• Nenhum resultado encontrado

Estacionar em vagas para PCDs é infração grave

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estacionar em vagas para PCDs é infração grave"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Estacionar em vagas para PCDs

é infração grave

A presidente da ACADEF, Patrícia Marcelino, disse que “Não seria necessária multa se as pessoas respeitassem as diferenças e seus espaços”, quando a questionamos sobre o respeito às vagas para PCDs. Neste ínterim, a matéria principal do Mural Eletrônico é a respeito do artigo 47 da LBI - Lei Brasileira de Inclusão:

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.

Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

Art. 47. Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados.

§ 1o As vagas a que se refere o caput deste artigo devem equivaler a 2%

(dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga devidamente sinalizada e com as especificações de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade.

§ 2o Os veículos estacionados nas vagas reservadas devem exibir, em local

de ampla visibilidade, a credencial de beneficiário, a ser confeccionada e fornecida pelos órgãos de trânsito, que disciplinarão suas características e condições de uso.

§ 3o A utilização indevida das vagas de que trata este artigo sujeita os

infratores às sanções previstas no inciso XVII do art. 181 da Lei no 9.503, de 23 de

setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro).

§ 4o A credencial a que se refere o § 2o deste artigo é vinculada à pessoa

com deficiência que possui comprometimento de mobilidade e é válida em todo o território nacional.

Ou seja, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm direito a vagas próximas às entradas de estabelecimentos para que tenham seu acesso facilitado. Nas vias públicas já era complicado, imagina em locais privados como shoppings e mercados?!

(2)

A Lei Brasileira de Inclusão veio regulamentar isto, de forma que a pessoa que não tiver a

Credencial de Estacionamento Especial, não pode estacionar seu veículo em vagas para PCDs.

Já não deveria antes, mas agora tornou-se uma infração de trânsito mesmo em locais privados, passível de multa.

No Código de Trânsito a infração é grave, gerando 5 pontos na carteira de motorista, assim como multa de R$ 127,69 reais para pagar. O fiscal pode recorrer a medida administrativa, efetuando a remoção do veículo. A Lei está sendo colocada em prática pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas e cabe à população auxiliar o trabalho dos fiscais. “Se tiver um veículo sem credencial de estacionamento especial ocupando uma vaga de pessoas com deficiência, basta ligar para o telefone 34257629 que tomaremos as providências”, esclarece o secretário municipal de transportes e mobilidade, Luiz Carlos Bertotto. Lembre-se: a ACADEF é uma das entidades que fornece a Credencial. Basta entrar no site http://www.acadef.com.br/estacionamento.html e se informar do procedimento.

Jorge Cardoso vence sorteio!

Temos mais um vencedor acadefiano no sorteio do Programa Nota Fiscal Gaúcha! Trata-se do nosso diretor geral, Jorge Cardoso, que ficou muito feliz em ser premiado.

“Recebemos um e-mail informando que ele havia sido sorteado e eu gritei de alegria: - Jorge, você foi sorteado no Nota Fiscal!”, conta Suzana Cardoso, sua esposa e nossa gerente administrativa. O recurso será utilizado em benefício da família no próximo churrasco.

Parabéns!

Conheça a nova LBI

Para você conhecer a nova LBI – publicaremos no mural eletrônico os artigos da nova Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Confira:

(3)

CAPÍTULO X

DO DIREITO AO TRANSPORTE E À MOBILIDADE

Art. 48. Os veículos de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, as instalações, as estações, os portos e os terminais em operação no País devem ser acessíveis, de forma a garantir o seu uso por todas as pessoas.

§ 1o Os veículos e as estruturas de que trata o caput deste artigo devem dispor de sistema de comunicação acessível que disponibilize informações sobre todos os pontos do itinerário.

§ 2o São asseguradas à pessoa com deficiência prioridade e segurança nos procedimentos de embarque e de desembarque nos veículos de transporte coletivo, de acordo com as normas técnicas.

§ 3o Para colocação do símbolo internacional de acesso nos veículos, as empresas de transporte coletivo de passageiros dependem da certificação de acessibilidade emitida pelo gestor público responsável pela prestação do serviço.

Art. 49. As empresas de transporte de fretamento e de turismo, na renovação de suas frotas, são obrigadas ao cumprimento do disposto nos arts. 46 e 48 desta Lei.

Art. 50. O poder público incentivará a fabricação de veículos acessíveis e a sua utilização como táxis e vans, de forma a garantir o seu uso por todas as pessoas.

Art. 51. As frotas de empresas de táxi devem reservar 10% (dez por cento) de seus veículos acessíveis à pessoa com deficiência.

§ 1o É proibida a cobrança diferenciada de tarifas ou de valores adicionais pelo serviço de táxi prestado à pessoa com deficiência.

§ 2o O poder público é autorizado a instituir incentivos fiscais com vistas a possibilitar a acessibilidade dos veículos a que se refere o caput deste artigo.

Art. 52. As locadoras de veículos são obrigadas a oferecer 1 (um) veículo adaptado para uso de pessoa com deficiência, a cada conjunto de 20 (vinte) veículos de sua frota.

Parágrafo único. O veículo adaptado deverá ter, no mínimo, câmbio automático, direção hidráulica, vidros elétricos e comandos manuais de freio e de embreagem.

Dia do Terapeuta

Ocupacional

Ontem, 19, foi o dia de comemorar a terapia ocupacional!

Gostaríamos de agradecer o profissionalismo e competência de nossas terapeutas, Patrícia

(4)

Ditos populares revisados

Para quem é primogênito de uma bibliotecária e depois de crescido, gestor de projetos e regulador de serviços de saúde, interpretar bem e falar adequadamente é mais do que obrigação. Por muitas vezes até, tenho que me controlar para não ficar corrigindo erros dos

outros. Confesso, já é “TOC gramatical”!

Assim, aproveito para dissipar uma excelente revisão de nossos ditos populares de palavras que muitos têm medo de PERGUNTAR, mas o Professor Pasquale é fonte para se segurar!

Atenciosamente,

Jivago Di Napoli – Gestor de Reabilitação

Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro!

Bicho carpinteiro é um escaravelho. Você já viu aquele filme, A Múmia? Lembra daqueles besouros que entravam na pele do cidadão? Os próprios! Mas claro, aquilo é filme. Segundo o Wikipedia, escaravelhos são aqueles besourinhos nojentos que vivem de excrementos de boi, sabe? Então! Nada a ver.

O correto é: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro!

E não estranhe, porque “para” de parar perdeu mesmo o acento.

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.

Batata é uma raiz. Não se esparrama pelo chão, e sim fica debaixo dele. Da terra, no caso.

O correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Cor de burro quando foge.

Burro não muda de cor, doce ilusão. E burro foge? Ele não costuma empacar que nem jegue? De qualquer jeito, é um dos animais mais fortes entre os equinos e muito vingativo…

O correto é: Corro de burro quando foge! Quem tem boca vai a Roma.

Você pensava que o significado dessa expressão é que quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar! Nem é. Errou. Essa expressão se refere aos tempos em que Júlio César governava Roma e censurava as opiniões das pessoas sobre seu governo. Assim sendo…

O correto é: Quem tem boca vaia Roma.

Significa que quem se comunica, tem o poder. Sinta.

Cuspido e escarrado

Argh, que nojo! A galera usa para se referir a alguém que é parecido com outra pessoa, mas não é isso e nem é assim que se fala.

O correto é: esculpido em carrara (um tipo de mármore). Quem não tem cão, caça com gato.

Gato caça o que quer, você não pode contar com ele para substituir um cão, sinto muito.

O correto é: quem não tem cão, caça como gato (sozinho). Isso são Lágrimas de crocodilo!

(5)

Pessoa falsa. Choro falso. Falso. Crocodilo é um bicho falso. Quando ele está comendo sua presa (quebrando os ossos, sangue, sangue e mais sangue), faz uma pressão muito forte no céu da boca, estimulando as glândulas lacrimais. Não é mesmo querida Priscila!? Daí vem a expressão. O crocodilo não está triste, nem com dó. São só lágrimas.

Grata pela participação no Mural Eletrônico, Jivago! E é sim, quando os crocodilos se alimentam não mastigam sua presa e, ao abrir muito a boca, pressionam as glândulas lacrimais que, por sua vez, expelem o líquido.

Parabéns!

18/01

Estela Meyer Rico Manosso – Inmetro

Paulo Ricardo Rosa Fraga - Inmetro

(6)

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF. Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de

Referências

Documentos relacionados

Também surgiu a oportunidade de explorar as plataformas Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) e Sistema de Informação do Plano de Aprovação e Controlo

O desenvolvimento da pesquisa deu-se com alunos da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de ensino no bairro Cajuru, na cidade de

O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar as comunidades de invertebrados terrestres associadas a nove cavidades naturais localizadas no município

Êste artigo compreende três partes distintas: 1.": a norma geral proibitiva: é vedada a acumulação de quaisquer cargos; 2.’ — a enu- meração taxativa das exceções:

A questão da transferência ocorre de maneira diferente para os trabalhadores que reivindicam melhores condições de trabalho ou que fazem parte do movimento sindical, pois

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de