• Nenhum resultado encontrado

MATERIAL DE APOIO – 01: CAPITALISMO X SOCIALISMO E GUERRA FRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MATERIAL DE APOIO – 01: CAPITALISMO X SOCIALISMO E GUERRA FRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MATERIAL DE APOIO

01: CAPITALISMO X SOCIALISMO E GUERRA FRIA

CAPITALISMO

O capitalismo é um sistema, hoje mundial, de funcionamento do mundo. É um sistema que está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Isto é, todos os objetos como utensílios, ferramentas, máquinas, matérias-primas, edificações e etc., usados na produção, pertencem a alguns indivíduos. O capitalismo está centrado na fabricação de produtos comercializáveis, que são chamados de mercadorias, sempre buscando o objetivo da obtenção do lucro.

Na economia capitalista, o elemento central é o capital. O capital nada mais é que todo o dinheiro que é investido no processo produtivo, buscando a geração de lucro. O capital é o dinheiro que se investe para que a “roda capitalista continue girando”; é o dinheiro investido em máquinas, mão-de-obra, instalações e outros elementos integrantes do processo de produção.

No sistema capitalista, a produção se destina ao mercado, ou seja, à comercialização; por isso é que dizemos que os países capitalistas adotam a economia de mercado. É sempre em função dos ditames do mercado que se desenvolve o processo produtivo: produção, circulação, e consumo das mercadorias, etapas que caracterizam o ciclo de reprodução do capital.

Para produzir as mercadorias, os proprietários dos meios de produção contratam mão-de-obra assalariada, isto é, empregados não-proprietários, que também vendem uma mercadoria: a sua força de trabalho.

Você, em relação ao tema “capitalismo”, certamente já ouviu falar em burguesia X proletariado, luta de classes, etc., não é mesmo? Realmente, em princípios do século XX, era assim que o sistema capitalista era analisado, através da oposição de duas classes: os burgueses, proprietários dos meios de produção, e os proletários, que vendiam sua força de trabalho. Mas cada vez mais, as transformações tecnológicas, econômicas e sociais, e o aprofundamento da divisão social do trabalho, imprimem novos elementos à estrutura capitalista. Veremos tudo isso mais adiante...

O capitalismo, como sistema sócio-econômico, passou a ser hegemônico no mundo ocidental a partir do século XVI, quando se deu

a transição do feudalismo para o mercantilismo.

Tal transição, não podemos nos esquecer, se deu de forma bastante desigual entre os países nos quais se instalou: nas porções orientais e centrais da Europa o processo foi mais lento, ao contrário do que aconteceu na porção ocidental e principalmente na Inglaterra, onde a transição foi mais acelerada.

Mercantilismo é o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. Algumas características:

Intervenção do Estado na Economia Os Estados deveriam incentivar a produção e proteger suas economias, como forma de evitar a concorrência de produtos estrangeiros. Assim, foram criadas alíquotas de importação para conter a entrada de produtos vindos de fora.

Metalismo Os países mercantilistas acreditavam que a sua prosperidade estaria determinada pela quantidade de metais preciosos acumulados. Assim, tentavam obter quantidades cada vez maiores de metais. Espanha e Portugal se sobressaíram porque possuíam colônias ricas em ouro e prata.

Balança Comercial Favorável Para que suas riquezas aumentassem, os países deveriam exportar (vender) mais que importar (comprar), fazendo com que o saldo comercial fosse positivo, obtendo lucro.

Protecionismo Alfandegário Para obter altos lucros, as potências européias deveriam dificultar as importações de mercadorias estrangeiras e estimular a produção de mercadorias nacionais; eram cobradas altas taxas alfandegárias, forçando o consumo de produtos nacionais.

Colonialismo Para suprir suas necessidades comerciais, ou seja, para obterem a maior quantidade possível de produtos para o comércio, os países europeus deveriam possuir colônias que os abastecessem de mercadorias e que consumissem seus excedentes a altos preços.

(2)

Fase industrial: A introdução da indústria moderna na Inglaterra marcou o início do que chamamos capitalismo industrial ou liberal. A industrialização trouxe grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais; ela não provocou mudanças apenas na forma de produção, mas direcionou toda a configuração do espaço que conhecemos hoje. Transformou as relações sócio-territoriais, difundiu cultura e técnica, aprofundou a competição entre as nações, concentrou a população no espaço onde se encontravam as fábricas, provocando o crescimento cada vez maior das cidades. Um dos aspectos mais importantes da Revolução Industrial, foi a enorme capacidade de transformação da natureza através da utilização cada vez maior de máquinas movidas a vapor, aumentando cada vez mais a quantidade de produtos disponíveis para o consumidor que pudesse comprar, o que multiplicava os lucros dos produtores capitalistas.

Gradativamente, ao longo do tempo, o capitalismo foi evoluindo e se transformando, se enraizando profundamente na história e na cultura das sociedades em que se

instalou; lentamente, foi se sobrepondo a outras formas de produção, até se

tornar dominante, o que, em nível mundial,

aconteceu em sua fase industrial.

Depois disso, ainda dividindo a história do capitalismo em períodos, temos a fase do capitalismo financeiro.

SOCIALISMO

Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda. Segue a seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista.

Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.

Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades.

Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo.

O modo de produção socialista foi adotado pela primeira vez na Rússia, por meio de um processo revolucionário, que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial. Depois da Segunda Guerra Mundial, uma série de outros países adotou o regime socialista como modelo de economia e organização política da sociedade. Nos anos seguintes, o socialismo experimentou um período de prosperidade e expansão, chegando a rivalizar com o Estados Unidos em avanço tecnológico, progresso econômico, desenvolvimento social e potencial bélico. Esse foi o período que ficou conhecido como Guerra Fria.

No final dos anos 1980, o principal país socialista, a União Soviética, enfrentava uma profunda crise política e econômica. As tentativas de superação dessa crise não tiveram êxito e o bloco foi dissolvido em 1991. A dissolução da União Soviética evidenciou as limitações do modelo socialista no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e à estabilidade política dos países que o adotaram. Atualmente, os países que ainda se definem como socialistas estão implementando uma série de reformas políticas e econômicas com o intuito de superar os problemas verificados na ex-URSS. Dentre essas reformas está a incorporação de mecanismos de economia de mercado dentro da estrutura de economia planificada, como vem fazendo a China.

(3)

As principais

experiências de

concretização do modo de produção socialista aconteceram na antiga União Soviética, na China e em Cuba. Nesses países, o

socialismo foi

implantado por

processos

revolucionários, que transformaram as bases

de produção

predominantemente feudais em modelos socialistas de produção. Esses países eram muito pouco industrializados, mas em pouco tempo alcançaram níveis

elevados de

desenvolvimento

industrial e econômico. O modelo socialista,

contudo, entrou em crise em medos

dos anos 1980. O pensamento socialista ganhou força entre os trabalhadores europeus no decorrer do século XIX e XX.

Com o processo de industrialização, as cidades européias se transformaram em centros urbanos habitados por massas de trabalhadores fabris. A organização das

greves e dos sindicatos operários, que visava resistir à exploração dos donos das fábricas (capitalistas), esteve sob forte influência do pensamento socialista.

O pensamento socialista foi fundamentado e desenvolvido por Karl Marx. Marx é, ao lado de Friedrich Engels, o maior teórico do socialismo científico, criado a partir de observações feitas sobre a vida dos operários ingleses. Costuma-se

citar dois tipos de socialismo o socialismo real e o socialismo ideal (utópico).

GUERRA FRIA

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS (uma guerra nunca declarada). Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Socialismo real: é aquele que ainda existe em alguns países. Os quais aplicam o socialismo com a intenção de promover a igualdade entre as nações, em oposição ao capitalismo que se apóia na produção de desigualdades econômicas e sociais. Porém só conseguiram gerar mais pobreza, massacres em massa, etc.

Socialismo ideal: é aquele que só existiu na cabeça de seus idealizadores. É um socialismo utópico que visa promover a igualdade e a liberdade, coisas que são totalmente opostas, levando em consideração que a promoção da liberdade aumenta consideravelmente as desigualdades.

Crise do socialismo:O fim da União Soviética foi o principal sinal da crise do sistema socialista, nos anos 1980. Os países que ainda resistem em manter o modelo socialista, como a China e Cuba estão, na verdade, introduzindo lentamente mecanismos de mercado em suas economias. Os países que adotaram o modelo socialista conseguiram alcançar padrões elevados de qualidade de vida: acabaram com o analfabetismo, criaram um amplo e eficiente sistema de saúde pública para suas populações e eliminaram o desemprego.

No entanto, não conseguiram manter um padrão de crescimento econômico capaz de suprir as demandas criadas por suas nações, além de não terem conseguido superar os problemas de diversificação e aprimoramento tecnológico no setor industrial, o que implicou um profundo déficit de produção de bens industrializados no final dos anos 1980.

Na política e na administração pública, os países socialistas também não foram eficientes em criar sistemas dinâmicos e democráticos. Nos principais países socialistas, vigorou o sistema de partido único, que além de ser ineficiente quanto à administração dos negócios do Estado, era antidemocrático.

A URSS e Cuba tentaram estabelecer um sistema de trocas para superar suas deficiências econômicas. Os cubanos forneciam açúcar e fumo e recebiam petróleo e bens de consumo dos soviéticos. Essa alternativa, contudo, não foi suficiente para incrementar o aumento da produção.

(4)

Paz Armada Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros da OTAN: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Corrida Espacial EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

Caça às Bruxas Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta. Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

"Cortina de Ferro" Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".

Plano Marshall e COMECON As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Envolvimentos Indiretos Guerra da Coréia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Fim da Guerra Fria A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas “Alemanhas” são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

(5)

EXERCÍCIOS

1. Em abril de 1961, a União Soviética dá um salto tecnológico: sobe aos céus a Vostok, primeira nave pilotada por um ser humano. O cosmonauta era Yuri Gagarin, um jovem piloto de 26 anos. Durante cerca de 90 minutos, ele viajou em órbita da Terra a uma altura média de 320 quilômetros. Com Gagarin, a humanidade teve acesso a novos conhecimentos e aprendeu que a Terra vista do espaço é uma “imensa bola azul”. Nas ruas de Moscou, a população foi ao delírio.

Em resposta, o presidente dos Estados Unidos John Kennedy, em maio de 1961, prometeu que em menos de uma década um astronauta de seu país pisaria o solo da Lua. As palavras de Kennedy ditaram o ritmo e a estratégia do programa espacial norte-americano. O que estava em jogo não era apenas uma questão de natureza científica. O problema era essencialmente político.

Sobre o tema tratado no texto e o contexto abordado, pode-se afirmar que:

(A) o domínio do espaço representava, nos anos 1960, uma marca de superioridade científica e tecnológica, estratégia utilizada na disputa entre o modelo socialista e o capitalista, que buscavam demonstrar a grandeza, o progresso e a perfeição de seu sistema.

(B) a disputa tecnológica que marcou a corrida espacial teve como base o conhecimento científico produzido pelo programa espacial dos Estados Unidos, desenvolvendo-se graças à genialidade de pessoas como Yuri Gagarin e John Kennedy.

(C) os anos 1960 marcam uma grande revolução nos transportes e nas comunicações, com o desenvolvimento de tecnologias de ponta e popularização de microcomputadores e internet, sem os quais o homem não dominaria o espaço.

(D) levar o homem a pisar o solo da Lua foi a marca da disputa conhecida por nós como Guerra Fria, pautada na difusão dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, bem como no modelo de Estado liberal.

(E) União Soviética e Estados Unidos desenvolvem, desde os anos 1960, programas científicos e tecnológicos que contribuem para a solução de conflitos internacionais.

2. Durante o mundo bipolar, a constituição de alianças militares representadas pela OTAN (1949) e pelo Pacto de Varsóvia (1955), exprimiu a vigência das chamadas “fronteiras ideológicas”, separando capitalistas e socialistas no continente europeu. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às características da Guerra Fria:

(A) A Guerra Fria corresponde ao sistema bipolar de poder mundial que, logo após a Segunda Guerra, contrapôs os interesses soviéticos e norte-americanos, identificados nos sistemas socialista e capitalista, respectivamente.

(B) O citado “fim da Guerra Fria” decorreu da falência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e, em uma espécie de efeito dominó, da desintegração das chamadas Repúblicas Socialistas do Leste europeu.

(C) O fracasso da URSS fez-se acompanhar pelo declínio da República Popular da China, cuja tentativa de modernizar a sua economia sucumbiu ante a intransigência dos militares comunistas, o reduzido mercado interno e a incapacidade de ampliar a produção.

(D) ocorreu a derrota militar dos EUA no Vietnã, forçando o governo norte-americano a retirar suas tropas desse país do Sudeste asiático.

(E) A expressão Guerra Fria é utilizada para caracterizar o confronto político, militar, econômico e ideológico entre os EUA e a URSS, envolvendo seus respectivos aliados.

3. O final da década de 80 registra uma série de mudanças na ordem econômica e geopolíticas mundiais. Na verdade, o mundo bipolar construído desde o II pós-guerra já apresentava, a partir dos anos 70, sintomas de crise. A década de 90 vem sendo marcada por processos novos, alicerçados em um sistema multipolar. Sobre a velha ordem geopolítica e econômica é correto afirmar:

(A) Após o término da Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS, comandaram acordos de divisão do mundo segundo áreas de influência. A URSS teria controle sobre a Europa Ocidental, enquanto que os EUA sobre a Europa Oriental, em especial, Berlim e os Bálcãs.

(B) Após o término da Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS, comandaram acordos de divisão do mundo. Os EUA teriam controle sobre a Alemanha Oriental e Berlim e a URSS, sobre a Alemanha Ocidental.

(C) Após o término da Segunda Guerra Mundial, a divisão do espaço mundial em áreas de influência construía uma forma de controle estratégico sobre o mundo, já marcado pela multipolaridade.

(D) Após a Segunda Guerra Mundial, os conflitos regionais representavam uma manifestação localizada do confronto entre os EUA e a URSS pelo controle do espaço mundial.

(E) Apesar de ser concebido como uma estrutura sob o equilíbrio do terror, a ordem construída pós Segunda Guerra Mundial não se manifestou em guerras.

4. O modo de produção socialista foi adotado pela primeira vez na Rússia, por meio de um processo revolucionário, que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial. Podemos dizer que o modo de produção socialista se baseia:

(A) em tecnologias totalmente diferentes das que foram desenvolvidas no modo de produção capitalista

(B) no acúmulo de capital e na geração do lucro, o que constitui a base para divisão da sociedades em duas classes principais. (C) na dominação ideológica de outros povos, que acabam aderindo ao socialismo e passam a ser colônias dos países socialistas

mais desenvolvidos.

(D) no intercâmbio tecnológico e comercial com os países capitalistas desenvolvidos, o que permite a constante atualização do socialismo.

Referências

Documentos relacionados

[r]

A opção Enable context menu (Activar menu de contexto) mostra o menu do tabuleiro de sistema para o SmartControl Lite.. Clique com o botão direito do rato no ícone do tabuleiro

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde

Assim, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e avaliação de um sistema de cultivo 3D de células- tronco mesenquimais da placenta humana (CTMs-PH)

Finally, according to the Energy (2016), it was calculated a home final score with goal to get an overall evaluation and analysis of the entire house. The floor plan shows

Quando esse procedimento não for possível, o leite poderá ser encaminhado para armazenamento refrigerado em tanques comunitários, prática de grande importância para

Para isso, eles deverão observar o conjunto de obras de cada fase e descobrir o que elas têm em comum: a temática, a maneira como fo- ram pintadas, as cores e suas combinações, os