• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS

EDITAL PROPPG 005/2016

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

(Pós-Graduação lato sensu)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UERGS torna pública e estabelece as normas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de especialização intitulado “Gestão e Desenvolvimento Rural” para o primeiro semestre do ano de 2016. O curso de especialização acontecerá na Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul/RS.

1. OBJETO

Esta chamada visa selecionar candidatos para participação no Curso de Especialização, modalidade presencial, cujo objetivo geral é o de formar, qualificar e habilitar profissionais para gerenciar organizações rurais individuais e coletivas, bem como, desenvolver pesquisas na área da administração e do desenvolvimento rural, a partir de uma visão sistêmica do mercado. Os profissionais formados no curso poderão contribuir de forma significativa para o Desenvolvimento Regional com a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a realização do curso tem ainda por objetivos específicos: capacitar profissionais para planejar, executar e avaliar políticas e ações de desenvolvimento para o contexto rural local e regional; habilitar profissionais para analisar, de forma financeira e econômica, as organizações rurais individuais e coletivas; formar profissionais capacitados na elaboração de estratégias de gestão rural, no âmbito do planejamento estratégico, do marketing e das vendas; qualificar profissionais para a gestão de pessoas no âmbito rural, sob a perspectiva estratégica das relações humanas e do comportamento organizacional; desenvolver uma visão crítica da realidade social rural.

2. PÚBLICO ALVO

Poderão se inscrever como candidatos os graduados, assim como prováveis formandos, em cursos superiores reconhecidos pelo MEC em todas as áreas do conhecimento, que atuem ou que tenham interesse em atuar nas áreas que compõem as Ciências Sociais Aplicadas, as Ciências Humanas e as Ciências Agrárias.

3. NÚMERO DE VAGAS

Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para início em Abril de 2016. No caso do não preenchimento de um número mínimo de vagas, o curso não será oferecido. Cabe ressaltar que o número mínimo de alunos para iniciar o curso é de 15 (quinze).

(2)

4. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas de maneira presencial, no período de 15 de Fevereiro de 2016 a 12 de Março de 2016, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 20h00min, na Secretaria da Unidade da Uergs, em Cachoeira do Sul, Rua Sete de Setembro, 1040, Bairro Centro, Cachoeira do Sul/RS, CEP: 96508 010, Tel: (51) 3724 0453.

Será admitida a entrega de documentos por intermédio de procurador com poderes específicos obtidos através de procuração simples registrada em cartório.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

5. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

As cópias de documentos devem ser acompanhadas dos documentos originais e receberão autenticação da secretaria do curso. Cópias de documentos autenticados em cartório também serão aceitos.

Para inscrição, o(a) candidato(a) à vaga necessita entregar os seguintes documentos: a. - Formulário de Inscrição impresso no Processo Seletivo, disponível no Anexo 4

devidamente preenchido e assinado;

b. - Cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); c. - Cópia (frente e verso) da Cédula de Identidade (RG ou RNE);

d. - Cópia (frente e verso) do Título Eleitoral com comprovante de quitação da Justiça Eleitoral para brasileiros;

e. - Cópia (frente e verso) da Certidão de Nascimento ou Casamento; f. - 02 (duas) fotografias 3x4 recentes;

g. - Cópia do Histórico Escolar do curso de graduação;

h. - Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes do CNPq),

i. - Quadro de Títulos (Anexo 2 deste edital), preenchido e assinado e documentado com os itens constantes no Anexo 01 deste edital.

j. - 02 vias impressas do Formulário do perfil e intenções do candidato; ver modelo Anexo 03 deste edital;

k. - Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação expedido por IES, reconhecido pelo MEC ou conselhos estaduais ou municipais de educação, atestado de formando ou atestado de provável formando, fornecido pela Instituição de Ensino Superior do Curso de Graduação em questão. No caso de aprovação no Curso de Especialização, os candidatos que apresentaram atestado de provável formando para a inscrição no processo de seleção do curso terão que entregar na Secretaria do Curso, até o primeiro dia de início do curso, documento que comprove a colação de grau. Os alunos que apresentaram atestado de provável formando ou atestado de formando deverão apresentar à Secretaria do Curso, assim que pronto, ou no prazo de 90 dias após a matrícula, cópia do Diploma de Graduação.

Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta.

Os estudantes que não cumprirem o ordenamento acima estarão desclassificados no processo de seleção.

(3)

6. DURAÇÃO DO CURSO

O curso terá duração máxima de 18 (dezoito) meses, com início em Abril de 2016 e término em Dezembro de 2017.

Horário das aulas: sextas-feiras, das 18h40 às 22h30; sábados das 8h às 11h30 (4h/a) e das 13h30 às 17h (4h/a).

A carga horária de aulas presenciais do curso é de 360 horas. O certificado de conclusão de curso será entregue a todos os alunos que atenderem às seguintes exigências:

I – 75% de frequência em cada disciplina; II – Conceito mínimo “C” em cada disciplina;

III – Trabalho de Conclusão de Curso aprovado com conceito mínimo “C”.

7. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

O processo de seleção ocorrerá em uma única etapa. Essa etapa consistirá na análise do Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) e na análise do formulário do perfil e das intenções do candidato. Nessa análise será atribuída uma avaliação em escala de 0 (zero) a 10 (dez). Os candidatos serão selecionados pela análise do Curriculum Vitae e pelo formulário do perfil e intenções, sendo classificados os candidatos até o número correspondente a 1,5 vezes o número de vagas. No caso de empate, como critério de desempate terá preferência o candidato de maior idade. As análises (do Curriculum Vitae e do formulário do perfil e das intenções do candidato) serão realizadas pela Comissão de Seleção, formada por professores do Colegiado do Curso.

ATENÇÃO: Para a análise do currículo e do formulário do perfil e intenções do candidato será utilizada o quadro de critérios de pontuação (conforme Anexo 1 deste edital). O candidato deverá preencher, assinar e entregar: o “Formulário de perfil e intenções” (Anexo 3) e o “Quadro de títulos” (Anexo 2), apresentando os documentos comprobatórios no Curriculum Vitae.

Os resultados preliminar e final serão publicados na página da Uergs na internet e na Secretaria da Unidade em Cachoeira do Sul, conforme calendário.

8. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado preliminar da seleção, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs (http://www.uergs.edu.br) no dia 18 de Março de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Cachoeira do Sul. O resultado final da seleção, após o período de interposição de recursos, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs (http://www.uergs.edu.br) no dia 01 de Abril de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Cachoeira do Sul.

(4)

9. RECURSOS

O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado do processo seletivo poderá realizar após a divulgação do resultado preliminar. O candidato disporá do seguinte período para fazê-lo, a contar a data e horários de divulgação do resultado, conforme tabela abaixo:

Etapa da seleção

Período de recursos 30 de março de 2016 (até as 18h)

Para recorrer, o interessado deverá encaminhar o Formulário de Recurso disponível no anexo 7. O formulário devidamente preenchido deverá ser enviado para o correio eletrônico: especializacao-gdr@uergs.edu.br.

Recursos fora do prazo serão indeferidos incluindo recursos não recebidos por problemas de envio por falha de conexão de internet.

Se do exame do recurso resultar em alteração do resultado, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

Todos os recursos serão analisados pela Comissão de Seleção.

A resposta ao recurso será remetida para o correio eletrônico de origem da interposição do mesmo.

Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou para qualquer outro e-mail que não seja o disponibilizado para esse fim.

Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de recurso.

O resultado final da seleção, após a interposição de recursos, será divulgado na página da Uergs (http://www.uergs.edu.br) dia 01 de Abril de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Cachoeira do Sul.

10. MATRÍCULA

Terão direito à matrícula no referido curso, os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS, respeitados os limites das vagas.

A matrícula será realizada de 04 a 06 de Abril de 2016, para os candidatos classificados e de 07 a 08 de Abril de 2016 para os suplentes, caso houver vaga disponível, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 20h00min, na Secretaria da Unidade da Uergs, em Cachoeira do Sul/RS.

A matrícula dos candidatos selecionados poderá ser realizada pelo candidato ou por seu representante legal devidamente identificados. Nessa ocasião, o candidato deverá portar documento de identidade com foto válido em todo o território nacional para entrega do Formulário de Matrícula.

11. INÍCIO DO CURSO

O curso terá seu início em 08 de abril de 2016, nas dependências da Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul/RS.

(5)

A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e do seu anexo, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento.

A documentação dos candidatos não aprovados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Curso do, por um prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão eliminados.

O exame de seleção 2016 só terá validade para o Curso de Especialização em Gestão e Desenvolvimento Rural que se iniciará em 08 de Abril de 2016, em Cachoeira do Sul/RS.

No caso de candidato ser estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de revalidação por instituições nacionais nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), bem como nas Resoluções nº. 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação – CNE.

Em caso de alunos estrangeiros é necessária à apresentação de visto válido de estudante.

Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Curso de Pós-Graduação, através dos telefones (51) 3724-0453, para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso.

Será desclassificado o candidato que:

- Deixar de cumprir ou atender qualquer um dos itens ou regras publicadas do presente Edital;

- Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização do processo seletivo;

- Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso em conjunto com a PROPPG.

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS EDITAL PROPPG 005/2016

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

ANEXO 1

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: ANÁLISE DE CURRÍCULO E DO FORMULÁRIO DO PERFIL E INTENÇÕES DO CANDIDATO

1) As análises do currículo e do formulário do perfil e intenções do candidato serão realizadas pela Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação lato sensu;

2) O Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) deve ser entregue documentado de acordo com as datas indicadas neste edital, com os documentos comprobatórios conforme as atividades previstas nos itens (a, b, c, d, e, f) no quadro de títulos (Anexo 2, deste edital). O quadro de títulos deve ser preenchido conforme informações do curriculum, entregue com a assinatura do candidato.

3) O Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) e as informações constantes no formulário do perfil e intenções do candidato receberão pontuações em nota máxima igual a 10 (dez) pontos, utilizando os critérios descritos no quadro abaixo:

ATIVIDADES PONTUAÇÃO

Por Atividade Máximo a- Graduação com formação nas áreas relacionadas à gestão

rural, administração, administração rural e desenvolvimento rural

1,0 (por graduação)

2,0

b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria

0,2 (por semestre)

1,0

c- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária em qualquer área

0,2 (por resumo) 1,0

d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária na área relacionadas à gestão rural, administração, administração rural e desenvolvimento rural

0,5 (por resumo) 1,5

e- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis em qualquer área

0,5 (por publicação)

1,0

f- Cursos ministrados ou a participação como ouvinte em cursos com carga horária igual ou superior às 20h em qualquer área

0,2 (por curso) 1,0

g- Experiências profissionais relacionadas à área da gestão e do desenvolvimento rural

0,5 (por ano) 1,5

h- Perfil do candidato está relacionado à proposta do curso? 1,0

(7)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS

EDITAL PROPPG 005/2016 ANEXO 2

QUADRO DE TÍTULOS

1) Serão considerados apenas títulos comprovados; Documentos utilizados para um item específico não poderão ser utilizados em outros itens.

2) A classificação dos títulos é de inteira responsabilidade do candidato. Serão considerados os títulos que forem indicados no Quadro de Títulos. A Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão e Desenvolvimento Rural, quando da avaliação do Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) verificará a adequação, porém, não efetuará reclassificação de títulos;

3) Cada título pode ser classificado e computado em apenas um item da tabela;

4) O candidato deverá entregar o Quadro de Títulos preenchido e assinado, de acordo com o modelo aqui fornecido.

QUADRO DE TÍTULOS

ATIVIDADES

PONTUAÇÃO

Por Atividade Máximo Pontuação requerida

pelo candidato b- Graduação com formação nas áreas

relacionadas à gestão rural, administração,

administração rural e desenvolvimento rural 1,0 (por graduação)

2,0

b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria

0,2 (por semestre) 1,0

c- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária em

qualquer área 0,2 (por resumo)

1,0

d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária na área relacionadas à gestão rural, administração, administração rural e desenvolvimento rural

0,5 (por resumo) 1,5

d- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis em qualquer área

0,5 (por publicação) 1,0

e- Cursos ministrados ou a participação como ouvinte em cursos com carga horária igual ou superior às 20h em qualquer área

0,2 (por curso) 1,0

f- Experiências profissionais relacionadas à área

da gestão e do desenvolvimento rural 0,5 (por ano) 1,5 Pontuação obtida

LOCAL E DATA: ___________________________________________________ ASSINATURA DO CANDIDATO: _______________________________________

(8)

ANEXO 3

FORMULÁRIO DO PERFIL E INTENÇÕES DO CANDIDATO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

Informações Acadêmicas 1) Título do TCC: 2) Questão/problema: 3) Orientador: 1) Título do TCC: 2) Questão/problema: 3) Orientador: Informações Profissionais Instituição na qual trabalha

atualmente Cargo Tempo de permanência

Duas últimas instituições onde

trabalhou anteriormente Cargo Tempo de permanência

Informações sobre o perfil do candidato

Como você o considera como leitor: ( ) Assíduo ( ) moderadamente assíduo ( ) nada assíduo

Como você considera a sua habilidade de escrever: ( ) fluente ( ) moderadamente fluente ( ) muito pouco fluente

Como você considera a sua habilidade analítica: ( ) passo horas a entender um problema ( ) gasto algum tempo em buscar a dominar um problema, mas não muito ( ) frente a um problema procuro quem sabe resolvê-lo

Por que você decidiu cursar essa pós-graduação? ( ) atualização profissional

( ) desenvolvimento pessoal ( ) continuidade dos estudos ( ) preparação para o mestrado ( ) outros______________________________________________________________________ Por que escolhestes a UERGS? ( ) gratuidade ( ) qualidade do corpo docente ( )

proximidade geográfica ( ) outros _________________________________________________ Descreva, de forma sintética, qual (is) é (são) a (s) sua (s) expectativa (s) em relação ao curso de especialização “Gestão e Desenvolvimento Rural”:

Observações: O candidato (a) declara que as informações são verídicas.

Data:_____/_____/______ ___________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

(9)

ANEXO 4

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

Nome (*):

Foto 3X4

Unidade da Uergs em:

* O nome do aluno deve ser preenchido conforme Certidão de Nascimento ou

Casamento.

Informações Pessoais

CPF: Título de Eleitor:

RG: Órgão Expedidor RG: ______/_____.

Data Expedição RG: / / Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Estado Civil: ( ) Casado ( ) Solteiro ( ) Separado ( ) Divorciado ( ) Outro: ________

Data nascimento: / / Naturalidade: UF: Nacionalidade: ( ) Brasileira ( ) Estrangeira: Qual?

Cor da pele: ( ) Branca ( ) Negra ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Vermelha Nome do Pai: Nome da Mãe: Endereço Residencial Logradouro: N.º:

Complemento: Bairro: CEP:

Município: UF:

Telefone residencial: ( ) Telefone celular: ( ) E-mail:

Graduação Curso:

Instituição de Ensino:

Ano de início: Ano de conclusão:

Município: Estado: Trabalho Nome da Empresa: Unidade: Telefone:

Atividade de trabalho tem relação com o curso realizado na Uergs? ( ) Sim ( ) Não

Observações: Candidato(a) está de acordo com as normas e condições estabelecidas pelo curso.

Data: _____/_____/______ ________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

(10)

ANEXO 5

GRADE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

NOME DA DISCIPLINA

PROFESSOR RESPONSÁVEL

HORAS/CRÉDITOS

Introdução ao

Desenvolvimento Rural Chaiane Leal Agne

30 /2

Planejamento e Análise de

Políticas de Desenvolvimento Julio Cesar Mahfus

30 /2

Análise Econômica Karine Daiane Zingler 30 /2 Legislação Agrária e

Ambiental Paulo Vanderlei Vargas Groff

30 /2

Métodos Qualitativos e Quantitativos de Pesquisa

Marcondes Lazzari Katiuscia Schiemer Vargas

30 /2

Marketing Estratégico

Aplicado a Negócios Rurais João Carlos Coelho Júnior

30 /2

Vendas e Comercialização

Rural Ubyrajara Brasil Dal Bello

30 /2

Custos e Finanças

Agroindustriais Karine Daiane Zingler

30 /2

Gestão Estratégica de Pessoas

em Negócios Rurais Katiuscia Schiemer Vargas

30 /2

Estratégia em Negócios Rurais Lucas Veiga Ávila 30 /2 Gestão da Produção Rural Chaiane Leal Agne

Cassiane da Costa 30 /2 Gestão e Análise de Projetos

Rurais Ubyrajara Brasil Dal Bello

30 /2

Seminário Integrador (TCC I)

Chaiane Leal Agne Julio Cesar Mahfus Katiuscia Schiemer Vargas

Karine Daiane Zingler Ubyrajara Brasil Dal Bello

60 /4

Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia)

Chaiane Leal Agne Julio Cesar Mahfus Katiuscia Schiemer Vargas

Karine Daiane Zingler Ubyrajara Brasil Dal Bello

(11)

ANEXO 6

CALENDÁRIO

Atividades Data

1 Período de divulgação no Site da Uergs e em outros meios de comunicação.

Publicação do Edital

Janeiro/Fevereiro 11/01/2016

2 Envio da pré-classificação para Comunicação 28/03/2016 3 Divulgação no site dos alunos classificados 29/03/2016 4 Período de Recurso (até as 18h) 30/03/2016 5 Divulgação da classificação final 01/04/2016

6 Período das Matrículas nas unidades. 04/04/2016 a 06/04/2016

7 Início das aulas 08/04/2016

8 Chamada de alunos Suplentes, caso as vagas não tenham sido preenchidas

07/04/2016 a 08/04/2016

9 Data limite de encerramento das disciplinas Outubro de 2017 10 Data limite de entrega das monografias Dezembro 2017

(12)

ANEXO 7

MODELO PADRÃO FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

Recurso contra decisão relativa ao resultado do processo seletivo para o “Curso

de Especialização _____________________________________”, constante no Edital

n. ________ e em suas retificações, publicados no endereço eletrônico

www.uergs.edu.br/, e realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Eu, _________________________________________________, portador do

documento de identidade nº________________, CPF nº______________,

inscrito para concorrer a uma vaga no processo seletivo para o “Curso de

Especialização em ___________________________________” apresento recurso

junto à Comissão de Seleção do referido Curso contra decisão do mesmo.

A decisão objeto de contestação é(explicitar a decisão que está contestando)

______________________________________________________________

Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são:

Se necessário anexe documentos, referências e/ou outras fontes externas,

listando-as abaixo:

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

Local e Data:

Nome e Assinatura:

Referências

Documentos relacionados

(MEC, 2014, p.29). E no campo da Gestão Educacional, a Secretaria de Educação, ao elaborar o PAR, deve sinalizar qual é o método de escolha de gestores escolares e quais são os

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

A hipótese do presente estudo, nesse contexto, seria que os ve- getarianos apresentariam melhores indicadores de saúde, como menor IMC, dieta saudável, perfil lipídico, glicídico

Conforme se observa pela figura 5.2, também em relação às passagens superiores rodoviários, se verifica que para as obras do ramal de Braga, os custos unitários por m² de

O objetivo do trabalho é relatar o caso de um paciente de 68 anos acometido por um tumor estromal gastrointestinal do estômago concomitante a presença de