• Nenhum resultado encontrado

Memoria historica da Faculdade de Medicina no anno de 1881: apresentada á respectiva Congregação em cumprimento do art. 197 dos estatutos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Memoria historica da Faculdade de Medicina no anno de 1881: apresentada á respectiva Congregação em cumprimento do art. 197 dos estatutos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal da Bahia - UFBA

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Esta obra pertence ao acervo histórico da Faculdade de

Medicina da Bahia, sob a guarda da Bibliotheca Gonçalo

Moniz - Memória da Saúde Brasileira e foi digitalizada

no Centro de Digitalização (CEDIG) do Programa de

Pós-Graduação em História da UFBA através de um

Acordo de Cooperação Técnico-Acadêmica, firmado

entre a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, a

Faculdade de Medicina da Bahia e o Sistema

Universitário de Bibliotecas da UFBA.

Coordenação Geral: Marcelo Lima

Coordenação Técnica: Luis Borges

Setembro de 2017

(2)
(3)

FACULDADE DE MEDICINA NO ANNO DE

ajresaW a á resjectira CoEsrejação eu m prim at» So art. 197

és

Estatutos

PELO

DR. CLAUDEMIRO AUGUSTO DE MORAES CALDAS

L E N T E D E H Y G I E N E E HISTORIA DA M E D I C I N A

A 10 de janeiro foi aberta e a 22 encerrada a inscripção para os exames prepa­ ratórios de sciencias. 0 numero dos inscriptos e o resultado dos exames constam do quadro annexo n. 1.

D urante todo o mez de fevçreiro esteve aberta a inscripção para os logares de internos d as clinicas. Concorreram os Srs. estudantes Deocleciano Ramos, Francisco Braulio Pereira, João Tillemont Fontes e Alfredo de Aquino Gaspar para a medica, e os S rs. estudantes Abilio Eusebio Vianna, Antonio de Araujo Carvalho, Tliomaz M artins Mendes e Domingos Alves Requião para a cirúrgica. Foram nomeados internos da clinica medica os Srs. Alfredo de Aquino Gaspar e Francisco Braulio Pereira, e d a cirúrgica os Srs. Tliomaz Martins Mendes e Abilio Eusebio Vianna.

(4)

2

0 Sr. Dr. João Gualberto de Souza Gouvêa foi designado para servir interina­ mente o logar de official da Secretaria da Faculdade, por acto da Directoria dc I o de fevereiro, opprovado por Aviso do Ministério do Império de 9 de março.

F,m 15 do mesmo rnez prestou juramento e tomou posse do logar de lente sub­ stituto da secção de sciencias accessories o Sr. Dr. Alexandre Evangelista de Castro Cerqueira, nomeado por Decreto de 29 de janeiro.

A inscripção paro os exam es, de que trata o § 1° do art. 20 do Decreto n. 7.247 de 19 de abril de 1879, foi aberta a 20 do mesmo nicz. Inscreveram-se no curso medico 35: foram approved os plenamente 4, simplesmente 11 e reprovados 13, dei­ xando de prestar exame 7; no curso pharmaceutico 2: foi 1 reprovado e 1 approvado simplesmente.

Na sessão de abertura da Faculdade, a 3 de março, cumpriu-se o que preceitua o art. 97 dos Estatutos. O Sr. Dr. Virgílio Climaco Damazio porém participou que não podia comparecer e apresentar a Memória histórica, em consequência do falleci- mento de seu sogro. A leitura da Memória histórica teve logar na sessão de 21 de julho, nos de 8 e 11 de agosto e finalmente a votação na de 20 do mesmo rnez.

Foi nomeado o Sr. Gustavo Martins Leite para exercer as funcções de conservador do gabinete de botanica e zoologia, durante o impedimento do effectivo, por acto da Directoria de 11 de m arço.

Em 1-4 de março o Sr. Conselheiro Director designou o Sr. Dr. José Luiz de Almeida Couto para chefe de clinica medica; o Sr. Dr. Alexandre Affonso de Car­ valho para chefe de clinica cirúrgica; o Sr. Dr. José Pedro de Souza Braga para preparador de anatomia descriptiva e operações; o Sr. Dr. Antonio Pacifico Pereira para preparador de anatom ia geral e pathologica; o Sr. Dr. Manoel Victorino Pereira para preparador de medicina legal e chimica organica ; o Sr. Dr. Alexandre Evan­ gelista de Castro Cerqueira para preparador de chimica mineral e physica ; o Sr. Dr. José Olympio de Azevedo para director da officina pharmaceutica. Em 4 dc abril foi também nomeado o Sr. Conselheiro Cerqueira Pinto, lente de chimica organica, pre­ parador de sua cadeira.

No dia I o de abril foi pelo Sr. Conselheiro Director nomeado o Sr. Dr. Manoel Joaquim Saraiva para reger a cadeira de physiologia no impedimento do respectivo cathedratico, que entrara no gôzo de uma licença. Na mesma data foram nomeados os Srs. D rs.: José Luiz de Almeida Couto para reger a cadeira de pathologia interna, José Olympio de Azevedo para a de botanica e Claudemiro Augusto de Moraes Caldas para a de hygiene, por isso que os respectivos proprietários se achavam com assento na Assembléa provincial.

O Sr. Dr. Manoel Victorino Pereira, igualmente, regia a cadeira de medicina legal, cujo proprietário se achava licenciado.

Em 5 de abril foi nomeado o Sr. Dr. José Luiz de Almeida Couto para reger a

cadeira de clinica medica, por estar s t vindo no ju ry o professor da m esm a. Em 25

foi o Sr. Dr. Alexandre Affonso de Carvalho designado para reger a cadeira de pa­ thologia externa, cujo cathedratico estava no gôzo de um a licença.

Em 4 de junho o Sr. Conselheiro Director officiou aos Srs. Professores que in­ dicassem assistentes e preparadores para as clinicas, seus gabinetes e laboratories, ao que accederam os Srs. Professores, como consta da proposta apresentada ao Governo Imperial por officio da Directoria de 13 de junho.

Em 5 de julho foi nomeado o Sr. Pharmaceutico Carlos Augusto Freire de Car­ valho conservador do gabinete de botanica e zoologia, sob proposta do respectivo

(5)

3

Lente, approvação da Directoria e confirmação do Governo Imperial em Aviso do M inistério do Império de 16 de julho. O anterior conservador, o Sr. Carlos Paraguassú

de Sá, fòra exonerado a pedido.

Km 16 de julho prestou juram ento e tomou posse solemnemente da cadeira de hygiene e historia da medicina, vaga por juM ação do Sr. Conselheiro Domingos R odrigues Seixas, o mais antigo substituto da secção medica, Dr. Claudemiro

Augusto de Moraes Caldas, nomeado por Decreto de 7 de junho.

Foi aberta a inscripção p ara o concurso a um logar de substituto na secção me­ dica em 15 de junho e encerrada a 15 de dezembro. Sómente se inscreveram os Srs. Drs. Frederico de Castro Rebello e Manoel José de Araújo.

Em officios da Directoria de 19, 23 e 27 de junho foi levado ao conhecimento do Governo Im perial o offerecimento, que, para a regencia gratuita das novas cadeiras de que se occupa o Decreto n . 8.024 de 12 de março de 1881, faziam os Srs. Drs.: Barão de Itapoan para a de clinica obstétrica e gynecologica; Domingos Carlos da Silva p a ra a 2a de clinica c irú rg ic a ; José Luiz de Almeida Couto e Manoel José de Araújo para a 2a de clinica m edica; Manoel Victorino Pereira para a de anatomia pathologica; Augusto Freire Maia Bittencourt e Anizio Circumdes de Carvalho para a de clinica psychiatrica ; Francisco dos Santos Pereira e José Joaquim Ribeiro dos Santos p ara a de clinica oplithalmologica. Por Aviso do Ministério do Império de 30 de julho foram aceitos esses offerecimentos, com excepçãó porém dos offerccimentos feitos pelos Srs. Drs. Manoel José de Araújo, Anizio Circumdes de Carvalho e José Joaquim Ribeiro dos Santos.

Por Aviso do Ministério do Império de 6 de setembro foi approvada a proposta, que haviam feito os respectivos Lentes, dos Srs. Drs. Antonio Monteiro de Carvalho, José Eduardo Freire de Carvalho Filho e Joaquim dos Reis Magalhães, para assistentes das 2a3 cadeiras de clinica medica e cirúrgica e da ophthalmologica.

Em officio de 2 de setembro da 2 1 Directoria da Secretaria de Estado dos negocios do Império, foram acceitos os offerecimentos que fizeram para internos de clinica obstétrica e gynecologica os Srs. alum nos do curso medico Gastão de Aragão e Mello e Manoel d»; Sá G >rdilho, e para internos da 2a cadeira de clinica medica os Srs. estu­ dantes do 6° anuo Deocleciano Ram os e Pedro da Luz Carrascosa.

Por Aviso do Ministério do Império de 1° de junho foi ordenado ao Sr. Conselheiro Director que indicasse um lente da Faculdade para ir á Europa illustrar-se nas m a­ térias, cujo estudo mais conviesse desenvolver. Por officio de 9 do mesmo niez o Sr. Conselheiro Director propoz o Sr. Dr. Jeronimo Sodré Pereira, lente de physiologia. Em Aviso de 6 de julho foi declarado ao Sr. Conselheiro Director ter o Governo Im pe­ rial resolvido que seguisse para a Europa o referido Sr. professor Sodré, não devendo a sua ausência exceder a um anno.

Por officio de 5 de agosto participou o Sr. Dr. Jeronimo Sodré Pereira á Directoria que naquella data seguia para a Europa. Foi nomeado para substituil-o o Sr. Dr. Manoel Joaquim Saraiva.

Dos cursos creados pelo Decreto n. S.024 de 12 de março de 1881 foram inaugurados os seguintes: o da 2a cadeira de clinica medica, o de clinica obstétrica egynecologica e o de clinica ophthalmologica. Já ao findar-se o anno lectivo foi inaugurado e logo depois encerrado o curso da 2 1 cadeira de clinica cirúrgica.

A respeito do curso de clinica ophthalmologica, que é tão proficientemente regido pelo illustrado Sr. professor Dr. Francisco dos Sanos Pereira, tenho a honra de commu« nicar-vos as seguintes informações que elle obsequiosamente me dirigiu :

(6)

4

« Não havendo enfermaria especial em nosso hospital da Misericórdia, entendi-me

com o Exm. Sr. Conde de Pereira Marinho, que, de accòrdo com a Mesa actual, pôz á

minha disposição parte de uma enfermaria e mais alguns commodos para a creação

de um serviço especial.

« A illustre Directoria concedeu-me uma camara escura no edifício annexo ao da

Faculdade, onde teria de funccionar o professor de physiologia experimental.

« Ahi estabeleci o gabinete para os exames ophthalmoscopicos, utilizando-me de

dois ophthalmoscopios fixos que existiam sem applicação até então.

« Ao lado desta camara estabeleci a sala de consultas, onde diariamente exami­

nava os doentes que ahi vinham procurar allivio a seus soffrimentos, fornecendo

assim um campo de observações áquelles que acompanhavam a minha clinica,

e inaugurando um ambulatório que, com quanto modesto, serviu de utilidade para o

estudo.

« No serviço hospitalar tive um numero regular de doentes e operações, o que,

no pouco tempo de curso, foi muito, attendendo-se ás grandes difficuldades que surgem

sempre que se procura pôr em execução qualquer melhoramento.

« Inaugurei o meu curso em 5 de setembro, quando tinha já preparada a enfer­

maria e o gabinete.

« Não apresentei programma, porque no fim cio anno lectivo, quasi a

encerrar-è'

se o curso, julguei desnecessário.

« Entretanto segui o methodo que seguem os illustraclos professores de clinica

de nossa Faculdade, fazendo lições clinicas á cabeceira dos doentes, e sobre cada caso

em que tinha de praticar alguma operação, apresentava aos ouvintes o doente, expu­

nha a moléstia, firmava a indicação operatória e executava-a immediatamente.

« Em um dos dias de cada semana fazia uma lição sobre refracção ou ophthal-

moscopia.

« Convem notar que os alumnos mostraram o maior empenho em acompanhar

este curso.»

Durante o anno houve os seguintes cursos livres: um de histologia e anatomia

pathologica prática pelo Sr. Dr. Antonio Pacifico P ereira; um de anatomia descri-

ptiva prática pelo Sr. Dr. José Pedro de Souza Braga; um de physiologia pelo Sr.

Dr. Manoel José de A raú jo ; um de chimica mineral prática pelo Sr. Dr. Manoel Yi-

ctorino Pereira.

Em oíficio de 30 de março o Sr. Dr. Antonio Pacifico Pereira offereeeu uma collecção

de 400 preparações de embryologia, histologia’ normal e pathologica, os quaes se

conservarão sob sua guardo, até que se organizem os gabinetes e luboratorios

respectivos.

Além disto desde principios de abril até fins cie oitubro o illustrado Sr. Dr. Paci­

fico assiduamente exercitou, cm lições verdadeiramente práticas, os seus alumnos

no manejo do microscopio e nos diversos e complicados processos de preparação, in­

dispensáveis para proveitosamente se poderem estudar os differentes tecidos do orga­

nismo hum ano. Ainda m ais, para esses trabalhos forneceu elle, á própria custa, tudo

o m aterial necessário: microscopios, instrum entos, utensilios e reagentes.

Releva-me como historiador registrar este facto, justamente notável, que não só

é altam ente honroso para o illustre Sr. Dr. Pacifico, como altamente digno da Facul­

dade que se gloria em tel-o como um dos seus m ais distinctos professores, no qual a

illustração c o critério estão na altura da dignidade do caracter e da nobreza de

coração.

(7)

No dia 30 de oitubro foram encerrados os cursos da Faculdade.

No dia 4 de novembro começaram os exames do curso medico, cujo resultado, bem como do curso pharmaceutico, vereis claramente especificado no quadro n. 2.

No dia 10 abriu-se a inscripção para os exames de linguas, e encerrou-se a 22 do m esm o mez. O resultado destes exames encontrareis no já mencionado quadro n. 1.

No dia 20 começaram as sustentações de theses.

No dia 12 de dezembro foi solemnemente inaugurado o gabinete de anatomia e physiologia pathologicas pelo Sr. Conselheiro Dircctor. O illustrado Sr. professor Manoel Victorino Pereira, que tão efficazmente concorreu para a organização desse gabinete, bem mereceu, por esse relevante serviço, o voto de reconhecimento proposto pelo Sr. Conselheiro Luiz Alvares dos Santos e que foi unanimemente approvado em Congregação de 15.

No dia 14 foi solemnemente conferido o gráu a 42 alumnos pelo Sr. Conselheiro Vice-director. Prestaram tam bém nessa occasião juramento 9 alumnos que comple­ taram o curso pharmaceutico.

No dia 15, em Congregação do encerramento dos trabalhos da Faculdade, o Sr. Conselheiro Pedro Ribeiro propôz um voto de louvor ao Sr. Conselheiro Director, Antonio Januario de Faria, pela solicitude e zêlocriterioso, com que coadjuvou a orga­ nização do gabinete de anatomia e physiologia pathologicas e do horto botânico, que por clle foram inaugurados no dia 12 : foi unanimemente approvado.

Igualmente, nessa sessão, foi eleito por unanimidade o Dr. Claudemiro Augusto de Moraes Caldas para apresentar-a Memória histórica, de que trata o a rt. 197 dos

E statutos.

Bahia, 1 de março de 1882.

Dr. Claudemiro Augusto de Moraes Caldas,

Lonto do Ilygiono c de Historia da Modicina.

Lida e approvada em sessão da Congregação de 8 de março de 1882.

Cincinnato Pinto cia Silva,

(8)
(9)

FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA

N. 1.—■ Tabella dem onstrativa dos exames preparatórios feitos no anno de 1881

PEEPARATORIOS SCIENCIAS LÍNGUAS T O T A L GERAL A ri th m o ti c a | : G e o m e tr ia A lg e b ra H is to ri a G o o g ra p h ia P h il o so p h ia R h o to ri c a T o t a l g rí F ra n c e z Ingl oz P o rt u g u e z T o t a l Inserovoram -so... 178 151 145 170 199 129 40 1.018 168 233 158 290 831 1.8G9

I Não fizeram examo... 22 45 55 34 18 29 203 35 12 10 25 82 285

E iam os feito s... 156 106 90 142 181 100 40 815 133 223 148 265 769 1.584 / Approvados com 1 1 3 1 G 7 g \ < i) Approvados pio-g I nam ento... 34 20 30 71 53 37 21 275 55 97 58 135 345 620 « V Approvados... 62 54 52 46 83 29 13 339 5G 78 70 92 29G 635 \ Reprovados... 60 23 8 25 43 34 G 200 22 45 18 37 122 322 >

(10)
(11)

FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA

N. 2.— Quadro estatístico do resultado dos trabalhos no anuo lectivo de 1881

M atricularam -so... Dos m atriculados não encerraram

m a tric u la... Inscreveram -se p ara exames livres.

CURSO MEDICO E— O H CURSO PHARMACEUTICO TOTA L é 5-4

la SERIE 2a SEiuD 3a Sepie 4a SERIE 5a SERIE 6a SERIE la SERIE 2a SERIE 3a serie

81 105 41 92 GS 43 433 2G 37 8 71 504 4 4 2 2 1 13 4 i 1 6 1"' 11 4 2 2 2 1 22 1 1 2 4 -26 MATRICULADOS QUE COMPLETARAM A MATRICULA tCom d istin cçã o .. Approvados .'PIonamento... f S im plesm ente.... Reprovados... Não fizeram exam e... INSCRIPTOS PARA EXAMES

LIVRES

VCom distincção... 1 1 1 ApprovadosJPIonamenlo... 4 4 (Sim plesm ente... 3 3 4

1 1

Não fizeram exame... o 2

.38 37 4 1 * .36 " á s 28 * ’ 39 47 19 23 30 4 G 53 4 7 5-2 37 18 14 G 5 14 lo 7 5 G 3 14 8 11 i t 1 ) 117 7 7 7 8 S 482 1 1 1 9 9 12 1-2 12 7 97 2 2 2 12 1-2 3 29 30 1 1 42 NATURALIDADE DOS ESTUDANTES MATRICULADOS rnrqosSModico... LiUrsos^pjiarinacoutlc0í 15 834 518 190 439 eS c u Ma ra n h ã o P ia u h y r3 O a 0 0 5 0 (5 750 o ? ; 2 pS a. o æ g rt CU P3 ♦ O tD 0 a . 0 </> rt 55 Ri o d o J a n e ir o 0 2 C/3 0 0 . 2 5 0* en 0 ! P or tu g a l 1 ■ rt 2 rtV. c/5 3 i © H 1 9 9 2 t. 8 2 1 2 3 1 0 3 6 2 7 6 1 1 1 3 1 2 5 1 1 4 3 3 3 4 3 4 2 4 4 2 6 3 8 1 7 1 O b s e r v a ç õ e s Doutoraram-so 42 estudantes.

Fizeram exame do dentista 3 indivíduos, sendo 1 approvado plonaraente e 2 simplesmente. Habilitou-se para o exercício de sua profissão 1 cirurgião formado pelo Real Collegio do In glaterra.

(12)

Referências

Documentos relacionados

O critério utilizado para selecionar as amostras para o ensaio de desgaste foi o resultado do teste de adesão, já que os principais modos de falha do revestimento são desgaste

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already