• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA

ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

Contrato por Produto - Nacional Número e Título do Projeto:

BRA/09/004 – Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização e de fomento a ações voltadas ao desenvolvimento humano local.

1. Função no Projeto:

Capacitar equipe na estruturação de mapa estratégico e objetivos empresariais, com foco em seguridade, aplicável a negócios e produtos da área internacional, gerando soluções de seguridade para o conglomerado CAIXA.

2. Nosso Número:

3. Antecedentes:

Este Termo de Referência insere-se no Resultado 1, que tem como foco o “fortalecimento da capacidade da área internacional da CAIXA para operacionalização e gestão das operações internacionais da empresa”, cuja atividade indicativa é a customização de operações estruturadas de captação, empréstimos e serviços internacionais para atender necessidades de clientes.

Desde 2004, a equipe da Área Internacional da CAIXA vem sendo capacitada no âmbito da gestão da informação e agregação de valor à mesma para sua transformação em inteligência, com o objetivo principal de estruturar um amplo processo de monitoramento de mercado, identificação de oportunidades de atuação, compreensão de necessidades de clientes e adoção de gestão proativa na resolução de problemas. Nesses anos, a capacidade instalada a partir de projetos viabilizados pelo PNUD permitiu grande avanço na gestão dos temas de interesse da área internacional, quais sejam: cooperação técnica internacional, relacionamento internacional e comércio exterior.

Tendo em vista a dinâmica do mercado e os vários sinais identificados sobre novos nichos a serem explorados, o tema seguridade foi categorizado como estratégico para a Área Internacional, pois abrange um conceito inerente à sua missão e da própria CAIXA: democratização do acesso a produtos de seguridade (seguros, previdência privada e consórcios) para todo brasileiro que esteja no país ou no exterior.

A partir da identificação dos setores de seguridade em que a CAIXA já atua, faz-se necessário a caracterização de objetivos empresariais dispostos em forma de mapa estratégico, cujo detalhamento irá permitir à Área Internacional definir suas diretrizes de atuação: em que nichos atuar, qual segmento de cliente priorizar, que tipo de atendimento estruturar para que maior número de clientes possam se beneficiar da seguridade.

Com a contratação da consultoria, haverá qualificação para o desenvolvimento de uma metodologia que viabilizará a discussão sobre os objetivos empresarias de seguridade que representam interesse para a atuação internacional da CAIXA. Tais objetivos serão exibidos sob a forma de mapa estratégico e suas respectivas metas e indicadores serão identificados.

4. Nº do resultado no PRODOC/PNUD:

Resultado 1 – Fortalecimento da capacidade da área internacional da CAIXA para operacionalização e gestão das operações internacionais da empresa.

(2)

Produto 1.5 - Elaboração de política e estratégias de relacionamento institucional e negocial da CAIXA apoiadas em conhecimento disseminado para a atuação internacional da empresa.

5. Objetivos da consultoria:

Capacitar os empregados da CAIXA no processo de identificação de objetivos empresariais relacionados ao tema seguridade, os quais podem representar interesse de atuação internacional, em razão da aplicabilidade a negócios e produtos da área internacional.

6. Descrição das Atividades:

6.1) Capacitar a equipe CAIXA na metodologia Balanced Scorecard - BSC.

6.2) Capacitar a equipe CAIXA na definição de objetivos empresarias relacionados à seguridade que tenham impacto na atuação internacional da CAIXA.

6.3) Capacitar a equipe CAIXA no desenho do mapa estratégico, a partir dos objetivos empresariais para que a atuação da área internacional seja definida nas perspectivas financeira e processos internos.

6.4) Promover workshops para a definição de indicadores e metas estratégicas relacionadas aos objetivos estratégicos que impactarão na atuação internacional.

7. Produtos esperados:

Produto 1 - P

roposta metodológica, estrutura de workshops e materiais de apoio para

desenvolvimento do trabalho.

Produto 2 – Workshop de 1 dia, para aproximadamente 20 empregados CAIXA, com

carga horária diária de até 06 horas, sobre a metodologia Balanced Scorecard – BSC. O conteúdo programático deve conter:

a) Conceito do BSC; b) Histórico e evolução do BSC; c) Objetivo; d) Principais características; e) Vantagens e desvantagens; f) As 4 dimensões do BSC; g) Financeira; h) Consumidor;

i) Processos internos do negócio; j) Aprendizado & crescimento;

k) A implementação com exercícios práticos

O Consultor deverá disponibilizar material didático utilizado no workshop.

Produto 3 – Workshop de 5 dias, para aproximadamente 20 empregados CAIXA, com

carga horária diária de até 04 horas sobre a metodologia utilizada para a definição de objetivos empresarias a partir de informações cedidas pela CAIXA sobre a sua atuação no setor de seguridade e construção do mapa estratégico utilizando a ferramenta BSC. O Consultor deverá disponibilizar material didático utilizado no workshop, bem como a versão final dos objetivos empresariais e do mapa estratégico construídos em conjunto com a equipe CAIXA.

Produto 4 – Workshop de 1 dia, para aproximadamente 10 gestores da CAIXA, com

carga horária diária de até 04 horas para apresentação de metodologia de validação de objetivos empresariais e mapa estratégico pelos decisores.

O Consultor deverá apresentar um relatório contendo as premissas para a condução de reunião com gestores, bem como informações adicionais produzidas durante a reunião.

(3)

Produto 5 – Workshop de 1 dia, para aproximadamente 20 empregados CAIXA, com

carga horária diária de até 06 horas para apresentar metodologia de identificação de estratégia de atuação internacional a partir do mapa estratégico definido.

O Consultor deverá produzir relatório contendo as informações discutidas com a equipe CAIXA, bem como as recomendações de estratégias a serem adotadas com relação à seguridade.

Produto 6 – Workshop de 2 dias, para aproximadamente 20 empregados CAIXA, com

carga horária diária de até 4 horas sobre a metodologia utilizada para definição de indicadores e metas para cada objetivo empresarial que compõe o mapa estratégico desenhado.

O Consultor deverá disponibilizar material didático utilizado no workshop, bem como a versão final dos indicadores e metas construídos em conjunto com a equipe CAIXA

Produto 7 – Workshop de 1 dia, para aproximadamente 10 gestores da CAIXA, com

carga horária diária de até 04 horas para apresentação de metodologia de validação de indicadores e metas pelos decisores.

O Consultor deverá apresentar um relatório contendo as premissas para a condução de reunião com gestores, bem como informações adicionais produzidas durante a reunião.

Fica definido que os produtos serão submetidos à CAIXA para análise e aprovação e que o idioma oficial para os trabalhos desta consultoria é o Português.

Cada produto deverá ser entregue em meio magnético (1 unidade de Mídia-DVD com a devida indicação do conteúdo dos mesmos) e 1 via impressa, assinadas pelo consultor, e encadernadas.

As impressões necessárias durante a execução do Produto e, em caso de apresentações dos mesmos, serão de responsabilidade do consultor contratado.

Todos os arquivos produzidos serão de propriedade da CAIXA inclusive as fontes que lhes deram origem.

8. Qualificações profissionais requeridas: 8.1 Qualificações mínimas (eliminatórias):

8.1.1 Graduação em administração, economia, ciência da informação, ou estatística; 8.1.2 Pós-graduação lato ou stricto sensu em ciência da informação ou inteligência competitiva ou negociações estratégicas ou estratégia internacional;

8.2 Qualificações classificatórias (pontuáveis):

Disciplinas em programas de pós-graduação stricto sensu no âmbito de estratégia empresarial;

Experiência mínima de 3 anos em capacitações e/ou treinamentos relacionados a organização de informação organizacional, ou inteligência competitiva, ou planejamento estratégico

Pelo menos uma experiência comprovada com planejamento estratégico em instituição financeira;

(4)

Participação em projetos que envolveram a caracterização de indicadores de desempenho.

8.3 Análise dos currículos:

Etapa I (eliminatória/não pontuável): Análise do currículo referente ao cumprimento das qualificações mínimas exigidas neste Termo de Referência. O candidato que não atender as qualificações mínimas descritas neste Termo de Referência será desclassificado nesta etapa.

Etapa II (classificatória/pontuável): Pontuação dos currículos não eliminados na Etapa I. Poderá ser contratado o consultor que cumprir os requisitos da Etapa I e obtiver maior pontuação na análise do currículo de acordo com os critérios apresentados na Tabela 1 deste Termo de Referência.

Poderão ser convocados para entrevista presencial, de caráter eliminatório, em Brasília/DF, os candidatos com maior pontuação total na Etapa II. A banca de avaliação será composta por empregados CAIXA e serão avaliados os conhecimentos relacionados ao tema deste Termo de Referência. Será contratado o candidato com melhor desempenho na entrevista. Os custos de transporte, hospedagem e alimentação para entrevista, se necessário, serão de responsabilidade do candidato.

Observações:

- Os currículos devem ser apresentados até o dia 18/11/2016, em formato MsWord. - O processo seletivo se dará em Brasília – DF e os custos do transporte, hospedagem e alimentação para entrevista, se necessário, são de responsabilidade do candidato.

- Os gastos com transferência de domicílio, após a contratação, se necessário, serão de responsabilidade do selecionado.

- A forma de contrato será por PRODUTO e a forma de pagamento será mediante a apresentação dos produtos que deverão ser entregues na forma de Relatórios.

- A duração do contrato será de 01 mês.

- Será exigida do candidato a comprovação da habilidade profissional e da capacidade técnica ou científica compatível com os trabalhos a serem executados.

- É vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como de empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional ou instrumentos congêneres.

9. Insumos:

Passagens e diárias para deslocamentos necessários à execução da atividade. Infraestrutura para a realização dos workshops e treinamento.

10. Nome do Supervisor:

Angela Alcantara da Silva

10.1 Cargo do Supervisor:

Gerente Nacional - GERIN

11. Localidade do Trabalho: Brasília - DF 12. Data de Início: 30/11/2016 13. Data de Término: 31/12/2016

(5)

14. Produtos X Honorários:

Após o recebimento e a aprovação dos produtos pela CAIXA (SUINT - Superintendência Nacional de Operações Internacionais), na forma descrita no item 7, o pagamento se dará, conforme tabela a seguir, sendo que os Produtos que apresentam Subprodutos somente serão pagos após a entrega e aprovação de todos os subprodutos:

Produto Prazo para entrega (Contado da data de início da vigência do contrato) Quantidade de horas % em relação ao valor Produto 1 Até 05 dias úteis 4

Produto 2 Até 05 dias úteis 4 Produto 3 Até 10 dias úteis 20 Produto 4 Até 15 dias úteis 4 Produto 5 Até 20 dias úteis 6 Produto 6 Até 25 dias úteis 8 Produto 7 Até 30 dias úteis 4

TOTAIS 50 4% 5% 44% 9% 13% 16% 9% 100% 15. Número de parcelas:

06 (seis) parcelas, cujo pagamento é autorizado após a entrega de cada produto e respectivos subprodutos.

16. Linha Orçamentária:

71305 – Consultoria Nacional

TABELA 1 - Formação e Experiência Profissional – Pontuação

A – Verificação do atendimento aos requisitos obrigatórios (eliminatórios)

OBS: somente os candidatos que atenderem todos os requisitos obrigatórios passarão para a próxima etapa – requisitos classificatórios.

Graduação em administração, economia, ciência da informação, ou estatística

Sim Não

Pós-graduação lato ou stricto sensu em ciência da informação ou inteligência competitiva ou negociações estratégicas ou estratégia internacional

Sim Não

Item Pontos Pontuação

Mínima

Pontuação Máxima

Disciplinas em programas de pós-graduação stricto sensu no âmbito de estratégia empresarial

Por curso 5 15

Experiência comprovada em planejamento estratégico

Por cada ano

de experiência 5 20

Participação em projetos que envolveram a utilização da ferramenta Balanced Scorecard

Para cada

projeto 5 20

Participação em projetos que envolveram a caracterização de indicadores de desempenho

Para cada

(6)

Experiência mínima de 3 anos em capacitações e/ou treinamentos

relacionados a organização de informação organizacional, ou inteligência

competitiva, ou planejamento estratégico

Para cada ano 5 15

Pelo menos uma experiência comprovada com planejamento estratégico em

instituição financeira

Por cada ano

de experiência 5 15

Pontuação Total item A 30 95

TABELA 2 - INSTRUMENTO DE AFERIÇÃO

Formas de Comprovação da Experiência e Formação Profissional Descrição

Curriculum vitae do profissional informando seus dados de identificação, endereço, telefone, bem como sua formação escolar, cursos de

especialização ou superior e suas experiências de trabalho;

• Detalhamento dos serviços executados: tipo, quantidades, natureza, especificações e outros;

• Metodologias, tecnologias e outros recursos utilizados na execução; • Avaliação da qualidade dos serviços prestados;

• Outras informações julgadas relevantes.

Experiência Comprovada do profissional por meio de carteira de trabalho ou contrato de trabalho ou declaração da empresa ou órgão em que o profissional atuou.

A declaração deve conter os seguintes elementos:

• Nome, CNPJ, e endereço da pessoa jurídica emitente; • Nome do responsável pela emissão;

• Contrato ou documento de contratação ao qual se relaciona a declaração;

• Detalhamento dos serviços executados: tipo, tempo de serviço, natureza, especificações e outros;

• Metodologias, tecnologias e outros recursos utilizados na execução; • Avaliação da qualidade dos serviços prestados;

Referências

Documentos relacionados

Quando instalamos o Sistema Operacional, normalmente, são instalados automatica- mente também alguns pacotes de aplicativos próprios do sistema, mas, caso seja necessário, o

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No segundo bloco do questionário, buscou-se identifi- car o nível de conhecimento dos respondentes sobre o processo de implementação das Normas Brasileiras de Contabilidade

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language