• Nenhum resultado encontrado

PROSPECTO CONCÓRDIA MULTIMERCADO FUNDO DE INVESTIMENTO LONGO PRAZO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROSPECTO CONCÓRDIA MULTIMERCADO FUNDO DE INVESTIMENTO LONGO PRAZO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROSPECTO

CONCÓRDIA MULTIMERCADO

FUNDO DE INVESTIMENTO LONGO PRAZO

ESTE PROSPECTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO DE AUTO-REGULAÇÃO DA ANBID PARA A INDÚSTRIA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, BEM COMO ÀS NORMAS EMANADAS DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM). A CONCESSÃO DE REGISTRO PARA A VENDA DE COTAS DESTE FUNDO NÃO IMPLICA, POR PARTE DA CVM E DA ANBID, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS OU DE ADEQUAÇÃO DO REGULAMENTO DO FUNDO OU DO SEU PROSPECTO Á LEGISLAÇÃO VIGENTE OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO OU DE SEU ADMINISTRADOR, GESTOR E DEMAIS PRESTADORES DE SERVIÇOS. O INVESTIMENTO NO FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO APRESENTA RISCOS PARA O INVESTIDOR. AINDA QUE O GESTOR DA CARTEIRA MANTENHA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, NÃO HÁ GARANTIA DE COMPLETA ELIMINAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE PERDAS PARA O FUNDO DE INVESTIMENTO E PARA O INVESTIDOR.

ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS, PODENDO INCLUSIVE ACARRETAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL APLICADO E A CONSEQÜENTE OBRIGAÇÃO DO COTISTA DE APORTAR RECURSOS ADICIONAIS PARA COBRIR O PREJUÍZO DO FUNDO.

ESTE FUNDO ESTÁ AUTORIZADO A REALIZAR APLICAÇÕES EM ATIVOS FINANCEIROS NO EXTERIOR. ESTE FUNDO ESTÁ SUJEITO A APLICAÇÃO DE ATÉ 50% DE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM ATIVOS DE “CRÉDITO PRIVADO”.

O FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR DO FUNDO, DO GESTOR DA CARTEIRA, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC.

ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO EFETUA O PAGAMENTO DOS RESGATES SOLICITADOS PELOS COTISTAS EM DATA DIFERENTE DA DATA DA SOLICITAÇÃO, A CONVERSÃO DE COTAS SERÁ FEITA NO DIA DA EFETIVAÇÃO DA SOLICITAÇÃO (D+0) E O PAGAMENTO NO PRIMEIRO DIA ÚTIL (D+1) APÓS A SOLICITAÇÃO.

A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

ESTE FUNDO MANTÉM UMA CARTEIRA DE ATIVOS COM PRAZO MÉDIO SUPERIOR A 365 DIAS, O QUE PODE LEVAR A UMA MAIOR OSCILAÇÃO NO VALOR DA COTA SE COMPARADA À DE FUNDOS SIMILARES COM PRAZO INFERIOR.

O ADMINISTRADOR DESTE FUNDO ADOTA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS, QUE DISCIPLINA OS PRINCÍPIOS GERAIS, O PROCESSO DECISÓRIO E QUAIS SÃO AS MATÉRIAS RELEVANTES OBRIGATÓRIAS PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO DE VOTO. TAL POLÍTICA ORIENTA AS DECISÕES DO ADMINISTRADOR EM ASSEMBLÉIAS DE DETENTORES DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS QUE CONFIRAM AOS SEUS TITULARES O DIREITO DE VOTO

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE PROSPECTO ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM O REGULAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, PORÉM NÃO O SUBSTITUI. É RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA TANTO DESTE PROSPECTO QUANTO DO REGULAMENTO, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS CLÁUSULAS RELATIVAS AO OBJETIVO E À POLÍTICA DE INVESTIMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, BEM COMO ÀS DISPOSIÇÕES DO PROSPECTO QUE TRATAM DOS FATORES DE RISCO A QUE ESTE ESTÁ EXPOSTO.

(2)

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO FUNDO E PRESTADORES DE SERVIÇOS

Denominação do Fundo: Concórdia Multimercado Fundo de Investimento Longo Prazo CNPJ/MFnº: 04.345.796/0001-75

Base Legal: Regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) através da Instrução CVM nº 409, de

18.08.2004, e alterações posteriores.

Classificação CVM: Multimercado Longo Prazo Classificação ANBID: Multimercados Multiestratégia Prestadores de Serviços:

Administração : Concórdia S/A CVMCC (CNPJ/MF nº 52.904.364/0001-08)

Autorização CVM para administração de carteiras: Ato Declaratório nº 1055, de 16.08.1989 Endereço do Administrador: Rua Líbero Badaró, nº 425 – 23º andar – São Paulo – SP Gestão da Carteira: Concórdia Gestão de Recursos Ltda. (CNPJ 10.340.194/0001-28) Endereço da Gestora: Rua Líbero Badaró, 425 – 26º andar – São Paulo - SP

Autorização CVM para administração de carteiras: Ato Declaratório nº 12.123, de 09/01/2012.

Custódia, Escrituração de cotas, Controladoria, Tesouraria e Processamento: Itaú Unibanco S/A (CNPJ/MF nº

60.701.190/0001-04).

Distribuição, Agenciamento e Colocação de Cotas: serão prestados pela Concórdia S/A CVMCC e/ou por

instituições e/ou agentes devidamente habilitados para tanto, sendo que a relação com a qualificação completa destes prestadores de serviços encontra-se disponível na sede e/ou dependências do Administrador.

Auditor Independente: Ernst & Young Terco Auditores Independentes S/S

APRESENTAÇÃO DO ADMINISTRADOR E DA GESTORA

A Concórdia iniciou suas operações em 1986, e desde então vem exercendo suas atividades na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). Devidamente habilitada pelo Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a Concórdia atua nos mercados de renda fixa, variável e de futuros, atuando também na administração de recursos de terceiros, oferecendo uma gama diferenciada de produtos de investimento (fundos e carteiras administradas) para atender os clientes dos segmentos de Varejo (pessoas físicas e jurídicas), Investidores Institucionais e Corporativos. A atividade de administração e gestão de recursos de terceiros, visando atender à legislação do Banco Central, é totalmente segregada das demais atividades da Concórdia, tendo como diretor responsável o Sr. Ricardo Augusto Leão Martins, devidamente credenciado pela CVM para administrar carteira de valores mobiliários.

A Concórdia Gestão de Recursos Ltda., é empresa do Grupo da Concórdia S/A Corretora de Valores Mobiliários, Câmbio e Commodities, e tem como objetivo na sua gestão, alcançar retornos superiores aos investimentos tradicionais disponíveis no mercado nacional.

PÚBLICO-ALVO

Investidores que buscam retorno no longo prazo dispostos a aceitar um maior nível de risco em suas aplicações. OBJETIVO DE INVESTIMENTO

Buscar rentabilidade superior ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário. POLÍTICA DE INVESTIMENTO

O Administrador buscará atingir os objetivos aos quais o FUNDO se propõe, através de uma gestão ativa, atuando livremente nos mercados e operações abaixo identificadas:

(3)

• Em títulos privados de instituições financeiras e não financeiras; • Em cotas de fundos de investimentos;

• Em operações compromissadas utilizando-se dos ativos autorizados pela regulamentação vigente, desde que realizadas com ativos financeiros adequados à política de investimento do Fundo;

• Operações nos mercados de derivativos e de liquidação futura ou a termo de taxa de juros e de câmbio;

• Operações nos mercados de derivativos e de liquidação futura ou a termo de ações (termo, opções e índice BOVESPA);

• Em ações de emissão de companhias abertas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); • Em ativos financeiros negociados no exterior, nos limites da legislação em vigor.

O FUNDO poderá efetuar operações nos mercados derivativos e de liquidação futura ou a termo, assumindo posições ativas e/ou passivas, como parte integrante de sua política de investimento, podendo, inclusive, realizar operações que venham a representar alavancagem de até 3 (três) vezes o valor de seu patrimônio líquido.

O FUNDO não poderá deter mais de 10% (dez por cento) de seu patrimônio líquido em cotas de um mesmo fundo de investimento, sendo facultada a aplicação em cotas de fundos administrados pelo Administrador.

Fica definido o limite máximo de 20% (vinte por cento) em aplicações dos recursos do FUNDO em títulos e valores mobiliários de emissão da Instituição Administradora ou de empresa a ela ligada.

O FUNDO poderá aplicar seus recursos em ativos financeiros negociados no exterior, no limite de até 20% de seu patrimônio líquido, desde que sejam admitidos à negociação em bolsas de valores, de mercadorias e futuros, ou registrados em sistema de registro, custódia ou de liquidação financeira devidamente autorizados, em países signatários do Tratado de Assunção, ou e outras jurisdições, desde que, neste último caso, supervisionados por autoridade local reconhecida, até o limite previsto na legislação em vigor.

O FUNDO não poderá possuir mais de 50% (cinqüenta por cento) de seu patrimônio líquido no conjunto de ativos ou modalidades operacionais de responsabilidade de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

O FUNDO observará os seguintes limites de concentração por emissor sobre o patrimônio líquido do fundo, sem prejuízo da regulamentação vigente:

a) até 20% quando o emissor for instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil; b) até 10% quando o emissor for companhia aberta;

c) até 10% quando o emissor for fundo de investimento;

d) até 5% quando o emissor for pessoa física ou pessoa jurídica de direito privado que não seja companhia aberta ou instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Não haverá limites quando o emissor for a União Federal. Cumulativamente aos limites por emissor, o FUNDO observará, os seguintes limites de concentração por modalidade de ativo financeiro sobre o patrimônio do fundo: I – até 20% para o conjunto dos seguintes ativos: a) cotas de fundos de investimento e cotas de fundos de investimento em cotas de fundos de investimento registrados com base na Instrução CVM 409; b) cotas de fundos de investimento imobiliário; c) cotas de fundos de investimento em direitos creditórios; d) cotas de fundos de investimento em cotas de fundos de investimento em direitos creditórios; e) cotas de fundos de índice admitidos à negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão organizado; f) certificados de Recebíveis Imobiliários – CRI; e g)outros ativos financeiros previstos na regulamentação vigente.

II – não haverá limite de concentração por modalidade de ativo financeiro para o investimento em: a) títulos públicos federais e operações compromissadas lastreadas nesses títulos; b) ouro, desde que adquirido ou alienado em negociações realizadas em bolsas de mercadorias e futuros; c) títulos de emissão ou coobrigação de instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil; e d) valores mobiliários diversos daqueles previstos no inciso I, desde que registrados na CVM e objeto de oferta pública de acordo com a Instrução CVM 400.

O FUNDO somente poderá investir na aquisição de cotas de outros fundos de investimento que também estejam classificados como “Longo Prazo”, sendo facultada a aplicação em cotas de fundos administrados pelo Administrador.

O processo de análise e seleção dos ativos para alocação no FUNDO é realizado pela Área de Gestão de Fundos de Investimentos da Concórdia, de forma a se adequarem à política de investimento prevista no regulamento e prospecto do FUNDO. As decisões de investimentos são tomadas pelo Comitê Operacional do Administrador que determina as estratégias, os limites operacionais e prazos para viabilização dos investimentos que integrarão a carteira do FUNDO.

(4)

FATORES DE RISCO

Em decorrência de sua política de investimento, o FUNDO estará sujeito principalmente, mas não exclusivamente, aos seguintes fatores de risco:

- Risco de Mercado: Os valores dos ativos integrantes da carteira do FUNDO são passíveis das oscilações decorrentes das flutuações de preços e cotações de mercado, bem como das taxas de juros e dos resultados das empresas/instituições emissoras dos títulos e/ou valores mobiliários que compõem as referidas carteiras. Nos casos em que houver queda no valor dos ativos que compõe a carteira, o patrimônio líquido do FUNDO poderá ser afetado negativamente;

- Risco de Crédito: Consiste no risco dos emissores dos ativos e/ou contrapartes de transações do FUNDO não

cumprirem suas obrigações de pagamento (principal e juros) e/ou de liquidação das operações contratadas. Ocorrendo tais hipóteses, o patrimônio líquido do FUNDO poderá ser afetado negativamente;

- Risco de Liquidez: Caracteriza-se pela possibilidade de redução ou mesmo inexistência de demanda pelos títulos e valores mobiliários integrantes da carteira do FUNDO, nos respectivos mercados em que são negociados. Em virtude de tais riscos, o FUNDO poderá encontrar dificuldades para liquidar posições ou negociar os títulos e valores mobiliários integrantes de sua carteira pelo preço e no tempo desejado, podendo, inclusive, ser obrigado a aceitar descontos nos preços de forma a viabilizar a negociação em mercados ou a efetuar resgates de cotas fora dos prazos estabelecidos em seus regulamentos;

- Riscos provenientes do uso de derivativos: Instrumentos derivativos podem ser utilizados de duas formas distintas: (i) para proteção ou “hedge” de posições detidas na carteira do FUNDO; ou (ii) para especulação. Os riscos provenientes do uso de derivativos caracterizam-se primordialmente, mas não se limitam, à possibilidade de alterações substanciais nos preços dos contratos de derivativos em virtude dos preços dos mencionados contratos dependerem, além do preço do ativo em que lastreados, de uma série de outros parâmetros baseados em expectativas futuras. Por esse motivo, mesmo que os preços dos ativos em que lastreados os contratos de derivativos permaneçam inalterados, poderão ocorrer variações nos preços dos respectivos contratos, aumentando dessa forma os riscos a que FUNDO está sujeito. A utilização de derivativos pode, no caso de sua contratação para fins de “hedge”, não atingir a proteção desejada. Ainda, no caso de sua utilização para fins especulativos, causar um aumento substancial do nível de exposição da carteira do FUNDO às diversas modalidades de risco, potencializando os retornos positivos bem como negativos. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em

perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseqüente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do FUNDO;

- Risco de oscilação do valor das cotas: O FUNDO contabiliza os ativos integrantes de sua carteira pelo preço efetivamente negociado no mercado, procedimento este conhecido como Marcação a Mercado, conforme regulamentação em vigor. Em decorrência da adoção desta metodologia, poderão ser observadas oscilações no valor da cota do FUNDO, ocasionada pela variação no valor dos ativos que compõe esta carteira;

- Risco de Mercado Externo: O FUNDO poderá adquirir ativos financeiros negociados no exterior e,

consequentemente, sua performance pode ser afetada por requisitos legais ou regulatórios, por exigências tributárias relativas a todos os países nos quais ele invista ou, ainda, pela variação do Real em relação a outras moedas. Os investimentos do fundo estarão expostos a alterações nas condições política, econômica ou social nos países onde investe, o que pode afetar negativamente o valor de seus ativos. Podem ocorrer atrasos na transferência de juros, dividendos, ganhos de capital ou principal, entre países onde o fundo invista e o Brasil, o que pode interferir na liquidez e no desempenho do fundo. As operações do fundo poderão ser executadas em bolsas de valores, de mercadoria e futuros ou registradas em sistema de registro, de custódia ou de liquidação financeira de diferentes países, que podem estar sujeitos a distintos níveis de regulamentação e supervisionados por autoridades locais reconhecidas, entretanto, não existem garantias acerca da integridade das transações e nem, tampouco, sobre a igualdade de condições de acesso aos mercados locais.

O FUNDO poderá estar sujeito a outros riscos advindos de motivos alheios ou exógenos, tais como moratórias, inadimplemento de pagamentos (“default”), fechamento parcial ou total dos mercados, inexistência de liquidez nos mercados em que os ativos da carteira do FUNDO são negociados, direta ou indiretamente, em decorrência de quaisquer eventos adversos, mudanças nas regras aplicáveis aos ativos financeiros, mudanças impostas aos ativos financeiros integrantes da carteira, bem como alteração na política monetária, aplicações ou resgates significativos, poderão acarretar redução no valor das cotas.

O FUNDO não conta com garantia da ADMINISTRADORA ou de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.

(5)

GERENCIAMENTO DE RISCOS

A Área de Gerenciamento de Risco da Concórdia monitora diariamente o nível de exposição a risco da carteira do

FUNDO, utilizando: “Value at Risk” (VaR) e análise de “stress”, e também acompanha o enquadramento da carteira

dentro dos limites estabelecidos no Regulamento e a aderência à política de investimento do FUNDO.

Os métodos utilizados pelo Administrador para gerenciar os riscos a que o FUNDO se encontra sujeito, não constituem garantia contra eventuais perdas patrimoniais que possam ser incorridas pelo FUNDO.

Embora a ADMINISTRADORA mantenha procedimento de gerenciamento de risco das aplicações do FUNDO, não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o FUNDO e para os cotistas, ficando esclarecido, ainda, que em situações anormais de mercado, referido gerenciamento de risco pode ter sua eficiência reduzida. Sendo assim, a ADMINISTRADORA não poderá ser responsabilizada por qualquer depreciação da carteira do FUNDO e/ou por eventuais prejuízos que os cotistas venham a sofrer em caso de liquidação do FUNDO ou resgate de suas cotas, exceto nas hipóteses de comprovada culpa ou dolo por parte da ADMINISTRADORA. O gerenciamento de risco de liquidez objetiva monitorar diariamente o nível de solvência do FUNDO, verificando o total de ativos integrantes de sua carteira que sejam passíveis de liquidação financeira e cuja liquidez seja inferior aos prazos para (i) pagamento dos pedidos de resgate agendados, de acordo com as regras de conversão e pagamento estipuladas no Regulamento e (ii) cumprimento de todas as demais obrigações do FUNDO. O modelo de gerenciamento de risco de liquidez considera, ainda, para fins de monitoramento da solvência do FUNDO, o grau de dispersão da propriedade de cotas, sendo certo que essa análise é realizada por meio de controles diários ou com a realização de testes periódicos de stress”.

REGRAS DE MOVIMENTAÇÃO (APLICAÇÕES/RESGATES) Horário máximo para movimentações: até as 14h00

Aplicação Inicial: R$ 20.000,00 Saldo Mínimo: R$ 10.000,00 Movimentação Mínima: R$ 1.000,00 Carência : Não há

As aplicações serão efetuadas através de depósito em conta-corrente em nome do FUNDO.

C/C para aplicações: Banco Itaú S.A. Banco nº 341 Agência 2001 C/C 0075583-0

Favorecido: Concórdia Multimercado Fundo de Investimento Longo Prazo CNPJ/MFnº: 04.345.796/0001-75

O percentual máximo de cotas que pode ser detido por um único cotista é de 100%, podendo a qualquer tempo o Administrador limitar a participação máxima por cotista, com o objetivo de preservar a relação risco/retorno de todos os investidores do FUNDO.

APURAÇÃO DA COTA, CRITÉRIOS DE CONVERSÃO PARA APLICAÇÕES/RESGATES, PAGAMENTO DO RESGATE E SUSPENSÃO DE APLICAÇÕES E RESGATES DE COTAS

Apuração: O FUNDO possui cota de fechamento, ou seja, a apuração da mesma ocorre após o encerramento dos

mercados em que o FUNDO realiza suas operações, assim entendido, o horário de fechamento dos mercados brasileiros em que o Fundo atua.

Aplicação: As aplicações serão convertidas pelo valor da cota do dia da efetiva disponibilidade dos recursos junto

ao Administrador do FUNDO (D+0).

Resgate:

Conversão do Resgate: A conversão em cotas dos resgates solicitados tem como base o valor da cota referente ao

dia da efetiva solicitação de resgate (D+0).

Pagamento do Resgate: O Administrador efetuará o pagamento do resgate no 1º dia útil seguinte ao recebimento

da solicitação (D+1), desde que esta tenha ocorrido dentro dos horários de movimentação estabelecidos. Caso o pedido de resgate ocorra fora do horário, o pagamento do mesmo ocorrerá no dia útil seguinte.

(6)

no primeiro dia útil seguinte.

Suspensão de aplicações e resgates: O Administrador, em casos excepcionais de iliquidez dos ativos

componentes da carteira do FUNDO, inclusive em decorrência de pedidos de resgates incompatíveis com a liquidez existente, ou que possam implicar alteração do tratamento tributário do FUNDO ou do conjunto dos cotistas, em prejuízo destes últimos, a instituição administradora poderá declarar o fechamento do FUNDO para a realização de resgates. Nesta hipótese, será obrigatória à convocação de assembléia geral para deliberar sobre o assunto, conforme legislação em vigor.

Para fins de emissão e de resgate de cotas, o valor de mercado dos ativos financeiros integrantes da carteira poderá ser objeto de ajuste pela Instituição Administradora em decorrência de eventos extraordinários de qualquer natureza, inclusive mas não limitados àqueles de caráter político, econômico ou financeiro ou ainda nas hipóteses de pedidos de resgate que impliquem na liquidação de volumes expressivos de ativos integrantes da carteira do FUNDO que possam provocar distorção substancial do valor real da cota. Nestas situações, é facultado à Instituição Administradora: (i) suspender a qualquer momento as aplicações no FUNDO, indistintamente a novos investidores e a cotistas atuais, (ii) adiar o pagamento dos resgates, até o 5º (quinto) dia útil subseqüente à respectiva solicitação, e/ou (iii) utilizar o valor da cota já divulgado na data em que quaisquer das situações descritas foram observadas como meramente indicativo.

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE RESULTADOS

Os resultados decorrentes dos ativos integrantes da carteira do FUNDO serão incorporados ao seu patrimônio. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO

A Gestora adota a política de exercício de direito de voto em assembléias gerais das companhias e/ou fundos de investimento nos quais o Fundo invista, a qual está disponível no website do Administrador no endereço eletrônico www.concordia.com.br, que disciplina os princípios gerais, o processo decisório e quais são as matérias relevantes obrigatórias para exercício do direito de voto. Tal política orienta as decisões da Gestora em assembléias de detentores de ativos financeiros que confiram aos seus titulares o direito de voto.

TAXAS E DEMAIS DESPESAS

Taxa de Administração: O Administrador recebe pela prestação dos serviços de administração do FUNDO uma

taxa de administração percentual anual sobre o patrimônio líquido do FUNDO composta por (i) uma taxa mínima igual a 1% (um por cento) devida ao Administrador, que não inclui a taxa de administração dos fundos de investimento e fundos de investimento em cotas de fundos de investimento em que o FUNDO investe; e (ii) uma taxa de administração máxima de 2% (dois por cento), compreendendo, além da taxa mínima anteriormente mencionada, a taxa de administração dos fundos de investimento e fundos de investimento em cotas de fundos de investimento em que o FUNDO pode investir de acordo com o previsto em sua Política de Investimento. Esta taxa de administração será calculada e provisionada diariamente à base de 1/252 (um duzentos e cinqüenta e dois avos) por dia útil das percentagens referidas sobre o patrimônio líquido do FUNDO e paga mensalmente até o terceiro dia útil do mês subseqüente.

Taxa de Performance: Adicionalmente o Administrador cobrará a título de prêmio de performance, 20% sobre a

rentabilidade que exceder a variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Esta remuneração será calculada e provisionada diariamente, entretanto, será paga semestralmente, por períodos vencidos, até o terceiro dia útil da data de encerramento do período de apuração, ou no resgate das cotas, o que ocorrer primeiro.

Taxa de Ingresso ou de Saída: Não há.

Demais Despesas: Constituem encargos do FUNDO, além da taxa de administração e de performance, as

seguintes despesas, que lhe podem ser debitadas diretamente pelo Administrador:

- taxas, impostos ou contribuições federais, estaduais, municipais ou autárquicas, que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigações do FUNDO;

- despesas com o registro de documentos em cartório, impressão, expedição e publicação de relatórios e informações periódicas previstos na regulamentação em vigor;

- despesas com correspondência de interesse do FUNDO, inclusive comunicação aos cotistas; - honorários e despesas do auditor independente;

(7)

- emolumentos e comissões pagas por operações do FUNDO;

- honorários de advogado, custas e despesas processuais correlatas, incorridas em razão de defesa dos interesses do FUNDO, em juízo ou fora dele, inclusive o valor da condenação imputada FUNDO, se for o caso;

- parcela de prejuízos não cobertas por apólices de seguro e não decorrente diretamente de culpa ou dolo dos prestadores de serviços de administração no exercício de suas respectivas funções;

- despesas relacionadas, direta e indiretamente, ao exercício de direito de voto do FUNDO pela Instituição Administradora ou por seus representantes legalmente constituídos, em assembléias gerais das companhias nas quais o FUNDO detenha participação;

- despesas com custódia e liquidação de operações com títulos e valores mobiliários, ativos financeiros e modalidades operacionais integrantes da carteira do FUNDO;

- despesas com fechamento de câmbio, vinculadas às suas operações ou com certificados ou recibos de depósito de valores mobiliários;e

- quaisquer outras despesas que venham a ser definidas como encargos do FUNDO pela regulamentação expedida pelas autoridades competentes.

Quaisquer outras despesas não previstas como encargos do FUNDO devem correr por conta do Administrador. REGRAS DE TRIBUTAÇÃO

A partir de 1º de janeiro de 2005 as aplicações financeiras terão o imposto de renda retido na fonte, considerando o prazo de aplicação do investidor no FUNDO e o prazo médio da carteira de títulos do FUNDO. As aplicações em fundos de investimentos cuja carteira de títulos tenham prazo médio superior a 365 dias, assim denominados fundos de longo prazo, terão seus rendimentos tributados conforme tabela abaixo.

Neste caso, será aplicada no resgate de cotas a alíquota de IR correspondente ao prazo de permanência na aplicação, conforme tabela abaixo:

Prazo de permanência Alíquota

Até 180 dias 22,5%

De 181 a 360 dias 20%

De 361 a 720 dias 17,5%

Mais de 720 dias 15%

Regras de contagem do prazo para efeito de tributação (fundo longo prazo):

− Recursos investidos até 22/12/04: considere a data 1/7/04 como data inicial para a contagem dos prazos e respectivas alíquotas.

− Recursos investidos após 22/12/04: nesse caso, considere a data efetiva da aplicação.

Todas as cotas destes fundos, independente da data de aplicação, serão tributadas semestralmente nos meses de maio e novembro à alíquota de 15%. No resgate, caso já tenha havido tributação semestral durante o prazo de permanência na aplicação, será cobrada a diferença entre a alíquota correspondente ao prazo de permanência e a tributação semestral.

As perdas no resgate poderão ser compensadas em cobranças futuras de IR neste Fundo ou em outros fundos do Administrador desde que sujeitos à mesma regra de tributação.

Os resgates efetuados até o 29º (vigésimo nono) dia contados da data da aplicação sofrerão a incidência de IOF regressivo, atingindo a isenção a partir do 30º dia da aplicação.

Os rendimentos auferidos bem como as operações efetuadas pela carteira do FUNDO não estão sujeitos ao IRRF e IOF.

O Administrador envidará maiores esforços para manter a composição da carteira do FUNDO adequada à regra tributária vigente, procurando assim, evitar modificações que impliquem em alteração do tratamento tributário previsto.

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES O Administrador está obrigado a:

(8)

País (Ex.: Valor Econômico);

- remeter mensalmente ao cotista extrato contendo, no mínimo a rentabilidade auferida no mês, saldo de suas aplicações e movimentações ocorridas.

O Administrador colocará à disposição dos cotistas em sua sede, as seguintes informações: I – Informe diário, no prazo de 1 (um) dia útil;

II – mensalmente, até 10 (dez) dias após o encerramento do mês a que se referirem: a) balancete;

b) demonstrativo da composição e diversificação da carteira; e c) informações relativas ao perfil mensal.

III – anualmente, no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir do encerramento do exercício a que se referirem, as demonstrações contábeis acompanhadas do parecer do auditor independente.

Caso o FUNDO possua posições ou operações em curso que possam ser prejudicadas pela sua divulgação, o demonstrativo da composição da carteira poderá omitir a identificação e quantidade das mesmas, registrando-se somente o valor e sua percentagem sobre o total da carteira. As operações omitidas serão colocadas à disposição dos interessados no prazo máximo de 90 (noventa) dias após o encerramento do mês.

As informações referentes a exercícios anteriores, tais como demonstrações contábeis, relatórios do administrador, resultados do FUNDO e demais documentos de elaboração obrigatória, estarão disponíveis na sede o Administrador.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Para maiores informações sobre o FUNDO, esclarecimento de dúvidas encaminhamento de sugestões ou reclamações, entre em contato conosco, através do Atendimento ao Cliente (das 8h às 18h):

SP – Tel (11) 3292-1400 – e-mail: fundos@concordia.com.br RJ – Tel (21) 2101.8300 – e-mail: fundos.rj@concordia.com.br

Ouvidoria Concórdia – 0800 72 77 764 – É um canal direto de comunicação com o Cliente, que já tiver recorrido a todos os demais canais de atendimento ao Cliente Concórdia.

Referências

Documentos relacionados

representantes para o denominado Conselho de Estado da «República da Crimeia», para a denominada Assembleia Legislativa da cidade de Symferopol e para o denominado Conselho Rural

2.11 Decairá do direito de impugnar os termos do Edital, perante ao Grupo de Trabalho, para Exame e Avaliação dos bens do Leilão, o licitante que não se manifestar até

O kit será composto por camisa do evento, touca de silicone, sacola (tipo mochila), e medalha (pós prova). Não será possível na entrega do kit ao atleta, a troca de tamanho da

• Serve para todo e qualquer tipo de conteúdo, não sendo necessário estudar através de grá- ficos e esquemas visualmente estruturados para facilitar a Leitura Fotográfica;b. o

Este estudo teve como objetivo avaliar as mudanças dos usos e cobertura da terra e os níveis de fragmentação da vegetação natural na Resex (Reserva Extrativista)

O Bureau é responsável pelas seguintes atribuições: Procedimentos Gerais do Comitê, como abertura e encerramento de cada sessão, observância das regras e organização do

Saúde coletiva: políticas, epidemiologia da saúde bucal e redes de atenção odontológica. [coord]

Objeto da Licitação: O objeto do presente pregão é a escolha da proposta mais vantajosa para aquisição de peças de 1ª linhas linha, incluindo mão de obra mecânica