• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE BIOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA

EDITAL Nº 51

A Profa. Michelle Klautau, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGBBE-UFRJ), faz saber que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos à Turma de 2015/2 dos cursos de Mestrado e Doutorado em Biodiversidade e Biologia Evolutiva. A seleção ocorrerá no período de 06 a 08 de abril de 2015.

I. Do Número de Vagas e Período de Inscrição

O PPGBBE oferecerá 15 vagas para o curso de Mestrado e 15 para o curso de Doutorado. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. O período de inscrição para a seleção dos cursos de Mestrado e Doutorado será do dia 16 ao dia 31 de março de 2015. As inscrições serão recebidas de segunda-feira a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00 na secretaria do PPGBBE, na Ilha do Fundão, prédio do CCS, Interblocos B/C - acesso ao Interblocos próximo ao Centro de Convivência do CCS. Os candidatos residentes fora do Rio de Janeiro poderão solicitar sua inscrição mediante procuração ou enviando documentação por SEDEX, desde que o mesmo chegue ao PPGBBE até o último dia de inscrição. Sugerimos que o candidato nessa situação faça sua inscrição com bastante antecedência e entre em contato com a secretaria do Programa para verificar se a inscrição foi recebida e se a documentação está completa. Dessa forma, caso tenha ocorrido algum problema, ainda haverá tempo para o envio de nova documentação. As cópias dos documentos originais deverão ser autenticadas em cartório ou, alternativamente, o candidato deverá apresentar os documentos originais para confronto com as cópias pela secretaria do PPGBBE. Não será cobrada taxa de inscrição.

II. Dos Candidatos Aptos a se Inscrever para a Seleção

a) Candidatos ao programa de Mestrado deverão ser portadores de diploma de curso de graduação em curso superior em Ciências Biológicas ou cursos afins realizado em instituição oficial, nacional ou estrangeira ou de declaração oficial de que estarão aptos a colar grau até o dia 06 de abril de 2015.

b) Candidatos ao programa de Doutorado deverão ser portadores de diploma (ou ata de defesa) de Mestrado.

III. Da Inscrição e da Documentação

a) Os pedidos de inscrição para Mestrado deverão ser acompanhados de: i. Ficha de inscrição devidamente preenchida;

ii. Fotocópias autenticadas de documento de identificação e do CPF;

iii. Fotocópia autenticada do diploma de Graduação, de documento equivalente ou de declaração oficial de que estará apto a colar grau até o dia 06 de abril de 2015; iv. Histórico Escolar do Curso de Graduação;

(2)

v. Comprovante de que está em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; no caso de candidato estrangeiro, os documentos exigidos pela legislação específica;

vi. Declaração sobre vínculos empregatícios ou bolsas recebidas pelo candidato; vii. Termo de compromisso com o PPGBBE (modelo CAPES);

viii. Curriculum Vitae (modelo Lattes) e outro CV documentado e encadernado, seguindo o modelo disponibilizado na homepage do PPGBBE (a cópia dos documentos comprobatórios precisa estar impressa e legível, com a numeração apresentada nos itens do CV documentado);

ix. Uma fotografia 3 × 4;

x. Projeto de dissertação (3 cópias) contendo título, introdução, relevância do estudo, objetivos, material e métodos (detalhado), referências bibliográficas e cronograma. O projeto deverá ter no máximo 5 páginas e deve ser escrito com letra Times New Roman 12 e ter espaçamento 1,5 e margens de 2,0 cm. O projeto precisa ser assinado pelo aluno e pelo professor responsável pelo projeto.

b) Os pedidos de inscrição para seleção ao ingresso no Doutorado deverão ser acompanhados de:

i. Ficha de inscrição devidamente preenchida;

ii. Fotocópias autenticadas de documento de identificação e do CPF;

iii. Fotocópia autenticada do diploma de Curso de Mestrado reconhecido pela CAPES, de documento equivalente ou declaração oficial de que a defesa de mestrado já está marcada e ocorrerá até 06 de abril de 2015;

iv. Históricos Escolares dos Cursos de Mestrado e de Graduação;

v. Comprovante de que está em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; no caso de candidato estrangeiro, os documentos exigidos pela legislação específica;

vi. Declaração sobre vínculos empregatícios ou bolsas recebidas pelo candidato; vii. Termo de compromisso com o PPGBBE (modelo CAPES);

viii. Curriculum Vitae (modelo Lattes) e outro CV documentado e encadernado, seguindo o modelo disponibilizado na homepage do PPGBBE (a cópia dos documentos comprobatórios precisa estar impressa e legível, com a numeração apresentada nos itens do CV documentado);

ix. Uma fotografia 3 × 4;

x. Projeto de tese (3 cópias) contendo título, introdução, relevância do estudo, objetivos, material e métodos (detalhado), referências bibliográficas e cronograma. O projeto deverá ter no máximo 10 páginas e deve ser escrito com letra Times New Roman 12 e ter espaçamento 1,5 e margens de 2,0 cm. O projeto precisa ser assinado pelo aluno e pelo professor responsável pelo projeto. No cronograma, deverá constar a previsão de submissão do primeiro artigo da tese cujo aceite é obrigatório para a marcação da defesa. Na entrevista, será avaliada a qualidade do projeto em termos científicos, sua originalidade e exequibilidade. Além disso, será também avaliada a capacidade do candidato de defender seu projeto, o que incluirá a qualidade da apresentação oral, a capacidade de argumentação e o conhecimento teórico do candidato.

IV. Da Homologação das Inscrições e Documentação

Encerrado o prazo de inscrição, a documentação será submetida às respectivas Comissões de Seleção para homologação. A relação das inscrições homologadas será publicada no mural do PPGBBE, junto à secretaria, no mesmo local das inscrições, ou poderá ser consultada pelo próprio candidato, por telefone, com a secretaria. A documentação dos candidatos que não tiverem suas inscrições homologadas ou não forem aprovados nos exames pode ser retirada na secretaria até 30 dias após o término dos exames, quando então serão descartadas.

(3)

V. Da Realização dos Exames

Somente poderá submeter-se aos exames o candidato que tiver sua inscrição homologada e apresentar documento de identificação.

Os processos seletivos para ambos os cursos transcorrerão nas dependências do PPGBBE, UFRJ, na Ilha do Fundão, no prédio do CCS, Interbloco B/C - acesso ao Interbloco próximo ao Centro de Convivência do CCS, nas seguintes datas e horários (poderá haver alteração durante a seleção se a banca achar necessário): a) Mestrado

- 06 de abril (10 h): Prova de Inglês (com uso de dicionário). - 06 de abril (13 h): Prova de Biodiversidade e Biologia Evolutiva.

- 07 e 08 de abril: Entrevista e defesa de projeto - Os horários serão divulgados após o resultado da prova de Biodiversidade e Biologia Evolutiva.

b) Doutorado

- 06 de abril (10 h): Prova de Inglês (sem uso de dicionário)

- 07 e 08 de abril: Entrevista e defesa de projeto - Os horários serão divulgados após o resultado da prova de Inglês.

Solicitações formais para vista da correção da prova de Inglês ou de Biodiversidade e Biologia Evolutiva serão aceitas somente até meia hora depois da divulgação dos resultados. Esse pedido será feito mediante apresentação de carta assinada pelo candidato e entregue na secretaria do PPGBBE.

VI. Dos Exames de Seleção

a) O processo de seleção para o Mestrado será conduzido por uma Comissão de Seleção de Mestrado (CSM) nomeada pela CPG-PPGBBE. O processo será composto de quatro etapas:

i. Prova de Inglês (eliminatória e não-classificatória, nota mínima 5,0).

ii. Prova de Biodiversidade e Biologia Evolutiva (eliminatória e classificatória, nota mínima 5,0; peso 5).

iii. Análise de Currículo (classificatória, peso 2,5).

iv. Entrevista e análise do projeto escrito (eliminatória e classificatória, nota mínima 5,0; peso 2,5).

b) O processo de seleção para o curso de Doutorado será realizado pela Comissão de Seleção do Doutorado (CSD), nomeada pela CPG do PPGBBE e será composto de três etapas:

i. Prova de Inglês (eliminatória e não-classificatória).

ii. Apresentação formal do projeto de tese de doutorado em projetor multimídia, seguida por entrevista e análise do projeto escrito (eliminatória e classificatória, nota mínima 5,0; peso 6).

iii. Análise do currículo (classificatória, peso 4). VII. Sobre as provas, apresentação e entrevista. a) Prova temática (mestrado)

O programa da prova de “Biodiversidade e Biologia Evolutiva” e exemplos de provas anteriores constam na página do PPGBBE (http://www.biologia.ufrj.br/ppgbbe/). Caberá à CSM a seleção das questões discursivas a serem usadas na prova. A nota mínima para aprovação é 5,0.

A bibliografia básica recomendada é:

Douglas J. Futuyma, (2009) Evolutionary Biology Sinauer Associates; Mark Ridley (2005) Evolution, Blackwell;

Judith E. Winston (1999). Describing Species: Practical Taxonomic Procedure for Biologists;

(4)

Barton, NH et al. (2007). Evolution. CSH Press. b) Prova de Inglês (mestrado e doutorado)

A prova consiste em perguntas sobre um texto em Inglês a serem respondidas em Português, visando a avaliação da capacidade de compreensão da língua inglesa pelo candidato. A consulta de dicionário durante a realização da prova será restrita aos candidatos ao programa de mestrado. A nota mínima para aprovação é 5,0. c) Apresentação formal do projeto (doutorado)

Com vistas ao programa de doutorado, o candidato deverá preparar uma apresentação formal para projetor multimídia de 15 minutos sobre o projeto de doutorado. O candidato deverá incluir um cronograma de 48 meses até a defesa, constando o prazo de submissão do primeiro artigo referente aos resultados da tese. Esse artigo deverá estar publicado ou aceito para publicação antes da defesa da tese e o orientador do aluno deverá ser co-autor do mesmo. O manuscrito do artigo poderá ser o Exame de Qualificação do aluno. É importante que a data do Exame de Qualificação conste no cronograma.

d) Entrevista (mestrado e doutorado)

A entrevista objetiva avaliar o grau de maturidade acadêmica, o nível de conhecimento do candidato e sua familiaridade com o projeto de pesquisa pretendido. Na entrevista, os membros da comissão questionarão objetivamente o candidato sobre sua formação teórica, sobre aspectos metodológicos e analíticos para a execução do projeto, fontes de financiamento e colaborações necessárias para a finalização do trabalho. O projeto de um candidato ao programa de doutorado deve corresponder somente ao trabalho a ser desenvolvido na sua tese e não ao projeto (ou linha de pesquisa) maior em o que o projeto esteja inserido. O projeto deve resultar na publicação de, pelo menos, um artigo do aluno como primeiro autor em revista de alto impacto durante os 48 meses de duração do seu doutorado. A marcação da defesa da tese de doutorado está sujeita à apresentação de comprovação do aceite do artigo. A nota mínima para aprovação é 5,0.

VIII. Classificação, bolsas e número de vagas

Para receber bolsa do PPGBBE o candidato terá que ser orientado por um professor do Núcleo Permanente do curso. Os candidatos que receberem média final maior ou igual a 5,0 serão considerados aprovados. A aprovação, entretanto, não garante que o aluno venha a receber bolsa pelo PPGBBE. O recebimento de bolsas dependerá da disponibilidade das mesmas pelo PPGBBE. Quando disponibilizadas pelas agências de fomento, as bolsas serão concedidas de acordo com a ordem de colocação dos candidatos selecionados. Quando houver disparidade de valores das bolsas de diferentes agências de fomento, as de maior valor serão concedidas aos primeiros colocados.

No caso de existirem alunos já inscritos no PPGBBE que ainda não tenham bolsa, esses alunos terão prioridade segundo sua ordem de colocação. Por exemplo, o aluno que tiver passado em segundo lugar na seleção anterior e que não tiver recebido bolsa terá prioridade sobre o aluno que tirar segundo lugar na seleção atual. Ainda, caso novas bolsas sejam disponibilizadas após o início do período letivo, sua concessão continuará seguindo a ordem de classificação dos candidatos. Em caso de desligamento, licença, trancamento ou não cumprimento de obrigações (ouvidos o orientador e o candidato), a bolsa do aluno será imediatamente remanejada para o próximo na lista de aprovados, levando-se em consideração também alunos aprovados em seleções anteriores.

O aluno só poderá exercer atividade remunerada se a agência de fomento consentir e se essa atividade estiver relacionada à área de atuação do aluno e for de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica, conforme a portaria conjunta CNPq-CAPES no. 1, de 15 de julho de 2010. Uma declaração de vínculo empregatício deverá ser entregue à secretaria do PPGBBE explicitando o tipo de atividade.

(5)

IX. Divulgação dos Resultados

Os resultados da seleção para o PPGBBE serão divulgados no mural da Coordenação do PPGBBE até as 14h do dia 08/04/2015.

X. Matrículas

Os candidatos aprovados nos exames de seleção serão convocados pessoalmente pela Secretaria do PPGBBE para efetivarem suas matrículas. Para manterem sua classificação, os candidatos deverão fazer sua inscrição com a documentação oficial de defesa de dissertação (para os candidatos ao doutorado) ou de colação de grau (para os candidatos ao mestrado) até o dia 08 de abril de 2015. Na ausência dessa documentação, o candidato será desclassificado. Não serão aceitas inscrições condicionais.

As matrículas no mestrado serão válidas por um prazo não superior a 24 meses, ao passo que as matrículas no doutorado não excederão 48 meses. Ao final desses períodos, serão automaticamente canceladas, a não ser em casos excepcionais e justificados, conforme o artigo 21 do regulamento do curso. Em caráter excepcional será permitida a passagem do aluno de Mestrado direto para o Doutorado. A solicitação deverá ser feita de acordo com as normas do programa em um prazo máximo de 18 meses, a partir de seu ingresso no programa de mestrado, obedecendo às normas previstas para tal transferência, incluindo justificativa do orientador devidamente aprovada pela comissão PPGBBE.

XI. Recursos

Recursos referente ao resultado final divulgado poderá ser solicitado até às 15h do dia 08/02/2015 e serão avaliados até as 16h do dia 08/04/2015. Não caberá recurso em nenhuma instância da decisão final sobre o processo de seleção após a homologação pela Comissão do PPGBBE, quando então estarão dissolvidas as comissões de seleção.

XII. Casos Omissos

Os casos omissos serão resolvidos pelas comissões de seleção e/ou CPG do PPGBBE.

Rio de Janeiro, 06 de março de 2015.

Aprovado em reunião ordinária da Comissão Deliberativa do PPGBBE, em 05 de março de 2015.

__________________________ Michelle Klautau

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e

Biologia Evolutiva da UFRJ

__________________________ Rodrigo Brindeiro Diretor do Instituto de Biologia

Referências

Documentos relacionados

A primeira etapa do projeto foi destinada a preparação dos extensionistas, onde foram discutidas os seguintes temas: O ensino de Química na perspectiva dos

a) Artigos científicos: no máximo 20 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas;.. b) Comunicações científicas: no máximo 12 páginas, com

Pretendemos aprofundar o conceito de gênero a partir da problematização da divisão sexual do trabalho, problematizar a participação feminina no mercado de trabalho, como um indi-

Temos um portfólio muito alargado de castas, como não poderia deixar de ser, justificado por um lado pelo vinho do Porto e por outro pela aposta que se têm feito nos vinhos de

Fica mantido o adicional por tempo de serviço, incidente sobre o salário base do empregado, na proporção de 3% ( três por cento) no terceiro ano trabalhado na mesma empresa, e, a

Para representação da Entidade Sindical e participação em palestras e reuniões afins poderão ser indicados pelo Sindicato Profissional, mediante ofício, com antecedência

A oportunidade de participar da ela- boração do Plano de Manejo Espeleoló- gico da Lagoa Misteriosa, chefiando o mapeamento subaquático do trecho do abismo alagado que será

1. Assumem o compromisso político comum de proceder a uma série de acções coordenadas que conduzirão à identificação do fenómeno, ao conhecimento e finalmente