• Nenhum resultado encontrado

ThyssenKrupp. A empresa no Brasil. Desenvolvendo o futuro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ThyssenKrupp. A empresa no Brasil. Desenvolvendo o futuro."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RHQBR | 10 | 2013

ThyssenKrupp

A empresa no Brasil

(2)

Tecnologia,

comprometimento

e diversificação

Nós somos a ThyssenKrupp. Estamos presentes em sua vida, nos detalhes e nas grandes estruturas. Temos uma relação sólida com o Brasil, iniciada em 1837 e fortalecida até os dias de hoje por uma intensa troca de conhecimento.

Somos uma empresa diversificada, focada no

desenvolvimento de tecnologias e materiais inovadores. Nossa estratégia de negócio está voltada à melhoria contínua, fazendo mais e melhor para criar e aperfeiçoar soluções que vão apoiar os negócios de nossos clientes atuais e futuros; e impactar a vida das pessoas, promovendo crescimento econômico e social de forma sustentável.

A tecnologia que desenvolvemos está no seu cotidiano, seja ao acender uma luz, na construção ou reforma de um prédio, em um elevador mais rápido e seguro, ou em um automóvel mais sustentável e eficiente. As unidades operacionais da ThyssenKrupp no Brasil atuam conforme valores rigorosos de excelência e contribuem com inúmeros setores, como agrícola, automotivo, de energia, químico, petroquímico, de cimento, de mineração, construção civil, defesa e aeronáutico. Com experiência em engenharia nas áreas industrial e de serviços, podemos proporcionar aos clientes vantagens competitivas na fabricação dos mais variados produtos.

Nossos colaboradores são nosso maior patrimônio e fonte de inovação. Participamos ativamente da vida das comunidades em que estamos inseridos por meio de programas sociais e ambientais. Apoiamos a criação de produtos e serviços cada vez mais sustentáveis, com o desenvolvimento de soluções de menor impacto ambiental, tanto no processo produtivo como no uso dos equipamentos. Nós somos a ThyssenKrupp. E temos orgulho em fazer parte do seu negócio e da sua vida.

(3)

Nossa missão

Nós somos a ThyssenKrupp – a empresa de tecnologia e materiais.

Competência e diversidade, atuação global e tradição são a base da nossa liderança no mercado mundial. Geramos valor para clientes, colaboradores e acionistas.

Nós enfrentamos os desafios de amanhã com nossos clientes.

Temos foco no cliente. Desenvolvemos produtos e serviços inovadores que criam infraestrutura sustentável e promovem o uso eficiente de recursos.

Nós adotamos os mais elevados padrões.

Agimos como empreendedores, com confiança, paixão pelo desempenho e coragem, buscando ser os melhores no que fazemos. A base para isto é a dedicação e a performance de cada membro de nossa equipe. O desenvolvimento de nossos colaboradores é especialmente importante. Saúde e segurança têm prioridade máxima.

Nós compartilhamos valores comuns.

Atuamos como uma única empresa. Nossas relações são caracterizadas pela transparência e respeito mútuo. Integridade, credibilidade, confiabilidade e consistência são os pilares de nossas ações. Para nós ética é essencial. Assumimos nossa responsabilidade perante a sociedade.

Rolamentos com até 14 metros de diâmetro

(4)

9

Presente na sua vida

Na cidade, na estrada e no campo

Nove em cada dez veículos produzidos no Brasil são equipados com componentes ThyssenKrupp. A segurança, o conforto e o desempenho de veículos leves, médios ou pesados contam com a tecnologia da empresa. A ThyssenKrupp está presente no Brasil há mais de 50 anos e atende às montadoras situadas em território nacional e em outros países. Além de fornecer componentes, a empresa participa com as grandes montadoras no desenvolvimento de novas tecnologias, contribuindo para a fabricação de veículos mais econômicos, sustentáveis, seguros e eficientes.

A empresa tem posições de liderança na fabricação de componentes e sistemas para veículos leves e pesados. O portfólio de produtos para a indústria automobilística conta com virabrequins, bielas, sistemas de transmissão e direção, componentes forjados para suspensão, além de molas helicoidais, feixes de mola, barras estabilizadoras e grampos, todos com altos padrões de exigência e reconhecimento mundial pela qualidade, desempenho e competitividade.

A empresa apoia o crescimento do país investindo em tecnologia e engenharia para a geração de energia renovável. Hoje, uma em cada duas torres de geração de energia eólica instaladas no Brasil é equipada com componentes ThyssenKrupp. Os rolamentos de grande porte da companhia também são peça-chave em guindastes, gruas, escavadeiras, trens e metrôs, entre outros equipamentos da engenharia mecânica.

A produção do alimento que chega à sua mesa também tem participação da ThyssenKrupp. A empresa mantém forte parceria com o setor agrícola, para o qual fornece produtos e soluções inovadores, confiáveis e econômicos. Atenta às necessidades do setor, a empresa trabalha em conjunto com as maiores fabricantes de colheitadeiras na pesquisa e no desenvolvimento de novos componentes para aplicações específicas, como sistemas de esteira e correias para tratores e máquinas agrícolas. Atua, ainda, no projeto e construção de plantas de fertilizantes, com a tecnologia mais moderna e eficiente do mundo para o processo de fabricação de adubos sintéticos.

Por ser uma empresa focada no desenvolvimento

de tecnologias e soluções inovadoras, a ThyssenKrupp

participa de momentos essenciais da cadeia produtiva

de diversos produtos e facilidades do nosso dia a dia.

A ThyssenKrupp está nas grandes estruturas e nos

detalhes. Basta olharmos à nossa volta.

(5)

Os grandes pontos de encontro e locais de circulação do nosso dia a dia estão repletos de tecnologia ThyssenKrupp, desenvolvida para tornar a locomoção dentro de grandes edificações mais segura, eficiente e sustentável. Um em cada três novos aeroportos, prédios comerciais e residenciais e shopping centers construídos no Brasil é equipado com elevadores, esteiras e escadas rolantes da empresa. A empresa também é responsável pela construção e instalação de escadas e esteiras rolantes em estações de metrô.

A ThyssenKrupp também desenvolve e constrói elevadores para operações específicas, como os que operam nas torres de energia eólica, modelos de grande porte para plataformas de petróleo, assim como uma ampla linha de dispositivos elevatórios residenciais para o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida.

Os “fingers” (pontes de embarque) são sistemas que asseguram a comodidade dos passageiros em um aeroporto e são elementos-chave em minimização de riscos. Seu uso permite que os viajantes se movimentem do portão de embarque até a aeronave por meio de uma área de segurança controlada. As mais de 1.600 unidades instaladas em aeroportos de todo o mundo são a prova de que o mercado aprova a qualidade e tecnologia ThyssenKrupp.

Na indústria aeronáutica, a construção leve é de grande importância na busca pela redução do consumo de combustível. As variações extremas de pressão e temperatura, assim como cargas mecânicas, colocam as mais elevadas exigências às peças de montagem. Todas as aeronaves produzidas no Brasil possuem componentes fabricados pela ThyssenKrupp. A empresa produz peças estruturais para as portas, asas e fuselagem e provê soluções e serviços para a indústria aeroespacial, como a gestão da cadeia logística de fornecimento. A ThyssenKrupp também projeta e constrói embarcações de defesa, tais como submarinos, navios de patrulhamento, corvetas, fragatas e navios militares de apoio logístico. As primeiras embarcações fornecidas ao Brasil datam de 1905. Hoje, nossos submarinos da Classe Tupi são responsáveis pelo patrulhamento do litoral brasileiro e da área do Pré-Sal.

Presente na sua vida

Na terra, na água e no ar

Aeroporto Internacional dos Guararapes

Escadas rolantes e elevadores fornecidos pela ThyssenKrupp

(6)

13

Presente na sua vida

Nas grandes obras

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

A ThyssenKrupp está presente na modernização do estádio por meio de serviço de estaqueamento e também dos elevadores nas áreas VIP

As milhões de toneladas de minério necessárias para a construção civil são processadas por meio de expertise e de equipamentos que a ThyssenKrupp coloca à disposição das mineradoras. A empresa desenvolve equipamentos pesados para jazidas e instalações localizadas em todas as regiões do país, responsáveis pela extração, estocagem, manuseio, britagem, seleção e moagem das matérias-primas, entre outras operações. Décadas de experiência nos permitem oferecer uma consultoria especializada envolvendo o planejamento, engenharia, construção e comissionamento, assim como serviços de manutenção.

Em todo o mundo, a ThyssenKrupp atua em projetos de usinas e

equipamentos para produção de cimento. Nos últimos anos, disponibilizou dez instalações de moagem, assim como um forno com capacidade diária de 4,5 mil toneladas de clínqueres, a fase básica do cimento, para usinas do Brasil. A ThyssenKrupp está apta a colaborar com seus clientes desde o projeto da planta de cimento até o fornecimento de equipamentos, aplicando a solução correta para as necessidades das empresas. A ThyssenKrupp é uma das principais fornecedoras mundiais de serviços e equipamentos para a construção de projetos especiais de engenharia, como estádios e arenas esportivas. Desde os trabalhos de fundação até o acabamento, incluindo a acessibilidade do público por meio de elevadores, as peças e componentes da empresa têm papel essencial nas grandes estruturas. A ThyssenKrupp também apoia a cadeia de fornecimento desses projetos, trabalhando em conjunto com as empresas fabricantes de insumos.

(7)

2012

Fundação do Escritório Central ThyssenKrupp no Brasil, devido à importância do país para o Grupo. As subsidiárias brasileiras têm mais de 10 mil funcionários.

1961

Alfried Krupp von Bohlen und Halbach e o presidente Jânio Quadros inauguram a primeira unidade Metalúrgica do grupo no Brasil, na cidade de Campo Limpo Paulista.

Compromisso com o Brasil

A história da ThyssenKrupp no Brasil começou no século 19, com a encomenda de dois cilindros ao industrial alemão Alfried Krupp. Em 1908, iniciou-se o fornecimento de locomotivas Henschel ao país. Na primeira metade do século 20, as relações com o Brasil eram cada vez mais fortes e a empresa teve papel relevante no desenvolvimento da indústria nacional. Hoje, a ThyssenKrupp tem um portfólio com produtos, serviços e soluções capazes de atender a praticamente todos os setores industriais brasileiros e o conhecimento tecnológico que os clientes necessitam para operar e produzir com eficiência e qualidade. A empresa está presente em 26 dos 27 estados brasileiros, com fábricas, centros de desenvolvimento e escritórios regionais. A perspectiva para os próximos anos é muito positiva no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo em que o País assume papel cada vez mais importante no cenário político e econômico global, a demanda interna por serviços e produtos de infraestrutura cresce de maneira sólida. Na condição de uma das maiores economias do mundo, o Brasil é o país mais importante para a ThyssenKrupp na América Latina e um dos mercados prioritários de expansão e investimento, ao lado da Ásia e dos Estados Unidos da América.

Para a ThyssenKrupp, o país também é um dos principais pólos de desenvolvimento de tecnologia, com seus colaboradores locais participando ativamente do desenvolvimento de novas soluções. A parceria de longo prazo demandou investimentos de diversas naturezas, mas principalmente no capital humano, fator determinante para desenvolvimento. A criação do Escritório Central no Brasil em 2012 reafirma a confiança no País e o seu papel no cenário mundial.

1908

A Henschel & Sohn (posteriormente Thyssen Henschel) obtém a primeira encomenda de uma locomotiva. Nesse mesmo ano, duas locomotivas a vapor são fornecidas para a Ferrovia Central do Brasil.

1837

O primeiro fornecimento da empresa de Alfred Krupp para o Brasil: dois cilindros gravados.

1877

Já dois anos após o registro na Alemanha, a marca Krupp também é protegida no Brasil. Isso mostra que, já naquela época, o mercado brasileiro era considerado muito importante.

1920 Fundação da Companhia Thyssen do Brasil, no Rio de Janeiro. 1905

A Blohm & Voss (hoje ThyssenKrupp Marine Systems) constrói o navio “Orion”, de transporte de mercadorias e passageiros, para a empresa de navegação Cruzeiro do Sul com sede em Santos.

Linha do tempo

1987

Fornecimento dos submarinos Classe Tupi para a Marinha Brasileira. Senai Alfried Krupp, em

(8)

17

Vanessa Fischer,

ThyssenKrupp desde 2000

Vanessa iniciou sua trajetória profissional na divisão de cimento da ThyssenKrupp, em São Paulo. Com a oportunidade de adquirir experiência ao longo dos anos, pode alcançar um cargo de confiança. Começou como estagiária e foi conquistando espaço na empresa. Em 2001, já efetivada, buscou aprimorar seus conhecimentos. Com a contribuição e o incentivo da empresa, incorporou idiomas ao seu currículo e fez na Alemanha cursos específicos para área de vendas e treinamentos. Todas essas habilidades, somadas à experiência conquistada, permitiram a Vanessa assumir o cargo de Chefe de Projetos de Vendas da Divisão Cimento, na área de soluções industriais.

Nós somos a ThyssenKrupp

Édson Cavalcanti,

ThyssenKrupp desde 1993

Aos 35 anos, Édson, formado em Gerenciamento de Redes, completou 20 anos de atuação na unidade operacional de molas da ThyssenKrupp. Ou seja, o colaborador tem mais da metade de sua vida – e a totalidade da sua experiência profissional – como funcionário da empresa. Iniciou suas atividades como aprendiz de Processamento de Dados e mais tarde se tornou operador de computador. Com muito trabalho e reconhecimento, passou pelos cargos de Administrador de Rede, Analista de Suporte, Supervisor de Suporte Corporativo e, atualmente, é Chefe de Tecnologia da Informação, onde é responsável por toda a infraestrutura tecnológica de plantas de São Paulo (SP) e Ibirité (MG).

A ThyssenKrupp emprega atualmente mais de 10 mil funcionários no Brasil, distribuídos em fábricas,

escritórios regionais, centros de pesquisa e Escritório Central. A empresa procura fazer parte da história de cada

colaborador, para que eles possam, no seu trabalho cotidiano, inovar e apoiar a evolução da ThyssenKrupp.

Família Risso,

ThyssenKrupp desde 1961

Assim como os colaboradores fazem parte da família ThyssenKrupp, a empresa também faz parte das famílias dos funcionários. Nadir Risso (à esquerda), ingressou na unidade operacional de metalurgia da ThyssenKrupp em 1961, quando a empresa iniciava as atividades na cidade de Campo Limpo Paulista (SP). As duas gerações seguintes – o filho Roberto e o neto Lucas – seguiram seu exemplo naturalmente e também atuam na unidade. Na empresa, Roberto conheceu aquela que se tornaria a sua esposa, Marilene, que trabalhou na ThyssenKrupp por 12 anos. Ainda é cedo para falar na quarta geração da família, mas os futuros bisnetos já sabem que, se quiserem, terão todas as condições de fazer parte da ThyssenKrupp.

Edison Moraes,

ThyssenKrupp desde 1993

A necessidade de cumprir o estágio para concluir o curso de técnico mecânico industrial levou Edison a buscar uma oportunidade na unidade de elevadores da ThyssenKrupp no Rio Grande do Sul. Após 70 dias de estágio, foi efetivado na função. Em setembro de 2012, Edison recebeu um convite inesperado: foi convidado a ser um dos professores do curso de capacitação profissional da Fundação O Pão dos Pobres, da qual a ThyssenKrupp é parceira. A primeira turma do curso de extensão em eletromecânica de elevadores foi formada um ano depois. Dyandra Pereira Ferreira, formanda desse grupo, foi efetivada no cargo de Oficial de Manutenção de Elevadores.

(9)

Compartilhando tecnologia

A ThyssenKrupp produz conhecimento, tecnologia

e inovação. Para entregar este portfólio de soluções

aos clientes, o futuro é vivenciado a cada dia na empresa.

Nos últimos dois anos, a empresa aumentou em 30%

o investimento global em pesquisa e desenvolvimento

e conta com uma equipe dedicada à inovação.

Inovação

A ThyssenKrupp investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, priorizando a inovação e soluções inteligentes para nossos clientes. Dentre as diversas ações realizadas com este objetivo está a criação em Campo Limpo Paulista de uma área de Pesquisa e Desenvolvimento que coordena toda as atividades, em âmbito mundial, da divisão de componentes forjados e usinados. Nesta unidade são desenvolvidos e testados componentes e subsistemas, utilizando novas tecnologias, diferentes tipos materiais e acabamentos, em busca do melhor desempenho de peças e processos.

Britagem totalmente móvel

A tecnologia de mineração contínua a céu aberto da ThyssenKrupp está sempre em evolução. Um exemplo da engenharia inovadora é o desenvolvimento e fornecimento de equipamentos de britagem de alto desempenho, totalmente móveis, que dispensam a utilização de caminhões pesados para transporte de minério dentro da jazida. Este sistema é flexível e oferece grande potencial, não somente para a redução do investimento e dos custos de operação, como também na diminuição das emissões de gases poluentes por caminhões.

Active Roller Guide

O edifício Freedom Tower, em Nova York, onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, tem elevadores com a tecnologia Active Roller Guide, desenvolvida pela ThyssenKrupp no Brasil. Também conhecida como sistema de corrediças ativas, a inovação melhora o conforto dos passageiros durante as viagens, reduzindo as oscilações da cabina, e permite ao elevador atingir velocidades de até 10 metros por segundo. O sistema de corrediças ativas é indicado para prédios altos que exijam elevadores com velocidade superior a 4 metros por segundo, velocidade máxima padrão para elevadores.

Centro de Serviços em Santa Luzia (MG)

A ThyssenKrupp desenvolveu o primeiro centro de serviços para máquinas e instalações da indústria de cimento, mineração e siderurgia do Brasil. Instalado estrategicamente em Santa Luzia, no estado de Minas Gerais, próximo de grandes jazidas, o centro desenvolveu o primeiro processo de recuperação de peças para este tipo de maquinário no país. Com isso, peças que precisariam ser trocadas são recuperadas, propiciando economia e agilidade ao cliente.

(10)

21

Tecnologia sustentável

Os elevadores desenvolvidos na ThyssenKrupp são equipamentos cada vez mais inteligentes e econômicos,

que reduzem o tempo de espera dos passageiros nos edifícios e o consumo de eletricidade. Além disso,

estes equipamentos têm a opção de não utilizar óleo para lubrificação das guias, o que evita o descarte

de material prejudicial ao meio ambiente.

Outra inovação para a área de elevadores

é o sistema regenerativo, que controla o

fluxo de energia, reaproveitando a energia

da frenagem. A economia no consumo

é de até 35% da energia produzida.

No setor automotivo, a futura fábrica em

Poços de Caldas será responsável pela

fabricação de um sistema de eixo comando

de válvula e cabeçotes integrados para

motores de automóveis e caminhões,

inédito no Brasil. O peso reduzido deste

sistema de alta dinâmica, assim como

as melhores condições de lubrificação,

proporcionam um menor consumo

de combustível e, consequentemente,

uma menor emissão de CO

2

.

Valvetrain

Sistema integrado de válvulas e cabeçotes. Tecnologia inédita no Brasil, pois utiliza diferentes tipos de materiais e sistema de montagem inovador, o que permite menor emissão de gases poluentes.

TWIN

Sistema revolucionário desenvolvido pela ThyssenKrupp Elevadores, no qual dois elevadores operam em um único poço. O sistema de elevador TWIN, nossa maior inovação em qualidade de serviço e eficiência, é equipado com duas unidades de tração, que permitem que dois elevadores viajem no mesmo conjunto de trilhos, um acima do outro. Esta tecnologia permite a eliminação de um poço inteiro, economizando em custos de construção e manutenção.

Desenvolvendo o futuro

Para a ThyssenKrupp, ser uma empresa responsável significa aliar pesquisa e desenvolvimento

aos pilares de sustentabilidade – viabilidade econômica, social e ambiental. As tecnologias criadas

e aperfeiçoadas pela empresa visam oferecer ao mercado produtos que apresentem soluções que

preservem os recursos naturais, propiciem crescimento social e sejam rentáveis.

Além de ter em sua essência de pesquisa e desenvolvimento a preocupação com a sustentabilidade,

as unidades operacionais seguem normas rígidas de respeito ao meio ambiente e às pessoas. As plantas

têm como meta adotar e procurar formas cada vez mais sustentáveis de produção. No Brasil, somente

no último ano, foram reciclados cerca de 170 mil litros de óleo residual hidráulico e lubrificante

e 770 toneladas de lixo.

A empresa implantou programas como o sistema de gestão de água inteligente com coleta de água

da chuva e a redução progressiva do consumo, a preservação de matas e bosques e a aplicação de

normas rígidas para contratação de fornecedores. Com relação aos colaboradores e às comunidades

onde está situada, a ThyssenKrupp está sempre engajada com a sociedade e mantém o apoio na

formação de profissionais, por meio de vários programas sociais e educacionais.

Sistema de Britagem Totalmente Móvel

Idealizado para reduzir os custos operacionais, minimizar impactos ambientais e aumentar a segurança da operação em lavras de minério de ferro, o Sistema de Britagem Totalmente Móvel da ThyssenKrupp possui tecnologia de ponta e é capaz de manusear até 40 milhões de toneladas por ano. O sistema transporta o estéril diretamente da lavra para a pilha, eliminando a necessidade de caminhões e reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera. No caso acima, o sistema substituiu o uso de 26 caminhões de grande porte.

Centro Cultural e SENAI

Movida pelo objetivo de incentivar o hábito da leitura entre seus colaboradores, a unidade operacional de Campo Limpo Paulista criou em 1989 uma biblioteca. A iniciativa cresceu, repercutiu pela cidade e acabou por se transformar no Centro Cultural Campo Limpo Paulista, aberto à comunidade em 2005. Hoje, o Centro Cultural, com um acervo de 14 mil livros e revistas, é a maior biblioteca da cidade. A empresa ainda é responsável pela construção do SENAI da cidade, importante centro de formação e capacitação de jovens, que muitas vezes são absorvidos pela própria unidade operacional da ThyssenKrupp e por empresas da região.

(11)

ThyssenKrupp Brasil Escritório Central

Praça João Duran Alonso, 34 - Conj. 62 04571-070 - São Paulo, SP - Brasil e-mail: info.brasil@thyssenkrupp.com

Referências

Documentos relacionados

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

A suplementarão com potássio estaria indicada já que o fluido não consegue compensar as perdas de potássio associadas a retenção de sódio a nível renal para o controlo

2. Assim, e competindo aos Serviços de Fiscalização no âmbito de análise interna ou externa o controlo da matéria colectável, determinada com base em declaração

9 Id: 2178 - I Curso de Extensão do Laboratório ReproTox: Rotina e Linhas de Pesquisa Wilma De Grava Kempinas 07 a 28/05/2007 07 a 09/06/2007. morfologia@ibb.unesp.br

...Foi apontada a ciência ontopsicológica como um instrumento para a formação do jovem que deseja realizar a si mesmo e, com isto, poder também construir e fazer tantas