• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO TAINACAN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO TAINACAN"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE INDEXAÇÃO

“COLEÇÃO CORPUS DE REFERÊNCIA EM CI”

Para a execução das ações de indexação, o site a ser utilizado é o Acervo de Cultura Afro Brasileiro (http://afro.culturadigital.br/), desenvolvido numa parceira do Ministério da Cultura (MinC), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvido a partir da plataforma de gerenciamento de coleções, Tainacan.

Antes de iniciar de fato a indicação de como as etapas de execução vão transcorrer, é importante compreender o funcionamento da Plataforma e quais as suas possibilidades operacionais.

O Tainacan foi criado em 2009, através do próprio Ministério da Cultura - Minc, a partir de discussões em torno da Cultura Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira, reforçando a ideia de que é preciso encontrar formas de entender e atender o cenário que se desenha.

A plataforma tem como proposta, soluções técnicas de integração que anseiam pela simplicidade e que o usuário possa classificar e contextualizar os conteúdos lá disponibilizados, dando visibilidade às coleções publicadas, para ainda permitir a preservação e divulgação de parte da memória científica.

Seu desenvolvimento teve como intuito efetivar ao máximo a inteligência coletiva por meio da colaboração, se apresentando de fácil configuração e personalização, principalmente no processo de gestão das coleções digitais.

A ideia de coletividade no qual se baseia a web 2.0 pode ser visualizada de forma efetiva na maneira amigável e responsiva dada pelo usuário final quando utiliza a ferramenta. Assim, se tem uma importante ferramenta para análises de comportamento do que pode ser desenvolvido em repositórios digitais.

(2)

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO TAINACAN

A partir desse ponto as atividades serão divididas em passo para uma melhor visualização do que deve ser feito, e elas são:

Passo 1 – Cadastro no Acervo da Cultura Afro Brasileira; Passo 2 –Busca da coleção “Corpus de Referência em CI”; Passo 3 – Acesso a coleção “Corpus de Referência em CI”; Passo 4 – Acesso aos itens da coleção;

Passo 1 - Cadastro no Acervo da Cultura Afro Brasileira

Na primeira etapa deverá ser realizado o cadastro enquanto usuário no endereço www.afro.culturadigital.br para desenvolver todas as ações de interação na plataforma. Essa ação permitirá que aquilo que for realizado fique registrado e devidamente salvo.

Figura 1 Página Inicial do Acervo de Cultura Afro Brasileira (Tainacan)

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

(3)

Figura 2 – Cadastro (Tainacan)

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

Ao clicar na opção registrar será direcionada a uma página que dará duas opções de registro, a primeira utilizando o login do Facebook e a segunda através de um cadastro no qual será necessário inserir algumas informações.

Obs.: Nesse ponto fica recomendado a criação de um login a partir do preenchimento do formulário, por conta de instabilidade no processo de convergência entre o Facebook e o Tainacan.

Figura 3 Página de Cadastro (Tainacan)

(4)

Confirmado a criação do cadastro, é de suma importância que seja feito em seguida o login na plataforma como indica a Figura 4.

Figura 4 – Busca na página principal

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

Passo 2 Busca da coleção “Corpus de Referência em CI”

O segundo momento a ser realizado diz respeito à localização da Coleção que deverá ser trabalhada. Com o cadastro e login efetuado na plataforma, é preciso voltar à página inicial para efetuar a busca da coleção “Corpus de Referência em CI” bem como está indicado na Figura 5.

Figura 5 Busca na página principal

(5)

Quando efetuar a busca, a plataforma irá direcionar automaticamente para outra página com os “Resultados da Busca”. Dentre as opções deverá ser identificada aquela que consta como título “Corpus de Referência em CI” ou que tem como imagem de perfil a Figura 6.

Figura 6 – Imagem de perfil da Coleção Corpus de Referência em CI

Fonte: O autor (2018)

Figura 7 Resultado da busca

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

Passo 3 –Acesso a coleção “Corpus de Referência em CI”

(6)

como figuração em sua página inicial, além dos itens, uma ferramenta de busca exclusiva para coleção (Figura 9), dando assim mais autonomia ao seu controle.

Figura 8 –Página da Coleção “Corpus de Referência em CI”

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

Figura 9 – Ferramenta de busca da Coleção “Corpus de Referência em CI”

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

Passo 4 Acesso/Inserção das tags aos itens da coleção

(7)

Figura 10 –Página do item da coleção “Corpus de Referência em CI”

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

Figura 11 – Metadados dos itens da coleção

Fonte: Acervo de Cultura Afro Brasileira (2018, printscreen)

A seleção das tags deverá ser feita a partir da utilização base http://www.vocabularyserver.com/tbci/index.php (Figura 12).

(8)

listando as opções existentes (Figura 13). Além disso, é de suma importância que se entenda que todos os termos que constam no endereço em questão fazem parte do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação.

Figura 12 – Página principal do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação

Fonte: Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (2018, printscreen)

Figura 13 Resultado da Busca no Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação

(9)

Para cada item da coleção deverá ser escolhidos 5 termos para representá-los com base nos termos dispostos no endereço apresentado anteriormente. Escolhidos os 5 termos que irão representar os itens, a próxima ação será colocá-los no campo de metadado Tags.

Obs: No metadado “tags” é preciso que a inserção seja feita um termo de cada vez, onde ao digitar, seja salvo na sequência, repetindo a ação 5 vezes. Além disso, COLOCAR TODAS AS LETRAS EM MINÚSCULO.

A sequência de ações que deverá ser seguida para salvar todas as tags pode ser visualizada abaixo:

1º Passo: Clicar sob espaço “Campo vazio. Clique para editar”

2º Passo: Digitar o termo escolhido e em seguida clicar no ícone que se assemelha a um disquete:

3º Passo: Após salvar a tag, para adicionar uma nova é preciso clicar no ícone “editar”:

4º Passo: Aparecerá um campo para digitar uma nova tag e nele deverá ser inserido o outro termo escolhido. Essa ação deverá ser repetida até completar a inserção dos 5 termos.

(10)

Passo 5: Ao inserir os 5 termos, a visualização deverá ficar assim, só assim as tags estarão salvas.

CONCEITOS IMPORTANTES NO TAINACAN

Tendo em vista o uso do Tainacan para a indexação de artigos, é importante conhecer os conceitos utilizados pela plataforma:

Coleção: Conjunto de itens agrupados por uma determinada temática;

Etiqueta (tags): É um termo digitado livremente pelo usuário para a descrição de um item sem um controle ou normalização;

Assunto: É um termo que faz parte de um vocabulário controlado utilizado na descrição de um item. Pode estar ordenada em uma lista de termos alfabeticamente ou pode ser estruturado hierarquicamente;

Item: Um item é formado pelo objeto de conteúdo original;

Metadado: É um atributo ou relacionamento de um item ou objeto; Ex.: Autor, Descrição, Data, Licença, etc.

Como política básica de catalogação, os campos agrupados como Metadados (Dublin core) foram preenchidos da seguinte forma:

Autor – (DC.creator) preencha com o nome de cada autor, informe do primeiro ao último nome, com nomes do meio abreviados pela inicial seguida de ponto.

Título – (DC.title) preencha com o título em português

(11)

Fonte – (DC.source) informe a referência bibliográfica (use a BRAPCI para obter isto mais facilmente, desprezando a informação de “Disponível em...”. Normalize o nome dos autores)

Relação – (DC. Relation) deixar vazio Cobertura – (DC. Coverage) deixar vazio Contribuição – (DC. Contributor) deixar vazio Licença – (DC.Rights)deixar vazio

Publicador – (DC.Publisher) informe o nome da revista (Ex.: Ciência da Informação, Datagramazero)

Data – (DC.data) informe o ano de publicação do artigo

Formato – (DC.format) preencha com pdf ou htm Identificação – (DC.identifier) preencha com o número do artigo

Tipo – (DC.type) preencha com: Artigo

Imagem

Figura 1  –  Página Inicial do Acervo de Cultura Afro Brasileira (Tainacan)
Figura 2  –  Cadastro  (Tainacan)
Figura 5  –  Busca na página principal
Figura 6  –  Imagem de perfil da Coleção Corpus de Referência em CI
+4

Referências

Documentos relacionados

A drenagem linfática manual mostra-se eficaz durante o período gestacional por promover alivio das dores, causar relaxamento e reduzir o edema, principalmente

 Foi criado o Fundo Azul, que irá funcionar no âmbito de competências da Ministra do Mar, com a natureza de património autónomo e o objetivo de se constituir como um mecanismo de

2 /I nnen teil/Siche rheit svors chrift en/H and habu ng/ nicht in expl osions gefä hrd ete r Um gebu ng. 3 /I nnen teil/Siche rheit svors chrift en/H and habu ng/Ve rbr enn ungs

a) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta Nº 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber

§ 1º As reuniões ordinárias do Conselho Técnico da DRI, previstas no calendário, deverão ser convocadas por seu Presidente, mediante comunicação escrita aos demais membros e

Entrei  por  acaso  no  seu  blog  atarvés  da  busca  por  interpretação  do  Baralho  cigano  da Lenormand  e  adorei  alguns  tópicos.  Sempre  gostei 

dabad@assemblee‐nationale.fr ,  davdouillet@gmail.com ,  dbaert@assemblee‐nationale.fr ,  dbatho@assemblee‐ nationale.fr ,  dbaupin@assemblee‐nationale.fr

(eventualmente identificado por ponteiro) em tempo de execução. Um processo para girar uma figura, por exemplo, vai chamar o código correto para girar um triângulo, um retângulo,