• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO CMM. Prezados(as) senhores(as),

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO CMM. Prezados(as) senhores(as),"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Prezados(as) senhores(as),

Para o cálculo das folhas de pagamento a partir de janeiro de 2018, algumas tabelas de cálculo (exemplos: salário mínimo, INSS e Salário Família) devem ser atualizadas, para ficar em conformidade com a legislação em vigor. Ainda deverá ser atualizado, também, o FAP (Fator Acidentário de Prevenção) com o índice referente ao exercício de 2018.

O salário mínimo foi fixado em R$954,00 (novecentos e cinquenta e quatro reais) a partir de 1º de janeiro de 2018, conforme Decreto n.º 9.255, de 29 de dezembro de 2017, publicado no Diário Oficial da União em 29 de dezembro de 2017 (Edição extra "D"), que regulamenta a Lei 13.152/2015.

Em 17 de janeiro de 2018 foi publicada a Portaria n.º 15, do Ministério da Fazenda, de 16 de janeiro de 2018, dispondo sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social – RPS. Dentre outras disposições, esta Portaria definiu a nova tabela de contribuição ao INSS, para os segurados empregados, e os novos valores das cotas de salário-família por filho ou equiparado, que deverão ser utilizados a partir de janeiro de 2018.

Para ajustar o sistema Betha Folha, adaptando-o aos valores determinados na legislação citada,

é preciso atualizar o Cadastro de Tabelas,

informando os valores vigentes, deixando então o sistema apto a efetuar os cálculos a partir da competência de janeiro/2018.

ATENÇÃO: Se algum cálculo já foi processado antes desta alteração, será necessário o recálculo, para que fique conforme as tabelas em vigor.

A seguir, orientações operacionais para os ajustes do sistema.

CADASTRO DE TABELA DO BETHA FOLHA  Acessar Arquivos >> Cálculo >> Tabelas.  Buscar a última tabela cadastrada no sistema,

usando a seta que busca o último registro existente.

(2)

2

 Clicar no botão Copiar. Será aberta uma nova tela solicitando a informação da vigência inicial, onde deverá ser digitado “01/2018”.

Com este procedimento, será criada uma nova tabela a ser utilizada no cálculo a partir da competência 01/2018.

Nesta nova tabela deverão ser alteradas as seguintes informações:

- Alterar os valores dos campos “Salário Mínimo” e “Piso salarial” para R$954,00;

ATENÇÃO: o valor do campo “Piso Salarial” só deve ser alterado para 954,00 se o piso salarial previsto no Plano de Carreira dos Servidores Municipais corresponder ao mesmo valor do salário mínimo. Se o valor do menor salário previsto na legislação municipal o Plano de Carreira dos Servidores Municipais for diferente de 954,00, deve ser informado no campo “Piso salarial” o valor fixado conforme legislação municipal.

- O valor do campo “Teto salarial” só deve ser alterado caso na competência de 01/2018 tenha sido atualizado/reajustado o valor do teto salarial do município (maior valor de salário pago no município).

ATENÇÃO: a atualização do Teto Salarial municipal é informação requerida pelo SICOM – Folha de Pagamento, enviado ao TCE/MG. Devem ainda ser atualizadas as tabelas do “INSS” e do “Sal.Fam. Normal”, conforme a seguir:

INSS SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO % DESCONTO 1 1.693,72 8,00 2 2.822,90 9,00 3 5.645,80 11,00

(3)

3 SALÁRIO FAMÍLIA FAIXA VALOR 1 877,67 45,00 2 1.319,18 31,71 3 999.999.999,99 0,00

ATENÇÃO: Deve ser verificado também se existe alguma tabela específica da entidade em questão que deverá ser atualizada para a competência 01/2018.

Depois de alteradas todas as tabelas, conforme orientado acima, clicar no botão “Gravar”.

ATUALIZAÇÃO DO FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP) PARA CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO DEVIDA AO INSS

Fundamentado na Lei Nº 10.666/2003, o FAP viabiliza a flexibilização (redução ou majoração) da alíquota de contribuição por Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) de acordo com o desempenho de cada empresa dentro de sua subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Esta contribuição é calculada mensalmente sobre a folha de pagamentos e é recolhida através da Guia da Previdência Social (GPS) e informada na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). O FAP é publicado para cada ano (FAP anual) a partir da verificação da acidentalidade de cada empresa relativa aos dois anos imediatamente anteriores ao processamento e seu período de vigência corresponde ao ano imediatamente posterior ao ano de processamento. Exemplo: o FAP 2017 tem como período-base de cálculo janeiro/2015 a dezembro/2016, e vigência de janeiro a dezembro de 2018.

(4)

4

A Portaria MF nº 420, de 27 de setembro de 2017, publicou o FAP de 2017, que tem vigência para o ano de 2018.

A consulta ao FAP 2017, vigente para 2018, pode ser acessada nos sites da Previdência Social

(http://www.previdencia.gov.br) e da Secretaria

da Receita Federal do Brasil - RFB (http://www.receita.fazenda.gov.br).

Considerando tais informações, deve ser verificado se o índice FAP vigente em 2018 foi alterado em relação ao vigente em 2017. Caso seja confirmada esta alteração, deve ser providenciado o registro do índice válido para 2018 no sistema Betha Folha, conforme a seguir.  Acessar Controle >> Entidades.

 Clicar no botão Cadastro para acessar a entidade para a qual deseja efetuar a atualização do índice FAP.

 Informe no campo Entidade o código daquela para qual deseja atualizar o FAP. (Geralmente, o código da entidade é 1) e clique na aba Previd. Federal.

 Dar um “duplo clique” no campo %FAP, onde consta o índice utilizado em 2017, para abrir o Cadastro de Parâmetros da Previdência Federal.

(5)

5

 Informar 01/2018 no campo Competência e digitar no campo % FAP o índice vigente para 2018.

 Para finalizar, clicar no botão “Gravar”.

TABELA PARA CÁLCULO MENSAL DO IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA

Até a presente data não houve publicação oficial do Governo Federal sobre a atualização da tabela de cálculo do IRRF. Portanto, recomendamos que, antes de procederem o fechamento das folhas de pagamento de janeiro/2018, seja verificado se será necessário manutenção nesta tabela ainda para a competência 01/2018.

Escrito Por: Equipe de Suporte da Folha.

Expediente: Informativo CMM

Periódico informativo destinado aos clientes da CMM Sistemas de Informação e Serviços Ltda. E-mail: cmm@cmmsistemas.com.br

Produção: Equipe Técnica CMM.

Responsabilidade Técnica: Robison Carlos M. Pereira OAB/MG: 112445 - CRC/ MG-075306/O-0

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de um relato de pesquisa e experiência prática, de natureza descritiva, sobre a vivência em um projeto de extensão universitário multidisciplinar realizado na

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

2 Exemplos são muitos, e esse não é o objetivo do texto, mas como mero meio exemplificativo poderíamos trazer à baila a existência de ONG’s, de blocos

De frente para a casinha, JÚLIO pega suas ferramentas, coloca dentro de sua mochila, que está sobre a bancada.. ELISA

Além disto, quando considerados os dois sistemas de produção, o Projeto de Compensação Ambiental caracteriza-se como um sistema quase tão efi ciente como o sistema de

Critérios de acesso ao nível 1D Para ser classificado neste nível, o pesquisador deverá satisfazer aos seguintes requisitos mínimos no decênio anterior: a ter publicado pelo menos

c) Nos exercícios físicos praticados deve haver um rigoroso cumprimento do Manual Técnico de Educação Física do Exército. d) Em caso algum pode ser posto em prática um programa

Caso tenha feito alteração, está mensagem irá aparecer, pressione a tecla F4/OK para salvar ou a tecla F1/ESC para sair sem