• Nenhum resultado encontrado

O enquadramento da actuação do Instituto em matéria de gestão da dívida pública está assim, hoje, claramente definido.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O enquadramento da actuação do Instituto em matéria de gestão da dívida pública está assim, hoje, claramente definido."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Plano de Actividades

Ano de 2003

(2)

IGCP - PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2003

I. Introdução

O Instituto de Gestão do Crédito Público tem como objecto principal da sua actividade a obtenção do financiamento necessários à cobertura das necessidades brutas de financiamento do Estado e a gestão da carteira de dívida pública existente.

Esta actividade é enquadrada, de uma forma genérica, pelos seus Estatutos e pelas disposições da lei quadro da dívida pública (Lei nº 7/98) e, de uma forma mais concreta, pelos objectivos e limites estabelecidos nas leis que aprovam os Orçamentos do Estado e pelos Programas Anuais de Financiamento.

A lei quadro da dívida estabelece que a gestão deve ter como meta a minimização dos custos da dívida numa perspectiva de longo prazo querendo com isto significar que mais do que o custo num ou noutro período importa minimizar de uma forma contínua o custo implicado pela dívida até à sua liquidação.

O objectivo da minimização do custo é colocado em paralelo com o da limitação de riscos, nomeadamente dos que se referem à concentração temporal das amortizações (e consequente risco de refinanciamento) e à volatilidade dos custos entre os vários exercícios orçamentais.

O objectivo da minimização dos custos envolve assim, necessariamente, a opção por um nível aceitável de risco, opção que uma vez tomada pode concretizar-se, através da aplicação de modelos próprios, na definição uma estrutura óptima de composição da carteira (em termos de taxa de juro fixa versus taxa flutuante, tipo e prazo dos instrumentos e moedas de denominação).

A escolha dessa opção não é meramente de natureza técnica na medida em que a assunção de um maior ou menor grau de risco tem consequências a nível da gestão orçamental.

O conjunto de “Orientações para a Gestão da Carteira de Dívida do Estado”, aprovadas pela Tutela, incorpora as opções tomadas sobre essa matéria e integra, por assim dizer, os termos do contrato de gestão celebrado entre o Estado, o detentor da carteira da dívida pública, e o IGCP enquanto responsável pela sua gestão.

O enquadramento da actuação do Instituto em matéria de gestão da dívida pública está assim, hoje, claramente definido.

A minimização dos custos, no entanto, passa também pelas taxas de juro a que a nova dívida é colocada em mercado.

A criação do Euro veio, neste aspecto, introduzir uma alteração profunda no contexto em que se desenvolve a actividade de financiamento do Estado. Basicamente, porque a emissão de dívida pública deixou de se fazer num mercado cativo protegido pelo risco cambial, o mercado doméstico do escudo, onde a dívida pública portuguesa constituía o referencial isento de risco para a maior parte dos investidores domésticos.

(3)

No mercado alargado da dívida em euros e ao contrário do que acontecia no mercado doméstico do escudo, as taxas de juro a que a dívida é colocada passaram a ser um dado exógeno e o que passou a ser relevante como variável de gestão do financiamento é o diferencial entre as taxas a que a dívida é colocada e as taxas de rendimento dos títulos de dívida soberana da Alemanha ou da França, de prazo equivalente, que se constituíram como os referenciais da dívida no mercado do Euro.

As condições de colocação da dívida, nomeadamente de pequenos Estados como Portugal, perderam assim muito do carácter institucional que tinham para passarem a depender muito mais daquilo a que poderemos chamar de políticas comerciais e de marketing.

E isto porque o referido diferencial de taxas de juro reflecte não apenas a percepção pelo mercado das diferenças de risco de crédito entre os vários emitentes e os prémios associados à maior ou menor liquidez dos títulos, mas reflecte também o apelativo com que esses títulos se apresentam perante os investidores determinado por exemplo pelas condições da sua negociabilidade em mercado secundário e diferenças nos regimes de liquidação e tributação.

O nosso País apresenta-se, quanto aos primeiros aspectos, numa posição singular entre os vários Estados da UEM que condiciona negativamente o custo relativo da sua dívida. E isto porque conjuga as mais baixas notações de rating da UEM com a circunstância de não poder ascender a patamares elevados de liquidez para as suas emissões em virtude da reduzida dimensão, em termos absolutos, da dívida e das necessidades brutas de financiamento do Estado.

Reduzir o custo da dívida passa agora, sobretudo, por dispor de uma rede diversificada e eficiente de distribuição que permita atingir e manter uma base alargada de investidores com apetência por adquirirem dívida pública portuguesa. Passa também por eliminar os factores que possam traduzir-se em desvantagem comparativa da dívida portuguesa face à dos outros emitentes que concorrem no mesmo mercado.

A viragem para a adopção deste tipo de estratégias ocorreu em 1997 e teve como passos mais significativos o alargamento do estatuto de OEVTs a bancos estrangeiros em 1998, a redenominação da dívida em Euros no início de 1999, a introdução progressiva das Obrigações do Tesouro no Euro-MTS (sistema pan-europeu de negociação de títulos de dívida), e a criação do mercado especial da dívida pública portuguesa (MEDIP) onde são negociadas todas a linhas de OT e OTRV.

A estratégia seguida nos últimos anos no que se refere à dívida de médio e longo prazo contribuiu para que o mercado das OT, apesar da sua reduzida dimensão quando comparado com o de outros soberanos europeus, ofereça hoje aos investidores suficientes níveis de liquidez nos principais segmentos da curva de rendimento para prazos até 11 anos.

O mesmo não acontece no entanto em relação à dívida de curto prazo dada a suspensão da emissão de Bilhetes do Tesouro em 1999, opção tomada face à prioridade então atribuída à construção de um mercado líquido para as OT. A criação de um mercado de Bilhetes do Tesouro passou assim a constituir um dos objectivos da gestão da dívida.

Os mercados estão no entanto em constante evolução e há que saber continuar a antecipar as tendências tanto a nível das variáveis financeiras quanto das tecnologias e das componentes institucionais.

(4)

Haverá que estar atento, nomeadamente, aos movimentos de articulação/integração que podem vir a ocorrer entre as plataformas de negociação de dívida pública a nível europeu.

Os mecanismos de controlo da tributação dos juros da dívida deverão continuar a ser objecto de ponderação em confronto com o que tem vindo a verificar-se nos nossos parceiros europeus. Há que reavaliar nomeadamente a eficácia e os custos directos e indirectos que decorrem dos pesados processos de controlo dos regimes de isenção aplicados a entidades não residentes, tendo presente que mais de ¾ da dívida é hoje colocada junto dessas entidades.

Do ponto de vista do IGCP, enquanto organização, concretizaram-se já as principais reformas e objectivos visados aquando da sua criação. Completado no essencial este processo, o IGCP mantém-se disponível para assumir responsabilidades acrescidas em áreas da gestão financeira do Estado conexas com a gestão do financiamento aproveitando a infra-estrutura tecnológica e as competências criadas.

Embora tendo a seu cargo a maior carteira financeira do País, o Instituto é uma unidade de pequena dimensão e pretende-se que assim se mantenha. Continuar-se-á a privilegiar a qualidade sobre a quantidade e a procurar e investir, sobretudo, na motivação e competência técnica das pessoas e na qualidade dos sistemas de informação de suporte à sua actividade.

II. Objectivos e Estratégias

Obtenção de financiamento e a gestão do mercado da dívida pública

A actividade de obtenção de financiamento e de gestão do mercado da dívida pública deverão seguir as orientações constantes do programa anual de financiamento que deverá vir a ser aprovado pela Ministra de Estado e das Finanças.

Esse programa deverá ser preparado até final de Novembro entrando em conta com as necessidades de financiamento que decorrem do Orçamento de Estado e do programa de privatizações para 2003, as expectativas para a evolução do enquadramento macroeconómico nacional e internacional e tendências esperadas para a evolução do mercado da dívida em euros.

O programa deverá apontar os principais instrumentos a usar para a emissão de dívida e linhas para a intervenção no mercado através da recompra de títulos que possa ser justificada por objectivos de aumento de liquidez ou de ajustamento do perfil temporal das amortizações. Deverá incluir igualmente linhas de acção para a gestão dos canais de colocação e distribuição da dívida nomeadamente no que se refere ao papel desempenhado pelos OEVT e OMP e ao investimento a fazer em acções de marketing.

Prevendo-se que os estudos em curso relativos ao modelo para a criação do mercado de Bilhetes do Tesouro estarão completados em Novembro, a implementação desse modelo constituirá assim um dos objectivos estratégicos da gestão do financiamento em 2003.

No curto prazo, a gestão da emissão de dívida terá de ter em conta o escalonamento ao longo do ano do serviço da dívida e das restantes receitas e despesas públicas. Tal é feito pela manutenção de um plano detalhado de

(5)

financiamento actualizado diariamente com informação proveniente dos registos da dívida e informação sobre a evolução e fluxos previsionais (previsões de evolução mês a mês e dia a dia) da tesouraria do Estado.

Continuar-se-á a trabalhar com a DGT no sentido de melhorar a qualidade da informação trocada e automatizar os processos de partilha desta informação.

Gestão do custo e riscos da carteira

Em complemento da obtenção de financiamento e gestão do mercado da dívida, a actividade do IGCP abrange a realização de outras operações financeiras efectuadas com o objectivo de alterar o custo e os riscos da carteira de dívida pública tendo em conta os objectivos e os limites fixados nas “Orientações para a Gestão da Carteira de Dívida do Estado” que, para esse efeito, definiu uma carteira de referência (benchmark).

A gestão do custo e dos riscos da carteira face ao benchmark dispõe desde Outubro de 2000 de um instrumento fundamental de suporte que é o Finance-Kit. Este sistema de informação, onde são registadas todas as operações e que efectua a avaliação financeira das posições através de um vasto leque de ferramentas financeiras, permitiu evoluir para uma situação em que podem ser produzidos relatórios diários sobre a posição relativa da carteira face ao benchmark quanto a custos e riscos de taxa de juro e de taxa de câmbio e risco de crédito e em que podem ser avaliados, por simulação de cenários de evolução de taxas de juro e taxas de câmbio e por simulação de operações, os impactos sobre a carteira.

Apoiado na informação de gestão disponibilizada por esse sistema, o IGCP tem vindo a intensificar a gestão activa da carteira de dívida através da contratação de derivados financeiros e de operações de recompra de dívida, movimento que se deverá manter em 2003.

Gestão operacional

Os processos operacionais de colocação de dívida e de execução e controlo das liquidações financeiras sofreram melhorias muito significativas com a adopção no início de 2000 do sistema Bloomberg para a realização dos leilões e com a implementação do Finance-Kit.

No que se refere às liquidações financeiras relativas aos instrumentos de dívida por grosso, efectuadas actualmente em contas tituladas pela DGT através do envio de ordens e comunicações em suporte papel, deverá continuar a trabalhar-se no sentido de uma maior utilização das possibilidades de automatização dos processos de emissão de ordens, controlo de liquidações e reconciliação que são oferecidas pelo Finance-Kit, com redução dos custos administrativos associados.

(6)

III. Actividades

Previstas

Objectivos / Actividades / Acções a desenvolver

Objectivos estratégicos Actividades envolvidas Acções a desenvolver

Planeamento e programação Preparar a estratégia de emissões e elaborar o programa de financiamento anual

Acompanhar a execução do programa de financiamento anual introduzindo os ajustamentos que se revelem necessários em função das alterações que possam ocorrer nas necessidades de financiamento e da evolução da situação dos mercados financeiros.

Manter actualizadas as previsões a curto prazo dos fluxos financeiros da tesouraria do Estado

Prever os fluxos relativos aos instrumentos de subscrição contínua Calendarizar as emissões de OT e de Bilhetes do Tesouro e programar o recurso a outros instrumentos de financiamento.

Negociação e execução de operações de financiamento por grosso e de gestão activa

Preparar e coordenar as operações de colocação de dívida através de sindicatos bancários

Realizar os leilões de Obrigações do Tesouro Realizar os leilões de Bilhetes do Tesouro

Negociar e contratar a emissão de Papel Comercial e de CEDICs, proceder ao saque da Revolving Credit Facility e da Swingline e contratar outras operações de financiamento.

Assegurar a satisfação atempada das necessidades de financiamento do Estado associadas à execução do Orçamento do Estado e ao serviço da dívida existente.

Gestão da dívida de retalho Proceder à emissão e resgate no balcão e coordenar a actividade dos CTT como agente da comercialização dos produtos de aforro.

(7)

Objectivos estratégicos Actividades envolvidas Acções a desenvolver

Planeamento e programação Desenvolver uma metodologia mais prospectiva para a gestão da carteira da dívida e controle dos limites.

Prosseguir o aperfeiçoamento do modelo do benchmark. Analisar a hipótese de utilização de produtos indexados à taxa de inflação como instrumentos de gestão do risco de taxa de juro

Avaliar regularmente a posição da carteira de dívida face ao benchmark no que respeita aos diferenciais de custo e aos riscos de acordo com o previsto nas “Orientações para a Gestão da Dívida pelo IGCP” (“Guidelines”) aprovadas pela Tutela.

Avaliar o impacto das estratégias de financiamento nos custos e riscos da carteira face ao benchmark.

Definir as estratégias a seguir na execução das operações de gestão activa da carteira.

Definir a estratégia para a recompra de dívida em mercado e avaliar o impacto financeiro do exercício de opções de pré-pagamento de empréstimos existentes

Estudar processos de minimizar o impacto sobre o Orçamento da existência de desfasamentos temporais entre a emissão de dívida e as necessidades de financiamento, designadamente as que estão associadas ao serviço da dívida

Promover o ajustamento do enquadramento fiscal da dívida pública, tendo em conta as práticas dos outros soberanos da UEM de modo a evitar os custos de uma discriminação fiscal negativa para a dívida portuguesa.

Proceder a uma avaliação global do desempenho das contrapartes nas áreas da contratação de operações de derivados e emissão de Papel Comercial.

Negociação e execução de operações de financiamento por grosso e de gestão activa

Negociar e contratar as operações de derivados financeiros Negociar e executar as operações de recompra de dívida e de pré-pagamento de empréstimos

Negociar e executar operações de aplicação de saldos Assegurar a minimização dos

custos da dívida numa perspectiva inter-temporal

Promoção da dívida pública Acompanhar activamente o trabalho das agências de rating no sentido de assegurar as melhores notações de rating para a dívida da República, nomeadamente através da preparação e fornecimento da informação requerida, organização dos programas de visitas e discussão dos relatórios de avaliação.

Garantir a eficiência do mercado primário e secundário e a liquidez dos títulos do Tesouro

Planeamento e programação Estudar a viabilidade e as vantagens do uso da plataforma MTS na execução de operações de mercado, designadamente operações de recompra e emissões de curto prazo.

Acompanhar os índices de referência do mercado da dívida pública, analisando a sua composição, e em particular o peso da dívida da República nos mesmos.

(8)

Objectivos estratégicos Actividades envolvidas Acções a desenvolver

Gestão do mercado das Obrigações do Tesouro

Definir e ajustar as regras de acesso e de funcionamento do mercado primário da dívida e os direitos e obrigações dos intermediários financeiros com estatuto de OEVT e OMP

Acompanhar e avaliar o desempenho dos OEVT e OMP em matéria de colocação de dívida, participação no mercado secundário e, de um modo mais geral, a sua contribuição para a prossecução dos objectivos estratégicos definidos para a gestão da dívida

Decidir sobre a admissão e a exclusão de operadores.

Divulgar para o mercado através dos meios adequados as linhas da estratégia de financiamento para o ano, os calendários dos leilões e das operações estruturadas de recompra de dívida e os resultados dessas transacções.

Acompanhar e avaliar os turnovers no MEDIP de cada um dos títulos aí transaccionados e a evolução dos respectivos spreads nomeadamente no sentido de detectar a necessidade de introduzir medidas correctivas ou de ajustamento das políticas de emissão e de recompra.

Desempenhar um papel activo na gestão da sociedade gestora do MEDIP de forma a garantir que os objectivos de transparência e de eficiência deste mercado são prosseguidos.

Gestão do mercado dos Bilhetes do Tesouro

Definir e ajustar as regras de acesso e de funcionamento do mercado primário de BT e os direitos e obrigações dos intermediários financeiros com estatuto de Operadores Especializados em BT.

Acompanhar e avaliar o desempenho dos Operadores Especializados em BT em matéria de colocação de dívida e participação no mercado secundário.

Decidir sobre a admissão e a exclusão de operadores.

Divulgar para o mercado através dos meios adequados os calendários dos leilões bem como os resultados das colocações.

Promoção da dívida pública portuguesa

Divulgar informação sobre o mercado secundário da dívida e, nomeadamente, sobre as suas regras de funcionamento, turnovers,

spreads e participantes no MEDIP / MTS Portugal

Promover uma actuação activa por parte dos OEVT, através dos seus departamentos de research e da força de vendas, no sentido da promoção do nome da República e do mercado da dívida portuguesa junto dos seus clientes

Realizar road-shows e acções de marketing com o objectivo de aumentar a participação e atrair novos investidores ao mercado da dívida pública portuguesa

Negociação e execução de operações de financiamento por grosso e de gestão activa

Negociar e contratar as operações de reporte sobre títulos do Tesouro, de acordo com as regras e limites definidos para estas operações

(9)

Objectivos estratégicos Actividades envolvidas Acções a desenvolver

Auditoria, procedimentos e avaliação

Executar os procedimentos associados à gestão da carteira do

benchmark

Avaliar evolução das características de custo e de risco da carteira do

benchmark e da carteira de dívida real, controlar os desvios entre uma

e outra à luz dos limites definidos nas “Guidelines” e preparar os relatórios trimestrais de acompanhamento da gestão a enviar à tutela Acompanhar as acções de auditoria desenvolvidas pelo Tribunal de Contas e outros orgãos de fiscalização.

Prosseguir o projecto de elaboração de manuais de procedimentos e da construção de uma estrutura de controlo interno e de gestão de risco. Implementar procedimento de avaliação regular do cost-at-risk - CAR Proceder a auditorias internas pontuais a áreas específicas do funcionamento do IGCP.

Execução, controlo e contabilização dos fluxos financeiros da dívida por grosso

Controlar a actividade de emissão de dívida de forma a assegurar que são cumpridos os limites de endividamento líquido e bruto fixados na Lei do Orçamento e os limites de emissão por instrumentos.

Controlar as operações de colateralização.

Gestão da dívida de retalho Assegurar que são cumpridos os limites de emissão definidos para os Certificados de Aforro

Limitar os riscos associados ao financiamento e à gestão da carteira de dívida

Planeamento e programação Analisar novos produtos financeiros e definir regras e procedimentos para a sua contratação, processamento e avaliação.

Garantir eficiência no processamento interno das operações de dívida de grosso e de retalho

Execução, controlo e contabilização dos fluxos financeiros da dívida por grosso

Controlar e confirmar as operações de financiamento e de gestão activa contratadas

Assegurar que os fluxos financeiros associados à contratação de novas operações e os decorrentes do serviço da dívida são executados correcta e atempadamente e com os menores riscos operacionais Garantir que os mecanismo de retenção de impostos sobre os juros e os fluxos financeiros de entrega e de requisição de fundos orçamentais são executados de forma correcta e atempada

Maximizar a utilização dos mecanismos automáticos do Finance-Kit no processamento e no controlo dos fluxos financeiros e no controlo dos movimentos e dos saldo das contas caixa por onde são processados. Adoptar o sistema GLM de contabilidade para a dívida e o seu interface com o Finance Kit.

Assegurar o processamento das operações decorrentes da colateralização.

(10)

Objectivos estratégicos Actividades envolvidas Acções a desenvolver

Gestão da dívida de retalho Assegurar os pagamentos decorrentes dos resgates do Certificados de Aforro feitos no balcão e do vencimento das Rendas Perpétuas e Rendas Vitalícias e dos cupões de Consolidados, procurando que sejam efectuados por transferência bancária.

Migrar o histórico do sistema CAF para ambiente SPA.

Garantir que os mecanismo de retenção de impostos sobre os juros dos instrumentos de dívida de retalho e os fluxos financeiros de entrega e de requisição de fundos orçamentais são executados de forma correcta e atempada

Controlar e liquidar, dentro dos prazos fixados, os saldos dos movimentos financeiros realizados pelos CTT enquanto agente de comercialização dos produtos de aforro.

Melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Balcão de atendimento ao Público designadamente prosseguindo o esforço de diminuição do tempo nos processos de tratamento e de decisão sobre a transmissão de direitos sobre dívida.

Adoptar a aplicação SPA na gestão e liquidação automática dos pagamentos das Rendas Perpétuas, Rendas Vitalícias e dos cupões de Consolidados.

Assegurar a transparência da gestão

Planeamento, programação e reporting

Preparar e publicar o Relatório Anual da Gestão da Dívida com inclusão da descrição detalhada das estratégias de financiamento e de gestão seguidas, transacções efectuadas e resultados atingidos.

Preparar e divulgar via Internet o Boletim Mensal com informação sobre fluxos e evolução do stock da dívida pública e resultados da colocação da dívida.

Manter actualizado o site do IGCP na Internet e alargar e melhorar os seus conteúdos de forma a disponibilizar mais informação e novos serviços aos cidadãos.

Assessoria financeira a entidades do sector público

Analisar e emitir parecer sobre empréstimos a contratar por FSE e sobre outros empréstimos que envolvam o aval do Estado

Prestar consultadoria em matéria de negociação de financiamentos, reestruturação de operações, gestão de carteiras de passivos e matérias similares, a entidades do sector público, incluindo empresas públicas e regiões autónomas.

Assegurar a prestação de serviços de assessoria e de gestão do FRDP e FRV

Gestão do FRDP e FRV Efectuar a gestão dos participantes nos Fundos de Renda Vitalícia, providenciar na reavaliação anual das responsabilidades destes Fundos e decidir sobre a estratégia de gestão da carteira de activos dos Fundos. Proceder à avaliação e decidir sobre a actualização da valor das rendas vitalícias

Realizar fluxos financeiros associados a movimentos da carteira de activos e aos movimentos de rendas e proceder às respectivas contabilizações.

Efectuar o processamento das receitas e despesas do FRDP, preparar orçamentos e elaborar os relatórios da gestão do FRDP

(11)

Objectivos estratégicos Actividades envolvidas Acções a desenvolver Garantir a disponibilidade de sistemas de informação e de comunicação actualizados e de condições de segurança na sua utilização Gestão de sistemas de informação

Complementar o projecto de segurança informática introduzindo uma componente de análise e gestão de risco, actualizando o plano de contingência e procedendo à análise de soluções de continuidade e recuperação do negócio (disaster recovery), nomeadamente, o alojamento externo de sistemas críticos e de unidades de back-up . Desenvolver um protótipo de intranet a nível do IGCP.

IV. Recursos

humanos

Política de gestão e de recrutamento de pessoal

A política de gestão dos recursos humanos tem vindo e continuará a pautar-se pelos seguintes objectivos: • Obtenção de adequados níveis organizacionais e de produtividade

• Utilização eficiente dos recursos humanos e materiais no desenvolvimento da missão atribuída ao Instituto

• Harmonização dos interesses do Instituto com as aspirações de realização pessoal e profissional dos trabalhadores ao seu serviço.

À data de 31 de Julho de 2002, encontravam-se ao serviço efectivo 59 funcionários do quadro e 3 em regime de requisição, sendo 11 coordenadores, 22 técnicos e 29 administrativos. O IGCP não tem presentemente ao serviço trabalhadores com contrato a prazo.

Para 2003, não se prevê aumento de efectivos ao serviço. No caso de se verificarem saídas a que correspondam funções imprescindíveis para o cumprimento da missão do IGCP, procurar-se-á, através dos meios mais adequados e no quadro legal existente, efectuar as respectivas contratações de substituição.

O IGCP, consciente de que os recursos humanos são o activo mais importante de uma organização deste tipo, prosseguirá as acções de formação profissional dos seus trabalhadores quer para a sua valorização profissional quer para a manutenção de adequados níveis de eficiência e de competência dos seus recursos humanos em face da rápida evolução das tecnologias e processos a que a actividade do IGCP está sujeita.

Será mantida uma política activa de incentivo à auto-formação, a par de acções de formação a promover a nível interno e externo por parte do IGCP. Refira-se inter alia o curso regular de língua inglesa, a formação específica em informática e novas tecnologias da informação e acções de sensibilização na área da segurança dos sistemas de informação e dos bens do IGCP. Atendendo às características específicas da actividade onde se insere o IGCP, procurar-se-á proporcionar aos técnicos estágios em agências congéneres e instituições financeiras nacionais e internacionais.

(12)

Prosseguindo uma política de apoio à inserção de jovens licenciados no mercado de trabalho, será dada continuidade aos concursos para estágios no IGCP destinados a recém-licenciados em Economia e Gestão de Empresas. Prevê-se que no início do próximo ano se encontrem a trabalhar no IGCP 2 estagiários.

V. RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS

Nos termos do nº 1 alínea a) do artigo 25º do Decreto-Lei nº 160/96, de 4 de Setembro, constitui receita própria do IGCP uma comissão de gestão anual, cujo montante não poderá ser inferior ao valor equivalente a 0,1 por mil do stock da dívida directa do Estado existente em 31 de Dezembro do ano anterior, nem superior ao valor correspondente a 0,15 por mil do mesmo stock. No final de 2002, prevê-se que a dívida pública directa do Estado ascenda a 80 mil milhões de euros, pelo que, considerando o limite mínimo estipulado na lei, as receitas em 2003 são estimadas em 8 milhões de euros.

Não obstante os recursos disponíveis para financiar as actividades de funcionamento apresentarem um crescimento significativo relativamente ao ano anterior, assumiram-se na elaboração do Orçamento do IGCP para 2003 as orientações de contenção definidas pelo Governo. Assim, as despesas totais orçamentadas para 2003 apresentam um decréscimo de cerca de 2% em relação ao orçamento de 2002.

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

Em suma, ainda que seja uma forma de trabalho vista como degradante pela sociedade, os “ catadores de materiais recicláveis ” fazem do lixo uma forma de obter renda para o

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se