• Nenhum resultado encontrado

Foi aprovada, por consenso, a ata da última reunião da Comissão Científica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Foi aprovada, por consenso, a ata da última reunião da Comissão Científica."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aos oito dias do mês de junho de dois mil e dezasseis, pelas catorze horas e trinta minutos, sob a presidência do Doutor João Paulo Avelãs Nunes, reuniu, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Letras, a Comissão Científica do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Estiveram presentes os/as Doutores/as João Paulo Avelãs Nunes, Ana Isabel Ribeiro, Isabel Mota, João Gouveia Monteiro, Maria Alegria Marques, Maria Antónia Lopes, Rui Bebiano, António Martins da Silva, Helena Catarino, Maria da Conceição Lopes, Pedro Carvalho, Raquel Vilaça, Joana Brites, João Maria André, Maria de Lurdes Craveiro, Paulo Estudante, Fernando Matos Oliveira e Maria Teresa Veloso. Justificou a sua ausência o Doutor Domingos Cruz

Ordem do dia: 1. Informações;

2. Registos de projetos;

3. Contratos de docentes convidados; 4. Concurso para contratação de docentes; 5. Instalações do Departamento;

6. Outros assuntos.

Foi aprovada, por consenso, a ata da última reunião da Comissão Científica.

1. Informações

O Diretor do Departamento apresentou um voto de congratulação pela nomeação do Doutor António Filipe Pimentel como “Chevalier de l’Ordre de Mérite du Grand-Duché de Luxembourg”, no que foi acompanhado por toda a assembleia.

Informou depois que cada Secção terá mais 500 € — parte dos overheads a que a FLUC teve direito por prestações de serviços e que o Diretor da FLUC decidiu distribuir, de forma igual, pelos Departamentos — para utilizar em bibliografia, visitas de estudo e conferências. O Doutor João André chamou a atenção para que existe sobre o assunto um Despacho, que ainda não foi revogado e que por isso está em vigor, que deveria ser aplicado pelo Diretor da FLUC para essa divisão de verbas. O Doutor João Paulo Avelãs Nunes foi de opinião de que se deveria aceitar a divisão agora indicada e repensar o assunto quando fosse discutido o Relatório sobre Prestação de Serviços pelos Docentes. O Doutor Pedro Carvalho manifestou a opinião de que se deveria desde já reivindicar aquilo a que se tem direito.

(2)

Depois de uma demorada discussão, foram apresentadas as seguintes propostas: A – aceitar a verba, protestar internamente, mas remeter o assunto para a discussão posterior. B - Protestar e reivindicar a verba a que se tem direito. Posta à votação foi aprovada, por maioria, a proposta B.

Relativamente às relações com os Centros de Investigação, o Diretor do Departamento informou que se realizaram reuniões e que foi manifestada vontade de colaboração. Informou, ainda, que foram preenchidos os documentos necessários à avaliação dos Curso de 1º Ciclo em Estudos Europeus e de 2º Ciclo em Ensino da História. Deu informações sobre negociações com a Universidade Sénior e a Câmara Municipal Figueira da Foz para: leccionação de 4 módulos, Universidade de Verão, formação pós-graduada e compra pela Câmara de investigação aplicada.

Sobre a estratégia de internacionalização do Departamento com o Brasil e com África, informou que a Reitoria da UC e a Direcção da FLUC não se opõem mas que não a consideram um objectivo prioritário. Sobre o Colóquio realizado na FLUC com investigadores chineses de História Moderna e Contemporânea, informou que protestou oralmente por o Departamento não ter sido informado. O Doutor João André considerou grave a Comissão Científica e o Departamento não terem sido informados e sugeriu que o Diretor, na próxima reunião do Conselho Interdepartamental, mostre o seu desagrado. Depois de alguma discussão foi aprovado por maioria: reafirmar, formalmente, o desagrado em futura reunião do Conselho Interdepartamental. Relativamente aos docentes jubilados e aposentados foi aprovado, por consenso, sugerir, que, a quem o solicitar, seja passado um cartão multifunções comprovativo do seu estatuto.

2. Registo de projetos

O Diretor do Departamento apresentou a proposta de inscrição de: Marta Sofia Amaro Simões no 3º Ciclo em História da Arte, com o projeto “A construção do cenário doméstico em Portugal: Arte e cultura material nos séculos XV e XVI” tendo como orientadora a Doutora Maria de Lurdes Craveiro; António Jorge Rocha Lé no 3º Ciclo em História, ramo de História, com o projeto “Casinos no século XX: ócio e negócio (1927-2015), tendo como orientadores dos Doutores Irene Vaquinhas e Claudino Ferreira; António Simões Figueira no 3º Ciclo em Altos Estudos em História, ramo de História Moderna, como o projeto “Instituições e dinâmicas económicas e sociais: um estudo de caso – Cernache entre o Pombalismo e a Regeneração”, tendo como orientadora a Doutora Maria Margarida Neto; Paulo Manuel Quintas de Almeida

(3)

Fernandes no 3º Ciclo em História da Arte, com o projeto “Matéria das Astúrias: Ritmos e realizações da expansão asturiano-leonesa no actual centro de Portugal. Séculos VIII-X”, tendo como orientador o Doutor Francisco Pato de Macedo; Relativamente à inscrição Jorge Pessoa Santos Carvalho no 3º Ciclo em Altos Estudos em História, ramo de História, orientado pelo Doutor Fernando Catroga foi pedido que passe a ser também coorientado pelos Doutores Milan Ristovitch e Paulo Archer de Carvalho e no caso da inscrição de Maria Bertolina Costa no 3º Ciclo em Altos Estudos em História, passe a ser orientada apenas pela Doutora Ana Cristina Araújo. Depois de discutidas e votadas individualmente foram as propostas aprovadas por unanimidade. Relativamente à proposta de inscrição de Duarte Nuno Oliva de Frias no 3º Ciclo em História da Arte foi decidido pedir a reformulação do projeto, por não estar conforme aos critérios definidos pela FLUC. Apresentou depois a inscrição em Pós-doutoramento em História/Arqueologia de Juvandi de Souza Santos, com o tema “Arqueologia e História Militar da Paraíba colonial: os redutos militares defensivos construídos no território, seus tipos e suas funções- fortificar para não perder”, sob orientação dos Doutor João Gouveia Monteiro e Maria da Conceição Lopes. Depois de discutida, foi a inscrição aprovada, por unanimidade.

3. Contratos de docentes convidados

O Diretor do Departamento apresentou o Despacho Reitoral 86/2016 que altera a percentagem de contratação e que tem implicações, de imediato, nos novos contratos de vários docentes do Departamento das Secções de História e de Artes mas que, no próximo ano, será aplicado a todos os docentes convidados. Seguiu-se uma intensa discussão, durante a qual a maioria dos membros da Assembleia apresentaram a sua discordância com o Despacho e consideraram imoral e ilegal o que a UC pretende fazer, que terá implicações a nível pedagógico e científico e que não contribuirá para alcançar o objetivo de ser uma Universidade de excelência.

Vários Diretores e Subdiretores de Curso manifestaram-se indisponíveis para fazerem propostas de contratação com os novos valores e manifestaram a intenção de votar contra as propostas. Os Doutores João André e Maria da Conceição Lopes voluntariaram-se para, com quem mais quiser, redigirem um documento a demonstrar as preocupações do Departamento com as consequências da aplicação desse despacho, a ser discutido em próxima reunião da CC.

(4)

O Diretor do Departamento apresentou a proposta de renovação do contrato do Doutor José Abreu como Professor Auxiliar Convidado a 100%, em regime de dedicação exclusiva, que, depois de discutida foi aprovada por unanimidade. Apresentou depois o contrato da Doutora Sara Trindade, como Professora Auxiliar Convidada, a 15%, cuja proposta obedece já às novas percentagens. Depois de discutida, posta à votação, foi a proposta de contrato reprovada, por maioria. Seguiu-se uma discussão sobre as consequências desta votação para a viabilização do Curso de 2º Ciclo em Ensino da História e, dado o adiantado da hora, foi decidido continuar a reunião no dia 13 de junho, às 9 horas.

No dia 13 de junho a reunião continuou com a presença dos Doutores João Paulo Avelãs Nunes, Ana Isabel Ribeiro, Isabel Mota, João Gouveia Monteiro, Maria Alegria Marques, Maria Antónia Lopes, Helena Catarino, Raquel Vilaça, João André, Maria de Lurdes Craveiro, Luísa Trindade e Paulo Estudante. O Diretor do Departamento propôs a seguinte metodologia de trabalho: apreciar e votar as propostas que estão em cima da mesa de modo a cumprir os prazos e resolver mais tarde os casos em que os docentes convidados não aceitem os novos termos.

Sobre a votação já feita, o Doutor João André informou que só aceita que a votação se repita se alguém fundamentar esse pedido com a indicação de que não estava inteiramente informado na altura da votação e pergunta se alguém quer explicitar razões para alterar a sua votação por falta de conhecimento pleno da votação. O Doutor Paulo Estudante assumiu que não estava suficientemente informado sobre as consequências do seu voto e que não quer prejudicar nenhum Curso. Foi então posta a votação a proposta de se anular a votação anterior, o que foi aprovado por maioria. Foram depois apresentadas as propostas de contratação da Doutora Sara Trindade, como Professora Auxiliar Convidada, a 15%, da Mestre Filipa Malva, como Assistente Convidada, a 30%, do Doutor Guy Amado, como Professor Auxiliar Convidado, a 20%, do Doutor José Manuel Tedim, como Professor Associado Convidado, a 15%, do Doutor Nuno Vassalo e Silva como Professor Auxiliar Convidado, a 20% e da Doutora Sandra Saldanha Quadros, como Professora Auxiliar Convidada a 20% que, depois de discutidas e votadas, individualmente, foram todas aprovadas por maioria.

4. Concurso para contratação de docentes

O Diretor do Departamento apresentou o pedido de ratificação do Edital para o concurso para um Professor Auxiliar de História da Arte depois de aplicada a fórmula

(5)

criada pelos Serviços da Reitoria. Posta à votação foi a ratificação aprovada por unanimidade.

5. Instalações do Departamento

Sobre este assunto o Diretor do Departamento informou que a sua intenção é que todos os docentes tenham gabinetes condignos, que se continue a ter os espaços na Casa das Caldeiras e que sejam criadas bibliotecas de livre acesso e reservados espaços identitários do Departamento para uso dos estudantes, dos docentes e dos funcionários. Depois de vários membros da assembleia se pronunciarem e apresentarem as suas dúvidas sobre este assunto o Diretor do Departamento apresentou a seguinte proposta de trabalho: o Diretor do DHEEAA apresentará uma proposta, será discutida na Direção do Departamento, será apreciada em reuniões de secção, será depois levada à Comissão Científica para auscultação e só então será negociada com a Direção da FLUC. Posta à votação foi a proposta aprovada por maioria

6. Outros assuntos

Relativamente ao Curso de 3º Ciclo em História, o Diretor do Departamento propôs que, a partir de setembro de 2016 e até ao final do mandato desta Direcção do DHEEAA, a Doutora Maria Antónia Lopes seja Diretora do Curso e o Doutor António Resende de Oliveira, Subdiretor. Depois de discutida a proposta foi aprovada por consenso. Apresentou depois a proposta de criação e o regulamento do Centro de Dramaturgia Contemporânea, uma parceria entre FLUC/DHEEAA/Gil Vicente/Ceis20 que foi aprovada por consenso.

Discutiram-se, depois, as novas regras de edição das revistas da FLUC pela Imprensa da Universidade. A Doutora Raquel Vilaça informou que reclamou de imediato considerando o número de 100 volumes em papel uma edição demasiado pequena para assegurar permutas, assinaturas e ofertas aos autores, no que foi acompanhada por outros membros. Relativamente à co-edição das Revistas do Departamento com a uma universidade brasileira, depois de alguma discussão foi aprovado que o Diretor do Departamento contacte a Universidade Federal de Santa Maria para que esta apresente uma proposta de trabalho onde digam o que pretendem e, depois será discutida em reunião da Comissão Científica.

(6)

Nada mais havendo a discutir deu-se por encerrada a reunião de que se lavrou a presente ata, que, depois de aprovada, vai ser assinada pelo Diretor de Departamento e por mim que a secretariei.

O Diretor

(João Paulo Avelãs Nunes)

A Secretária

(Maria do Rosário Azenha)

     

Referências

Documentos relacionados

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o