• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL. Título: POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA FIDENS CONSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL. Título: POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA FIDENS CONSTRUÇÕES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Rev. Data Elaborado

por Descrição da revisão

00 11/09/2017 --- Emissão inicial. 01 06/03/2019 Comitê de

Compliance Revisão geral incluindo o termo “Antissuborno”.

Elaborado por: Analisado por: Aprovado por: Juliana Teixeira Soares

Coordenadora de QSMS/ Thiago Miranda Frauches Engenheiro de Adm. Contratual

Sergio Braz Guimarães Diretor/ Gestor de Compliance

Carlos Henrique de Paula Antunes Frauches Diretor Corporativo

(2)

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA FIDENS CONSTRUÇÕES S.A.

I. OBJETIVO

A FIDENS CONSTRUÇÕES S.A. (“FIDENS”), guiada por todo seu programa de Antissuborno e Compliance e, em especial, por esta política de responsabilidade socioambiental, toma parte na construção de uma sociedade mais íntegra e sustentável. Esta política de responsabilidade socioambiental e seus princípios decorrem, em primeiro lugar, do reconhecimento das atuais urgências sociais, ambientais e climáticas que enfrentam o Brasil e o mundo neste início de século XXI, em especial nas questões relacionadas às atividades da Organização. Diante destes desafios, a FIDENS se compromete a pensar e agir localmente para solucionar as questões socioambientais relacionadas às suas atividades, em cooperação com seus colaboradores, clientes e parceiros comerciais, contribuindo com medidas efetivas para a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, os princípios e diretrizes aqui descritos terão sempre como objetivo a sustentabilidade socioambiental, entendida como o compromisso voluntário e contínuo de adotar condutas éticas e legais, orientadas para o desenvolvimento econômico harmonizado com a qualidade de vida e emprego de seus colaboradores e a geração de um proveito social para as comunidades envolvidas e a sociedade civil.

II. APLICAÇÃO E ALCANCE

A presente política de responsabilidade integra o Programa Antissuborno e de Compliance da FIDENS e sobre ela se aplicam todos os meios de controle de conformidade de condutas disponíveis pelo programa, em especial o Canal de Denúncias e a Política de Penalidades.

Sendo assim, esta política é de observância obrigatória para a FIDENS, seus administradores, acionistas, colaboradores, fornecedores e parceiros comerciais ou qualquer pessoa que atue em nome da Organização.

III. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

A política de responsabilidade ambiental da Organização tem como eixo principal a observância da legislação ambiental aplicável às suas atividades, tendo como consequência a minimização dos impactos ambientais gerados pelas atividades da FIDENS, bem como o desenvolvimento sustentável de suas atividades.

Isso implicará na identificação dos riscos ambientais envolvidos, seu controle e integração no planejamento e execução dos serviços da empresa. Igualmente, todos os recursos naturais, em especial aqueles limitados e não-renováveis, deverão ser utilizados da forma mais eficaz e eficiente possível, com total respeito à sustentabilidade, sendo incentivado o uso de novas tecnologias e métodos de gestão que melhor aproveitem esses recursos. O mesmo tratamento deve ser dispensado à fauna e à flora, patrimônios naturais de responsabilidade de toda a sociedade.

Observado este eixo condutor, a FIDENS, por meio de todos aqueles abrangidos pela presente política, deverá se empenhar em uma atuação responsável e ética, em conformidade com toda legislação ambiental incidente sobre suas atividades, evitando a ocorrência de eventos que causem ou possam causar risco de responsabilização civil,

(3)

administrativa ou penal da Organização, de seus acionistas, diretores, colaboradores ou terceiros relacionados à FIDENS.

A atuação da Companhia será sempre pautada pela responsabilidade socioambiental e pelo uso racional dos recursos naturais envolvidos no processo produtivo, incentivando e contribuindo para a promoção de um meio-ambiente ecologicamente equilibrado e fomentando o desenvolvimento sustentável.

Anteriormente ao início da execução de suas atividades em qualquer empreendimento, a FIDENS deverá verificar se já existem e estão em vigor as concessões, outorgas e licenciamentos requeridos pela legislação e a propriedade de direitos minerários, hídricos e de uso dos solos relativos ao empreendimento realizado, ainda que a responsabilidade de sua obtenção seja da parte contratante.

A partir da análise das autorizações legais, as metas financeiras do projeto e as expectativas dos stakeholders devem ser readequadas às possibilidades legais de aproveitamento financeiro do empreendimento, se necessário.

Quando responsável contratualmente, a Companhia deverá diligenciar junto aos órgãos de meio ambiente para obter as autorizações legais necessárias para todas as suas operações e serviços, sempre que necessário em razão da natureza da atividade a ser desempenhada. De igual modo, deverá sempre respeitar os limites destas autorizações, sem ultrapassá-las para extrair do meio-ambiente recursos ilegais ou excessivos.

A Companhia reconhece a importância da fauna e flora no patrimônio ambiental brasileiro e se empenha em sua preservação. São vedadas, portanto, quaisquer condutas que possam expor este patrimônio a risco de degradação indevida, tais como matar, perseguir, caçar, apanhar ou vender animais silvestres sem a devida licença. Quanto à flora, devem ser respeitados os limites legais de Unidades de Conservação e Áreas de Proteção Ambiental, sem prejuízo de outras reservas legais, sendo vedada qualquer desconformidade no corte e poda de árvores.

Em caso de crise, ou de eventual ocorrência de crime ou infração ambiental, todos deverão agir para a eficiente e espontânea reparação do dano causado e a limitação da degradação ambiental, informando-se previamente aos superiores hierárquicos responsáveis e ao Gestor de Compliance.

Deverão ser coordenadas com os parceiros comerciais as obrigações contratuais e legais relevantes para a preservação do meio-ambiente, de forma a maximizar a proteção ambiental em todos os acordos e firmar a responsabilidade socioambiental de cada um dos parceiros.

Nos fornecimentos de materiais e suprimentos que provenham de recursos naturais cuja licença de extração é exigida, deve sempre ser verificada a procedência legal dos produtos, inclusive exigindo-se a comprovação da licença do fornecedor.

IV. RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMUNIDADES LOCAIS

A FIDENS compreende seu papel na geração de desenvolvimento econômico e social, na criação de novos empregos e no fornecimento de bens e serviços. Compreende, também, que para isso deve interagir com a sociedade através das comunidades locais próximas às suas obras e serviços, integrando-as e beneficiando-as em suas atividades.

A companhia, então, se compromete a trabalhar junto às comunidades envolvidas em suas atividades, agindo sempre como uma multiplicadora de impacto econômico e social positivo e equilibrando o crescimento econômico com o respeito aos patrimônios histórico,

(4)

cultural e ambiental presentes nas comunidades locais. Assim, visará sempre em suas atividades o desenvolvimento sustentável local e o melhor aproveitamento dos serviços prestados pela FIDENS.

V. RESPONSABILIDADE TRABALHISTA

Os administradores da Companhia, com a colaboração de todos, velarão pelo respeito às condições de trabalho exigidas pela lei e pelos regulamentos aplicáveis às atividades da FIDENS. Não será admitido o trabalho escravo, infantil, em condição análoga à escravidão ou em condições degradantes. Será observada toda regulamentação nos processos de formalização de contratações e demissões, garantindo-se aos colaboradores todos os direitos a que fizerem jus.

Os contratos de trabalho respeitarão a lei e serão respeitados pela Companhia, em especial no que se refere ao horário de trabalho, aos direitos de férias e licenças, aviso prévio e adicionais pecuniários, como periculosidade, noturno e insalubridade, pagos sempre que o trabalhador assim tiver direito perante a legislação.

A empresa fornecerá equipamentos de proteção individual e coletiva sempre que requeridos por lei ou pela regulamentação aplicável, especialmente em canteiros de obras ou outro local de trabalho que, por sua natureza, gere risco à saúde ou à integridade física dos trabalhadores. Será mantida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas hipóteses previstas na NR5 do Ministério do Trabalho, de composição mista entre administradores e trabalhadores, com foco na segurança ocupacional de todos os integrantes da empresa.

A FIDENS também se compromete a respeitar a reserva legal de vagas para pessoas com necessidades especiais, menores aprendizes e estagiários. Esses grupos terão sua carga de trabalho e atribuições adaptadas segundo a legislação vigente, almejando um ambiente de trabalho inclusivo e que possibilite o crescimento de todos seus colaboradores.

A Companhia também zelará por uma boa relação com os sindicatos e seus representantes, buscando sempre a via do diálogo e do entendimento para o encontro de soluções justas para a empresa e os trabalhadores.

VI. RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA E FISCAL

A FIDENS adotará postura transparente e ética nas suas condutas tributárias e suas relações com a administração fiscal de Municípios, Estados-Membros e da União Federal, compreendendo a função do tributo para o sustento de serviços públicos para a sociedade, sem prejuízo da livre iniciativa. Diante disso, observará toda a regulamentação sobre a tributação e não adotará medidas ilegais para reduzir ou suprimir a cobrança de tributos. Nesse sentido, é vedada a omissão de informações ou declaração falsa às autoridades fiscais, a fraude da fiscalização, elaborar ou fornecer documento que se saiba falso ou deixar de fornecer documento relativo a venda ou prestação de serviços.

É também vedada a falsificação ou alteração de Notas Fiscais, Notas de Compra, ou qualquer outro documento que se refira a operações tributáveis, não sendo também permitida declaração falsa ou a omissão sobre a declaração de rendas, bens ou fatos tributáveis, para eximir a empresa do pagamento de tributos.

O compromisso indicado não exclui a possibilidade de a Companhia questionar na esfera administrativa ou judicial a legalidade, exigibilidade ou o quantum de tributo que lhe seja

(5)

cobrado pelos fiscos federal, estadual ou municipal, nos limites e na forma da legislação tributária aplicável.

Em suas relações comerciais, a empresa observará todas as exigências legais para o registro contábil e fiscal de transações, contratações e recebimentos, vedando a contratação e pagamento de terceiros por vias ilegais.

Ademais, a Companhia manterá atualizados e exatos os seus livros contábeis exigidos pela legislação fiscal para eventual apresentação às autoridades, guardando-os contra falsificações, omissões e extravio.

A empresa observará a legislação em suas atividades comerciais, a fim de não praticar atos lesivos à economia popular ou ao sistema financeiro.

Referências

Documentos relacionados

Para arquivos preparados em Adobe® InDesign com impressões de aplicações específicas em toner Branco apenas em áreas selecionadas no seu layout de página.. Layout da página

A validade externa foi avaliada por meio das correlações das pontuações na EDEI com os resultados em variáveis específicas dos professores (Veiga, 2007), na suposição de que

A Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung oferece, ao gestor educacional, subsídios para compreender os interesses, as preferências e as habilidades que os indivíduos

b) Instalações da Biblioteca ... Áreas de Atuação ... Análise Crítica do PDI Anterior ... PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL – PPI .... Concepção do PPI – FACEMG

Apresentação de aula da Disciplina Regulação da Previ do Curso de Especialização Superior em Ergonomia – COPPE/UFRJ.. Apresentação de aula da Disciplina Ergonomia

Loreetummy nummy nonsed magnis nissis nim nulla am dio et lamet, quat eros nim iurer sis nulla facin ute minisl iriure dolore delit utpatet lutet in hent alit, qui eraestrud

Diante do exposto, foi possível perceber a importância de haver projetos do Departamento de Odontologia e Enfermagem vinculadas ao NUBS que visam ações sobre

Nessa direção, a narradora afirma que o esforço que fará “por deixar subir à tona um sentido, qualquer que seja” seria facilitado se fingisse escrever para alguém (LISPECTOR,