• Nenhum resultado encontrado

Apostila de PHOTOSHOP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila de PHOTOSHOP"

Copied!
78
0
0

Texto

(1)

Apostila de

PHOTOSHOP

(2)

PHOTOSHOP

O Photoshop é um programa de edição de imagens que permite alteração cor, retoque e correção de imagens, aplicação de efeitos, inserir textos. Utilizando o Photoshop, você produzirá imagens e páginas para a Web, ajustando cores e criando efeitos especiais. Em sua versão 6, apresenta novas ferramentas para desenho e edição de formas e imagens.

Aprimoramento na utilização das ferramentas possibilitando criar efeitos fantásticos como sombreamento, brilhos, relevos, transparência,

deformação, etc. No Photoshop a prioridade é a produtividade, as paletas do programa podem ser facilmente agrupadas e escondidas, deixando a área de trabalho desimpedida, facilitando o trabalho do usuário na localização do recurso que necessita.

Recursos especiais

Graças a um conjunto de ferramentas completo, o software auxilia o usuário a cumprir qualquer meta de criação ou de produção. Sua nova Ferramenta Correção (Healing Brush) revoluciona o processo de retoque de imagens, removendo pó, rachaduras, imperfeições e marcas sem esforço ao mesmo tempo em que, automaticamente, preserva sombreados, luz, textura e outros atributos inerentes ao objeto. Já o recurso Localizador de Arquivos (File Browser) permite localizar, organizar e administrar

visualmente imagens de forma prática e rápida, enquanto o EXIF, das

câmeras digitais, exibe datas, preferências e outras informações associadas (como as datas de criação e de alterações realizadas posteriormente).

Com novas ferramentas de criação, os designers ganharam mais

flexibilidade para trabalhar efeitos visuais sofisticados e de alta qualidade. Um novo motor de pintura permite criar pré-seleções personalizadas de pincéis, simular técnicas pictóricas, como cores pastel e esfumados e também agregar efeitos, como plantas e folhas.

O Criador de Padrões (Pattern Maker), por sua vez, é um recurso que possibilita a criação de padrões para o preenchimento de áreas

determinadas a partir de uma imagem, como textura de rocha ou areia. E o comando Dissolver (Liquify), agora com controles adicionais, oferece ainda mais domínio sobre os efeitos de distorção aplicados às imagens.

Contando com o ImageReady® 7.0, avançado componente para edição de imagens para Web, o Photoshop 7.0 oferece melhorias relevantes para que o desenvolvedor de Web possa compactar mais as imagens sem perder a qualidade de texto, nem dos vetores. Oferece ainda maior controle sobre as transparências, permitindo que estas sejam mantidas quando colocadas na Internet. Adicionalmente, um novo suporte para o formato WBMP

(3)

promove a otimização das imagens para visualização por meio de PDAs e outros dispositivos sem fio. Para a criação interativa, o software

ImageReady permite as separações, rotações, mapas de imagens e animações em uma única paleta, além de um tipo de rotação expandida para a criação de barras de navegação mais funcionais.

Lição n.º 1

Assuntos abordados:

PARTE 1 – DOMINAR O BÁSICO DO PHOTOSHOP O ambiente de trabalho e as configurações iniciais Criar um novo documento

Ferramentas de desenho Enganos e alternativas

O ambiente de trabalho e as configurações iniciais

O ambiente de trabalho do Photoshop é profundamente configurável e divide--se em três zonas distintas: menus, barra de ferramentas e janelas auxiliares.

Menus

São semelhantes a outras aplicações Windows e o seu modo de

funcionamento é equivalente. Apresenta-se de seguida uma breve noção de cada um dos itens de menu:

Imagem 1 -Menus do Photoshop

. •File – operações com ficheiros e preferências do programa; . •Edit – operações de edição (copiar, cortar, colar...);

. •Image – opções e controlo dos parâmetros de imagem; . •Layer – operações com layers

. •Select – operações com seleções definidas

. •Filter – aplicação de filtros (transformações) em imagens; . •View – opções de visualização;

. •Window – controlo das janelas auxiliares e da barra de ferramentas; •Help – ajuda do Photoshop.

(4)

Barra de Ferramentas

Nesta área da aplicação encontram-se todas as ferramentas que podem ser usadas no Photoshop. Existem ferramentas de pintor e de fotógrafo: pincéis, lápis, borrachas, mas também ferramentas de exposição, aplicação de filtros, desfocar, etc.

As ferramentas podem existir individualmente ou pertencerem a agrupamentos.

Para selecionar uma ferramenta, basta fazer clique com o botão esquerdo do rato no ícone que a representa ou carregar na tecla correspondente do teclado.

Para selecionar uma ferramenta de um determinado grupo, deverá fazer clique demoradamente com o botão esquerdo do rato na ferramenta que oculta o grupo até que este se expanda e depois, ainda com o botão do rato pressionado, mover-se para a ferramenta desejada, largando-a de seguida.

Imagem 2 - Barra de Ferramentas

As ferramentas que ocultam um grupo são representadas com uma seta pequena no canto inferior direito.

Os quadrados pequenos perto das cores de primeiro e segundo plano, fazem o reset para preto e branco dessas cores. O quarto de círculo com setas nas pontas, troca as

(5)

Janelas auxiliares

São um complemento às ferramentas, estendendo as suas capacidades e proporcionando outras definições de parâmetros como cores, layers ou canais existentes numa imagem.

As janelas podem e devem ser agrupadas em conjuntos numa janela. Os sugeridos são:

•Info / Options / Brushes

(informações de localização, opções da ferramenta ativa, e grossuras de traço para as ferramentas de desenho);

•Color / Swatches

(manipulação de cores, cores pré-definidas); •History / Actions

(historial dos procedimentos efectuados, gravação e leitura de procedimentos);

•Layers / Channels / Paths (idem, idem, idem).

Para retirar uma palette de uma janela, clique com o botão esquerdo do rato na etiqueta da palette e arraste-a para fora da janela, largando-a na área de trabalho. É criada uma nova janela apenas com essa palette.

Para juntar uma palette a um conjunto existente, clique com o botão do rato na etiqueta da palette, arrastando-a na direção da janela pretendida e sobre esta (quando

o bordo ficar negro), largue-a. A palette juntar-se-á às outras palettes contidas nessa janela.

Configurações iniciais

Ainda não é altura de começar a trabalhar com o Photoshop! Convém antes do mais, definir alguns parâmetros para que o seu trabalho saia rentabilizado.

Para aceder às configurações do Photoshop, escolha File > Preferences

> General… ou utilize como atalho CTRL + K.

Poderá navegar depois entre cada uma das oito janelas de configuração utilizando os atalhos CTRL + 1, CTRL + 2, …, CTRL + 8, ou premendo

(6)

General

Imagem 3 -Preferences > General

Color Picker

Ferramenta para escolher cores num documento.

Tem dois tipos à escolha: Photoshop ou Windows. Deverá utilizar a do Photoshop, pois é a que permite mais controlo e tem maior número de opções.

Interpolation

Algoritmo utilizado para o cálculo de novos pixels aquando do redimensionamento de imagens.

Os métodos de algoritmo disponíveis são: Nearest Neighbor (Faster), Bilinear e Bicubic (Better). Se a sua máquina não pertencer ao século passado, considere apenas a hipótese Bicubic, pois é a que fornece melhores resultados.

Anti-Alias PostScript

Esta opção deve vir confirmada para que os ficheiros com formato PostScript sejam importados para o Photoshop com melhor qualidade.

Export Clipboard

Deverá confirmar esta opção se pretender copiar o conteúdo total ou parcial de uma imagem no Photoshop para outra aplicação (por exemplo, Word).

(7)

Se for um novato do Photoshop, achará esta opção bastante útil. Permite-lhe ver comentários acerca das ferramentas utilizadas, que optimizarão o seu trabalho.

Auto-update open documents

Quando um documento sofre alterações dentro ou fora do Photoshop, pode ser automaticamente atualizado. Preferiu-se não verificar esta opção. O Photoshop será obrigado a perguntar-lhe se o deseja fazer. Obterá maior controlo sobre os documentos e permitirá corrigir a gravação de uma alteração indesejável.

Beep When Done

Uma opção útil para computadores mais antigos. Certos filtros que se aplicam em imagens, podem demorar o tempo de se comer um lanchinho. Um aviso sonoro avisá-lo-á da conclusão da tarefa.

Dynamic Color Sliders

Verifique esta opção. Ela permite-lhe ver interativamente a cor à medida que a vai ajustando, na palette Color.

Save Palette Locations

Utilize esta opção se pretender que o Photoshop recorde as palettes visíveis e a sua localização.

Reset Palette Locations to Default

Pressione este botão para colocar as palettes com a localização e visualização por defeito.

Saving Files

Esta caixa de diálogo permite configurar a forma como o Photoshop trata a gravação de ficheiros. Vejamos as opções disponíveis e quais as que deverá escolher.

Image Previews

O Photoshop pode gravar uma pequena amostra juntamente com a imagem que servirá como previsão do documento aquando da sua abertura. Também faz com que a imagem apareça sob o estilo de ícone no

link do ficheiro nas janelas normais do Windows. As opções são Never

Save, Always Save e Ask When Saving. As facilidades concedidas pela previsão dos documentos Photoshop compensam largamente o pequeno aumento do número de bytes em cada ficheiro que esta opção introduz.

File Extension

Aqui, as opções são: Use Lower Case e Use Upper Case. Para evitar dissabores, nomeadamente com outros sistemas operativos ou quando

(8)

grava imagens para colocar na Web, utilize a primeira opção.

Imagem 4 - Preferences > Saving Files

Include Composited Image With Layered Files

Opção útil, nomeadamente se pretender compartilhar ficheiros com alguém que utilize uma versão mais antiga do Photoshop que não suporte Layers. Basicamente, junta uma versão sem layers no mesmo documento. Como aumenta razoavelmente o número de bytes do ficheiro e se não se incluir no exemplo preliminar, não utilize esta opção.

Display & Cursors

Esta janela de diálogo ajuda-o a configurar o modo de visualização e o tipo de cursores utilizados.

Color Channels in Color

Afeta a forma de visualização dos canais (o sistema RGB por exemplo, tem três canais: Red, Green e Blue). Verificando esta caixa, o canal Vermelho aparecerá em gradação de vermelho, o canal verde em gradação de verde, etc. Este modo de visualização não é o mais aconselhado porque a cor por vezes impossibilita a detecção de pormenores (incorreções) na imagem. Não verificando esta caixa, cada um dos canais será visualizado como uma escala de cinzentos.

Use System Palette

Também não se aconselha esta opção. A palette do Windows é menos poderosa que a do Photoshop. Poderá no entanto ser útil verificar esta opção se estiver a desenvolver imagens para software que utilize este sistema operativo.

(9)

Imagem 5 - Preferences > Display & Cursors

Use Diffusion Dither

O método Diffusion Dither é bastante útil na obtenção de bons resultados em imagens de cores indexadas.

Video LUT Animation

Selecione esta caixa apenas se tiver um sistema operativo Macintosh, Windows 98 ou Windows 2000.

Painting Cursors

Define-se o tipo de cursor a ser utilizado: Standard, Precise e Brush Size. O modo Standard mostra o cursor como um ícone. Não permite muito controlo sobre o que se faz. Precise, utiliza uma cruz que indica o ponto central de aplicação da ferramenta de pintura. Brush Size mostra o tamanho real da escova utilizada para a pintura, de modo que poderá ver de antemão qual o resultado do traço. Parece ser esta última a escolha mais acertada.

Other Cursors

Em outros cursores englobam-se as ferramentas de seleção, marcação, posicionamento, etc. Das opções Standard ou Precise, escolha esta última. A forma do cursor permitirá maior controlo sob a função.

(10)

Transparency & Gamut

Esta janela lida com a forma de representar a transparência numa imagem e com a cor que avisa quais as áreas de uma imagem que saem do campo de cores possíveis de representar pela impressora.

Imagem 6 -Preferences > Transparency & Gamut

Grid Size

Pode escolher qual o tamanho da grelha que aparece nas áreas transparentes da imagem. As opções são: None (nenhuma), Small (Pequena), Medium (Média), Large (Grande).

Grid Colors

As cores para essa grelha estão disponíveis nesta opção. Os dois quadrados situados abaixo permitem-lhe personalizar esta opção. Clique em cada um deles e escolha a cor que mais lhe convier.

Use video alpha (requires hardware support) Não selecione esta opção.

Units & Rulers

Como o próprio nome indica, esta caixa de diálogo controla as unidades de medida utilizadas no Photoshop e as suas réguas.

Rulers Units

Define-se as unidades de medida das réguas. Como o nosso principal objetivo é trabalhar para a web ou multimédia, escolheremos pixels. Se os

(11)

nossos interesses se situassem no âmbito da impressão, deveríamos considerar a hipótese de trabalhar com centímetros (ou polegadas).

Imagem 7 - Preferences > Units & Rulers

Column Size

Mantenha os valores por defeito: . •Width: 15 picas;

. •Gutter: 1 picas.

Point/Pica Size

Escolha a opção PostScript (72points/inch). Guides & Grid

Define a aparência das guias e das grelhas utilizadas nos documentos.

Guides

Define os atributos das guias. É boa idéia manter as opções por defeito do Photoshop nesta matéria:

. •Color: Light Blue; . •Stile: Lines.

(12)

Novamente, siga os conselhos do Photoshop:

. •Color: Custom (Cinzento médio: R=128, G=128, B=128); . •Stile: Lines.

Imagem 8 -Preferences > Guides & Grid

Como medidas para a grelha, aconselha-se o seguinte: . •Gridline every: 20 pixels;

. •Subdivisions: 4.

(13)

Imagem 9 - Preferences > Plug-Ins & Scratch Disks

Plug-Ins Folder

Ao pressionar o botão

pode definir o diretório onde o Photoshop irá beber os plug-ins – pequenos programas que utiliza para aplicar filtros e conversões às imagens. Este diretório dependerá obrigatoriamente da configuração utilizada durante a instalação do Photoshop.

Scratch Disks

Com esta opção poderá definir até quatro discos independentes para trabalhar com o Photoshop. Note que as modificações só tomarão efeito quando reinicializar o programa.

(14)

Cache Settings

Define-se a memória cache e, mais concretamente, quantos níveis ela terá. Mantenha o sugerido pelo Photoshop: quatro. Utilize também a cache para os histogramas.

Physical Memory Usage

Se não quiser ver o Photoshop a comer muitos recursos ao seu computador, coloque 50% (politicamente corretos). Note novamente que estas alterações só ocorrem assim que reinicializar o programa.

Criar um novo documento

Começa a ser altura de “colocar a mão na massa”, agora que já configuramos a nossa mesa de trabalho (o Photoshop).

Não querendo perder a metáfora da “massa”, pode dizer-se que antes de começar a fazer pão, deveremos saber qual a qualidade da massa. Qual a quantidade a utilizar e as suas propriedades. Transpondo para a linguagem do Photoshop, diremos que todo este trabalho inicial faz-se na janela de diálogo que nos aparece quando criamos um novo documento no Photoshop:

(15)

Name

Pode desde começar por definir um nome para seu o documento, introduzindo-o neste

campo.

Image Size

O tamanho da imagem (em). é (Kbytes) atualizado interativamente e dependerá dos quatro parâmetros que irão ser referidos a

seguir.

Uma dúvida existencial que deve ser esclarecida logo de início. Como se passará uma cena quotidiana para uma linguagem que o computador entenda? Geralmente os computadores compreendem apenas uma linguagem muito limitada onde só existem duas alternativas: zero ou um, o mesmo que ligado ou desligado a chamada linguagem binária. Na sua análise fria, o computador não guarda atributos como a beleza da imagem ou a sua percentagem bucólica. Deve saber interpretar matematicamente aquilo que "vê". E como é que um computador "vê" uma imagem?

Se houvesse alguém com uma paciência extrema que se entretivesse a pegar numa folha de papel quadriculado e com uma tesoura retirar todas as zonas brancas deixando apenas os riscos, ficaria com uma grelha; o computador pegaria nessa grelha e colocá-la-ia entre o seu ponto de observação e o que queria observar. Metodicamente, observaria cada

(16)

quadradinho da imagem e anotaria a sua posição e o seu valor cromático. Este procedimento conduziria a um ficheiro enorme contendo zeros e uns: alguns bits com a informação sobre a localização dos quadradinhos, logo seguidos de outros bits que representariam o seu valor cromático (em RGB, por exemplo). Esta é a razão pela qual os ficheiros de imagem são normalmente grandes, se comparados com um ficheiro de texto, por exemplo. Com este ficheiro denominado ficheiro de imagem, o computador pode depois - pelo processo inverso - reproduzir a imagem no ecécranu enviá-la para um periférico do tipo impressora.

Cada um dos quadrados da grelha é um pixel – unidade elementar de imagem. Fará sentido falar em pixels (e definimos os pixels como unidades de medida nas preferências do Photoshop) se trabalharmos primordialmente para imagens que devam ser vistas no monitor (como é o caso da web ou das aplicações multimédia). Lembre se que um sistema operativo (Windows, Macintosh ou Linux) trabalha sempre com uma determinada dimensão de imagem (600x400, 800x600, 1024x768, etc.) e estas vêm referidas em pixels.

Width

Especifica-se a largura do documento na unidade de medida que aparece na lista de seleção. Por defeito, o Photoshop recorre à unidade escolhida nas preferências. Para o exemplo que se segue, utilizou-se o valor 500 pixels.

Height

Especifica-se a altura do documento na unidade de medida que aparece na lista de seleção. Por defeito, o Photoshop recorre à unidade escolhida nas preferências. Para o exemplo que se segue, utilizou-se o valor 400 pixels.

Resolution

Se ainda se recordar da forma como o computador “vê” as imagens, entenderá mais facilmente o conceito de resolução. Para o exemplo que se segue, utilizou-se o valor 72 pixels/inch.

Pegando na idéia expressa anteriormente, resolução será o número de quadrados da grelha utilizada para a visualização da imagem. Logicamente, quanto mais quadrados a grelha tiver, mais nítida será a imagem.

(17)

A resolução é diretamente proporcional ao tamanho do ficheiro, portanto, é crucial utilizar a resolução certa nas imagens digitalizadas. Resolução

em demasia serve na maior parte das vezes apenas para gastar espaço em disco. Qual será então a resolução certa?

O leitor acertou. Depende!

Se quisermos encarar as coisas de um ponto de vista profissional, teremos três tipos de resolução a utilizar: resolução de arquivo, resolução de

écran e resolução de impressão. Resolução de arquivo

Deve ser a maior de todas. Uma biblioteca de imagens deve conter ficheiros fidedignos guardados com uma resolução superior à que se possa vir a utilizar em futuras alterações ao ficheiro. Aumentar a resolução de uma imagem com baixa resolução, introduz dados que não pertencem ao ficheiro original, resultando numa imagem degenerada de fraca qualidade. Diminuindo a resolução de uma imagem de alta resolução, recalculam-se os pixels tendo por base a informação já existente, resultando numa imagem degenerada (porque contém menos pixels) mas de melhor qualidade do que se obtém no processo de aumento de resolução.

Uma resolução razoável de arquivo será 600 dpi (dpi é o acrônimo de

dots per inch em Portugal designa-se por ppp, pontos por polegada e

representa o número de pontos existentes numa polegada da imagem).

Resolução de écran

É a mais baixa das resoluções e isto porque o monitor não suporta o

mesmo nível de resolução que uma impressora (mesmo das mais baratas). A resolução de écran universalmente aceite, ronda os 72 dpi. Aumentar a resolução da imagem, digamos, para 100 dpi, não traz muitas

conveniências: a imagem aparecerá maior no écran, já que este necessita de uma área maior para poder representar toda a informação.

(18)

Uma imagem de 72 dpi e outra de 100 dpi terão tamanhos diferentes no écran, mas tamanhos iguais na impressora. Evidentemente, a imagem de 100 dpi terá melhor definição na impressora do que a de 72 dpi.

Resolução de impressão

Depende da impressora que estiver a utilizar. Uma boa regra a seguir, dita que deverá utilizar uma imagem com metade da resolução anunciada pela impressora. Por exemplo, se uma impressora suporta 600 dpi de resolução, o ideal será enviar-lhe uma imagem de 300 dpi. Na maior parte das vezes, 150 dpi resulta numa impressão rápida e de qualidade.

Mode

Em Mode define-se o esquema de cores a ser utilizado pelo Photoshop no novo documento.

Mode Bitmap

Utiliza apenas duas cores e recorre ao efeito dither para as diferentes tonalidades.

Mode Grayscale

Utiliza uma escala de 256 cinzentos que variam desde o branco até ao preto.

Mode RGB Color

Tira partido da forma como as imagens são geradas nos monitores dos computadores. A tela dos monitores é revestida por um número infindável de células, cada qual com três fosforescências distintas: Vermelho, Verde e Azul (Red, Green, Blue). A mistura de cores através destas três luzes é denominada de mistura aditiva (mistura em que as cores intervenientes somam as suas propriedades) de fato, a conversão dos três feixes de luz gera o branco e a ausência das três luzes gera o preto). As restantes cores do espectro visível são geradas pela maior ou menor intensidade de luz de cada uma das cores básicas. Esta intensidade pode variar entre zero (apagada) e 255 (totalmente acesa). A combinação das três cores básicas gera o sistema true color: 256 x 256 x 256 = 224.

(19)

Mode CMYK Color

Tira partido da forma como as imagens são geradas nas impressoras. Aqui, as cores são obtidas por mistura subtrativa (mistura em que as cores intervenientes degradam as suas propriedades), do mesmo modo que se brincava com os guaches em Educação Visual. A impressora utiliza quatro cartuchos de tinta (existem impressoras que geram o preto a partir das três primeiras cores e por isso só possuem três cartuchos) para produzir todas as outras cores: Azul Ciano, Carmim, Amarelo e Preto (Cyan

Magenta Yellow BlacK). Estas cores fundamentais variam em percentagem

desde o zero (ausência de tinta) a 100% (tinta pura). Os olhos humanos encarregam-se de produzir, por exemplo, o verde à custa do ciano e do amarelo. Não é necessário converter todas as imagens a serem impressas para este formato as impressoras possuem algoritmos para isso; porém, existem cores no sistema RGB que não podem ser obtidas pelo sistema CMYK. Se planear utilizar o seu trabalho em impressão, convém trabalhar neste último sistema para que o que vir no écran, seja equivalente ao resultado da impressão.

(20)

Aborda as cores de uma forma diferente das anteriores: dispõe todo o espectro puro dentro de um círculo, onde aos quatro quadrantes correspondem as cores Amarelo, Verde, Azul e Vermelho. Para referir-se a uma cor específica, deve dar-se duas coordenadas que corresponderão a um ponto dentro do círculo: segundo a vertical a, que toma valores negativos no terceiro e quarto quadrantes; segundo a horizontal b, que toma valores negativos no segundo e terceiro quadrantes. Este modelo possui uma terceira dimensão (naturalmente perpendicular ao plano do círculo cromático) em cujo eixo se desenvolve a luminância de todas as cores. É esta faceta que torna o sistema Lab Color bastante útil. É utilizado internamente pelo Photoshop para mudança entre sistemas de cores. Mais à frente neste documento, aprenderá a obter fotografias a preto e branco a partir do seu equivalente a cores, utilizando o sistema Lab Color.

Contents

Pode iniciar a sua imagem tendo como pano de fundo uma de três alternativas: branco, a cor que neste momento estiver definida como cor de segundo plano e finalmente o transparente.

Ferramentas de desenho

No Photoshop existem várias ferramentas de desenho e todas funcionam de modo semelhante: primeiro escolhe-se a cor a utilizar, a espessura do traço e finalmente escolhe-se a ferramenta pretendida.

Escolher a cor

A cor pode ser escolhida de várias formas:

Palette Color

Esta palette (Window > Show Color) permite-lhe definir interativamente uma determinada cor, ajustando as barras que variam a intensidade das suas componentes.

(21)

Neste caso, e como o formato da imagem é RGB, a palette mostra por defeito as barras com as componentes RGB. Poderá mover as barras ou alterar os valores numéricos de cada um dos canais até obter a cor pretendida.

Palette Swatches

Esta palette (Window > Show Swatches) contém uma série de cores predefinidas do Photoshop. Varia segundo o formato da imagem.

Para escolher uma determinada cor deste conjunto, basta fazer clique com o rato sobre o quadrado da cor pretendida.

Escolher a espessura do traço

Este é o parâmetro que define a grossura das linhas do desenho e a sua aparência.

Palette Brushes

Esta palette (Window > Show Brushes) permite-lhe selecionar o bico (ou escova) a utilizar no desenho.

Para escolher um determinado bico (ou escova) deste conjunto, basta fazer clique com o rato sobre o quadrado do bico (ou escova) pretendido.

(22)

Brush Tool

É a ferramenta do Photoshop equivalente ao pincel de um artista. Escolha-a Escolha-a pEscolha-artir dEscolha-a bEscolha-arrEscolha-a de ferrEscolha-amentEscolha-as ou pressionEscolha-ando B no seu teclEscolha-ado.

Imagem 19 - Paintbrush Tool

Para pintar, posicione o rato no local pretendido e desenhará o traço arrastando

o rato com o botão esquerdo pressionado.

Para obter as opções desta ferramenta, faça-lhe duplo clique ou escolha Window > Show Options.

Mode

Deixa-o definir o modo como o traço é pintado. Estão à sua escolha todos os modos de layer: Normal, Multiply, Saturation, etc. O modo Behind que por vezes aparece (estará disponível se trabalhar numa layer) não é um modo de layer mas permite-lhe pintar por trás do que já estiver desenhado nessa layer.

Opacity

Pode também definir a opacidade dos traços, desde transparente (0%) a opaco (100%).

Fade

Para pinceladas compridas, esta opção torna-se útil. Vai desvanecendo o traço nos passos que forem determinados, até este se tornar transparente ou adquirir a cor de segundo plano.

Wet Edges

Imita o efeito que se consegue com as aquarelas quando se utiliza bastante água. Os contornos das pinceladas ficam com a cor mais intensa do que o seu interior.

(23)

Fade to:

Nesta lista de opção pode definir de que modo o fade é feito: para transparente ou para a cor de segundo plano.

Pencil Tool

É a ferramenta do Photoshop equivalente ao lápis de um artista. Escolha-a a partir da barra de ferramentas ou pressionando N no seu teclado.

Imagem 22 -Pencil Tool

Para desenhar, posicione o rato no local pretendido e aplicará o traço arrastando o rato com o botão esquerdo pressionado.

Para obter as opções desta ferramenta, faça-lhe duplo clique ou escolha Window > Show Options.

Imagem 23 - Pencil Options

(24)

exceção:

Auto Erase

Permite-lhe apagar automaticamente com a espessura do traço sempre que se deslocar para uma área já desenhada.

Enganos e alternativas

Até à versão 5.0, o Photoshop poderia ser uma dor de cabeça para quem cometesse enganos: só deixava voltar atrás uma vez com a opção Undo. A partir da versão 5.0, tudo mudou com a introdução da History Palette que permite recuar bastantes passos e emendar algum erro ou tentar outro caminho a partir de uma situação intermédia.

Undo

Para voltar atrás um único passo, faça:

Edit > Undo xxx (em que xxx é o nome da última acção realizada) ou CTRL+Z. Palette History

Nesta palette ficam guardadas todas as suas acções podendo, a qualquer instante, deslocar-se para uma acção anterior e recomeçar os procedimentos.

(25)

Create new document from current state

É o ícone mais à esquerda que aparece no fundo desta palette. Cria um novo documento a partir do passo da história que for selecionado.

Create new snapshot

É o ícone do centro que aparece no fundo desta palette. Cria uma vista do documento a partir do estado atual. Mesmo que modifique posteriormente a imagem, poderá facilmente voltar a esta vista, seleccionando-a no topo da palette.

Delete current state

É o ícone que aparece à direita no fundo desta palette. Apaga o passo selecionado e todas as acções que lhe forem posteriores.

Lição n.º 2

Assuntos abordados:

PARTE 1 – DOMINAR O BÁSICO DO PHOTOSHOP (continuação) Ferramentas de seleção Layers Texto

Para trabalhar nos exercícios propostos a seguir, use o ficheiro: A:\veneza_inicio.tif

Ferramentas de seleção

As ferramentas de seleção funcionam de modo semelhante à seleção de texto do Word. Em vez de se selecionar texto, selecionam porções da imagem.

(26)

A partir do momento em que se efetua uma seleção, o Photoshop passa a atuar apenas no conteúdo dessa seleção.

As seleções podem ser feitas a partir de formas geométricas ou aproveitando as propriedades dos pixels de uma determinada área a selecionar (semelhanças de cor, por exemplo).

Retangular Marquee Tool

Esta ferramenta permite fazer seleções retangulares

Imagem 26 - Retangular Marquee Tool

Para selecioná-la, escolha-a a partir da barra de ferramentas ou pressione M no teclado (se mesmo assim a ferramenta não aparecer, pressione SHIFT+M – esta opção percorre o conjunto de ferramentas de um determinado grupo).

Para selecionar uma determinada área, posicione o cursor no canto superior esquerdo do quadrado imaginário que se situa à volta da área a selecionar e clique com o botão esquerdo do rato. Arraste com o botão esquerdo do rato ainda pressionado a seleção até ao canto inferior direito. Quando tiver a área definida, largue o botão do rato.

Poderá mover a seleção (e não o seu conteúdo) posicionando o cursor (ainda com a Marquee Tool selecionada) dentro da área definida e arrastando-a para a nova posição.

Adicionar uma seleção à existente

Para adicionar uma seleção à já existente, basta pressionar SHIFT e definir uma nova seleção.

Subtrair uma seleção à existente

Para subtrair uma seleção à já existente, basta pressionar CTRL à medida que define uma nova seleção.

Manter a largura e a altura da seleção iguais

Para fazer com que a largura e a altura da área selecionada sejam iguais (para desenhar um quadrado, por exemplo), basta pressionar SHIFT à medida que define a seleção. Note que isto só resulta se ainda não houver nenhuma seleção no documento. Se houver, o SHIFT apenas soma a nova seleção à anterior.

Marquee Tool Options

O problema anterior pode ser selecionado com as opções desta ferramenta. Para vê-las, clique duas vezes sobre ela.

(27)

Style Normal – A seleção é feita normalmente;

Style Constrained Aspect Ratio – O aspecto da seleção será sempre

proporcional aos valores que definir em Width e Height imediatamente abaixo desta lista de seleção (resolve o problema anterior se colocar nestas duas caixas valores iguais);

Style Fixed Size – Toda a seleção que fizer terá exatamente os valores que introduzir em Width e Height. Para fazer uma seleção, basta fazer clique sobre o documento e esta aparece com as medidas dadas.

Elliptical Marquee Tool

Esta ferramenta permite fazer seleções elípticas e circulares (carregando simultaneamente em SHIFT).

Imagem 28 - Elliptical Marquee Tool

Para selecioná-la, escolha-a a partir da barra de ferramentas ou pressione M no teclado (se mesmo assim a ferramenta não aparecer, pressione SHIFT+M – esta opção percorre o conjunto de ferramentas de um determinado grupo).

O seu funcionamento é em tudo semelhante à anterior. Magic Wand Tool

Esta ferramenta permite fazer seleções a partir das propriedades cromáticas dos pixels, selecionando os similares à volta de um ponto inicial especificado.

Imagem 29 -Magic Wand Tool

Para selecioná-la, escolha-a a partir da barra de ferramentas ou pressione W no teclado. Faça-lhe duplo clique para ver as suas opções:

(28)

Os pixels selecionados estão dependentes da Tolerância que for especificada. Quando maior a tolerância, mais pixels serão selecionados (a ferramenta abrange pixels cada vez mais com propriedades distintas entre eles).

Pode combinar todas as ferramentas de seleção e adicionar ou remover partes de seleções até ficar com a configuração desejada.

Pode copiar, colar, cortar, apagar ou preencher os conteúdos das seleções utilizando o menu Edit. A seguir veremos um bom exemplo para a utilização de seleções.

Layers

Existem desvantagens em colocar todos os elementos de uma imagem no

background. Torna bastante difícil a sua seleção e posterior transformação

depois de serem inseridos. A partir da versão 3.0, o Photoshop introduziu o conceito de layer, segundo o qual os diversos elementos de uma imagem podem ser colocados em camadas distintas umas por cima das outras.

Aquilo que se fizer ao conteúdo de uma layer, não afetara o conteúdo das outras.

Se no exemplo anterior tentou copiar e colar o conteúdo de uma seleção, verificou certamente que o Photoshop criou uma nova layer com o conteúdo dessa seleção. Utilizando por exemplo a seleção da Imagem 30 -

(29)

Composição de seleções, e fazendo CTRL+C e CTRL+V (copiar e colar) a

palette Layers fica assim:

Aqui pode constatar que existem duas layers no documento:

“Background” – layer de fundo que contém a imagem original do

ficheiro;

“Layer 1” – layer situada acima do Background apenas com o

conteúdo da seleção. Tudo o resto é transparente. Analisemos os elementos desta palette:

Normal

Edita ou pinta cada pixel para fazer dele a cor resultante na composição. Este é

o modo layer por defeito.

Dissolve

Edita ou pinta cada pixel para fazer dele a cor resultante na composição, contudo essa cor é uma substituição aleatória dos pixels com a cor de base ou a cor de mistura, dependendo da sua opacidade. Este modo resulta melhor com as ferramentas Paintbrush ou Airbrush e uma grande espessura de traço.

Behind

Edita ou pinta apenas na parte transparente da layer este modo trabalha apenas em layers que não tenham selecionada a opção “Preserve Transparency” e é equivalente a pintar na parte de trás de uma folha de acetato que já esteja desenhada pela frente.

Clear

Edita ou pinta cada pixel e torna-o transparente. Este modo está disponível para as ferramentas Line, Paint Bucket e os comandos Fill e Stroke. Precisa de estar numa layer que não tenha a opção “Preserve Transparency” selecionada.

(30)

Multiply

Olha para a informação de cor de cada canal e multiplica a cor de base pela cor de mistura. O resultado é sempre uma cor mais escura. Multiplicar uma cor por preto, resulta preto. Multiplicar uma cor por branco, resulta na própria cor. Quando pintar com uma cor diferente de preto ou branco, sucessivamente, resulta progressivamente em cores mais escuras.

Screen

Olha para a informação de cor de cada canal e multiplica o inverso da cor de mistura e as cores de base. O resultado é sempre uma cor mais clara. Aplicar preto no modo Screen torna a cor inalterada. Aplicar branco no modo Screen, produz branco. O efeito é semelhante a projetar várias fotografias, umas em cima das outras.

Overlay

Aplica o modo Multiply ou Screen às cores, dependendo da cor de base. Os padrões ou cores sobrepõem-se aos pixels existentes, enquanto preservam as zonas claras e as zonas de sombra das cores de base. A cor de base não é substituída: é misturada com a cor de mistura para refletir a claridade ou obscuridade da cor original.

Soft Light

Escurece ou clareia as cores, dependendo da cor de mistura. O efeito é semelhante a colocar uma luz difusa sobre uma imagem.

Se a cor de mistura (fonte de luz) é mais clara que 50% de cinzento, a imagem é clareada, como se lhe fosse aplicado o modo Dodge. Se a cor é mais escura que 50% de cinzento, a imagem é escurecida, como se lhe fosse aplicado o modo Burn. Pintando com preto ou branco puros produzem zonas distintivamente mais escuras ou mais claras respectivamente mas não resultam em preto ou branco puros.

Hard Light

Aplica o modo Multiply ou Secreen às cores, dependendo da cor de mistura. O efeito é semelhante a colocar uma luz brilhante a incidir diretamente sobre a imagem.

Se a cor de mistura (fonte de luz) é mais clara que 50% de cinzento, a imagem é clareada, como se lhe fosse aplicada o modo Screen. Isto é útil para introduzir zonas de brilho numa imagem. Se a cor de mistura é mais escura que 50% de cinzento, a imagem é escurecida, como se lhe fosse aplicado o modo Multiply. Isto é útil se a sua intenção for a de adicionar sombras à imagem. Pintar com preto ou branco puros, resulta em preto ou branco puros.

(31)

Olha para a informação de cada canal de cor e ilumina a cor de base para que reflita a cor de mistura. Misturando preto não produz mudanças.

Color Burn

Olha para a informação de cada canal de cor e escurece a cor de base para que reflita a cor de mistura. Misturando branco não produz mudanças.

Darken

Olha para a informação de cada canal de cor e seleciona a cor de base ou a cor de mistura – a que for mais escura - como a cor resultante. Os pixels mais claros que a cor de mistura são substituídos e os pixels mais escuros não sofrem qualquer alteração.

Lighten

Olha para a informação de cada canal de cor e seleciona a cor de base ou a cor de mistura – a que for mais clara - como a cor resultante. Os pixels mais escuros que a cor de mistura são substituídos e os pixels mais claros não sofrem qualquer alteração.

Difference

Olha para a informação de cor em cada canal e subtrai ou a cor de mistura da cor de base ou a cor de base da cor de mistura, dependendo de qual tenha o maior valor de brilho. Misturando com branco inverte os valores base das cores; misturando com preto, não produz alterações.

Exclusion

Cria um efeito similar, mas menor em contraste que o modo Difference. Misturando com branco, inverte os valores base da cor. Misturando com preto, não produz alterações.

Hue

Cria uma cor resultante com a luminância e a saturação da cor de base e o parâmetro Hue da cor de mistura.

Saturation

Cria uma cor resultante com a luminância e o parâmetro Hue da cor de base e

o parâmetro Saturation da cor de mistura. Pintar com este modo numa área sem saturação (cinzento) não provoca alterações.

Color

Cria uma cor resultante com a luminância da cor de base e os parâmetros Hue e Saturation da cor de mistura. Este modo preserva os níveis de cinzento na imagem, tornando-se útil para colorir fotografias a preto e

(32)

branco.

Luminosity

Cria uma cor resultante com os parâmetros Hue e Saturation da cor de base e a luminância da cor de mistura. Este modo cria o efeito inverso do modo Color.

Opacity

Permite-lhe definir a opacidade dos pixels: 0% torna os pixels da layer transparentes; 100% torna os pixels da layer totalmente visíveis.

Preserve Transparency

Se esta opção estiver selecionada, impossibilita a edição de pixels na área transparente da layer.

Criar e apagar Layers

Pode criar uma nova layer se fizer clique no ícone do meio ao fundo da

palette Layers. Pode apagar a layer atual se fizer clique no ícone da direita

ao fundo da palette Layers.

Trocar as posições das Layers entre si

Pode alterar as posições relativas entre layers, pegando numa delas e arrastando-as com o botão esquerdo do rato para cima ou para baixo das outras layers já existentes.

Texto

A partir da versão 5.0 a ferramenta de texto foi amplamente melhorada.

Imagem 32 - Type Tool

Para selecioná-la, escolha-a a partir da barra de ferramentas ou pressione T no teclado.

O cursor muda para um semelhante ao utilizado no Word e num sítio relativamente próximo de onde quer colocar o texto (esta posição pode ser alterada mais tarde), faça clique sobre o documento com o botão esquerdo do rato. Isto abrir-lhe-á a janela de diálogo da Type Tool.

Font

Neste espaço configura qual o tipo de fonte, o seu estilo (Bold, Italico, etc.), sublinhado, falso bold e falso itálico para fontes que não possuam estes estilos. Deverá selecionar os caracteres que deseja transformar.

(33)

Define o tamanho da fonte em points ou pixels. Deverá selecionar os caracteres que deseja transformar.

Color

Define a cor a dar a todo o texto. Não é possível com esta ferramenta dar cores diferentes a cada letra do mesmo texto.

Leading

Define o espaçamento entre linhas de texto. Deverá selecionar as linhas que pretende espaçar.

Tracking

Define o espaçamento entre caracteres. Deverá selecionar os caracteres que pretende espaçar.

Baseline

Define a diferença das linhas de base entre caracteres. Deverá selecionar os caracteres que pretende fazer subir ou descer relativamente aos outros.

Anti-Alias

Define a maior ou menor suavidade de contornos do texto. Não é possível com esta ferramenta dar suavidade de contornos diferentes para cada letra do mesmo texto.

Repare que se colocar o cursor no documento quando estiver com a janela de texto aberta, este transforma-se na Move Tool. Pode posicionar desta forma o texto onde quiser.

(34)

Alterar texto já introduzido

Para alterar texto já introduzido, basta fazer duplo clique no T que aparece na

layer de texto ou, com a ferramenta de texto selecionada, aproximar-se do texto a

modificar até que o cursor fique sem o quadradinho envolvente. Nesse instante, poderá fazer clique e alterar o texto correspondente.

Lição n.º 3

Assuntos abordados:

PARTE 1 – DOMINAR O BÁSICO DO PHOTOSHOP (continuação) Transformações e alinhamentos

Paths e curvas de Bézier PARTE 2 – CÂMARA ESCURA

A importância dos preliminares Análise dos parâmetros de imagem

Para trabalhar nos exercícios propostos a seguir, use os ficheiros: A:\veneza_inicio.tif

A:\nuvens.tif

Transformações e alinhamentos

Entende-se por transformação toda e qualquer alteração que se fizer a uma imagem ou a um elemento da imagem. As transformações aplicam-se ao conteúdo de uma layer, ao conteúdo de uma seleção ou a uma imagem global

Transformar o conteúdo de uma layer ou seleção

Para transformar o conteúdo de uma layer ou seleção, deverá escolher uma das opções do menu Edit > Transform.

Scale

Um retângulo com pegas envolve a imagem. Pegando nos vértices, poderá arrastá-los para aumentar ou diminuir o tamanho do objeto. Carregando em SHIFT, as proporções entre altura e largura mantêm-se. Carregando em ALT, o objeto aumenta ou diminui a partir do seu centro. Para aplicar a transformação, faça duplo clique no interior da área transformada.

(35)

Rotate

Um retângulo com pegas envolve a imagem. À volta desse retângulo, posicione o cursor, clique e arraste numa determinada direção para fazer rodar o objeto. Com SHIFT obriga a fazer a rotação em passos certos. Para aplicar a rotação, faça duplo clique no interior da área transformada.

Skew

Um retângulo com pegas envolve a imagem. Utilizando as pegas, poderá alterar o ângulo de inclinação das suas arestas. Juntamente com SHIFT, altera esses ângulos em cima e em baixo ou à direita e à esquerda. Para aplicar o efeito, faça duplo clique no interior da área transformada.

Distort

Um retângulo com pegas envolve a imagem. Utilizando as pegas, poderá alterar a posição de cada uma delas, distorcendo a forma da imagem. Carregando em ALT, distorcerá também o vértice oposto. Carregando em SHIFT, condiciona a direção da distorção. Para aplicar a rotação, faça duplo clique no interior da área distorcida.

(36)

Perspective

Um retângulo com pegas envolve a imagem. Utilizando as pegas, poderá alterar a posição de cada uma delas, aplicando efeitos de perspectiva. Carregando em ALT, distorcerá também o vértice oposto. Carregando em SHIFT, condiciona a direção da distorção. Para aplicar a rotação, faça duplo clique no interior da área distorcida.

Numeric

Esta opção permite controlar numericamente cada valor das transformações.

(37)

o eixo dos xx e/ou dos yy segundo as unidades especificadas. Se Relative estiver selecionado, as coordenadas são medidas a partir da localização do objeto. Caso contrário, são coordenadas absolutas a partir do canto

superior esquerdo do documento. Ponto (0,0). O xx é positivo da esquerda para a direita e o yy é positivo de cima para baixo.

. • Scale: Se selecionado, altera os valores do comprimento e da

altura de acordo com a unidade selecionada. Se Constrain Proportions estiver selecionado, estes dois valores ficam dependentes.

. • Skew: Se selecionado, controla os parâmetros de skew

segundo ângulos com a horizontal e com a vertical.

. • Rotate: Através do ângulo especificado, é aplicada uma

rotação na seleção. Note que o sentido positivo da rotação é o sentido dos ponteiros do relógio.

Rotate 180º

Roda a seleção 180º.

Rotate 90º CW

Roda a seleção 90º no sentido dos ponteiros do relógio.

Rotate 90º CCW

Roda a seleção 90º no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Flip Horizontal

Reflete a imagem segundo um eixo vertical.

Flip Vertical

Reflete a imagem segundo um eixo horizontal.

Um exercício de recapitulação

Com o ficheiro veneza_inicio.tif aberto, iremos percorrer algumas das funções do Photoshop que já aprendeu, a fim de introduzir uma componente prática.

Escolha a Magic Wand Tool pressionando W no teclado. Nas opções para esta ferramenta, coloque: Tolerance: 20, Anti-aliased, Contiguous. Selecione na imagem todo o espaço preto envolvente.

(38)

Inverta a seleção com Select > Inverse ou SHIFT+CTRL+I. Vamos agora endireitar a composição com:

Edit > Transform > Rotate

É fácil endireitar a imagem utilizando a linha do horizonte. Quando estiver satisfeito com o resultado, faça duplo clique dentro do retângulo de

transformação. Abandone a seleção com Select > Deselect ou CTRL+D. Escolha a Crop Tool pressionando C no teclado e defina uma área que

(39)

Quando estiver selecionado apenas o que interessa (lembre-se que pode ajustar a área de corte com as pegas do retângulo de seleção), faça duplo clique dentro da seleção pretendida.

Por agora vamos confiar no Photoshop e ajustar a qualidade da imagem com os seguintes passos (lá mais para a frente neste documento veremos qual a teoria por trás destes ajustes e como fazê-los manualmente):

Image > Adjust > Auto Contrast ou CTRL+ALT+SHIFT+L; Image > Adjust > Auto Levels ou CTRL+SHIFT+L.

Isto muda o aspecto da imagem para melhor.

A idéia neste exercício é colocar um céu com nuvens nesta fotografia. Abra o ficheiro nuvens.tif e com a Move Tool selecionada, clique na imagem, arrastando-a para o ficheiro veneza_inicio.tif

(40)

Quando o cursor mudar para um sinal +, pode largar o botão do rato e uma nova layer é criada com esse conteúdo. Posicione depois as nuvens de forma a que escondam a metade superior da fotografia.

Selecione a layer “Background” e faça clique sobre o olho à esquerda da

layer “Layer 1”

Deixará de ver o conteúdo dessa layer.

Escolha novamente a Magic Wand Tool premendo W no teclado e com a tecla SHIFT premida, selecione as porções de céu presentes na fotografia.

(41)

Inverta a seleção com SHIFT+CTRL+I e mude para a “Layer 1”. Com a “Layer 1” selecionada, prima DELETE. Isto apagará o conteúdo da seleção. Abandone a seleção com CTRL+D. O céu é demasiado berrante para a fotografia, saltando para primeiro plano.

Resulta numa composição algo irrealista, mas não é nada que o Photoshop não possa

resolver. Mude a opacidade da “Layer 1” para 40%. Na próxima página poderá ver o resultado final do nosso exercício de revisão.

Paths e curvas de Bézier

Paths são caminhos definidos por curvas de Bézier e que permitem efetuar seleções, desenhar linhas ou preencher áreas definidas por essas curvas. A ferramenta para desenhar esses caminhos é a:

Pen Tool

Imagem 48 - Pen Tool

Para selecioná-la, escolha-a a partir da barra de ferramentas ou pressione P no teclado.

Desenhar segmentos de reta

Para desenhar segmentos de reta, basta fazer clique em pontos diferentes do documento (o início e o fim dos segmentos).

Para fechar uma determinada área, volte com o cursor ao ponto de partida até que o ícone da caneta fique acompanhado de um círculo pequeno, clique aí e a área fecha-se.

(42)

Desenhar curvas

Para desenhar uma curva, deverá fazer clique e arrastar um alfinete que define a tangente e a curvatura dessa curva.

Direct Selection Tool (Ajustar as curvas desenhadas)

As curvas podem ser ajustadas depois de desenhadas. Para isso deverá utilizar a Direct Selection Tool.

Imagem 51 - Direct Selection Tool

Seleccione-a a partir da barra de ferramentas ou pressionando A no teclado.

Comece por definir a porção da curva que quer modificar fazendo clique com esta ferramenta na porção da curva desejada. Aparecem os alfinetes que definem a forma da curva.

Desloque de seguida o cursor para a cabeça do alfinete e ajuste a curva a seu gosto.

(43)

Se reparar, esta ferramenta ajusta não só a curva selecionada mas ajusta também as outras curvas para que se ajustem à nova forma da primeira. Isto por vezes pode ser um inconveniente.

Convert Point Tool

Inconveniente que pode ser contornado com esta ferramenta.

Imagem 53 -Convert Point Tool

Seleccione-a a partir da barra de ferramentas (é a única forma) ela encontra-se no grupo das anteriores.

Comece por definir a porção da curva que quer modificar fazendo clique com esta ferramenta na porção da curva desejada. Aparecem os alfinetes que definem a forma da curva.

Desloque de seguida o cursor para a cabeça do alfinete e ajuste a curva a seu gosto. As curvas adjacentes não são modificadas.

Já temos as curvas. O que podemos fazer com elas? Vejamos a palette Paths:

Vamos percorrer os botões que aparecem no fundo da palette, da esquerda para a direita:

(44)

Fills path with foreground color

Preenche a área interior à curva com a cor de primeiro plano

Strokes path with foreground color

Depois de definida uma cor, uma ferramenta de desenho e uma espessura de traço, este botão ataca toda a curva com esse traço.

Loads path as a selection

Transforma a área interior à curva numa seleção.

Makes work path from selection

Faz exatamente o contrário. Transforma uma seleção existente num caminho.

Creates new path

À semelhança das layers pode ter-se vários caminhos num mesmo documento, cada um numa layer de caminho que podem ser selecionados na palette Paths. Este botão cria uma nova layer de caminho.

Deletes current path

Este botão apaga a layer de caminho selecionada.

A importância dos preliminares

Felizmente para o utilizador, a evolução dos computadores ditou vários formatos de imagem, cada qual adaptado a um determinado fim. Dos vários formatos à disposição, podem distinguir-se dois grandes grupos aos quais o autor deste documento resolveu nomear de fidedignos e

degenerativos.

Formatos fidedignos

São fiéis à imagem original: não desperdiçam informação digital. Geram (por esse motivo) ficheiros maiores, mas são também os mais adequados para armazenamento "em bruto" de imagem. Alguém que se preocupe em construir uma biblioteca de imagens, não pensará em guardar ficheiros pouco fidedignos, tal como um normal funcionário de uma biblioteca municipal não ficaria muito feliz se desaparecessem aleatoriamente algumas palavras ou letras dos seus livros mais importantes.

É norma ter sempre um ficheiro num formato fidedigno e depois consoante as necessidades fazer cópias em formatos degenerativos, que se adaptem aos diversos fins.

Os formatos fidedignos mais típicos são: BMP e TIFF.

(45)

É o formato de imagem utilizado pelo sistema operativo Windows. Tem as seguintes vantagens:

. • Grava em formato RGB;

. • Grava sem perdas de informação;

. • Reconhecido pela maioria das aplicações.

TIFF

É o formato de imagem utilizado pelos profissionais, que o usam para arquivo. Tem todas as vantagens do BMP e mais algumas:

. • Grava em formato RGB;

. • Grava sem perdas de informação;

. • Reconhecido pela maioria das aplicações; . • Grava em formato Grayscale;

. • Grava em formato CMYK;

. • Reconhecido por Windows e Macinthosh (se utilizar como Bit Order nas opções do TIFF: IBM PC);

. • Grava canais Alpha;

• Opcionalmente possui um algoritmo de compressão que diminui o tamanho do ficheiro: LZW compression algorithm.

Formatos degenerativos

São uma aproximação à imagem original: desperdiçam alguma (ou

bastante) informação digital através de algoritmos próprios. O interesse desta degeneração é que o resultado final não é muito diferente do original, ao passo que o tamanho do ficheiro pode reduzir consideravelmente. Este é um argumento de peso quando se fala em Internet e taxas de transferência associadas. Os formatos degenerativos mais comuns são o JPEG e o GIF. De notar a crescente popularidade e utilidade do PNG.

PNG

Possui uma compressão muito próxima do JPEG e admite transparências de 8 bits: o mesmo que dizer 256 níveis de opacidade. Elimina o tenebroso efeito de auréola, fazendo com que a imagem se funda com o background dos documentos. Tanto o GIF como o PNG guardam a informação sobre a transparência num canal designado por alpha o GIF, com um canal alpha

(46)

de 1 bit, o PNG com um canal alpha de 8 bits. O PNG ainda não é suportado devidamente pelos últimos browsers (Netscape 4.51 e Internet

Explorer 5.0) mas alguns programas evoluídos já aceitam as suas

potencialidades, como o Macromedia Director 7.

Análise dos parâmetros de imagem

Para trabalhar nos exercícios propostos a seguir, use o ficheiro: A:\velho_inicio.tif

Sempre que se quer colocar uma imagem na web ou utilizá-la para outro fim, deverá começar por eliminar algumas das imperfeições que esta possa conter. Nesta parte do capítulo, veremos como analisar uma imagem, detectar as suas imperfeições e, de seguida, a forma de as corrigir.

O ficheiro velho_inicio.tif contém uma digitalização de uma fotografia. Repare que ainda existem algumas margens brancas que não pertencem à imagem.

Estas margens brancas serão prejudiciais quando se tentar analisar as propriedades da imagem. Induzem ao Photoshop a pensar que existem mais pixels brancos na fotografia do que os que realmente lá figuram (julgará a imagem mais clara). Tiremos então toda a informação que não é necessária (as margens brancas), recorrendo à Crop Tool (seleccionando-a n(seleccionando-a b(seleccionando-arr(seleccionando-a de ferr(seleccionando-ament(seleccionando-as ou pression(seleccionando-ando C no tecl(seleccionando-ado).

(47)

Histograma

Faça Image > Histogram...

Este histograma concentra-se no canal da luminosidade e aqui já se consegue vislumbrar qual é o problema. No histograma está representada a quantidade de pixels que existem desde o totalmente negro (sem luminosidade) até ao branco (totalmente iluminado).

Para esta imagem, o histograma revela que faltam tanto brancos absolutos como negros absolutos. A gama de luminosidade é mais estreita e isto traduz-se num contraste deficiente.

Encontrado o problema, passemos à solução. Faça:

Image > Adjust > Levels... ou CTRL+L Levels

Mesmo no canal RGB, a deficiência faz-se sentir. Nesta janela existem três pipetas: uma com a ponta preta, outra com a ponta cinzenta e outra com a ponta branca. Permitem que se escolha na imagem, respectivamente, zonas de sombra, tons intermédios e zonas de claridade. Fazendo estas escolhas, o Photoshop repartirá novamente os pixels pelo histograma, resultando numa imagem corrigida.

(48)

Zona de sombra

Define-se como zona de sombra a área mais escura na imagem mas que ainda contêm algum detalhe (não é totalmente negra). Com a pipeta preta selecionada, escolha as folhas mais escuras ao fundo.

Repare que, ao selecionar esta área, toda a imagem sofre um ajuste cromático em função do novo valor de luminosidade para a sombra.

Pode no entanto – se não gostar do resultado – optar por outra cor para a sombra bastando para isso fazer clique com o botão esquerdo do rato sobre outro pixel da imagem.

Não se precipite no seu julgamento, porque ainda falta indicar a zona de luminosidade.

Zona de claridade

(49)

que ainda contém algum detalhe (não é totalmente branca). Com a pipeta branca selecionada, escolha o azul claro da camisa.

Repare que, ao selecionar esta área, toda a imagem sofre um ajuste cromático em função do novo valor de luminosidade.

Pode no entanto – se não gostar do resultado – optar por outra cor para a claridade bastando para isso fazer clique com o botão esquerdo do rato sobre outro pixel da imagem.

Depois destes procedimentos, o Photoshop passará aos cálculos finais e o resultado será o seguinte:

(50)

Lição n.º 4

Assuntos abordados:

PARTE 2 – CÂMARA ESCURA (continuação) O mundo a preto e branco

Duotone: o toque de mestre Qual o formato de gravação?

O mundo a preto e branco

Para trabalhar nos exercícios propostos a seguir, use o ficheiro: A:\velho_fim.tif

Por vezes, a necessidade artística dita que uma fotografia resulta melhor se for a preto e branco. Ao longo deste exemplo, veremos a forma

corriqueira e a forma profissional de transformar uma imagem colorida numa ótima imagem a preto e branco. Para isso utilizaremos um pouco de teoria cromática que já foi referida anteriormente.

Crie um documento exatamente igual ao que abriu e que irá ser utilizado para a forma corriqueira de transformar uma imagem para preto e branco. Utilize a palette History e use o botão “Create new document from current state”. Depois, nada mais simples. Faça:

Image > Mode > Grayscale

A maior parte das pessoas ficará satisfeita com esta versão da imagem, mas o Photoshop pode fazer melhor. Minimize a janela que irá servir mais tarde como termo de comparação.

(51)

um canal apenas para a luminância (quantidade de luz refletida pelas cores). É apenas este parâmetro que a película de filme a preto e branco consegue capturar.

Para converter a imagem para o formato Lab Color deverá fazer:

Image > Mode > Lab Color

Inspecione a palette Channels fazendo clique na sua etiqueta ou utilizando Window > Show Channels. Será qualquer coisa semelhante ao que se segue:

Poderá ver na janela principal do documento o conteúdo de cada um dos canais (Lightness, a ou b), bastando para tal fazer clique com o rato sobre o canal pretendido. O canal que nos interessa é Lightness.

Para ficar apenas com o canal Lightness (o segundo a contar de cima na

palette Channels) terá de apagar o a e o b arrastando-os para o ícone com

o balde do lixo (o da direita ao fundo da palette).

Bastará como etapa final, converter a imagem para Grayscale, já que é apenas essa a informação que podemos ver na imagem. Faça:

Image > Mode > Grayscale

A palette dos Channels mudou para:

É agora altura de ver qual o resultado das nossas teorias na própria imagem. É um bom exercício de “Descubra as Diferenças”, comparar as duas versões conseguidas da imagem inicial em formato RGB. Esta última resultou mais nítida e menos empastelada.

(52)

Duotone: o toque de mestre

A imagem que resultou das últimas transformações, necessitaria apenas de uma cor para ser reproduzida: o preto. A maior ou menor quantidade de tinta faz as diversas gradações presentes na imagem. Por vezes, a imagem ganha mais um bocado de vida se juntarmos uma segunda cor, que complemente a escala que vai desde o preto ao branco. Tentaremos dar um aspecto sépia a esta fotografia, utilizando o formato Duotone. Note que para transformar uma imagem para Duotone, esta necessita de estar em Grayscale.

Image > Mode > Duotone

Repare que nesta janela escolheu-se para type: Duotone. As outras opções são Tritone e Quadtone que adicionam à imagem três ou quatro cores, respectivamente. Para selecionar uma segunda cor para além do preto, deverá fazer clique no quadrado branco logo abaixo do quadrado preto. Aparecerá uma janela que o deixará escolher uma cor segundo o código PANTONE. Para três e quatro cores, seria fazer clique nos quadrados

(53)

seguintes.

PANTONE e códigos de cores

Por que PANTONE? É este o esquema de cores utilizado nas gráficas porque permite defini-las de uma forma fácil através de códigos específicos. Na lista de opção Book tem os seguintes catálogos de cores: ANPA Color, DIC Color Guide, FOCOLTONE, PANTONE Coated, PANTONE Process, PANTONE ProSim, PANTONE Uncoated, TOYO Color Finder e TRUMATCH.

Para este exemplo, utilizou-se a cor PANTONE COATED 167 CVC.

Qual o formato de gravação?

Para o exemplo dado anteriormente, a imagem pede CMYK. As cores PANTONE e similares são primordialmente para impressão. Faça:

(54)

Image > Mode > CMYK Color

Se desejar guardar a imagem para posterior uso e impressão, não se esqueça do que lhe foi sugerido anteriormente: opte por um formato fidedigno (a compressão JPEG e GIF notam-se bastante nas impressões). Sendo CMYK, use TIFF.

O formato RGB também podia ser utilizado, já que contém todas as cores CMYK, mais aquelas que saem do âmbito deste último formato.

O leitor não se deverá espantar se em RGB a imagem ocupar menos espaço em disco: lembre-se que para cada pixel RGB existem três valores associados e para cada pixel CMYK existem quatro valores associados.

Não é necessário converter uma imagem para CMYK sempre que a quiser enviar para a impressora. Esta, internamente, possui um interpretador que traduz outros formatos naquilo que ela necessita: percentagens de tinta ciano, magenta, amarelo e preto.

Lição n.º 5

Assuntos abordados:

PARTE 3 – MUNDOS IMAGINÁRIOS Criar a partir do nada

PARTE 4 – ORIENTAÇÕES PARA A WEB Os formatos da web e a sua otimização GIF’s transparentes

Imagens para fundos de páginas

Criar a partir do nada

Nesta lição veremos como – a partir do nada – poderemos criar uma composição de aspecto realista. Servirá também para percorrer quase tudo o que foi dado, com vista à concretização de um projeto. Por outras palavras, tentar fazer com que, depois de cimentados alguns conceitos e algumas das potencialidades do Photoshop, conciliar tudo para concretizar um objetivo em vista.

Comecemos por criar um novo documento no Photoshop:

File > New... ou CTRL+N

(55)

. •Width: 500 pixels . •Height: 400 pixels . •Resolution: 72 pixels/inch . •Mode: RGB Color . •Contents: White Clique em OK.

Coloque réguas no novo documento, fazendo: View > Show Rulers ou CTRL+R

Coloque guias separadas vertical e horizontalmente por 100 pixels. Para colocar uma guia no documento, mova o cursor para o centro de uma das réguas e arraste uma guia, colocando-a na posição desejada. Para mover as guias segundo as divisões da régua, mantenha a tecla SHIFT pressionada à medida que desloca a guia. Para ajustar a posição de uma guia já colocada, selecione primeiro a Move Tool, aproxime-se da guia até o cursor mudar de aspecto e arraste a guia para uma nova posição. Para comutar entre uma guia vertical ou horizontal, pressione a tecla ALT.

Aumente um pouco o tamanho da janela do documento, arrastando o canto inferior direito para baixo e para a direita. Por esta altura, o seu documento deverá assemelhar-se ao seguinte:

Crie uma nova Layer utilizando:

(56)

Na caixa de diálogo, dê-lhe o nome “Xadrez”.

Active a Marquee Tool (ferramenta retangular de seleção) a partir da barra

de ferramentas ou carregando em M no teclado e selecione um quadrado com 100 pixels de lado utilizando as guias marcadas – repare como a seleção cola às linhas e torna esta operação bastante fácil.

Tendo o cuidado de trabalhar na layer “Xadrez”, preencha a seleção com preto (se não tiver o preto escolhido, basta fazer clique nos dois

quadradinhos sobrepostos, junto das cores de primeiro e segundo plano), fazendo ALT+DELETE.

Ainda com a Marquee Tool, desloque a seleção pelos quadrados da grelha para fazer o efeito de xadrez. As guias tornam este procedimento bastante fácil. Tentemos dar uma noção de perspectiva ao mosaico. Selecione todo o conteúdo da layer “Xadrez”: Select > All ou CTRL+A Depois, aplique uma distorção à seleção com:

Edit > Transform > Distort

Pegue nos dois vértices superiores do retângulo e desloque-o para a intercessão das guias, do lado esquerdo e direito do centro da imagem. Este procedimento também fica facilitado pela presença das guias.

O resultado, depois destes procedimentos, deverá ser semelhante ao seguinte:

Para aplicar a transformação, clique duas vezes no interior desta.

Referências

Documentos relacionados

Como as duplas ligações são centros reativos que são atacados durante a vulcanização, e também são os pontos de ataque do ozônio, podemos dizer que, quanto mais alta

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Vamos supor que você decidiu montar uma loja virtual, porém, não faz a mínima ideia do que são as técnicas de SEO e como elas podem ajudar os seus produtos a aparecerem

Porque não há “condições defi nidas segundo as quais o juiz deveria se manifestar” (Gomes e Merle, 2007, p. A equidade, para Kant, é um direito em sentido amplo e não em

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released

[r]

1. esta cobertura garante o pagamento, até ao limite do valor fixado nas Condições particulares, de indemnizações por danos diretamente causados a chapas de vidro e espelhos