• Nenhum resultado encontrado

Burnout e engagement dos técnicos de ambulância de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Burnout e engagement dos técnicos de ambulância de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica"

Copied!
80
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

BURNOUT E ENGAGEMENT

DOS TÉCNICOS DE AMBULÂNCIA DE EMERGÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA

Teresa Margarida Palminha Marques Guerreiro de Jesus

MESTRADO EM PSICOLOGIA Área de especialização em Stress e Bem-estar

(2)

UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

BURNOUT E ENGAGEMENT

DOS TÉCNICOS DE AMBULÂNCIA DE EMERGÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA

Teresa Margarida Palminha Marques Guerreiro de Jesus

MESTRADO EM PSICOLOGIA Área de especialização em Stress e Bem-estar

Dissertação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, para a candidatura ao Grau de Mestre em Psicologia na área de especialização em Stress e Bem-Estar: Intervenção na família, na escola e no trabalho, sob orientação da Prof. Doutora Maria José Chambel.

(3)

Ao Vasco, pelo amor incondicional, pelo colo de todas as dores e pela partilha de aventuras felizes.

Ao meu pai com quem aprendi que ajudar o outro faz de nós pessoas melhores e que ensinou que a coragem também é uma forma de amar.

À minha mãe que me ensinou que os sonhos se podem realizar todos os dias e que o saber e o acto de dar é uma das nossas maiores riquezas.

À restante família e amigos pela enorme tolerância da minha ausência.

A todos aqueles com quem me cruzei em algum momento do caminho e, com quem aprendi nas coisas boas e também nas horas más. Sem eles não teria sido possível reflectir, crescer, viver e ser! Só assim foi possível fazer uma caminhada que fez de mim a pessoa que sou e só assim é possível continuar a optar por esta escolha de trabalhar no sentido de tornar os outros felizes.

(4)

Agradecimentos

Depois deste caminho percorrido gostaria de agradecer à Prof. Doutora Maria José Chambel pelo rigor e exigência e pela aprendizagem que a realização deste trabalho permitiu.

Ao Jorge Moreno, Pedro Miguel Marques e ao Vasco Alexandre por me ensinarem que o riso também é respeito, profissionalismo, companheirismo e uma enorme capacidade de dar.

Ao Técnicos de Ambulância de Emergência que se disponibilizaram para participar neste estudo e assim ajudaram a fazer história. Sei que foi um esforço acrescido e, que o que vos pedi não foi tarefa fácil mas só com este contributo é possível partilhar um pouco do que vivemos nesta aventura de trabalhar em Emergência Pré-hospitalar.

Esta foi a forma que encontrei de homenagear estes homens e mulheres que no seu dia-a-dia transformam a sua vida um movimento constante de ajuda ao outro com uma dedicação que, muitas vezes, ultrapassa a profissão. Sei que apesar de exaustos e nem sempre respeitados na sua condição humana, quando confrontados com o limite conseguem ainda dar o melhor de si. Porque por vezes a vida muda num segundo é necessário marcar a diferença e, acredito que os TAE são mesmo pessoas muito especiais!

(5)

A todos muito obrigado por me permitirem escrever a história mas sinto que este trabalho é essencialmente vosso.

(6)

Resumo

O presente estudo tem como objectivo constituir um contributo para a pesquisa sobre os fenómenos burnout e engagement na área da Emergência Médica Pré-Hospitalar. Neste sentido propusemo-nos a realizar um estudo que pudesse estabelecer as variáveis preditoras de burnout e engagement, especificamente analisamos o impacto dos recursos gerais e as exigências do trabalho e avaliamos se a percepção dos técnicos relativamente às diferentes ocorrências diárias assume importância na sua explicação.

(7)

Abstract

The present study aims to contribute for the research of burnout and engagement in pre-hospital emergency response personnel. We intended to study what could define the predictable variables of burnout and engagement, specifically we analyzed the impact of general resources and job demands and evaluate if the individual perception of each daily occurrences has weight on its explanation.

(8)

Índice

Introdução 1

1. Fundamentação Teórica 3

1.1.

A Emergência Médica Pré-Hospitalar 3

1.2.

O Stress e Bem-Estar no exercício da função de TAE 5

1.3.

Burnout e Engagement 7

1.4.

O Modelo das Exigências e dos Recursos 13

1.5.

A importância das exigências e recursos diários no bem-estar

dos profissionais 17

1.5.1. Registos Diários 18

2. Caracterização do Estudo 19

2.1. Objectivos e formulação de hipóteses 21

3. Metodologia 23

3.1Amostra 23

3.2. Procedimentos 24

3.3.Instrumentos 26

3.3.1. Questionário Sócio – Demográfico 26

3.3.2 Questionário de Exigências e Recursos Gerais do Trabalho 26

3.3.3. Registo Diário de Ocorrências 29

3.4. Procedimentos Estatísticos 30

3.5. Estudo das Medidas 30

4. Apresentação de Resultados 34

(9)

4.3. Teste de Hipóteses 37

5. Discussão de Resultados 46

5.1. Sugestões futuras 51

6. Referências Bibliográficas 54

(10)

Introdução

A temática relacionada com o estudo da saúde física e da saúde psicológica no local de trabalho, tornou-se uma das principais áreas de preocupação por parte dos investigadores durante as últimas décadas. A acompanhar esta tendência, assiste-se a um crescente aumento da investigação sobre stress, saúde ocupacional, Burnout e

Engagement o que muito tem contribuído para uma maior compreensão e prevenção

do mesmo nos mais variados contextos profissionais (Keita & Jones 1990, citados por Cruz e colaboradores 2000). No entanto, o sector da saúde tem recebido menos atenção dos investigadores apesar das profissões de saúde serem consideradas de alto risco em termos de stress ocupacional Gomes (1998).

A crença de que os profissionais da saúde estão imunes à doença pelo facto de deterem conhecimentos neste campo encontra-se na base de muitas das crenças em relação à capacidade de resistência destes profissionais. Contudo, sabemos que o conhecimento não substitui a necessidade de apoio, principalmente no que se trata de lidar com emoções, com sofrimento e inclusive com morte (McIntyre, 1994). Outros estudos mostram que as instituições de saúde constituem ambientes de trabalho particularmente stressantes, contendo características organizacionais geralmente associadas com o stress, como níveis múltiplos de autoridade, heterogeneidade do pessoal, interdependência das responsabilidades e especialização profissional Neale (1991).

(11)

depararam com situações de morte de pacientes aos seus cuidados, a morte de uma criança, situações com multi-vítimas e incidentes que envolvem violência entre indivíduos. O mesmo estudo indica que cerca de 70% dos técnicos já foram agredidos em serviço e ainda que cerca de 56% já se depararam com situações que colocaram em risco a sua vida.

O desenvolvimento de um estudo sobre esta temática surge na sequência da minha motivação pessoal e profissional de dar resposta à necessidade de suporte teórico para os fenómenos observados e vividos no desenvolver da minha actividade profissional. Assim sendo, entendemos este estudo como necessário no sentido em que constatamos que embora sejam amplamente reconhecidos os efeitos de um ambiente indutor de stress no bem-estar dos trabalhadores da área de Emergência Médica Pré-Hospitalar, pouca investigação tem sido realizada de forma adaptada à realidade portuguesa e, este facto torna-se ainda mais notório se considerarmos uma perspectiva positiva do bem-estar relacionado com o trabalho.

Este trabalho pretende diminuir o silêncio acerca da complexidade, das incertezas, limitações e sofrimento que muitas vezes rodeia a prática destes profissionais de saúde.

(12)

1. Fundamentação Teórica

1.1. A Emergência Médica Pré-Hospitalar

Actualmente as equipas de socorro podem estar presentes no local poucos minutos após a ocorrência, facilitando a estabilização da vítima e procedendo ao transporte até à unidade hospitalar mais próxima ganhando assim preciosos minutos que permitem salvar a vida ou diminuir os danos causados. No sentido de acompanhar a evolução registada ao nível internacional, Portugal deu um salto qualitativo significativo, em particular, na última década. Segundo Pereira (1990) através do Ministério da Saúde foi criado o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que coordena o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de forma a garantir aos sinistrados a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde. Para Batuca (1998) o conceito de Emergência Médica Pré-Hospitalar é pluridisciplinar, o SIEM poderá definir-se como o conjunto de acções pré-hospitalares, hospitalares e inter-pré-hospitalares, que engloba a intervenção activa, dinâmica e coordenada dos vários componentes da comunidade, de modo a possibilitar uma actuação rápida, eficaz e com economia de meios. A Emergência Médica Pré-Hospitalar é na sua essência uma actividade de saúde pois todos os recursos que nela intervêm, desde o local da ocorrência até à recuperação da vítima, estão a contribuir para um objectivo comum: preservar a vida e minimizar as consequências nefastas para a vítima e para a comunidade. Segundo Soares (1999) esta área ocupa um lugar primordial na prestação de cuidados de saúde, sendo de interesse público a existência de uma eficaz rede de resposta, importa portanto

(13)

apostar em meios e recursos humanos altamente qualificados e tecnicamente competentes a assumir um papel sério e responsável.

No sentido de prestar um serviço eficaz de socorro às vítimas o INEM disponibiliza diferentes tipos de serviços e meios adaptados às diversas situações de emergência médica, entre os quais as ambulâncias de Suporte Básico de Vida destinadas à estabilização e transporte de vítimas que necessitem de assistência e cuja tripulação é constituída por dois Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE) que obrigatoriamente tem que ser portadores do curso de Tripulante de Ambulância de Socorro segundo a Portaria nº1301-A/2002 de 28 de Setembro.

O TAE é responsável por fazer cumprir as normas de emergência médica (INEM, 1999), é solicitado que desenvolva inúmeras actividades que se enquadram no âmbito do Suporte Básico de Vida, entendido segundo Carneiro (2001) como um conjunto de procedimentos bem definidos e com metodologias padronizadas que têm como objectivo reconhecer as situações de perigo de vida eminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e circulação, de modo a manter a vítima viável até que possa ser instituído o tratamento médico adequado e eventualmente se restabeleça o normal funcionamento respiratório e cardíaco (INEM, 2003). No entanto, através dos conhecimentos ministrados durante o curso base o TAE pode auxiliar o médico nas manobras de Suporte Avançado de Vida, que se entendem como um conjunto de medidas suplementares que optimizam a função cardio - circulatória, aumentando assim a possibilidade a sobrevivência a longo prazo (Carneiro, 2001).

(14)

Esta profissão é socialmente reconhecida e a sua actuação obedece a padrões técnicos e éticos bastante elevados. No entanto, o posto de trabalho analisado não se encontra referenciado na Classificação Nacional de Profissões, por esse motivo, recorreu-se a uma classificação internacional – Standard occupational Classification onde se encontra no grande grupo Healthcare Practitioners and Technical

Occupations (código 29-0000). Dentro deste grupo inclui-se no sub-grupo Health Technologists and Technicians (código 29-20000) e, dentro deste aparece

referenciado como Emergency Medical Technicians and Paramedics (código 29-2040). No Dictionary of Occupational Titles recebe a mesma designação Emergency

Medical Technicians (código 079374010) and Paramedics (079364026) – Técnicos

de Emergência médica e Paramédicos sendo que o TAE representa uma posição intermédia entre estas duas classificações. As funções específicas do TAE, o perfil exigido, a formação profissional e as características do contexto de trabalho segundo o INEM encontram-se descritas em anexo.

1.2. O Stress e Bem-Estar no exercício da função de TAE

Segundo Naudé e Rothmann (2006) o trabalho desenvolvido ao nível da Emergência Médica Pré-Hospitalar é universalmente reconhecido como indutor de stress no sentido em que os técnicos de emergência são confrontados frequentemente com situações de extrema exigência e factores de stress crónicos.

Beaton, Murphy, Johnson, Pike & Corneil (1998) defendem que os técnicos de emergência se encontram expostos a situações que envolvem sofrimento e tragédia

(15)

própria segurança em risco. Os autores referem que apesar disso se conhecem poucas variáveis estudadas e que os estudos que existem são, na sua maioria, relativamente específicos quando abordam situações de excepção e de catástrofe e, não o leque variado de situações a que se encontram expostos estes técnicos no dia a dia. Beaton, Murphy, Pike e Cornell (1997) referem que as situações usuais do dia a dia também podem provocar os mesmos sintomas de desgaste mas de forma menos visível. Segundo estes autores existem variáveis que condicionam este processo tais como o tipo de situações, a frequência com que acontecem, a idade das vítimas, o tipo de cenário, a luta contra o tempo, trabalhar em ambientes desconhecidos, adversos e por vezes hostis e o confronto com situações inesperadas e perigosas. A associar a esta informação Young e Cooper (1995) apresentaram trabalhos que referem os distúrbios causados pelos regimes de horários por turnos, não se reportam somente a mudanças dos ritmos biológicos e dos parâmetros fisiológicos mas também a uma dessincronização da vida familiar e social. Segundos os mesmos autores, estes técnicos são também um grupo de risco no que diz respeito aos relacionamentos familiares, relacionamentos conjugais e no desempenho dos papeis parentais, fadiga física, acidentes de viação e infecções e doenças.

No entanto, e de acordo com Naudé e Rothmann (2006) embora os efeitos de um ambiente de trabalho altamente stressante no bem-estar dos técnicos sejam amplamente reconhecidos pouca investigação tem sido realizada e, este fato é tanto mais notório se considerarmos a escassez de investigação partindo de uma perspectiva positiva do bem-estar relacionado com o contexto laboral. Estes autores defendem que assumir a presença de atitudes positivas face ao trabalho através da

(16)

observação da ausência de aspectos negativos, ou vice-versa, pode ser uma abordagem simplista para compreender o fenómeno.

Schaufeli e Bakker (2002) referem que independentemente das grandes exigências do trabalho e do desgaste alguns indivíduos não revelam sintomas de exaustão (burnout) e, de forma contraria estes indivíduos parecem retirar prazer do trabalho árduo e das exigências do mesmo. Segundo Seligman e Csizentmihalyi (2000) tais indivíduos são descritos como envolvidos no seu trabalho (engagement). Os autores promovem uma nova perspectiva de avaliação do bem-estar dos indivíduos ao defender que uma visão completa do bem-estar dos mesmos implica não só uma analise da sua dimensão negativa (stress/ doença) mas também de uma dimensão positiva (motivação/ satisfação). Assumir a presença de atitudes positivas face ao trabalho através da observação da ausência de aspectos negativos, ou vice-versa, é uma abordagem simplista para compreender o bem-estar no local de trabalho.

1.3. Burnout e Engagement

O Síndrome de Exaustão também denominado burnout, tornou-se uma doença frequente entre os profissionais da área da saúde e, nomeadamente, da relação de ajuda. Tal como outros profissionais, estes não se encontram imunes aos custos e às consequências do stress no exercício da sua actividade profissional, apresentando implicações não só a nível de saúde física e mental mas também a nível da satisfação, rendimento e sucesso profissionais (Cruz, Gomes & Melo 2000). O burnout é então

(17)

da deterioração da sua saúde física e psíquica e que está especificamente relacionada com a sua função profissional (Maslach, 1993). Pode ter repercussões sobre a sua qualidade de vida, quer de uma forma transitória breve e reversível, quer de forma duradoura podendo constituir um dano irreversível. Esta é uma doença que ameaça todos os profissionais envolvidos numa relação de ajuda e que pode inclusivamente constituir uma porta aberta à patologia (Delbroucck, 2003).

Muitos têm sido os autores que se debruçam sobre o fenómeno de burnout desde que Freudenberger e Maslach publicaram em 1970 artigos que utilizaram este termo pela primeira vez para descrever um certo e determinado fenómeno. No entanto, parece não existir uma definição unânime sobre o síndrome de burnout, existindo apenas consenso em considerar que surge no indivíduo como resposta ao stress laboral.

Segundo Maslach (1993) o termo burnout emergiu de um diálogo entre a autora e um procurador judicial a propósito das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para lidarem com a activação emocional resultante do trabalho desenvolvido. Esta estava particularmente interessada no estudo de estratégias cognitivas de descomprometimento e autodefesa por desumanização, quando o procurador referiu que alguns advogados haviam atribuído a este fenómeno o nome

Burnout. Segundo Cruz e colaboradores (2000), Freudenberger e Maslach pretendiam

na altura chamar a atenção para o fenómeno de burnout como constituindo um fenómeno comum, caracterizado por um estado de fadiga ou de frustração motivado pela consagração a uma causa, a um modo de vida ou a uma relação que não correspondeu às expectativas.

(18)

Maslach (1993) reconhece que aquilo que a preocupava era perceber de que modo as pessoas interpretavam e atribuíam significados às suas emoções, particularmente aqueles profissionais que normalmente experienciavam níveis elevados de ansiedade, como era o caso dos que exerciam no domínio da prestação de cuidados sociais e humanos. Ou seja, compreender se os processos de avaliação cognitiva poderiam condicionar a experiência de ansiedade e, consequentemente, prevenir comportamentos desajustados em situações particularmente difíceis. Neste sentido surge a definição de Maslach e Jackson (1984) onde podemos encontrar o fenómeno descrito como constituindo um tipo de stress ocupacional, que surge como resposta às fontes crónicas de stress emocional e interpessoal presentes no contexto laboral dos profissionais que desenvolvem qualquer trabalho relacionado com pessoas.

Nos trabalhos realizados por Maslach & Schaufeli (1993) o burnout é considerado como uma experiência individual de stress integrada num contexto de relações sociais complexas e que envolve a concepção da pessoa sobre si e sobre os outros no trabalho. Maslach & Leiter (2000) defendem o burnout como uma resposta prolongada a stressores crónicos no trabalho, tende a ser estável ao longo do tempo.

Segundo os autores referidos anteriormente o burnout é constituído pela seguintes dimensões,

Síndrome de Exaustão Emocional que se traduz no esgotamento da energia dos recursos emocionais do profissional, no sentido em que este se sente

(19)

Cinismo pode ser definida como o desenvolvimento de sentimentos,

atitudes negativas para com as pessoas que constituem o objecto de trabalho.

Diminuição da realização pessoal é entendida como o declínio dos

sentimentos de competência, de obtenção de sucesso e realização através da profissão.

No decorrer da investigação sobre o burnout Maslach, Leiter & Schaufeli (2000) focaram o seu interesse no estudo de um fenómeno considerado no pólo oposto que foi designado pelos autores como engagement. De acordo com os autores o pólo oposto do burnout não seria um estado neutro mas sim um estado de saúde mental positivo de bem-estar relacionado com o contexto ocupacional e que implica mais do que a ausência do burnout. Esta tendência coincide com a investigação actual sobre a “psicologia positiva” que se focaliza sobre a força humana e o óptimo funcionamento do ser humano, e não tanto sobre as fraquezas e as dificuldades (Seligman e Csikszentmihalyi, 2000) e por ser recente as suas explicações teóricas e teste empírico são bastante reduzidas. Na perspectiva de Schaufeli e colaboradores o engagement não e um estado oposto mas antes uma dimensão distinta de bem-estar (Schaufeli et al., 2000).

De acordo com Schaufeli, Salanova, Gonzalez-Roma & Bakker (2000) o

engagement é definido como uma construção motivacional positiva, reconfortante,

que não é específico de um evento em particular, indivíduo ou comportamento momentâneo mas representa um estado afecto - cognitivo persistente no tempo que se

(20)

encontra relacionado com o trabalho. De acordo com os autores o engagement é constituído pela seguintes dimensões,

Vigor representa elevado nível de energia e resiliência mental no

decorrer do trabalho, a determinação de investir esforço e capacidade de persistir face às dificuldades.

Dedicação consiste na atribuição de significado ao trabalho

desenvolvido, no entusiasmo, na inspiração, no orgulho e no fato de o trabalho constituir um desafio.

Absorção traduz-se no estado de felicidade e imersão no trabalho ao

ponto de ser difícil o distanciamento deste.

No presente estudo utilizamos somente as duas dimensões core de burnout e

engagement com base no facto de, apesar de originalmente o burnout e o engagement terem sido descritos como compostos por três dimensões, estudos

empíricos (Maslach et al, 2001)revelaram que o núcleo do burnout é constituído por exaustão e cinismo e o núcleo do engagement é constituído por vigor e dedicação. A falta de eficácia profissional parece desempenhar um papel diferente e relativamente independente (Cherniss, 1993; Leiter, 1993; Maslach, Schaufeli e Leiter, 2001; Salanova e Schaufeli, 2004; Salanova, Grau, Peiró, Llorens e Schaufeli, 2001; Salanova, Breso e Schaufeli, 2005; exercendo um papel modulador e próximo à construção de auto-eficácia (Bandura, 1997). Por outro lado, a dimensão da absorção

(21)

também tem sido vista como uma dimensão resultante do engagement e não como fazendo parte integrante do mesmo (Schaufeli e Bakker, 2002).

De acordo com os autores o vigor e a dedicação são considerados, respectivamente, opostos respectivos das dimensões do burnout esgotamento e cinismo. O contínuo que vai desde vigor até esgotamento chamou-se energia ou activação; enquanto que o contínuo que vai desde dedicação até cinismo chamou-se identificação (Schaufeli & Bakker, 2004). Já que o engagement se caracteriza por altos níveis de energia e uma forte identificação com o trabalho, o burnout por outra parte, caracteriza-se pelo oposto, ou seja, baixos níveis de energia combinados com uma falta de identificação com o próprio trabalho. Na figura 1 ilustram-se graficamente as hipotéticas relações conceptuais entre engagement e burnout.

BURNOUT ENGAGEMENT

Esgotamento Energia Vigor

Identificação

Cinismo ←→ Dedicação

(22)

1.4. O Modelo das Exigências e dos Recursos

No sentido de demonstrar que as características do trabalho podem ter um profundo impacto no bem estar dos indivíduos, Bakker e Demerouti (2006) apresentam o Modelo de Exigências e Recursos Laborais (Job Demands-Resources

Model - JD-R), que procura responder a algumas limitações dos modelos anteriores,

explicar de um modo integrado o desenvolvimento do burnout e engagement e promovendo uma visão integrada do bem-estar dos indivíduos . Este é um modelo abrangente que foca tanto os indicadores negativos como positivos do bem estar dos indivíduos e que pode ser aplicado a vários ambientes ocupacionais independentemente das exigências particulares e dos recursos envolvidos com o objectivo de contribuir para a melhoria do bem-estar e para desempenho dos indivíduos.

No centro do modelo está a preposição de que cada ocupação pode ter os seus próprios factores de risco específicos associados ao stress laboral e específica como os estados psicológicos burnout e engagement (que desempenham um papel fulcral) podem ser produzidos por dois tipos de condições do trabalho que podem ser classificadas em duas categorias gerais: as exigências do trabalho e os recursos do trabalho, como podemos observar na figura seguinte.

(23)

QuickTime™ and a decompressor are needed to see this picture.

Figura 2: Modelo de Exigências e Recursos Laborais (JD-R)

As exigências do trabalho referem-se aos aspectos físicos e psicológicos, sociais ou organizacionais do trabalho que exigem esforço continuado físico ou psicológico (cognitivo ou emocional) e estão desta forma associadas a determinados custos fisiológicos e ou psicológicos. Embora as exigências do trabalho não sejam necessariamente negativas, podem tornar-se stressores laborais quando o cumprimento dessas exigências requer um esforço elevado do qual os indivíduos não tenham recuperado adequadamente.

Os recursos do trabalho referem-se aos aspectos físicos, psicológicos, sociais ou organizacionais do trabalho que sejam funcionais no cumprimento dos objectivos do trabalho, que reduzam as exigências do trabalho e os custos físicos e psicológicos associados e que estimulem o crescimento pessoal, a aprendizagem e o desenvolvimento. Desta forma os recursos não são somente necessários para lidar com as exigências do trabalho como também são importantes por si só. Os recursos do trabalho podem ser colocados ao nível da organização no seu todo, nas relações

(24)

sociais e interpessoais, na organização do trabalho e ao nível da tarefa, facto que é conducente com a teoria das características do trabalho de Hackaman & Oldham (1980)que enfatiza o potencial motivacional dos recursos do trabalho a um nível de tarefa incluindo a autonomia, feedback e relevância da tarefa. Adicionalmente também está de acordo a um nível geral com a teoria da conservação dos recursos que afirma que a motivação principal do homem é direccionada para a manutenção e acumulação de recursos. Assim, os recursos são valorizados por si só ou porque eles são meios para atingir ou proteger outros recursos valiosos.

Outra proposição central do modelo JD-R é que as exigências do trabalho e os recursos do trabalho evocam dois processos psicológicos: A) O processo de doença profissional começa com as exigências do trabalho crónicas que podem esgotar os recursos de energia do indivíduo e conduzir a burnout; B) o processo motivacional começa com a disponibilidade dos recursos do trabalho que estimulam a motivação do indivíduo na forma de engagement e os resultados profissionais positivos e desempenho do indivíduo.

No primeiro processo energético, considera-se que as exigências de trabalho crónicas esgotam os recursos físicos e mentais dos indivíduos e podem desta forma conduzir a exaustão.

O segundo processo proposto pelo modelo JD-R é de natureza motivacional, é assumido que os recursos do trabalho tem potencial motivacional e conduzem a um elevado envolvimento no trabalho, baixo cinismo, e excelente desempenho. Segundo

(25)

intrinsecamente motivacional devido a promoverem o crescimento, aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos, quer um papel motivacional extrínseco pois eles são instrumentais no alcance dos objectivos do trabalho. Em qualquer caso, seja através da satisfação de necessidades básicas ou através da concretização dos objectivos do trabalho a presença de recursos do trabalho conduz ao engagement, enquanto que a sua ausência evoca atitudes de cinismo dirigidas ao trabalho.

Outra premissa do modelo considera que existe um efeito interactivo entre as variáveis no desenvolvimento do bem-estar dos indivíduos no sentido em que os recursos podem atenuar o efeito das exigências no burnout, os autores defendem que existem diferentes recursos que podem ter esse efeito por diferentes motivos. Esta premissa encontra-se de acordo com o modelo das exigências e controlo de Karasek (citado por Bakker & Demerouti, 2006) no entanto contempla a possibilidade de diferentes recursos terem um efeito atenuador face a diferentes exigências.

A proposição final do modelo JD-R é que os recursos do trabalho influenciam principalmente a motivação e o engagement quando as exigências do trabalho são elevadas. De acordo com a teoria da conservação de recursos (COR) de Hobfoll (2001), os indivíduos procuram obter, reter e proteger aquilo que valorizam como os recursos materiais, sociais, pessoais ou energéticos. A teoria propõe que o stress experienciado por indivíduos pode ser compreendido em relação com a perda actual ou potencial de recursos. Os autores defendem que os indivíduos devem trazer recursos por forma a prevenir a perca de recursos; os indivíduos com muito recursos são menos susceptíveis de os perderem; os indivíduos que não têm acesso a um forte conjunto de recursos são mais prováveis de experienciarem maiores perdas e, um

(26)

forte conjunto de recursos conduz a uma maior possibilidade de os indivíduos procurarem oportunidades para arriscar esses recursos como forma de aumentar os ganhos dos mesmos. Hobfoll (2002) afirma adicionalmente que o ganho de recursos tem somente um modesto efeito, mas em alternativa adquire a sua importância num contexto de perda de recursos. Isto induz que os recursos de trabalho ganham o seu potencial motivacional principalmente quando os indivíduos são confrontados com elevadas exigências do trabalho.

1.5. A importância das exigências e recursos diários no bem-estar dos profissionais

A investigação tem mostrado que existem muitas exigências no trabalho com influência no desenvolvimento do burnout, assim como existem múltiplos recursos que actuam como atenuantes do desenvolvimento do síndrome ou como promotores de bem-estar e de engagement (Kahn & Byosiere, 1991). Desta forma para a recuperação poder ocorrer é necessário que sejam removidas as exigências anteriormente colocadas sobre o indivíduo e que este se envolva em actividades abaixo do normal, isto é, abaixo dos níveis respeitantes às exigências. Neste sentido, diferentes profissões poderão ter diferentes exigências e diferentes recursos, só sendo possível compreender o bem-estar de cada indivíduo no trabalho se fizer uma análise destas variáveis na sua situação específica (Bakker e Demerouti, 2006).

(27)

confronto com situações de extrema exigência e o ritmo por vezes excessivo das ocorrências podem alterar-se de forma significativa diariamente (Vettor e Kosinski, 2001), podendo desta forma não contribuir para o período que segundo Cropley e Purvis (2003) é necessário para recuperar das exigências do trabalho. Os autores defendem que os efeitos do trabalho num ambiente stressante podem “transbordar” para o tempo pessoal e pode ser difícil “desligar” mantendo-se os profissionais psicologicamente alertas após o termino do período de trabalho.

1.5.1 Registos Diários

Existe assim a necessidade de avaliar diariamente as exigências e os recursos específicos deste grupo profissional. Por não existirem medidas de registo diário adaptadas a esta população específica surgiu a necessidade de se construir uma medida de registo diário que permitisse a análise das exigências e recursos percepcionados pelos TAE no final de cada turno realizado. Tomamos por base estudos similares realizados por Harris, Daniels e Briner (2001) que realizaram um estudo de registo diário de forma a examinar o impacto de atingir os objectivos do trabalho no bem-estar psicológico do trabalho. No referido estudo a unidade de observação de resposta pessoal é o próprio dia que, segundo os autores, pretendiam desta forma prever o bem estar após o trabalho para cada pessoa em cada dia do estudo realizado. Consideramos também os trabalhos realizados por Sonnentag (2001), que denominou “Diários de bordo”, sobre a importância e influência das exigências e recursos diários no bem-estar dos profissionais. Nestes trabalhos a autora defende que o bem-estar no fim de um dia de trabalho pode, devido à

(28)

influência de diversos factores, variar substancialmente de forma semanal ou até diária, assim, com o objectivo aferir o bem-estar individual em cada situação específica e em cada um dos dias devem ser utilizadas medidas de avaliação de registo diário relativos à exigências e recursos presentes no contexto de trabalho.

Nos seus estudos a recolha de informação teve início num questionário e posteriormente através de um método de registo diário, com a duração de sete dias, onde os participantes registaram através de questões de múltipla escolha, agrupadas em diversas categorias, as actividades tipo realizadas na rotina diária. A autora tinha por objectivo que os diários aferissem o estado individual em cada situação específica e em cada um dos dias, sendo que, o bem-estar situacional ao fim de um dia de trabalho se refere ao bem estar situacional dos participantes quando deixam o seu local de trabalho e regressam a casa.

Também Jones, O`connor, Conner e Mcmillan (2007) desenvolveram trabalhos onde recrutaram os indivíduos de forma individual e onde inicialmente foi explicado todo o procedimento e o protocolo da investigação, dano assim espaço ao esclarecimento de dúvidas individuais. Os autores utilizaram como medida de avaliação um questionário utilizado no início e no final do estudo tendo por base uma versão do Job Content Questionnaire de Karasek (Karasek, Brisson, Kawakami, Houtman, Bongers, & Amick, 1998). seguido do preenchimento no final de cada dia dos diários de sete dias que se encontravam divididos em quatro pacotes com o objectivo de serem enviados por correio aos autores no final de cada semana. Os diários devolvidos foram confirmados com a marca do correio para assegurar que os

(29)

diários no decorrer das semanas estipuladas. Segundo Harris, Daniels e Briner (2003) esta abordagem tem mostrado produzir dados de confiança.

2. Caracterização do estudo

Uma vez realizado o enquadramento teórico das principais variáveis que integram a investigação, propusemo-nos testar as potencialidades do modelo JD-R (Job

Demands-Resources Model, Bakker & Demerouti, 2006) bem como a importância

dos acontecimentos quotidianos ao longo de um mês no desenvolvimento do stress e bem-estar numa amostra de Técnicos de Ambulância de Emergência.

Para o efeito, utilizamos medidas com características específicas ajustadas à população de técnicos de saúde e de acordo com os objectivos definidos desenvolvemos um estudo longitudinal que incluiu um único grupo de indivíduos e cujos dados foram recolhidos em momentos temporais distintos denominados de T1 e T2. O momento T1 foi realizado entre 15 e 30 de Dezembro de 2007 e o período de resposta ao Registo Diário de Ocorrências decorreu entre 1 e 31 de Janeiro de 2008. O momento T2 foi realizado entre 15 e 29 de Fevereiro de 2008.

Sucintamente, propusemo-nos estudar o conceito de Burnout e Engagement, especificamente os recursos gerais e as exigências do trabalho e avaliar se a visão pessoal dos técnicos relativamente às diferentes ocorrências diárias assume importância na sua explicação.

(30)

2.1. Objectivos e formulação de hipóteses

O presente trabalho teve os seguintes objectivos,

a) Estabelecer as variáveis preditivas de burnout e engagement , especificamente os recursos gerais e as exigências do trabalho;

b) Avaliar se a percepção dos técnicos relativamente às diferentes ocorrências diárias assume importância na sua explicação.

No âmbito e, com base na fundamentação teórica foram colocados os seguintes problemas de investigação e as seguintes hipóteses de investigação,

H1-Para cada sujeito, os acontecimentos vividos em cada dia ao longo do mês influenciam o desenvolvimento do seu bem-estar nesse período, nomeadamente:

H1.1) A vivência de acontecimentos stressantes aumenta os seus níveis de

burnout.

H1.2) A vivência de acontecimentos desafiantes aumenta os seus níveis de

engagement.

H2-As exigências e os recursos do seu trabalho influenciam o desenvolvimento do seu bem-estar, nomeadamente:

(31)

H2.2) O controlo, o suporte dos colegas e da chefia promovem o engagement.

H3-O impacto dos acontecimentos do dia a dia no bem-estar é moderado pelas características do trabalho, de tal modo que:

H3.1) A vivência de acontecimentos stressantes aumenta os seus níveis de

burnout de um modo mais intenso quando os indivíduos têm excesso de trabalho.

H3.2) A vivência de acontecimentos desafiantes aumenta os seus níveis de

engagement de um modo mais intenso quando os indivíduos têm controlo,

(32)

3. Metodologia

3.1. Amostra

A Amostra é constituída por 110 indivíduos que representam 94% num total dos 117 Técnicos de Ambulância de Emergência que integram a Delegação de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) à data do início do estudo.

Os 110 participantes têm idades entre os 21 e os 42 anos (M = 27,6, DP = 3,49) sendo que 36% dos participantes são do sexo feminino e 64% dos participantes são do sexo masculino. Em termo de estado civil a amostra revela que 75,5% dos participantes são solteiros, 16,4% são casados, 6,4% são divorciados e 1,8% vivem em união de facto, sendo que 81,8% dos participantes não tem filhos.

No que se refere ao nível de escolaridade a amostra revela que os valores mais significativos se verificam a partir do 12º ano (38,2%), frequência universitária (25,5%), e licenciatura (22,7%). Do ponto de vista profissional era pedido que os participante se encontrassem a desenvolver funções nesta instituição num período igual ou superior a seis meses à data do primeiro momento de recolha de dados e foi perceptível que é a partir do ano de 2004 que se verifica um maior valor percentual (18,2%), 2005 (21,8%) e 2006 (53,6%).

(33)

antes de iniciar o período de resposta ao Registo Diário de Ocorrências, um dos participantes cessou funções com a instituição e outro deu início a período de baixa médica.

Durante o período de resposta ao Registo Diário de Ocorrências um participante integrou uma missão internacional e dois deram início a período de baixa médica.

Ao momento T2 responderam 110 indivíduos sendo que durante este período dois participantes cessaram funções com a instituição e três iniciaram período de baixa médica.

Em suma, na totalidade a mortalidade da amostra foi de nove participantes, número que não se revela significativo para o presente estudo. A amostra final era assim de 101 participantes.

3.2. Procedimentos

Para a realização do estudo e respectiva recolha de dados foi solicitada à instituição um pedido de autorização por escrito onde se encontram expostos os objectivos do estudo. Posteriormente foi realizada uma reunião com um elemento representante da delegação na qual foi entregue uma cópia dos instrumentos que iriam ser utilizados, após a autorização por parte da instituição foram contactados todos os indivíduos que integram a Delegação de Lisboa e Vale do Tejo e foi-lhes explicado individualmente os objectivos do estudo, que a participação é voluntária e que teriam que dar o respectivo consentimento e qual seria o contributo esperado.

(34)

Todos foram convidados a participar no presente estudo, sendo que, um elemento não pode participar por ser a autora do estudo, um elemento encontrava-se de baixa no início da recolha de dados e quatro elementos não quiseram participar no estudo.

Em todos os momentos encontram-se a ser assegurados o anonimato e todas as normas de confidencialidade. Foi acordado com técnicos e com a instituição de que, no final do estudo, tomarão conhecimento dos resultados gerais resultantes do respectivo estudo.

É pedido que o preenchimento dos questionários seja feito no final de cada turno, nas instalações de base onde este decorreu e de forma individual. Foram entregues a todos o participantes as cópias referentes à primeira semana de resposta a este instrumento. Este procedimento foi realizado semanalmente durante todo o mês com o objectivo de confirmar que os indivíduos haviam preenchido os registos, para evitar a perda das cópias e proceder ao levantamento das folhas de registo já respondidas. Durante todo o mês, diariamente, foram enviados e-mail e mensagens telefónicas aos indivíduos no sentido agradecer a colaboração e relembrar o procedimento a seguir.

Considerámos o intervalo temporal entre T1 e T2 com base nos determinantes contextuais da actividade laboral desenvolvida pelos indivíduos participantes na amostra. Julgamos que a aplicação deveria ser diária devido ao facto desta poder variar significativamente de dia para dia e, assim sendo, foi pedido aos indivíduos que no final de cada turno diário procedessem-se ao preenchimento da checklist de registo diário relativa ao turno realizado nesse dia.

(35)

3.3. Instrumentos

Para a recolha de dados nos momentos T1 e T2 foram utilizados um questionário com as seguintes escalas: dados sócio - demográficos, exigências e recursos gerais do trabalho, burnout e engagement. Para o registo diário das ocorrências, utilizou-se um instrumento construído para o efeito. Os respectivos exemplares podem ser consultados em anexo. A escolha destes instrumentos teve por base as referências bibliográficas que fundamentam a teoria subjacente.

3.3.1 Questionário Sócio – Demográfico

Este questionário, utilizado em T1 foi desenvolvido especificamente para o presente estudo com o objectivo de poder contribuir para uma melhor caracterização da amostra. É constituído por itens que fornecem informações demográficas relativas ao sexo, idade, nível de escolaridade, categoria profissional, período de tempo referente ao desenvolvimento da função, estado civil e número de filhos.

3.3.2. Questionário de Exigências e Recursos Gerais do Trabalho

Optamos por adoptar várias escalas presentes na literatura e integrá-las num único questionário. As quatros escalas que são descritas de seguida são retiradas do original do questionário Job Content Questionnaire de Karasek (1985). De seguida descrevemos cada uma das escalas que o compõem.

(36)

Excesso de trabalho. Avalia as exigências quantitativas com que o técnico se pode

confrontar no desenvolver da sua actividade profissional, é composta por quatro itens e um exemplo de um item desta escala é: “Não tenho tempo para fazer o meu trabalho”.

Controlo . Avalia a percepção de controlo que o indivíduo tem sobre a sua tarefa, é

composta por quatro itens e um exemplo de um item desta escala é: “Tenho controlo sobre o que acontece no meu trabalho” .

As respostas destas duas dimensões são registadas numa escala tipo Likert de quatro pontos que varia entre Discordo Muito (1) a Concordo Muito (4).

Suporte da chefia. Avalia as fontes de suporte social que o técnico sente por parte dos

elementos que constituem a chefia, é composta por quatro itens e um exemplo de um item desta escala é: “A minha chefia presta atenção às coisas que eu digo”.

Suporte dos colegas. Avalia o suporte que o técnico percepciona por parte dos

colegas, é composta por seis itens e um exemplo de um item desta escala é: “Os meus colegas interessam-se pessoalmente por mim” .

As respostas destas duas dimensões de suporte socialsão registadas numa escala tipo Likert de quatro pontos que varia entre Discordo Muito (1) a Concordo Muito (4).

(37)

Burnout. Avaliámos o burnout através da adaptação de Marques Pinto (2000) do Maslach Burnout Inventory - Versão de Profissionais de Saúde (Schaufeli, Leiter,

Maslach, & Jackson, 1996). Avalia duas dimensões: exaustão emocional e cinismo. A primeira avalia a percepção do esgotamento da energia dos recursos emocionais do profissional e como este se sente emocionalmente esgotado e ultrapassado pelas exigências do trabalho, é composta por nove itens e um exemplo de um item desta escala é: “Sinto-me emocionalmente esgotada (o) pelo meu trabalho”. A segunda avalia a presença de sentimentos e atitudes negativas para com os utentes, é composta por cinco itens e um exemplo de um item desta escala é “Sinto que trato algumas vítimas como se fossem objectos Impessoais”.

A resposta é registada numa escala tipo Likert de seis pontos que varia entre Nunca (0) a Todos os dias por ano (6).

Enggement. Avaliámos o engagement através da adaptação de Marques Pinto (2007)

do Engagement Inventory (Schaufeli, Martínez, Pinto, Salanova, & Bakker, 2002). Avalia duas dimensões: Vigor e dedicação. A primeira avalia o envolvimento e dedicação do técnico à tarefa realizada como uma construção motivacional positiva no desenvolver da actividade profissional, é composta por seis itens e um exemplo de um item desta escala é “Quando estou a trabalhar, sinto-me cheia (o) de energia”. A segunda avalia a atribuição de significado ao trabalho desenvolvido e o quanto o trabalho constitui um desafio, é composta por cinco itens e um exemplo de um item desta escala é “Considero que o trabalho que realizo tem significado e objectivos”.

(38)

A resposta é registada numa escala tipo Likert de seis pontos que varia entre Nunca (0) a Todos os dias por ano (6).

3.3.3. Registo Diário de Ocorrências

Para o registo das situações com que os técnicos são confrontados diariamente construímos uma medida que denominamos de Registo Diário de Ocorrências. Esta medida é composta por uma primeira secção que identifica o tipo de ocorrência e quais os factores que contribuíram para tornar mais difícil e inesperada essa mesma ocorrência. Foi pedido em primeiro lugar a identificação do acontecimento mais stressante do dia (existiam oito possíveis) e depois foi pedido para classificar o grau de stress provocado pelo acontecimento numa escala tipo Likert de cinco pontos que varia entre Nada (1) a Muitíssimo (5) e um exemplo de um item desta escala é “Pediatria”. A resposta aos factores que contribuíram como factores indutores de stress é composta por onze itens e é registada numa escala tipo Likert de cinco pontos que varia entre Nada (1) a Muitíssimo (5), um exemplo deste item é “Falta de comunicação hierárquica”.

A segunda secção identifica o tipo de ocorrência e quais os factores que contribuíram para tornar mais interessante e motivante essa mesma ocorrência.

Foi pedido em primeiro lugar a identificação do acontecimento mais desafiante do dia (existiam oito possíveis) e depois foi pedido para classificar o grau de motivação provocado pelo acontecimento numa escala tipo Likert de cinco pontos

(39)

“Trauma complicado”. A resposta aos factores que contribuíram como factores facilitadores é composta por doze itens e é registada numa escala tipo Likert de cinco pontos que varia entre Nada (1) a Muitíssimo (5) e um exemplo deste item é “Relação estabelecida com a vítima”.

3.4. Procedimentos Estatísticos

Na análise estatística do estudo foi utilizado o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e o programa de Equações Estruturais AMOS (Analysis of Moment Structures).

3.5. Estudos das Medidas

Para o Questionário de Exigências, Suporte e Controle foi realizada uma Análise Factorial Confirmatória (AFC) com o objectivo de testar a estrutura latente das respostas aos itens das escalas no sentido de verificar o grau de ajustamento entre os dados e o modelo teórico proposto. No que se refere aos estudos de fidelidade, avaliámos a consistência interna da medida com coeficientes Alfa de Cronbach.

Para concretizar a AFC foi utilizado o programa de Equações Estruturais AMOS e foi adoptando o critério de estimação livre da máxima verosimilhança que consiste numa função de ajustamento frequentemente utilizada neste tipo de estudos, em que o algoritmo vai proceder à convergência num processo de melhoramentos progressivos ou de aproximações sucessivas entre matriz teórica estimada e a observada. Confrontamos dois modelos, o modelo um onde consideramos 1 factor no

(40)

qual incluímos todos os itens dependentes de uma única variável latente e um modelo de 4 factores : um com os quatro itens do controlo associados à mesma variável latente; outro com os quatro itens das exigências do trabalho incluídos na mesma variável latente; outro com os seis itens do suporte dos colegas associados à mesma variável latente; e outro com os quatro itens do suporte da chefia incluídos na mesma variável latente.

Dos vários indicadores possíveis para avaliar o ajustamento do modelo, utilizamos no presente estudo o RMSEA (Root Mean Square Error of

Approximation), o CFI (Bentler Comparative Fit Index), o TLI (Tucker- Lewis index)

e o SRMR (Standardized Root Mean Squared Residual). De acordo com Hu & Bentler (1999) é sugerido que em amostra inferiores a 500 participantes, se aceite o modelo caso se reúna uma das seguintes condições: a) TLI ≥ 0,95 e SRMR ≤ 0,09; b) CFI ≥ 0,95 e SRMR ≤ 0,09 ou c) RMSEA ≤ 0,06 e SRMR ≤ 0,09.

Verificamos que no momento T1(N=110) com os 4 factores apresenta um fit adequado (SRMR= 0,06; TLI= 0,94; CFI= 0,96 e RMSEA= 0,07) ao contrário do modelo de 1 factor (SRMR= 0,07; TLI= 0,78; CFI= 0,85 e RMSEA= 0,13).

No momento T2 (N=101) o modelo com 4 factores também apresenta um fit adequado (SRMR= 0,06; TLI=0,86; CFI= 0,90 e RMSEA= 0,09).

Relativamente à consistência interna no momento T1 (N=110) os coeficientes Alfa de Cronbach são respectivamente: excesso de trabalho = 0.66, controlo = 0.79,

(41)

coeficientes Alfa de Cronbach são respectivamente: excesso de trabalho = 0.64, controlo = 0.73, suporte da chefia = 0.85 e suporte dos colegas = 0.73.

No que se refere ao Burnout e Engagement não foi realizada Análise Factorial Confirmatória devido ao facto destes instrumentos já se encontrar adaptado à população portuguesa por Marques Pinto (Burnout – Marques Pinto, 2000; Engagement - Schaufeli, Martínez, Pinto, Salanova, & Bakker, 2002). Relativamente à consistência interna no momento T1 (N=110) os coeficientes Alfa de Cronbach para o burnout são respectivamente: exaustão = 0.83, cinismo = 0.52 e para

engagement são: vigor =0.83 e dedicação = 0.84. No momento T2 (N=101) os

coeficientes Alfa de Cronbach para o burnout são respectivamente: exaustão = 0.86, cinismo = 0.51 e para engagement são: vigor =0.86 e dedicação = 0.88.

O Alfa de Cronbach para a variável cinismo é mais baixo, no entanto este resultado é consistente com dados referidos na literatura por Schaufeli e Bakker (2004).

Para o questionário de registo diário das ocorrências foi realizada uma análise factorial exploratória com rotação varimax, pelo facto desta medida ter sido criada para este estudo. Verificámos que a estrutura factorial foi redundante ao longo dos 22 dias e que consistia em 2 factores com quatros itens cada. O primeiro factor incluía os itens “Não ter conseguido aplicar todos os conhecimentos adquiridos, “Falta de comunicação hierárquica”, “Agressões verbais dos acompanhantes das vítimas” e “Ausência de reconhecimento”, que correspondem a aspectos que contribuíram para tornar mais stressante o acontecimento desse dia. O segundo factor incluía os itens

(42)

“Conhecer o método de trabalho do colega de equipa”, “Ter formação adequada à situação”, “Ter conseguido dar uma resposta adequada à exigência da ocorrência” e “Ter recebido reconhecimento da vítima”. que correspondem a aspectos que contribuíram para tornar mais desafiante o acontecimento do dia. Criámos assim duas variáveis diárias, “Obstáculos” e “Facilitadores” para cada um dos sujeitos.

No que se refere aos estudos de fidelidade, avaliámos a consistência interna da medida com coeficientes Alfa de Cronbach e verificamos que os valores de Alfa para os “obstáculos” variam respectivamente entre o valor 0,45 (14º dia) e o valor de 0,91 (12º dia). No que diz respeito aos “facilitadores” os valores de coeficiente Alfa de Cronbach variam respectivamente entre o valor 0,58 (15º dia) e o valor 0,88 (16º dia). Apesar destes valores mínimos serem bastante baixos são valores isolados porque verificamos que nos restantes dias que os valores de Alfa de ambos são consideravelmente bons, como podemos verificar no que respeita às exigências em que o valor seguinte é de 0,82 (15º dia) e no que respeita aos recursos em que o valor seguinte é de 0,88 (16º dia).

Posteriormente criámos índices de stress e motivação diários. O primeiro é constituído através da multiplicação do nível de stress sentido em cada dia pelo somatório do nível “obstáculos” ocorridos diariamente. O segundo é constituído através da multiplicação do nível de motivação sentido em cada dia somatório do nível dos factores “facilitadores” ocorridos diariamente.

(43)

índice de acontecimentos desafiantes diários, calculando a média dos seus respectivos índices de motivação nos 22 dias.

4. Apresentação de Resultados

Nesta secção apresentamos os resultados do estudo empírico realizado em duas fases, numa primeira parte apresentamos a estatística descritiva e a análise de correlações dos resultados e posteriormente, apresentamos os resultados das análises efectuadas no sentido de testarmos as nossas hipóteses.

4.1. Estatística Descritiva

Apresentamos de seguida a estatística descritiva das diversas variáveis estudadas para o total da amostra (N= 101) nos momentos T1 e T2.

Tabela 1- Médias e desvio padrão para todas as variáveis nos momentos T1 (N=110) e T2 (N=101) (Teste –t) T1 T2 (N = 110) (N = 101) Média DP Média DP t Excesso de trabalho 3.07 0.61 3.13 0.58 -1.41* Controlo 2.95 0.75 2.93 0.66 0.48 Suporte da chefia 2.18 0.63 2.16 0.61 0.30 Suporte dos colegas 3.10 0.44 3.05 0.39 1.12* Exaustão 2.30 1.15 2.33 1.16 -0.62 Despersonalização 1.68 1.06 1.76 0.99 -1.04* Vigor 4.32 1.06 4.26 1.04 1.19* Dedicação 4.64 1.05 4.55 1.13 1.11* _________________________________________________________________________________ * p<.05; ** p<.01; *** p<.001

(44)

Como se pode observar na Tabela, existem diferenças significativas entre os dois momentos temporais nas respostas ao nível de algumas variáveis, nomeadamente, percebe-se que o valor da média da variável excesso de trabalho aumenta de forma significativa no momento T2 assim como a variável despersonalização que apresenta um valor significativamente mais elevado em T2, em relação à variável suporte dos colegas, e às variáveis core do engagement todas apresentam um valor mais elevado no momento T1 sofrendo um decréscimo significativo dos seus valores em T2.

Apresentamos de seguida a estatística descritiva dos itens que correspondem aos “Obstáculos” diários e aos “Facilitadores” diários para cada um dos sujeitos para o total da amostra (N= 101).

Tabela 2- Médias e desvio padrão da exigências e recursos do trabalho avaliados diariamente (N=101)

(N = 108)

Média DP Exigências diárias

Não ter conseguido aplicar todos os conhecimentos adquiridos 2,52 .36 Falta de comunicação hierárquica 2,30 .38 Agressões verbais dos acompanhantes das vítima 2,16 .36 Ausência de reconhecimento 2,32 .42 Recursos diários

Conhecer o método de trabalho do colega de equipa 3,41 .34 Ter formação adequada à situação 3,79 .26 Ter conseguido dar uma resposta adequada à exigência da ocorrência 3,92 .21 Ter recebido reconhecimento da vítima 3,01 .25

(45)

4.2. Análise de Correlações

Apresentamos de seguida o resultado das correlações encontradas entre as diversas variáveis estudadas nos dois momentos.

Tabela 3 - Correlações de Pearson entre as variáveis estudadas em T1 e T2

* p<.05; ** p<.01; *** p<.001

Como se pode observar a variável excesso de trabalho em T1 é positivamente correlacionada com exaustão em T1 (r2=.44, p<.01) e T2 (r2=.37, p<.01), suporte da

chefia em T1 (r2= -.28, p<.01) e T2 (r2= -.25, p<.05), e dedicação em T1 (r2= -.20, p<.05). Em T2 esta variável é positivamente correlacionada com exaustão em T1

(r2=.37, p<.01) e em T2 (r2=.46, p<.01) e T2 (r2= -.20, p<.05). A variável controlo em

T1 é positivamente correlacionada com vigor em T1 (r2=.22, p<.05). A variável

suporte da chefia é positivamente correlacionada vigor em T1 (r2=.22, p<.05),

dedicação em T1 (r2=.21, ) e T2 (r2=.24, ) e negativamente correlacionada

extrb1 Contrl

1 supch1 supco1 extrb2 contrl

2 supch2 Supco2 exaus1 cinis1 vigor1 dedic1 exaus2 cinis2 vigor2 dedic2 Extrb1 Contrl 1 -.11 Supch1 -.28** .25** Supco1 .02 -.12 -.01 Extrb2 .81** -.22* -.19 .08 Contrl 2 -.17 .69** .20* .02 -.23* Supch2 -.25* .15 .77** -.05 -.29** .20* Supco2 .04 -.04 -.02 .70** .05 .02 -.11 Exaus1 .44** -.16 -.52** -.02 .37** -.13 -.36** .02 cinis1 .12 .06 -.16 -.20* .06 .08 .01 -.18 .37** vigor1 -.17 .22* .22* -.01 -.10 .19 .08 -.14 -.48** -.27** Dedic1 -.20* .06 .21* .03 -.17 .18 .15 -.07 -.44** -.28** .75** Exaus2 .37** -.09 -.32** -.01 .46** -.11 -.29** -.04 .78** .25* -.33** -.27** cinic2 .05 -.03 .08 -.20* .11 -.02 -.002 -.07 .27** .58** -.19 -.14 .43** vigor2 -.09 .06 .19 -.10 -.09 .14 .18 -.18 -.44** -.09 .77** .60** -.40** -.18 Dedic2 -.17 .10 .24* -.12 -.20* .13 .19 -.12 -.45** -.12 .61** .72** -.46** -.13 .80**

(46)

exaustão em T1 (r2=-.52, p<.01) e T2 (r2=-.32, p<.01). Em T2 esta variável é

negativamente correlacionada com as exaustão em T1 (r2=-.36, p<.01) e T2 (r2=-.29, p<.01). A variável suporte dos colegas em T1 é negativamente correlacionada com a

variável cinismo em T1 (r2= -.20, p<.05) e T2 (r2= -.20).

4.3. Teste de Hipóteses

De forma a testarmos as nossas hipóteses foram realizadas análises de regressão em que num primeiro passo foram introduzidas as variáveis controlo e os níveis da variável dependente em T1 (“modelo 1”), de modo a controlar a sua influência nas variáveis dependentes em T2, e num segundo passo foi adicionado a(s) variáveis preditivas de acordo com a hipótese a ser testada (“modelo 2”).

Apresentamos agora o teste de hipóteses relativo à H1 que pretendiam testar se os acontecimentos vividos diariamente influenciam o desenvolvimento do seu bem-estar, nomeadamente, na H1.1 que pressuponha que a vivência dos acontecimentos stressantes aumenta os níveis de burnout dos indivíduos.

Tabela 4 - Relação dos acontecimentos stressantes diários com o burnout

Variáveis Exaustão Despersonalização

____________________________________________________________ Modelo 1 Modelo 2 Modelo 1 Modelo 2 __________________________________________________________________________________ sexo -.03 -.03 -.02 -.02 tempo .03 .02 .03 .04 exaustao1 .79*** .78*** - - despersonalização1 - - .57*** .57*** stressores diários - -.02 - .03 R2 .60 .59 .31*** .31 AR2 .61 .00 .33*** .00 F 50.6 37.6 16.1 12.0

(47)

Como podemos observar na tabela 4, apenas o modelo 1 explica a exaustão no momento T2 assim como a despersonalização no momento T2, por efeito da respectiva variável dependente no momento T1, e a introdução no modelo 2 da variável stressores diários não revela valores de influencia significativos nestas variáveis core do burnout. Estes resultados sugerem que os stressores vividos pelos indivíduos ao longo destes 22 dias não influenciaram o aumento do burnout nesse período, sendo a nossa hipótese H1.1. rejeitada.

Em relação à H1.2., pretendia-mos testar se os acontecimentos desafiantes aumenta os níveis de engagement .

Tabela 5 - Relação dos acontecimentos desafiantes com o engagement

Variáveis Dedicação Vigor

_____________________________________________________ Modelo 1 Modelo 2 Modelo 1 Modelo 2 __________________________________________________________________________________ sexo .09 .09 -.02 -.02 tempo .10 .10 .06 .06 dedicação1 .73*** .73*** - - vigor1 - - .76*** .76*** desafios diários - .07 - .01 R2 .52 .52 .58 .57 AR2 .53*** .01 .59*** .00 F 36.9 28.0 46.8 34.7 __________________________________________________________________________________ * p<.05,** p<.01, *** p<.001

Como podemos observar na tabela 5, apenas o modelo 1 explica a dedicação no momento T2 assim como o vigor no momento T2, por efeito da respectiva variável dependente no momento T1, e a introdução no modelo 2 da variável desafios diários não revela valores de influencia significativos nestas variáveis core do engagement. Estes resultados sugerem que os desafios vividos pelos indivíduos ao

(48)

longo destes 22 dias não influenciaram o aumento do engagement nesse período, sendo a nossa hipótese H1.2. rejeitada.

Apresentamos agora o teste de hipóteses relativo à H2 se as exigências e os recursos do trabalho influenciam o desenvolvimento do bem-estar dos indivíduos, nomeadamente, na H2.1 que pretendia testar se o excesso de trabalho promove o

burnout.

Tabela 6 - Relação das exigências e recursos do trabalho e excesso de trabalho com burnout

Variáveis Exaustão Despersonalização

_____________________________________________________ Modelo 1 Modelo 2 Modelo 1 Modelo 2 __________________________________________________________________________________ sexo -.03 -.03 -.02 -.02 tempo .03 .03 .03 .04 exaustao1 .79*** .76*** - - despersonalização1 - - .57*** .57*** excesso de trabalho1 - .06 - .01 R2 .60*** .60 .31 .30 AR2 .61*** .00 .33*** .00 F 50.6 38.0 16.1 11.9 __________________________________________________________________________________ * p<.05,** p<.01, *** p<.001

Como podemos observar na tabela 6, apenas o modelo 1 explica a exaustão no momento T2 assim como a despersonalização no momento T2, por efeito da respectiva variável dependente no momento T1, e a introdução no modelo 2 da variável excesso de trabalho T1 não revela valores de influencia significativos nestas variáveis core do burnout. Estes resultados sugerem que o excesso de trabalho dos indivíduos no momento T1 não influenciaram o aumento do burnout no momento T2, sendo a nossa hipótese H2.1. rejeitada.

(49)

Tabela 7 – Relação do controlo, suporte dos colegas e da chefia com o engagement

__________________________________________________________________________________ Variáveis Dedicação Vigor

_____________________________________________________ Modelo 1 Modelo 2 Modelo 1 Modelo 2 __________________________________________________________________________________ sexo .09 .09 -.02 -.03 tempo .10 .10 .06 .06 dedicação1 .73*** .71*** - - vigor1 - - .76*** .76*** controlo1 - .05 - -.10 suporte chefia1 - .09 - .10 suporte colegas1 - -.13 - -.11 R2 .52*** .53 .58*** .59 AR2 .53*** .03 .59*** .03 F 36.9 20.1 46.8 25.1 __________________________________________________________________________________ * p<.05,** p<.01, *** p<.001

Como podemos observar na tabela 7, apenas o modelo 1 explica a dedicação no momento T2 assim como o vigor no momento T2, por efeito da respectiva variável dependente no momento T1, e a introdução no modelo 2 dos recursos no trabalho (controlo, suporte da chefia e suporte dos colegas) não revela valores de influencia significativos nestas variáveis core do engagement. Estes resultados sugerem que os recursos do trabalho no momento T1 não influenciaram o aumento do engagement no momento T2, sendo a nossa hipótese H2.2. rejeitada.

Em relação à hipótese H3 que pressupõe uma interação entre as variáveis, a regressão hierárquica é constituída por três passos. No primeiro passo introduzimos as variáveis controlo e a variável dependente obtida no primeiro momento, no segundo passo introduzimos a variável independente e a moderadora e, finalmente, no terceiro momento introduzimos a interacção entre a variável independente e a variável moderadora. Para evitar a colineariedade as duas variáveis, quer a independente quer a moderadora, foram centradas (variável menos a respectiva média).

(50)

A H3 postula que o impacto dos acontecimentos do dia a dia no bem-estar é moderado pelas características do trabalho, verificamos que os resultados permitem dar suporte à H3.1 na qual defendemos que a vivência de acontecimentos stressantes aumenta os seus níveis de burnout de um modo mais intenso quando os indivíduos têm excesso de trabalho.

Tabela 8 – Relação entre acontecimentos stressantes, burnout e excesso de trabalho

_______________________________________________________________________________ ___ Variáveis Exaustão Despersonalização

____________________________________________________________________ Modelo 1 Modelo 2 Modelo 3 Model 1 Modelo 2 Modelo 3 __________________________________________________________________________________ sexo .03 .03 -.03 -.02 -.02 -.04 tempo .03 .03 .03 .03 .04 .05 exaustão .79*** .76*** .76 *** - - - despersonalização - - - .57*** .57*** .56*** exigências diárias - -.03 -.03 - .03 .01 excesso de trabalho1 - .06 .06 - .01 .02 exig. X exces. trab - - .01 - - .18* R2 .60*** .59 .60 .31*** .30 .33 AR2 .61*** .00 .00 .33*** .00 .03* F 50.6 .411 .023 16.1 0.1 4.7 __________________________________________________________________________________ * p<.05,** p<.01, *** p<.001

Como podemos observar na tabela 8, o modelo 1 das variáveis demográficas não explica quer o valor da variância da variável exaustão que assume um valor significativo (p<.001), quer da variância da variável despersonalização que também assume um valor significativo (p<.001). Podemos observar também que no modelo 2 a introdução das variáveis exigências diárias e excesso de trabalho não revela valores que se verificam de influencia significativa na relação com as variáveis core do burnout, no entanto, com a introdução no modelo 3 da nova variável exigênciasxexctrabalho podemos observar que esta assume um valor significativo para a variável despersonalização. Estes resultados sugerem que o excesso de

(51)

trabalho em conjunto com as exigências diárias aumentam a despersonalização dos indivíduos o que revela que são preditivas do burnout.

Verificamos que este efeito moderador vai no sentido esperado tal como podemos observar na figura 3 no resultado obtido pelo método proposto por Johns (1994).

Figura 3- Moderação entre acontecimentos stressantes, burnout e excesso de trabalho

Sendo a despersonalização uma das dimensões Core do burnout, no essencial este resultado confirma em parte a H3.1 que postula que a vivência de acontecimentos stressantes aumenta os níveis de burnout de um modo mais intenso quando os indivíduos têm excesso de trabalho.

Em relação à H3.2 pretendia-mos testar se a vivência de acontecimentos desafiantes aumenta os seus níveis de engagement de um modo mais intenso quando os indivíduos têm elevado suporte dos colegas.

Imagem

Tabela  1-  Médias e desvio padrão para todas as variáveis nos momentos T1 (N=110) e T2  (N=101) (Teste –t)  T1  T2         (N = 110)        (N = 101)  Média           DP         Média         DP               t                    Excesso de trabalho   3.0
Tabela 2-  Médias e desvio padrão da exigências e recursos do trabalho avaliados diariamente  (N=101)
Tabela 3 - Correlações de Pearson entre as variáveis estudadas em T1 e T2
Tabela 4 - Relação dos acontecimentos stressantes diários com o burnout
+7

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

A asma, cada vez mais aceite como uma doença genética complexa, é uma doença inflamatória que apresenta uma grande variabilidade na suscetibilidade e progressão

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Os resultados apresentados na figura 6.31 e tabela 6.7 em conjunto com a composição química da superfície dos revestimentos (tabela 6.3), foram processados e geraram a figura 6.32

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de