• Nenhum resultado encontrado

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/2020"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

PLANO ANUAL

DE ATIVIDADES

(2)

SUMÁRIO

Introdução ...3

Capítulo I - Caracterização do AERT3 (2019/2020) ...5

1 - Caraterização do Agrupamento ... 5

2 - Comunidade Escolar ... 5

Capítulo II - Dimensões Estratégicas de intervenção ...6

Dimensão 1 - Sucesso educativo e prevenção do abandono escolar ... 7

Dimensão 2 – Pensar e refletir uma ação educativa aberta à inovação ... 7

Dimensão 3 - Cidadania ativa, participada e responsável ... 8

Capítulo III - Calendarização Anual de Atividades Escolares ...9

Capítulo IV - Avaliação ... 32

Capítulo V - Orçamentação do plano anual de atividadesErro! Marcador não definido. ANEXO 1 - Plano Estratégico de Departamentos ... Erro! Marcador não definido. ANEXO 2 - Atividades da Câmara Municipal de Gondomar ... 33

ANEXO 3 - Atividades das Associações de Pais... 37

ANEXO 4 - Atividades da Associação de Estudantes ... 42

ANEXO 5 - Parcerias ... 46

Emissão de parecer do Conselho Pedagógico em 30/10/ 2019

(3)

Introdução

No âmbito do desenvolvimento do Projeto Educativo (PE) surge uma organização curricular que pretende construir uma Escola que cria ambientes de aprendizagem estimulantes, baseados em projetos claros, coerentes e com real valor educativo e formativo. Pretende-se, ainda, potenciar a participação das famílias e da comunidade e reforçar a capacidade de autorregulação e melhoria do agrupamento.

De tudo isto, sobressai que o Projeto Educativo define princípios e linhas orientadoras gerais, assentes nas características da comunidade educativa, de acordo com as orientações nacionais e cria a matriz de suporte que vai ser concretizada no Plano Anual de Atividades (PAA), no Plano de Desenvolvimento e Gestão Curricular (PDGC), no Planeamento Curricular da Turma (PCT) e no Plano de Inovação (PI). É no respeito pelos princípios e valores assumidos pela comunidade educativa, que o PAA desenvolverá a sua ação no sentido de respeitar a Missão e Visão do Agrupamento.

O Projeto Educativo, o Plano de Desenvolvimento e Gestão Curricular, o Plano de Inovação, o Contrato de Autonomia, o Plano de Formação do Pessoal Docente e Não Docente, o Planeamento Curricular da Turma e o Regulamento Interno concretizam-se no Plano Anual de Atividades que articula currículo com contexto social, cultural e económico, assumindo-se a Escola como organização aberta capaz de promover a sua autoavaliação e de responder aos desafios da diversidade e da heterogeneidade que hoje integram a vida das escolas.

No âmbito dessa concretização, o PAA contempla o alargamento das experiências educativas a outros contextos diferentes das atividades curriculares, nomeadamente propostas de complemento, enriquecimento curricular e formação. Afirma-se, ainda, como um instrumento da dinâmica e evolução do agrupamento e integra o plano de ação estratégica previsto na cláusula 3.ª do Contrato de Autonomia.

A cidadania é uma área claramente privilegiada pelo agrupamento, tal como o ensino experimental, as atividades desportivas e a ligação ao meio.

A diversidade da oferta educativa, a luta pelo rigor, a disciplina e a avaliação são partilhadas pela comunidade educativa e estão presentes na organização do AERT3, refletida neste Plano Anual de Atividades.

Existindo uma prática de autoavaliação participada por todos os intervenientes no processo educativo, pretende-se que esta tenha impacto no planeamento e organização das atividades, no sentido da melhoria contínua. Esta prática é monitorizada pelos planos estratégicos de cada departamento e dos

(4)

coordenadores dos diretores de turma e pela equipa de autoavaliação a nível global. É com base nestes dados que o AERT3 desenvolve atividades de conceção, desenvolvimento e avaliação do seu Projeto Educativo.

No capítulo II deste documento surge a identificação das três dimensões estratégicas de intervenção apresentadas sob a forma de tabela, evidenciando a sua interação com os domínios, objetivos estratégicos do AERT3 e metas estabelecidas no Projeto Educativo.

A diversidade de estratégias delineadas dá corpo à ideia de que o papel da Escola não se esgota dentro da sala de aula e de que a aprendizagem nas diversas vertentes pode e deve ocorrer sob as mais variadas formas e em diferentes contextos de aprendizagem.

O Plano Anual de Atividades é financiado por dotações financeiras do estado e do orçamento privativo da escola, cujas verbas têm origem em receitas próprias, projetos e POCH. É, ainda, financiado pelos encarregados de educação, especialmente no que concerne às visitas de estudo e atividades extracurriculares. Também o município financia as atividades do pré-escolar e do 1.º ciclo no âmbito do processo de descentralização de competências.

Em função das linhas orientadoras do Conselho Geral e das normas vigentes, o Conselho Administrativo irá gerir, com eficácia e eficiência, o plano de orçamento anual da escola nos seus múltiplos aspetos.

O plano de afetação de recursos para o presente ano letivo está, mais uma vez, condicionado pelas regras de acesso ao financiamento do POCH. O agrupamento continua confrontado com constrangimentos no seu orçamento, o que provoca um esforço de contenção e de poupança que tem sido promovido a nível geral. Os estabelecimentos J.I. do Baixinho, J.I. do Seixo, E.B. de Vale de Ferreiros estão a aguardar manutenção e recuperação de algumas áreas e a Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês está a sofrer obras de requalificação e modernização, no âmbito do acordo de parceria, celebrado entre o Estado Português, a Comissão Europeia e o Programa Operacional Regional do Norte.

No desenvolvimento das suas competências, a Diretora é responsável por elaborar o Plano Anual de Atividades conforme o disposto na subsecção II) da alínea a) do n.º 2 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho.

Depois de emitido o parecer do Conselho Pedagógico, o Plano Anual de Atividades é submetido à aprovação do Conselho Geral.

(5)

Capítulo I - Caracterização do AERT3 (2019/2020)

1 - Caraterização do Agrupamento

Estabelecimentos Escola Básica de Baguim do Monte

Escola Básica de Seixo

Escola Básica de Vale de Ferreiros Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês Escola Secundária de Rio Tinto Jardim de Infância de Baguim do Monte Jardim de Infância de Baixinho Jardim de Infância de Castro Jardim de Infância de Entre–Cancelas

2 - Comunidade Escolar

Alunos/Formandos

Cursos Diurnos e Noturnos

Cursos Ensino Ano/Curso Nº Turmas Nº Alunos Turmas Nº Alunos

Diurnos Pré-escolar 3 anos --- 83 14 313 1634 4 anos -- 111 5 / 6 anos -- 119 1º Ciclo 1º 5 105 19 455 2º 5 128 3º 4 101 4º 5 124 2º Ciclo 5º 5 103 10 212 6º 5 109 3º Ciclo 7º 8 183 27 654 8º 9 215 9º 10 237

EFA Coração D’Ouro 1 19 1

Secundário 10º C CH 15 18 400 471 1313 Profissionais 3 71 48 1219 11º C CH 13 16 315 386 Profissionais 3 71 12º C CH 11 14 284 362 Profissionais 3 78 Noturnos Recorrente CH Ciências e Tecnologias 3 52 6 94 CH Línguas e Humanidades 3 42 Totais 125 2947

Pessoal docente e não docente

Pessoal Docente

Professores Psicólogos Superiores Técnicos Assistentes Técnicos Operacionais Assistentes Total

(6)

Capítulo II - Dimensões Estratégicas de intervenção

O Plano Anual de Atividades, implicando os diferentes agentes educativos e reunindo os interesses comuns numa base de responsabilidade mutuamente partilhada, assume-se como processo, devendo criar mecanismos de autorregulação que permitam uma avaliação sistemática do mesmo e indicadores que ajustem o plano de ação e as estratégias aos objetivos previamente estabelecidos e à elaboração do plano de formação do pessoal docente e não docente.

A monitorização dos resultados tem como referência as três dimensões estratégicas de

intervenção consideradas no Projeto Educativo e o grau de consecução dos objetivos e metas

estabelecidas no Contrato de Autonomia, sendo que, anualmente, são aferidas no PAA metas intermédias que concorrem para as metas previamente estabelecidas.

Estas metas estão articuladas com os objetivos operacionais previstos na cláusula 2.ª do Contrato de Autonomia que foi prolongado e vigorará até ao termo do ano letivo 2020.

As dimensões estratégicas estão organizadas em modalidades que enquadram e interligam todas as dinâmicas do agrupamento

Com vista a alcançar os desideratos anteriormente referidos, o AERT3 irá apropriar-se de todas as ferramentas indispensáveis para trabalhar com os alunos para que estes alcancem, no final da escolaridade obrigatória, os valores e competências inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Compreendendo-se a ação educativa como uma ação formativa especializada, fundada num ensino que implica a adoção de princípios e estratégias pedagógicas e didáticas que visam a concretização das aprendizagens, grupos de professores do agrupamento organizam e desenvolvem colaborativamente atividades de aprendizagem, dentro das dinâmicas de cada departamento.

Nesta perspetiva, o Plano de Inovação que abrange todos os ciclos de ensino, surge com a intencionalidade de tornar relevantes as aprendizagens escolares, estabelecer as prioridades, as opções curriculares e as dinâmicas pedagógicas que, de forma articulada, garantam aprendizagens efetivas e conduzam ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Este Plano requer que os professores trabalhem, reflitam, partilhem e debatam experiências de forma a reorientar as suas práticas.

Dimensões Estratégicas de Intervenção 1 Sucesso Educativo e Prevenção do Abandono Escolar

2 Pensar e Refletir uma Ação Educativa Aberta à Inovação

(7)

Dimensão 1 - Sucesso educativo e prevenção do abandono escolar

Os planos estratégicos definidos pelos departamentos curriculares, que têm por base o aumento das taxas globais de sucesso escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens, encontra-se no anexo 1 deste documento. As atividades a desenvolver integram-se nos domínios:

Dimensão 2 – Pensar e refletir uma ação educativa aberta à inovação

Assumindo-se como um Agrupamento que envolve a sua comunidade educativa, no âmbito das metas estabelecidas dentro desta dimensão, são considerados os seguintes elementos de monitorização para os seis domínios:

Domínios Monitorização

1. Promoção do sucesso educativo;

2.

Promoção da melhoria das aprendizagens.

 resultados obtidos a partir de dados e relatórios através do Inovar, MISI e JNE;

 relatórios dos Diretores de Turma, da coordenação da SIA e do Inovar;

 relatórios finais dos coordenadores dos seis departamentos;

 relatório da equipa Multidisciplinar;

 relatório do Serviço de Psicologia e Orientação;

 planeamento Curricular de Turma;

 relatório dos coordenadores da BE/CRE;

 documento de monitorização do Plano de Inovação.

Nota: Anexo 1

Domínios Monitorização

1. Inovar processos internos no âmbito do grupo/turma;

2. Garantir a interiorização do Projeto Educativo e a articulação entre os Documentos Estruturantes do Agrupamento;

3. Otimizar a intervenção pedagógica dos departamentos;

4. Garantir a formação e a valorização profissional de todos os agentes educativos;

5. Promover a interação no território educativo;

6. Melhorar as condições de trabalho bem como condições de acolhimento, atendimento e eficácia da prestação de serviços.

 número de adequações identificadas nos PCT;

 número de situações de articulação curricular e de domínios de autonomia curricular

monitorizados pela equipa de autonomia e flexibilidade;

 evidências de dinâmicas tutoriais identificadas no relatório final dos diretores de turma, em todas as turmas.

 número de momentos de reflexão realizados entre os diferentes elementos da comunidade educativa;

 número de projetos nacionais e internacionais em desenvolvimento no agrupamento;

 nível de satisfação avaliado pela equipa APM;

 número de evidências de trabalho colaborativo e inovação pedagógica identificadas no relatório dos coordenadores de departamento;

 conhecimento dos documentos estruturantes pela comunidade educativa, de acordo com o relatório da APM.

(8)

Dimensão 3 - Cidadania ativa, participada e responsável

Assumindo-se como uma Escola que desenvolve práticas conducentes à autonomia dos alunos, à promoção de atitudes positivas face ao ambiente, ao conhecimento científico, artístico e técnico, o agrupamento define para 2018/2019 os seguintes objetivos prioritários:

Domínios Monitorização

1. Assumir atitudes de exigência, flexibilização e responsabilidade no sentido de construir uma relação pedagógica adequada; 2. Fomentar a participação de pais e

encarregados de educação na vida do agrupamento;

3. Desenvolver competências transversais e cívicas que enriqueçam a articulação curricular;

4. Promover a responsabilização dos alunos relativamente a todo o ato educativo;

5.

Melhorar os circuitos de comunicação

interna e externa em termos de segurança, rapidez e rigor.

 planeamento Curricular de Turma;

 relatórios dos Diretores de Turma, da coordenação da SIA e do Inovar;

 número de presenças de encarregados de educação em reuniões, relatórios finais dos diretores de turma;

 número de debates, conferências e projetos e participantes envolvidos;

 número de iniciativas promovidas pelos alunos;

 respostas a inquéritos a alunos sobre avaliação formativa, autoavaliação e heteroavaliação realizados pela equipa APM.

(9)

Capítulo III - Calendarização Anual de Atividades Escolares

Semestres Início Termo

1º S 10 de setembro de 2019 28 de janeiro de 2019

2º S 3 de fevereiro de 2020 4 de junho de 2020 (9º, 11º e 12º anos)

Interrupções das atividades letivas

Interrupções Início Termo

1ª 2ª 3ª 4ª 19 de dezembro de 2019 29 de janeiro de 2020 24 de fevereiro de 2020 30 de março de 2020 3 de janeiro de 2020 31 de janeiro de 2020 26 de fevereiro de 2020 13 de abril de 2020 1º Semestre 1ª Reun. C.T Dia 10 Inic io a no le t iv o 3 ª R e un. C T A v a l. A f ixa r P a ut a s 2º Semestre Dia 3 Início do Semest. Carnaval Reun. de CT 5 ª R e un. C T A v a l. A f ixa r P a ut a s 5 ª R e uniã o D T c o m E .E d 4ª Reunião Dt com E.Ed. (4º Feedback) 3ª Reunião DT com E.Ed (3º Feedback)

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Janeiro

2ª Reunião DT com E.Ed (2º Feedback)

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

1ª Reun. com E.Ed

(10)

Avaliação e Coordenação Pedagógica

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Dinamizadores Atividades de Enriquecimento Curricular - 1º

ciclo

01

Ao longo do ano Alunos 1º Ciclo Direção

C. Municipal Gondomar Aulas em novos contextos de

aprendizagens 01 Ao longo do ano Alunos

EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Aulas Interdisciplinares. 01 Ao longo do ano Alunos EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Aulas Invertidas 01 Ao longo do ano Alunos EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Aulas no exterior 01 Ao longo do ano Alunos EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Aulas Partilhadas 01 Ao longo do ano Alunos EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Aulas Práticas 01 Ao longo do ano Alunos EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Aulas teóricas 01 Ao longo do ano Alunos EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Aulas teórico-práticas 01 Ao longo do ano Alunos, Docentes EPE, 1º, 2º,3º Ciclo e

Secundário Direção /Docentes

Formação em contexto de trabalho 01 Ao longo do ano Alunos 10.º, 11.º, 12.º Direção

Entidades de Estágio Orientação de estágio pedagógico de

Educação Física

01

Ao longo do ano Alunos, Outro 9.º, 11º Direção

Faculdade de Desporto U.P. Orientação de estágio pedagógico de

Espanhol

01

Ao longo do ano Alunos, Outro 10.º, 11.º Direção

Faculdade de Letras U.P Orientação de estágio pedagógico de

História

01

Ao longo do ano Alunos, Outro 11.º Direção

Faculdade de Letras U.P Orientação de estágio pedagógico de

Português

01

Ao longo do ano Alunos, Outro 11.º, 12.º Direção

Faculdade de Letras U.P Prática de ensino supervisionado Mestrado

em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

01

Ao longo do ano Alunos EPE, 1.º Direção

IPP - ESE do Porto Prática de ensino supervisionado no

mestrado em educação pré-escolar.

01

Ao longo do ano Alunos EPE Direção

ESE Paula Frassinetti Prática de ensino supervisionado Mestrado

em Inglês –Gr120

01

2.º Semestre Alunos 3.º e 4.º ano Direção

Faculdade de Letras U.P

Workshops temáticos - alunos professores e

entidades de estágio

02, 03

Ao longo do ano Alunos, Docentes 10.º, 11.º, 12.º Direção

Entidades de Estágio

Ensino Bilingue/CLIL 01 Ao longo do ano Aluno 1º, 4º e 7º Direção / DGE

(11)

Organização e Gestão Escolar

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Dinamizadores

Administração e Gestão da Escola 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade Direção

APM - Avaliação para a Melhoria 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal não docente, Encarregados de

educação/Comunidade Direção/Equipa

Aquisição de material didático e

pedagógico 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes Direção

Atividades do SASE 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Encarregados de Educação e Comunidade Direção

Atividades no Âmbito da Segurança 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos Direção

Coordenação da Manutenção com

a Parque Escolar 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade Direção

Coordenação das Bibliotecas

Centro de Recursos Escolares 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

Direção, Professores Bibliotecários Coordenação de Projetos, Clubes,

Edições de Escola e Concursos 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Encarregados de Educação e Comunidade

Direção, Professores

Departamentos e Bibliotecários Coordenação de Segurança 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade Direção

Coordenação do Departamento de

Ciências Sociais e Humanas 01, 02, 03 Ao longo do ano Docentes Coordenador de Departamento

Coordenação do Departamento de

Educação Pré-Escolar 01, 02, 03 Ao longo do ano Docentes Coordenador de Departamento

Coordenação do Departamento de

Expressões 01, 02, 03 Ao longo do ano Docentes Coordenador de Departamento

Coordenação do Departamento de

Línguas 01, 02, 03 Ao longo do ano Docentes Coordenador de Departamento

Coordenação do Departamento de Matemática e Ciências

Experimentais

01, 02, 03 Ao longo do ano Docentes Coordenador de Departamento

Coordenação do Departamento do

1º ciclo 01, 02, 03 Ao longo do ano Docentes Direção

Equipa EQAVET 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Encarregados de Educação e Comunidade Direção e Equipa Gestão de Rede Informática 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal não docente Direção

Manutenção dos espaços e salas

de aula da ESRT 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

(12)

Modernização Administrativa 01, 02, 03 Ao longo do ano Pessoal Não Docente Direção Reuniões da Direção com a

Comunidade Educativa 01, 02, 03 Ao longo do ano Associações de Pais e Encarregados de Educação Direção Revisão do Equipamento

Desportivo - ESRT 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

Direção, Parque Escolar C. Municipal de Gondomar Revisão da rede de Gás e rede

Elétrica - ESRT 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade Parque Escolar

Revisão do sistema de combate a

incêndios - ESRT 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade Parque Escolar

Revisão dos sistemas de Segurança, Alarmes e

Videovigilância EBSRT e EBFMSI

01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

Parque Escolar

C. Municipal de Gondomar Manutenção dos espaços e salas

de aula EBFMSI, EB1's e JI's 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

Câmara Municipal de Gondomar Junta de Freguesia

Revisão da rede de Gás e rede

Elétrica EBFMSI, EB1's e JI's 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal não docente, Encarregados de

educação/Comunidade o C. Municipal de Gondomar

Revisão do sistema de combate a

incêndios EBFMSI, EB1's e JI's 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade C. Municipal de Gondomar

Revisão dos sistemas de Alarme 1º

Ciclo e Pré-escolar 01, 02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade C. Municipal de Gondomar

Apoio à Aprendizagem, Inclusão e Orientação

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Dinamizadores

Serviço de Psicologia e Orientação 01,03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

Psicólogos – Abilio Cardoso e Isabel Rodrigues

Equipa Multidisciplinar 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EMAEI, Coordenadora Maria Leite

Cidadania e Desenvolvimento 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade Coordenadora Márcia Pacheco

Let’s Talk 01, 03 Ao longo do ano Alunos Coordenadora Rosário Melo

Projeto de literacia "Pontes

D`Escrita - Letras que se tocam” 01, 02 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Encarregados de Educação e

Comunidade Coordenador Rui Pedro Silva

Projeto Rádio Escola 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes; pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade Professora Bibliotecária FMSI

Receção às Crianças e Alunos 01, 03 setembro Alunos, Docentes; pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

Direção, Docentes titulares de Grupo/Turma

Semana de Mobilização Global das

Alterações Climáticas 01, 02, 03 setembro

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

Clube Ciência Viva

(13)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Dinamizadores Coordenação da Eco-Escolas

Feira de Orientação Vocacional 01, 02, 03 abril Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de

Educação e Comunidade SPO, BE/CRE, Alunos e Ex-Alunos

Programa “Acerca de Ti” 01, 03 Ao longo do ano Alunos Coordenadora da Cidadania

Clube de Alemão 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos do 3.º ciclo e Secundário Coordenadora Margarida. Anacleto Clube de Francês 01, 03 Ao longo do ano Alunos do 3.º Ciclo e Secundário e Docentes Coordenadora Maria Emília Reis

Atividades de Enriquecimento Curricular

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Dinamizadores Comemoração do Dia Europeu do

Desporto Escolar 01, 03 setembro Alunos, Docentes 3º Ciclo e Secundário Coordenadora Desporto Escolar

Programa Integrado de Promoção

da Literacia 02, 03 setembro Alunos, Docentes Secundário Nazaré Alves

Desfolhada 01, 03 outubro Alunos EPE Angelina Marcos

"Dia Mundial do Animal" 01, 03 outubro Alunos EPE Teresa Maria Sousa

“Día de la Hispanidad” 01, 03 outubro Alunos 10.º e 11.º ano anos Cláudia Messias

Semana do Espaço - Palestra: Física da Vida e dos Extra- terrestres

01, 02 outubro Alunos e Docentes 10.º, 11.º, 12.º anos Clube Ciência Viva

Investigador Dr. Carlos Martins - UP Comemoração do Dia Mundial da

Música 01, 03 outubro

Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade 1º, 2º Ciclo

Lígia Rosas

Maria de Fátima Alves Comemoração do Mês e Dia

Internacional das Bibliotecas Escolares

01, 03 outubro Alunos

EPE, 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário e EFA

Coordenadores das BE/CRE

Comemoração do Dia da

Alimentação 01, 03 outubro

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente e Comunidade Educativa

EPE, 1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário

Educadoras e Professores titulares Coordenadora da Educação para a Saúde, Empresas da Cantina Comemoração do Halloween

Exposição Chapéus Halloween: 01, 03

outubro e novembro

Alunos, Docentes, Pessoal não

Docente e Comunidade Educativa 3º Ciclo e Secundário

Anabela Hortas Maria Helena Pereira "Feira de Outono" 01, 03 outubro e

novembro

Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa EPE e 1.ºCiclo Educadora e Professora titular

Dias que importam 01, 03 outubro,

dezembro e abril Alunos e Docentes 6.º ano Conceição Fernandes

Martinstag (Dia de S. Martinho) 03 novembro Alunos, Docentes, Pessoal não docente, Encarregados de educação/Comunidade

(14)

Dia da Greve Climática 01, 03 novembro Alunos, Docentes 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º

Eco Escolas, Clube de Ciência Viva e Cidadania e Desenvolvimento

Trânsito de Mercúrio 01, 02 novembro Alunos 3º Ciclo e Secundário Clube Ciência Viva

Magusto 03 novembro Comunidade Educativa EPE e 1º Ciclo Educadoras e Professores titulares

Exposição “Os 5 mandamentos da prevenção na produção dos resíduos"

01, 03 novembro Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa EPE Educadoras Montra /Feira Produtos das Região

Agrícola de Portugal. 01, 02, 03 novembro

Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa Secundário

Vera Ribeiro, Isabel Ivone e Carmelina Moura

Quinta do Passal - Teatro" A

Carochinha Amiga do Ambiente". 01, 03 novembro Alunos EPE Angelina Marcos

Laboratório Aberto (IPATIMUT) 01,02 novembro Alunos, Docentes 3.º ano Clube Ciência Viva

Dia da Filosofia 01, 02, 03 novembro Alunos Secundário Ana Lisa Pimenta

Corta-Mato Escolar do

Agrupamento 01, 03 novembro Alunos

2º, 3º Ciclo e

Secundário Coordenadora Desporto Escolar Cancro hereditário da mama e do

ovário 01, 02

novembro e

janeiro Alunos 12.º ano Clube Ciência Viva

Viver o Natal - Festa de Natal e

Natal Solidário 03

novembro, dezembro

Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa EPE Educadoras

Make a Wish 01, 03 novembro e dezembro

Alunos, Docentes e Comunidade

Educativa EPE e 1º Ciclo Educadoras e Professoras titulares Semana Europeia da Prevenção de

Resíduos 01, 03 novembro

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente e Comunidade Educativa

2º, 3º Ciclo e Secundário

Clube Ciência Viva

Coordenadoras Eco-Escolas Coordenadora da Cidadania

Dia Nacional do Pijama

01, 03 novembro Alunos, Docentes, Pessoal Não docente.

EPE e 1º Ciclo Lídia Correia

01, 03 novembro Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa EPE Angelina Marcos

Concurso das Rosa-dos-ventos 01, 03 novembro Alunos 5.º ano Conceição Fernandes

Sessão de Sensibilização para a preservação do meio ambiente - reciclar e reutilizar

03 novembro Alunos Secundário Elisabete Matos

Dia Mundial da Filosofia 01, 03 novembro Alunos 10.º ano Marcelina Silva

Semana da Ciência e Tecnologia 01, 02, 03 novembro Alunos 3º Ciclo e Secundário Clube Ciência Viva Comemoração do Dia de S.

Martinho 01, 02, 03 novembro Alunos, Docentes 10.º, 11.º anos

Nazaré Alves/Curso Profissional de Turismo

Palestra - Planeta Oceano 01, 03 novembro Alunos, Docentes 3º Ciclo e Secundário Coordenadora Eco-Escolas Separa e Recicla - Produção de

Sabão 01, 03 novembro Alunos 3º Ciclo e Secundário Coordenadora Eco-Escolas

Semana Europeia da Prevenção de

(15)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Dinamizadores

Concurso de Literacia 3Di 02

novembro, dezembro e janeiro

Alunos 8.º ano Teresa Silva

C.R.P. em 30 minutos 01, 03 Novembro e

dezembro Alunos Secundário

Paulo Lima

Faculdade de Direito UP Debate "Olhar Sociológico" 01, 03 dezembro Alunos e Docentes Secundário Paulo Lima

Vamos brincar com o lixo – Oficina

de reutilização de materiais 01,03 dezembro Alunos 5.º ano Coordenadora Eco-Escolas

"Desplastifica-te" 02, 03 dezembro Alunos 3º Ciclo DECO, Paulo Lima

Oficina “Relação homem-natureza: que sustentabilidade?"

01, 02, 03 dezembro Alunos 12.º ano Ana Lisa Manso

Natal com Música 01,03 dezembro Alunos, Docentes, Pessoal não

docente 2º Ciclo Lígia Maria Rosas

Feira de Ciência - 2º Ciclo 01, 02, 03 dezembro Alunos 2º Ciclo e Secundário Clube Ciência Viva

Consumer Talk 03 dezembro Alunos 10.º ano Paulo Lima

Campeonato Nacional de Literacia 01 dezembro Alunos 5.º ano Ana Lúcia Mouta

A UE como ator de segurança: novos desafios, velhos problemas

01, 02, 03 dezembro Alunos 10.º, 11.º anos Faculdade de Direito U.P., Paulo

Lima

Jogo da Alimentação Sustentável 02, 03 dezembro Alunos 11.º Paulo Lima

Festa de Natal

01, 03 dezembro

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EPE, 1º Ciclo Educadoras e Docentes Titulares

Exposição de trabalho de Natal 01, 03 dezembro

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

2º Ciclo António Costa

Plantação de Árvores Autóctones

Quintão, Melres 03 janeiro Alunos, Docentes Secundário

Clube Ciência Viva, CMG e Área Metropolitana do Porto Vamos cantar as Janeiras 01, 03 janeiro Alunos, Docentes, Pessoal Não

docente e Comunidade Educativa EPE e 1º Ciclo

Adelina Gomes Ana Cláudia Azevedo

Europ Direct Projet 01, 03 janeiro Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente EPE Augusta Queirós

O Teatro do Bolhão na Escola:

Farsa de Inês Pereira 01, 02, 03 janeiro Alunos 10.º ano Sandra Sousa

Mini-Olimpíadas de Matemática 01 janeiro Alunos 3.º e 4.º anos Professores 1º Ciclo

Exposição “Retratos de Dor”. 01, 03 janeiro Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa 3º ciclo e Secundário

Professores CMG Cortejo de Carnaval 01, 02, 03 fevereiro Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa EPE e 1º Ciclo Educadoras e Professores titulares

Mega Sprinter 01, 03 fevereiro Alunos 3º Ciclo e Secundário Coordenação Desporto Escolar

"Feira da Primavera” 01, 03 março Alunos, Docentes, Pessoal Não

(16)

Dia da Árvore 01, 03 março Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade Educativa EPE e 1º Ciclo Educadoras e Professores titulares Teatro Educa

Matematicomania 2 – A Origem 01 janeiro Alunos, Docentes 2º ciclo Ana Lúcia Mouta

Palestra "Juventude, Precariedade e (Des)emprego"

01, 02, 03 janeiro Alunos 11.º ano Ana Lisa Manso

Palestra / Debate Ambulance For Hearts

03 janeiro Alunos 10.º ano Inês Pereira de Melo

O TAS na pediatria 01, 02 janeiro Alunos 11.º, 12.º ano Ana Lisa Manso

Ler é prazer 01 janeiro Alunos 11.º ano Isabel Alves

Concurso de tradução "Juvenes

Translatores" 01, 03 janeiro Alunos Secundário Margarida Anacleto

Canguru Matemático 01, 02 março Alunos 3º Ciclo Nazaré Igreja

Olimpíadas de Matemática 01, 02 março Alunos 3º Ciclo e Secundário Nazaré Igreja

Concurso "Traduzir é Conhecer" 01, 02 fevereiro Alunos Secundário Rosa Teixeira

Economia no palco. 01, 02, 03 janeiro Alunos Secundário Paulo Lima

Palestra "A crise dos refugiados na Europa e as mobilidades

transnacionais"

01, 02, 03 janeiro Alunos 10.º ano Ana Lisa Manso

Olimpíadas de Ortografia e de

Gramática 01 janeiro, março Alunos 3º Ciclo Zaida Vieira

Herança genética. 01, 02, 03 fevereiro Alunos 12.º ano Carla Maria Vieira

"I'm not eating THAT." 02, 03 fevereiro Alunos 7.º ano Odete Silva

Torneio de Basquetebol 3X3 (Fase

Escola) 01, 03 fevereiro Alunos

2º, 3º Ciclo e

Secundário Coordenação Desporto Escolar Comemoração do Dia de S.

Valentim - Exposição 01, 03 fevereiro Alunos 3º ciclo

Coordenadora Línguas Estrangeiras

Exposição de máscaras de Carnaval

01 2.º Semestre Alunos, Docentes, Pessoal não docente, Encarregados de educação/Comunidade

EPE e 1º Ciclo, 2º Ciclo

Docentes titulares, António Costa

Carnaval 01, 03 fevereiro Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docente e Comunidade

EPE e 1º Ciclo Educadoras e Docentes Titulares

Torneio de basquetebol 3X3 01, 03 fevereiro Alunos 3º Cicloº Coordenação Desporto Escolar

Dia do Amigo 01, 03 fevereiro Alunos EPE e 1º Ciclo Educadora e Professora titular

"Azul e Lágrimas" 03 fevereiro Alunos 8.º e 10.º anos Manuel Augusto Dias

A campanha “Eu Sou e Eu Vou” 03 fevereiro Alunos, Docentes, Pessoal não

docente 3º Ciclo e Secundário Coordenadora da Cidadania

Palestra "TAS explica" 02, 03 fevereiro Alunos 10.º ano Ana Lisa Manso

Tas explica - " Suporte básico de

(17)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Dinamizadores "Ciência ou Ciências? As ciências

exatas experimentais e as ciências sociais e humanas “

02 fevereiro Alunos 11.º ano Vera Lúcia Pimenta

Olimpíadas de História 03 fevereiro Alunos 3º Ciclo e Secundário Manuel Augusto Dias

"Economia em Alta" 01, 03 março Alunos 10.º Paulo Lima

HPV e quê? 03 março Alunos, Docentes, Pessoal não

docente

10.º, 11.º, 12.º Márcia Pacheco

Debate: O que é isto de género? 03 março Alunos 11.º ano Ana Lisa Manso

Exposição itinerante “Do Rio ao

mar de plástico” 03 março

Alunos, Docentes, Pessoal não

Docente, e Comunidade EPE

Angelina Marcos CMG

Cancro hereditário da mama e do

ovário (T2) 01, 02 março Alunos 12.º ano Clube Ciência Viva

Bactérias fluorescentes 01, 02, 03 março Alunos 12.º ano Carla Maria Vieira

Dia da Eco-Escolas 01, 02, 03 março Comunidade Educativa EPE, 1º, 2º e 3º

Ciclos e Secundário Coordenadoras Eco-Escolas Palestra "Pobreza e exclusão

social" 01, 03 março Alunos Secundário

Isabel Ivone Cardoso

Professor Eduardo Vítor - FLUP

Primavera 03 março Alunos EPE e 1º Ciclo Educadoras e Professores titulares

"A comunicação na interação com indivíduos com alterações ou perturbações mentais" (palestra)

01, 02 março Alunos 11.º ano Ana Lisa Manso

"Sunset com poesia" 02, 03 março Docentes 12.º ano Maria Nazaré Alves Curso

Profissional de Turismo

Canguru Matemático 01 março Alunos 1º Ciclo Professores titulares

Feira do Livro Feira do livro usado Feira da Plantas

01, 03 março

Alunos, Docentes, Pessoal não Docente Encarregados de Educação e Comunidade EPE, 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário e EFA Coordenadores da BE/CRE

Dimensão ética da ação humana

"O que devemos fazer?" 01, 02, 03 março Alunos 10.º ano Vera Lúcia Pimenta

Poesia à Solta 02 março Alunos, Docentes, Pessoal não

docente Zaida Vieira

Bactérias Fluorescentes 01, 02 abril e maio Alunos 12.º ano Natália Ferreira

Rastreio dos transgénicos 01, 02, 03 abril Alunos 12.º ano Carla Maria Vieira

Palestra/debate "Direitos

Humanos". 01, 03 abril Alunos Secundário

Isabel Ivone Cardoso

Professor Teixeira Lopes - FLUP Palestra "Oficina de ecologia e

sociedade"

01, 02, 03 abril Alunos 10.º ano Ana Lisa Manso

Viva a Liberdade! - Valores de Abril 01, 03 Abril Alunos, Docentes 1º Ciclo Docentes Titulares

(18)

Torneio Concelhio Feminino 01, 02, 03 abril, maio Alunos 3º Ciclo e Secundário Maria Carolina Coelho CMG

Páscoa 01, 03 abril Alunos EPE Educadoras

Bactérias Fluorescentes 01, 02 maio Alunos 12.º ano Natália Ferreira

Festa da Família 03 maio

Alunos, Pessoal Não docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EPE Educadora

Projeto Museu Fora de Portas

02, 03 maio Alunos 4.º ano Lídia Emília Carvalho

Campanha de Prevenção Solar 03 maio Alunos, Docentes, Pessoal não

docente Comunidade escolar Coordenadora de Cidadania

Mês do Coração 03 maio Alunos, Docentes, Pessoal não

docente Comunidade escolar Coordenadora de Cidadania

Conferência "Religião ou

Religiões?" 01, 03 maio Alunos 11.º ano Vera Lúcia Pimenta

Torneio de Badminton 01, 03 maio Alunos 3º Ciclo e Secundário Coordenação Desporto Escolar

Comemoração "Dia Mundial da

Criança". 01, 03 junho Alunos EPE e 1º Ciclo Educadoras e Professores titulares

Festa de final de ano 03 junho

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EPE e 1º Ciclo Educadoras e Professores titulares

Concurso das Personalidades

Históricas 03 junho Alunos 2º Ciclo Conceição Fernandes

Um dia na EB2/3 – Pedypaper para

a vida 01, 02, 03 junho Alunos 4.º ano Professores titulares

Uma manhã na EB1 01, 03 junho Alunos EPE Educadoras

Prémios de leitura 01 junho Alunos 2º e 3º Ciclo Coordenadoras BE/CRE

Dia Mundial da Criança. 01, 02, 03 Junho

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EPE, 1º Ciclo Educadoras e Docentes Titulares

Mês da Prevenção dos Maus

Tratos na Infância 01, 03 Abril

Alunos, Docentes, Pessoal não docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EPE, 1º, 2º e 3º Ciclo Coordenadora da Cidadania CMG e CPCJ

Teatro "Elfos e anões" 03 Abril/maio Alunos, Docentes 9.º ano Corações com coroa,

Coordenadora da Cidadania

"Uma performer na sala de aula" 01, 02 Abril Alunos 11.º ano Manuela Durão

Dia Fitness 03 Abril Alunos 3º Ciclo e Secundário Coordenação do Desporto Escolar

Poisson d’Avril

(19)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Dinamizadores Programa de Intervenção no

âmbito da Violência nas Relações Interpessoais - PREVINT - "Projeto Violentómetro”

01, 03 Ao longo do ano Alunos 2º e 3º Ciclo

Coordenadora da Cidadania e UTAD

Clube de Teatro EBFMSI

Clube de Teatro ÀZ 3 Pancadas 03 Ao longo do ano Alunos

2º e 3º Ciclo e Secundário

Cristina Lourenço

Hugo Santos (Presidente da A.E.) Teatro do Bolhão

“Como elaborar um trabalho

Escolar” 01, 02 Ao longo do ano Alunos 2º, 3º ciclo Coordenadoras BE/CRE

Concurso Nacional de Leitura 01 Ao longo do ano Alunos 1º, 2º e 3º Ciclo e

Secundário Eduarda Silva

Concurso Windows of the Heart 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos Secundário Rosário Melo

Comemoração do Dia mundial Sem

Tabaco ou Dia do Não Fumador 03 novembro, maio

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

3º Ciclo e Secundário

Coordenadora da Educação para a Saúde – Márcia Pacheco

Liga Port. Contra o Cancro - LPCC

Plano Nacional de Cinema 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos 9.º Coordenação de Emília Pereira

Pinhole Photography 01, 03 dezembro, março Alunos, Docentes 6.º ano Cristina Lourenço

Campeonato de verbos 01, 02 dezembro, março,

junho Alunos 2º Ciclo Zaida Vieira

Projeto turma "Moscas na sala –

MoKidros" 01, 02

janeiro, fevereiro,

março Alunos 12.º ano Márcia Pacheco

Concurso "Spelling Bee" 01, 02, 03 fevereiro, maio Alunos 3º Ciclo e Secundário Coordenação de Rosa Teixeira Palestra: "A comunicação na

interação com indivíduos com alterações ou perturbações mentais"

01, 02, 03 março Alunos 11.º ano Ana Lisa Manso

Palestra "Associativismo no mundo escolar"

03 2.º Semestre Alunos 12.º Maria Cristina Caldas

"A União Europeia em 30 minutos" 01, 03 2.º Semestre Alunos 10.º, 11.º, 12.º Paulo Lima "Emergências Médicas - Suporte

Básico de Vida"

01 2.º Semestre Alunos, Docentes, Pessoal não docente, Encarregados de educação/Comunidade

Ana Lúcia Mouta

Visita de Estudo ao Museu da Metrologia do Instituto Português da Qualidade.

01, 02, 03 2.º Semestre Alunos Miguel Viveiros

Projeto Eco Escolas 01,02, 03 Ao logo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EPE,1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário

Docentes Coordenadores Câmara Municipal de Gondomar Juntas de Freguesia

ABAE

Magicar, ideias e palavras 01, 03 Ao logo do ano Alunos EPE Augusta Queirós

(20)

Palestras de Literacia Económica e

Sociológica 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos e Docentes 11.º, 12.º anos

Filomena Teixeira

Centro de Estudos Sociais – U.C. American Bookshelf 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Encarregados de

Educação e Comunidade 3º Ciclo e Secundário Filomena Alijaj

Book Vlog 03 Ao logo do ano Alunos, Encarregados de educação

e Comunidade 3º Ciclo e Secundário Filomena Alijaj

Literacia 3Di – Inglês 03 Ao longo do ano Alunos 8.º ano Filomena Alijaj

Projeto TEDex Schools 03 Ao longo do ano Alunos 3º Ciclo e Secundário Filomena Alijaj

Projeto “Os Super-Saudáveis” 01, 03 Ao longo do ano Alunos 3.º, 4.º Coordenadora da Cidadania

Sessões: "Sexualidade e afetos" 01, 03 Ao longo do ano Alunos 7.º, 10.º Coordenadora da Cidadania Concursos: "Descobre o número"

e “Jogo 24” 01, 02 Ao longo do ano Alunos, Docentes 2º Ciclo Maria de Fátima Ramos

Programa PEBI 01, 02 Ao longo do ano Alunos, Docentes 4.º ano Maria Madalena Lopes

Clube de Artes Plásticas 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes 1º, 2º e 3º Ciclos Margarida Seabra

CNC - PmatE - Biologia e Geologia 01, 02 Ao longo do ano Alunos, Dcentes 10.º, 11.º, 12.º

Coordenador do Concurso Clube de Ciência Viva Universidade de Aveiro Clube Ciência Viva 01, 02, 03 Ao longo do ano Comunidade Educativa EPE, 1º, 2º, 3º Ciclos,

Secundário e EFA Coordenação de Natália Ferreira Master Class de Física das

Partículas 01, 02 Ao longo do ano Alunos e Docentes 11.º, 12.º anos

Coordenador do Concurso Clube de Ciência Viva

Olimpíadas da Biotecnologia 01, 02 Ao longo do ano Alunos e Docentes Secundário

Coordenador do Concurso Clube de Ciência Viva Universidade Católica Olimpíadas da Física

Escalão B 01, 02 Ao longo do ano Alunos e Docentes Secundário

Coordenador do Concurso Clube de Ciência Viva Olimpíadas da Física

Escalão A 01, 02 Ao longo do ano Alunos e Docentes 9.º ano

Sandra Marques, Júlia Fernandes Clube de Ciência Viva

Olimpíadas de Química Júnior 01, 03 Ao longo do ano Alunos e Docentes 3º Ciclo Coordenadora Júlia Fernandes Clube de Ciência Viva

Olimpíadas de Química+ 01, 02 Ao longo do ano Alunos e Docentes Secundário Coordenador do Concurso

Clube de Ciência Viva Olimpíadas Portuguesas de

Biologia 01, 02 Ao longo do ano Alunos e Docentes 9.º ano e Secundário

Coordenador do Concurso Clube Ciência Viva Olimpíadas Portuguesas de

Geologia 01, 02 Ao longo do ano Alunos e Docentes 11.º ano

Coordenadora Natália Ferreira Clube Ciência Viva

Concurso "Spelling Bee" 03 Ao longo do ano Alunos e Docentes 3º ciclo e Secundário Coordenadora Rosa Teixeira Concurso "Traduzir é conhecer" 03 Ao longo do ano Alunos e Docentes 3º ciclo e Secundário Coordenadora Rosa Teixeira Concurso SuperTmatik:

Matemática - Cálculo Mental Ciências Naturais

02 Ao longo do ano Alunos e Docentes 2º Ciclo Marina Hussein

(21)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Dinamizadores Coro do Agrupamento 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não

Docentes, Ex-alunos e Comunidade

2º, 3º Ciclos e

Secundário Nuno Morujão

Lipor Geração + 01, 03 Ao longo do ano

Alunos, docentes, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade

EPE, 1º, 2º e 3º Ciclos e Secundárioº

Educadoras, Docentes Titulares, Paula Pacheco e Ana Lúcia Mouta Lipor

Aprender Melhor 01 Ao longo do ano Alunos 1º Ciclo (2.º, 3.º e 4.º) Docentes Titulares

Oficina de Escrita Criativa 01, 03 Ao longo do ano Alunos 1º Ciclo (2.º, 3.º e 4.º) Docentes Titulares

Quinta do Passal 01, 03 Ao longo do ano Alunos 1º Ciclo Docentes Titulares

Concurso Canguru Matemático 02 Ao longo do ano Alunos 2º Ciclo Coordenadora Teresa Azevedo

Exposições temáticas. Comemoração de efemérides Participação em concursos. Organização encontros/palestras.

02, 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente, Encarregado de Educação e Comunidade

EPE, 1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário.

Coordenadoras da BE/CRE Câmara Municipal de Gondomar Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE)

Projetos eTwinnnig 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos e Docentes EPE, 3.º, 4.º, 7.º, 8.º,

12.º Docentes Coordenadores

Olimpíadas da Geografia

Portuguesa 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos e Docentes Secundário Isabel Cardoso

PIPL - Programa Integrado de Promoção da Literacia – Ouvintes Sortudos

01,02 Ao longo do ano Alunos EPE e 1.º ciclo Educadoras e Professoras Titulares

Olimpíadas da Economia 01, 03 Ao longo do ano Alunos e Docentes Secundário Paulo Lima

Auto da Barca do Inferno 01, 02 18 de outubro Alunos e Docentes 9.º ano À Barca - Teatro do Bolhão

Estranhões & Bizarrocos 01, 02 18 novembro Alunos e Docentes 1.º e 2.º ano À Barca - Teatro do Bolhão Limpa Palavras e outros Poemas 01, 02 16 dezembro Alunos e Docentes 3.º e 4.º ano À Barca - Teatro do Bolhão

A Viagem 01, 02 2 de março Alunos e Docentes 8.º ano À Barca - Teatro do Bolhão

O Príncipe Nabo 01, 02 27 março Alunos e Docentes 5.º ano À Barca - Teatro do Bolhão

(22)

Visitas de Estudo

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Proponente Peça "O Bairro da Tabela

Periódica" - Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica:

01, 02, 03 03-10-2019 Alunos, Docentes 11.º ano Isabel Leal

Teatro Helena Sá e Costa - Porto

Visita à “Estação Litoral da

Aguda” 01, 03 11-10-2019 Alunos EPE Teresa Maria Sousa

Visita à UNICER 01, 02 06-11-2019 Alunos 12.º ano Ana Lisa Manso

Visita ao Parque das Serra do

Porto. 01, 02, 03 06-11-2019 Alunos 7.º ano

Carla Vieira Sílvia Ferreira Visita ao Parque das Serra do

Porto. 01, 02, 03 12-11-2019 Alunos 7.º ano Carla Vieira

Visita ao Parque das Serra do

Porto. 01, 02, 03 13-11-2019 Alunos 7.º ano Sílvia Ferreira

MocheXL eSport 02, 03 14-11-2019 Alunos, Docentes 11.º, 12.º Álvaro Barbosa

Visita ao Laboratório Aberto do

IPATIMUT 01, 03

Novembro e

dezembro Alunos 3.º ano

Docentes Titulares Clube Ciência Viva Visita ao Museu dos Transportes

e Comunicações da Alfândega do Porto

01, 02, 03 19-11-2019 Alunos, Docentes 11.º ano Isabel Leal

LIP - Laboratório de Investigação

Pedagógica 01, 02, 03 20-11-2019 Alunos 11.º ano Márcia Pacheco

Visita ao Museu do CHPorto e

Museu de Anatomia do ICBAS 01, 03 21-11-2019 Alunos 10.º ano

Elisabete Oliveira Emília Pereira Visita ao Museu dos Transportes

e Comunicações da Alfândega do Porto

01, 02, 03 21-11-2019 Alunos, Docentes 11.º ano Isabel Leal

Visita à barragem do Lindoso 01, 02 29-11-2019 Alunos, Docentes 9.º ano Isabel Ivone Santos Cardoso

Visita ao Planetário do Porto. 01, 02 03-12-2019 Alunos 7.º ano Luis Bernardino

Visita à RTP - Centro de

Produção Norte 01, 02 04-12-2019 Alunos 11.º ano Ana Lisa Manso

Visita ao Planetário do Porto. 01, 02, 03 04-12-2019 Alunos 7.º ano Sandra Marques

Visita ao Pavilhão da água 02, 03 11-12-2019 Alunos, Docentes, Pessoal não docente EPE Maria Márcia Sousa Lipor - Teatro “ Bosque

Encantado” 03 12-12-2019 Alunos EPE Angelina Marcos

Circo no Coliseu do Porto 03 13-12-2019 Alunos EPE Teresa Sousa

Visita de Estudo ao Sealife- Porto 01, 03 16-12-2019 Alunos 1.º ano Adélia Silva

(23)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Proponente Porto Legends - Alfândega do

Porto. 01, 03 dezembro Alunos Helena Pereira

Visita de estudo ao LIP - Laboratório de Investigação Pedagógico

01, 02, 03 dezembro Alunos 11.º ano Patrícia Costa

Liga Portuguesa Contra o Cancro Visita de estudo ao Museu

Romântico 03

11-2019 e

12-12-2019 Alunos 6.º ano Maria Conceição Fernandes

3RD INTERNATIONAL SCHOOL

CARTOON FESTIVAL 01 20-01-2020 Alunos 6.º ano Ana Lúcia Mouta

Visita de Estudo ao Instituto Geofísico da Universidade do Porto

01, 03 09-01-2020 e

10-01-2020 Alunos, Docentes 10.º ano Armandina Esteves

Oficinas: "Nouvelle Cuisine" e

"Por favor, Maestro”. 03 20-01-2020 Alunos EPE

Teresa Maria Sousa Casa da Música Visita ao Museu da Eletricidade -

Lisboa 02 22-01-2020 Alunos 11.º Teresa Paula Costa

Visita ao Lar "Quintinha da

Conceição" 01 janeiro Alunos 11.º Elisabete Oliveira

Laboratório Aberto - O Rastreio

dos Transgénicos 02, 03 2º semestre Alunos 12.º

Clara Malafaia IPATIMUP "Porto: entre o Barroco e o

Neoclássico" 01, 03 2º semestre Alunos 10.º, 11.º Manuela Durão

Visita às Caves do Vinho do

Porto e a um Hotel 02, 03 2º semestre Alunos 11.º Nazaré Alves

Proteção de metais. 01, 02, 03 2º semestre Alunos 12.º Miguel Viveiros

Cifial – Rio Meão Visita ao Museu dos

Descobrimentos 01 2º semestre Alunos 4.º ano Susana Bernardo

Visita de estudo ao INE- Instituto Nacional de Estatística

02, 03 fevereiro Alunos 5.º, 6.º Maria de Fátima Ferreira Ramos

Visita à Fábrica - Ciência Viva -

Aveiro + Salinas 01, 02, 03 05-02-2020 Alunos 8.º ano Rosário Sobreiro

Laboratório Aberto - Bactérias

Fluorescentes 02, 03 06-02-2020 Alunos 12.º ano

Clara Malafaia IPATIMUP Visita à Assembleia da República

/Parlamento 02, 03 12-02-2020 Alunos, Docentes 12.º ano

Isabel Cardoso Isabel Lourenço Visita de estudo ao laboratório

aberto do IPATIMUP 01, 02 20-02-2020 Alunos 11.º IPATIMUP, Elvira Cordeiro

Visita ao IPATIMUP 02, 03 20-02-2020 Alunos 6.º IPATIMUP, Marina Hussein

XXIII Semana da Física do

Instituto Superior Técnico 01, 02 21-02-2020 Alunos 12.º Maria Jose Pereira

(24)

Plano 6 - Musical "Viagem pelo

Carpo Humano" 03 04-03-2020 Alunos EPE Teresa Maria Sousa

Visita à Vista Alegre e Algaplus,

em Aveiro 01, 02, 03 27-03-2020 Alunos, Docentes 11.º Vera Ribeiro

Visita ao Exploratório de Coimbra

e Roteiro Literário 01, 02, 03 17-03-2020 Alunos 9.º Gabriela Fernandes

Visita ao Laboratório Aberto -

IPATIMUP 01

13-03-2020

14-05-2020 Alunos 12.º Márcia Pacheco

Peddy Paper no Porto 02, 03 2º semestre Alunos, docentes 10.º e 12.º anos Nazaré Alves

Visita a Edimburgo 01 02-04-2020 Alunos 9.º, 10.º, 11.º, 12.º Estefânia Sousa

Visita a Belmonte e Sortelha. 01, 02, 03 24-04-2020 Alunos, Docentes 10.º, 12.º anos Vera Ribeiro, Isabel Ivone,

Carmelina Moura e Isabel Lourenço

Visita à Casa da Música 01, 02 27-04-2020 Alunos 11.º Ana Lisa Manso

Congresso CICMUN – Colégio

dos Carvalhos 03 abril Alunos Secundário Filomena Alijaj

Passeio Geológico da Foz do

Douro 01, 02, 03 abril Alunos, Docentes 11.º Patrícia Costa

Visita ao Oceanário e ao Pavilhão

do Conhecimento. 01, 02, 03 abril Alunos 10.º ano Lina Esteves

Laboratório Aberto - Bactérias

fluorescentes 01, 02 abril, maio Alunos 12.º ano

Natália Ferreira IPATIMUP

Pmate - Universidade de Aveiro 02, 03 abril Alunos 5.º, 6.º anos Marina Hussein

Visita ao Parlamento /

Assembleia da República 01, 03 abril Alunos 9.º ano Teresa Silva

Visita a Londres 03 10-04-2020 a

14-04-2020 Alunos 9.º ano Teresa Silva

Visita ao Porto :Uma viagem pelo

Histórico Porto Moderno 01, 02, 03 06-05-2020 Alunos, Docentes 11.º anos

Vera Ribeiro Eduardo Vales Carmelina Moura Visita de estudo à Aldeia Típica

José Franco e à Tapada de Mafra.

01, 02, 03 maio Alunos 9.º Isabel Ivone Santos Cardoso

Visita de estudo a aldeia João Franco e Tapada de Mafra

01, 02, 03 maio Alunos 10.º Madalena Fernandes

Visita à Fábrica em Aveiro 01, 02, 03 maio Alunos EPE e 1º Ciclo Adelina Gomes

Fundação de Serralves e

Planetário 03 maio Alunos, Docentes, Pessoal não docente EPE Augusta da Queirós

(25)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de escolaridade Proponente XVIII Encontro de alunos de

EMRC da Diocese do Porto. 01, 03 maio Alunos 7.º, 8.º, 9.º Carlos Sérgio Barbedo Coelho

Visita ao Jardim Zoológico da

Maia 02 maio Alunos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º Deolinda Silva

Encontro de Ricardo Reis em

Mafra 01, 02 maio Alunos 12.º anos Isabel Alves

Síntese de fármacos. 02, 03 maio Alunos 12.º Miguel Viveiros

Bial Visita ao Parque Biológico de

Gaia

01 03-06-2020 Alunos EPE Ana Paula Santos

03 09-06-2020 Alunos EPE Angelina Marcos

Visita ao Oceanário e ao Pavilhão

do Conhecimento 01, 02, 03 09-06-2020 Alunos 10.º ano Armandina Esteves

Visita de Estudo ao DinoParque 01, 02, 03 09-06-2020 Alunos 7.º anos Carla Vieira

Parque Aquático de Amarante 03 junho Alunos 3º Ciclo e Secundário Carlos Maia

“Um dia de magia” 01, 03 junho Alunos 5.º, 6.º anos Carlos Coelho

Visita ao Geopark de Arouca 01, 03 junho Alunos 10.º anos Gabriela Carvalho

Visita ao CERN - Genebra - Suiça 01, 02 junho Alunos 11.º, 12.º anos Maria Jose Pereira

Visita ao Picoto Park 02, 03 junho Alunos, Docentes, Pessoal não docente 1º Ciclo Sandra Pinto Visita à Casa de Juventude de

Rio Tinto 03 2º semestre Alunos EPE Adelina Gomes

Visita à fábrica Everest e Museu

da Chapelaria 02, 03 2º semestre Alunos, Docentes 11.º, 12.º anos Filomena Teixeira

Roteiro do Porto: grandes vultos

da Literatura Portuguesa 02 2º semestre Alunos Isabel Maria Medeiros Alves

Mostra UP 2020 01, 03 2º semestre Alunos 11.º, 12.º anos Márcia Pacheco

Caminhada 01, 02,03 Abril Alunos e Docentes 10.º ano Carolina Coelho e Olga Mendonça

Visita de estudo ao Museu World

of Discoveries 03 2º semestre Alunos 5.º ano Maria Conceição Fernandes

Dia aberto da FCUP 01, 02, 03 2º semestre Alunos 12.º ano Maria Jose Pereira

Semana Profissão Engenheiro da

FEUP 01, 02, 03 2º semestre Alunos 12.º ano Maria Jose Pereira

A Rota do Românico 01, 03 2º semestre Alunos 10.º ano Manuela Durão

Serralves em Festa - "50h non

stop" 01, 03 2º semestre Alunos 11.º ano Manuela Durão

Visita ao Museu Nacional de

Soares dos Reis 01, 03 2º semestre Alunos 11.º ano Manuela Durão

Produção de plásticos e

sustentabilidade. 01, 02, 03 2º semestre Alunos 12.º ano

Miguel Viveiros Estareja Plásalix

Produção de vidro 02, 03 2º semestre Alunos 12.º ano Miguel Viveiros

(26)

Concertos para Crianças: "A Grande Viagem" e "Floresta dos Sons"

01, 03 dezembro, abril Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente EPE Augusta Queirós Casa da Música

Visita à casa da Música 02, 03 janeiro Alunos EPE Maria José Gregório Prata

Visita à Fundação de Serralves 01, 02, 03 abril Alunos EPE Adelina Gomes

Teatro "Farsa Inês de Castro" 01, 02 2º semestre Alunos 11.º ano Isabel Alves

Visitas de estudo: Percursos D'Ouro

01, 03 2º semestre Alunos !º Ciclo Susana Bernardo

Professoras Titilares

Publicações do Agrupamento

Nome da atividade Dimensões Calendarização da atividade Público-alvo Anos de

escolaridade Proponente

Revista de História 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes 2º e 3º Ciclo

Secundário Manuel Augusto Dias Revista de Filosofia 01, 02 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal não docente,

Encarregados de educação/Comunidade Secundário Carlos Santos Ciência na Frente 02 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal não docente,

Encarregados de educação/Comunidade Secundário Carlos Santos

Open the Window 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos 3º Ciclo e

Secundário Rosário Melo

Cores ComTexto 03 Ao longo do ano Alunos, Docentes, Pessoal Não Docente,

Encarregados de Educação/Comunidade EPE, 1.º, 2.º, 3.º Ciclo e Secundário Coordenadoras da BE/CRE

Diálogo na Instituição e com o Exterior

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de

escolaridade Proponente

Onda Rosa - Pink october 03 outubro Comunidade Educativa Coordenadora da

Cidadania e LPCC Os Pais na BE/CRE 03 outubro, novembro Encarregados de educação/Comunidade 1.º, 5.º Coordenadoras BE/CRE Sessão de divulgação do

programa de Intercâmbio - AFS Intercultura

02 novembro Alunos 10.º, 12.º Rosário Melo

(27)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo Anos de

escolaridade Proponente Projeto Territórios

Torneio Feminino. 01, 03 novembro, dezembro e janeiro Alunos, Comunidade Educativa . 3º Ciclo

Carolina Coelho Clube de Futsal Valbom Projeto Territórios - Worshop de

Futsal 01, 02 Ao longo do ano Alunos, Docentes

3º Ciclo e Secundário

Carolina Coelho Parceiro do Projeto

Peditório AMI 03 novembro Alunos 7.º ano Coordenadora da

Cidadania e Direção Peditório Liga Portuguesa

Contra o Cancro 03 novembro Alunos, Docentes, Pessoal não docente

Coordenadora da Cidadania e Direção Refood - "Somente o

necessário, o extraordinário é demais"

03 novembro Alunos, Docentes 9.º, 12.º Isabel Cardoso

Instituição Refood

Corta-mato concelhio - 6ª

edição dezembro Alunos

Coordenação Desporto Escolar

CM Gondomar

Jantar de Natal 03 dezembro Docentes, Pessoal Não Docente. Direção

Natal Solidário 03 dezembro Comunidade Educativa EPE, 1.º, 2.º e

3.º Ciclo Coordenadora da Cidadania CSF – Comissão Social de Freguesia Direção

LIP vai à escola 01, 02, 03 janeiro Alunos 11.º ano Isabel Leal

LIP

Carnaval 03 fevereiro Alunos, Encarregados de

educação/Comunidade

P3, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º

Ana Paula Ferreira Marques dos Santos

Carnaval 02 fevereiro Alunos, Encarregados de

educação/Comunidade

P3, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º

Maria do Céu Fonseca Rebelo

Histórias Ajudaris Gondomar 01 março Comunidade Educativa EPE Ajudaris

Dia da Liberdade - Valores de

abril 03 abril

Alunos, Encarregados de educação/Comunidade

P3, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º

Maria de Fátima Teixeira Alves

Semana da Leitura/Semana

Concelhia da Leitura 01, 03 março

Alunos, Docentes, Pessoal Não docente, Encarregados de Educação 1.º, 2.º, 3.º, Ciclos, Secundário e EFA Coordenadores das BE/CRE C. M. de Gondomar

Dia da Família 01, 03 maio Alunos, Encarregados de

educação/Comunidade EPE e 1º Ciclo Docentes Titulares Dia Mundial da Criança 01, 03 junho Alunos, Docentes, Pessoal não docente 1.º Ciclo Docentes Titulares

Festa de Final de Ano 01, 03 junho Comunidade Educativa 1. Ciclo Docentes Titulares

Programa Cuida-te 01, 03 Ao longo do ano Alunos Coordenadora da

Cidadania Campanha Pirilampo Mágico

2020 03 Ao longo do ano

Alunos, Docentes, Pessoal não docente, Encarregados de Educação,

Comunidade

Coordenadora da Cidadania, Direção, FNACERCI

(28)

Nome da atividade Dimensões Calendarização Público-alvo

escolaridade Proponente "Um miminho para um

avozinho"

01, 02, 03 2.º Semestre Alunos, Docentes, Outro 5.º, 6.º Centro Paroquial de

Baguim do Monte, Ana Lúcia Mouta

Arte para Tod@s 01, 02 Ao longo do ano Alunos 4.º ano Manuela Durão

Trabalhos de articulação com

as Famílas 03 Ao longo do ano Comunidade Educativa EPE Coordenadora EPE

Sessões com PSP - Escola

Segura 03 Ao longo do ano Alunos

2.º e 3.º ciclo secundário

Escola Segura, Márcia Pacheco

As BE na rede 02, 03 Ao longo do ano Comunidade Educativa Coordenadoras BE/CRE

Formação de Juizes/Árbitros 01, 02, 03 Ao longo do ano Alunos 3º Ciclo e

Secundário

Coordenação Desporto Escolar

DGEstE Norte

Desenvolvimento Profissional e Organizacional

Nome da atividade Dimensões N.º horas Modalidade Público-alvo Proponente

Diversificação de estratégias para o sucesso

educativo de todos aos alunos 01 25 Oficina Todos GR CFJR

A construção de aprendizagens na disciplina de

Inglês no novo contexto curricular 01 15 Curso GR 220, 330 CFJR

Ler, ouvir e contar histórias – consciência fonológica

e fonética em contexto de Jardim de infância 01 25 Oficina GR 100 CFJR

Histórias com matemática – raciocínio

lógico-matemático em contexto de Jardim de infância 01 25 Oficina GR 100 CFJR

Desenvolvimento da escrita: do pré-escolar ao 1º

ano. 01 3 ACD GR 100, 110 CFJR

Avaliação nos ensinos básico e secundário: como

avaliar para o sucesso educativo? 01 3 ACD Todos GR CFJR

PIPL - Programa Integrado de Promoção da Literacia 01 50 Oficina GR 100, 110 PIPL / Fundação Aga Khan,

ISPA, APEI Reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino do

português 01 3 ACD GR 200, 300 Departamento de Línguas

Contos Sem Pontos 01 12 Curso GR 110 Projeto À Barca/PIICIE

Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais e o

desenvolvimento do Perfil dos Alunos. 01 15 Oficina GR 230, 520 CFJR

Novas abordagens para modalidades coletivas 01 25 Curso GR 260, 620 CFJR

Ensino das Ciências orientado para a resolução de

problemas: rumo à alfabetização científica 01 15 Curso GR 230, 520 CFJR

(29)

Nome da atividade Dimensões N.º horas Modalidade Público-alvo Proponente

Programação de Autómatos. 01 25 Curso GR 530, 540, 550 CFJR

Lógica Formal e as Aprendizagens Essenciais de

Filosofia 01 15 Curso GR 410 CFJR

Learners Need Mummss: make your classroom a

student magnet! 01 3 Workshops GR 220, 330 API

Aprendizagem personalizada na prática – os meus

alunos está a orientar o seu próprio conhecimento? 01 15 MOOC Todos GR European Schoolnet

Jornadas Pedagógicas – Avaliação pedagógica 01 3 ACD Todos GR Anabela Sousa

Didática da expressão escrita em língua materna: 3.º

ciclo do ensino básico e secundário 01 15 Oficina GR 200, 300 CFJR

Didática da oralidade da língua materna (2º CEB, 3º

CEB e ensino secundário) 01 15 Oficina GR 200, 300 Proposta ao CFJR

A Pedagogia das situações na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo-Resolução de Problemas: Como, Para quê e Porquê?

01 15 Oficina GR 110 CFJR

A Tabela Periódica como Ícone da Centralidade da

Química 01 25 Curso GR 510 CFJR - SPQ

Para além da canção: atividades musicais com

crianças 01 25 Oficina Gr 110 100 CFJR

II Ciclo de workshops – Serras do Porto: As ciências

fora da Escola. 01 25 Curso Gr 520 230 CFJR

Integração e utilização educativa de ferramentas

digitais 01 12 Oficina Todos GR CFJR

Motivar para o ensino/aprendizagem da Matemática: Práticas motivacionais e novas abordagens

pedagógicas no âmbito da flexibilidade curricular.

01 15 Oficina Gr 500 230 CFJR

A Ação do Diretor de Turma (função de DT) 02 15 Curso Todos GR CFJR

Cultivar capacidades, Colher talentos 02 15 Curso Todos GR CFJR

Flexibilização e integração curricular 02 3 ACD Todos GR CFJR

Flexibilidade curricular: percursos

pedagógico-didáticos 02 25 Oficina Todos GR CFJR

Jornadas pedagógicas _dinâmicas pedagógicas em equipas de trabalho alicerçadas em equipas de trabalho docente

02 3 ACD Todos GR Direção

Gerir o currículo na educação pré-escolar:

planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016

02 25 Oficina Gr 100 CFJR

Técnica vocal - colocação de voz 02 12 Curso Todos GR Projeto À Barca/PIICIE

Técnicas de voz e comunicação para professores 02 12 Curso Todos GR Projeto À Barca/PIICIE

Intervenção do Estado na Economia e a Gestão da

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Além disso, o enrolamento em triângulo, inoperante para as correntes de seqüência positiva e negativa, por estar em vazio, é um caminho de baixa impedância para a

<https://www.inss.gov.br/orientacoes/qualidade-de-segurado/>.. servidor, logo, este passa a atender mais pessoas. Por exemplo: o tempo de atendimento de um servidor que

Então são esses 5 poderes da proposta de poderes da comunidade que  poderiam  ser  exercidos  através  desses  mecanismos  de  membro  único.  Veremos 

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Conclusão: A utilização do Protocolo Staged Diabetes Management por equipe multiprofissional aumentou a cobertura medicamentosa no tratamento para o diabetes e a adesão ao