• Nenhum resultado encontrado

Autores. JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e advogado. Doutor em Direito (1962).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autores. JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e advogado. Doutor em Direito (1962)."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Autores

A

NTÓNIO

M

ENEZES

C

ORDEIRO

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

F

LÁVIO

T

ARTUCE

Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil Comparado pela PUC-SP. Professor do programa de mestrado e doutorado da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Coordenador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da Escola Paulista de Direito. Professor da Rede de Ensino LFG. Advogado e consultor jurídico.

J

OSÉ DE

O

LIVEIRA

A

SCENSÃO

Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e advogado. Doutor em Direito (1962).

M

ARCOS

B

ERNARDES DE

M

ELLO

Professor Emérito da UFAL. PhD em Direito do Estado (PUC-SP). MSc em Direito Público (Fac. Direito do Recife/UFPE). Professor de Teoria Geral do Direito no Curso de Mestrado da FDA e de Direito Civil na FDA/UFAL (voluntário). Membro da Academia Alagoana de Letras. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Membro do IAB.

M

AURÍCIO

B

UNAZAR

Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP. Professor de Direito Civil. Advogado.

S

ILVIO

N

EVES

B

APTISTA

Advogado. Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Direito Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Instituto dos Advogados de Pernambuco. Diretor do IBDFAM/PE. Conselheiro Estadual da OAB. Foi Procurador-Geral do Estado de Pernambuco e Conselheiro Federal da OAB.

S

UZY

K

OURY

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Atualmente é Professora do CESUPA- Centro Universitário do Pará, da Graduação e do Mestrado, e Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região.

A.

S

ANTOS

J

USTO

Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre e Doutor pela Universidade de Coimbra.

G

USTAVO

T

EPEDINO

Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

J

OÃO

A

GUIRRE

Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitário. Professor da Rede LFG e coordenador da Pós-Graduação de Direito de Família e das Sucessões da Universidade Anhanguera-Uniderp/Rede LFG, além de coordenador dos Cursos de OAB da Rede LFG. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em São Paulo – IBDFAM-SP. Autor de diversas obras jurídicas.

(2)

Mestre, Doutor, Livre-Docente, Adjunto e Titular pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona nos Cursos de Graduação e Graduação. Professor do Corpo Permanente da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNINOVE. Presidente do TRF da 3.ª Região – biênio 2012/2014. Membro da Academia Paulista de Magistrados. Membro da Academia Paulista de Direito. Presidente da Comissão de Proteção ao Consumidor no âmbito do comércio eletrônico do Ministério da Justiça. Vice-Presidente do Instituto Latino-americano de Derecho Privado.

P

ABLO

S

TOLZE

G

AGLIANO

Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Professor da Universidade Federal da Bahia, da Escola de Magistrados da Bahia e da Rede Jurídica LFG. É Professor-Coordenador da Pós-Graduação em Direito Civil LFG-Anhanguera.

S

ALOMÃO

V

IANA

Juiz federal aposentado. Professor da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Processual Civil.

A

DELVAN

O

LIVERIO

S

ILVA

Mestre em Direitos Humanos pela UFPA. Professor do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA e da Universidade da Amazônia – UNAMA. Pesquisador no grupo “Direitos Humanos, Jurisdição e Fundamentação das Decisões Judiciais”, do PPGD do CESUPA. Advogado.

A

GATHA

G

ONÇALVES

S

ANTANA

Mestre em Direitos Humanos e Relações Privadas pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade da Amazônia e do Centro Universitário do Pará. Advogada.

C

ARLOS

R

OBERTO

G

ONÇALVES

Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Desembargador aposentado do TJSP. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil.

E

LIDA

M

AMEDE

Mestre em Direito pela UFPA. Professora de Direito Civil e Propriedade Intelectual na Unama e na UFPA. Advogada.

J

EAN

C

ARLOS

D

IAS

Doutor em Direitos Fundamentais e Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Unesa – RJ. Professor (graduação e pós-graduação) do Centro Universitário do Pará – Cesupa, onde também coordena o Programa de Pós-graduação (lato e stricto sensu) em Direito. Professor Convidado da Escola da Magistratura do Estado do Pará, da Escola Judiciária do Trabalho – TRT 8ª Região, e da Escola Judicial do Amapá. Professor Convidado do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional do Ministério Público do Estado do Pará. Professor Convidado da Escola Superior de Advocacia do Estado do Pará e da Escola Superior da Advocacia do Estado do Amazonas. Professor Convidado em diversos cursos de Pós-graduação mantidos por Instituições de Ensino sediadas em vários Estados da Federação, entre elas Universidade Federal da Bahia, Centro Universitário de Santa Catarina, Faculdade de Manaus e Universidade Federal do Pará. Autor de vários livros e artigos publicados nacionalmente. Advogado.

J

ONES

F

IGUEIRÊDO

A

LVES

Desembargador Decano do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (BRASIL). Diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e coordenador da Comissão de Magistratura de Família. Assessorou a Comissão Especial de Reforma do Código Civil na Câmara Federal. Autor de obras jurídicas de direito civil e processo civil. Integra a Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ).

K

LÉBER

F

EIO

Mestre em Direito (UFPA – 2011); Especialista em Filosofia e Epistemologia das Ciências Humanas (UFPA – 2006); Bacharel em Direito (UFPA – 2013); Bacharel e Licenciado Pleno em Filosofia (UFPA – 2000).

(3)

P

ASTORA DO

S

OCORRO

T

EIXEIRA

L

EAL

Professora de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Pará e da Universidade da Amazônia – UNAMA, Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (PA), graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (1985), mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (1998), doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutora pela Universidade Carlos III de Madri-Espanha (2006)

V

ICENTE DE

P

AULO

B

ARRETTO

Professor no Programa de Pós-Graduação da Unisinos e da UNESA. Decano da Escola de Direito da Unisinos. Pesquisador do CNPq. Consultor ad hoc da área de Direito e de Filosofia da CAPES e do CNPq. Coordenador- científico do Dicionário de Filosofia do Direito e do Dicionário de Filosofia Política. Autor de livros e ensaios, entre os quais O fetiche dos direitos humanos e outros temas e As máscaras do poder.

C

ARLOS

M

ÁRIO DA

S

ILVA

V

ELLOSO

Ministro aposentado, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e da PUC-MG, em cujas Faculdades de Direito foi Professor titular de Direito Constitucional e Teoria Geral do Direito Público. Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Doutor honoris causa pela Universidade de Craiova, Romênia. Advogado.

F

ABRÍCIO

V

ASCONCELOS DE

O

LIVEIRA

Doutor e mestre em Direito pela UFPa. Especialista em Direito pelo CEU/SP. Professor de Direito Empresarial na Universidade Federal do Pará/UFPa, Universidade da Amazônia/Unama, Centro Universitário do Pará/Cesupa e Escola Superior de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Procurador fundacional/autárquico do Estado do Pará. Autor de obras jurídicas de autoria própria e em coautoria.

A

NA

C

ARLA

H

ARMATIUK

M

ATOS

Professora do curso de Mestrado na Unibrasil. Professora de Direito Civil da UFPR. Pós-graduada em Teorias Críticas do Direito e Democracia pela Universidade Internacional de Andalucia – Espanha. Tutora da matéria Filosofia do Direito pela Universidade de Pisa – Itália. Mestre e doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná.

C

RISTIANO

C

HAVES DE

F

ARIAS

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. Mestre em Ciências da Família pela Universidade Católica do Salvador – UCSal. Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do Curso JusPodivm – Centro Preparatório para as Carreiras Jurídicas. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Direito Civil do Curso JusPodivm. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

E

UCLIDES DE

O

LIVEIRA

Advogado de família e sucessões. Desembargador aposentado do TJSP. Ex-Presidente e atual Conselheiro do IBDFAM/SP. Doutor em Direito Civil pela USP. Autor de obras jurídicas.

F

ABÍOLA

S

ANTOS

A

LBUQUERQUE

Vice--Diretora do CCJ/UFPE; Professora Doutora do Departamento de Direito Privado do CCJ/UFPE; Professora dos Cursos de Mestrado e Doutorado do CCJ/UFPE e Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Civil e Empresarial CCJ/UFPE. Presidente do IBDFAM – PE (2007--2009).

L

UIZ

E

DSON

F

ACHIN

Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Advogado. Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).Pós-doutorado no Canadá pelo Ministério das Relações Exteriores do Canadá. Membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), do IAP (Instituto dos Advogados do Paraná).

(4)

Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ), do IBDFAM, e da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Atuou como colaborador no Senado Federal na elaboração do novo Código Civil brasileiro. Membro da Associação Andrès Bello de juristas franco-latino-americanos. Autor de diversas obras e artigos. Pesquisador convidado do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, de Hamburgo, Alemanha. Professor Visitante do King´s College de Londres, Inglaterra.

M

ARCOS

A

LBERTO

R

OCHA

G

ONÇALVES

Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Advogado. Professor de Direito Civil da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

M

ARCOS

C

ATALAN

Doutor summa cum laude em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Professor nos cursos de Direito da Unisinos e da Unilasalle e em diversos cursos de Especialização no Brasil. Advogado, parecerista e consultor jurídico.

M

ARIA

B

ERENICE

D

IAS

Advogada especializada em Direito Homoafetivo, Famílias e Sucessões. Ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Vice-presidente nacional do IBDFAM. www.mariaberenice.com.br

R

ODOLFO

P

AMPLONA

F

ILHO

Juiz Titular da 1.ª Vara do Trabalho de Salvador/BA. Professor Titular de Direito Civil e Direito Processual do Trabalho da Universidade Salvador(UNIFACS). Professor Adjunto da Graduação e Pós-Graduação em Direito da UFBA – Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito e Processo do Trabalho do Curso JusPodivm. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia.

L

UIZ

C

ARLOS DE

A

SSIS

J

R

.

Mestre em Relações Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).Professor Substituto de Direito Processual Civil da UFBA. Professor de Direito Civil da Universidade Salvador (UNIFACS). Advogado.

R

ODRIGO DA

C

UNHA

P

EREIRA

Doutor em Direito pela UFPR. Mestre em Direito Civil pela UFMG. Advogado.

R

OLF

M

ADALENO

Advogado e Professor de Direito de Família na Graduação e Pós-Graduação da PUC-RS. Diretor Nacional do IBDFAM. Mestre em Direito pela PUC-RS.

Autor do Curso de direito de família, 5. ed., editora Forense. www.rolfmadaleno.com.br

W

ALDYR

G

RISARD

F

ILHO

Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Titular de Direito de Família e de Sucessões na Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP. Sócio--fundador do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM do qual é Presidente de Comissão Nacional e Vice--Presidente no Paraná. Membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA--PR. Autor de livros e artigos jurídicos em obras coletivas, revistas e periódicos especializados.Advogado em

Curitiba-PR.

(5)

Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre, Doutor e Livre – Docente em Direito Civil pela USP.

Conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Advogado.

A

DRIANA

C

ALDAS DO

R

EGO

F

REITAS

D

ABUS

M

ALUF

Professora Doutora de Direito Civil e Biodireito da Faculdade de Direito do Centro Universitário UniFMU. Mestre e Doutora em Direito Civil pela USP. Membro Efetivo da Comissão de Biotecnologia e Direitos à Vida da OAB/ São Paulo. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo. Advogada.

D

IOGO

L

EITE DE

C

AMPOS

Professor catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra (Ap.) e da Universidade Autónoma de Lisboa. Agregado em Direito (Universidade de Coimbra). Doutor em Direito (Universidade de Coimbra). Docteur d’É tat en Droit (Université de Paris 2). Docteur en Politiques Économiques et Sociales (Université de Paris 9).

G

ISELDA

M

ARIA

F

ERNANDES

N

OVAES

H

IRONAKA

Doutora e livre-docente em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professora associada do Departamento de Direito Civil da faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Ex-procuradora federal.

J

ORGE

D

UARTE

P

INHEIRO

Doutor em Direito e professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal.

P

AULO

L

ÔBO

Doutor em Direito Civil (USP). Professor Emérito da UFAL. Professor Visitante da UFPE. Conselheiro do CNJ (2005-2009).

R

ODRIGO

T

OSCANO DE

B

RITO

Doutor e Mestre em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor de Direito Civil da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ nos cursos de graduação e pós-graduação. Professor de Direito Civil da Escola Superior da Magistratura e da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba. Professor convidado para ministrar cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino no Brasil. Presidente do IBDFAM-PB. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Advogado.

A

NDRÉ

R

AMOS

T

AVARES

Doutor e mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Livre-docente em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da USP. Professor dos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação em Direito da PUC-SP. Professor dos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Programa de Doutorado em Direito Público da Università di Bari – Itália. Visiting research scholar na Cardozo School of Law – New York (2005). Professor convidado da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha (2006). Visiting foreign professor na Fordham University – New York (2007). Professor visitante da Università di Bologna (2012). Pró-reitor de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-SP (2008-2012). Diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais. Foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (2010-2012).

J

OSÉ

G

OMES

C

ANOTILHO

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Macau. É licenciado e doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

J

ORGE

M

IRANDA

Doutor em Ciências Jurídico-Políticas (1979), é Professor Catedrático das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa.

(6)

Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito – Yale Law School. Doutor e Livre-docente – UERJ. Professor Visitante – Universidade de Brasília (UNB). Conferencista Visitante – Universidade de Poitiers, França, e Universidade de Wroclaw, Polônia. Visiting Scholar – Harvard Law School. Diretor-Geral da Revista de Direito do Estado (RDE)

M

ARIA

C

ELINA

B

ODIN DE

M

ORAES

Professora Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UERJ. Professora Associada do Departamento de Direito da PUC-Rio.

M

ARIA

C

ELINA

B

ODIN DE

M

ORAES

Professora Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UERJ. Professora Associada do Departamento de Direito da PUC-Rio.

E

DUARDO

V

ERA

-C

RUZ

P

INTO

Mestre e Doutor em Direito. Diretor da Faculdade de Direito. Professor Catedrático da Universidade Clássica de Lisboa.

J

OSÉ

F

ERNANDO

S

IMÃO

Professor Associado do Departamento de Direito Civil da Universidade de São Paulo Largo de São Francisco. Livre-docente, Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Especialização da Escola Paulista de Direito. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo, do Conselho Curador da ESA/SP e Conselheiro da Escola Paulista de Advocacia – IASP, do IDCLB – Instituto de Direito Comparado Luso-brasileiro, do Brasilcon – Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor e do Conselho Editorial do jornal Carta Forense. Membro do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família e Diretor de Relações Institucionais do IBDFAM/SP. Professor de Cursos Preparatórios para Concurso Público e Exame de Ordem e de Especialização em várias faculdades do Brasil. Advogado em São Paulo. Autor de obras jurídicas.

M

ÁRIO

L

UIZ

D

ELGADO

Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil Comparado pela PUC-SP. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professor de Direito Civil na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil –ABDC, do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP e do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro – IDCLB. Foi assessor, na Câmara dos Deputados, da Relatoria Geral do Projeto de Lei que deu origem ao Código Civil Brasileiro de 2002.

Referências

Documentos relacionados

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e