• Nenhum resultado encontrado

A interdisciplinaridade no tratamento da tuberculose: ferramentas, desafios e perspectivas / Interdisciplinarity in treatment of tuberculosis: tools, challenges and prospects

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A interdisciplinaridade no tratamento da tuberculose: ferramentas, desafios e perspectivas / Interdisciplinarity in treatment of tuberculosis: tools, challenges and prospects"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761

A interdisciplinaridade no tratamento da tuberculose: ferramentas,

desafios e perspectivas

Interdisciplinarity in treatment of tuberculosis: tools, challenges and

prospects

DOI:10.34117/bjdv5n12-356

Recebimento dos originais: 27/11/2019 Aceitação para publicação: 26/12/2019

Graziela Argenti

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR.

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa -Campus de Uvaranas Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. CEP 84.030-900 - Ponta Grossa / PR.

E-mail: grazi_argenti@hotmail.com

Jean Fernando Sandeski Zuber

Enfermeiro pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais e mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR.

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus de Uvaranas Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. CEP 84.030-900 - Ponta Grossa / PR.

E-mail: jean2202@gmail.com

Jessica Cristiane Martins

Pedagoga e mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR.

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa Campus de Uvaranas Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. CEP 84.030-900 - Ponta Grossa / PR.

E-mail: jessimartins02@gmail.com

Camila Zanesco

Enfermeira pela Universidade Federal da Fronteira Sul e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR.

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus de Uvaranas Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. CEP 84.030-900 - Ponta Grossa / PR.

E-mail: camila_zanesco@hotmail.com

Cristina Berger Fadel

Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP, professora adjunta do Departamento de Odontologia da Universidade

Estadual de Ponta Grossa – UEPG – PR.

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa Campus de Uvaranas Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. CEP 84.030-900 - Ponta Grossa / PR.

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761

RESUMO

A tuberculose (TB) sempre foi um desafio e permanente ameaça para a saúde pública global e por sua representatividade expressa nos índices de morbimortalidade na acometida e caráter social continua sendo a doença infecciosa que mais leva a morte no mundo apesar dos esforços e inserção de políticas públicas para o controle da doença. O objetivo deste trabalho é identificar abordagens interdisciplinares na assistência à pessoa com tuberculose evidenciadas em pesquisas recentes e elencar as possíveis ferramentas utilizadas, as perspectivas e desafios frente ao contexto da doença. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada revisão sistemática da literatura e posterior análise de seis artigos que atendiam aos critérios de inclusão do presente estudo após busca em quatro bases de dados. O principal desafio evidenciado a partir da busca nas bases de dados refere-se à escassez de publicações que expõem práticas interdisciplinares legítimas. Os estudos abordaram a temática e evidenciaram que o cuidado em saúde é realizado de forma descontextualizada e fragmentada afetando diretamente a visão sobre a integralidade da pessoa que adoece e o trabalho em equipe, podendo afetar a resolutividade, e que as práticas interdisciplinares ainda são frágeis. O cuidado interdisciplinar frente ao tratamento da tuberculose necessita de um enfoque que considere aspectos biopsicossociais possibilitando uma melhor adesão e tratamento da doença. A atuação interdisciplinar pode ser o diferencial do nosso século no controle e tratamento da doença por desviar-se do modelo centrado na doença e uniprofissional e inserir outros saberes e práticas tanto de profissionais de saúde quanto das próprias pessoas, famílias e comunidades afetadas pela doença.

Palavras-Chaves: Práticas Interdisciplinares; Tuberculose; Assistência Integral à Saúde. ABSTRACT

Tuberculosis (TB) has always been a challenge and permanent threat to global public health, and because of its expressiveness in the rates of morbidity and mortality in the affected and social character remains the infectious disease that leads to death in the world despite the efforts and insertion of public policies for disease control. The objective of this paper is to identify interdisciplinary approaches to care for people with tuberculosis, as evidenced in recent research, and to list possible tools used, perspectives and challenges in the context of the disease. To meet the proposed objective, a systematic literature review and subsequent analysis of six articles that met the inclusion criteria of the present study were performed after searching four databases. The main challenge evidenced from the database search refers to the scarcity of publications that expose legitimate interdisciplinary practices. The studies approached the theme and showed that health care is performed in a decontextualized and fragmented way, directly affecting the view on the completeness of the person who falls ill and teamwork, which may affect the resolution, and that interdisciplinary practices are still fragile. Interdisciplinary care regarding the treatment of tuberculosis needs a focus that considers biopsychosocial aspects, enabling better adherence and treatment of the disease. Interdisciplinary action can be the difference of our century in the control and treatment of the disease by deviating from the disease-centered and uniprofessional model and inserting other knowledge and practices of health professionals as well as the people, families and communities affected by the disease.

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761

1. INTRODUÇÃO

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, causada pela Mycobacterium tuberculosis (BRASIL, 2018). Apesar do tempo transcorrido desde sua descoberta, a representatividade expressa nos índices de morbimortalidade da população em geral fazem da tuberculose um imponente problema de saúde pública, sendo a doença infecciosa responsável pelo maior número de mortes no mundo na atualidade (WHO, 2019; BARBERIS, 2017; FRITH, 2014; PEASE, 1940). No ano de 2018 a tuberculose ocasionou 1,4 milhões de mortes no planeta (WHO, 2019). Considerando-se o mesmo período no Brasil, foram notificados 72.788 novos casos de tuberculose, com coeficiente igual a 34,8 casos/100 mil habitantes, (BRASIL, 2019), e apenas 13.347 casos de tratamento no país, representando 16,1% do total de casos notificados (BRASIL, 2019). Com relação aos dados de óbitos, 423 pessoas foram notificadas após a morte e o coeficiente de mortalidade da doença foi de 2,2 a cada 100 mil habitantes (BRASIL, 2019).

Apesar dos esforços e inserção de políticas públicas de controle da tuberculose, incluindo práticas de prevenção e organização dos serviços de saúde, anualmente ainda ocorrem cerca de 10 milhões de novos casos mundiais de tuberculose, dos quais menos de dois terços são notificados (WHO, 2019). Nesse sentido, a OMS tem se debruçado sobre estratégias para a erradicação da doença, visando alcançar estatísticas de zero morte ou novos casos, visando eliminar o sofrimento e estigmas associados. No Brasil, assim como no restante do globo, os números relativos ao agravo demonstram que intervenções precisam ser imediatas e resolutivas (BRASIL, 2018; WHO, 2019).

A tuberculose, na grande maioria das vezes, é um agravo curável, com taxa média de sucesso em torno de 75% (RABAHI et al.; 2017). Entretanto, o diagnóstico tardio, tratamento extenso (aproximadamente 6 meses), desconhecimento sobre a magnitude e evolução da doença, baixo nível socioeconômico, entre outras questões reduzem a adesão e efetividade do tratamento e tempo mínimo de uso da terapia de aproximadamente 6 meses (BRASIL, 2018; PEREIRA, 2018; SÁ, 2017; SILVA e SILVA 2016).

Ainda, ao avaliar o cenário do diagnóstico da tuberculose no Brasil, observa-se que este é realizado de forma tardia, ficando sob a responsabilidade da atenção especializada e contradizendo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), as quais preconizam o nível primário de atenção como principal forma de acesso aos serviços de saúde. Essa inversão proporciona uma transferência de responsabilidades, dificultando o controle e a capacidade de resposta das equipes de saúde, uma vez que os modelos ainda utilizados pelos serviços ainda

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 são reativos, estando aptos para as situações agudas e distantes de uma visão interdisciplinar (SILVA, et al., 2016).

Nesse aspecto, a interdisciplinaridade traz uma perspectiva importante para a assistência em saúde, ao permitir a interação entre profissionais, com o objetivo horizontal de articular, interligar e integrar práticas que possibilitem uma assistência centrada no indivíduo (DE FARIAS et al., 2018), resultando na ampliação do entendimento da doença e na construção de terapêuticas mais assertivas.

Diante deste panorama, da necessidade de um olhar diferenciado para o tratamento da tuberculose e da ciência que a atuação de uma equipe interdisciplinar tanto para o diagnóstico, como para o manejo da doença, é uma condição imprescindível para o seu controle e uma oportunidade única para reduzir a sua exposição, formou-se a pergunta que direciona esta pesquisa: “como se caracteriza a interdisciplinaridade na assistência à pessoa com tuberculose nas publicações científicas atuais”?

2. MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nominada: Methodi Ordinatio. As bases de dados Scielo, PubMed, Science Direct e Scopus foram consultadas no período de 10 de maio a 05 de junho de 2019, visando avaliar artigos publicados sob a lógica da interdisciplinaridade da assistência à pessoa com tuberculose. As palavras chave utilizadas foram ‘interdisciplinaridade’, ‘tratamento’, ‘tuberculose’, ‘cuidado’ e ‘equipe’, com variações de combinações e nos idiomas português, inglês e espanhol. As palavras chave ainda deveriam constar no título, keywords ou no resumo de artigos e revisões de literatura. Foram excluídos da busca capítulos de livros, editoriais, anais e resumos de congressos, teses e dissertações.

A primeira rodada de buscas, nas quatro bases selecionadas, resultou em um total de 716 resultados (Tabela 01). A busca foi refinada com limitação temporal aos últimos quatro anos, na expectativa de que esse período retratasse o atual estado da arte no tratamento interdisciplinar da tuberculose, compreendendo então o período entre 2016 a 2019, e resultando em 163 publicações (Tabela 02).

Tabela 01: Pesquisa nas bases de dados com palavras chave, sem limitação temporal.

Base de dados /termos de busca Scielo

Pub Med Science Direct Scopus Sub Total

interdisciplinary AND treatment AND

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 interdisciplinary AND tuberculosis 7 94 18 258 377 interdisciplinary AND tuberculosis AND care 2 18 4 113 137 interdisciplinary AND tuberculosis AND team 2 10 1 43 56 tratamento interdisciplinar para tuberculose 2 0 0 0 2 interdisciplinarity AND tuberculosis 0 0 0 3 3

TOTAL POR BASE 16 157 29 514

Total Geral: 716

Fonte: Os autores

Tabela 02: Pesquisa nas bases de dados com palavras chave, com limitação temporal.

Base de dados/ termos de busca Scielo

Pub Med Science Direct Scopus Sub Total

interdisciplinary AND treatment AND

tuberculosis 0 13 1 25 39

interdisciplinary AND tuberculosis 2 32 1 53 88 interdisciplinary AND tuberculosis AND care 0 6 1 18 25 interdisciplinary AND tuberculosis AND team 0 3 0 8 11

TOTAL POR BASE 2 54 3 104

Total Geral: 163

Fonte: Os autores

Após a exclusão de resultados duplicados (repetidos), restaram 63 títulos que abordavam ferramentas de cuidado interdisciplinar à pessoa com tuberculose ou que o foco fosse o tratamento interdisciplinar da tuberculose, sendo então considerados para o presente estudo.

Passou-se à leitura preliminar dos resumos dos títulos selecionados, com a finalidade de se eliminar publicações que não fossem relacionadas com a saúde humana ou que não contemplassem a abordagem interdisciplinar no tratamento da tuberculose. Também foram eliminadas publicações que abordavam apenas o desenvolvimento de novos fármacos, nanotecnologia, publicações cujo foco fosse apenas a epidemiologia, o diagnóstico da doença ou achados acidentais da tuberculose no tratamento de outras doenças. Após essa análise, seis publicações sustentaram o objetivo do estudo.

3. RESULTADOS

O Quadro 1 expõe informações das publicações que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão propostos pelo presente estudo (n=06).

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Quadro 01: Características das publicações sobre interdisciplinaridade na assistência à pessoa com tuberculose segundo autor, ano, local, desenho do estudo, amostra e característica da interdisciplinaridade. Brasil, 2016 a

2019.

Título Universal access to DOTS in Delhi Prisons: Where do we stand?

Autores e ano da publicação:

Meera Dhuria, Nandini Sharma, K.K. Chopra, Shivani Chandra, (2016).

Desenho do estudo: Estudo observacional que descreve o tratamento da tuberculose com a ferramenta denominada tratamento diretamente observado (TDO - DOT).

Local e período da pesquisa:

Nova Déli, Índia; prisão; período de 2007 a 2012.

Amostra: 603 casos de DOTS.

Características da Interdisciplinaridade

Pela descrição percebe-se que há tratamento multidisciplinar evidenciado pelo fato de se envolver profissões distintas e cada profissional ter seu papel no tratamento da tuberculose dentro da penitenciária. No entanto, apesar de ter sido elencado nas buscas, a interdisciplinaridade da atuação da equipe de saúde não se evidencia, uma vez que a união de profissionais e de seus saberes no tratamento dos detentos não é destacada. As ações são fragmentadas e cada um dos profissionais envolvidos está focado dentro do escopo de suas atribuições rotineiras. Em muitos casos ainda, os profissionais também não conseguem encaminhar os pacientes para a continuidade do tratamento em suas comunidades quando estes são libertos ou mesmo transferidos de prisão ou regime.

Título Tuberculosis patients and resilience: A visual ethnographic health study in Khayelitsha, Cape Town

Autores e ano da publicação:

Anne Lia Cremers, René Gerrets, Christopher James Colvin, Monwabisi Maqogi, Martin Peter Grobusch (2018).

Desenho do estudo: Estudo etnográfico.

Local e período da pesquisa:

África do Sul, comunidade de Khayelitsha, na Cidade do Cabo. Período de estudo entre 2014 e 2015.

Amostra: A amostra foi composta por 30 pacientes com tuberculose, 10 trabalhadores da saúde (enfermeiros), 10 curandeiros tradicionais e 10 líderes religiosos.

Características da Interdisciplinaridade

Nesta comunidade o poder público com o apoio da ONG Médicos Sem Fronteiras desenvolveu um programa abrangente de controle interdisciplinar da TB ('o programa Khayelitsha') que aborda a medicina, aspectos culturais, sociais e econômicos do tratamento da TB. A interdisciplinaridade pode ser percebida nas ações de curandeiros e lídres religiosos que percebendo os doentes que vem até eles os referenciam ao tratamento médico adequado e na integração entre equipes de cuidado e comunidade. O estudo nos traz a reflexão de como a comunidade e o meio além do indivíduo passa a ser importante na interpretação da doença e de seu tratamento.

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Título Experience of Treating Patients with Multidrug-Resistant Tuberculosis at a Public Health Hospital in Boston

Autores e ano da publicação:

Ellen Nagami, Adrian Gardner, Katherine McGowan, Myung Woo-Roderick, Marie Turner (2017).

Desenho do estudo: Estudo retrospectivo realizado em um hospital que presta atendimento multidisciplinar.

Local e período da pesquisa:

Boston, EUS; Hospital de Saúde Pública em Boston; Janeiro de 1993 a dezembro de 2014.

Amostra: 42 prontuários de pacientes diagnosticados de TB multirresistente na instituição.

Características da Interdisciplinaridade

A multidisciplinaridade é evidenciada em todo os transcorrer do estudo. A interdisciplinaridade é subjetiva, mas pode ser reconhecida na comunicação entre as enfermeiras responsáveis pelo TDO e gestão clínica com médicos na busca pela redução de efeitos colaterais da terapia medicamentosa e às vezes se mescla com encaminhamentos a especialistas. O tratamento da tuberculose necessita tanto de cuidados médicos, mas também de cuidados sociais, demonstrando no estudo uma perspectiva que vai além do modelo biomédico, compreendendo que para que a diminuição dos dados epidemiológicos referente à TB faz-se necessário a superação da relação dicotômica entre saúde X doença, médico X paciente, fazendo com que a interdisciplinaridade tenha seu espaço reconhecido.

Título Addressing the tuberculosis-depression syndemic to end the tuberculosis epidemic

Autores e ano da publicação:

A. C. Sweetland, A. Kritski, M. A. Oquendo, M. E. Sublette, A. Norcini Pala, L. R. Batista Silva, A. Karpati, E. C. Silva, M. O. Moraes, J. R. Lapa e Silva and M. L. Wainberg (2017).

Desenho do estudo: Revisão de literatura.

Local e período da pesquisa:

Não descritos.

Amostra: Não descrita.

Características da Interdisciplinaridade

Embora o trabalho não indique claramente como se faz o trabalho interdisciplinar, sugere tal atuação ao mencionar que melhores resultados ocorrem quando há uma intervenção multicomponente baseada em equipe para realizar o redesenho da prestação de cuidados tanto para a tuberculose quanto para a depressão melhorando sistematicamente a coordenação do atendimento ao paciente por meio de apoio à liderança organizacional, tomada de decisão baseada em evidências e sistemas de informação clínica, bem como envolvendo pacientes em seus cuidados através de apoio de autogestão e ligações a recursos da comunidade.

Título Interdisciplinary Treatment of Patients with Pulmonary Tuberculosis [Interdisziplinäre Therapie der Lungen tuberkulose]

Autores e ano da publicação:

(8)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Desenho do estudo: Revisão de literatura.

Local e período da pesquisa:

Alemanha, período não descrito.

Amostra: É apresentada uma tabela com a comparação de sete (07) estudos realizados entre 1993 e 2008.

Características da Interdisciplinaridade

O estudo tem por objetivo demonstrar os critérios para o tratamento cirúrgico de pacientes com diagnóstico de tuberculose pulmonar sob uma perspectiva interdisciplinar. Entretanto não deixa claro como essa abordagem se daria na prática. No curso do artigo fica subentendida a importância de várias formas de diagnóstico e tratamento, o que sugere que uma pessoa acometida pela tuberculose, seria encaminhada a várias especialidades médicas, e em caso de resistência a múltiplos antibióticos culminaria no cirurgião torácico em um cenário que denotaria um cuidado interdisciplinar essencialmente médico.

Título Improved latent tuberculosis therapy completion rates in refugee patients through use of a clinical pharmacist.

Autores e ano da publicação:

K.L. Carter, A.D. Gabrellas, S. Shah, and J.M. Garland, (2017)

Desenho do estudo: Estudo retrospectivo

Local e período da pesquisa:

Filadélfia, Pensilvânia, EUA; Clínica de cuidados primários para refugiados; 2002 a 2016.

Amostra: 121 refugiados diagnosticados com Infecção Latente por tuberculose (ILTB).

Características da Interdisciplinaridade

O estudo retrata a assistência oferecida a esse público, consistindo na triagem médica inicial com posterior encaminhamento de todos os casos novos para a clínica farmacêutica. Essa triagem tem por objetivo rastrear pacientes com diagnóstico de ITBL, iniciar o tratamento, fornecer educação e aconselhamento, avaliar a adesão, e organizar o acompanhamento. Essa assistência farmacêutica dirigida, melhora a aderência aos medicamentos e os resultados globais. Embora o artigo tenha surgido a partir da pesquisa sobre a interdisciplinaridade, o conteúdo não evidencia essa prática, demonstra de forma objetiva o cuidado multidisciplinar através do encaminhamento entre duas carreiras profissionais distintas.

Fonte: Os autores, 2019.

4. DISCUSSÃO

Constata-se que os saberes profissionais no estado original da arte normalmente proporcionam uma assistência descontextualizada e fragmentada afetando diretamente a visão sobre a integralidade da pessoa que adoece e o trabalho em equipe, podendo afetar a

(9)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 resolutividade dos serviços de saúde. Diante deste contexto, nota-se que a atenção em saúde precisa despertar para um olhar interdisciplinar, promovendo interação entre profissionais para a construção conjunta do itinerário do cuidado, vislumbrando articular e integrar as práticas que possibilitam assistência integral em todos os ciclos de vida e potencializar os resultados (DE FARIAS, et al., 2018).

A área da saúde dispõe de um significante arcabouço de tecnologias de cuidado que auxiliam a atuação profissional, as quais podem ser classificadas conforme origem e finalidade. São agrupadas em três grandes esferas denominadas, tecnologias duras (materiais como seringas, equipamentos, medicamentos), leve-duras (de natureza imaterial, são exemplos: o conhecimento estruturado e os saberes profissionais) e leves (envolve o ato de se relacionar entre profissionais e pacientes). Conjuntamente essas tecnologias potencializam as ações em saúde (NASCIMENTO; CORDEIRO, 2019). Adicionalmente, existem as ferramentas de trabalho em saúde, como a descentralização da assistência, os modelos de atenção crônica, a clínica ampliada e compartilhada e o projeto terapêutico singular, que adentram esse cenário e contribuem positivamente para o cuidado integral no atendimento ao paciente.

A tuberculose é imponente problema de saúde pública no mundo e seus impactos transpassam o campo da saúde. Buscando reparar e erradicar as consequências negativas decorrentes da presença da doença, sistemas públicos e privados de saúde em todo o planeta buscam implementar estratégias para prevenir e promover saúde, agregando dessa maneira maior qualidade de vida e menos custos para a saúde, valendo-se de instrumentos e estratégias de atuação.

Inicialmente, a descentralização da assistência está diretamente conectada a atenção básica, a articulação em rede e a atuação interdisciplinar. Articulados, esses aspectos possibilitam oferta de assistência integral à saúde dos indivíduos, contribuem para o fortalecimento de vínculos e motivação para o cuidado a saúde. O nível básico de assistência à saúde surgiu com o intuito de aproximação entre os profissionais de saúde e a comunidade, conformado por equipe multiprofissional disponível para auxiliar nos processos de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde (BALLESTERO, et al., 2019; PELISSARI et al., 2018).

A organização dos serviços de saúde (descentralização) e a atuação de maneira interdisciplinar permitem aos profissionais envolvidos identificar demandas que vão além da queixa pontual focada na doença, visando a integralidade do cuidado em saúde com

(10)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 consequente deslocamento do eixo de atenção centrado exclusivamente em um profissional e um problema, aspecto fundamental para a consolidação e reorganização do processo de trabalho em equipe, proporcionando assim a maximização do espectro de habilidades e qualidade da assistência (OLIVEIRA, 2017).

Complementarmente no processo contínuo em busca da melhoria dos serviços de saúde, o acolhimento é entendido como parcela essencial. Essa tecnologia leve busca ofertar escuta profissional qualificada e construção de vínculo entre usuários e profissionais, respeitando a singularidade de maneira integral e equânime (COUTINHO, 2015). Menezes e Escossia (2018) afirmam que o acolhimento é evidenciado pela postura ética e compartilhamento de saberes dos profissionais. Acolher requer confiança e resolubilidade, nesse sentido, a atuação interdisciplinar amplia o potencial do acolhimento (OLIVEIRA, 2017).

Atingir os objetivos traçados para a assistência dos indivíduos com tuberculose demanda um Modelo de Atenção Crônica, o qual possibilita planejar as ações no contexto onde a pessoa está inserida e irá receber os serviços de saúde (SILVA, et al., 2016). Esse modelo ressalta a importância do apoio à autogestão, prezando a orientação aos pacientes fornecendo a informação necessária, estimulando a confiança e as habilidades para o autogerenciamento de sua condição crônica, e enfatizando o papel dos sistemas de informações clínicas como forma de acesso de dados e disseminação de informações pertinentes a saúde (SILVA, et al., 2016; GEE, et al., 2015).

Adicionalmente, a clínica ampliada e compartilhada é o modelo de organização da assistência que ressalta o relacionamento entre os profissionais e com os usuários, objetivando estimular autonomia e empoderamento em relação a saúde, considerando o contexto social e territorial de cada indivíduo (DA SILVA JUNIOR, et al., 2017; CURVO, 2018). Essa maneira de cuidar reduz o foco assistencialista e direcionado a doença emergente, voltando-se diretamente a singularidade da pessoa e de suas necessidades, com ênfase na escuta qualificada, conhecimento, desejos e anseios, respeitando aspectos culturais e contexto de vida do indivíduo. A execução prática da clínica ampliada exige o atendimento baseado em evidências, responsabilização mútua da equipe interdisciplinar e indivíduos envolvidos (FONSÊCA, 2018).

Com o propósito de fomentar a integralidade e resolubilidade das práticas em saúde criou-se o projeto terapêutico singular, com ênfase na humanização por meio da articulação de práticas, saberes e sujeitos. Esse projeto está focado na ação interdisciplinar com apoio

(11)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 matricial para a elaboração de ações individualizadas para a pessoa, família ou coletividade em assistência, envolvendo seu meio social para o resgate da cidadania, a consolidação dos vínculos e co-responsabilização entre os usuários e todos os envolvidos nos serviços de saúde (CORRÊA, et al, 2016).

Considerando um indivíduo acometido pela doença tuberculose a assistência a ser prestada precisa necessariamente ser interdisciplinar e considerar aspectos biopsicossociais. As condições extremas que elevam o risco para tuberculose exigem olhar atento, fato que requer maior planejamento e esforço para completa implementação e execução do tratamento da doença.

Pelo caráter social que a infecção pela tuberculose demonstra as condições que elevam o risco de adoecimento vão além da integridade do sistema imune do indivíduo e a atenção aos grupos populacionais que apresentam maior risco para adoecimento pela doença passa a ser de fundamental importância na quebra do ciclo de transmissão do bacilo causador da tuberculose. Dentre as populações de maior vulnerabilidade se destacam pessoas vivendo em situação de rua com 56 vezes mais chance de adoecer quando comparados à população geral e pessoas com vivendo com HIV cujo risco de adoecimento se iguala ao da população em privação da liberdade com 28 vezes mais chances de adoecer por tuberculose (BRASIL, 2018). A interdisciplinaridade e as ferramentas em saúde citadas nos estudos elencados demostram que a descentralização ainda não é realidade em diversas localidades, em decorrência de aspectos econômicos, de logística e outros, tornando a proximidade dos serviços de saúde distante para muitos (ANDRADE, 2017; MAGALHÃES; TERENZI, 2016). Adicionalmente, o acolhimento qualificado requer expansão e capacitação dos profissionais atuantes e dos indivíduos em formação, pois esse momento constitui-se como contato inicial entre o indivíduo que procura atendimento e o profissional que o realizará, sendo esse espaço requisito para construção de vínculo, questão que potencializa as ações na assistência ao paciente com tuberculose.

O modelo de atenção crônica, o projeto terapêutico singular e a clínica ampliada são peças prioritárias no contexto de cuidado ao paciente com tuberculose, o empoderamento proporcionado, a atenção singular e inclusiva, contribuem para motivar o segmento dos cuidados necessários e alcance da cura. Entretanto, todas as ferramentas podem ser atingidas por barreiras como: nível de escolaridade, aspectos socioeconômicos, questões administrativas e relutância dos profissionais atuantes nos sistemas (CURVO, 2018). Dessa maneira ressalta-se a importância de produzir estudos que demonstrem experiências bem-sucedidas

(12)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 correlacionadas a interdicisplinaridade e atendimento ao paciente com tuberculose, de estimular capacitações aos profissionais e prontamente inserir esse conteúdo no processo formativo, de explanar o registro correto e detalhado das experiências, estratégias que ambicionam divulgar informações e de cativar indivíduos para aderir à modalidade e conteúdo fidedigno para amparar planejamentos em saúde.

A atuação interdisciplinar é considerada uma tecnologia leve de cuidado, apesar de primitivas as tecnologias leves estão exaustivamente sendo resgatadas pelos gestores na área da saúde, e podem ser consideradas o diferencial do século no controle e tratamento da tuberculose.

5. LIMITAÇÕES DO ESTUDO

O principal desafio evidenciado a partir da busca nas bases de dados refere-se a escassez de publicações que expõem práticas interdisciplinares legítimas. Preponderam estudos que apontam a atuação interdisciplinar como sendo o trabalho em um ou mais serviços de saúde com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, subjetivando desse modo, a construção de saberes entre esses e a utilização das ferramentas em saúde que conformam a interdisciplinaridade.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

As publicações resultantes do presente estudo evidenciam a importância da atuação de maneira interdisciplinar destacando que melhores resultados da assistência são possíveis de alcançar nos casos de tuberculose. No entanto, os resultados mostram que ainda são encontrados obstáculos à atuação interdisciplinar plena que vão desde modelos de trabalho já amplamente estabelecidos até a necessidade de uma atuação altamente especializada. Pondera-se aqui que o trabalho multiprofissional Pondera-se destacou no tratamento à tuberculoPondera-se, no entanto a construção de saberes, ainda é um desafio. O tratamento da tuberculose exige que os cuidados em saúde contemplem também os aspectos sociais com a ciência de que a doença se relaciona com outras condições de saúde e multimorbidades colaborando para a vulnerabilidade social dos pacientes. Existe a importância de diferentes profissionais na adesão e no tratamento da tuberculose cuja atuação seja além de multidisciplinar mas também capaz de superar modelos centrados exclusivamente na doença. Destaca-se a interdisciplinaridade como um caminho, mas com fragilidade no que diz respeito as ferramentas e práticas mais adotadas em saúde. Estima-se ainda que novos estudos sejam realizados demonstrando as experiências decorrentes

(13)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 da atuação interdisciplinar como uma estratégia para potencializar os resultados na assistência a pacientes com tuberculose.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, H.S. et al . Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose: um estudo de caso. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 41, n. spe, p. 242-258, Mar. 2017 .

BALLESTERO,J.G.A. et al. Estratégias de controle e atenção à tuberculose multirresistente: uma revisão da literatura. Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e20.tuberculose. Rev. Soc.

Bras. Clín. Méd, v. 15, n. 3, p. 155-160, 2017.

BARBERIS, I. et al. “The historyof tuberculosis: from the first historical records to the isolation of Koch's bacillus.” Journal of preventive medicine and hygiene. vol. 58,1 (2017): E9-E12.

BRASIL. Brasil Livre da Tuberculose: evolução dos cenários epidemiológicos e operacionais da Doença. Boletim Epidemiológico. Brasília, v. 50, n. 9, p.1-18, mar., 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da

Tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde,

Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

CARTER, K. L. et al. Improved latent tuberculosis therapy completion rates in refugee patients through use of a clinical pharmacist. The International Journal of Tuberculosis

and Lung Disease, v. 21, n. 4, p. 432-437, 2017.

CORRÊA, V.A.F.et al. Projeto Terapêutico Singular: reflexões para a enfermagem em saúde coletiva. Revista Enfermagem UERJ, v. 24, n. 6, p. 26309, 2016.

COUTINHO, L.R.P. Acolhimento aos usuários na atenção primária à saúde. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de PósGraduação em Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2015.

CREMERS, Anne Lia et al. Tuberculosis patients and resilience: A visual ethnographic health study in Khayelitsha, Cape Town. Social Science & Medicine, v. 209, p. 145-151, 2018. CURVO, D.R. et al. Integralidade e clínica ampliada na promoção do direito à saúde das pessoas em situação de rua. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of

(14)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 DA SILVA JÚNIOR, O.J.et al. Ensino em serviço na perspectiva da Clínica Ampliada: relato de experiência. Revista da ABENO, v. 17, n. 4, p. 153-159, 2017

DE FARIAS, Danyelle Nóbrega et al. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade na Estratégia Saúde da Família. Trabalho, Educação e Saúde , v. 16, n. 1, p. 141-161, 2018. DHURIA, Meeraet al. Universal access to DOTS in Delhi Prisons: Where do we stand?. Indian Journal of Tuberculosis, v. 63, n. 1, p. 39-43, 2016.

FONSÊCA, G.S. et al. Redesenhando caminhos na direção da clínica ampliada de saúde bucal. Saúde e Sociedade, v. 27, p. 1174-1185, 2018.

FRITH, J.et al. History of tuberculosis. Part 1-phthisis, consumption and the white plague. Journal of Military and Veterans Health, v. 22, n. 2, p. 29, 2014.

HAYMAN, J. Mycobacterium ulcerans: an infection from Jurassic time? Lancet. 1984;2 (8410):1015–1016.

JAGIELSKI, T.et al. “Methodological and Clinical Aspects of the Molecular Epidemiology of Mycobacterium tuberculosis and Other Mycobacteria.” Clinical microbiology reviews vol. 29,2 (2016): 239-90. doi:10.1128/CMR.00055-15.

GEE, P.M. et al. The Health enhanced chronic care model: a theory derivation approach. Journal of medical Internet research, v. 17, n. 4, p. e86, 2015.

MAGALHÃES, R F.S; TERENZI,H.D.S. Limites e possibilidades na atenção ao portador de hanseníase no âmbito da estratégia saúde da família. Revista de Atenção Primaria a Saúde, v. 19, n. 4, 2016.

MENEZES, A; ESCOSSIA, L. A Residência Multiprofissional em Saúde como estratégia para a humanização: modos de intervir no cotidiano de um hospital universitário. Fractal, Rev.

Psicol., Rio de Janeiro , v. 30, n. 3, p. 322-329, Dec. 2018 .

NAGAMI, Ellen H. et al. Experience of Treating Patients With Multidrug-Resistant Tuberculosis at a Public Health Hospital in Boston. Infectious Diseases in Clinical Practice, v. 25, n. 6, p. 314-319, 2017.

NASCIMENTO, Arthur Grangeiro do; CORDEIRO, Joselma Cavalcanti. Núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica: análise do processo de trabalho. Trabalho, Educação e

Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00194.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462019000200502&script=sci_arttext. Acesso em: 6 dez. 2019.

OLIVEIRA, G.B de. Acolhimento multiprofissional percepção dos profissionais em

(15)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 – Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional Integrada ao Sistema Público de Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017.

PAGANI, Regina Negri; KOVALESKI, João Luiz; DE RESENDE, Luis Mauricio Martins. Avanços na composição da MethodiOrdinatio para revisão sistemática de literatura. Ciência

da Informação, v. 46, n. 2, 2017.

PEASE, A.S. Some remarks on the diagnosis and treatment of tuberculosis in antiquity. Isis, v. 31, n. 2, p. 380-393, 1940.

PELISSARI, Daniele Maria et al. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde como ferramenta de análise da descentralização do atendimento da tuberculose para a atenção básica. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 34, n. 12, 2018. DOI doi:

10.1590/0102-311X00173917. Disponível em:

https://www.scielosp.org/pdf/csp/2018.v34n12/e00173917/pt. Acesso em: 6 dez. 2019. PEREIRA, A.G.L. et al. Fatores associados ao óbito e ao abandono do tratamento da tuberculose em um hospital geral do município do Rio de Janeiro, 2007 a 2014. Revista de

Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 8, n. 2, p. 150-158, 2018.

PFANNSCHMIDT, J.; SCHÖNFELD, N. Interdisciplinary Treatment of Patients with Pulmonary Tuberculosis. Zentralblattfur Chirurgie, v. 142, n. S 01, p. S53-S65, 2017. RABAHI, M.F.et al. Tratamento da tuberculose. J Bras Pneumol, v. 43, n. 6, p. 472-86, 2017 SÁ, A.M.M.et al. Causas de abandono do tratamento entre portadores de tuberculose. Rev.

Soc. Bras. Clín. Méd, v. 15, n. 3, p. 155-160, 2017.

SILVA, D.M. et al. Careproduction for tuberculosis cases: analysis according to the elements of the Chronic Care Model. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 50, n. 2, p. 239-246, 2016.

SILVA, É.; SILVA, G. A. O sentido de vivenciar a tuberculose: um estudo sobre representações sociais das pessoas em tratamento. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 26, p. 1233-1247, 2016.

SWEETLAND, A. C. et al. Addressing the tuberculosis–depression syndemic to end the tuberculosis epidemic. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, v. 21, n. 8, p. 852-861, 2017.

WHO. Global tuberculosis report 2018. Geneva: World Health Organization; 2018.

WHO. Guidelines on tuberculosis infection prevention and control, 2019 update.,Geneva: World Health Organization; 2019. Disponível em: <

(16)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 33009-33024 dec 2019 . ISSN 2525-8761 https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/311259/9789241550512-eng.pdf?ua=1>. Acesso em: 20 jul. 2019.

WHO. The end TB Strategy. 2017. Disponível em: <https://www.who.int/tb/End_TB_brochure.pdf?ua=1>. Acesso em: 20 jul. 2019.

Imagem

Tabela 01: Pesquisa nas bases de dados com palavras chave, sem limitação temporal.
Tabela 02: Pesquisa nas bases de dados com palavras chave, com limitação temporal.

Referências

Documentos relacionados

Na intenção de promover uma constante comunicação de parte da coleção do museu, Espíndola idealizou e realizou a mostra “Um panorama da história das artes plásticas

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Utentes do Centro de Saúde de Oeiras e da Extensão Utentes do Centro de Saúde de Oeiras e da Extensão de Linda-a-Velha do Centro de Saúde de Carnaxide. Áreas de

O que se tem observado é que várias pessoas de diferentes formações- professores, historiadores e jornalistas- têm afirmado, até mesmo com certa convicção, que o português falado

Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal, a partir de um estudo de caso, apresentar como as ações de merchandising estão configuradas num reality show

programada aos 90 dias de idade, e, seguida de uso de concentrado para consumo de 1,5 kg cab/dia por 120 dias pós desmame - dos 3 aos 7 meses- e, após período curto de

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por