes métodos relacionados:

 Aulas expositivas com fundamentação teórica permitindo a interação do grupo;

 Leituras e estudos dirigidos que subsidiarão discussões em grupos e apresentação de seminários. Ao mesmo tempo em que fornecerão subsídios para a aprendizagem, possibilitarão aquisição de técnicas de estudo;

 Dinâmicas de grupo que ao promoverem a aprendizagem também promovem a interação grupal e possibilitem a cooperação.

(12)

As atividades serão realizadas em dois dias seguidos, com carga horária de cinco a oito horas diárias. Além disto, estão previstas 60 horas-aula para orientação dos trabalhos finais, podendo inclusive parte destas horas serem alocadas em atividades in-loco nas organizações dos alunos. Será fomentada a construção do Trabalho de Conclusão de Curso no transcorrer das disciplinas, havendo momentos específicos para sistematização das informações e produções.

O conjunto de disciplinas do curso possibilita ao aluno o domínio dos principais assuntos e técnicas aplicadas a gestão tributária. As aulas deverão permitir a troca de experiências e soluções comuns às realidades das organizações públicas ou privadas.

O trabalho de conclusão de curso será orientado por um professor do curso e tem como objetivo elaborar um artigo entre os diversos temas abordados. Depois de realizada a orientação presencial o aluno deverá desenvolver seu trabalho e posteriormente entregar ao professor da disciplina de Metodologia Científica e do Ensino Superior para avaliação.

A elaboração do artigo obedecerá a formatação exigida pela Revista Integralização Universitária – RIU e todos os trabalhos apresentados serão submetidos ao Comitê Editorial para análise e posterior publicação.

13 INTERDISCIPLINARIDADE

Para PALMADE1 (1979), interdisciplinaridade é “romper as estruturas de cada uma delas (disciplinas) para alcançar uma visão unitária e comum do saber trabalhado em parceria”.

Portanto, o curso dará ênfase especial ao processo de integração das várias disciplinas e campos de conhecimento previstos e explicitados na Matriz Curricular do curso, por meio de:

 Trabalhar o corpo docente no sentido de se manter o respeito à delimitação natural de cada disciplina, porém buscando a identificação das possibilidades de conexão entre as diferentes disciplinas.

(13)

 Reuniões periódicas para socialização dos conteúdos trabalhados e análise das possibilidades de interligação encontradas.

 Internalização do conhecimento abordado em cada disciplina dando subsídios para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (artigo).

14 ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Realização de seminário com a presença de especialista na área, contemplando ainda a participação ativa dos especializandos no contexto das organizações locais e regionais e na defesa de seus projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso.

Interação com os alunos da graduação na promoção de atividades específicas como participação na elaboração de planejamento, controle e gestão tributária.

15 TECNOLOGIA

O curso MBA em Planejamento Tributário é de natureza presencial, porém a Instituição dispõe de ambiente virtual interativo que permite contato entre professores e alunos para questões relativas às diferentes disciplinas.

Para ministrar as aulas os professores têm a sua disposição recursos como retroprojetor, datashow, computador conectado à rede e interligado com os demais recursos.

Apostilas reforçam conteúdos chave das diferentes disciplinas, sem limitar e ou restringir a abordagem a qualquer tema, mas nortear os momento de estudos e expandi-los por meio da indicação de leituras complementares e sites correspondentes.

(14)

O curso utilizará a estrutura da FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS:

DEPENDÊNCIAS DESCRIÇÃO

Salas de aula 27 salas de aula com capacidade para 50 alunos Auditório 3 mini-auditórios com capacidade para 140 alunos Biblioteca Acervo de aproximadamente 7.000 livros

Laboratório de Informática

4 laboratórios de informática com 24 computadores em cada um.

Estacionamento Pavimentado, com capacidade para 200 veículos.

17 CRITÉRIO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos está baseada na análise de currículos e entrevista.

18 SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter a aprovação o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas, devendo alcançar a nota mínima 7,0 (sete), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez); possuir freqüência mínima de 75% em todas as disciplinas.

Para composição da nota final serão levados em consideração: a) Os resultados das avaliações escritas - uma por disciplina;

b) A participação do aluno nas atividades desenvolvidas nas diferentes disciplinas, observada pelos professores;

c) Resultados dos trabalhos de grupo e individuais.

19 CONTROLE DE FREQUÊNCIA

O controle de freqüência é atividade obrigatória e será realizada pelo setor de apoio. A freqüência será transcrita para o diário de classe, cujo documento registrará também os conteúdos ministrados e as atividades realizadas.

Para aprovação no curso, o estudante deverá possuir freqüência mínima de 75%.

(15)

A instituição responsável pela certificação dos participantes é a FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS, que emitirá certificado de Especialização.

21 INDICADORES DE DESEMPENHO

As avaliações mesclam vários métodos e procedimentos, como provas, trabalhos, seminários etc., além da valoração de aspectos quantitativos e qualitativos.

a) Avaliação do curso

O curso é avaliado mediante a aplicação de dois instrumentos. Após cada disciplina, é aplicado o seguinte questionário de avaliação:

MBA Planejamento Tributário - Ficha de Avaliação

O Professor: Sempre Muitas

Vezes

Poucas Vezes

Nunca 1. Apresenta, justifica e discute o Plano de trabalho da

disciplina

2. Desenvolve suas aulas, orientado pelo Plano de aula apresentado

3. Dá atenção e esclarece as dúvidas do aluno durante a aula

4. Incentiva o aluno a procurá-lo no horário de atendimento 5. Propicia, quando possível, integração do conteúdo com a prática profissional

6. Utiliza bibliografia de qualidade, que facilita a leitura e o estudo, com prazer

7. Promove a busca do conhecimento com atividades além das aulas (pesquisas, levantamentos, leituras extras, etc.) 8. Exige qualidade no cumprimento dos objetivos e na realização dos trabalhos

9. Consegue manter o interesse dos alunos nas aulas 10. Utiliza recursos diversificados para apoio didático (retroprojetor, vídeo, datashow, painéis, maquetes, artigos, convidados e outros)

11. Explica os conteúdos com clareza

12. Nas avaliações, utiliza critérios pré-estabelecidos, diversidade de instrumentos e ponderações, de forma clara 13. Usa as avaliações para superar as dificuldades dos alunos

14. Estimula a participação dos alunos nas aulas

15. Incentiva o trabalho cooperativo e o bom relacionamento entre os alunos

(16)

aluno

17. Pratica a pontualidade no início e no final das aulas 18. Relaciona sua disciplina com as demais do curso 19. Considera aspectos éticos da área de formação profissional

20. Você orientaria seus colegas a fazerem esta disciplina com este professor?

Sim Não

21. O conteúdo desta disciplina foi útil para sua formação no MBA?

Sim Não

Ao final de cada conjunto de disciplinas, é aplicado questionário padrão adotado pelo Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu.

b) Além disso, o curso será avaliado por meio dos seguintes indicadores de desempenho:

Matrículas no curso:

Número de alunos na matrícula inicial; Número de alunos na matrícula final; Taxa de evasão.

Desempenho dos alunos:

Número de alunos com desempenho Excelente (Médias 9,0 e 10,0); Número de alunos com desempenho Bom (Médias 7,0 e 8,0);

Número de alunos com desempenho insuficiente (Médias inferiores a 7,0).

Produção Científica:

Número de alunos com artigos oriundos do TCC aceitos para publicação em Revista Científica;

Número de alunos que, no decorrer do curso, publicaram um ou mais artigos, resenhas ou opiniões sobre assuntos relacionados com o curso ou disciplinas específicas;

Geração de mudanças:

Número de trabalhos práticos que tenham gerado melhoria nas organizações por meio da mudança nos processos internos;

Número de projetos adotados pelas organizações nas quais foram realizadas atividades práticas.

Referências

Documentos relacionados

Certificado de título de especialista, ou de conclusão de Curso de pós-graduação lato sensu e/ou strictu sensu reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou de Curso

Se detectar rachaduras ou danos na peneira de microtrituração, não use o aparelho e entre em contato com a Assistência Técnica Autorizada Philips Walita mais próxima. O suco

Uma vez que a eficiência de remoção não apresentou diferença significativa para as diferentes massas de SM utilizadas, em virtude do menor tempo empregado no

As tarefas FAE foram elaboradas com base nas tarefas de processamento fonológico do protocolo Capellini e Smythe (2008) e aferidas por meio da análise de correlação

EMENTA: Apresentar o processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente, bem como as fases do desenvolvimento, analisando os resultados da aprendizagem

A disciplina permite o recurso de solicitação de aproveitamento extraordinário para os alunos que possam comprovar um ano (12 meses) de atividade profissional nas áreas

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso

Pretende-se com esta disciplina reflectir sobre os factores actuais de instabilidade colectiva, caracterizar os mecanismos usados para radicalizar as tensões existentes e