• Nenhum resultado encontrado

Esta apresentação é composta por 4 partes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esta apresentação é composta por 4 partes"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

Esta apresentação é composta por 4 partes

1

2

3

4

5

Instalações de atendimento

Parques de estacionamento

Lavagens auto

Frota

Breve apresentação

(3)

Breve apresentação Sixt Portugal

 A actual Sixt Portugal, constituída pela Auro Rent (Continente) e Madeira Rent (Madeira), detêm o franchising Sixt RAC desde 1 de Outubro de 2005.

 Está presente directamente em 4 aeroportos (Porto, Lisboa, Faro e Madeira) e 6 balcões de cidade, na sua maioria em centros empresariais/industriais.

 É precisamente nos aeroportos que a Sixt Portugal tem centralizados os seus maiores recursos operacionais atendendo a que o volume nestes pontos pode atingir os 80% do volume geral. Entenda-se entregas e recolhas.  Opera a nível nacional uma frota média de 3.200 viaturas.

 Idade média de frota ronda varia entre os 12 a 18 meses.

 Dispõe de uma das maiores variedades de tipologia de frota do mercado, desde viaturas comerciais a executivos de luxo.

 É líder de mercado na Madeira desde 2004, tendo operado 740 viaturas na actual época de verão que agora finda.

(4)

1

3

4

5

Instalações de atendimento

Parques de estacionamento

Lavagens auto

Frota

Breve apresentação

2

(5)

 A Sixt pauta-se pela sua qualidade serviço e a sua imagem. Imagem esta que requer algum esforço de design e utilização de equipamento eléctrico e iluminação.

 Os balcões dispõem de grande luminosidade, tendo a Sixt optado pela utilização de lâmpadas economizadoras onde é possível serem instaladas. A titulo de exemplo, as lâmpadas utilizadas no interior das secretarias de atendimento são lâmpadas fluorescentes de 14 W, tendo inclusive sido desactivadas alguns pontos já instalados desde que não exercesse grande influencia a nível de imagem.

 A existência de superfícies vidradas no interior dos balcões, para alem do efeito visual, ajuda a difundir a luz no seu interior.

 Os ecrãs existentes nos balcões são de elevada eficiência energética.  Vantagens:

 Financeiras. A titulo comparativo, com a alteração de imagem no balcão do aeroporto da Madeira, implementando todos requisitos necessários, baixamos a factura da energia eléctrica em 30% face ao anterior balcão no mesmo aeroporto.

(6)
(7)

1

2

3

4

5

Instalações de atendimento

Parques de estacionamento

Lavagens auto

Frota

Breve apresentação

(8)

Parques de estacionamento

• Sendo um dos grandes custos a ter em consideração, os mesmos têm de estar posicionados o mais perto possível das instalações de atendimento.

• Por norma, a Sixt Portugal utiliza os parques disponibilizados pelas empresas aeroportuárias (ANA e ANAM) atendendo à sua aproximação.

• Por esta razão, e atendendo a que os contratos de concessão têm duração de 5 anos, não nos é possível efectuar alterações aos espaços em causa.

• Uma vez que temos de operar mais parques do que os disponibilizados atendendo ao volume de frota, nestes estamos a elaborar estudos de eficiência energética, desde a utilização de iluminação mais eficiente passando mesmo pela produção energética via painéis foto voltaicos. Aqui estamos a aguardar pela nova legislação que regulará este tipo de produção por parte de empresas.

• É nossa intenção apresentar os mesmos ás autoridades aeroportuárias atendendo a que este tipo de soluções poderão ser empregues por estas e/ou em conjunto.

• Aqui, temos de salientar também a preocupação ambiental por parte destas, desde o consumo de água, electricidade, lixo até ás reuniões promovidas com o propósito de elaborar condições para a utilização de viaturas eléctricas nas nossas frotas.

(9)

Parques de estacionamento

Parques de

estacionamento das 8

RAC a operar no

(10)
(11)
(12)
(13)

Parques de estacionamento

Ideias em fase de estudo por parte da Sixt Portugal.

Neste caso em concreto, e caso haja abertura para as empresas poderem produzir energia com base

na nova regulamentação, o investimento será amortizado face á venda da energia produzida para além

de oferecer cobertura aos actuais parques descobertos. Com isto a Sixt Portugal ganha protecção das

suas viaturas, imagem e benefícios financeiros face a produção.

(14)

1

2

3

4

5

Instalações de atendimento

Parques de estacionamento

Lavagens auto

Frota

Breve apresentação

(15)

Lavagens auto

• Talvez um dos pontos mais críticos. Nestas áreas, a Sixt Portugal efectua desde cedo a separação de lixos e utiliza maquinas de pressão de lavagem onde reduz o consumo de água e facilita o trabalho dos colaboradores que ali operam.

• Chegou a ter em operação um sistema “arcaico” de reutilização de agua. Este revelou-se ineficaz atendendo a que o material apresentava avarias frequentes (bomba) e a taxa de aproveitamento não se revelou expressiva (20%).

• Ainda assim, a Sixt Portugal aproveitou a experiencia dentro do “mundo” Sixt onde encontramos uma solução, a qual está também em fase de estudo para implementação. Infelizmente só se releva eficiente financeiramente nos pontos de grande consumo actual.

• Este baseia-se num equipamento já existente no mercado, onde efectua a filtragem de resíduos sólidos existentes na agua e bombeia para um tanque para futura reutilização. Com este sistema espera-se poupar 60% sobre o actual consumo (o fabricante anuncia 80%). Este tipo de equipamento funciona com energia eléctrica, sendo por este motivo que o aumento deste consumo não compensa o que se poupa na agua nas lavagens auto de pouco volume. Nas de grande volume e utilizando pórtico de lavagem (maquina de rolos), onde este tipo de equipamento já utiliza pouca água por defeito, a taxa de sucesso deverá ser ainda superior.

• Em alguns dos casos existentes na Sixt Portugal, esperamos que o equipamento tenha a sua amortização financeira, face aos actuais consumos, num espaço de 2 anos.

• Actualmente em fase de projecto, as futuras instalações de parque de estacionamento e lavagem auto da Sixt Portugal em Santa Cruz, Madeira, contemplará este tipo de tecnologia.

(16)
(17)

1

2

3

4

5

Instalações de atendimento

Parques de estacionamento

Lavagens auto

Frota

Breve apresentação

(18)

Frota

• A Sixt Portugal, e porque as viaturas com menores emissões de CO2 são mais baratas, toda e qualquer nova aquisição leva este pormenor em consideração. Ainda assim, julgamos que o futuro dos motores de combustão será curto.

• Numa altura onde se desenvolvem esforços a todos os níveis a fim de se encontrar uma tecnologia limpa, pratica e eficaz, nós, bem como outras RAC, temos tido varias reuniões com as mais variadas entidades abordando o tema.

• As viaturas eléctricas, actualmente muito badaladas, apresentam varias condicionantes numa utilização por parte de uma RAC. Têm uma autonomia reduzida atendendo á ineficiência das suas baterias, tempo de carga muito prolongado fazendo com que a utilização operacional obrigue a que se perca cerca de 1 dia de aluguer (consequente aumento do valor do aluguer para compensar) até estar disponível para novo aluguer e rede de pontos de carga ainda uma incógnita.

• Uma das soluções apontadas é a da substituição das baterias o que envolve custos adicionais, são pesadas fazendo com que a sua utilização pratica seja muito baixa e a rede de substituição ainda por definir. Em termos ambientais entendemos que poderá causar um problema aquando da retirada das mesmas de circulação.

• As viaturas híbridas também apresentam condicionantes. A titulo comparativo, por exemplo, o novo Toyota Auris 1.8 Hibrid é pouco mais caro que um VW Golf 1.6 Tdi Bluemotion, emite menos 10g/CO2, é mais pesado (penaliza o comportamento dinâmico, segurança e consequente consumo), perdeu bagageira e, como outros híbridos, apresenta um valor comercial fraco. Um caso de sucesso é o aluguer deste tipo de viaturas em Londres onde estão isentas de pagar a taxa de circulação no centro da cidade (congestion charge).

• A Sixt AG tem vindo a testar as mais variadas propostas eléctricas e híbridas, sendo até possível alugar em Munique um Tesla Roadster (viatura eléctrica de grande performance). No entanto, e dado que a competição entre as marcas automóveis é grande em busca de uma solução viável, julgamos que a solução estará para

(19)

Frota

breve. A Honda, em parceria com o estado da Califórnia, tem em circulação uma viatura promissora. Trata-se do Honda FCX Clarity, o qual funciona a hidrogénio.

• É abastecido numa estação de serviço, o tanque de combustível não tira espaço á bagageira, tem uma autonomia de 400 Km, e um comportamento semelhante a um normal veiculo equivalente. É uma viatura eléctrica só que em vez de baterias, é alimentado por uma célula de combustível (funciona como gerador) que por sua vez é alimentado a hidrogénio. As emissões de CO2 são nulas, havendo sim lugar a emissões de H2O. • Deste modo, e uma vez que uma marca já colocou a circular uma viatura “verde” que é comparável á utilização

das actuais viaturas, julgamos que num futuro muito próximo mais alternativas aparecerão.

• A Sixt AG, bem como nós em Portugal, estamos atentos ás varias soluções tecnológicas que vão aparecendo e fazemos questão de as vir a operar nas nossas frotas.

• Curiosidade:

• O apresentador James May do programa de automóveis da BBC, Top Gear, apelidou o Honda FCX Clarity da maior revolução automóvel dos proximos100 anos.

(20)

Frota

(21)

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante