• Nenhum resultado encontrado

1. A MSD PREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 2. OBJETIVOS DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 3. FILOSOFIA DOS INVESTIMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. A MSD PREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 2. OBJETIVOS DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 3. FILOSOFIA DOS INVESTIMENTOS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

P

P

O

O

L

L

Í

Í

T

T

I

I

C

C

A

A

D

D

E

E

I

I

N

N

V

V

E

E

S

S

T

T

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

S

S

2

(2)

ÍNDICE

1.

A MSD PREV – Sociedade de Previdência Privada ... 3

2.

Objetivos da Política de Investimentos ... 3

3.

Filosofia dos Investimentos ... 3

4.

Diretrizes Gerais ... 4

5.

Diretrizes para Alocação dos Recursos ... 4

5.1. Objetivo de Longo Prazo para os Investimentos da Entidade ... 4

5.2. Veículos dos Investimentos ... 4

5.3. Avaliação do cenário macroeconômico ... 5

5.4. Segmentos e Carteiras ... 5

5.5. Alocação de Recursos ... 6

6.

Diretrizes para os Segmentos de Aplicações ... 6

6.1. Renda Fixa... 6

6.2. Renda Variável ... 7

6.3. Investimentos Estruturados... 8

6.4. Investimentos no Exterior ... 8

6.5. Carteira Global ... 9

7.

Derivativos ... 9

8.

Apreçamento de Ativos ... 10

9.

Controle e Avaliação dos Riscos ... 10

10.

Administrador Estatutário Tecnicamento Qualificado ... 11

11.

Conflitos de Interesse e Responsabilidades ... 12

11.1 Responsabilidade da MSD PREV ... 12

11.2 Responsabilidade do(s) Administrador(es) de Recursos ... 13

11.3 Responsabilidade do Agente Custodiante ... 15

12.

Política de Terceirização ... 16

13.

Responsabilidade Socioambiental ... 17

(3)

A MSD PREV – Sociedade de Previdência Privada, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, é uma Entidade fechada de previdência privada instituída, sob a forma de Sociedade Civil, na forma da legislação em vigor.

Esta Política de Investimentos, que vige durante o período de 01/01/2014 a 31/12/2014, porém com diretrizes estabelecidas com foco num horizonte temporal de cinco anos, tem como objetivo determinar e descrever tanto as diretrizes gerais para a gestão de investimentos do plano de benefícios e do plano de gestão administrativa da EFPC, quanto disciplinar os métodos e ações dos procedimentos correspondentes aos processos decisório e operacional de gestão dos ativos da MSD PREV.

A esse objetivo geral subordinam-se os seguintes objetivos específicos:

1. Dar claro entendimento ao Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretores, Funcionários, Gestores, Custodiante, Administrador Fiduciário (se houver), provedores externos de serviços e órgão(s) regulador(es) quanto aos objetivos e restrições relativas aos investimentos da MSD PREV; 2. Formalizar um instrumento de planejamento que defina claramente as necessidades da MSD PREV e seus requisitos, por meio de objetivos de retorno, tolerâncias a risco e restrições de investimento; 3. Externar critérios objetivos e racionais para a avaliação de classes de ativos, de gestores e de estratégias de investimentos empregados no processo de investimento dos recursos garantidores da MSD PREV;

4. Estabelecer diretrizes aos gestores para que eles conduzam o processo de investimento em conformidade com os objetivos e restrições de investimento da MSD PREV,e;

5. Criar independência do processo de investimento com relação a um gestor específico, de forma que qualquer gestor que venha a conduzir o processo de investimento, ou parte dele, possa se guiar por diretrizes bem definidas, que devem ser seguidas na construção e no gerenciamento das carteiras.

Considerando ser o principal objetivo da MSD PREV administrar prudentemente os investimentos dos Planos que administra, suas práticas de investimento devem pautar-se na busca e manutenção de ativos líquidos e rentáveis necessários para cumprir suas obrigações de curto, de médio e de longo prazo. Para alcançar esse equilíbrio, a MSD PREV confia na teoria de finanças disponível no presente momento, que corresponde a uma estratégia de investimento fundamentada em um modelo apropriado de alocação diversificada de ativos e uma estratégia de investimento com uma alocação prudente, que venha a maximizar a probabilidade de atingimento dos seus objetivos.

1. A MSD PREV – SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

2. OBJETIVOS DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

(4)

 Anualmente, ou sempre que necessário, o Conselho Deliberativo definirá sobre alterações e/ou manutenção da Política de Investimentos.

 A avaliação dos Administradores/Gestores de Investimentos se dará mensalmente ou a qualquer momento em que a MSD PREV entender necessário. Serão realizadas reuniões para o acompanhamento de gestão e performance dos investimentos, de acordo com o estabelecido pela Diretoria de Investimentos da MSD PREV.

 Este documento, de defenição da Política de Investimentos e seus objetivos, foi constituído em consideração ao Regulamento Geral, Regulamento do Plano de Aposentadoria e Estatuto da MSD PPREV e em acordo com sua característica principal: Plano de Contribuição Definida.

 Os recursos investidos pela Entidade são geridos por instituições devidamente cadastradas, registradas e autorizadas pelo Banco Central do Brasil e/ou Comissão de Valores Mobiliários, para a prestação de serviços especializados de Gestão de Recursos.

 A relação entre a Entidade e seu(s) gestor(es) será lastreada em contrato específico formalizado entre as partes;

 O(s) gestor(es) de recurso(s) possui(em) poderes discricionários para a compra e venda de títulos e valores mobiliários nas carteiras da Entidade, entretanto respeitando os limites estabelecidos em seus mandatos e assumindo total responsabilidade pelo seu bom cumprimento;

 O principal motivo que levou a Entidade a contratar Gestores profissionais foi obter a melhor qualidade na gestão de recursos, portanto, a Entidade possui total convicção de que seus interesses serão sempre observados e que seu(s) gestor(es) utilizam estratégia de investimentos e desinvestimentos mais adequadas ao objetivo da Entidade;

5.1. OBJETIVO DE LONGO PRAZO PARA OS INVESTIMENTOS DA ENTIDADE

A Entidade deve compor sua Política de Investimentos (mandatos, “benchmarks”, carteiras e fundos) a fim de obter, no longo prazo, retorno equivalente ou superior ao seu Índice de Referência, o INPC acrescido de 5% ao ano, líquido de todas e quaisquer taxas, inclusive Imposto de Renda.

5.2. VEÍCULOS DOS INVESTIMENTOS

Os recursos da Entidade serão investidos através de carteiras administradas e/ou fundos de investimentos, exclusivos ou não, ambos definidos conforme legislação vigente.

4. DIRETRIZES GERAIS

(5)

5.3. AVALIAÇÃO DO CENÁRIO MACROECONÔMICO

A Entidade optou por uma gestão terceirizada, entendemos que cabe ao gestor contratado avaliar o cenário macroeconômico, cabendo a Entidade fiscalizar se os resultados estão de acordo com os estabelecidos nesta Política de Investimentos. O quadro abaixo ilustra o cenário esperado pelo gestor nos próximos três anos. A MSD Prev entende que essas projeções são baseadas nas condições vigentes na época da aprovação deste documento e, portanto, os resultados poderão ser significativamente diferentes do apresentado.

.

Indicadores 2014 2015 2016

PIB % 1,90% 2,80% 3%

US$ Final do Período 2,45 2,5 2,5

US$ Média do Período 2,35 2,4 2,45

IPCA % a.a. 5,85% 5,80% 5,80%

Selic Final do Período 10,50% 10,50% 10%

Selic % a.a. 10,40% 10,50% 10,50%

5.4. SEGMENTOS E CARTEIRAS

A alocação dos recursos da MSD PREV se restringirá aos segmentos de aplicação descritos abaixo e deverá sempre respeitar os limites mínimos e máximos de alocação determinados pela MSD PREV.

QUADRO GERAL DE ALOCAÇÃO DOS RECURSOS DA MSD PREV

SEGMENTO LIMITE INFERIOR PONTO ÓTIMO LIMITE SUPERIOR LIMITE 3.792 RENDA FIXA 65% 85% 100% 100% - CRÉDITO PRIVADO 0% 0% 30% 80% RENDA VARIÁVEL 0% 5% 15% 70% INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS 0% 5% 10% 20% - FUNDOS IMOBILIÁRIOS 0% 0% 0% 10% - FUNDOS MULTIMERCADOS 0% 5% 10% 10% INVESTIMENTOS NO EXTERIOR 0% 5% 10% 10%

OPERAÇÕES COM PARTICIPANTES 0% 0% 0% 15%

(6)

5.5. ALOCAÇÃO DE RECURSOS

A decisão de alocação e resgate dos recursos da MSD PREV em fundos de investimentos, exclusivos ou não, caberá à Diretoria de Investimentos da EFPC, desde que tal decisão não conflite com as diretrizes descritas neste documento. O objetivo de tal medida é dar maior flexibilidade à EFPC em suas decisões de investimento.

6.1. RENDA FIXA

a. Estilo de Gestão: Ativa ou Passiva. b. Valor Adicionado:

Alocação entre diferentes indexadores e seleção de ativos. c. Índice Comparativo de Rentabilidade:

60% SELIC+ 40% IMA-B d. Tolerância do Risco:

O controle de risco é feito para cada fundo pertencente ao segmento de renda fixa. O limite máximo de B-VaR admitido, calculado com horizonte de 21 dia e 95% de confiança, é de 1%. No entanto, caso a MSD PREV entenda que este limite não é adequado a algum dos fundos em que aplica ou que pretende aplicar, caberá a EFPC se manifestar sobre a dispensa de tal limite.

e. Limites de Alocação:

Conforme faixa de alocação dos recursos proposta anteriormente no TÓPICO 5.5. f. Aluguel de Ativos:

Não é permitido o aluguel de ativos da MSD Prev. g. Ativos Autorizados:

 Títulos Públicos Federais Pré e Pós-Fixados;

 Títulos Privados de Emissão de Instituições Financeiras e Empresas Não Financeiras que atendam o que a Entidade considerada como “rating” mínimo, conforme previsto em sua Política de Crédito, a saber:

Para os Títulos Privados de Emissão de Instituições Financeiras e Empresas Não Financeiras ou seus respectivos emissores, conforme o caso, serão considerados os níveis de Risco de Crédito de acordo com a tabela abaixo, adotando-se como critério a classificação realizada por agência de rating autorizada a operar no país vigente na data da respectiva aquisição:

Nível de Risco Considerado Rating

Baixo De AAA a AA-

Médio De A+ a BBB-

Alto De BBB- ao mínimo

(7)

Não são permitidas aplicações em Títulos Privados de Emissão de Instituições Financeiras e Empresas Não Financeiras que possuam “rating” inferior ao considerado médio Risco de Crédito estabelecido na tabela acima;

Adicionalmente, será efetuado monitoramento do risco de cada título de crédito onde a MSD Prev tenha aplicações e se procurará intervir junto ao administrador caso se perceba degradação na qualidade do crédito.

 Fundo de Investimento e Fundos de Investimentos em Cotas de Fundo de Investimentos;

 Outros Títulos de Renda Fixa.

 Títulos de emissão de estados e municípios; debêntures; certificados de recebíveis imobiliários; certificados representativos de contratos mercantis de compra e venda a termos de mercadorias e de serviços, e demais valores mobiliários de renda fixa de emissão de sociedades anônimas, inclusive as de objeto exclusivo, cuja distribuição tenha sido registrada na CVM.

 Certificados e recibos de depósito bancário e os demais títulos de emissão ou coobrigação de instituição financeira ou outra instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central, e depósitos de poupança em instituição financeira.

6.2. RENDA VARIÁVEL

a. Estilo de Gestão: Ativa ou Passiva. b. Valor Adicionado:

Seleção de ativos.

c. Índice Comparativo de Rentabilidade:

IBrX - 100. Outros índices poderão ser adotados para avaliar os fundos em carteira individualmente, dependendo de sua estratégia.

d. Tolerância ao Risco:

O controle de risco é feito para cada fundo pertencente ao segmento de renda variável. O limite máximo de “Tracking Error” admitido, calculado com horizonte de 1 ano é de 15% do patrimônio líquido do fundo. No entanto, caso a MSD PREV entenda que este limite não é adequado a algum dos fundos em que aplica ou que pretende aplicar, caberá a EFPC se manifestar sobre a dispensa de tal limite.

e. Limites de Alocação:

Conforme faixa de alocação dos recursos proposta anteriormente no TÓPICO 5.5. f. Aluguel de Ativos:

(8)

g. Ativos Autorizados:

 Ações de emissão de companhias abertas e os correspondentes bônus de subscrição, recibos de subscrição e certificados de depósito;

 As cotas de fundos de índice, referenciado em cesta de ações de companhias abertas, admitidas à negociação em bolsa de valores;

 Os títulos e valores mobiliários de emissão de sociedades de propósito específico (SPE);

 As debêntures com participação nos lucros.

6.3. INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS

a. Estilo de Gestão: Ativa.

b. Valor Adicionado:

Dado o amplo universo de investimentos classificados neste segmento, não é possível determinar previamente as fontes de valor adicionado.

c. Índice Comparativo de Rentabilidade:

INPC + 5% a.a. para o segmento. No entanto, como forma de adequar a avaliação pelo tipo de investimento, é possível que cada investimento classificado no segmento de investimentos estruturados utilize meta de retorno específica determinada de acordo com suas características.

d. Tolerância ao Risco:

O controle de risco pode variar em função do tipo de investimento.

Assim, caberá a EFPC definir a métrica utilizada previamente ao investimento.

e. Limites de Alocação:

Conforme faixa de alocação dos recursos proposta anteriormente no TÓPICO 5.5, observadas as orientações dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da MSD PREV.

f. Aluguel de Ativos:

Não é permitido o aluguel de ativos da MSD Prev. g. Ativos Autorizados:

Ativos autorizados pela legislação aplicável, exceto:

 Fundos de Investimento em Participações e Fundos de Investimento Imobiliários.

6.4. INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

a. Estilo de Gestão: Ativa ou passiva

(9)

b. Valor Adicionado:

Alocação entre diferentes indexadores e seleção de ativos. c. Índice Comparativo de Rentabilidade:

INPC + 5% a.a. para o segmento. No entanto, como forma de adequar a avaliação pelo tipo de investimento, é possível que cada investimento classificado no segmento de investimentos estruturados utilize meta de retorno específica determinada de acordo com suas características. Além disto, é preciso considerar o universo restrito de índices comparativos oferecidos no sistema mantido pelo órgão regulador (SICADI). Gerencialmente a EFPC escolherá o índice mais adequado para cada investimento realizado.

d. Tolerância ao Risco:

O controle de risco pode variar em função do tipo de investimento. Assim, caberá a EFPC definir a métrica utilizada previamente ao investimento.

e. Limites de Alocação:

Conforme faixa de alocação dos recursos proposta anteriormente no TÓPICO 5.5, observadas as orientações dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da MSD PREV.

f. Aluguel de Ativos:

Não é permitido o aluguel de ativos da MSD Prev. g. Ativos Autorizados:

Todos os ativos autorizados pela legislação aplicável.

6.5. CARTEIRA GLOBAL

a. Estilo de Gestão: Ativa ou passiva. b. Valor Adicionado:

Alocação entre diferentes classes de ativos e seleção de ativos. c. Índice Comparativo de Rentabilidade:

51% SELIC + 34% IMA-B + 5% IBrX + 10% (INPC+5% a.a)

Todas as operações com derivativos devem observar o disposto na legislação vigente, em especial a Seção IV, “Dos Derivativos”, do Capítulo VIII, da Resolução do CMN nº 3.792/09 e alterações posteriores. Tais operações podem ser utilizadas para “hedge” e posicionamento. Alavancagem só é permitida no segmento de investimentos estruturados dentro dos limites e condições estabelecidas pela legislação.

(10)

Os títulos e valores mobiliários integrantes das carteiras de investimentos da Entidade, ou fundos de investimentos nos quais são aplicados os recursos da Entidade, devem ser precificados (marcados) ao valor de mercado, conforme o Manual de Marcação a Mercado desenvolvido pelo Administrador da carteira.

Alternativamente, a MSD PREV poderá autorizar a marcação a vencimento, na curva do papel, de determinado investimento, desde que julgue ter condições de manter tal investimento até o vencimento.

O Controle e avaliação dos riscos são realizados conforme as determinações legais vigentes e outros recursos que a Entidade julgar adequado e pertinente segundo as condições de mercado e estratégia de investimentos adotada.

Risco de Mercado:

O valor dos ativos que integram a carteira da MSD PREV pode aumentar ou diminuir de acordo com as flutuações de preços e cotações de mercado. Em caso de queda do valor dos ativos, o patrimônio pode ser afetado negativamente. A queda nos preços dos ativos pode ser temporária, não existindo, no entanto, garantia de que não se estenda por períodos longos e/ou indeterminados.

O processo de gerenciamento e de controle do risco de mercado das carteiras da MSD PREV é feito através dos limites para cada segmento e do cálculo da Divergência não Planejada – DnP. A metodologia empregada para a apuração da DnP consiste na comparação da variação das cotas de cada segmento com o seu respectivo “benchmark”. A interpretação do resultado se dá como satisfatório quando o valor apurado for positivo ou igual a zero, o que indica que o desempenho da carteira conseguiu acompanhar ou superar a performance do “benchmark” estabelecido. Quando o resultado apresenta valor negativo indica que a carteira de investimento não acompanhou o comportamento do seu “benchmark”.

Risco Legal:

A administração e o acompanhamento do risco legal são efetuados constantemente pela MSD PREV e visam mensurar e quantificar a aderência das carteiras à legislação pertinente e à Política de Investimentos.

Risco Operacional:

Os procedimentos atinentes ao desenvolvimento operacional são monitorados através da avaliação dos processos de transmissão de informações e procedimentos operacionais, objetivando a identificação de riscos intrínsecos às operações desenvolvidas pela gestão dos investimentos. Como resultado desse mapeamento são elaborados planos de ação destinados a mitigar os riscos dessa natureza.

8. APREÇAMENTO DE ATIVOS

(11)

Risco de Liquidez:

O risco de liquidez caracteriza-se pela possibilidade de redução ou mesmo inexistência de demanda pelos títulos e valores mobiliários integrantes do veículo de investimento considerado nos respectivos mercados em que são negociados. O gerenciamento do risco de liquidez é uma preocupação constante para a MSD PREV e, como prudência, a mesma mantém um percentual mínimo de seus recursos totais em ativos de liquidez imediata.

Risco Sistêmico:

Procurar-se-á obter diversificação, no caso de risco de crédito privado, entre os vários setores de atividade econômica, de modo a ter uma distribuição de risco entre o setor bancário e o não financeiro, bem como entre os diversos setores deste último, que possa mitigar os impactos de crises de grande magnitude sobre os ativos do plano.

O Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado, conforme as disposições legais vigentes e desta Política de Investimentos, deve:

 Cumprir e fazer as disposições desta Política de Investimentos.

 Acompanhar e monitorar o desempenho das carteiras e investimentos da Entidade.

 Gerenciar os riscos, inerentes ao mercado financeiro, das aplicações dos recursos da Entidade.  Evitar condições de conflito de interesses entre a Entidade e a Patrocinadora.

 Conforme disposições legais vigentes, responder administrativa, civil e criminalmente pela gestão, alocação, supervisão e acompanhamento dos investimentos da Entidade, bem como pela prestação de informações relativas às aplicações desses recursos, sem prejuízo da responsabilidade solidária dos Diretores da Entidade e respectivos Administrador(es) de Recursos e custodiante (se houver).

 Propor alterações na presente Política de Investimentos sempre que ela ferir disposições legais vigentes, ou impossibilitar a obtenção dos desejados padrões técnicos e éticos.

 Propor a nomeação, substituição e eliminação de Administradores de Recursos, conforme política definida neste documento.

 Propor contração / alteração de Custodiante.

O Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado pode:

 Se opor à presente Política de Investimentos, ou revisões desta, apresentando em até 30 dias corridos, a partir da sua aprovação, parecer sobre pontos a que se opõe.

 Propor alteração na presente Política de Investimentos, que deve ser avaliada pelo Conselho da MSD PREV em um prazo não superior a 30 dias.

(12)

Se desligar de suas funções, com aviso prévio de 30 dias, quando:

 A presente Política de Investimentos o impossibilitar de executar suas atribuições.

 Quando não se chegue a um consenso sobre os pontos da Política de Investimentos que ele julgar impeditivos à execução de suas atribuições.

A MSD PREV terá um único AETQ para todos os segmentos, cujas informações cadastrais apresentamos na tabela abaixo:

Administrador Estatutário Tecnicamente Responsável da MSD PREV – AETQ Nome: Fabio Frochtengarten

Cargo: Associate Director of Treasury Telefone para Contato: (11) 5189-7774

Agentes envolvidos:  A Entidade;

 O Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado  O(s) Administrador(es) de Recursos;

 O Custodiante (se houver);

 Qualquer funcionário, agente ou terceiro envolvido na prestação de serviços relacionados à gestão de recursos da Entidade.

Nenhum dos agentes, acima listados, pode exercer seus poderes em benefício próprio ou de terceiros. Não podem, também, se colocar em situações de conflito ou de potencial conflito entre seus interesses pessoais, profissionais, da Patrocinadora e deveres relacionados à gestão dos recursos da Entidade; Os agentes, acima listados, devem expor qualquer associação direta, indireta ou envolvimentos que poderiam resultar qualquer percepção atual ou potencial de conflito de interesses em relação aos investimentos da Entidade.

11.1 RESPONSABILIDADE DA MSD PREV

A MSD PREV deve:

 Estabelecer e adotar este documento na condução dos investimentos dos ativos da Sociedade.

 Revisar este documento no mínimo anualmente e confirmar ou adequar os pressupostos relacionados às expectativas dos retornos, à tolerância ao risco, ao horizonte de tempo e ao “asset mix” de longo prazo e seus impactos sobre os investimentos do Plano de Aposentadoria ou fluxo de contribuições.  Determinar o(s) custodiante(s) para seus investimentos, caso opte pela contratação de custodiante.  Determinar o(s) administrador(es) de recursos para gerenciar(em) os ativos da Sociedade.

 Informar o(s) administrador(es) de recursos em caso de mudanças significativas no fluxo de caixa.

(13)

 Revisar e analisar seu(s) administrador(es) de recursos e sua(s) performance(s) qualitativa e quantitativa, incluindo:

o Análise das taxas de retorno obtidas mediante comparação aos objetivos previamente estabelecidos;

o Monitoramento do grau de risco assumido para o nível de retorno obtido;

o Revisão das atividades e características do(s) administrador(es) de recursos conforme critérios determinados na sua(s) escolha(s).

Selecionar opções de investimentos dos recursos da Sociedade.

 Determinar o(s) provedor(es) da análise de performance, consultor(es) de “retirement” e demais especialistas, quando necessário.

 Nomear Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado para mandatos de prazos indeterminados.

 Destituir Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado sempre que julgar pertinente. Neste caso um substituto deverá ser nomeado pelo Conselho imediatamente.

11.2 RESPONSABILIDADE DO(S) ADMINISTRADOR(ES) DE RECURSOS

O(s) Administrador(es) de Recursos deve(m):

 Realizar a gestão dos ativos da Sociedade, conforme a legislação em vigor e as restrições e diretrizes contidas no Documento “Mandato ao(s) Administrador(es) de Recursos”, nesta Política de Investimentos e em qualquer outro documento suplementar que a MSD PREV vier a prover, com exceção do controle dos limites que incluem investimentos das Patrocinadoras;

 Aplicar os recursos ou parte dos recursos da MSD PREV em fundos de investimentos somente se os mesmos estiverem em conformidade com a legislação em vigor e as restrições e diretrizes contidas no Documento “Mandato ao(s) Administradores”, nesta Política de Investimentos e em qualquer outro documento suplementar que a MSD PREV vier a prover;

 Determinar a alocação de recursos no curto prazo e a seleção de títulos e valores mobiliários de acordo com seu(s) Mandato(s) de Investimentos;

 Reunir-se com a Sociedade periodicamente, para apresentar suas análises da performance dos investimentos e para descrever suas estratégias de investimentos presente e futuras de acordo com seus mandatos de investimentos.

As reuniões com o(s) Administrador(es) de Recursos podem ocorrer em qualquer forma e tempo, conforme agenda determinada pela Sociedade em comum acordo com o(s) Administrador(es);

 Preparar e encaminhar Relatório de apoio à reunião, contendo informações sobre a composição, estratégia e performance da carteira;

 Fornecer para a Sociedade relatórios mensais sobre a posição patrimonial administrada, segmentada em classes de ativos e taxas de retornos obtidas;

(14)

 Prontamente notificar a Sociedade caso, em algum momento, exista um investimento ou grupo de investimentos que estejam em desacordo com o documento Mandato ao(s) Administrador(es) de Recursos, com essa Política de Investimentos ou disposições legais;

 Investir em fundos de investimento (FIFs e FICs), criados e mantidos conforme a legislação em vigor aplicável a fundos de investimento, que possuam Política de Investimentos e Estatutos que não conflitem com este documento;

 Identificar aspectos do documento “Mandato ao(s) Administrador(es) de Recursos” tangíveis às funções do(s) Administrador(es) e passíveis de revisão em virtude de novas estratégias de investimentos ou mudanças no mercado de capitais, caso o Administrador os julgue pertinentes;  Explicar as características de outras classes de ativos a serem consideradas e como essas classes

poderiam apoiar na determinação dos objetivos da Sociedade, obtenção de retornos ou redução de riscos;

 Informar prontamente a Sociedade caso da existência de algum elemento no documento “Mandato ao(s) Administrador(es) de Recursos” que inviabilize a obtenção dos objetivos da Sociedade;

 Fornecer prontamente ao Agente Consolidador, todas as compras e vendas de títulos e valores mobiliários individuais;

 Informar a Sociedade todos e quaisquer custos envolvidos na administração dos recursos, tais como: taxa de administração, taxa de performance, auditoria, corretagem, publicação, dentre outros;

 Informar a Sociedade sua política de corretagem, incluindo retenção de “Soft Dollar”, ou seja, a retenção / repasse de quaisquer descontos nas taxas básicas de corretagem, obtidas pelo “Asset Manager”;

 Reportar mensalmente todas as transações de investimentos para a Sociedade identificando o custo da transação;

 Responsabilizar-se por uma administração ética, transparente e objetiva;

 Administrar os recursos da Sociedade respeitando todos os limites e disposições legais como se fosse o único administrador de Recursos da Sociedade, com exceção dos limites que incluem investimentos das patrocinadoras;

 Assumir toda responsabilidade, incluindo o ressarcimento de multas ou perdas, provenientes do descumprimento de suas responsabilidades;

 Negociar títulos e valores mobiliários do segmento de renda fixa preferencialmente por meio de plataformas eletrônicas de negociação administradas por Entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil ou pela Comissão de Valores Mobiliários;

 Quando operar em meio distinto às plataformas eletrônicas, deve informar à Entidade todos os valores negociados em mercado de balcão (compra e/ou venda) de quaisquer operações de renda fixa de carteiras administradas ou fundos de investimentos exclusivos juntamente com os referenciais de mercado definidos conforme a legislação em vigor;

(15)

Ressalte-se que todos os limites e restrições são válidos para o total dos recursos garantidores e para a carteira de cada Administrador dos Recursos, sendo o Administrador de Recursos responsável apenas pelo percentual por ele administrado.

11.3 RESPONSABILIDADE DO AGENTE CUSTODIANTE

O agente custodiante, se houver, deve:

 Observar todos e quaisquer limites estabelecidos pela legislação vigente tanto a nível macro (alocação entre os segmentos) como a nível micro (alocação nos segmentos), comunicando imediatamente à Entidade a ocorrência de qualquer desenquadramento, ativo ou passivo.

 Garantir a precificação dos valores de todos os títulos e valores mobiliários integrantes das carteiras de investimentos da Sociedade e fundos de investimentos nos quais são aplicados recursos da Entidade, a preços de mercado;

 Informar ao(s) Administrador(es) de Recursos os limites que deverão ser observados para que a Carteira Total da Entidade não se desenquadre dos limites e determinações legais vigentes e dos estipulados nesta Política de Investimentos.

 Liquidar e registrar todas as operações da Entidade em contas segregadas e mantidas com o fim único de exercer serviços de custódia e liquidação de operações da MSD Prev.

 Responsabilizar-se pela verificação do cumprimento dos procedimentos adotados nos documentos “Mandato ao(s) Administrador(es) de Recursos”.

 Liquidar todas e quaisquer operações que estejam em acordo com os mandatos de cada Administrador de Recursos e com as determinações legais vigentes.

 Não liquidar as operações que não estejam em acordo com os mandatos de cada Administrador de Recursos, como os termos desta Política de Investimentos e com as determinações legais vigentes.  Verificar e garantir, diariamente, o cumprimento de limites e disposições legais, assim como os limites

e disposições contidos nos mandatos aos Administradores de Recursos.

 Notificar, por escrito, a Entidade qualquer descumprimento dos Administradores de Recursos aos procedimentos adotados no documento “Mandato ao(s) Administrador(es) de Recursos”.

 Verificar se a composição de ativos da carteira de investimentos está de acordo com os limites de risco admitidos pela Entidade.

 Emitir relatórios mensais sobre a composição patrimonial total e segmentada dos investimentos da Entidade e suas respectivas rentabilidades.

 Se responsabilizar por qualquer fato sob seu controle ou conhecimento que não tenha sido informado à Entidade e lhe venha causar alguma perda ou dano de qualquer natureza.

 Suprir a Sociedade de todas as informações relativas ao seu portfólio, inclusive fornecendo arquivo XML em versão corrente com prazo de entrega em D+1, além de garantir o cumprimento e aplicação adequada das determinações contidas na Resolução do CMN n.º 3.792/09.

(16)

A MSD PREV não é especialista em gestão de recursos e não possui interesse na implementação de modelo de gestão interna dos recursos. Assim, o Conselho da Sociedade julgou mais eficiente e prudente a contratação de administradores de recursos para administrar os recursos da Sociedade nos Segmentos de Renda Fixa e Renda Variável.

O estilo de gestão adotado possui como meta a obtenção dos retornos necessários aos objetivos definidos nesta Política de Investimentos, levando-se em consideração o nível de tolerância a risco da Sociedade.

 Instituições Financeiras:

Os Administradores de Recursos são selecionados através de parâmetros de qualificação tais como: tradição, solidez, capacitação técnica ao atendimento dos objetivos da Sociedade, representatividade da carteira de clientes, manutenção da base de clientes, qualidade e manutenção do quadro de profissionais envolvidos na gestão dos recursos, entre outros. Para auxiliar a Sociedade na contratação e avaliação de Administrador(es) de Recursos, a Sociedade poderá contratar Consultoria Especializada.

 Corretoras:

Considerando a terceirização da gestão dos recursos, a Sociedade não participa da escolha das Corretoras. A escolha das Corretoras é realizada pelo(s) Administrador(es) de Recursos da Sociedade. O(s) Administrador(es) de Recursos tem que informar a Sociedade sua política de corretagem, incluindo retenção de “Soft Dollar”, ou seja, a retenção/repasse de quaisquer descontos nas taxas básicas de corretagem, obtidas pelo “Asset Manager”

 Agente Consolidador:

A MSD PREV é o agente responsável pela consolidação das informações de seus próprios investimentos. Para tanto, pode contratar consultoria, instituição financeira ou empresa para suporte nos serviços necessários ao atendimento das exigências relacionadas à consolidação das informações.

A contratação de terceiros para a prestação dos serviços relacionados à consolidação das informações é realizada através de parâmetros de qualificação tais como: capacitação técnica, carteira de clientes, ausência de real e potencial conflito de interesses entre os serviços, qualidade e clareza das informações prestadas (gerenciamento de risco, preenchimento do Demonstrativo de Investimentos, verificação do enquadramento das aplicações dos recursos, entre outras) e comprometimento no cumprimento de prazos.

 Auditor Independente:

O auditor independente é selecionado através de parâmetros de qualificação tais como: tradição em auditoria, capacitação técnica e forma objetiva de verificação do grau de conformidade dos investimentos realizados, adequação da metodologia e dos procedimentos de cálculo de valor em risco, enquadramento dos limites estabelecidos na política de investimentos e legislação vigente e cumprimento de prazos.  Consultorias:

As consultorias são selecionadas, respectivamente, através de parâmetros de qualificação tais como: tradição, capacitação técnica, atividades com foco no Investidor Institucional, representatividade da

(17)

carteira de clientes, manutenção da base de clientes, qualidade e manutenção do quadro de profissionais, ausência de real ou potencial conflito de interesses entre os serviços, clientes e procedimentos da Consultoria de Investimentos e os interesses da Entidade.

Como a MSD PREV possui uma estrutura enxuta, focada no controle de risco e atribui, em grande parte, a discricionariedade da administração dos recursos a gestores terceirizados, decidiu-se que, ao longo da vigência desta Política, os princípios sócio-ambientais serão observados sempre que possível.

Qualquer fato ou situação não previsto ou que não se enquadre na Política de Investimentos aqui estabelecida será objeto de avaliação imediata pela Diretoria da MSD PREV e de seus Conselhos Deliberativo e Fiscal, se assim exigido for.

São Paulo, 30 de dezembro de 2013.

Conselheiros:

Diretores:

__________________________________________ _____________________________________ CECIL CHRISTIAN CURT ALBERT HOLSTEIN NELIO LAZARINI VIEIRA

CONSELHEIRO PRESIDENTE DIRETOR SUPERINTENDENTE

__________________________________________ ____________________________________ LUIZ CARLOS JUNQUEIRA HADICH ODAIR DA ROCHA CASTRO JUNIOR

CONSELHEIRO DIRETOR

__________________________________________ ___________________________________ WILSON CARLOS PEREIRA IVO FABIO FROCHTENGARTEN

CONSELHEIRO DIRETOR

ADM. ESTATUTÁRIO TÉC. QUALIFICADO

13. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

(18)

Referências

Documentos relacionados

Esta Política de Investimentos estabelece a forma de investimento e gerenciamento dos ativos do Plano de Previdência da Prevcummins - Sociedade de Previdência Privada

Esta Política de Investimentos estabelece a forma de investimento e gerenciamento dos ativos do Plano de Previdência da Prevcummins - Sociedade de Previdência Privada

Este material não tem o propósito de prestar qualquer tipo de consultoria financeira, recomendação de investimentos, nem deve ser considerado uma oferta para aquisição de produtos

Este material não tem o propósito de prestar qualquer tipo de consultoria financeira, recomendação de investimentos, nem deve ser considerado uma oferta para aquisição de produtos

As rentabilidade mencionadas para este fundo são líquidas de taxa de administração Administrador e Gestor: Western Asset Management Company DTVM Limitada.. ANBIMA: Multimercados

Eventuais diferenças entre a soma das atribuições e o valor total agregado ao portfólio sobre o benchmark se devem a despesas gerais, ganhos/perdas nas transações, taxa

Este material não tem o propósito de prestar qualquer tipo de consultoria financeira, recomendação de investimentos, nem deve ser considerado uma oferta para aquisição de produtos

¹ WA FIA BDR Nível I, Tipo ANBIMA Ações Livre; ² WA Long & Short FIM, Tipo ANBIMA Multimercado Estratégia Long and Short – Neutro; ³ WA US Index 500 FIM, Tipo ANBIMA