• Nenhum resultado encontrado

Informações Gerais Inscrição Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto Minas gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações Gerais Inscrição Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto Minas gerais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Informações Gerais – Inscrição

Universidade Federal de Ouro Preto

Ouro Preto – Minas gerais

Informa

(2)

Introdução

Este breve documento tem por objetivo fornecer informações gerais sobre a fase de inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras, bem como seu funcionamento na UFOP. Este material complementa as informações encontradas no site da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Ouro Preto, bem como o Guia do Candidato do Programa Ciência sem Fronteiras.

Para maiores informações sobre as demais etapas do programa, referimos o interessado aos demais documentos disponíveis.

O que é o Programa Ciência sem Fronteiras?

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Os objetivos do Programa são, principalmente:

- Oferecer oportunidade de estudo a discentes brasileiros em universidades de excelência, bem como oferecer a possibilidade de estágio programado de pesquisa ou inovação tecnológica com acompanhamento;

- Permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, possibilitando o acesso de estudantes brasileiros a instituições de elevado padrão de qualidade, visando complementar sua formação técnico-científica em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do Brasil;

- Complementar a formação de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e inovação;

- Estimular iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras;

- Possibilitar a formação com qualidade de uma força de trabalho técnico-científica altamente especializada.

O que é a CAINT?

A CAINT é a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP. É o setor que apoia os projetos de internacionalização da Universidade e entre as diferentes ações da CAINT, estão aquelas relacionadas à mobilidade internacional. Trata-se de um setor recente da Universidade e que tem trabalhado para consolidar todo o trâmite de mobilidade internacional em consonância com outros setores como a PROGRAD, a PROPP, a PROEX e os Colegiados de Curso.

A CAINT elabora e divulga os editais de mobilidade; seleciona e monta os processos dos estudantes que estão saindo do país e os estrangeiros que estão chegando; orienta e dialoga tanto com os alunos como os colegiados de curso; estabelece contato com instituições e redes de cooperação acadêmica internacional; estabelece convênios com Universidades e Centros de Pesquisa estrangeiros; recepciona e auxilia os estudantes e

(3)

pesquisadores de fora; organiza eventos ligados à internacionalização; e outras atividades afins.

A CAINT possui uma equipe pronta para lhe ajudar com relação à mobilidade internacional, sendo que, atualmente, um braço importante do setor é o “Ciência sem Fronteiras” que é um Programa do Governo Federal criado em 2012 para estimular a mobilidade de estudantes brasileiros para o exterior. Esse Programa é uma ação coordenada diretamente pelo Ministério da Educação sendo que a UFOP apenas intermedia o processo de seleção e mobilidade dos alunos. O Programa “Ciência sem Fronteiras” possui um coordenador próprio e uma equipe especializada para atender às suas demandas.

A sede da CAINT fica no centro de vivência ao lado do Bloco de Sala de Aulas. Nosso telefone de contato é o 3559-1192 e nosso site é o www.caint.ufop.br. Em nossa página o visitante poderá ter acesso a editais de mobilidade abertos, oportunidades de intercâmbio e demais informações sobre internacionalização em geral.

Visite o nosso site regularmente para saber das oportunidades de mobilidade:

www.caint.ufop.br

Quais os requisitos para participar do CsF?

Para que um aluno regularmente matriculado na UFOP possa participar do Programa Ciência sem Fronteiras, é necessário que este seja brasileiro, que não tenha participado anteriormente programa (exigência dos editais), que tenha coeficiente geral de rendimento maior que 6,5 (sem reprovações) ou maior de 7,0 (caso haja reprovações) (Resolução CEPE 4949). O aluno deve, também, ter integralizado entre 20% e 90% de seu curso, até a data da viagem e ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, nos últimos quatro anos, sendo considerada a maior nota, caso a prova tenha sido realizada mais de uma vez neste período (exigências dos editais).

Em alguns casos, há também a exigência de comprovação de proficiência no idioma do país de destino, portanto, fique atento ao edital.

Certificados de programas de iniciação científica e respectivos prêmios, também contarão no processo de seleção.

Esteja atento a alterações nas normas da UFOP que regulamentam a participação dos alunos em programas de mobilidade internacional.

Planejamento  

Desde já, matricule-se em um curso de língua estrangeira, especificamente aquele referente ao país de seu edital. Alguns países aceitam candidatos proficientes em língua inglesa, mesmo esta não sendo a língua oficial do país. Verifique as condições em seu edital.

Providencie também o seu passaporte. A emissão de passaporte pode demorar e com isto, atrasar a obtenção de vistos e também a própria viagem.

Mesmo que a princípio seu edital preveja a partida para depois do final do semestre letivo, solicite Atividades Avaliativas Diferenciadas (AAD) em sua seção de ensino, pois os cronogramas podem ser revistos a qualquer momento pelas agências do governo.

(4)

Como se Inscrever?  

O primeiro passo para se candidatar ao CsF consiste em realizar a inscrição no CsF através do formulário on line disponível no portal do Programa CsF - http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Ao entrar no portal do CsF, o candidato deverá selecionar no menu do topo da página a opção “Inscrições e Resultados”.

Na página “Inscrições e Resultados” o candidato deverá clicar na opção “Chamadas Abertas”, disponível no menu na lateral esquerda da página, e depois deverá selecionar a opção “Graduação”.

Serão elencados, então, todos os países parceiros participantes da chamada cujas inscrições estão abertas. O candidato deverá selecionar o país do seu interesse e, assim, terá acesso a maiores informações sobre o processo seletivo para esse país parceiro, tais como:

• Edital e retificações ao edital, quando houver;

• Formulário de Inscrição no CsF para o país parceiro em questão;

• Direcionamento para o website da agência de educação do país em questão. Após ler atenciosamente o edital que regula o processo seletivo para o país parceiro de seu interesse, o candidato deverá realizar a sua inscrição através do formulário de inscrição no CsF para o país parceiro em questão.

O candidato deverá incluir neste formulário todas as informações pessoais e acadêmicas requisitadas, além dos documentos requisitados pelo edital.

Ao final do preenchimento correto de todo o formulário de inscrição, o candidato deverá salvar e enviar a sua inscrição e imprimir ou salvar em seu computador o comprovante de inscrição no CsF, que é emitido automaticamente ao final da inscrição.

Atenção!

Só é permitida uma inscrição por candidato por chamada. Desta forma, o aluno só poderá se inscrever para um único país de destino.

Somente serão considerados comprovantes de competência acadêmica como iniciação científica ou tecnológica, entre outros, emitidos pela PROPP ou PROGRAD. Também serão aceitos comprovantes dos Prêmios Jovem Cientista, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, quando houver.

Atividades Avaliativas Diferenciadas (AAD)  

As Atividades Avaliativas Diferenciadas – AAD são um recurso oficial que possibilita ao aluno que entrará em mobilidade após decorridos 2/3 do semestre letivo e antes do final do mesmo, aproveitar as disciplinas cursadas.

Até 30 dias depois do início do semestre (veja a seção ‘Prazos’), o aluno deve solicitar junto à Seção de Ensino a AAD, indicando quais disciplinas deseja aproveitar.

(5)

A solicitação de AAD será encaminhada a cada professor das disciplinas indicadas:

• Os professores que concordarem (deferirem o pedido), aplicarão provas e trabalhos adiantados para o aluno, para que ele se afaste da disciplina antes do final do semestre e aproveite as disciplinas;

• Os professores que não concordarem (indeferirem o pedido), trancarão a matrícula do aluno na disciplina;

• Se algum pedido for deferido, o aluno terá sua mobilidade registrada no sistema de controle acadêmico no semestre seguinte;

• Se todos os pedidos forem indeferidos, o aluno terá sua mobilidade registrada no sistema de controle acadêmico no semestre corrente.

Atenção! Caso o aluno se afaste da UFOP antes do final do semestre letivo e não tenha realizado o pedido de AAD, sua mobilidade será registrada no sistema de controle acadêmico no semestre corrente, e desta forma, não poderá aproveitar as disciplinas cursadas parcialmente.

O Que Fazer Depois da Aprovação no Programa?

Depois de receber a aprovação de sua agência, é necessário que o aluno entregue, o mais rápido possível, certos documentos na CAINT para que seu processo de mobilidade acadêmica seja devidamente registrado na UFOP. Estes documentos são:

- Termo de Compromisso (duas vias/uma para a CAINT); - Carta de Aceite;

- Term of Appointment (no caso dos EUA);

- Confirmation of Enrolment (no caso da Austrália);

- Confirmation of Acceptance for Studies (no caso do Reino Unido); - Carta de Benefícios ou Carta de Concessão (CAPES ou CNPq); - Termo de Afastamento;

- Plano de Trabalho;

- Parecer do Colegiado (sobre pedido de AAD).

Cabe ressaltar que a entrega destes documentos não pode ser feita via correio nem mesmo escaneada, via e-mail (veja a seção ‘Recomendações Gerais’).

Efetuada a entrega de documentos, o histórico do aluno entrará no status “em mobilidade”. É importante que o discente mantenha contato frequente com a CAINT e sua agência de fomento, mantendo atualizados seus dados cadastrais, como endereço, no Brasil e no exterior, telefone, bem como as possíveis alterações no Plano de Trabalho da sua Universidade no exterior. A obtenção de estágios também deve ser notificada a ambas as instituições, para que possa ser requerida a extensão do período de mobilidade.

O que é o Plano de Trabalho?

O plano de trabalho é um documento elaborado pelo estudante e por um professor tutor que indica, antes da viagem, quais as disciplinas que ele pretende fazer no exterior e como elas poderão ser aproveitadas no seu curso.

(6)

Esse documento é obrigatório para que se possa dar início ao processo de mobilidade do aluno, devendo este ser assinado e carimbado pelo Chefe de Colegiado do curso.

Caso haja alguma alteração neste Plano de Estudos durante o período de mobilidade do aluno, este deve preenchê-lo novamente, de maneira correta, enviar pra aprovação do Colegiado, que deverá assiná-lo, carimbá-lo e enviá-lo para a CAINT, para que a atualização possa ser feita no processo do aluno.

O plano de estudos deve buscar sempre trabalhar a possibilidade de equivalência de disciplinas entre a instituição de origem e a de destino.

 

Inglês Sem Fronteiras (IsF)  

O Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País como um todo.

O IsF visa também a oferecer aos candidatos a bolsa de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras a possibilidade de aperfeiçoamento na língua inglesa de maneira mais rápida e eficiente, de modo que esses candidatos tenham melhores condições de participar dos intercâmbios oferecidos.

Na UFOP, o IsF possui cursos específicos para preparar os alunos para os testes de proficiência TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e IELTS (International English Language Testing System). O IsF também oferta provas TOEFL:

• A prova TOEFL ITP (TOEFL Institutional Testing Program) é oferecida gratuitamente em datas agendadas pelo governo.

• Uma vez por mês também é oferecida a prova TOEFL iBT (TOEFL Internet Based Test) que é paga (≈ 200 dólares), no ICHS.

 

O aluno interessado deve se inscrever pelo site www.isf.mec.gov.br.

Prazos para o Segundo Semestre de 2014 (previstos no calendário acadêmico)  

16 de Setembro: Último dia para solicitação, aos Colegiados, de atividades Avaliativas Diferenciadas (AAD)²

20 de Outubro: Prazo final para o despacho dos Colegiados de Cursos sobre as solicitações de AAD

05 de Novembro: Decorridos 2/3 do semestre letivo

06 de Novembro: Data a partir da qual o aluno pode se afastar da UFOP com direito ao requerimento de AAD

17 de Novembro: Data limite para envio da documentação³ relativa ao processo de mobilidade internacional

28 de Novembro: Prazo final para a CAINT enviar à PROGRAD a relação dos estudantes para registro de mobilidade 2014/2 e 2015/1

(7)

__________________________________________________________ ¹ Portaria PROGRAD/CAINT nº02, de 07 de outubro de 2013.

² Resolução CEPE 5.235/2013.

³ Termo de Compromisso, carta de aceite. ToA (EUA), CoE (Austrália), CAS (Reino Unido), carta de benefícios, termo de afastamento, parecer do colegiado sobre AAD e plano de trabalho.

Recomendações Gerais  

Não se esqueça de ler todo o seu edital; Atenção para as datas e prazos;

Confira se todos os documentos estão assinados e carimbados;

Não são aceitas documentações incompletas, preenchidas incorretamente, não assinadas/carimbadas ou enviadas via correio;

Não deixe para entregar a documentação na última hora;

Por favor entre em contato com a CAINT com antecedência para verificar se há a necessidade eventual de algum outro documento.  

Contatos   www.caint.ufop.br cienciasemfronteiras@ufop.br www.facebook.com/csf.ufop 3559-1192  

Visite Nossa Seção de Perguntas Frequentes

Referências

Documentos relacionados

A Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP torna público o presente edital que norteará a realização de processo seletivo simplificado para contratação de

Em relação às ferramentas AvaliaODE e MelhoriaODE, os pontos positivos que merecem destaque são: (i) estão integradas ao ambiente de desenvolvimento de software ODE, compartilhando

Como uma peça, filme, tela ou uma obra de arte, o espetáculo é marcado pela ansiedade do abrir das cortinas, pelo apito ou pincelada inicial, sendo a platéia

Jônio Machado Bethônico – Universidade Federal de Minas Gerais Joana Ziller de Araújo Josephson – Universidade Federal de Ouro Preto João Damasceno Martins Ladeira – Universidade

Jônio Machado Bethônico – Universidade Federal de Minas Gerais Joana Ziller de Araújo Josephson – Universidade Federal de Ouro Preto João Damasceno Martins Ladeira – Universidade

Com a elevação do preço da matéria-prima, os industriais endividados, não renovaram os canaviais e optaram pela produção de açúcar, com preços mais atraentes, além

Este trabalho baseou-se no estudo da caracterização química do engaço da uva, produção de pasta celulósica do tipo termomecânica, seu branqueamento e estudos

Art.43 – Para que se processem as eleições, deverá ser nomeada pela Direto- ria Executiva uma Comissão Eleitoral constituída por três Associados Efetivos ou Honorários quites com