• Nenhum resultado encontrado

Candidatos com sintomas de COVID-19 podem pedir reaplicação do Enem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Candidatos com sintomas de COVID-19 podem pedir reaplicação do Enem"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES

Espírito Santo inicia

Campanha Nacional

de Vacinação

contra a Covid-19

Diabetes: Enfermeira Responsável Técnica

do Hospital São Gabriel, alerta para

importância do diagnóstico precoce

Pág. 04

Pág. 03

Kayque Ardson fala

da contribuição dos

cabelereiros para o

mundo da beleza

O gabrielense atua

na área desde os 21

anos e se diz realizado

com a profissão

Candidatos com

sintomas de

COVID-19 podem

pedir reaplicação

do Enem

Arboviroses

apresentam sintomas

semelhantes aos da

Covid-19

Pág. 06

Pág. 05

Pág. 05

(2)

Reflexao

~

"Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?"

Refletindo: Para Deus o sucesso de um

homem não é medido por prosperidade econômica e financeira. Para Deus o sucesso de um homem é medido, sim, por uma alma que reflete o caráter de Cristo (Romanos 8:29), por uma alma que produza os frutos do Espirito (Efésios 1:13-14). Precisamos consa-grar nossa vida a Deus, conhecer nosso propósito e praticar boas obras. Senão estare-mos perdidos, sendo levados pelos ventos desta vida, de um lado para outro, sem nada para oferecer no dia do Juízo de Deus.

Oração: Senhor Deus, eu sei que minha vida

vale mais que o mundo inteiro, pois nada adiantaria ganhar o mundo todo e perder a minha vida. Por isso agradeço o Senhor por ter me trazido a vida, me colocou neste mundo e estabeleceu um propósito para mim. Ajuda-me a conhecer a Sua vontade para minha vida, para que pratique essas obras, e não fique sendo levado de um lado para outro, envolvido com as coisas deste mundo que são passagei-ras. Quero acumular meu tesouro no Reino dos Céus que é eterno. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Mateus 16:25-26

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação: Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO =ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

01 ano e quase 02 milhões

de mortos em um mundo que

nunca mais será o mesmo

Já faz um ano que o assunto tomou conta dos nossos noticiários. Surgiu um tal vírus, desconhecido até então. Anônimo no começo, do outro lado do mundo e uma enganosa sensação de que era mais um assunto passageiro.

01 vítima, 10, 100, e o assunto não seria brevemente esquecido. Houve a expansão da contaminação, apesar da dúvida que pairava sobre a letalidade ou a gravidade do que mais tarde se tornaria uma catástrofe de proporções mundiais.

Um mal que não respeitou fronteiras, nem as vidas sobre as quais ele se impôs. O mundo se dobrou diante dessa nova força, impie-dosa e sem compaixão.

A incredulidade deu lugar à preocupação, até que o assunto assumiu todas as nossas conversas. Depois, veio a consternação quando nossos primeiros conhecidos, parentes e amigos não conse-guiram escapar da contaminação.

Vieram nossas primeiras vítimas; veio o choque; o silêncio, o luto, a dolorosa sensação de impo-tência. Empresas falidas, projetos abandonados, portões trancados, casas fechadas. Ficamos em casa, enquanto quase tudo foi adiado ou replanejado.

Alguns abraços ficaram para depois. Outros foram suspensos, para sempre, pois não será mais possível que aconteça. A dor ficou, fica, ficará.

Não há mais o mesmo mundo de antes. Nada será igual. A história contada ao futuro causará sur-presa e questionará como foi possível atravessarmos um tempo tão fúnebre e doloroso.

Muita gente não voltará para casa, não voltará ao trabalho, não verá os filhos crescerem, não mi-mará seus netos. Muitos casamentos não acontecerão, formaturas não serão possíveis, aniversári-os jamais voltarão a ser celebradaniversári-os.

02 MILHÕES: quando chegarmos a esse marco cruel, não serão apenas números: serão nomes, amores, filhos, vizinhos, maridos e esposas, amigos. Serão pessoas queridas, que tinham planos e que foram levados sem a chance de se despedirem, sem a chance de dar ou receber um último abra-ço.

Para quem ficou, chegou a difícil hora de chorar pelas vidas ceifadas, com a consciência de que a fragilidade humana ficou terrivelmente exposta.

Não há quem seja imune, não há quem seja melhor, nem mais importante. O vírus colocou a hu-manidade inteira no mesmo patamar.

Seguiremos, inseguros e temerosos. Esperamos pela vacina, por piedade, pelo recomeço.

Não seremos mais os mesmos. Mas estamos tendo a chance de sermos melhores, mais humanos, mais conscientes, mais compassivos. Aprendamos a dividir, a ajudar, a socorrer. Valorizemos a vida, preciosa e rara. Valorizemo-nos!

ARTIGO

Alessandra Piassarollo - Administradora e Escritora Foto: divulgação

RECEBA DIARIAMENTE

NOSSOS

JORNAIS E NOTÍCIAS GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP

(3)

Espírito Santo inicia Campanha Nacional

de Vacinação contra a Covid-19

O Governo do Esta-do iniciou, na segun-da-feira (18), a campa-nha de vacinação con-tra o novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. Foram disponi-bilizadas 101.320 mil doses da vacina Coro-naVac, do Instituto Bu-tantan, pelo Ministério da Saúde. A primeira capixaba a ser imuni-zada foi a técnica de enfermagem Iolanda Brito da Silva dos San-tos, de 55 anos, que atua no Hospital Esta-dual Dr. Jayme dos Santos Neves, referên-cia no tratamento de pacientes da doença. A solenidade de início da vacinação teve a pre-sença do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fer-nandes, dentre outras autoridades.

“Agradeço à Deus pelo início desta cami-nhada. Quero parabe-nizar toda a nossa equi-pe de Governo e tam-bém o Governo Fede-ral, que nos enviou esse

primeiro lote de vaci-nas. Tenho que agrade-cer também a nossa bancada federal, que tem sido parceira e aju-dado na disponibiliza-ção dos recursos, assim como a Assembleia Legislativa que votou todas as matérias rela-cionadas a este tema. O meu obrigado tam-bém à imprensa que tem feito um trabalho importante de orienta-ção da populaorienta-ção”, afirmou o governador.

Para Casagrande, o dia de hoje é histórico, em que as evidências científicas estão aflo-rando e sendo exalta-das. A vacinação teve início cerca de duas horas após a chegada das vacinas no Aero-porto de Vitória.

“Ficamos tristes todos os dias no final da tarde quando são atualizados os dados do painel Covid-19 e verificamos o número de pessoas que perdem a vida. Oramos para que a gente possa ter uma diminuição na perda de vidas. Infeliz-m e n t e, q u a s e t o d o

mundo conhece al-guém que perdeu a vi-da por causa dessa do-ença. Ficamos muito felizes que muitas mor-tes serão evitadas com essa vacina”, pontuou.

O governador des-tacou ainda a impor-tância da estratégia do Governo do Estado no enfrentamento à doen-ça. “Desde janeiro esta-mos investindo nos hospitais com a ampli-ação de leitos e tam-bém na preparação do sistema de saúde, com a compra de insumos e equipamentos. Cria-mos 250 novos leitos da UTI Covid somente aqui no Jayme dos San-tos Neves, que é uma referência em todo Pa-ís no tratamento de pa-cientes com a doença. Em outros estados ve-mos pessoas perdendo a vida sem atendimen-to hospitalar, o que não ocorreu aqui. Muito obrigado aos profissio-nais de saúde, de cora-ção. Teremos o ano todo pela frente de mui-ta lumui-ta e os municípios terão um papel funda-mental na vacinação”,

ponderou.

O secretário Nésio Fernandes lembrou a importância da ciência neste momento, bem como do planejamento do Governo do Estado. “Nós médicos somos formados para apostar na ciência, nas práticas de cuidados e nas evi-dências científicas. Confiem nas vacinas, elas salvam. Não suem ideologias, pos-suem ciência. Pospos-suem uma expressão de soli-dariedade, de amor dos trabalhadores da saú-de, dos pesquisadores da saúde para com a comunidade. Eis que hoje, a principal medi-da que salva vimedi-das, que

é a vacinação, tem iní-cio no Espírito Santo. E s s e m o m e n t o d e-monstra também que ter planejamento estra-tégico e ter liderança assertiva, que nos per-mitiu chegarmos até aqui”, disse. Distribuição da vacina no Estado As 101.320 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde da vacina CoronaVac fo-ram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secre-taria da Saúde, em Vitó-ria. As doses foram destinadas às Centrais Regionais de Saúde de

Cachoeiro de Itapemi-rim, Colatina e São Mateus para distribui-ção aos municípios capixabas, que inicia-ram a distribuição aos municípios do interior do Estado.

O Governo do Esta-do investiu na compra de 80 equipamentos de refrigeração que serão distribuídos aos muni-cípios capixabas. Além disso, realizou adapta-ção nos caminhões fri-goríficos e furgões das Regionais de Saúde com novo isolamento térmico e climatiza-ção, que estão prontas e serão utilizados para a logística de distribui-ção.

MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021

O Ministério da Educação (MEC) di-vulgou a relação dos candidatos aprovados na primeira chamada do Programa Universi-d a Universi-d e p a r a To Universi-d o s (Prouni) de 2021. O s se lecion ados terão até o dia 27 de janeiro para compro-var as informações pres-tadas na inscrição. O resultado da segunda chamada será divulga-do em 1º de fevereiro.

Neste ano, o pro-grama oferece bolsas para 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino, localizadas em todos os estados e no

Distrito Federal. Só para cursos na modali-dade de educação a distância, a oferta é de 52.839 bolsas. No to-tal, mais de 162 mil bol-sas estão sendo oferta-das nesta edição do Prouni.

Critérios

Para ter acesso à bolsa integral, o estu-dante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salá-rio mínimo (R$ 1.650) por pessoa. Para a bol-sa parcial, a renda fami-liar bruta mensal deve ser de até 3 salários mí-nimos por pessoa (R$ 3.300).

É necessário tam-bém que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, des-de que na condição des-de bolsista integral. Pro-fessores da rede públi-ca de ensino também podem disputar uma bolsa, e, nesse caso não se aplica o limite de renda exigido dos de-mais candidatos.

É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na

redação.

Neste ano, excepci-onalmente, os interes-sados serão seleciona-dos de acordo com as notas do Enem de 2019, uma vez que as provas do Enem 2020

foram adiadas em ra-zão da pandemia da covid-19 e apenas o primeiro dia de provas foi realizado.

Os candidatos não convocados nas duas primeiras chamadas

devem manifestar inte-resse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de feve-reiro. A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de feve-reiro.

EBC Educação Secom/Sesa

Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES

(4)

Diabetes: Enfermeira Responsável Técnica do Hospital

São Gabriel, alerta para importância do diagnóstico precoce

Diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo deixa de produzir insulina, hormônio responsável pelo controle de glicose no san-gue, ou não consegue em-pregar adequadamente a quantidade que produz. Os dados são crescentes e abrangem não só os adul-tos, mas também crianças, especialmente, com idade entre 7 e 14 anos.

A Enfermeira Respon-sável Técnica do Hospital São Gabriel, Alessandra Pimentel Claus, alerta para alguns cuidados que são essenciais para quem é dia-bético e ressalta que a pre-venção ainda é o melhor remédio.

“O diabetes mellitus é uma doença metabólica que ocorre quando o orga-nismo se torna incapaz de produzir insulina ou até produz, mas em quantida-de insuficiente para suprir a demanda interna. Quando o organismo não consegue controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Isto pode acontecer se o corpo não produzir quanti-dades suficientes da hor-mona denominada insuli-na. Há dois tipos de diabe-tes: na diabetes tipo 1 o

or-ganismo não produz insuli-na suficiente. Na diabetes tipo 2, o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizar a insulina de forma apropria-da. Este último tipo de dia-betes está normalmente ligado ao excesso de peso”, explica Alessandra.

Entendendo melhor a diferença entre diabetes

tipo 1 e tipo 2 Tipo 1

Muitas vezes é diagnostica-da na infância;

É uma doença autoimune; Não está associada ao ex-cesso de peso;

É tratada com injeções de insulina;

Tipo 2

O mais comum é aparecer em adultos acima dos 30 anos de idade;

O corpo passa a ter resistên-cia à insulina, ou seja, per-de a capacidaper-de para res-ponder aos efeitos do hor-mônio;

Mesmo com fatores genéti-cos, está bastante associado ao excesso de peso; Dependendo do caso, po-dem ser utilizados medica-mentos;

Editora Hoje Tratamento

“Se tiver diabetes tipo 1, terá de controlar os seus níveis de glicose. Tem de tomar regularmente insulina para o resto da vida, para manter os níveis de glicose normais. Pode tomar insulina por injeções, com dispositivos tipo caneta. Deve ainda assegurar-se de que tem uma alimentação saudável e de que pratica exercício regularmente - assim poderá reduzir o nível de glicose no sangue. Normalmente, pode controlar a diabetes tipo 2 com alterações à sua alimentação e perden-do peso, se tiver excesso de peso. Algumas pessoas com a diabetes tipo 2 precisam tomar medicamentos ou injeções de insulina, além de mudarem a sua alimentação”, conta a profissional.

Prevenção

“Poderá estar em risco de desenvolver a diabetes tipo 1 se tiver antecedentes familiares, ou se tiver excesso de peso e não exercitar bastante. Assim, para ajudar a evitar a diabetes, deve ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício regu-lar. Uma dieta saudável tem baixo teor de gorduras saturadas, sal e alimentos e bebidas com muito açúcar”, afirma Ales-sandra.

Dicas da profissional

“Tente fazer refeições regulares durante o dia para manter o seu nível de açúcar no sangue constante, e coma pelo menos cinco porções de fruta e vegetais todos os dias. Se fuma, deve parar, e deve reduzir o consumo de álcool. Se tiver diabetes, continua a poder comer alimentos como o chocolate e doces, desde que o resto da sua alimentação seja saudável. O ideal seria fazer um mínimo de 30 minutos de exercício pelo menos três vezes por semana. No entanto, o exercício regular não tem de ser um sacrifício, pode manter-se ativo optando por andar a pé em vez de autocarro e usar as escadas em vez do elevador. Se a diabetes não for tratada, pode causar problemas de saúde a longo prazo, pois os níveis elevados de glicose no sangue danificam os vasos sanguíneos”, falou Alessandra.

Diabetes e suas complicações Pé diabético

O pé diabético é uma das complicações mais frequentes da diabetes e é caracterizado pelo aparecimento de feridas na pele e falta de sensibilidade no pé, o que acontece devido a lesões nos vasos sanguíneos e nervos, podendo, em casos mui-to graves, ser necessária a amputação do membro afetado, já que há comprometimenmui-to da circulação.

Problemas nos olhos

As alterações na visão podem também ser provocadas pela quantidade excessiva de açúcar circulante no sangue, haven-do maior risco de:

Cataratas em que se forma uma opacidade no cristalino do olho, deixando a visão embaçada; Glaucoma que é a lesão do nervo óptico, podendo levar à perda do campo visual;

Edema macular em que ocorre deposição e acúmulo de fluidos e proteínas na mácula do olho, que é a região central da retina, tornando-a mais espessa e inchada;

Retinopatia diabética em que ocorre lesão nos vasos sanguíneos da retina dos olhos, podendo causar cegueira perma-nente.

Problemas no coração

A diabetes não controlada também pode favorecer o desenvolvimento de diversos processos inflamatórios no organis-mo, aumentando o risco de comprometimento do coração. Por isso, há maior possibilidade da pessoa ter infarto, au-mento da pressão arterial ou ter um AVC.

Além disso, há maior risco também de haver doença vascular periférica, em que as artérias das pernas e dos pés sofrem obstrução ou oclusão, que leva ao estreitamento e endurecimento das artérias.

Infecções

As pessoas com diabetes têm maior chance de desenvolverem infecções pelo fato de haver sempre grande quantidade de açúcar circulante no sangue, o que favorece a proliferação de microrganismos e desenvolvimento de infecção. Além disso, grandes quantidades de açúcar circulantes podem interferir diretamente na imunidade.

Assim, no caso de diabetes não controlada há maior risco de infecções e do desenvolvimento de doenças periodontais, em que há infecção e inflamação da gengiva que pode levar à perda dentária.

Veja como será a vacinação contra a Covid-19 em Valério

O Plano Municipal de Imunização contra a Co-vid-19 em Vila Valério está finalizado. De acordo com informações, a Secretaria de Saúde do município, seguirá o mesmo crono-grama de fases de vacina-ção do Governo do Estado do Espírito Santo.

“A importância desse plano de imunização é transmitir a população que o município está pre-parado para realizar a vaci-nação com segurança fa-zendo com que a imuniza-ção seja oferecida em vári-os pontvári-os específicvári-os den-tro do município e zona rural”, afirmou a Secretá-ria de Saúde Cazuza Ros-sini.

A Secretaria informou, que está aguardando a sinalização do Estado

quanto ao quantitativo de doses que serão disponibi-lizadas para o município de Vila Valério, para assim avaliar a quantidade de pessoas que serão vacina-das dentro do público prio-ritário da primeira fase da campanha.

“Não temos dados sobre o quantitativo de

pessoas a serem contem-pladas nesse primeiro mo-mento ainda, estamos aguardando o Estado se pronunciar”, disse a Secre-tária de Saúde.

Vacinação

De acordo com a Se-cretária de Saúde, a

vaci-nação ocorrerá nos PSF's da sede do município e na Escola EMEI Cinderela, nos horários de 7 horas às 13 horas. Já a partir do mês de fevereiro, será es-tendido aos PSF's da zona rural. As pessoas acama-das e impossibilitaacama-das de se locomover serão vacina-das em suas residências.

Editora Hoje Fotos: Divulgação / Pixabay

O prefeito Davi, a vice-prefeita Sônia Mielke e a Secretária de Saúde Cazuza Rossini, se reuniram na manhã desta segunda-feira (18), para discutir sobre o assunto

Foto: divulgação

“É importante ter consciência de que o diabetes é uma doença grave, que precisa ser tratada cedo e levada a sério, independentemente de sintomas, de modo a evitar suas possíveis complicações”, falou a Enfermeira.

(5)

Candidatos com sintomas de COVID-19

podem pedir reaplicação do Enem

Os candidatos inscri-tos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que estiverem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infecto-contagiosa devem comu-nicar ao Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesqui-sas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses par-ticipantes não devem com-parecer ao segundo dia de aplicação das provas, no próximo domingo (24), mesmo que tenham feito a primeira, no último dia 17.

Esses candidatos terão direito a fazer o Enem na data da reaplicação, nos

dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação para partici-par da reaplicação, bem como a apresentação dos laudos médicos e docu-mentos que comprovem a situação, pode ser feita pela Página do Partici-pante. O sistema ficará aberto até as 12h do dia 23 de janeiro.

Quem apresentar sin-tomas após esse horário e mesmo no dia da aplica-ção das provas não deve fazer o Enem. Haverá novo prazo para apresen-tar os atestados. Os candi-datos poderão solicitar a reaplicação entre os dias 25 e 29 de janeiro também na Página do Participan-te.

Documentos

Além da covid-19, podem solicitar a reapli-cação, participantes com coqueluche, difteria, doen-ça invasiva por Haemop-hilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influ-enza humana A e B, poli-omielite por poliovírus selvagem, sarampo, ru-béola, varicela.

Segundo o Inep, para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatori-amente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na

documenta-ção, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a des-crição da condição, o códi-go correspondente à Clas-sificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identifi-cação do profissional

com-petente, com o respectivo registro no Conselho Regi-onal de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão com-petente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser ane-xado em formato PDF,

PNG ou JPG, no tama-nho máximo de 2 MB.

Os participantes tam-bém podem entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161. O Inep recomenda que os candidatos façam a solici-tação pela internet.

Arboviroses apresentam sintomas semelhantes aos da Covid-19

A Covid-19 apresenta alguns sintomas seme-lhantes a outras doenças que afetam a população do Espírito Santo. Mani-festações como febre, dor de cabeça, dores no corpo e diarreia podem indicar infecção por dengue, zika ou chikungunya, dificul-tando, em alguns casos, o diagnóstico do novo Coro-navírus.

O vetor responsável

pela transmissão dessas doenças, o Aedes aegypti, circula durante todo o ano, mas é no Verão que sua proliferação tende a aumentar. Isso ocorre devi-do às chuvas constantes e temperaturas elevadas, um ambiente perfeito para a reprodução do mosqui-to.

Para evitar os surtos de arboviroses, é importante que toda a população este-ja empenhada em elimi-nar os focos do inseto,

com as seguintes ações: manter as garrafas de cabe-ça para baixo, escovar bem as bordas dos recipi-entes, colocar areia nos pratinhos de plantas, man-ter caixas d’água bem ve-dadas, entre outras medi-das de prevenção. Além disso, todos devem estar atentos aos indícios de contaminações por qual-quer vírus, buscando aju-da médica para receber o diagnóstico e auxílio cor-reto.

Anticorpos IgG em amostras de dengue e

chikungunya

A Secretaria da Saúde, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (La-cen/ES), realizou um estu-do que detectou a presença de anticorpos IgG, especí-ficos para SARS-CoV-2, em amostras de infecções por arboviroses (dengue e chikungunya), referentes ao mês de dezembro de

2019.

Fo r a m a n a l i s a d a s 7.370 amostras de soro de pacientes suspeitos de infe-ção pelas arboviroses. Des-sas, 210 amostras foram positivas para a presença de anticorpos da Covid-19. Durante a apresenta-ção dos resultados da pes-quisa, o coordenador-geral do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, levan-tou a questão de o aumen-to de casos das arboviroses poderem dificultar o

diag-nóstico para a Covid-19. “Isso traz uma contribui-ção importante ao Sistema Único de Saúde, uma vez que independentemente da existência do diagnósti-co positivo para a arbovi-roses, deve-se sempre ser considerada, em especial no ano que se passou e neste que se inicia, a infec-ção pelo SARS-CoV-2, uma vez que ambas as doenças apresentam sinais e sintomas semelhantes”, destacou Rodrigues. SESA Agência Brasil Foto: divulgação

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

Compre, venda e troque!

Compre, venda e troque!

NO

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES

Faço saber que pretendem casar-se:

1.JOSÉ RODRIGO DOS SANTOS e LUDIMILA FERREIRA DA SILVA

JOSÉ RODRIGO DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, profissão assessor, com vinte e sete (27) anos de idade, estado civil solteiro, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Antônio Alberto da Silva, 762, Paraiso em São Gabriel da Palha-ES e LUDIMILA FERREIRA DA SILVA, nacionalidade brasileira, profissão autônoma, com vinte e três (23) anos de idade, estado civil solteira, natural de Serra-ES, residente na Rua Antônio Alberto da Silva, 762, Paraiso em São Gabriel da Palha-ES.

2.TIAGO VIEIRA ARAUJO e JÉSSICA TERESA

TIAGO VIEIRA ARAUJO, nacionalidade brasileira, profissão auxiliar de obras, com vinte e oito (28) anos de idade, estado civil solteiro, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua João Mendes, 145, Nova Comboni em São Gabriel da Palha-ES e JÉSSICA TERESA, nacionalidade brasileira, profissão Costureira, com vinte e cinco (25) anos de idade, estado civil solteira, natural de Caratinga-MG, residente na Rua João Mendes, 145, Nova Comboni em São Gabriel da Palha-ES.

19 de janeiro de 2021. ELOIR CARLOS AHNERTO

(6)

Kayque Ardson fala da contribuição dos

cabelereiros para o mundo da beleza

O gabrielense atua na área desde os 21 anos e se diz realizado com a profissão

No dia 19 de janei-ro, é celebrado o Dia do Cabeleireiro. Estes importantes profissio-nais, que fazem toda a diferença no mundo da beleza e que com esco-vas, tesouras e muito conhecimento, são ca-pazes de transformar o nosso visual. Nada me-lhor como sair do salão de beleza se sentindo realizado e pronto para os melhores momen-tos, não é mesmo?

De acordo com his-toriadores, os primei-ros cabeleireiprimei-ros surgi-ram ainda no Império Romano, com escravas

que eram especializa-das em cuidar da ma-quiagem e dos cabelos das damas da Corte. Foi assim que se deu o início da profissão. Sempre por dentro do que está na moda, o cabeleireiro conhece os cortes e penteados que ficam melhor para cada estilo e estão sem-pre se atualizando para deixar homens e mu-lheres sempre mais bo-nitos.

Em São Gabriel da Palha e região, Kayque Ardson é um dos res-ponsáveis por dar ain-da mais viain-da aos cabe-los de vários clientes. O gabrielense que é

Hair Design, atua na área desde os seus 21 anos e conta que sem-pre foi apaixonado pe-lo mundo da beleza.

“Comecei a traba-lhar como cabeleireiro profissional aos 21 anos, mas desde os 16 anos eu já era apaixo-nado por essa área. Tu-do começou quanTu-do minha mãe me deu um kit, com uma chapi-nha, secador de cabelo e babyliss. Eu fazia es-cova em minhas vizi-nhas, a notícia foi se espalhando e comecei a ficar conhecido pela cidade, as pessoas gos-taram do meu trabalho e foi aí que me tornei

cabeleireiro”, conta Kayque.

A rotina de um profissional da beleza

“A rotina de um ca-beleireiro é muito cor-rida, porque você tem que lidar com a autoes-tima das pessoas. As vezes elas não sabem o que querem e te procu-ram em busca de uma solução, então tenho que estar preparado para tudo, tenho que estar atualizado sobre as novidades de produ-tos e moda, além de dar atenção para os clientes de hoje e da-queles que são clientes há um tempo, sempre buscando ajudá-los e muito mais”, afirma o profissional.

Desafios

“Hoje me sinto rea-lizado por trabalhar neste ramo, cuidando do bem-estar e da auto-estima de cada cliente que me procura. Cada cliente é único e tem o seu próprio estilo, tal-vez hoje, a minha mai-or dificuldade é em lidar com algumas das

dúvidas dos clientes em relação a algum modelo de cabelo ou procedimento que es-colhem para realizar. Tem vezes que conver-samos, alinhamos as ideias sobre cada passo e quando chega no dia do procedimento, o cliente vem com outras propostas que não fica-riam tão boa nele, é nessa hora que temos que dialogar

novamen-te e explicar cada deta-lhe para o cliente, sem-pre visando o seu con-forto”, falou Kayque.

“Espero continuar fazendo a alegria dos clientes e atendendo-os da melhor maneira possível, pois são eles os responsáveis pelo brilho em meus olhos, quando digo que sou um profissional da be-leza”, finalizou Kay-que.

Escolas Estaduais recebem máscaras

em combate ao novo Coronavírus

A S e c r e t a r i a d a Educação (Sedu) ini-ciou a entrega de 27 mil máscaras face Shi-elds, para as escolas e unidades administra-tivas da Rede Estadu-al de Educação. A ação faz parte do pla-nejamento de retorno das aulas presenciais, atendendo aos

proto-colos de prevenção ao novo Coronavírus (Co-vid-19). A previsão é que o ano letivo inicie em 04 de fevereiro des-te ano.

O Calendário Esco-lar do ano letivo de 2021 da Educação Bá-sica foi divulgado pela Portaria nº 140/2020, em que define um to-tal de 204 dias letivos de efetivo trabalho

escolar, excluídos os dias reservados à Re-cuperação Final e a prova referente aos Estudos Especiais de Recuperação (EER).

Cada unidade esco-lar poderá adequar e personalizar os Calen-dários Escolares do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), regis-trando em até dez dias

úteis da data de publi-cação da Portaria. A direção escolar deverá apresentar os calendá-rios da unidade esco-lar, referente ao ano letivo de 2021, para análise e aprovação v i a d o c u m e n t o e -Docs na Superinten-dência Regional de Educação (SRE) em que a unidade escolar estiver jurisdicionada.

SEDU

Foto: divulgação Editora Hoje

Fotos: divulgação

A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou a entrega de 27 mil máscaras face Shields, para as escolas e unidades administrativas da Rede Estadual de Educação

Referências

Documentos relacionados

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Estudo de caso (ações do coletivo Lupa) Questionários Quanto aos procedimentos Pesquisa Básica Quanto a Natureza Registros fotográficos Quanto ao método

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

To identify a source of ligands able to activate Olfr692- expressing cells, we first exposed adult animals to bio- logically relevant stimuli and then labeled the activated neurons