• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE INTERNA EM RELAÇÃO À TERCEIRIZADA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE INTERNA EM RELAÇÃO À TERCEIRIZADA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: Ciências Contábeis

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): THAÍS VARGAS SILVA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JULYANA GOLDNER NUNES

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ADRIANO MARCOS DE SOUZA, ANDREIA ANGELI MARÁO, BRUNO RIOS LAURINDO, JUMARA APARECIDA FERREIRA MARTINS

(2)

1 BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE INTERNA EM RELAÇÃO À TERCEIRIZADA:

UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO.

1. RESUMO

O presente artigo tem por objetivo demonstrar os benefícios da contabilidade interna relacionado à contabilidade terceirizada. O estudo foi realizado dentro de uma organização do ramo alimentício, localizada no município de Cariacica/ES. Por esta razão, foram relacionados conceitos sobre a Contabilidade, Objetivo da Contabilidade, Tomada de decisão, Informação Contábil Gerencial e Terceirização. Quanto à metodologia aplicada, realizou-se um estudo de caso através de questionários. O resultado encontrado atesta que o advento da contabilidade interna trouxe diversos benefícios como: rapidez das informações contábeis para fins de tomada de decisão, tributos apurados com antecedência, as dúvidas e problemas solucionados de forma ágil, os relatórios gerenciais usados como ferramenta na gestão empresarial, como também redução de despesas. Constatou-se através deste estudo que a contabilidade realizada dentro da organização proporciona a empresa diversas vantagens, contribuindo significativamente no desenvolvimento organizacional, auxiliando na tomada de decisão e servindo como apoio na gestão empresarial.

2. INTRODUÇÃO

De modo geral, todas as empresas desejam alcançar o êxito organizacional, e independente do seu ramo de atividade, carecem de informações satisfatórias e confiáveis. Essas informações servem como ferramenta para a gestão da organização, tornando-se auxílio na tomada de decisão. Dentro do contexto de desenvolvimento organizacional a contabilidade tornou-se um instrumento vital para a ascensão da empresa, auxiliando no desenvolvimento e servindo como ferramenta no processo decisório.

Do mesmo modo, o governo estabeleceu inúmeras obrigações acessórias que demandam prazo e exigem muito dos contribuintes, por essas e outras exigências, há empresas que utilizam o profissional de contabilidade para obter informações ágeis, e outras que procuram apenas para cumprimento das obrigações, sejam elas principais e/ou acessórias. Haja vista que as informações contábeis inseridas na

(3)

2 organização de forma eficaz evidenciam uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

A prestação de serviços contábeis pode realizar-se dentro da própria empresa ou em um escritório de contabilidade. Partindo do pressuposto de que a contabilidade dentro da organização pode ser mais eficaz, devido as informações se encontrarem centralizadas, este estudo visa determinar os benefícios que uma organização pode obter ao escolher utilizar à contabilidade interna, comparado a contabilidade terceirizada. Diante da necessidade do profissional contábil nas empresas, formula-se o formula-seguinte problema de pesquisa: Quais os benefícios da contabilidade interna comparada a contabilidade terceirizada em uma empresa do ramo alimentício? A relevância do estudo está em evidenciar a utilidade da contabilidade dentro da empresa comparada a contabilidade terceirizada, aos usuários internos e externos da contabilidade, buscando esclarecer qual se tornou mais benéfica.

A pesquisa serve de auxílio às empresas que se encontram na mesma situação e necessitam da contabilidade como ferramenta ágil, auxiliando no processo decisório, bem como confirmação aos profissionais contábeis que levantam esta questão. Desse modo, produzindo enriquecimento de informações aos acadêmicos e aos profissionais de contabilidade.

O estudo delimita-se a demonstrar as vantagens do uso da contabilidade interna, comparada com a contabilidade contratada de terceiros. A pesquisa foi realizada com obtenção de dados de uma empresa de médio porte, do setor alimentício, situada no município de Cariacica, estado do Espírito Santo, a qual esteve em momentos diferentes utilizando a contabilidade terceirizada e a contabilidade dentro da organização.

3. OBJETIVOS

Com o intuito de fundamentar o estudo foi determinado como objetivo principal identificar as vantagens da contabilidade dentro da organização em uma entidade que utilizou a contabilidade externa e posteriormente interna.

Foram adotados os seguintes objetivos específicos e/ou intermediários: (i) fazer o levantamento bibliográfico referente ao estudo; (ii) realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício; (iii) fazer um levantamento de informações junto a entidade sobre as mudanças decorrentes a transição para a contabilidade interna;

(4)

3 (iv) relacionar os gastos contábeis; (v) demonstrar qual contabilidade foi mais vantajosa na visão da empresa, se a contabilidade interna ou a terceirizada.

4. METODOLOGIA

Para chegar ao objetivo, foi utilizado o método de estudo de caso, que visa estudar um caso particular, buscando o entendimento ou compreensão do seu funcionamento ou da sua evolução. A pesquisa tem caráter qualitativo, onde o método de investigação cientifica é estudar particularidades e experiências visando entender os benefícios da contabilidade interna relacionado à contabilidade terceirizada.

Desta forma, a pesquisa teve como universo a empresa Alfa (nome fictício) classificada como uma empresa de médio porte do ramo alimentício, localizada na cidade de Cariacica/ES, atualmente com 167 colaboradores, a qual passou por um processo de transição de contabilidade terceirizada para a contabilidade interna nos anos de 2016 e 2017. A amostra do estudo está restrita o setor administrativo da entidade composta por 35 colaboradores.

Os dados foram obtidos através de questionários com sócios-administradores e funcionários da área administrativa da organização, contendo perguntas abertas e fechadas. Os dados posteriormente foram transcritos para melhor visualização e análise. As informações sobre a entidade foram disponibilizadas pelo setor de contabilidade da empresa. Os dados foram tratados de forma qualitativa, pois se tratam de informações obtidas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas, que foram organizados, levando em consideração a quantidade de respostas obtidas e a quantidade de pessoas que responderam.

5. DESENVOLVIMENTO

Todo o desenvolvimento da pesquisa está descrito no referencial teórico, já que Segundo Fraga (2009, p. 48), “O pesquisador deverá efetuar uma revisão bibliográfica sobre o assunto-tema a ser investigado. Ou seja: proceder a levantamento bibliográfico que dê suporte e fundamentação [...]”. Dessa forma se faz necessário conceituar os principais tópicos abordados no estudo.

(5)

4 Marion (2012) afirma que a contabilidade é a linguagem dos negócios. Faz a mensuração do resultado das empresas e avalia o desempenho dos negócios, direcionando na tomada de decisão da organização.

5.1.1 – Conceito de Contabilidade

A contabilidade faz o controle e levantamento do patrimônio. Ribeiro (2010, p. 10) “A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas”. Podemos definir a contabilidade como um armazenamento de informações sobre fatos ocorridos em uma organização. Marion (1998) ressalta que a contabilidade é o instrumento que fornece informações para a tomada de decisão dentro e fora da empresa. Contudo, a contabilidade faz o registro dos fatos ocorridos no patrimônio e posteriormente demonstra os resultados através de relatórios contábeis.

5.1.2 – Objeto da contabilidade

Sobre o objeto da contabilidade Marion (1998, p. 30) esclarece que o Patrimônio, a princípio, significa o conjunto de bens e direitos que pertencem a uma pessoa física ou jurídica. Todavia, apenas os bens e direitos, não podem mostrar a verdadeira situação da pessoa ou empresa, sendo necessárias do mesmo modo, as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Conclui-se que o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações.

5.1.3 – Objetivo da contabilidade

Compreende-se o objetivo da contabilidade como o fornecimento de informações úteis para o auxílio no processo decisório de uma organização. Em conformidade com Marion (2012, p. 27) “Contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão.” Desta forma o sistema de informação contábil contribui com os usuários na forma de conhecimento.

5.2 – TOMADA DE DECISÃO

Frequentemente dentro da empresa os responsáveis estão tomando decisões, praticamente todas importantes para o sucesso da organização. Marion (2012, p. 25) afirma: “Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão.”

A dados contábeis se tornam insatisfatórios quando fornecidos sem tempestividade, caso a decisão precise ser tomada hoje. Contudo, devido às exigências requeridas

(6)

5 pelo governo, a contabilidade perde seu papel como fornecedora de informações úteis “... observamos, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em consequência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender as exigências do governo.” Marion (2012, p. 26).

Da mesma maneira, um processo decisório bem-sucedido necessita de informações fidedignas, essas informações encontram-se nos relatórios elaborados pela contabilidade.

5.3 – A INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL

Nas entidades a informação eficaz é instrumento no processo decisório, que resulta em um passo à frente da concorrência. E que a contabilidade através de relatórios fornece informações importantes para o crescimento da organização. A contabilidade gerencial coleta dados, interpreta e transforma em informação útil, contribuindo positivamente para o progresso da entidade. Em concordância com Crepaldi (2008, p.5), “A contabilidade gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.” Por esses motivos a contabilidade gerencial é um instrumento de apoio aos negócios e deve contribuir significativamente para a eficiência da organização.

As demonstrações financeiras armazenam as informações mais relevantes dentro de uma organização, fazendo com que os usuários da contabilidade consigam visualizar a presente situação empresarial.

5.4 – CONTABILIDADE INTERNA

O contador interno (próprio) tem como objetivo fornecedor aos administradores da entidade relatórios contábeis para facilitar a tomada de decisão. Através da coleta de dados, o registro dos dados e a elaboração dos relatórios contábeis o contador interno consegue disponibilizar as informações necessárias no processo decisório. Devido as informações disponibilizadas pelo contador interno serem eficazes no processo decisório possibilitando a realização das tarefas com qualidade, a prosperidade da entidade torna-se provável com a presença do contador dentro da organização.

5.5 – TERCEIRIZAÇÃO

A terceirização de serviços caracteriza-se principalmente por sua praticidade, visto que, diminui a responsabilidade da organização, liberando seu tempo para

(7)

6 efetivamente exercer atividades em seu ramo. Segundo Russo (2007) não podemos deixar de observar que a terceirização significa praticidade para a entidade, por conta da flexibilidade na contratação, pois admite a intermediação de mão de obra, o que torna mais fácil sem a necessidade de contratação pela via comum.

Pode-se compreender que a terceirizada é mais acessível aos usuários, à terceirização traz a praticidade ao cliente que não tem estrutura para realizar os serviços internamente.

5.5.1 – Terceirização dos serviços contábeis

Shigunov (2003, p. 61), “O profissional contábil deve ser um parceiro do cliente na gestão da empresa, procurando sempre conhecer o grau de satisfação dos mesmos”. O autor também salienta que é muito importante quando as empresas de serviço contábil visam trazer informações importantes para a tomada de decisão, mostrando confiabilidade nas informações contábeis e atuando como apoio para a tomada de decisão.

Sobre a prestação de serviço de contabilidade, Pinho et al. (2008, p. 18) destaca: Em razão do contexto em que estão inseridas as empresas de serviços contábeis, com clientes cada vez mais exigentes, mudança tecnológica muito rápida e de grande concorrência, é fundamental a busca pela melhoria contínua do processo de prestação de serviço, não só para reduzir custos, mas, sobretudo, para atender de forma satisfatória a necessidade dos clientes por informações confiáveis e oportunas. Pinho et al. (2008, p. 18)

Diante do exposto, os escritórios contábeis proporcionam a entidade praticidade, redução dos custos e auxilio as empresas que não tem estrutura para realizar a contabilidade internamente, no entanto os serviços contábeis terceirizados devem trazer informações confiáveis e oportunas as organizações.

6. RESULTADOS

Os dados coletados na visita feita a organização, foram tratados de forma qualitativa, onde foram tabulados e estruturados. Diante do exposto, como limitação do método, pode-se alegar que o estudo foi restrito as informações obtidas em uma empresa de médio porte do ramo alimentício, a qual passou pela transição de contabilidade terceirizada para contabilidade própria, cujas conclusões não poderão ser generalizadas e abranger outras organizações.

(8)

7 Quanto à coleta de dados, os funcionários podem ter fornecido respostas falsas ou que não demonstram seus reais pensamentos por razões pessoais. O método também se limita a interpretação das questões por parte dos funcionários devido à falta de conhecimento sobre a área contábil.

6.1 – QUESTIONÁRIOS APLICADOS

O questionário foi aplicado a 29 funcionários da área administrativa da empresa Alfa, estruturado com sete questões, onde as cinco primeiras foram questões fechadas e as duas últimas questões abertas. A primeira questão tem por objetivo demonstrar o que levou a empresa a deixar de utilizar os serviços contábeis terceirizados.

GRÁFICO 1 – MOTIVO PELO QUAL DE ALFA UTILIZA CONTABILIDADE INTERNA

Fonte – Elaborado pela própria autora.

Na segunda pergunta buscou-se descobrir na opinião do funcionário qual contabilidade é mais vantajosa para a empresa, 100% dos funcionários acreditam que a contabilidade interna é a mais vantajosa para a organização.

GRÁFICO 2 – CONTABILIDADE MAIS VANTAJOSA PARA ALFA

(9)

8 Quanto aos benefícios que a contabilidade dentro da organização trouxe para a empresa Alfa, 28% dos profissionais acreditam que foi a rapidez do acesso às informações que facilitou os processos internos, pois os dados encontram-se centralizados; 23% dos funcionários concordam que houve uma facilidade no controle e na gestão da empresa, pois a o fechamento contábil passou a ser mensal, o que facilita no controle e na gestão organizacional; 16% apontam que a contabilidade interna transmite segurança na realização de tarefas e na resolução de problemas, os funcionários podem sanar suas dúvidas a qualquer momento, evitando o retrabalho. 16% dos trabalhadores acham que o fator determinante foi o aproveitamento do profissional contábil na área gerencial e no apoio administrativo.

GRÁFICO 3 – OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE INTERNA

Fonte – Elaborado pela própria autora.

6.2 – LEVANTAMENTO DAS DESPESAS CONTÁBEIS

O gráfico a seguir demonstra de uma forma comparativa os gastos contábeis de Alfa nos anos de 2014 e 2017.

(10)

9 GRÁFICO 1 – COMPARAÇÃO DAS DESPESAS CONTÁBEIS DE 2014 E 2017

Fonte – Elaborado pela própria autora.

De acordo com os dados relacionados acima, não há o que se falar de aumento de despesas com o setor de contabilidade realizado internamente, pelo contrário, passou-se a não recorrer a outros mecanismos para obtenção de informação gerencial, acarretando no investimento por parte da empresa Alfa na capacitação de seus próprios colaboradores.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devido a atual necessidade de informações contábeis para a gestão empresarial, o presente estudo buscou responder: Quais os benefícios da contabilidade interna comparada a contabilidade terceirizada em uma empresa do ramo alimentício? Com base nas informações adquiridas com a organização Alfa e através dos questionários aplicados, conclui-se que: os benefícios decorrentes ao advento da contabilidade interna encontram-se na rapidez de informações contábeis para fins de tomada de decisão; através da contabilidade interna os tributos são apurados com antecedência, auxiliando na programação financeira da empresa; as dúvidas e problemas resolvidos de imediato, trazendo segurança aos colaboradores na realização de suas tarefas; o fechamento contábil passa ser realizado mensalmente, mostrando ao sócios o atual resultado da empresa; relatórios gerenciais fornecidos pelo setor de contábil interno são usados como ferramenta de gestão empresarial, baseados em dados fidedignos e tempestivos.

Constatou-se também que com a mudança da contabilidade terceirizada para a contabilidade interna não há o que se falar de aumento de despesas, pelo contrário,

(11)

10 houve diminuição dos gastos. Por outro lado, a empresa deixou de desembolsar altos honorários para o escritório de contabilidade e passou a investir na capacitação de seus colaboradores.

Portanto, na concepção da empresa a contabilidade realizada internamente é mais benéfica e eficaz, contribuindo significativamente no desenvolvimento organizacional, auxiliando diretamente no processo decisório e contribuindo assim com a gestão empresarial.

8. FONTES CONSULTADAS

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FRAGA, Marcelo Loyola. Metodologia para elaboração de trabalhos científicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PINHO, Lorena de Andrade; GOMES, Sonia Maria da Silva; PINHO, Wandré de Andrade; AZEVEDO, Tânia Cristina. FMEA: Analise do efeito e modo de falha em serviços – uma tecnologia de prevenção e melhoria dos serviços contábeis. ABCustos Associação Brasileira de Custos. Salvador, v. 3, n. 1, jan/abr 2008. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. 27.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

RUSSO, Giuseppe Maria. Guia prático de terceirização. 1. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SHIGUNOV, Tânia Regina Zunino. Qualidade dos serviços contábeis como ferramenta de gestão para os escritórios de contabilidade. CRCSC & VOCÊ. Florianópolis, v.3 . n. 5, p. 43-62, abril/julho 2003.

SORANZO, Morgana. Vantagens e desvantagens da contabilidade interna em relação à contabilidade terceirizada: Um estudo multicaso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

CODATA - Companhia de Processamento de Dados da Paraíba GEATI - Gerência de Administração e Tecnologia da Informação MDA - Massa Documental Acumulada SEAP - Secretaria de Estado

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

Para Dewey (1959), o processo de educar não consiste apenas na reprodução de conhecimentos, mas em uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar ao aluno