• Nenhum resultado encontrado

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

M

M

a

a

nu

n

ua

a

l

l

d

d

o

o

Tu

T

ut

t

or

o

r

(2)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

Sumário

1

Apresentação ... 4

1.1 Características e Funcionalidades ... 4 1.2 Grupos de Usuários ... 5 1.3 Portabilidade ... 5

2

Usuários ... 6

2.1 Alunos ... 6

2.1.1

Pesquisa ... 6

2.1.2

Cadastrar novo aluno ... 7

2.1.3

Currículo ... 7

2.2 Tutores ... 8

2.2.1

Pesquisa ... 8

2.2.2

Cadastrar novo tutor ... 9

2.2.3

Currículo ... 10

3

Conteúdo ... 11

3.1 Curso ... 11

3.1.1

Pesquisa ... 11

3.1.2

Novo Curso ... 12

3.2 Grade... 13

3.2.1

Pesquisa ... 13

3.2.2

Nova Grade ... 15

3.3 Turma ... 16

3.3.1

Pesquisa ... 16

3.3.2

Cadastrar Turma ... 16

3.3.3

Participantes ... 17

4

Ferramentas ... 18

4.1 Agenda Pessoal ... 18

4.1.1

Pesquisa ... 18

4.1.2

Novo Evento ... 19

4.2 Biblioteca ... 20

4.2.1

Pesquisa ... 20

4.2.2

Biblioteca ... 20

4.3 CHAT ... 21

4.3.1

Pesquisa ... 21

4.3.2

Novo Chat ... 21

4.3.3

Realizar Chat ... 22

4.4 Quadro de Avisos ... 22

4.4.1

Pesquisa ... 22

4.4.2

Quadro de Avisos ... 22

5

Configurações ... 23

5.1 Cargo ... 23

5.1.1

Cargos ... 23

5.1.2

Novo Cargo ... 24

5.2 País ... 24

5.2.1

País ... 24

5.2.2

Novo País ... 25

5.3 Eventos ... 26

(3)

5.3.1

Evento ... 26

5.3.2

Novo Evento ... 26

5.4 Certificado ... 27

5.4.1

Certificados ... 27

5.4.2

Novo Certificado ... 28

6

Manual ... 28

6.1 Tutor ... 28 6.2 Usuário ... 28

7

Acessar Curso ... 28

7.1 Acessar Curso ... 28

(4)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

1 Apresentação

O Pirelli Tyre Campus é um software de gestão de treinamento e tem por objetivo o gerenciamento do processo de ensino/aprendizagem à distância, fornecendo ferramentas de elaboração, publicação, controle e acompanhamento.

Este manual foi elaborado para ser uma importante ferramenta de apoio, que o auxiliará na compreensão de todo o processo de gestão e na execução de sua função, por meio do software.

1.1 Características e Funcionalidades

O Pirelli Tyre Campus disponibiliza um ambiente de sala de aula virtual, que comporta o conteúdo do curso, composto por textos, planilhas, gráficos, imagens, animações, filmes, sons e links para acesso a arquivos diversos. Torna disponível aos alunos exercícios de fixação e avaliação do conteúdo, com a opção de correção automática ou de envio ao administrador para verificação, mantendo-se sigilo quanto à identificação do aluno e do resultado obtido.

Há à disposição uma biblioteca virtual, que permite associar conjuntos de links e arquivos ao conteúdo do curso e às referências bibliográficas. Possibilita, por intermédio de senha individual, o acesso do aluno ao seu desempenho no curso, a manutenção de cadastro de respostas a perguntas formuladas pelos alunos (Frequently Asked Questions) e a integração com o serviço de correio eletrônico, para envio de mensagens.

O sistema implementa listas de discussão, por turma, que tornam possível a troca de mensagens entre os seus participantes e o registro das listas para consulta posterior. Apresenta uma área de pesquisa, dividida por Alunos e Tutores, onde é possível cadastrar um novo aluno; um espaço de Conteúdo, com Curso, Grade e Turma; Ferramentas, que incluem Agenda Pessoal, Biblioteca, Chat e Quadro de Avisos; Configurações, onde o tutor pode cadastrar um novo Cargo, País de atuação da empresa, Eventos e gerar Certificado de um curso. O aluno pode retomar o curso na mesma tela em que tiver interrompido no acesso anterior. Ele é acompanhado individualmente, em cada turma, com informações sobre os acessos realizados, tempo de duração de cada acesso, exercícios e avaliações.

O Pirelli Tyre Campus permite ainda ao aluno registrar-se no sistema, respeitando-se o sigilo e todas as anotações pessoais associadas a qualquer parte do conteúdo do curso.

(5)

São mantidos cadastros de cursos, turmas e alunos com opções de inclusão, exclusão e alteração de dados. O acesso ao ambiente do curso e às informações referentes aos grupos de usuários (alunos e tutores) é controlado mediante a atribuição de privilégios diferenciados. É possível definir data limite para a conclusão do curso, com bloqueio automático de acesso pelos alunos matriculados, a partir da data estabelecida. O sistema permite quantificar por aluno as mensagens enviadas aos ambientes de chat e listas de discussão e implementa relatórios operacionais e gerenciais, obtidos a partir do cruzamento de dados cadastrais e de desempenho dos alunos.

1.2 Grupos de Usuários

O Pirelli Tyre Campus possui 2 grupos/perfis de usuários:

Tutores

Possui uma visão geral sobre o curso e é responsável pela elaboração, publicação do conteúdo propriamente dito, seguindo a estrutura cursomódulotópico e seus recursos adicionais, como biblioteca virtual, chat, quadro de avisos, bem como o acompanhamento dos alunos matriculados no curso, por meio de relatórios diversos. O Tutor também possui a função de criação de turmas; tem acesso às informações a respeito de seus alunos, podendo acompanhar o desenvolvimento de cada um.

Aluno

É o aprendiz. Utiliza-se do sistema para realizar os cursos, dispondo de diversas ferramentas para um melhor aproveitamento do tempo e do conteúdo, assim como para a interação com outros alunos e também com os tutores.

1.3 Portabilidade

A interface utilizada é compatível com os softwares Internet Explorer 7 ou Superior. O software utiliza banco de dados relacional MS-SQL Server 2005, além de ser compatível com o sistema operacional Microsoft Windows 2000 Server e com o IIS versão 6.0 ou superior (Internet Information Server).

(6)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

2 Usuários 2.1 Alunos

2.1.1 Pesquisa

Em Usuários, ao clicar em , o tutor pode pesquisar por funcionários e usuários cadastrados no banco de dados do sistema.

Para editar um cadastro já efetuado, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

(7)

2.1.2 Cadastrar novo aluno

Para cadastrar um novo aluno, o tutor precisa preencher o formulário de cadastro informando os dados do aluno, como Login, Nome, CPF, se é Funcionário1 ou Usuário2, Ativo ou Inativo3, Loja em que trabalha, entre outras informações.

2.1.3 Currículo

Ao finalizar o cadastro, o tutor é direcionado automaticamente ao currículo do novo aluno, que deverá ser preenchido com foto, país de origem, formação e experiência profissional.

1 2

3

(8)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

2.2 Tutores

2.2.1 Pesquisa

Em Usuários, ao clicar em , o tutor pode pesquisar por funcionários e usuários de todos os perfis4, ativos ou não, cadastrados no banco de dados do sistema.

(9)

Para editar um cadastro já efetuado, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir um cadastro, basta clicar no botão .

2.2.2 Cadastrar novo tutor

Para cadastrar um novo tutor, é necessário preencher o formulário de cadastro informando os dados do tutor, como Login, Nome, CPF, se é Funcionário5 ou Usuário6, Ativo ou Inativo7, Loja em que trabalha, entre outras informações.

5 6 7

(10)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

2.2.3 Currículo

Ao finalizar o cadastro, o tutor é direcionado automaticamente ao currículo do novo usuário, que deverá ser preenchido com foto, país de origem, formação e experiência profissional.

(11)

3 Conteúdo 3.1 Curso

3.1.1 Pesquisa

Em Conteúdo, ao clicar em , o tutor pode pesquisar por cursos de todos os tipos (E-Learning8, Presencial9, EAD10, Simulador11, Curso Extra12) e países, que estejam cadastrados no banco de dados do sistema.

8 Modalidade de ensino à distância, utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica. 9

Cursos que necessitam da presença do aluno em locais pré-determinados.

10 Significa Educação à Distância e é uma modalidade de produção de conhecimento, na qual as atividades são aplicadas pela Internet.

11

Curso desenvolvido para simular atividades do dia-a-dia dos colaboradores. 12 Curso que não se enquadra na grade de cursos obrigatórios.

(12)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

Para editar um curso já cadastrado, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir um curso, basta clicar no botão .

3.1.2 Novo Curso

Para cadastrar um novo curso, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o tipo de curso, país de origem, nome, objetivo e conteúdo do curso.

Caso o curso seja do tipo E-Learning, será necessário que o tutor insira o conteúdo com a extensão compactada (.zip), referente ao curso em SCORM13.

Para selecionar o arquivo desejado, o tutor deve clicar no botão “Arquivo” e adicionar o conteúdo do curso.

13 Sharable Content Object Reference Model (SCORM) é uma coleção de padrões e especificações para e-learning baseado na web. O SCORM define comunicações entre o conteúdo do cliente e um host chamado de ambiente de execução, comumente uma função do LMS (Learning Management System - Sistema de Gerenciamento de Aprendizado).

(13)

Cursos do tipo EAD podem ou não receber um pacote SCORM.

3.2 Grade

3.2.1 Pesquisa

Em Conteúdo, ao clicar em , o tutor pode pesquisar por cargos e países, e visualizar as grades que estão vinculadas a esses determinados cargos/países.

(14)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

Para excluir a grade de um curso, basta clicar no botão .

Para editar a grade de um curso já cadastrado, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente, como ilustra a imagem abaixo.

(15)

3.2.2 Nova Grade

Para cadastrar uma nova grade, é necessário primeiramente informar o país de origem e os cargos selecionados.

Após a seleção de todos os cargos desejados, o usuário poderá reaproveitar uma grade ou criar uma nova grade.

Para criar uma nova grade, deve-se escolher quais categorias de treinamento (E-Learning, Presencial, EAD, Simulador) estarão presentes ou não nesta grade. Em cada uma destas categorias podem existir um ou mais cursos cadastrados. Cada um dos cursos cadastrados podem ou não ter um pré-requisito.

Ao clicar em “Reaproveitar Grade”, é aberta uma outra janela de busca, porém, neste caso somente um único cargo poderá ser selecionado (não pode-se reaproveitar grades de mais de um cargo).

(16)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

3.3 Turma

3.3.1 Pesquisa

Em Conteúdo, ao clicar em , o tutor pode pesquisar por turmas já cadastradas no banco de dados do sistema.

Para editar uma turma já cadastrada, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir uma turma cadastrada, basta clicar no botão .

3.3.2 Cadastrar Turma

Para cadastrar uma nova turma, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o título (nome) da turma; o tipo da turma, ou seja, que tipo de curso vai fazer (E-Learning, Presencial, EAD, Simulador ou Cursos Extras); o país; o curso14 a ser feito, e as datas de início e término da turma.

14

Para que o curso apareça na lista de seleção, o mesmo deve estar cadastrado no banco de dados do sistema.

(17)

3.3.3 Participantes

Ao cadastrar uma nova turma, automaticamente o tutor é direcionado à opção “Participantes”, para seleção de colaboradores já cadastrados que se enquadram nos pré-requisitos.

No formulário de preenchimento, o tutor deve informar o nome do colaborador, login, cargo, grupo e loja em que trabalha.

(18)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

4 Ferramentas 4.1 Agenda Pessoal

4.1.1 Pesquisa

Em Ferramentas, ao clicar em , o tutor pode pesquisar todos os eventos e compromissos cadastrados no sistema.

(19)

Para editar um evento ou compromisso já cadastrado, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir um evento ou compromisso cadastrado, basta clicar no botão .

4.1.2 Novo Evento

Para cadastrar um novo evento ou compromisso, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o título (nome) do evento, a turma, as datas de início e término do evento e a descrição.

(20)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

4.2 Biblioteca

4.2.1 Pesquisa

Em Ferramentas, ao clicar em , o tutor pode pesquisar links, biografias, entre outros arquivos15 disponibilizados no sistema.

Para editar informações dos links, biografias e outros arquivos já cadastrados, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir links, biografias e arquivos cadastrados, basta clicar no botão .

4.2.2 Biblioteca

Para cadastrar novos links, biografias e outros arquivos, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o país de origem, o curso, a turma e inserir uma breve bibliografia.

15

Os links, biografias e arquivos disponibilizados no sistema podem ser vinculados a todas as turmas ou apenas determinadas turmas.

(21)

4.3 CHAT

4.3.1 Pesquisa

Em Ferramentas, ao clicar em , o tutor pode procurar por chats já cadastrados no sistema e iniciados ou não.

4.3.2 Novo Chat

Para cadastrar um novo chat, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o nome do chat, o país de origem, o curso e a turma correspondentes ao chat e, por fim, as datas de início e término da atividade, com os devidos horários.

(22)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

4.3.3 Realizar Chat

Em Realizar Chat, o tutor tem acesso a todos os chats cadastrados por ele, com data e hora de início e término, título do chat, status (encerrado, em andamento, a iniciar), a opção de ver o histórico do chat e o botão para excluí-lo.

4.4 Quadro de Avisos

4.4.1 Pesquisa

Em Ferramentas, ao clicar em , o tutor pode pesquisar por todos os avisos cadastrados no sistema, a partir de uma triagem contendo a turma vinculada àquele determinado aviso.

Para editar os avisos já cadastrados, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir os avisos cadastrados, basta clicar no botão .

4.4.2 Quadro de Avisos

Para cadastrar um novo aviso, é necessário preencher o formulário de cadastro informando a turma e o aviso em questão, como ilustra a imagem abaixo.

(23)

5 Configurações 5.1 Cargo

5.1.1 Cargos

Em Configurações, ao clicar em , o tutor pode procurar por cargos já cadastrados no sistema.

(24)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

Para editar os cargos já cadastrados, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir os cargos cadastrados, basta clicar no botão .

5.1.2 Novo Cargo

Para cadastrar um novo cargo, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o nome do cargo e a descrição do cargo, como ilustra a imagem abaixo.

5.2 País

5.2.1 País

Em Configurações, ao clicar em , o tutor pode procurar por países já cadastrados no sistema.

(25)

Para editar os países cadastrados, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir os países cadastrados, basta clicar no botão .

5.2.2 Novo País

Para cadastrar um novo país, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o nome do país em questão, o idioma e a sigla do país a ser cadastrado, como ilustra a imagem abaixo.

(26)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

5.3 Eventos

5.3.1 Evento

Em Configurações, ao clicar em , o tutor pode procurar por eventos já cadastrados no sistema.

Para editar os eventos já cadastrados, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

Para excluir os eventos cadastrados, basta clicar no botão . Quando a exclusão é concluída, o tutor recebe o seguinte aviso:

5.3.2 Novo Evento

Para cadastrar um novo evento, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o nome do evento e a descrição do evento, como ilustra a imagem abaixo.

(27)

5.4 Certificado

5.4.1 Certificados

Em Configurações, ao clicar em , o tutor pode procurar por certificados já cadastrados no sistema.

Para editar os certificados cadastrados, basta clicar em , realizar as alterações e salvar novamente.

(28)

PIRELLI TYRE CAMPUS

MANUAL DO TUTOR

5.4.2 Novo Certificado

Para cadastrar um novo certificado, é necessário preencher o formulário de cadastro informando o país, o curso que será vinculado ao certificado e a descrição do certificado, contendo nome do aluno, nome do curso, carga do curso, nota do aluno e data em que o curso foi concluído.

6 Manual 6.1 Tutor

Em Manual, ao clicar em Tutor, o tutor tem acesso ao manual do tutor, com as informações acerca das funcionalidades do sistema.

6.2 Usuário

Em Manual, ao clicar em Usuário, o tutor tem acesso ao manual do usuário, com as informações acerca das funcionalidades do sistema.

7 Acessar Curso 7.1 Acessar Curso

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

2016: SEMINÁRIO EM ANTA GORDA: INÍCIO DO PLEITO PARA CÂMARA SETORIAL E PROGRAMA Seminário e reuniões na SEAPI para construção.. do

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto