• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS

MESTRADO/2016

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TECNOLOGIAS NAS DINÂMICAS CORPORAIS

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

07/11/2016 a 25/11/2016

(para ingresso em 2017)

Calendário das provas:

06/12/2016 - Prova de Conhecimentos - 8h30 (2 horas de duração) – Sala 15 – Bloco Didático I – Instituto de Biociências de Rio Claro

07/12/2016 - Entrevista – a partir das 9 horas (vide chamada na página do Programa no dia 06/12/2016, a partir das 16 horas)

Obs: As inscrições serão feitas on line. Após efetivar a inscrição, o candidato deverá entregar a documentação na Seção Técnica de Pós-Graduação do IB ou enviá-la pelos Correios, por Sedex, para o seguinte endereço:

Unesp - Instituto de Biociências

A/C: Seção Técnica de Pós Graduação – PPG em

Desenvolvimento Humano Tecnologias – Seleção 2017

Identificação do Candidato:

Avenida 24-A, 1515 - Bairro Bela Vista

13506-900 - Rio Claro - SP

No envelope deverá constar, obrigatoriamente, a seguinte informação: A/C: Seção Técnica de Pós-Graduação (PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - Seleção 2017).

Caso o candidato queira entregar pessoalmente a documentação, deve ficar atento ao horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Nesse caso, a Seção Técnica de Pós-Graduação receberá somente o envelope lacrado; a conferência dos documentos NÃO será feita no ato da entrega.

OBS: Favor não substituir os documentos pessoais solicitados (Ex: se solicitado o CPF, favor enviar cópia do mesmo e não de outro documento contendo o número do CPF).

(2)

DOCUMENTOS EXIGIDOS:

a) Pré-projeto de pesquisa (máximo 8 folhas) contendo: introdução, justificativa, revisão da literatura específica, objetivos, método e referências bibliográficas;

b) Curriculum Vitae - Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br) - impresso e documentado (cópias simples dos comprovantes anexadas ao currículo);

c) Cópia do diploma ou do certificado de conclusão de curso superior; d) Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

e) Cópia da cédula de identidade; f) Cópia do certificado de reservista; g) Cópia do título de eleitor;

h) Cópia da certidão de nascimento ou casamento; i) Cópia do CPF;

j) 2 fotos 3x4 recentes;

k) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição (R$ 62,00) por boleto bancário; m) Comprovante de proficiência em língua inglesa, com aproveitamento igual ou superior ao especificado em um dos seguintes exames e respectivas instituições: -PRE-TOEFL (Pré- test of English as a Foreign Language): pontuação igual ou superior a 332pontos;

-ITP-TOEFL (International Testing Program- Test of English as a Foreign Language): pontuação igual ou superior a 470 pontos;

-IELTS (International English Language Testing System): pontuação igual ou superior a 4 pontos;

-TOEIC (Test of English for International Communication): pontuação igual ou superior a 600 pontos;

-Proficiência em língua inglesa, obtida em qualquer programa de pós-graduação stricto sensuaté 3 (três) anos anteriores ao ato da inscrição, comprovada através de histórico escolar ou declaração da Instituição.

O aluno que comprovar residência, por pelo menos 6 (seis) meses, em um país cuja língua oficial seja o Inglês, estará dispensado de apresentar o exame de proficiência em língua estrangeira.

OBSERVAÇÕES:

1) O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de nível superior poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento da instituição de ensino atestando que poderá concluir o curso antes da data fixada para a matrícula. Caso o candidato não possua os documentos citados no ato da inscrição, deverá assinar um termo de compromisso de entrega do(s) documento(s) até 6 meses após a matrícula.

(3)

2) A inscrição será feita on line e a documentação deverá ser enviada à Seção Técnica de Pós-Graduação, preferencialmente via Correios, por Sedex, para o endereço acima mencionado. Não serão aceitas inscrições recebidas fora do prazo estabelecido.

3) NÃO SERÁ ACEITA DATA DE POSTAGEM: As inscrições que chegarem (via sedex) após o prazo serão indeferidas e devolvidas aos candidatos.

4) A documentação enviada NÃO deverá ser encadernada e NÃO necessita de autenticação em cartório.

5) A Seção Técnica de Pós-Graduação NÃO se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação e de preenchimento, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. 6) O descumprimento das informações para inscrição via on line implicará a sua não efetivação.

7) Não serão viabilizados pedidos de revisão de quaisquer procedimentos integrantes do processo seletivo.

8) Os candidatos selecionados solicitarão matrícula, conforme calendário escolar, a ser divulgado na página da STPG, mediante requerimento ao diretor do Instituto de Biociências. Vide formulário

Condição: Só serão aceitas inscrições dos candidatos que indicarem

orientador, podendo, ainda, ser indicado um segundo orientador, para

ingresso.

REDUÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

Em conformidade com o que dispõe a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, poderá ser concedido o direito de redução do valor da taxa de inscrição ao candidato ao Mestrado.

O direito da redução do valor da taxa de inscrição, correspondente a 50% (cinquenta por cento), será concedido ao candidato que, CUMULATIVAMENTE, preencha os seguintes requisitos:

I. seja estudante regularmente matriculado: a) em uma das séries do ensino fundamental; ou b) no ensino médio ou equivalente; ou

c) em curso pré-vestibular; ou

d) em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação.

II. perceba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários-mínimos ou esteja desempregado.

Observação: Será considerado desempregado o candidato que, tendo estado empregado, estiver sem trabalho no momento e no período de até 12 meses anteriores à data da solicitação da redução do valor da taxa.

O candidato que desejar solicitar o referido direito deverá encaminhar à Seção Técnica de Pós-Graduação o requerimento de solicitação de redução do valor da taxa de inscrição, até o dia 16/11/2016, fazendo constar no envelope o que segue:

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO

(4)

SOLICITAÇÃO DE REDUÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Requerimento de Redução do valor da taxa de Inscrição:

Ao

DD Prof. Dr. Claudio José Von Zuben Diretor do Instituto de Biociências Prezado Senhor,

Solicito a redução da taxa de inscrição ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias.

Seguem anexos os documentos necessários para o atendimento aos itens I e II do Edital de Seleção/2017.

Atenciosamente,

______________________________ (nome e assinatura do candidato)

e-mail do candidato: _______________________ fone do candidato: ( )_____________________

O resultado da solicitação será enviado ao solicitante, via e-mail no dia 18/11/2016.

Obs: O candidato que for beneficiado com a redução do valor taxa de inscrição, prevista na Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007, na inscrição para o exame de seleção deverá enviar, junto com a documentação da inscrição, cheque nominal ao Instituto de Biociências de Rio Claro, no valor da taxa reduzida: R$ 31,00.

EXAME DE SELEÇÃO

- O exame de seleção constará de prova escrita de conhecimentos gerais em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, compreendendo as duas linhas de pesquisa do Programa (Tecnologias, Corpo e Cultura;Tecnologias e Desempenho Humano), de acordo com conteúdo e referências bibliográficas abaixo (eliminatória; nota mínima: 5,0), e de entrevista com os orientadores da linha de pesquisa indicada pelo candidato, para aqueles aprovados na prova anterior, objetivando identificar a dimensão da preparação científica necessária para desenvolver um projeto de pesquisa.

- A prova de conhecimentos gerais será realizada no dia 06/12/2016, das 8h30 às 10h30, na Sala 15 – Bloco Didático I - Instituto de Biociências de Rio Claro (Avenida 24-A, 1515, Bairro Bela Vista), e as entrevistas serão realizadas no dia 07/12/2016, a partir das 9 horas, nas salas dos respectivos orientadores indicados, no prédio do Departamento de Educação Física. - A divulgação do resultado da prova de Conhecimentos Gerais e a chamada para a entrevista serão realizadas no dia 06/12/2016, a partir das 16 horas, no site do programa.

(5)

- A divulgação do resultado final e dos candidatos aprovados será realizada no dia 12/12/2016, a partir das 10h.

- O resultado será divulgado na página do Programa PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

Objetiva identificar o nível de reflexão acadêmica para envolver-se, com sucesso, na proposta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Espera-se que o candidato apresente:

a) capacidade para analisar, interpretar e redigir textos acadêmicos; b) discernimento crítico fundamentado para posicionar-se perante as questões que lhe são apresentadas;

c) compreensão sobre as exigências e competências relacionadas à formação de mestres e doutores.

BIBLIOGRAFIA Anexos:

Texto 1: A Comunicação no Ciberespaço: Reflexões Sobre a Relação do Corpo na Interação e Sociabilidade em Espaço Virtual

Texto 2: Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica VAGAS PARA MESTRADO

Linha de pesquisa: Tecnologia, Corpo e Cultura.

Docentes

Dra. Adriane Beatriz de Souza Serapião Dr. Adriano Polican Ciena

Dr. Afonso Antonio Machado

Dr. Alexandre Ricardo Pepe Ambrozim - Dr. Carlos José Martins

Dra. Fernanda Moreto Impolcetto Dra. Flávia Roberta Faganello Navega Dra. Gisele Maria Schwartz

Dra. Suraya Cristina Darido

Vagas nesta linha de pesquisa: 19

Linha de pesquisa: Tecnologias e Desempenho Humano.

Docentes

Dr. Adalgiso Coscrato Cardozo Dr. Alexandre Gabarra de Oliveira Dr. Carlos Norberto Fischer Dra. Cynthia Yukiko Hiraga Dr. Dalton Muller Pessoa Filho Dra. Eliane Mauerberg de Castro Dr. Marcelo Tavella Navega Dr. Marcos Eduardo Scheicher Dr. Mauro Gonçalves

Dr. Robison José Quitério

Vagas nesta linha de pesquisa: 21 vagas

Referências

Documentos relacionados

Pode optar entre restaurar a partição de sistema para o respetivo estado original ou para um ponto de cópia de segurança anteriormente criado.. Para restaurar a partição

• On-Center Bistratified ganglion cell Recebem informação das Blue bipolar cell e das Diffuse bipolar cells, modificada via células amácrinas para produzir campos receptivos

Naturalmente, é preciso conter os desvios significativos que possam ser ditados por comportamentos como resistência às mudanças ou postura comodista em razão das

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

oferecermos uma formação aos professores nas instituições particulares de Ensino Superior de maneira continuada e a distância, como forma de discutirmos questões

A precificação dos ativos de renda fixa, renda variável, derivativos e estruturados é realizada pelo Administrador/Custodiante, com base no seu Manual de Precificação de Ativos. No

No interior do movimento, as práticas socioeconômicas (assentamentos e acampamentos) e as práticas educativas possuem características contraditórias pela