• Nenhum resultado encontrado

Instrumentos Cirúrgicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instrumentos Cirúrgicos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Instrumentos Cirúrgicos

(2)

Índice

Introdução

Aço Inoxidável

Qualidade da Água e/ou Vapor

Uso diário

Esterilização

Orientações

Referências

03

03

04

05

07

08

08

(3)

Antigamente, para assepsia cirúrgica o uso de ácido fênico embora parecesse adequado para a desinfecção das mãos e de objetos como as esponjas de limpeza, muitos preferiam a desinfecção dos demais instrumentos pelo fogo ou pelo aquecimento em vapor ou estufas.

Foi então que, de acordo com o método desenvolvido a partir de 1880 por Hayes Agnew em Paris e Schimmelbusch em Berlim, na segunda metade do século XIX, acontece uma revolução nos métodos utilizados nos hospitais, levando à prevenção de infecções hospitalares.

Introdução

Manuseio, armazenamento e esterilização | VÍNCULA

03

Aço Inoxidável

Embora todos os tipos de aços inoxidáveis sejam bem adequados às finalidades de uso, isso não significa que o termo “INOXIDÁVEL” aplicado não será inalterável ou indestrutível. Na realidade, não existe uma composição química ideal que possa evitar todos os tipos de ataques que poderiam causar manchas, falta de brilho ou mesmo corrosão. Como qualquer outro material utilizado pela Engenharia, os aços inoxidáveis também apresentam aspectos de fragilidade e limitação, que vão desde fenômenos de corrosão e fadiga mecânica até a formação de manchas superficiais diversas. Foi pensando nestas possibilidades, que estabelecemos a seguir as melhores condutas, objetivando maximizar a vida útil e funcional do instrumento cirúrgico. Por isso, é muito importante seguir sempre estas recomendações.

(4)

Mesmo em uma água considerada como potável, existe a possibilidade de concentração de certos elementos químicos, que poderiam deteriorar os instrumentos cirúrgicos durante os processos de limpeza e esterilização. De todas as impurezas encontradas na água o cloreto é a mais crítica.

É conveniente ressaltar que as manchas podem ter origem devido a outras razões, por exemplo:

Sugestões para solucionar o problema em questão:

Residual de produtos de limpeza;

Produtos de limpeza de qualidade duvidosa e/ou não indicados; Má qualidade da água usada na autoclave.

Qualidade da Água e/ou Vapor

A manutenção regular e qualificações dos equipamentos envolvidos na esterilização (caldeiras, autoclaves) tem influência direta na qualidade do processo.

A norma NBR 14332:1999 preconiza que a água e/ou vapor empregados nas autoclaves devem atender parâmetros estabelecidos de pH, concentração de metais pesados/clo-retos e condutividade elétrica, a fim de assegurar, junto a um efetivo processo de esterilização, a redução dos riscos de corrosão do instrumental.

Instale filtro de vapor em todas as autoclaves Observação: Esses filtros deverão ter capacidade de filtragem em 98% das partículas com tamanhos superiores ou iguais a 0,1 mícron.

Instale filtros de água na área de lavagem do material; Monitore a qualidade da água periodicamente.

(5)

1. O responsável pela tarefa deverá estar paramentado, com os artigos de proteção individual (luvas, máscaras, óculos, aventais, etc.).

2. Imergir os instrumentais em solução enzimática adequada, em concentração, temperatura e tempo de exposição de acordo com as recomendações do fabricante.

3. Realizar um enxágue único, diretamente em jato de água, sem manusear os instrumentos cirúrgicos.

Observação:

Recomenda-se que a temperatura não ultrapasse 45°C, pois podem ocasionar coagulação das proteínas, dificultando a remoção das incrustações.

Descontaminação - a remoção física de contaminantes.

1. O responsável pela tarefa deve estar paramentado, com os artigos de proteção individual mencionado acima.

2. Os instrumentais devem ser imersos em solução enzimática preparada de acordo com as indicações do fabricante.

Observação:

Recomenda-se apenas o uso de soluções de limpeza destinadas para tal finalidade. Não indica-se o uso de soluções iônicas.

Uso diário

Limpeza prévia ou desincrustação deve ser iniciada o mais rápido possível.

Caso a lavagem seja manual, recomenda-se a escovação sob água morna corrente, utilizando escovas de cerdas macias, sabão neutro ou detergente enzimático.

Quando aplicado lavagem automatizada, os instrumentais deverão ser dispostos abertos, deixando-os afastados um do outro a fim de evitar desgaste prematuro devido à vibrações. Recomenda-se o uso de detergente enzimático de pH neutro e pouco espumante. Parâmetros de temperatura, tempo e frequência das vibrações deverão ser informadas pelo fabricante do equipamento.

Observação:

Nunca utilize esponjas de aço e produtos abrasivos que possam danificar os instrumentais em uso.

Lavagem - a remoção mecânica das sujidades dos instrumentos cirúrgicos, através de escovação manual ou vibrações produzidas por ultra-som.

Manuseio, armazenamento e esterilização | VÍNCULA

05

A ISO 17664 define as principais etapas de processo de limpeza, contemplando limpeza, descontaminação, lavagem, secagem, inspeção e manutenção. Confira abaixo as etapas desse processo:

(6)

Esta etapa deverá ser executada minuciosamente a fim de eliminar por completo espumas, residual de detergente ou, até mesmo, resquícios de material orgânico.

Utilize sempre para o enxágue água DDD (destilada, deioniza-da, desmineralizada).

Secagem - a retirada de água residual e umidade, após procedimento de enxágue.

Os instrumentais deverão ser abertos e totalmente secos com tecido macio e absorvente (por exemplo, compressa) ou jato de ar comprimido isento de umidade e contaminantes. Quando o processo de lavagem é automatizado, a última etapa é a secagem.

Observação:

Não recomenda-se a secagem de "forma natural", a fim de evitar manchas e corrosão

Enxágue - a remoção de resíduos químicos, detergentes e espuma ainda presentes.

Revisão e inspeção é o ato de verificar se o instrumen-tal não apresenta qualquer irregularidade ou deformidade.

1. Todos os instrumentos deteriorados ou que apresentem indícios de corrosão devem ser separados para evitar que o processo de corrosão se alastre por contato aos demais instrumentais.

2. Proteja sempre a ponta dos instrumentos mais delicados. 3. Nunca armazene instrumentos limpos, em caixas cirúrgicas manchadas ou com riscos severos, que possam ser focos de contaminação para o instrumental.

Separe os materiais pesados, dos delicados e de pouco peso.

Lubrificação - uma das manutenções que devem ser submetidos os instrumentais cirúrgicos.

1. Todo instrumental deve ser lubrificado, empregando-se lubrificante hidrossolúvel e não corrosivo, adequado à aplicação médica, devendo-se dar especial atenção às juntas de instrumentais articulados.

2. Manipule o instrumental, cuidadosamente, em todas as etapas, evitando batidas ou quedas.

(7)

Manuseio, armazenamento e esterilização | VÍNCULA

07

1. Utilize para a autoclave água DDD (destilada, deionizada, desmineralizada), para que o vapor resultante esteja isento de impurezas. Ainda assim, recomenda-se o uso de filtros adequados para retenção de possíveis impurezas.

2. Os instrumentais cirúrgicos devem ser dispostos abertos, principalmente as pinças hemostáticas e porta-agulhas, ou no máximo fechados apenas no primeiro dente da cremalheira, em bandejas e as mesmas envolvidas em campo duplo de algodões crus, ou colocadas em caixas “tipo container", perfuradas, apropriadas para este tipo esterilização.

3. Os ciclos programados na autoclave devem ser devidamente validados. Recomenda-se ciclo de 6 minutos à 134°C +/-3°C.

4. Manutenções periódicas devem ser realizadas no equipa-mento de autoclave.

Esterilização

(8)

Evite o acondicionamento para esterilização de instrumentais fabricados em diferentes materiais (por exemplo, aço inoxidável e material cromado), pois podem induzir a processos de corrosão.

Não armazene instrumentais próximos a produtos químicos que possam danificar a superfície do mesmo.

Caso verifique a presença de vapor de água nas embalagens dos instrumentais, deve-se proceder com uma nova lavagem e secagem.

Os instrumentais não devem ser utilizados para finalidades diferentes daquelas projetadas.

Nunca utilize esponjas ou escovas metálicas para limpeza, pois podem danificar os instrumentais.

Os instrumentais não devem ser empilhados, a fim de evitar a deformação dos mesmos

Lembre-se que autoclave não limpa, apenas esteriliza. Dessa maneira, a limpeza é de extrema importância.

Orientações

NBR ISO 17664:2015: esterilização de produtos para saúde - Informação a ser fornecida pelo fabricante para o processa-mento de produto para saúde resterilizável.

NBR 14332:1999: Instrumentais cirúrgicos e odontológico de aço inoxidável - Orientações sobre manuseio, limpeza e esterilização

(9)

Av. Brasil, 2983 - Dt. Industrial 13505-600, Rio Claro SP, Brasil vincula.com.br

Re

v.

00 - Outubr

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da