• Nenhum resultado encontrado

FÍSICA EXERCÍCIOS DE HIDROSTÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "FÍSICA EXERCÍCIOS DE HIDROSTÁTICA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

1

SOBRE

Apanhado de exercícios sobre hidrostática selecionados por segrev. O objetivo é que com esses exercícios você esteja preparado para a prova, mas não use-os como única fonte de estudo. O material acompanha respostas e resoluções de alguns problemas. Qualquer dúvida pode ser postada no blog, mas o ideal é que você tente fazer os exercícios sozinho por um tempo e depois veja a resolução no final do material ou peça ajuda no blog. Os exercícios não estão ordenados e nem foram escolhidos por critério, a não ser tratar do assunto hidrostática. Portanto, a lista contém exercícios fáceis e difíceis (a maioria, pois foram selecionados de vestibulares) em ordem aleatória.

FORMULÁRIO

(3)

1. (UNIFESP) O sistema de vasos comunicantes da figura contém água em repouso e simula uma situação que costuma ocorrer em cavernas: o tubo A representa a abertura para o meio ambiente exterior e os tubos B e C representam ambientes fechados, onde o ar está aprisionado.

A B C

Sendo pA a pessão atmosférica ambiente, PB e PC as pressões do ar confinado nos ambientes B e C, podese afirmar que é válida a relação

(A) PA = PB > PC

(B) PA> PB = PC (C) PA> PB> PC (D) PB> PA> PC (E) PB> PC> PA

(4)

2

Quando no recipiente com água, a porção submersa da régua é de 10,0 cm e, quando no recipiente com o líquido desconhecido, a porção submersa é de 8,0 cm. Sabendo-se que a massa específica da água é 1,0 g/cm3, o estudante deve afirmar que a massa específica procurada é

(A) 0,08 g/cm3. (B) 0,12 g/cm3. (C) 0,8 g/cm3. (D) 1,0 g/cm3. (E) 1,25 g/cm3.

3. (UNIFESP) A figura representa um cilindro flutuando na superfície da água, preso ao fundo do recipiente por um fio tenso e inextensível.

Acrescenta-se aos poucos mais água ao recipiente, de forma que o seu nível suba gradativamente. Sendo E��⃗ o empuxo exercido pela água sobre o cilindro, T��⃗

a tração exercida pelo fio sobre o cilindro, P��⃗ o peso do cilindro e admitindo-se

que o fio não se rompe, pode-se afirmar que, até que o cilindro fique completamente imerso,

(A) o módulo de todas as forças que atuam sobre ele aumenta.

(B) só o módulo do empuxo aumenta, o módulo das demais forças permanece constante.

(C) os módulos do empuxo e da tração aumentam, mas a diferença entre eles permanece constante.

(D) os módulos do empuxo e da tração aumentam, mas a soma deles permanece constante.

(E) só o módulo do peso permanece constante; os módulos do empuxo e da tração diminuem.

(5)

constante igual à pressão atmosférica ao nível do mar. Considerando 1 atm = 105 Pa, a diferença entre a pressão, junto a suas paredes, fora e dentro

do submarino, é da ordem de:

(A) 0,1 atm. (B) 1,0 atm. (C) 5,0 atm. (D) 50,0 atm.

5. (UERJ) Um adestrador quer saber o peso de um elefante. Utilizando uma prensa hidráulica, consegue equilibrar o elefante sobre um pistão de 2000 cm2 de área, exercendo uma força vertical F equivalente a 200 N, de cima para baixo, sobre o outro pistão da prensa, cuja área é igual a 25 cm2.

Calcule o peso do elefante.

6. (UERJ) Duas esferas, A e B, de pesos PA e PB , de mesmo volume, de materiais distintos e presas a fios ideais, encontram-se flutuando em equilíbrio no interior de um vaso cheio de água, conforme o desenho:

(6)

4

A força que o líquido exerce em A é FA e a exercida em B é FB . Sendo assim, as relações entre os pesos PA e PB e as forças FA e FB são:

(A) PA> PB e FA = FB (B) PA = PB e FA = FB (C) PA> PB e FA> FB (D) PA = PB e FA> FB

7. (UNIRIO) O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C.

Com relação à pressão exercida sobre o plano de apoio, pode-se afirmar que é:

(A) maior, se apoiado na face A. (B) maior, se apoiado na face B. (C) maior, se apoiado na face C.

(7)

RESPOSTAS E EXPLICAÇÕES

EXERCÍCIO 1. Correta: (D).

Basicamente, a pressão é maior onde o líquido está mais baixo, então a resposta é PB> PA> PC. Tentando explicar:

Analisaremos a pressão em três pontos: 1, 2 e 3.

A pressão nesses pontos é a mesma: P1 = P2 = P3.

I. Considerando ρ = densidade do líquido, sabe-se que pressão exercida pelo líquido é ρ.g.h. O primeiro tubo está aberto para a atmosfera, então sofre pressão dela (PA) e mais a do líquido (ρ.g.hA), portanto: P1 = PA + ρ.g.hA.

II. No ponto 2 há apenas a pressão do ar confinado em B (PB), pois não está debaixo do liquido e o tubo é fechado, então: P2 = PB.

III. Eno ponto 3 há a pressão do ar em C (PC) mais a do líquido: P3 = PC + ρ.g.hC. Podemos igualar I , II e III, já que a pressão nesses três pontos é igual:

PA + ρ.g.hA = PB = PC + ρ.g.hC.

PB> PA, pois P2 iguala-se a P1 apenas com PB, enquanto P1 precisa de PA mais a pressão da água para ser igual.

hC é maior que hA (veja a figura), então PA > PC, pois a altura define a pressão exercida pelo líquido.

EXERCÍCIO 2. Correta: (E).

O exercício trata de empuxo (E = ρL.VL.g). O objeto afunda mais em água do que no líquido desconhecido, então a densidade do líquido deve ser maior que a da água. A única alternativa que contempla isso é a 1,25 g/cm3. Para provar:

O objeto fica parado nos dois casos, flutuando tanto em água quanto no líquido desconhecido. O empuxo (E), portanto, é igual ao peso (P) do objeto. Logo, em ambos os casos empuxo é o mesmo, pois o peso do objeto não muda. Queremos saber a densidade do líquido desconhecido (ρD) Aplicando as fórmulas:

I. em água temos: E = ρA.VA.g;

(8)

6

Como o empuxo é igual: ρA.VA.g = ρD.VD.g

1 . 10 . g = ρD . 8 . g 10 = 8ρD

ρD = 10/8 = 1,25g/cm3

EXERCÍCIO 3. Correta: (C).

As forças que atuam no objeto são: empuxo E��⃗, tração T��⃗ e peso P��⃗.

Considerações: a força de tração é exercida pela corda. Como o objeto não está indo para baixo, já que está flutuando, E = P ou E > P. Dessa forma, o valor da

tração será o empuxo menos o peso do objeto (T = E-P). É perguntado o que acontece conforme é adicionada água ao recipiente até que o objeto fique completamente encoberto. Com a adicação de água, o empuxo aumenta, visto que o volume de água deslocada pelo objeto será maior. Consequentemente, a tração também aumeta. O peso do objeto é sempre o mesmo, pois é definido pela massa do objeto e pela gravidade, que permenecem constantes independente da adição da água. A partir dessas considerações:

Alternativa (A) é incorreta, porque afirma que o módulo de todas as forças que atuam no objeto aumentam com a adição de água, porém apenas o empuxo e tração aumentam.

Alternativa (B) é incorreta porque afirma que apenas o módulo do empuxo aumenta, sendo que, como consta nas considerações, a tração também aumenta.

Alternativa (D) é incorreta. Afirma que os módulos do empuxo e tração aumentam e que a soma deles é constante. Porém, se ambos aumentam, não tem como a soma continuar a mesma, não é? Dispensa explicações...

(9)

Alternativa (C) é correta. Afirma que o módulo da empuxo e tração aumentam, mas a diferença entre eles continua a mesma. É verdadeiro, já que, sendo x a diferença entre E e T:

I. E-T = x

II. T = E-P (como visto nas considerações). Substituindo T de II em I, temos:

E-(E-P)= x; E-E+P = x; P = x;

Chegamos no resultado de que a diferença é igual ao peso, que é constante, conforme explicado nas considerações. Logo, a diferença é sempre a mesma.

EXERCÍCIO 4. Correta: (C).

O exercício pede a diferença entre a pressão externa ao submarino e a interna, sendo a última é igual a 1 atm, conforme o enunciado. Para calcular a pressão externa, utilizamos a pressão total, que é a pressão do líquido + pressão da atmosfera (1 atm). Sabe-se que a cada 10 metros que descemos na água a pressão aumenta 1 atm. Como o submarino está a 50 metros, a pressão externa é de 5 atm + 1 atm. A diferença fica: 6 atm (externa) – 1 atm (interna) = 5 atm.

EXERCÍCIO 5. Discursiva, não há alternativas.

Trata-se de um prensa hidráulica, que de um lado recebe uma força F de 200N, numa superfície de área 25cm2, e do outro o peso elefante (P), numa área de 2000cm2. A prensa está equilibrada e o exercício pede o calculo do peso do elefante.

Numa prensa hidráulica em equilíbrio, o módulo de uma força F1 aplicada numa área A1 será igual ao módulo de uma força F2 aplicada numa área A2. Temos a relação:

F1

A1=

F2

A2

Considerando F1 como o peso P do elefante, F2 a força F aplicada e A1 e A2 as

suas respectivas áreas, temos:

P

2000=

200

25 ⟶ 25P = 400000 ⟶ P =

400000

(10)

8

EXERCÍCIO 6. Correta: (A).

Vamos primeiro analisar o empuxo exercido pela água nas duas esferas. Para A temos FA = ρL.VL.g e para B temos FB = ρL.VL.g. O que acontece é que o peso do objeto e a profundidade em que se encontra não afeta o valor do empuxo, então para ambos a força é a mesma. FA = FB.

Para perceber quem é mais pesado, observamos que a esfera A possiu uma força peso P que não é compensada pelo empuxo, porque ela tende a ir para o fundo do recipiente (P > E). Já a esfera B tente a ir para a superfície e boiar,

então seu peso é menor que o empuxo (E > P). Logo, P

A> PB.

EXERCÍCIO 7. Correta: (C).

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá