• Nenhum resultado encontrado

MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MUNICÍPIO DE VILA PO MUNICÍPIO DE VILA POMUNICÍPIO DE VILA PO

MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIARUCA DE AGUIARUCA DE AGUIARUCA DE AGUIAR

DIVISÃO DE AMBIENTE E URBANISMO

ELABORAÇÃO DO ELABORAÇÃO DO ELABORAÇÃO DO

ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DOPLANO DE PORMENOR DOPLANO DE PORMENOR DO PARQUE DA VILA PLANO DE PORMENOR DOPARQUE DA VILA PARQUE DA VILA PARQUE DA VILA DE PEDRAS SALGADASDE PEDRAS SALGADASDE PEDRAS SALGADAS DE PEDRAS SALGADAS

TERMOS DE REFERÊNCIA

[[[[Unidade Operativa de Planeamento e Gestão Unidade Operativa de Planeamento e Gestão Unidade Operativa de Planeamento e Gestão n.º Unidade Operativa de Planeamento e Gestão n.º n.º 7n.º 77]]]] 7 JUNHO JUNHO JUNHO JUNHO 201420142014 2014

(2)

ÍÍÍÍNDICENDICENDICENDICE

I. INTRODUÇÃO ... 3

II. BASE PROGRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO URBANÍSTICA... 3

2.1 Objetivos Programáticos ... 3

2.2 Parâmetros Urbanísticos ... 4

III. ENQUADRAMENTO TERRITORIAL DA ÁREA DE INTERVENÇÃO ... 4

3.1 Localização da Área de Intervenção ... 4

3.2 Caracterização do Local ... 4

IV. ENQUADRAMENTO LEGAL DO PLANO ... 5

4.1 Plano de Pormenor ... 5

4.2 Avaliação Ambiental ... 6

V. ENQUADRAMENTO DO PLANO NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIAL ... 6

5.1 Enquadramento na Planta de Ordenamento ... 7

5.2 Enquadramento na Planta de Condicionantes ... 7

VI. CONTEÚDO MATERIAL E DOCUMENTAL DO PLANO ... 8

VII.FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA PARA A PROPOSTA ... 9

VIII. FASES E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO ... 10

(3)

I. I. I.

I. ININININTRODUÇÃOTRODUÇÃOTRODUÇÃO TRODUÇÃO

O presente documento consubstancia os termos de referência para a elaboração do Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas.

Trata-se de uma Unidade Operativa de Planeamento e Gestão (UOPG), identificada e delimitada na Planta de Ordenamento do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Pouca de Aguiar, publicado pelo Aviso n.º 12613/2012, de 20 de setembro, cuja execução deve ser garantida através da elaboração de um Plano de Pormenor.

O Decreto Regulamentar n.º 9/2009, de 29 de maio, define unidade operativa de planeamento e gestão como uma porção contínua do território, delimitada em plano diretor municipal ou plano de urbanização para efeitos de programação da execução do plano ou da realização de operações urbanísticas.

Assim, pretende-se com a elaboração do Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas desenvolver e concretizar propostas de ocupação da UOPG, orientando as intervenções para a prossecução de objetivos específicos dessa unidade, que a seguir se descrevem.

II. II. II.

II. BASE PROGRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO URBANÍSTICABASE PROGRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO URBANÍSTICABASE PROGRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO URBANÍSTICABASE PROGRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO URBANÍSTICA 2.1

2.1 2.1

2.1 OOOObjetivos Programáticosbjetivos Programáticosbjetivos Programáticos bjetivos Programáticos

O Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas visa estabelecer para a área abrangida as regras para uma intervenção integrada de planeamento que tem como objetivos programáticos:

− Libertar solos afetos à produção agrícola para a habitação, comércio, serviços, recreio e lazer;

− Criar e garantir espaços verdes e de utilização coletiva, criando espaços de circulação pedonal;

− Implementação de equipamentos de utilização coletiva e espaços de socialização;

− Criação de espaços ligados ao desporto, lazer e culto pela natureza, aumentando, assim, a atratividade da Vila em termos económicos, residenciais e turísticos;

(4)

− Garantir as relações da área objeto do Plano com a zona ribeirinha, possibilitando futuras acessibilidades pedonais e viárias que permitam um maior usufruto do rio Avelâmes e dos espaços públicos e equipamentos ribeirinhos;

− Qualificar o ambiente urbano como forma de afirmação positiva da Vila, contribuindo para a captação de investimento, visitantes e novos residentes, atribuindo particular interesse ao caráter termal desta Vila e à intervenção feita no Parque Termal pela UNICER;

− Desenvolver uma solução urbanística que permita criar um novo polo de atração para a vila de Pedras Salgadas, agregando serviços e comércio com habitação e lazer, proporcionando o encontro de pessoas, tornando-se num local de convivência e de permanência.

2.2 Parâmetros Urbanísticos 2.2 Parâmetros Urbanísticos 2.2 Parâmetros Urbanísticos 2.2 Parâmetros Urbanísticos

Os parâmetros urbanísticos de referência para garantir a obtenção dos objetivos referidos no ponto anterior, são os seguintes:

a) Altura média da fachada de 9 metros acima da cota de soleira;

b) Índice médio de utilização de 0,4;

c) Índice médio de impermeabilização do solo de 20% da área total do prédio.

III. III. III.

III. ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO TERRITORIAL DA ÁREA DE INTERVENÇÃOTERRITORIAL DA ÁREA DE INTERVENÇÃOTERRITORIAL DA ÁREA DE INTERVENÇÃO TERRITORIAL DA ÁREA DE INTERVENÇÃO 3

3 3

3.1 .1 .1 Localização da .1 Localização da Localização da Localização da ÁÁÁÁrea de rea de rea de rea de IIIIntervençãontervençãontervençãontervenção

A área sujeita ao Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas abrange uma superfície territorial de aproximadamente 11,75 ha, localiza-se em Pedras Salgadas, freguesia Bornes de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar. Em anexo apresenta-se a área de intervenção.

3 3 3

3.2 C.2 C.2 Caracterização do Local.2 Caracterização do Localaracterização do Local aracterização do Local

A área de intervenção deste Plano de Pormenor corresponde à parte central da Vila, a qual confronta com o rio Avelâmes, sendo o uso atual do solo essencialmente agrícola. A área de intervenção é delimitada a Norte pela Av. Nuno Simões, a Sul pela rua Doutor Raul Santos, a Nascente pela rua Henrique Maia (EN2) e a Poente pelo rio Avelâmes.

(5)

IV. IV. IV.

IV.ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO LEGALLEGALLEGALLEGAL DODODO PLANODOPLANOPLANOPLANO

O Plano de Pormenor será elaborado de acordo com a legislação em vigor, tendo por base a Lei n.º 48/98, de 11 de agosto (Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e Urbanismo), o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT - Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 46/2009, de 20 de fevereiro), bem como o PDM de Vila Pouca de Aguiar, publicado pelo Aviso n.º 12613/2012, de 20 de setembro.

A área de intervenção localiza-se em solo urbano pelo que será elaborado um Plano de Pormenor, nos termos do artigo 91.º (conteúdo material) e do artigo 92.º (conteúdo documental) do Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 46/2009, de 20 de fevereiro.

Desta forma e segundo a legislação referida, o presente documento, consubstancia os Termos de Referência para o Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas, e dele faz parte integrante a síntese dos fundamentos que justificam a sua elaboração.

Nos termos do previsto no n.º 2 do artigo 77.º do Decreto-Lei n.º 46/2009, de 20 de fevereiro, após deliberação da Câmara Municipal que determina a elaboração do Plano, é estabelecido um período não inferior a 15 dias para formulação de sugestões por parte dos interessados.

4.1 4.1 4.1

4.1 Plano de Plano de Plano de Plano de PormenorPormenorPormenorPormenor

O Plano de Pormenor é um instrumento de apoio ao desenvolvimento de uma parte do território, neste caso em concreto da vila de Pedras Salgadas, estabelecendo objetivos a atingir com a intervenção a executar.

Trata-se de uma ferramenta que complementa e auxilia a gestão urbanística, na articulação das atividades de uso e ocupação do solo enquadradas num plano a executar.

Os planos articulam os diferentes níveis de planeamento municipal, trata-se de um instrumento que opera sobre as necessidades das populações, como infraestruturas, equipamentos, serviços, entre outros.

O Plano de Pormenor contribui para melhorar o desempenho da Administração Local. A delimitação das unidades de execução cabe ao Município, cooperando para uma visão estratégica das diferentes intervenções de que Pedras Salgadas necessita. Esta delimitação obriga à criação de parcerias para se proceder à execução urbanística.

(6)

Este instrumento de gestão territorial pretende, desta forma, conciliar e articular os interesses privados com a utilidade pública e a administração municipal, contribuindo para a transparência e promovendo a participação pública.

4.2 4.2 4.2

4.2 AAAAvaliação Ambientalvaliação Ambientalvaliação Ambientalvaliação Ambiental

O Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro, veio estabelecer o regime a que fica sujeita a avaliação ambiental dos efeitos de determinados planos e programas, nomeadamente os planos de pormenor enquanto instrumentos de ordenamento urbano e rural ou de utilização dos solos, suscetíveis de induzir efeitos significativos no ambiente.

A avaliação ambiental consiste, segundo a alínea a) do artigo 2.º do referido diploma, na identificação, descrição e avaliação dos eventuais efeitos significativos no ambiente resultantes do plano, sendo realizada durante as fases de preparação e elaboração e antes de o mesmo ser aprovado ou submetido a uma eventual ratificação. Concretiza-se através da elaboração de um relatório ambiental e na realização de consultas, junto das entidades a quem possam interessar os efeitos ambientais resultantes da aplicação do plano, pressupondo a ponderação dos resultados obtidos na decisão final e a sua divulgação pública.

A determinação do âmbito da avaliação a realizar, bem como o alcance e nível de pormenorização da informação a considerar, são da competência da Câmara Municipal, enquanto entidade responsável pela elaboração do plano de pormenor. No entanto, esta deve solicitar às entidades a quem, em virtude das suas responsabilidades ambientais específicas, possam interessar os efeitos ambientais resultantes da aplicação do plano, um parecer sobre o âmbito da avaliação ambiental e sobre o alcance da informação a incluir no relatório ambiental.

O relatório ambiental deverá identificar, descrever e avaliar os eventuais efeitos significativos no ambiente resultantes da aplicação do plano de pormenor, as suas alternativas razoáveis que tenham em conta os objetivos e o âmbito de aplicação territorial respetivos.

V. V. V.

V. ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO ENQUADRAMENTO DO PLANO DO PLANO DO PLANO DO PLANO NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIALTERRITORIALTERRITORIAL TERRITORIAL

Para além da articulação e enquadramento com outros instrumentos de gestão territorial de hierarquia superior, o Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas deverá

(7)

articula-se com os planos municipais de ordenamento do território eficazes, pelo que deve observar as disposições do PDM de Vila Pouca de Aguiar, publicado pelo Aviso n.º 12613/2012, de 20 de setembro.

5 5 5

5.1 .1 .1 E.1 EEEnquadramento na Planta de Ordenamentonquadramento na Planta de Ordenamentonquadramento na Planta de Ordenamentonquadramento na Planta de Ordenamento

Para a área objeto dos termos de referência, o PDM de Vila Pouca de Aguiar preconiza o seguinte:

a) Unidade Operativa de Planeamento e Gestão n.º 7 – Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas, rege-se pelo artigo 77.º;

b) Estrutura Ecológica Municipal (solo urbano), rege-se pelo artigo 24.º;

c) Concessões de Água Natural Mineral – Pedras Salgadas, rege-se pelo artigo 9.º; d) Solo Urbano:

i. Espaços Urbanizados:

i. Espaços Residenciais de Nível I (zonas com dominância de habitação coletiva), rege-se pelo artigo 54.º;

ii. Espaços Residenciais de Nível II (zonas com dominância de habitação unifamiliar), rege-se pelo artigo 55.º;

iii. Espaços de Uso Especial Existentes, rege-se pelo artigo 58.º; ii. Espaços Urbanizáveis:

i. Espaços Residenciais de Expansão de Nível I, rege-se pelo artigo 61.º; iii. Espaços Verdes:

i. Espaços Verdes de Enquadramento, rege-se pelo artigo 68.º.

5 5 5

5.2 E.2 E.2 Enquadramento na Planta de Condicionantes.2 Enquadramento na Planta de Condicionantesnquadramento na Planta de Condicionantesnquadramento na Planta de Condicionantes

Na área de intervenção do Plano de Pormenor, a Planta de Condicionantes identifica as seguintes condicionantes/servidões/restrições de utilidade pública que implicam limitações ao uso do solo:

a) Domínio Hídrico;

b) Concessões de Água Mineral Natural - Zona Intermédia de Proteção; c) Reserva Ecológica Nacional (REN) – Áreas de Máxima Infiltração;

(8)

d) Rede Elétrica; e) Ruído - Zona Mista.

VI. VI. VI.

VI.CCCCONTEÚDO MATERIAL E DOCUONTEÚDO MATERIAL E DOCUONTEÚDO MATERIAL E DOCUMENONTEÚDO MATERIAL E DOCUMENMENMENTAL DO PLANOTAL DO PLANOTAL DO PLANO TAL DO PLANO

Tendo em consideração o disposto no Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de setembro, na redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 46/2009, de 20 de fevereiro, o Plano deverá integrar e definir todos os elementos tidos como necessários ao completo entendimento do modelo de organização territorial proposto e à sua operacionalização futura.

Assim, os elementos que constituem o Plano são os seguintes: − Regulamento;

− Planta de implantação, que representa o regime de uso, ocupação e transformação da área de intervenção (escala 1:2000);

− Planta de condicionantes que identifica as servidões e restrições de utilidade pública em vigor que possam constituir limitações ou impedimentos a qualquer forma específica de aproveitamento (escala 1:2000).

Não obstante outros elementos que se relevem necessários ao completo entendimento da proposta, acompanham o Plano:

− Relatório;

− Relatório ambiental (apenas se for necessário proceder à avaliação ambiental do Plano, nos termos do artigo 74.º do RJIGT);

− Programa de execução das ações previstas e respetivo plano de financiamento; − Peças escritas e desenhadas:

 Planta de cadastro original;

 Planta da operação de transformação fundiária com a identificação dos novos prédios;

 Planta com as áreas de cedência para domínio municipal;

 Quadro com a identificação dos prédios, natureza, descrição predial, inscrição matricial, áreas e confrontações;

 Quadro com a identificação dos novos prédios ou fichas individuais, com a indicação da respetiva área, área destinada à implantação dos edifícios e

(9)

das construções anexas, área de construção, volumetria, cércea e número de pisos acima e abaixo da cota de soleira para cada um dos edifícios, número de fogos e utilização dos edifícios e dos fogos;

 Quadro com descrição das parcelas a ceder, sua finalidade e área de implantação e de construção dos equipamentos de utilização coletiva;  Quadro de transformação fundiária.

VII. VII. VII.

VII. FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA PARA A PROPOSTAFUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA PARA A PROPOSTAFUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA PARA A PROPOSTAFUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA PARA A PROPOSTA

Na fundamentação técnica para a elaboração do Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas, importa compreender quais os objetivos a atingir e justificar a intervenção proposta.

A zona a intervencionar constitui um corredor verde, integrado numa paisagem natural, pelo que é necessário integrar de forma harmoniosa as construções permitidas numa faixa paralela à Av. Nuno Simões e numa faixa paralela à rua Henrique Maia, com o verde existente.

O projeto para o Parque da Vila pretende fundamentar um tipo de ocupação para este local que suspenda as pressões de construção na área de estrutura ecológica e que estabeleça relações de identidade e pertença com a população, despoletando o dever de o preservar.

Pretende-se dinamizar este espaço desenvolvendo o contato com a natureza, uma vida saudável e promovendo um meio de sociabilização dos cidadãos.

A proposta do Plano de Pormenor do Parque da Vila ambiciona funcionar como um meio dinamizador, revitalizador e recuperador deste local.

(10)

VIII.

VIII.VIII.

VIII. FASES E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANOFASES E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO FASES E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANOFASES E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO

Prevê-se os seguintes prazos para a elaboração do Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas de acordo com o seguinte faseamento:

Fases Fases Fases Fases

Cronograma do Plano de Pormenor Cronograma do Plano de Pormenor Cronograma do Plano de Pormenor

Cronograma do Plano de Pormenor do do do do Parque da Vila de Parque da Vila de Parque da Vila de Pedras SalgadasParque da Vila de Pedras SalgadasPedras SalgadasPedras Salgadas 2014

20142014

2014 2015201520152015 2016201620162016

JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

Formulação de sugestões pelos interessados

Elaboração do Plano Elaboração do PlanoElaboração do Plano

Elaboração do Plano Diagnóstico e caraterização Definição de estratégia Elaboração da proposta de Plano Parecer final da CCDR-N Participação Participação Participação Participação Discussão pública (DP) Ponderação e divulgação dos

resultados da DP Versão final do Plano

Aprovação AprovaçãoAprovação Aprovação Aprovação Publicação Publicação Publicação Publicação Depósito e publicação

Os prazos propostos poderão ser adaptados à tramitação e procedimentos decorrentes da elaboração do Plano, em conformidade com o disposto no

(11)

IX. IX. IX.

IX.ANEXOSANEXOSANEXOSANEXOS

Área de Intervenção do Plano de Pormenor do Parque da Vila de Pedras Salgadas:

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Também foram obtidas as medidas de comprimento e largura de 100 frutos no Laboratório de Propagação de Espécies Nativas da Sociedade Chauá, assim como a massa fresca e o número

Nesse sentido, para ela, o fato de ter tido seu corpo sempre censurado , bem como a constante censura praticada pelo Instagram aos corpos das mulheres gordas são evidências de que

Aos estudantes da turma do terceiro ano de 2014 por terem colaborado e participado ativamente nas atividades que geraram esse material... Essa dissertação é fruto de uma

Apesar do nível de preocupação e do risco associado às alterações climáticas, os respondentes, em geral, reportam apenas vontade ou intenção para realizar algum esforço

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

Este estudo objetivou contribuir para o entendimento e o conhecimento do comportamento dos investidores goianos no que diz respeito à influência dos vieses excesso de confiança