• Nenhum resultado encontrado

CRESCIMENTO INICIAL DO GERGELIM SOB NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO E BIOFERTILIZANTE BOVINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRESCIMENTO INICIAL DO GERGELIM SOB NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO E BIOFERTILIZANTE BOVINO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Graduanda em Agronomia, Universidade Federal do Ceará, Caixa Postal: CEP: 60455-760, Fortaleza, CE. Fone (85) 3366-9566. E-mail:ibe_lilians16@hotmail.com

2

Prof. Doutor, Depto de Engenharia Agrícola, UFC, Fortaleza, CE

3

CRESCIMENTO INICIAL DO GERGELIM SOB NÍVEIS

DE IRRIGAÇÃO E BIOFERTILIZANTE BOVINO

M. L. S. Silva1; T. V. A. Viana2; G. G. Sousa3; L. G. Pinheiro Neto4; F. R. M. Borges5; J. A. Cavalcante Júnior6

RESUMO – Com o objetivo de avaliar o crescimento inicial do gergelim sob diferentes níveis

de irrigação, na presença e ausência de biofertilizante bovino, um experimento foi conduzido na área experimental da Estação Agrometeorológica, no Campus do Pici, em Fortaleza-CE. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, seguindo o arranjo fatorial 5 x 2, com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos de cinco níveis de irrigação baseadas na evaporação do tanque classe A (25% da ECA; 50% da ECA; 75% da ECA; 100% da ECA e 125% da ECA.) na presença e ausência de biofertilizante bovino. Aos 60 dias após a semeadura (DAS) foram analisadas o crescimento inicial em: número de folhas, altura de plantas, diâmetro caulinar. Com exceção do diâmetro do caule, o biofertilizante foi mais eficiente no crescimento inicial do gergelim em altura de planta e número de folhas, sob os níveis de irrigação de 98,5% e 86,5%, respectivamente.

PALAVRAS-CHAVE: Sesamum indicum L, matéria orgânica, manejo da irrigação.

INITIAL GROWTH OF SESAME UNDER IRRIGATION

LEVELS AND BOVINE BIOFERTILIZER

SUMMARY:

- In order to evaluate the initial growth of sesameunder different irrigation

levels in the presence and absence ofbovine biofertilizer, an experiment was conducted at

the Experimental Station Meteorological Station, on the campus of the Pici, Fortaleza-CE.

(3 ° 45'S, 38 ° 33'W and altitude of 19 m above sea level). The experimental design was

randomizedfollowing the 5 x 2 factorial arrangement with five replications.The treatments

consisted of five irrigation based on evaporation pan class A (L1 - 25% of ACE, L2 - 50%

of the CPE, L3 - 75% of ECA; L4 - 100% of ACE and L5 - 125% of ACE.) and the

presence and absence of biofertilizer veal. It was observed thatthe biofertilizer positive

influence on the growth of sesame, whichwas obtained the best results for plant height

and leaf number per plant in the treatments where the presente.Constatou biofertilizerwas

also that the irrigation had an effect as the quadraticvariables.

(2)

INTRODUÇÃO

O gergelim (Sesamum indicum L.) pertencente à família Pedaliaceae é a mais antiga oleaginosa conhecida. A África é considerada o continente de origem devido à existência da maioria das espécies silvestres do gênero Sesamum, ao passo que na Ásia encontra-se uma riqueza de formas e variedades das espécies cultivadas originária do Oriente (Embrapa, 2008). No Nordeste brasileiro é cultivado principalmente pelos pequenos produtores em condições de sequeiro, na maioria das vezes em consorciação com outras culturas. Esta espécie prospera em regiões de clima quente, ideal para o cultivo no semiárido nordestino, sendo exportada pelos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, portanto, tendo grande importância social. Sua principal finalidade é a extração do óleo, dado seu largo emprego na indústria, medicina e alimentação (Beltrão et al., 1994).

O déficit hídrico, comum no semiárido da região nordeste, tem comprometido o bom desenvolvimento da cultura sob o regime de sequeiro (Pinto 2006). Com o uso da irrigação pode-se minimizar a incerteza climática do cultivo de sequeiro, obtendo-se aumentos significativos no rendimento (Souza et al., 2000).

Bilibio et al. (2010) reforçam que na agricultura irrigada deve-se atribuir uma atenção especial ao manejo da irrigação, uma vez que se torna imprescindível conduzir de forma racional a cultura irrigada em condições de campo, determinando de forma precisa as necessidades hídricas da cultura sem déficit, nem excesso, assim como a lâmina e a hora mais adequada para proceder à irrigação visando desta forma maximizar a eficiência do uso da água.

O reaproveitamento de nutrientes após a fermentação de resíduos orgânicos vem sendo uma das alternativas utilizadas para reduzir custos na agricultura. Fernandes et al. (2000) afirmam que os biofertilizantes são compostos bioativos, provenientes de um processo de decomposição da matéria orgânica e pela possibilidade do biofertilizante ser produzido nas pequenas propriedades, com materiais locais e econômicos, o colocam em lugar de destaque dentre as ferramentas tecnológicas ecologicamente corretas de sistemas de produção. Eles vêm sendo usados como fonte orgânica para melhoria da fertilidade do solo (Cavalcante et al. 2009) e via água de irrigação em culturas agrícolas (Braga, 2010)

Dessa forma objetivou-se com o presente trabalho avaliar o crescimento inicial do gergelim sob diferentes níveis de irrigação na presença e ausência de biofertilizante bovino.

MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi conduzido na área experimental da Estação Agrometeorológica, no Campus do Pici, em Fortaleza-CE. (3°45’S; 38° 33’W e altitude de 19 m em relação ao nível do mar). O solo utilizado como substrato apresentava uma mistura de solo+esterco+areia, sendo coletadas amostras compostas na camada de 0-20 cm de profundidade e submetidas às análises

(3)

cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos de cinco níveis de irrigação baseadas na evaporação do tanque classe A (25% da ECA; 50% da ECA; 75% da ECA; 100% da ECA e 125% da ECA.) na presença e ausência do biofertilizante bovino.

O biofertilizante foi preparado por meio da fermentação contendo esterco bovino fresco e água na proporção de 50% (volume/volume = v/v), por um período de trinta a sessenta dias, em recipiente plástico, na ausência de ar (Penteado, 2007).

Aplicou-se um volume de 1 L-1 do biofertilizante bovino por vaso a cada 15 dias, sendo esse valor calculado com base no volume do solo e profundidade efetiva da raiz e na recomendação de adubação (Beltrão et al., 2001).

Aos 60 dias após a semeadura (DAS) foram analisados as seguintes variáveis: número de folhas, altura de plantas e diâmetro caulinar. Os resultados foram submetidos à análise de variância e de regressão, e as médias comparadas pelo teste de Tukey com P < 0,05, utilizando-se o programa SAEG/UFV.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na Figura 1A é possível visualizar a resposta quadrática da altura da planta, em função dos níveis de irrigação, na presença e ausência do biofertilizante bovino aos 60 DAS. O nível de irrigação responsável pela máxima altura da planta na presença do biofertilizante foi de 98,5% da ECA, o que proporcionou uma altura máxima de 88,65cm. Na ausência do biofertilizante as plantas irrigadas atingiram altura máxima de 80,22 cm quando se utilizou um nível de irrigação de 77,8% da ECA. Oliveira et al. (2009) analisando a altura de plantas de mamoneira cultivada sob diferentes fontes e doses de matéria orgânica, observaram que o esterco bovino proporcionou os maiores valores de altura nas plantas.

Os resultados do número de folhas por planta encontram-se na Figura 1B. Vê-se que essa variável analisada também teve uma resposta quadrática em função dos diferentes níveis de irrigação na presença e ausência do biofertilizante bovino. O nível de irrigação aplicada (86,5% da ECA) no solo na presença do biofertilizante proporcionou um número de folhas máximo de 35 folhas (ponto de máximo). Já a lâmina de água na ausência do biofertilizante que resultou no maior número de folhas foi a de 104,5% da ECA, o que proporcionou 33 folhas na planta. As superioridades podem ser resultado da ação positiva dos biofertilizantes que estimulam a liberação de substâncias húmicas em solos não salinos (Cavalcante et al., 2009) e a proliferação de microorganismos no solo aumentando o grau de disponibilidade de nutrientes às plantas (Rajendran e Devaraj, 2004), consequentemente a fertilidade do solo (Cavalcante et al., 2007).

Pereira et al. (2007), estudando o crescimento inicial e o acúmulo de matéria seca do tomateiro adubado com biofertilizante de mamona, verificou que a fertilização dos solos com biofertilizante a base de restos culturais de mamona acrescido de esterco bovino e cinza vegetal, aumenta a biomassa de plantas oleráceas e possibilita usar os restos culturais da mamoneira.

(4)

CONCLUSÕES

Com exceção do diâmetro do caule, o biofertilizante foi mais eficiente no crescimento inicial do gergelim em altura de planta e número de folhas, sob os níveis de irrigação de 98,5% e 86,5%, respectivamente.

REFERÊNCIAS

BELTRÃO, N.E. M; SOUZA. J.G.; PEREIRA, J.R. Preparo do solo, adubação e calagem In: BELTRÃO, N. E. de M.; VIEIRA, D. J. (Coord.) O agronegócio do gergelim no Brasil. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2001. 348p.

BELTRÃO, N.E,M.; FREIRE, E.C.; LIMA, E.F. Gergelim cultura no trópico semi-árido nordestino. Campina Grande: EMBRAPA-CNPA, 1994. 52p. (EMBRAPA-CNPA. Circular Técnica, 18).

BILIBIO, C. Desenvolvimento vegetativo e produtivo da berinjela submetida a diferentes tensões de água no solo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 14, n. 07, p. 730-735, 2010. BRAGA, E. .S. Crescimento inicial e aspectos fisiológicos do pinhão manso fertirrigado com biofertilizante bovino. 2010. 43 f. Monografia (Curso de graduação em agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

CAVALCANTE, L. F.; SANTOS, G. D. dos; OLIVEIRA, F. A.; CAVALCANTE, I. H. L.; GONDIM, S. C.; CAVALCANTE, M. Z. B. Crescimento e produção do maracujazeiro-amarelo em solo de baixa fertilidade tratado com biofertilizantes líquidos. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v.2, p.15-19, 2007. CAVALCANTE, L. F.; SILVA,G. F.; GHEYI, H. R.; DIAS, T. J.; ALVES, J. C.;COSTA, A. P. M. Crescimento de mudas de maracujazeiro amarelo em solo salino com esterco bovino líquido fermentado. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 04, n. 04, p. 414-420, 2009.

EMBRAPA. Cultivo do gergelim. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/fontesHTML/gergelim/cultivodogergelim index.html. Acesso em: 18 jul. 2008.

FERNANDES, Carolina; CORA, José Eduardo; ARAUJO, Jairo Augusto Campos de. Reference evapotranspiration estimation inside greenhouses.Sci. agric. (Piracicaba, Braz.). ISSN 0103-9016, v. 60, n. 3, p. 591-594. 2003[online].

OLIVEIRA, F.A.; OLIVEIRA FILHO, A.F.; MEDEIROS, J.F.; ALMEIDA JÚNIOR, A.B.; LINHARES, P.C.F. Desenvolvimento inicial da mamoeira sob diferentes fontes e doses de matéria orgânica. Revista Caatinga, Mossoró, v.22, n.1, p.206-211, 2009.

PENTEADO, S.R. Adubação Orgânica: Compostos orgânicos e biofertilizantes. 2. ed. Campinas: Edição do autor, 2007.162p

PEREIRA, A. de A.; DINIZ NETO, M. A.; SILVA, I. de F. da.; SILVA, E. C. da.; PERIERA, A. R.; DINIZ, B.L. M. T. Crescimento inicial e acúmulo de matéria seca do tomateiro adubado com biofertilizante de mamona. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA. Anais? 2007. Fortaleza.

PINTO, C. M. Respostas morfológicas do amendoim, gergelim e mamona a ciclos de deficiência hídrica. Fortaleza, 2006. 80f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Universidade Federal do Ceará, UFC. RAJENDRAN, K.; DEVARAJ, P. Biomass and nutrient distribution and their return of Casuarina equisetifolia inoculated with biofertilizers in farm land. Biomass and Bioenergy, v.26, p.235-249, 2004.

(5)

Tabela 1. Características químicas do solo antes da aplicação dos tratamentos

Características químicas

Prof cmolc dm-3 % mg dm-3

(0-20 cm) MO Ca2+ K+ Mg2+ Na H++Al3+ Al3+ T V P pH 17,9 0,4 0,036 0,2 0,016 0,091 0 0,75 88 856 7,3

Figura 1- Altura de plantas (A) e número de folhas (B) em plantas de gergelim sob diferentes níveis de irrigação na presença e ausência de biofertilizante bovino

B A

Referências

Documentos relacionados

tipografia generativa na Universidade Federal do Ceará (UFC), concomitante a isso foi feito um levantamento de dados com alunos de design da universidade para compreender

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Você está sendo convidado para participar da pesquisa:

As autoras descrevem a criação de um Wiki central onde constam: um guião para a elaboração de um Wiki através do Pbworks (anteriormente Pbwiki), as regras e prazos do trabalho

We investigated the role of Treg cells (CD4 + /CD25 ++ /CD127 low ) and gene expression profi le after sorting HLA-DR + and HLA-DR – Treg cells from the blood of patients with

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

Os Serviços Farmacêuticos (SF) são responsáveis por assegurar a dispensa correta de medicamentos, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos aos doentes, quer